Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 18/Jul/2013 às 00:59
30
Comentários

Manifestantes apedrejam prédio da Globo

Manifestantes apedrejam prédio da Globo. Após horas de manifestações pacíficas, teve início confronto entre populares e policiais militares

Duas manifestações complicavam o trânsito na zona sul do Rio desde o fim da tarde. A primeira ocorria perto da residência do governador Sérgio Cabral (PMDB), na esquina da avenida Delfim Moreira com a rua Aristides Espínola, no Leblon. Na outra, moradores da Rocinha, na Gávea, protestavam por causa do desaparecimento de um morador da comunidade. O grupo chegou a fechar a autoestrada Lagoa-Barra por alguns minutos.

manifestantes prédio globo molotov

Coquetéis molotov foram lançados e a porta do prédio da Globo foi arrombada. (Foto: Daniel Ramalho)

Depois, eles seguiram em passeata até o Leblon, onde se juntaram ao grupo que estava nas proximidades do prédio onde mora o governador. De acordo com a PM, cerca de 700 pessoas estavam no local de forma pacífica. O trânsito ficou complicado para quem ia para a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, devido ao fechamento da avenida Delfim Moreira.

Após deixarem a porta da casa de Cabral, o grupo saiu em passeata pelas ruas do Leblon. No caminho, apedrejaram um prédio administrativo da Rede Globo. Coquetéis molotov foram lançados e a porta do prédio foi arrombada. Seguranças lançaram água de extintores no grupo que tentava forçar a entrada no local.

Além dos danos no prédio da Globo, ônibus foram pichados com a inscrição “Fora Cabral”. Uma placa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi incendiada na rua Mario Ribeiro, na Gávea.

Leia também

A polícia não acompanhava o grupo e não houve qualquer repressão ao princípio de confusão. Por volta das 22h45, começou um confronto. Manifestantes montavam barricada e atacavam policiais militares na rua de Cabral e na avenida General San Martin com pedras e morteiros. A PM revidava com bombas de gás, mas se mantinha apenas na rua de Cabral, sem avançar.

Bancos também foram depredados, na avenida Ataulfo de Paiva. A Tropa de Choque foi chamada. Ainda não há informações de feridos.

Cirilo Junior, Terra

Recomendados para você

Comentários

  1. Lourdes Amorim Postado em 18/Jul/2013 às 08:54

    Defendo veementemente as manifestações, mas o que vi hoje no jornal foi cenas de horror. Depredações por todo lado, lojas invadidas e saqueadas, depois de terem as portas destruidas, fachadas de vidro de prédios e bancos quebrados, roupas, móveis, manequins das vitrines, orelhões, lixeiras, enfim, tudo o que encontravam pela frente sendo incendiado. Isso não é coisa de manifestante que protesta por uma causa e sim de bandidos. Não sei porque não está havendo reforço policial até agora. Se as cadeias não cabem tanto bandido disfarçado de manifestante, que eles sejam presos em locais alternativos e, depois de processados, que prestem serviços à comunidade. Por outro lado, espero que as autoridades não subestimem toda a raiva dessa galera e que o governo não nos faça de bobos, empurrando os problemas com a barriga, pois, pelo visto, a coisa pode piorar muito ainda.

  2. Vinicio Postado em 18/Jul/2013 às 09:21

    A coisa está saindo do controle, está evidente que estamos com problemas de gestão em todos setores, pessoas sem nenhuma competência estão em cargos chaves, todos nomeados por indicação politica, o resultado está aí, na hora da crise não sabem o que fazer, são reuniões e mais reuniões sem resultado prático algum, e quando abrem a boca para falar só pioram as coisas.

  3. Erick Nogueira Postado em 18/Jul/2013 às 09:21

    O manifestante é antes de tudo um burro. Não sabe usar as suas instituições, se soubesse colocaria pressão na justiça e no MP. Isso é falta de estudo. Falta OSPB no ensino público e privado. Se não existisse a impunidade ninguem precisaria protestar. Coxinhas burros.

