Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Religião 11/Jun/2013 às 23:32
6
Comentários

Papa Francisco admite "rede de corrupção gay" no Vaticano

Papa admite existência de rede de corrupção e “lobby gay” no Vaticano. Declarações foram dadas por Francisco na semana passada, segundo revista chilena

papa francisco gay

Papa Francisco admitiu existência de “rede de corrupção homossexual” (Foto: Agência France Press)

Conhecido por ser um crítico da corrupção, inclusive a de dentro da Igreja Católica, o papa Francisco reconheceu abertamente, pela primeira vez, a existência de uma “corrente de corrupção” e de um “lobby gay” no Vaticano, segundo divulgou nesta terça-feira (11/06) a revista chilena Reflexión y Liberación. A declaração teria ocorrido na última quinta (06/06), durante uma reunião com a CLAR (Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosas e Religiosos).

No encontro, que durou quase uma hora, o papa admitiu a existência de uma “rede de corrupção homossexual”. “Na Cúria há gente santa, de verdade, há gente santa. Mas também há uma corrente de corrupção. Fala-se de um ‘lobby gay’ e é verdade. Temos que ver o que podemos fazer”, teria dito o pontífice. Esse lobby refere-se a um sistema de chantagens internas baseado em fraquezas sexuais que foi denunciado pela imprensa italiana em fevereiro.

Leia também

As lutas de poder, os desvios de dinheiro e as relações homossexuais no Vaticano vêm sendo expostos na mídia há um tempo. A própria renúncia de Joseph Ratzinger foi atribuída, por vários veículos, ao horror e à tristeza que lhe teriam sido causados pela descoberta da existência desse grupo de poder homossexual e de suas possíveis chantagens a importantes membros da Cúria.

Segundo o jornal La Repubblica e a revista Panorama, ambos italianos, Ratzinger teria decidido renunciar ao cargo de papa após receber um relatório de 300 páginas sobre o assunto. Entretanto, até agora, a Santa Sé havia sempre rechaçado a existência de um “lobby gay”.

O papa Francisco, no entanto, admitiu ser uma pessoa “muito desorganizada” para realizar a reforma necessária na Cúria. “Sou uma pessoa desorganizada, nunca fui bom nisso. Mas os cardeais da comissão vão levá-la adiante”, afirmou, referindo-se à comissão montada por ele em março, para assessorá-lo na reforma do governo central da Igreja. A primeira reunião desses cardeais será realizada em outubro.

“A reforma da Cúria Romana é algo que quase todos os cardeais pediram nas congregações anteriores ao conclave. Eu também a pedi. A reforma não pode ser feita por mim…”, explicou o Papa.

Quando questionado sobre as declarações do pontífice, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse apenas que se tratou de uma reunião privada, sem dar maiores detalhes.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. João Paulo Bernardes da Silva Postado em 12/Jun/2013 às 07:43

    Tell me more about "inversão de valores". Quero dizer, a corrupção, é a própria igreja, não é?

  2. Fernando Fidelis Vasconcelos Postado em 12/Jun/2013 às 17:27

    Então vê se transfere as feras, espalhando-as pelo mundo afora e demite quem desobedecer. Ah é, ele acaba de se declarar covarde. Então o jeito é Deus acabar logo com essa igreja. Também, não serve de nada à sociedade.

  3. Jesus Alves Postado em 12/Jun/2013 às 18:57

    Não podemos generalizar o problema, dizendo que a corrupção é a própria Igreja, pois aí estaríamos ferindo uma Instituição Milenar, como um todo, que é séria, dirigida por pessoas competentes e honestas. Ela existe e sempre existirá em todos os segmentos da sociedade. O importante é dar o primeiro passo para exterminá-la e isto o Papa Francisco está tendo a coragem de fazer e mostrar publicamente ao mundo todo. Vamos ver se isto sirva de exemplo para outros setores.

  4. Eraldo Postado em 25/Jul/2013 às 20:38

    Acabei de ver o valor gasto pelo cofre público com a vinda do Papa Francisco. 118 milhões. Em um Brasil " Laico "; a reciprocidade deveria ser para todos os outros seguimentos religiosos. Caso contrário, deveriam emitir a fatura para o Vaticano. Porque o imposto que eu e tantos brasileiros pagamos, devem ser direcionados para um seguimento religioso.?-Fala-se muito da simplicidade do Papa Francisco e de sua preocupação com os pobres. Quantos pobres seriam beneficiados com essa simplicidade de 118 milhões , gasto apenas com ele ?- Fico impressionado com a ignorância e a hipocrisia de pessoas religiosas que têm a pretensão e se dizem donos da verdade. Com o Brasil e o mundo passando pelas dificuldades que estão passando dá até nojo essa simplicidade de 118 milhões !.....

  5. Telma Postado em 26/Jul/2013 às 23:01

    YHWH fez MACHO E FÊMEA, nunca fez gay e, ou lésbicas. O que está ocorrendo, é que as pessoas que não tem comunhão com YHWH o Criador, estão sofrendo lavagem cerebral maligna em suas mentes fracas, sem proteção alguma; as mentes estão sendo invertidas e estas pessoas estão virando robô de Satanás. Cuidado porque alguns estão assassinando os pais, os colegas nas escolas, não é verdade? Depois eles nem sabem porque fizeram isso, porque, na verdade, sofreram uma possessão maligna.

  6. LUIS CARLOS Postado em 10/Aug/2013 às 23:29

    ESTAMOS CAMINHANDO PARA O DFIM DA HUMANIDADE COM ESTES DEMONIOS QUERENDO O PODER, POIS SATANAS SERA ENTRONIZADO MUITO EM REVE PARA QUE A RUSSIA DE UM FIM EM TUDO ISTO PÉLA MÃO DE DEUS !