Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Revista Veja 01/Jul/2013 às 17:33
51
Comentários

Revista Veja cria uma novo 'líder das massas'

Você provavelmente nunca ouviu falar de Maycon Freitas, mas ele é, segundo a revista Veja, “a voz que emergiu das ruas”; entrevistado das páginas amarelas, ele reproduz o modo de pensar da própria publicação

maycon-freitas-vejaAs passeatas que reuniram milhões de pessoas nos últimos dias em várias cidades brasileiras têm um novo líder. E ele se chama Maycon Freitas. Peraí, Maycon o quê? Isso mesmo, Maycon Freitas, que criou nas redes sociais o movimento UCC, União contra a Corrupção.

Você provavelmente nunca ouviu falar do personagem, assim como os jovens que foram às manifestações, mas ele é, para a revista Veja, “a voz que emergiu das ruas”. Qual o motivo? Provavelmente, porque é um “líder popular” à imagem e semelhança da própria publicação.

Entrevistado das páginas amarelas, ele reproduz pensamento padrão de Veja. Confira:

Sobre sua motivação para ir às passeatas

Eu e meus amigos estamos cansados de tanta história de corrupção e impunidade. Sabe quanto desaparece dos cofres públicos todo ano no Brasil? Mais de R$ 200 bilhões de reais. Isso é dinheiro nosso.

Leia também

O motivo de sua indignação

Temos feito escolhas ruins no Brasil. A eleição de Renan Calheiros para a presidência do Senado, por exemplo. É um homem cheio de rabo preso, alvo de um monte de denúncias. Não dá. E a construção de estádios bilionários para a Copa do Mundo, enquanto morre gente sem atendimento nos hospitais.

Relação com o PT

Votei no Lula em 2002, mas depois nunca mais. Eu me desiludi com o PT. Abandonaram a bandeira da ética, que era deles, e, pior, acabaram inventando o mensalão.

Sobre os partidos políticos

Os partidos de hoje são grupos fechados que só serve para os políticos formarem conluios bem longe da vontade do povo.

Ser ou não ser de direita

Não somos de direita ou de esquerda, nem de centro. Queremos ajudar a melhorar a sociedade, e não ficar fazendo discurso. Quem diz que somos de direita é o pessoal de certos partidos políticos que não entende por que não nos aliamos a eles.

Sobre Dilma

O que vimos a Dilma falar até agora não passou de marquetagem. Não é mexendo na Constituição que vamos avançar no Brasil, mas, sim, fazendo valer o que está escrito nela.

Importação de médicos

Somos 100% contra. Mais uma vez estão criando uma solução só para dizer que estão fazendo alguma coisa. O Brasil não precisa de médico importado, mas de bons hospitais.

Sobre Joaquim Barbosa

Respeito a postura do ministro Joaquim Barbosa. No caso do mensalão, acompanhei suas declarações, seu posicionamento. Não dá para ser descrente de tudo e de todos.

Brasil 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Luis Soares Postado em 01/Jul/2013 às 18:02

    A Veja adora criar líderes. Fernando Collor, o caçador de marajás e Demóstenes Torres, o super-ético, são dois exemplos emblemáticos.

  2. Leandro Postado em 01/Jul/2013 às 18:02

    PT inventando o mensalão ? O nome surgiu com a compra de votos para reeleição do FHC. Moçada precisa estudar mais.........

  3. Felipe Postado em 01/Jul/2013 às 18:12

    "Não somos de direita ou de esquerda, nem de centro" Gênio!

  4. Marcela Postado em 01/Jul/2013 às 18:14

    Deve ser pra rir, só pode.

  5. Mario Postado em 01/Jul/2013 às 18:24

    Esse projeto de líder anda muito mal informado. Mensalão inventado pelo PT? Alguém informe esse ignorante sobre o mensalão da reeleição do FHC.

