Luis Soares
Colunista
Direita 21/Jun/2013 às 18:59 COMENTÁRIOS
Direita

Jean Wyllys: "expulsar e agredir integrantes de partidos é atitude fascista"

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 21 Jun, 2013 às 18h59

“Se você acha que, numa manifestação política, partidos não podem se expressar, você não é “apartidário”: é analfabeto político! Se você reclama da violência policial contra manifestantes, mas usa de violência contra militantes de partidos, você é um babaca incoerente”

partidos agredidos manifestações jean wyllys

Extremistas agridem e roubam bandeiras de membros de partidos (Foto: ABr)

Desde o início da noite desta quinta-feira (20), provocações, palavras de ordem e um clima de tensão tomaram conta da Avenida Paulista, onde aconteceu a sétima manifestação organizada pelo Movimento Passe Livre (MPL), em São Paulo, para comemorar a revogação do aumento das tarifas do transporte público na cidade. Com bandeiras e camisetas de partidos como PT, PSTU, PCO, PCdoB e PSOL, militantes eram hostilizados por manifestantes enquanto tentavam avançar com a marcha que mudou de grito – e de reivindicações – nos últimos quinze dias.

– Filho da puta! Filho da puta! Filho da puta! O sistema está corrompido. Só um golpe militar…

Leia abaixo a nota do deputado Jean Wyllys sobre os acontecimentos nas manifestações.

Leia também

Jean Wyllys

Acho legítimo não se identificar com partidos, mas, daí, querer expulsá-los de manifestações populares sem centro nem líderes é fascismo! Acho legítimo gritar que não se identifica com nenhum dos partidos disponíveis, mas querer o monopólio do grito é totalitarismo!

Se você acha que, numa manifestação política, partidos não podem se expressar, você não é “apartidário”: é analfabeto político! Se você reclama da violência policial contra manifestantes, mas usa de violência contra militantes de partidos, você é um babaca incoerente! Se você se chama de “apartidário”, mas ataca apenas um dos dois grandes partidos que se opõe, desculpe-me, você tem partido sim!

Manifestação popular ou festa da democracia é aquela em que apartidários, partidos, simpatizantes e imprensa podem se expressar livremente!

com informações de Terra Magazine

Recomendações

COMENTÁRIOS