Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Direita 26/Jun/2013 às 10:57
6
Comentários

Diálogo flagra irracionalidade de manifestantes 'antipartidos'

Irracionalidade de manifestantes antipartidos é capturada num diálogo. Membro do Passe Livre explica a jovens que hostilizaram bandeiras por que foram violentos em ato em São Paulo; grupo demonstra ter agido sem pensar

manifestantes atacam partidos queimam bandeiras

Manifestantes ‘pela democracia sem partidos’ roubam e queimam bandeiras de movimentos sociais, sindicatos e partidos (Foto: AP)

Tadeu Breda, Rádio Brasil Atual

Após presenciar – e tentar evitar, sem sucesso – a agressão de membros de partidos por uma multidão ensandecida ontem na última semana na avenida Paulista, em São Paulo, um membro do Movimento Passe Livre (MPL) conhecido como Bahia, de 21 anos, passou mais de meia hora tentando convencer alguns jovens do quão violentamente haviam se comportado no episódio. E conseguiu.

O diálogo, que pode ser ouvido ou lido a seguir, acontece entre Bahia e um rapaz chamado Davi, de 26 anos. Uma garota chamada Mariana e outro jovem também participaram da conversa. O debate foi acompanhada por algumas outras pessoas.

Clique em play para ouvir o áudio completo do diálogo, de cerca de 11 minutos, ou leia a transcrição abaixo.

A reportagem acompanhou o bate-papo, em que o integrante do MPL desconstruiu todos os argumentos apresentados pelo grupo, que tentava justificar o acosso contra os militantes de esquerda. No final, vendo que a discussão não avançava, o repórter fez uma pequena intervenção. O resultado do debate foi que ao menos um jovem, Davi, que havia incitado a ação de pessoas mais violentas, com gritos de “Abaixa essa bandeira”, convenceu-se da irresponsabilidade de seus atos. Confira o diálogo:

Leia também

Davi: As pessoas que queimaram as bandeiras têm um instinto, não têm? Você não tem instinto?

Bahia: Não, eu tenho cérebro.

Davi: Você não tá puto agora? Não tá com raiva? Você tem sentimento…

Bahia: Eu tô, mas não bati em ninguém.

Davi: Exatamente. As pessoas agem de diversas maneiras. Dói em cada um da maneira que dói. E não tô justificando atos de violência. Mas é o seguinte: quando todo mundo fala… Você é do Passe Livre, você sabe que não foi permitida a presença de partidos.

Bahia: Não foi permitido? Quem é que permite o quê?

Davi: Mas todo mundo tá pedindo. Não é preconceito…

Bahia: Cara, deixa eu só fazer um comentário pra você. Essa bandeira do Brasil que você tá usando nas costas, em nome dessa bandeira mataram dezenas de milhares. Em nome dessa bandeira destruíram nações. Em nome dessa bandeira mataram mulheres, oprimiram negros…

Davi: Mas aqui é diferente, cara. A gente tá lutando porque brasileiro não acredita mais em partido.

Bahia: Cara, quem é você pra falar pelos brasileiros?

Davi: O povo tá gritando aqui: “Sem partido, sem partido”. É só escutar. Não sou o único que está reclamando não.

Outro jovem: A gente respeita seu ponto de vista, mas ninguém mais aguenta partido.

Bahia: É, vocês dizem respeitar o ponto de vista dos outros, mas queimaram a bandeira deles.

Davi: Se eles tivessem abaixado antes…

Bahia: Gente, vocês estão exigindo que eles abaixem algo que é direito deles.

Outro jovem: É lógico! É lógico!

Bahia: Cara, que direito eu tenho de exigir que você tire a bandeira do Brasil?

Outro jovem: O direito de que todo político é uma merda. É por isso que esse país tá assim. E também porque a bandeira do Brasil representa todo mundo que tá aqui.

Bahia: Não me representa.

Outro jovem: Então o que você tá fazendo aqui?

Davi: Ué, mano, você não é brasileiro?

Bahia: Deixa eu falar uma coisa: eu sou negro.

Davi: Não tem nada a ver você ser negro ou não.

Bahia: Essa bandeira escravizou meu povo.

Davi: Mas você é brasileiro, você nasceu aqui, meu irmão. Você tá falando uma asneira muito grande.

Bahia: Não acho que é uma asneira. Acho que cada um aqui tem o direito de defender suas posições. Eu discordo de as pessoas usarem várias coisas que estão aqui. Mas nem eu nem ninguém que estava com as bandeiras foi brigar com ninguém. Camarada, eles estavam numa rodinha de 15 pessoas e jogaram coisas pegando fogo neles. Eles não revidaram. Estavam numa boa cantando as palavras de ordem deles.

Davi: Então por que quando a maioria pediu democraticamente para eles abaixarem a bandeira vermelha, que pra muita gente ignorante que está aqui representa o PT…

Bahia: A bandeira vermelha representa o PT?