  4. ANTONIA GONTIJO Postado em 18/Jul/2013 às 09:42

    Os governantes estap subestimando a indignaçao do povo brasileiro com os desmandos, a corrupçao,o abuso de poder e o descaso com os problemas sociais.O brasil acordou e os politicos continuam dormindo em berço explendido,mas a situaçao esta ficando muito seria.

  5. Bruno Postado em 18/Jul/2013 às 10:03

    Porque são paulo dormiu de novo ???????????????

  6. Ferreira Postado em 18/Jul/2013 às 10:30

    Lourdes Amorim, a policia não reage porque simplesmente foi IMPEDIDA DE REPRIMIR OS PROTESTOS a pedido do Ministério Público, OAB e Direitos Humanos. Quando se fala que no Brasil essas 3 entidades só defendem bandidos e marginais, dizem que é exagero, mas a prova definitiva vem sendo essa: a PM é obrigada a assistir o vandalismo gratuito desses bandidos e não pode fazer nada, pois o policial que atirar uma mísera bala de borracha num vagabundo desse pode ser expulso da corporação e responder processo, enquanto que com os ''ativistas'' (novo nome para bandido) não acontece nada. E não adianta dizer que ''é um pequeno grupo infiltrado'' que essa não cola mais. Quem está ali é BANDIDO, independente de fazer vandalismo ou não, pois basta ver nas páginas que conclamam esses movimentos que muitos ali dizem que não vão quebrar nada, mas defendem quem sai quebrando tudo, dizendo ser necessário, ou seja, é tudo BANDIDO e deve ser tratado como tal. O verdadeiro povo trabalhador as 22 horas já está dormindo ou chegando do estudo e se preparando pro dia seguinte. O verdadeiro povo não aguenta mais tanto transtorno, pertubação e vandalismo e repúdia as atitudes do MP, OAB e Direitos Humanos que só defendem BANDIDOS.

  7. poisé Postado em 18/Jul/2013 às 10:47

    dona Lourdes, se a senhora continuar acompanhando pela rede globo, daqui a pouco esta vomitando toda baboseira que eles anunciam no canal, há gente infiltrada fazendo exatamente o que a rede globosta mostra no jornal...

  8. LFPMS Postado em 18/Jul/2013 às 10:50

    Já passou da hora do Estado rever as concessões de rádio e TV no BRASIL. Pois o poder da mídia está emparelhado ou até superior aos outros três, Executivo, Judiciário e Legislativo.

  9. Aracy Roza Postado em 18/Jul/2013 às 11:27

    Quebrar é manifestação, sim!!! Bandidagem e vandalismo é a violência gratuita com a periferia, bandidagem e vandalismo é a impunidade em relação aos criminosos de colarinho branco, bandidagem e vandalismo é a maioria dos "representantes" do povo terem ficha suja e já terem sido acusados de crime, bandidagem e vandalismo é o governo favorecer grandes empresários e através de políticas favoráveis ao mercado aumentar a desigualdade social no país, bandidagem e vandalismo é a situação das escolas, bandidagem e vandalismo é a situação da saúde pública, bandidagem e vandalismo são os genocídios à população indígena e negra no nosso país, bandidagem e vandalismo...

  10. anna claudia Postado em 18/Jul/2013 às 11:48

    EU PASSEI MOMENTOS TENSOS,POIS TRABALHO NO SHOPPIG LEBLON , SÓ LARGO DO SERVIÇO AS 22:00 HORAS E QUANDO SAÍ PARECIA CENARIO DE GUERRA, CARROS DE POLICIAS PRA TODO LADO, HELICOPTEROS GENTE LARGANDO DO SERVIÇO SEM SABER COMO CHEGAR EM CASA, POIS AS RUAS ESTAVAM FECHADAS, ENFIM ISSO PRA MIM NÃO É PROTESTO É VANDALISMO.