  6. Carlos Postado em 01/Jul/2013 às 18:25

    Caramba! Não vendo a revista pensa-se até que o pessoal deste site manipula para passar uma imagem ruim da Veja. Não é fácil acreditar nem sendo a Veja tanta manipulação descarada!

  7. elainne de savian Postado em 01/Jul/2013 às 18:29

    Boa Leandro...a moçada precisa estudar mais e ativar a memória, nós temos a fama de memória curta de um ano prá outro esquecemos até em quem votamos.O termo "mensalão" foi criado agora mas a prática sempre existiu.

  8. Vinícius Martins Postado em 01/Jul/2013 às 18:30

    Para revista Veja essa explosão de manifestações é tudo insatisfação com o governo do PT. Na verdade são os 513 anos de história, escravidão, ditaduras, exclusão do povo de sua história, escravidão, problemas sociais, corrupção, patriarcalismo, "jeitinho brasileiro" em tudo... Não tem como discordar de tudo o que esse Maycon Freitas diz, a Veja é que puxou um gancho para atacar PT (o que não é surpresa).

  9. Airam Santiago Postado em 01/Jul/2013 às 18:39

    Nossa!!!!! Que rapaz "profundo'!!!!!

  10. fabio Postado em 01/Jul/2013 às 18:41

    Ele não me representa!

  11. Haron Pinheiro Postado em 01/Jul/2013 às 18:44

    São líderes como estes, que a Veja tenta criar que me fazem não pensar nem meia vez se eu quero sumir deste país ou não. Olha a cara de revoluicionário de Higienópolis do rapaz, é um diferenciado dos bons, só pelas poucas bobagens que saíram da sua inútil fala.

  12. kyzx Postado em 01/Jul/2013 às 18:46

    O pior de tudo é muita gente acha lindo isso tudo que ele disse,o povo precisa sair da zona de conforto criada pela mídia manipuladora.

  13. Luminus Postado em 01/Jul/2013 às 18:49

    Nós precisamos importar médicos SIM! Ao mesmo tempo que precisamos de melhores condições de trabalho Uma coisa NÃO substitui a outra. Isso é um equívoco. Pacientes não devem sofrer pelo jogo de poderes dentro do país! O que precisamos é de médicos para atender nossas necessidades, independente de sua nacionalidade! Pois quando é você quem esta sofrendo, essas coisas não tem o mínimo valor, o que você precisa é da cura.

  14. José Cândido Postado em 01/Jul/2013 às 18:57

    O Pragmatismo Político irá escolher o real líder das ruas! aguardem!

  15. Márcio Leonardo Damasceno Postado em 01/Jul/2013 às 18:57

    Veja "criacionando" o futuro Presidente do Brasil. O super, o inigualável, o intocável, o todo-poderoso Joaquim Barbosa!!!!

  16. Mauricio Augusto Martins Postado em 01/Jul/2013 às 19:00

    Mais um JUMENTO(by-copyright-maumau), o Rinoceronte Cacareco dos anos "doise""mils""milleniuns" Óia, Não Abra, Não Leia, Não Compre, e Nem Comente...maumau

  17. juloi Postado em 01/Jul/2013 às 19:08

    Nem esquerda, nem centro e nem direito. Há um passo do fascismo a brasileira, ou seja, o integralismo. Esse cara não representa nada! Nada! Assim essa revista de merda!

  18. Miguel Matos Postado em 01/Jul/2013 às 19:19

    Não são de direita nem de esquerda nem de centro, nem de cima nem de baixo, nem de dentro nem de fora. Não são de nada.

  19. maria gomes Postado em 01/Jul/2013 às 19:26

    800 seguidores? só isso? desde quando uma página com 800 seguidores pode ser escolhida como representante de um movimento que levou mais de 1 milhão de pessoas? tem várias outras páginas no facebook com milhares de seguidores, e seus donos não têm a mesma prepotencia!