Davi: Pergunta pras pessoas aqui pra você ver se elas acham que não.

Mariana: As pessoas não admitem a participação de partidos, porque, na cabeça da maioria das pessoas que estão aqui, essa é uma luta do povo. Infelizmente, os partidos políticos não fizeram nada até agora. Por isso a revolta. Não vou dizer que não fizeram nada, mas muita coisa deixaram de fazer. A maioria das pessoas não são pacíficas. É um momento que a gente está passando, e não admitimos a participação de política. É o povo.

Bahia: Mas isso aqui é política. Tudo é política.

Mariana: Dos partidos políticos, digo.

Bahia: Gente… O PSTU, partido que queimaram a bandeira aqui, teve 12 mortos por lutar contra fazendeiros que matavam índio. Teve 15 presos no Rio de Janeiro por lutar pelo passe livre. Por que você fala que eles não estão fazendo nada?

Mariana: Mas a grande maioria não faz nada.

Bahia: Pode ser, mas, desculpa, a grande maioria não somos nós. Se eu perguntar pra maioria das pessoas aqui, talvez a maioria seja contra o casamento gay. Por isso eu vou ser a favor deles? Nosso dever não é estar sempre com a maioria. A maioria, em vários momentos da história, defendeu barbaridades. Democracia não é só pra você, é pra ele também. O cara tem direito de estar com a bandeira dele. Vocês podem discordar da bandeira vermelha, mas jogaram coisas pegando fogo neles. E vocês incitaram. As pessoas gritavam “Fora partido”. Não achem que a única violência é bater. Quando vocês começaram a gritar em círculo “Fora partido”, vocês incitaram a pessoa que jogou fogo neles. Vocês agiram, infelizmente, igualzinho à Tropa de Choque que tentou calar a minha boca uma semana atrás. E uma semana atrás não tinha 200 mil na rua. Tinha 5 mil apanhando. E eles estavam no meio desses 5 mil. Eles estão no meio há anos, apanhando. Há anos eles se fodem, há anos! Daí, pela primeira vez que o povo vai pra rua, depois desses caras terem lutado tanto, vocês viram pra eles e queimam o símbolo em que eles acreditam. Cara, tô quase chorando. É muito triste. Não tem como vocês, que fazem isso, depois exigir que a polícia não bata nas pessoas. Vocês bateram em gente que luta. Pelo amor de deus, é bestial. É assustador. Eu não concordo com um monte de cartazes que estão aqui, não concordo. Mas eu não derrubei nenhuma bandeira. Eu não derrubei o PEC 37…

Davi: Você não viu bandeira, cara, você viu cartazes, é diferente.

Bahia: O símbolo de um partido representa um programa. É um direito deles, camarada.

Davi Não acho que eles têm direito porque, sabendo que iriam encontrar resistência muito grande aqui, eles poderiam ter evitado o conflito. Eu tô aqui e não tô levantando bandeira nenhuma.

Bahia: Tudo bem, é um direito seu, é sua escolha. Há dois sentimentos em relação aos partidos. Um deles é bastante compreensível: muita gente acreditou nos partidos e viu alguns deles, como o PT, virarem a mesma coisa que o PSDB. Daí o sentimento é justo.

Davi: E quem garante pra esse mar de gente… O que tá na mídia é que foi chamada a militância vermelha para se juntar à manifestação pra defender o governo da Dilma Rousseff. Cara, isso aqui não tem partido. Se é democrático e a galera tá pedindo, abaixa, respeita.

Bahia: Cara, não é democrático exigir que as pessoas abaixem suas bandeiras. Não é que eles estavam, por exemplo, pedindo morte aos gays. Se fosse, você teria direito de pedir que abaixassem.

Davi: Mas a partir do momento em que você tem a massa pedindo…

Bahia: Um dia, nos anos 1960, a massa pediu pra matar gays. Cuidado com o que a massa pede.

Davi: Mas agora é um protesto diferente. A gente tá pedindo pra matar alguém?

Bahia: Eu não acho diferente. Jogando coisas pegando fogo nas pessoas? Deixa eu falar uma coisa: enquanto vocês gritavam contra os partidos, sabe quem batia neles lá atrás? Skinheads. Você não acha nenhuma coincidência? As pessoas foram tão solidárias com o pessoal dos partidos contra os skinheads… Elas sabiam que tinha gente apanhando lá atrás e não fizeram nada, nem deixaram com que saíssem andando para escapar.

Davi: Mas, se eles estavam apanhando, por que não abaixaram as bandeiras?

Repórter: Cara, vou tentar explicar o que o Bahia está tentando dizer: se você levanta um cartaz com uma mensagem em que você acredita, por exemplo, a PEC 37, daí vem um grupo de pessoas e exige que você abaixe o cartaz, e rasga o cartaz. Você não acha violento?

