Luis Soares
Colunista
Política 25/Jun/2013 às 20:34
12
Comentários

A entrevista coletiva de Joaquim Barbosa

Joaquim Barbosa diz em entrevista o que a mídia não queria ouvir. O ministro se mostrou favorável a mudanças por meio de plebiscitos e rechaçou com veemência qualquer possibilidade de ser candidato a presidente da república

joaquim barbosa dilma reforma política

Em entrevista coletiva realizada hoje, Joaquim Barbosa disse concordar com Dilma sobre proposta de consulta popular para aprecio de emenda constitucional (Foto: ABr)

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, disse em entrevista coletiva no final da tarde, em Brasília, que também é a favor de uma consulta popular para apreciar uma emenda constitucional com uma reforma política. “A vontade dela coincide com a minha”, afirmou Barbosa, referindo-se à presidente Dilma Rousseff, com quem esteve à tarde, antes de falar aos jornalistas. “Temos de ter consciência de que precisamos incluir o povo nas decisões”, completou.

Joaquim Barbosa disse que foi convidado pela presidente ontem à tarde para ir ao Palácio do Planalto nesta terça-feira. “Fui levar a ela a minha posição”, afirmou. Ele evitou, diante dos jornalistas, na sede do Conselho Nacional de Justiça, usar a palavra plebiscito, mas procurou interpretar as palavras de ontem de Dilma. “Ela pode reunir suas propostas numa emenda constitucional”, disse.

Leia também

Um dos pontos mais importantes da entrevista de Barbosa foi sua negativa enfática que uma eventual candidatura à presidência da República. Pesquisa Datafolha realizada na última semana apontou o ministro do STF como o favorito entre os manifestantes. “Ali (nas manifestações) não estavam representados todos os estratos da sociedade. Eu mitigaria muito aquele resultado. Eu não tenho nenhuma vontade de me candidatar a presidência da república”.”, disse ele.

Sobre as mudanças por meio de plebiscitos, ele se mostrou favorável. “Ora, o povo brasileiro está tão acostumado sobre esses assuntos que respondeu a isso outras vezes. Todas as mudanças importantes na história do Brasil – a independência, a República – foram decisões de cúpula. É preciso envolver e o povo”, disse ele.

O presidente do STF não demonstrou receio de que a convocação de um plebiscito para aprovar a reforma política venha a ameaçar a democracia brasileira. “A democracia brasileira está madura, mas é preciso tomar agora as decisões certas”, asseverou. “Eu vivi nas grandes democracias do mundo, tenho consciência formada não apenas com o que acontece aqui”.

com Brasil 247

Posts relacionados

Comentários

  1. FERNANDA Postado em 25/Jun/2013 às 20:47

    ATÉ QUE ENFIM, JOAQUIM!!!!

  2. PATRICIA ROCHA Postado em 25/Jun/2013 às 20:48

    Ele é o CARA

  3. mauro Postado em 25/Jun/2013 às 21:19

    CHUUUUPA REAÇADA! KKKKKK

  4. L.R. Postado em 25/Jun/2013 às 21:22

    Nossa, tô sentindo alguma coisa queimar... tem cheiro de... Globo! Mwahahahahahahhahaahha

  5. Paulo Gomes - Austrália Postado em 25/Jun/2013 às 21:45

    Parabens!!! Estamos com você!!!

  6. Rodrigo Postado em 25/Jun/2013 às 21:54

    "Chupa"? Rapaz, que nível de discussão e argumentação, o de alguns... Mas o engraçado é ver o iô-iô: "demonizo - elogio; demonizo de novo - não, agora é legal; vixe, horadukapeta - gente fina"; brasileiro tem memória curta!

  7. NATALIA Postado em 25/Jun/2013 às 22:12

    QUE BOM QUE ELE NÃO PRETENDE SE ELEGER ... POIS SE DEPENDER DO MEU VOTO CONTINUA JUÍZ

  8. PITA BRAGA CÔRTES Postado em 25/Jun/2013 às 23:05

    NÃO É Questão de QUERER ser candidato ou não. JOAQUIM BARBOSA NEGÃO BRASILEIRO vai ser CONVOCADO pelo POVO. E não fugirá a LUTA e ao DESAFIO.

  9. Ocimar Postado em 26/Jun/2013 às 09:17

    Daqui a pouco ele vai vira demonio tambem, é so esperar e veras o que os que endeusaram ele vai fazer ainda bem que ele tem esperiencia e ja sabe dos interesses daqueles que o colocou no pedestal, O Batima o menino pobre que mudou o Brasil podera estar sendo alvo daqui para frente dessa correntes facistas da imprença golpista no Brasil.

  10. John Postado em 26/Jun/2013 às 14:04

    O cara disse "CHUUUUPA REAÇADA"... Queria muito poder dizer "vai tomar no teu cu COMUNA filho da puta", mas provavelmente ele deve ser petista... e de comuna, os petista só têm a camiseta do Che. PORCOS...

  11. adaogodoi Postado em 09/Aug/2013 às 12:46

    quem quer denunciar não pode ter tropeços anteriores, pois pode vir contra você , minha parte já esta feita.

O e-mail não será publicado.