  20. felipe Postado em 01/Jul/2013 às 19:36

    O cara é tão babaca quanto essa revistinha. Mas que grande besteirol.

  21. Marcos Aurelio de Souza Postado em 01/Jul/2013 às 19:42

    E a patrulha e soldados do Pt se defendendo sempre nas redes sociais...ah va'...aceita que e' melhor pi pi pi...esse partido ladrao(como os outros tb) mas esse se superou...Ninguém nunca pode reclamar de um governo esquerdista. Quem o fizer estará sempre agindo em nome de interessses ocultos, qualquer protesto e' sintoma de que um golpe se armara' nas sombras, feito pelos "malvados"da direita. So' lembrando que GENTE COMUM, SEM FILIAÇÃO PARTIDÁRIA ,tem muitas razoes para reclamar dos governos,inclusive os do PT. Sei que na nossa esquerda tem muitos malandros e gatos escaldados como na direita tb, mas ela(a esquerda) daria um sinal de amadurecimento se conseguisse admitir para si mesma que não e' perfeita e nem imune a criticas.Se a esquerda tivesse feito seu "trabalho de casa" desde do começo, direitinho, sem interesses privados , AS PESSOAS QUE NÃO POSSUEM PARTIDOS, não estariam reclamando, ate' mesmo pq a grande maioria da população nem sabe diferenciar esquerda de direita.Começar a acreditar na sinceridade dos opositores e' uma grande evolução para melhorar o pais independente de partidos. Vamus refletir e se auto analisar ?

  22. Thiago Teixeira Postado em 01/Jul/2013 às 19:43

    Pura e covarde formação de opinião.

  23. Dennis Postado em 01/Jul/2013 às 19:54

    Bulshit esta estória da Veja, eles adoram maquilar a verdade quando não criam mentiras.

  24. Ary Postado em 01/Jul/2013 às 20:04

    " Mais uma vez estão criando uma solução só para dizer que estão fazendo alguma coisa." tu quer q eles façam o que, crie problemas ?

  25. Gabriela Postado em 01/Jul/2013 às 20:07

    CONLUIO. Tá bom que o cara usou esse termo tucanado.

  26. Sílvia Postado em 01/Jul/2013 às 20:09

    Quem inverntou o mensalão foi o PSDB mineiro.

  27. Pedro Postado em 01/Jul/2013 às 20:20

    Ok, entendo todo o ódio perante a Revista Veja, eu mesmo não a leio e não concordo com boa parte das suas posições, mas porque o pessoal leva tão a sério o que a revista escreve? Deixa eles falaram, oras bolas, afinal a imprensa é livre, somos um país de pensamento livre, azar de quem acredita neles. Como tem gente que acredita em tudo que a Carta Capital escreve, existem outros parvos que acreditam em tudo que a Veja escreve, mas não devemos nem nos preocupar com essas pessoas. O pessoal está cheio de preconceitos por todos os lados, se fosse um jovem negro ou mulato talvez vocês não achariam tão ruím essa reportagem, cara de "bom moço" classe-média não é bem visto por movimentos sociais, e isso desde quando eu era criança (participei de movimentos estudantis na década de 70, e esse pessoal até hoje vive como se estivéssemos ainda em 1960, não se atualizaram nadinha de nada, vivem atrás de uma revolução, sempre 1 revolução atrasados). Destarte a opinião é do rapaz, a coluna traz opiniões próprias (que claramente seguem a linha de pensamento dos editores da revista), não sei porque tanto barulho. Não leiam a revista oras bolas, afinal ela é cara, é cheia de propagandas e etc, ninguém é obrigado a ler ela. Comprem outras revistas. É tão bom a liberdade de expressão e de opinião, aprendam a viver com isso. Abraços

  28. ieda Postado em 01/Jul/2013 às 20:20

    dilma disse que quer mudar a constituição!? e ela pode!? tem coisa errada nessa sua informação aí, rapazinho!

