Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 16/Jul/2013 às 20:58
11
Comentários

Ministério Público confirma: Globo será investigada por sonegação

Ministério Público abre apuração sobre suspeita de sonegação envolvendo a Rede Globo

A Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF) confirmou hoje (16) que abriu apuração criminal preliminar para investigar suspeitas de sonegação envolvendo a Rede Globo. O procedimento foi iniciado na segunda-feira (15), com a distribuição do caso para um procurador responsável.

globo sonega receita federal

Manifestantes protestaram durante a semana contra sonegação bilionária da Rede Globo

A apuração foi solicitada na última sexta-feira (12) por 17 entidades da sociedade organizada, entre elas, o Centro de Estudo das Mídias Alternativas Barão de Itararé, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Eles alegam que o Ministério Público deve agir porque há indícios de lesão a bens federais.

De acordo com o grupo, as apurações tornaram-se necessárias devido a divulgação recente de documentos, até então sigilosos, sobre multa de mais de R$ 600 milhões à Rede Globo pela tentativa de sonegar impostos relativos à exibição da Copa do Mundo de 2002. Ainda segundo o grupo, também há suspeita de lavagem de dinheiro, de crimes contra órgãos da administração direta e indireta da União e de estelionato.

Leia também

Com a abertura de procedimento preliminar, o Ministério Público tem prazo de 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo tempo, para apurar as informações. Se houver indícios suficientes de crime, é aberto inquérito. Caso negativo, o procedimento é arquivado. A Procuradoria do DF ainda poderá encaminhar os documentos para o Rio de Janeiro, onde fica a sede da empresa.

Na semana passada, o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro divulgou nota informando que acompanhava o caso desde 2005 e que não pediu abertura de inquérito policial por impeditivos legais relativos à restituição de valores fiscais. “Quanto aos demais tipos criminais aventados na mídia, o MPF entende que o enquadramento não seria aplicável por ausência de indícios”. O órgão também confirmou que documentos do caso foram extraviados por uma servidora da Receita Federal, que já foi processada e condenada pela Justiça.

Em nota, a Rede Globo disse que já não tem qualquer dívida em aberto com a Receita e que apenas optou, na época, por “uma forma menos onerosa e mais adequada no momento para realizar o negócio, como é facultado pela legislação brasileira a qualquer contribuinte”. A empresa informou que, após ser derrotada nos recursos apresentados à Receita, decidiu aderir ao Programa de Recuperação Fiscal da Receita Federal e fazer os pagamentos.

A empresa ainda destacou que desconhecia os fatos relativos a desvios de documentos no processo fiscal, pois não figurava como parte no processo. Segundo a Globo, os documentos perdidos foram restituídos com a colaboração da própria empresa, que desconhece os motivos que levaram a servidora a agir dessa forma.

Agência Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 16/Jul/2013 às 22:18

    Me fala uma grande empresa no país que paga corretamente os impostos?

    • MANOEL DE OLIVEIRA SILVA Postado em 18/May/2016 às 06:11

      ME ENGANA QUE EU GOSTO

  2. Henrique Postado em 17/Jul/2013 às 10:54

    E a lista de membros do MP, da advocacia pública, auditores fiscais e outros representantes do poder público em todas as esferas que foram comprados pela Globo há de ser imensa.

  3. Joelson Araujo Postado em 17/Jul/2013 às 11:39

    Mas isso inocenta a Globo? Que todas sejam investigadas!

  4. Cacique Postado em 17/Jul/2013 às 11:39

    Não pagar corretamente os impostos é bem diferente de usar paraísos fiscais para sonegação e lavagem de dinheiro. Sobretudo se a empresa em questão vive tentando flagrar os outros nesse mesmo tipo de operação. E, mais ainda, sobretudo se na apuração da operação ilegal há crimes adicionais como ameaças a servidores públicos e desaparecimento de processos.

  5. alexandre Postado em 17/Jul/2013 às 12:01

    SBT o Silvio paga mais que esse lixo na rede bobo

  6. renato Postado em 17/Jul/2013 às 13:04

    Não quero saber das outras que não pagam, eu quero ver a GLOBO na berlinda e servindo de exemplo para detonar as outras. Quantas crianças sofreram as inconsequentes medidas de clara sonegação. Sonegação e Corrpção andam juntas.

  7. Wilson Postado em 17/Jul/2013 às 14:54

    O problema do Brasil é esse, um bobo pq o outro rouba, aí td mundo quer boubar e td bem....

  8. Rafael Látaro Postado em 18/Jul/2013 às 02:20

    Se ela devia, a globo não poderia ter revalidado a sua concessão em 2008

  9. Marco Postado em 18/Jul/2013 às 10:40

    Não se trata apenas de não pagar impostos. Esse caso é muito mais grave, pois envolve evasão de divisas, depósito em paraíso fiscal, crime organizado, formação de quadrilha e outros que possam eventualmente ser descobertos em uma investigação aprofundada.

  10. Maria Postado em 21/Jul/2013 às 22:08

    Brasileiro é babaca, é idiota. Manifesta sem noção; briga sem causa. Até parece adolescente quando nasce a primeira espinha. Desde a invasão européia, que este País sempre foi uma merda. A corrupção existe desde o período colonial; e só agora querem acabar com ela? Nooossa!! Quanto heroísmo!! O não pagamento de impostos?! Quem aqui nesta nação, é um exímio pagador de impostos? Até parece que só a Globo deixa de "pagar suas contas". E mais interessante (ou repugnante) dessas recentes manifestações (que eclodiram em todos os meios de comunicação), é que as pessoas manifestam até mesmo, contra os gays. Isso é pra rir, não é? Acorda, povo. Algum de vocês, foi da época da ditadura? Porque eu fui. E digo: o militarismo que estava no Poder, foi derrubado; mas ainda ficou aquilo que sempre existiu desde a formação desse País, que é a corrupção desmascarada de nossa politicagem. A questão não é a Globo, não é o SBT, não é a Record ou qualquer outra emissora, a questão é: acertar nas urnas e, ainda mais importante, não perder a esperança de que neste nosso lugar, haverá um político que represente de fato, o sonho do povo brasileiro e, não a sua cara, porque a "cara" do povo brasileiro é a de um povo baderneiro e desordeiro. Tenham uma boa noite.