Davi: Acho violento sim.

Repórter: Pois foi exatamente isso que aconteceu aqui.

Davi: É violento, é violento. Eu concordo com ele que é violento.

Recomendados para você

Comentários

  1. Mauro Postado em 26/Jun/2013 às 11:31

    Irracionalidade foi um elogio, não tenho adjetivos para uma "mentalidade" destas da maioria, que vai para as ruas sem saber nem o que esta fazendo lá, sempre estive nas ruas em protestos quando os mesmos não chegavam a 200 pessoas nas ruas, mas tinha-mos um foco, uma reivindicação específica em primeiro plano, no meio destes perdidos estão se infiltrando fundamentalistas religiosos, nacionalistas de araque, direita radical e milicos saudosistas, acabarão como sempre, massa de manobra!

  2. pocoyo Postado em 26/Jun/2013 às 11:32

    http://www.youtube.com/watch?v=uiv3VT13AcQ

  3. Barillo Postado em 27/Jun/2013 às 00:07

    Nossa,meus heróis... Um cara que nem tem ideologia foi confundido por um outro zé povinho e agora vocês sabem tudo sobre a Direita.... Ganharam. Admito,vocês ganharam,rs... Podem ficar com esse País só para vocês,SQN. Vocês é que foram canalhas tentando se apropriar da manifestação,o mesmo que fez o PT no passado(e até a pouco tempo atrás),. Eu vídeos do próprio Marcelo Freixo,em que ele não aconselhava fazer isso por questões morais. Aposto que se tivessem sucesso,o PSOL e PSTU(esse eu não sei, é um partido fraco até pros de esquerda)se dariam muito bem nas eleições do ano que vem,seguindo os passos do PT. Só que o povo viu isso,o povo viu os oportunistas de esquerda querendo repetir a história petista e depois viu o próprio PT querendo uma fatia do bolo também. O povo percebeu e disse não as siglas,a todas elas. Agora vocês choram horrores porque não conseguiram ser os protagonistas de um ato de milhões de brasileiros que ESCOLHERAM NÃO TER PARTIDO,E NÃO SEGUIR SUA IDEOLOGIA. E eu fico muito orgulhoso disso. Tenha certeza de que a Direita não se beneficiará disso,o PSDB e outros também estão queimado pelo povo. Mas também tenha a certeza de que esse povo está puro,está mais patriota e que não quer mais ver gente como vocês no poder. Já basta os que tem hoje,acabando com o País...

  4. Barillo Postado em 27/Jun/2013 às 00:11

    "Irracionalidade foi um elogio, não tenho adjetivos para uma “mentalidade” destas da maioria, que vai para as ruas sem saber nem o que esta fazendo lá, sempre estive nas ruas em protestos quando os mesmos não chegavam a 200 pessoas nas ruas, mas tinha-mos um foco, uma reivindicação específica em primeiro plano, no meio destes perdidos estão se infiltrando fundamentalistas religiosos, nacionalistas de araque, direita radical e milicos saudosistas, acabarão como sempre, massa de manobra!" Estes perdidos derrubaram a PEC 37... Nunca vi massas de manobras melhores que esquerdistas(adolescentes revoltados),integrantes do MPL já até disseram que vão se candidatar nas eleições do ano que vem(pelo PT ainda por cima),provando minhas teorias sobre eles. Oque derrubou as tarifas e oque moveu multidões as ruas não foi o MPL,foram as rede sociais e foi o povo patriota o grande vitorioso nessa luta.

  5. Carlson Postado em 05/Jul/2013 às 01:40

    Concordo com o ponto do Bahia.´ Os partidos de esquerda podem sim estar se aproveitando, mas as pessoas que estavam lá são cidadãs como qualquer outra, se elas queriam ir com a bandeira dos, ninguém tinha o direito de proibir isso, da mesma forma que a rua é publica, a manifestação foi publica, é violência impedir qualquer um de participar, independente o que ela estivesse carregando, como ela estivesse vestida ou em que ela acredita. Eu participei de algumas e vi diversos cartazes com frases toscas sem nenhum proposito, muita gente com cartazes só para se aparecer com uma frase engraçadinha e nem por isso ninguém mandou elas abaixarem o cartaz. A bandeira pode representar algo e você não é obrigado a aceitar aquilo, mas ninguém forçou você a carregar aquela bandeira, cada um representa o que acredita. Democracia é isso, cada um tem o direito de se expressar da forma que preferir e seja maioria ou minoria, ninguém tem o direito de impedir outra pessoa de se expressar, qualquer um que impeça isso é um completo hipócrita por agir da mesma forma que o governo e a grande mídia.

  6. Marcos Postado em 12/Aug/2013 às 17:23

    O Brasil só possui partidos de esquerda, ou seja qualquer cidadão consciente deveria ser contra essa merda toda.