Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Direita 21/Jun/2013 às 14:28
25
Comentários

Manifestantes pediram a volta da ditadura e queimaram bandeiras

Membros de partidos foram hostilizados nos protestos de ontem. Agressores eram carecas, musculosos e extremamente violentos. Bandeiras de partidos foram rasgadas e queimadas, mas faixas pedindo o retorno da ditadura permitidas

Partidários do PSTU, PC do B, PCR, PSOL e PT foram hostilizados durante protesto na avenida Paulista em São Paulo, nesta quinta-feira, 20.

Os militantes petistas foram os que mais sofreram ataques durante a manifestação. Alguns dos manifestantes anti-partidos eram pessoas que se diziam indignadas com a corrupção, inflação ou simplesmente com o fato de partidos tentarem participar de um protesto público.

membros partidos protestos paulista

Acuados e muito assustados, membros de partidos tiveram de se agrupar e fazer uma espécie de cordão de isolamento para evitar espancamento (Foto: Andrei Indio / Facebook)

Um outro grupo, no entanto, tinha o objetivo claro de provocar, agredir e ameaçar os membros de partidos. Alguns eram carecas, musculosos e extremamente agressivos. Um homem usando máscara e capacete de motociclista chegou a sacar um cassetete. Outro portava um taco de hóquei.

“Não existe revolução sem violência. Na revolução francesa teve, na revolução de 1964 também teve”, dizia um dos carecas.

Os integrantes da juventude petista se concentraram na avenida Angélica e só desenrolaram suas bandeiras na Paulista aos gritos de “democracia”. Na altura da rua Augusta os petistas passaram a ser perseguidos por um grupo de jovens musculosos, alguns carecas, que não fizeram outra coisa durante todo o ato além der provocar os militantes.

Foi preciso fazer um cordão humano na retaguarda para evitar brigas. Aos poucos as bandeiras do PT foram ficando escassas. Os manifestantes hostis furavam o cerco e tomavam os panos vermelhos com violência, algumas delas das mãos de mulheres. As bandeiras eram queimadas e rasgadas no meio da avenida.

Leia também

Enquanto isso, alguns manifestantes carregavam tranquilamente uma faixa pedindo a volta da ditadura militar. Quem tentava fotografá-los era ameaçado.

Um senhor de 73 anos que se identificou apenas como capitão reformado da Marinha, xingava os petistas com um cartaz pedindo a prisão dos mensaleiros. “Participei da Marcha com Deus pela Família em 1964”, disse ao portal IG.

A Marcha com Deus pela Família promovida pela Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) serviu como apoio para o golpe militar de 1964 que mergulhou o Brasil em mais de 20 anos de ditadura militar.

Visivelmente assustados, os petistas aceleravam o passo rumo ao fim do protesto. “Já estamos chegando no final”, disse aliviado Danilo de Camargo, integrante da Comissão de Ética do PT de São Paulo.

Pouco depois da esquina com a alameda Campinas, no entanto, os petistas ficaram encurralados. A linha de frente do protesto parou, impedindo a evolução. Uma banca de jornal impedia a saída pela direita e os manifestantes hostis cercaram a retaguarda e o flanco esquerdo.

A agressividade aumentou. Alguns petistas se misturaram entre militantes do PSTU e PCO, adversários políticos que marchavam na frente. Outro grupo conseguiu abrir uma brecha depois da banca de jornais e saiu as pressas. Um manifestante jogou uma bomba de fabricação caseira no meio dos militantes partidários abrindo um clarão na multidão. Os manifestantes se aproximaram e houve briga corporal. Enquanto isso um militante surgiu por trás e bateu com um cabo de bandeira na cabeça do advogado Guilherme Nascimento, 26 anos, careca e musculoso, que deixou a manifestação com o rosto ensanguentado em uma viatura da Polícia Militar reclamando:“levei uma paulada do PT”.

Pragmatismo Politico, com portal IG

Recomendados para você

Comentários

  1. Anon Postado em 21/Jun/2013 às 14:35

    É a direita estragando os protestos, não podemos deixar o sistema vencer!

    • Ana Paula Postado em 01/Oct/2013 às 21:41

      Esses carecas musculosos são skinheads, neonazistas malditos, racinha que aterroriza em São Paulo, atacando principalmente homossexuais e nordestinos, um câncer que devia ser extirpado.

  2. Vander Postado em 21/Jun/2013 às 14:43

    Desde quando a direita é a favor da volta da ditadura????? Estão pegando uma minoria baderneira pra tentar tirar a legitimidade dos protestos e falar que é "a extrema direita" Os partidos de esquerda estão putos porque queriam tomar a frente das manifestações e foram proibidos pelos manifestantes. Deveriam entender que os manifestantes estão cansados da representação politica existente. A mesma reação que tiveram contra as pessoas com bandeiras do PSTU, PSOL etc... iria ocorrer se alguem levanta-se banderias do PSDB e DEM. A revolta é generalizada. Só ficou evidente contra os partidos de esquerda porque eles tomaram a iniciativa de querer representar a sociendade, fingindo que a classe politica dominante a 10 anos é justamente um partido de esquerda. Ninguem está proibido de protestar. O protesto é livre pra todos, no entanto as pessoas só não querem os oportunistas.