  29. Geralt Postado em 01/Jul/2013 às 20:27

    ahhaha e o mensalão mineiro? cara precisa estudar mais... que revista lixo!

  30. Jardel Santana Postado em 01/Jul/2013 às 20:28

    Luis Soares, vc esqueceu d outra figura criada pela veja, José Roberto Arruda, tbm paladino da ética, ex-governador do DF e o primeiro da história da república a ser preso ainda no mandato.

  31. Juliana Diniz Postado em 01/Jul/2013 às 20:28

    Atacam o PT como se 100% do Congresso Nacional fosse petista, o problema não é o PT, nem o PSDB...o problema é o descaso e a forma como TODOS os gestores públicos vêm tratando o povo que paga seu salário e privilégios. Político que fala e trabalha para Político, queremos ser mais que meros coadjuvantes, queremos ser protagonistas e um líder como este não representa a massa, mas somente os interesses subliminares da VEJA e Cia.

  32. shingo yabuki Postado em 01/Jul/2013 às 20:31

    e não é a voz que emergiu das ruas? o cara criou um grupo e ficou famoso protestando, não entendi a finalidade do artigo, ia ser melhor se você colocasse seu ponto de vista

  33. Daniel Postado em 01/Jul/2013 às 20:42

    Médicos cubanos, sim, sim, bem-vindos. Vamos ver se os filhinhos de papai branquinhos que cursam Medicina vão querer ir atuar nas grugueias do sertão profundo ou nos interiores da floresta. Se alegarem que estão sofrendo concorrência, corram para lá, arregacem as mangas e parem de sonhar com consultórios de vidro fumê nos bairros chiques das grandes cidades!!! Nem a veja nem a opinião hipócrita de um reaça nos representam.

  34. Daniel Postado em 01/Jul/2013 às 20:42

    Nem a veja nem a opinião hipócrita de um reaça nos representam.

  35. Rogério Luiz Abreu Postado em 01/Jul/2013 às 20:53

    Hááá ... Essa revista veja !!! Nossa "parideira" oficial dos nossos tantos "Sassá Mutema" salvadores da pátria.

  36. Camila Postado em 01/Jul/2013 às 21:03

    Poxa, Shingo, jura que precisa te explicar? E ficou famoso protestando, oi? Acompanho os protesto antes das milhoes de pessoas nas ruas, quando ainda eram "apenas" os 5 mil do MPL e nunca vi o bombadinho a cima. Deve ser culpa minha que esqueci de ler a Veja. rs

  37. Leandro Coelho Postado em 01/Jul/2013 às 21:03

    A gente ainda é obrigado a ficar comentando esses lixos da Veja. Haja paciência...Não vejo o dia em que essa bosta sair de circulação. Aquele italiano nojento já foi pro saco. O problema é que deixou uma ninhada...

  38. Olga Alves Postado em 01/Jul/2013 às 21:14

    "Não são de direita nem de esquerda nem de centro, nem de cima nem de baixo, nem de dentro nem de fora. Não são de nada". EU RI, Miguel Matos!

  39. Juliana Postado em 01/Jul/2013 às 22:31

    E vcs acham que a maioria que foi às ruas pensava como? Vi vários analfabetos políticos proferindo altas asneiras quando questionados...Imparcialidade não existe! A imprensa é livre e todos os meios têm uma linha de pensamento...Todo mundo sabe que a Veja tem um posicionamento neoliberal...Ora, basta não ler! Não vejo motivos para esta caça às bruxas...O pragmatismo político por exemplo, tem um posicionamento esquerdista, eu o leio e nem por isso virei fã de Marx ou algo que o valha...outra coisa: desde quando o fato de haver corrupção no PSDB, desabona os disparates cometidos pelo PT? Acho muito engraçado isso! Fulano ter roubado TAMBÉM, não torna o Siclano um herói!