  11. MARIA DE LOURDES CARDOSO Postado em 18/Jul/2013 às 11:58

    Respondendo a Lourdes Amorim: a primeira pergunta que eu faço porque o nosso país tem tantos bandisos? O mesmo que desejas aos bandidos manifestantes eu desejo aos poliíticos da nossa pátria que abandonaram estes jovens criados nas ruas e que para ti são bandidos. Entre escolher estes baderneiros para colocar na cadeia eu colocaria a nossa elite política. Todo o nosso dinheiro que daqui foi para o exterior e isso vem acontecendo aproximadamente 30 anos com mais força no governo de FHC está fazendo falta. Este dinheiro atesourado aqui ou fora daqui não circula e toda a nossa economia sofre com isso. O roubo das nossas reservas que enriqueceram brasileiros nào contabilizam nosso PIB e isso desiquilibra a nossa balança. Parece uma solução fácil colocar estes homens que estão na rua na cadeia, mas o nosso maior problema é resolver como fazer parar este roubo do nosso dinheiro. Ninguém segura o ódio reprimido de anos. Tudo que está pela frente vai abaixo. Parece fácil falar em dinheiro roubado, mas por trás disso tem a morte de inocentes que por falta de atendimento médico morreram. Não esqueça que ali misturado tem pais que perderam seus filhos, parentes e vizinhos. Quebrar um vidro para eles não significa nada. A polícia que fique longe disso, porque desta forma vamos evitar mais mortes, vamos resolver o que tem que ser resolvido, vamos botar ordem e policiais e suas famílias só tem que agradecer a quebradeira.

  12. Reginaldo Postado em 18/Jul/2013 às 12:34

    Muito bom, Maria de Lourdes Cardoso!

  13. MARIA DE LOURDES CARDOSO Postado em 18/Jul/2013 às 13:20

    Reginaldo, as pessoas não tem idéia do que é a roubalheira. Eu só tenho de te agradecer. A grande maioria aceditou no sucesso financeiro de Eike Batista. O pai dele é o maior ladrão que o mundo já teve, este roubo vem de longe, das nossas reservas de minérios. Grande administrador, engenheiro, foi o gestor da Vale que o FHC privatizou dizendo que não dava lucro. Hoje a Vale na mão dos estrangeiros é a maior fonte de riqueza do mundo, mas não é nossa. Os bandidos deram. Tricô, crochê e novela, não abre a cabeça de ninguém. Ler um bom livro nem pensar.

  14. Sheila Postado em 18/Jul/2013 às 13:26

    Daqui a pouco não haverá mais necessidade de manifestações contra governos, pois não precisaremos mais de governantes, simplesmente por não ter o que governar, não teremos mais municípios, capitais,e nem País.Estão destruindo tudo...

  15. Patricia Postado em 18/Jul/2013 às 13:43

    Claro q a D. Lourdes viu cenas de horror. A Globo as monta muito bem. Foram montadas para fazer esquecer rapidinho das cenas de horror do dia 20 de julho, da polícia contra os manifestantes no RJ. Essas ela esquece pq a Globo nem filmou; quando a porrada comeu o repórter já tinha levado um balaço de borracha na testa e tinha puxado o carro. As luzes (da imprensa e da rua) já tinham sido desligadas. Minha torcida agora é que a escalada de autoritarismo do Cabral seja tão grande que deflagre finalmente uma revolta popular daqueles que eu ainda não vi se revoltarem o tanto que deviam: os pobres. Esses ainda estão confusos e acuados, afinal, neles as balas sempre foram de verdade e a desigualdade social, para eles, é regra.

  16. marcos d'avila Postado em 18/Jul/2013 às 14:14

    vejo cenas de horro e vandalismo todo dia no congresso.

  17. marcos d'avila Postado em 18/Jul/2013 às 14:18

    e såo os parlamentares que os praticam!