  3. Rodrigo Postado em 21/Jun/2013 às 14:48

    Meu avô era alemão, serviu na Luftwaffe no Egito, foi preso, foi solto em 1946 na Inglaterra. Era do tipo que odiava esses carecas e neonazistas, porque conheceu o cerne do nazi/fascismo. Agora esses coxinhas, miscigenados e bancando de nazistinha. Onde esta a polícia pra reprimir esses covardes? Triste é porque a maioria esta entrando na onda do "eu sou brasileiro...", "ó patria amada...", e esta esquecendo que isso é uma revolta popular e não um desfile pra angariar elogios da mídia. Estamos sendo oprimidos sim, é hora de acordar e se unir, esquerda vamos mostrar nossa força. Os alienados que dizem anti esquerdistas, procurem um livro de história e vejam que sempre foi a esquerda que lutou pelo direito dos trabalhadores, se os coxinhas vencer não haverão as mudanças tão necessárias ao povo brasileiro. ACORDEM, expulsem esse lixo fascista tupiniquim, os verdadeiros galinhas verde.

  4. Rodrigo Postado em 21/Jun/2013 às 14:51

    Vander, as manifestações tem origem nos partidos de esquerda, pare com essa síndrome de papagaio. O anti partidarismo só fortalece esses metidos a fascista. Se fosse um protesto do alto empresariado, dos latifundiários e dos banqueiros, ai permitiriam ver as bandeiras do DEM e do PSDB. Se liga rapaz, a direita não representa o povo oprimido. É como ver uma bandeira nazista num protesto de Judeus, é muita incoerência.

  5. DE Postado em 21/Jun/2013 às 14:57

    Bando de playboy comunista apanhando de um bando de playboy de extrema direita

  6. Vander Postado em 21/Jun/2013 às 15:00

    Rodrigo, Não fale bobagem. Falar que a esquerda sempre lutou pelo direito dos trabalhadores é muita balela. Basta ver os exemplos que a historia nos mostra. Paises como Cuba, Coreia do Norte, países do bloco comunista na Europa. Todos massacraram suas populações para manter o poder e a vida boa dos lideres partidarios. Exatamente o que acontece atualmente no Brasil com esse mar de corrupção e esse vale tudo pelo poder. Esse é o grito do Povo. Chega. Chega de acordos politicos onde o povo se ferra, chega de engodo pra população carente continuar votando com a barriga. Chega de enriquecimento ilicito dos lideres partidarios. A esquerda vivia jogando pedra, agora está com o telhado de vidro.

    • Raquel Postado em 14/Mar/2014 às 16:51

      Verdade

  7. joão só Postado em 21/Jun/2013 às 15:16

    Ainda bem que alguém do pt deu uma paulada na cabeça do careca musculoso,os caras vem vazer operação de guerra e querem sair bonitinhos,filhos da ditadura.

  8. Geralt Postado em 21/Jun/2013 às 15:37

    uma vergonha... esse protesto perdeu a graça!

  9. Elizabeth Aquino Marques Postado em 21/Jun/2013 às 16:50

    Partido de esquerda é o que já temos no poder. Uma droga! Um monte de condenados atuando como se nada tivesse acontecendo. É a hora do povo, dizer o que quer, não de partidos nem de esquerda , nem de direita interferir, somente de observar , ouvir e se for eleito fazer alguma coisa melhor do que temos visto por aí. Sou contra a qualquer tipo de ditadura.

  10. Winn Postado em 21/Jun/2013 às 19:20

    O Vander tem toda razão, é exatamente isso. Ngm tem direito de levar bandeira e tomar o movimento, os partidos de esquerda tentaram e tomaram pau, se fosse os de direita, o mesmo teria acontecido. Nenhum deles nos representa e nao vamos permitir que nos manipulem!

  11. Zeca Postado em 21/Jun/2013 às 21:12

    Se deixar levar bandeira e tudo vai dar a entender que o movimento é daquele partido, isso não pode acontecer.

  12. Pedro Henrique Postado em 21/Jun/2013 às 21:28

    Não entendo porque você é contra a essa manifestação. Sempre tentando desqualificá-la. Estranho...

  13. PAULO ROBERTO Postado em 22/Jun/2013 às 01:33

    ISTO DEVE SER ALGUMA TURMA PAGA PELOS TUCANOS PARA TENTAR CALAR O POVO E SEUS DESÍGUINOS! NÃO SOU MILITANTE DE NENHUM PARTIDO MAS AS ÚNICAS BANDEIRAS QUE ACHO DIGUINAS DE PARTICPAR DESTE PROTESTO SÃO DO PSTU E PSOL, POIS DE PARTIDOS ALIADOS AO GOVERNO ATUAL , OU DO PSDB OU DO DEM SÃO BRINCADEIRA! NÁO TEM MORAL NENHUMA MAIS PARA LEVANTAR BANDEIRA!!!