  40. Bruno Postado em 02/Jul/2013 às 12:12

    "acabaram inventando o mensalão" O pessoal joga toda a culpa no PT, tem corrupto? tem, lógico que tem, como qualquer partido por ai, precisam analisar candidatos e não somente os partidos, infelizmente essa prática de "mensalão" é mais corriqueira que qualquer coisa, está instituída em vários setores da política, a unica coisa que aconteceu é que um desses mensalões veio a tona. Tem muita coisa estagnada la no STF. A Veja está fazendo a mesma coisa que a mídia de modo geral está tb, tentando subir no bonde

  41. Ju Postado em 02/Jul/2013 às 13:39

    Senhor Maycon, o senhor é um burro e não me representa, pegue este dinheiro que a veja lhe deu e saia de mansinho

  42. fausto cavalheiro Postado em 02/Jul/2013 às 14:30

    PRAGMATISMO POLITICO DEVE POR UMA ESTRELINHA DO PT NO SEU SITE!!!!!

  43. Eduardo Postado em 02/Jul/2013 às 20:00

    "oia" é uma fonte onde jogamos nossas moedinhas pedindo a realização de desejos que são negados pela elite que ainda teima em se apoderar do Brasil. A Liderança que existe não interessa a ela e nem a alguns, então se os que nós queremos o povo não quer, vamos deturpar tudo, confundindo e criando diversionismo até que achamos uma solução para empurrar nosso "garotinho" de praia, o "menino do Rio" que um dia mandou nas gerais.

  44. renato Postado em 02/Jul/2013 às 22:08

    Este cara esta colocando na lama os pensamentos dos jovens que tem consciência. Mas que cara ridiculo....Vai concorrer a Presidente da República este guri, pela ... eu ia dizer direita, nem a direita merece isto.....credo gente?

  45. Carlos Postado em 02/Jul/2013 às 22:25

    Juliana, em 1 de julho de 2013 às 22:31 disse: É, Juliana. Quiçá este cara realmente representa a maioria dos que foram ás ruas pela primeira vez. Agora não é tão fácil dizer para simplesmente não ler esta revista. Sempre terá quem leia e que acredite piamente que o jornalismo "sério" da Veja mostra toda a realidade e como as coisas são e devem ser vistas. Quanto á corrupção de outros não anular a de uns, realmente não tem por onde discordar. E até não só vejo ninguém discordando, como o que tenho visto neste blog foi o pessoal concordando. Porém não se pode negar que a mídia tenta colocar tudo em cima do PT, até se for da oposição, para criar uma representação do capeta para o partido e elevar os outros como se não tivessem máculas. Não são todos o petistas que são corruptos, como também não podemos confiar em qualquer um apenas pela estrela vermelha. Mas não são santos os membros da oposição, e até os mais sujos são elevados pela mídia.

  46. Lex Aleksandre Postado em 03/Jul/2013 às 07:36

    Deixando de lado o fato da representatividade, o tal Maycon só falou verdades. Sua visão quanto à realidade brasileira é a de qualquer outro cidadão. A queixa do militante PTista, autor do blog em questão, não é com Maycon adequar-se às opiniões da Veja, mas sim à reprovação popular do PT.

  47. Geralt Postado em 04/Jul/2013 às 16:17

    hahahah o cara tem uma comunidade de 730 pessoas no facebook, isso depois que a matéria(argh!) saiu na Revista. não influenciou ninguem. que bela porcaria de revista manipuladora!

  48. Bruno Postado em 04/Jul/2013 às 19:13

    A Veja é praticamente uma revista de ficção!

  49. renato Postado em 04/Jul/2013 às 19:17

    O cara parece junto com Wolverine, em uma foto, preciso ver as costas dele.Deve estar lanhada. Vai ser o NOVO BBB...edição 24.

  50. celio Postado em 27/Nov/2013 às 16:08

    A revista e um lixo como os personagens que ela cria!