  18. Ferreira Postado em 18/Jul/2013 às 14:36

    Então Aracy Roza, já que quebrar é manifestar e é legitimo, conclame os ''atvistas'' para ir quebrar sua casa, seu carro, seu comércio se você tiver, etc... Vamos, já que é por uma boa causa, seria bom que começassem quebrando seus bens. Quanto a esse papo de Rede Globo manipula imagens pra jogar a população contra o movimento, isso não é necessário: basta ir a um banco tentar sacar um dinheiro no caixa eletrônico e se cortar nos cacos de vidro, igual uma mulher que vi no Centro do RJ após a manifestação de 300 mil. Fora os pontos de onibus quebrados, lojas saqueadas e incendiadas, carros alvejados com sacos de lixo, etc, coisas que EU VI PESSOALMENTE, não foi edição nem efeito especial da rede Globo. Portanto anarquistas de boutique entendam uma coisa: NÃO É PORQUE VOCÊS ACHAM ESSA BADERNA CORRETA QUE TODA SOCIEDADE TEM UE ACEITAR. Quero ver quando a sociedade exigir repressão exemplar (repressão exemplar com armas letais se for necessário) contra esses marginais o que vocês irão dizer.

  19. Robson Postado em 18/Jul/2013 às 14:55

    Se estivesse lá teria levado dois coquetéis molotov pra incendiar a porta da Globo. Entendam não existe mudança através de passeata pacifica, tem que haver vandalismo sim, ainda mais em bancos e contra a mídia fascista! Os caras que se arriscam, podendo até serem presos, estão mudando o país, e não você que fica aí sentado reclamando e repetindo o que a mídia diz. Pra ter mudança tem que ter VANDALISMO E VIOLÊNCIA!

  20. Sassa Postado em 18/Jul/2013 às 15:03

    A GLOBO tanto apronta, faz tanto mal ao Brasil, que o turbilhão das manifestação a esta atingindo.

  21. Aline Masera Postado em 18/Jul/2013 às 15:17

    Pessoal, cadeia é resposta para isso? Auxilia em algo? Este é o primeiro ponto. Chamar de BANDIDO quem protesta ou quebra alguma coisa/ bem material e achar que esta pessoa deve APANHAR é colocar no mesmo nível o bem material e o ser humano (quebrar objetos e quebrar seres humanos) e acredito sim que isso viola direitos humanos. Se parte do povo se indigna e mostra parte de sua indignação com "ignorância" que é o que li em algum dos comentários, é porque nos faltou educação, é porque estamos numa sociedade falida e é exatamente isso que toda esta manifestação esta reivindicando. Que bom que acontecem estes eventos ("badernas", "vandalismos"...) vejam o que NÓS criamos, sim, esta é a nossa sociedade, criada às nossas custas e a violência é só um sintoma da vulnerabilidade. Repressão exemplar, leio num outro texto? Ditadura, você quis dizer? Reflitam... Antes de criticar a violência das ruas reflitam na violência nas vidas das outras pessoas também... O povo cansa, no morro as balas não são de borracha, a vulnerabilidade social é intensa, tudo isso por diversas causas, porém eu tenho uma opinião forte sobre uma desigualdade social que gera um país descontrolado e desumano. Reflitam antes e escrever, às vezes parece que leio textos "que espumam pela boca."

  22. rita de lira roque Postado em 18/Jul/2013 às 16:39

    PATÉTICO...FORAM APEDREJAR A EMISSORA DO EDIR MACEDO QUE TIRA DINHEIRO DE TANTOS INFELIZES USANDO A SUA " FÉ " ? CLARO QUE NÃO PORQUE O JEITINHO PSEUDO ESQUERDA DE SER DE MENTALIDADE TACANHA COLOCA COMO TODO MAL DO BRASIL A GLOBO E O USA...PENA QUE CABEÇAS PENSANTES QUE OUTRORA ESTIVERAM AQUI NÃO MAIS ESTÃO, E O PIOR, QUEM ALÉM DISSO OLHA É ACUSADO DE SER DE DIREITA COMO SE ISSO AINDA HOUVESSE EM NOSSO PAÍS TÃO CORRUPTO ONDE A PSEUDO MESUQERDA SE JUNTOU AO QUE HÁ DE PIOR DA DIREITA (SARNEY, MALUF, RENAN ETC)

  23. Caio Postado em 18/Jul/2013 às 18:23

    Eita

  24. marcos d'avila Postado em 19/Jul/2013 às 01:38

    Pra mim a policia deixou acontecer pra ter motivo pra endurecer. A casa do governador protegeram mas o patrimonio particular não, isso é o que sobra po povo, descaso.