  14. Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Postado em 22/Jun/2013 às 11:29

    A mentira tem perna curta nove dedos e chifre do diabo Pra ruas como um leão e pra urnas como um jumento TERRORISMO NO BRASIL! http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/06/terrorismo-no-brasil-apos-parecer-de.html

  15. Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Postado em 22/Jun/2013 às 11:29

    QUEM ACREDITA QUE A “DITAMOLE”, NO BRASIL, NÃO TINHA PARTIDO É BANDIDO http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/06/quem-acredita-que-ditamole-no-brasil.html

  16. Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Postado em 22/Jun/2013 às 11:30

    A VAIA DE ESPANTAR NELSON RODRIGUES MOSTROU A DILMA A CARA DO BRASIL REAL http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/06/a-vaia-de-espantar-nelson-rodrigues.html

  17. filho da razão e ciência Postado em 22/Jun/2013 às 21:44

    A culpa disso tudo é da globo que envenenou meio mundo com essa estoria de mensalão !

  18. Larissa Postado em 24/Jun/2013 às 00:40

    Direita e esquerda = grande enganação na política. Ainda dizem que os "politizados" devem escolher um dos lado. Direita e esquerda só foram inventadas para justificar os sistemas políticos, para demandar uma tese e antítese, tudo pronto para uma síntese nada admirável que está por vir. Não caiam nessa. Sei que esse blog é ultra-esquerdista, também não sou bi-conceitual, o problema é que não enxergamos que não é governo com posição ideológica que manda no Brasil ou nos países.

  19. Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Postado em 24/Jun/2013 às 03:04

    O QUE REALMENTE ESTÁ POR TRÁS DAS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL? http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/06/o-que-realmente-esta-por-tras-das.html

  20. Barillo Postado em 24/Jun/2013 às 04:57

    Obviamente tem gente que não tem muita inteligência e conhecimento histórico para pedir Ditadura(qualquer uma). Eu por exemplo,odeio qualquer uma delas,e a que mais odeio é a famosa Ditadura do Proletariado,ou o Caos Social provocado pelo sistema socialista. Esses me dão nojo. Agora,que é lindo ver esquerdista se cagando é.... Abandonaram sua ideologia na hora pra não apanhar de CROCS,eu vi umas menininhas chorando horrores porque tiveram suas bandeiras queimadas. Criaram até um boato sobre "GOLPE MILITAR'.... AHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAH. Esse tipo de gente não representa Stálin que era um homem com coragem e valentia,e não corria da peleja assim não! Agora,golpe na Dilma é sacanagem...Precisa disso é? Então gente,oque vai acontecer em 2014? Golpe militar ou Golpe comunista? Façam suas apostas! Eu aposto no Golpe da falência de nossa república...

  21. Vinicius Postado em 24/Jun/2013 às 08:57

    Não creio que a revolta contra bandeiras partidárias durante os protestos seja pura e simplesmente uma manifestação organizada da direita. Muito menos uma manobra para um suposto golpe. A questão é que boa parte da população, desde os leigos aos mais instruídos, simplesmente não visualiza a representatividade dos partidos políticos, devidos ao emaranhado de escândalos de corrupção e imoralidade administrativas. Digam-me: que partido político até hoje administrou bem o país? PT? PSDB? PC do B? PV? É complicado. O país precisa em caráter emergencial de reformas políticas drásticas. Enquanto a política for fonte de renda e os cargos políticos tiverem o mesmo tratamento dispensado aos cargos efetivos, nada irá mudar. Não sou contra o partidarismo. Sou a favor, inclusive. É plena manifestação da democracia. Mas o que fazer se os partidos políticos não fazem para que se reconheça a sua representatividade dos interesses da coletividade?

  22. luiz carlos ubaldo gonçalves Postado em 28/Jun/2013 às 10:54

    Esses carecas não passam de viadinhos não assumidos, cheios de complexos se juntado a estrumes anti-esquerdistas, falam um monte de merda, onde já se viu gente de esquerda se cagando? esses babacas a serviço da direita e sem opinião própria é que se borram com a possibilidade real do pt se manter no poder por muito mais tempo, vamos levar nossas bandeiras sim, e se preciso for vamos pro pau com vocês seus canalhas!

  23. Marcos Postado em 12/Aug/2013 às 22:49

    Rasgar bandeiras de partidos de esquerda é obrigação de qualquer pessoa que tenha tido no minimo 2 aulas de historia moderna, bandeiras vermelhas com o simbolo da foice e martelo são tão abomináveis quanto as nazistas, inclusive são proibidas em muitos países caso não saibam, a realidade brasileira atual de completa violência e de completa passividade do governo em relação a isso também gera esse tipo de ação.