  25. Lourdes Amorim Postado em 19/Jul/2013 às 11:33

    Ferreira, “Poisé”, Maria de Lourdes Cardoso, Patrícia, Aline Masera, etc., antes de mais nada gostaria que soubessem que não sou uma cidadã alienada e desde adolescente sou combativa e conhecida pelo meu senso de justiça e responsabilidade social. Não me deixo ofuscar pelas imagens da mídia e procuro formar a minha opinião com base em outras fontes, como as redes sociais, principalmente, que hoje respeito mais que a imprensa. Leio muito e sou uma pessoa atenada com o mundo. A propósito, Maria de Lourdes Cardoso, não tenho tempo e nem paciência pra televisão, mas a partir da onda de protestos, tenho acompanhado tudo pela internet (principalmente pelo Facebook) e também pela televisão (todos os canais). Sendo assim, o que vi pela TV não foram imagens editadas, não foi manipulação de fatos. Foram cenas reais e gritantes, de uma agressão gratuita contra o patrimônio de comerciantes, que são cidadãos tão indignados quanto nós que aqui estamos escrevendo os nossos comentários, que lutam arduamente, que pagam os seus impostos e, portanto, não deveriam ser o alvo dos agressores. Quanto à Globo, esta faz por merecer toda a raiva dos manifestantes, e quanto aos bancos, sinceramente, estou pouco me lixando, pois a maior parte dos seus lucros provém de juros e tarifas extorsivas (trabalhei no Banco do Brasil por 18 anos e posso afirmar isto). Porque não descarregam o seu ódio contra os milionários, contra os políticos corruptos, jogando coquetéis molotovs nas suas mansões, através dos muros? Para mim o que ocorreu quarta-feira foi uma tremenda covardia. As mudanças devem começar dentro de nós mesmos, portanto, como é que podemos criticar os que roubam, se achamos normal que lojas sejam saqueadas? Sim, aproveitaram a oportunidade para saquearem e roubarem os pontos comerciais destroçados e invadidos. Eu, particularmente, não concordo com as atitudes da galera dos direitos humanos ao querer defender o que muitas vezes é indefensável. E os cidadãos vítimas das depredações, também não têm direitos humanos? Continuo apoiando as manifestações e também penso que não tem como serem pacíficas, sob pena de não surtirem efeito, mas insisto que os alvos das agressões sejam escolhidos com critério. Não é justo que cidadãos inocentes sejam penalizados, enquanto os políticos continuam no conforto das suas mansões. Enfim, tenho usado este espaço disponibilizado pelo Pragmatismo Político, para tecer as minhas considerações, na tentativa de ajudar a construir um país mais justo e melhor. Respeito a opinião de todos e espero reciprocidade. Obs.: Se quiserem me conhecer melhor, sugiro que visitem minhas páginas no Facebook. Tenho cinco páginas ("Lourdes Amorim Rocha", "Lourdes Amorim - Arte e Cultura"; "Lourdes Amorim - Músicas"; "Lourdes Amorim - Generalidades" e "Acorda Almenara"). Sugiro que conheçam as duas últimas, que são onde promovo os meus combates. A última, fiz para combater a corrupção na minha cidade (Almenara-MG). Links: https://www.facebook.com/pages/Lourdes-Amorim-Generalidades/211538085640803?fref=ts https://www.facebook.com/pages/Acorda-Almenara/164732650307979?fref=ts

  26. Marcos Postado em 22/Aug/2013 às 20:05

    Eu não considera a globo esse monstro todo, eu detesto a globo sinceramente pela péssima programação brasileira, agora ela se porta como "oposição" politica inexistente as vezes, ou seja acaba sendo um mau necessário.