Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Europa 06/Jun/2013 às 23:58
9
Comentários

Uma cidade sem calçadas e semáforos

Cidade de Poynton quebra paradigmas ao remover sinalização e confiar o tráfego às pessoas. Confira o resultado nos vídeos abaixo

cidade sem calçadas semáforos poynton

Uma cidade sem calçadas e semáforos. É possível? Poynton dá o primeiro passo.

Trendtech

Já imaginou uma cidade sem calçadas ou semáforos? A primeira coisa que vem à mente é “caos”, mas foi o que a cidade de Poynton (Inglaterra) fez, apostando no efeito contrário: segundo o vídeo, tirar o controle de tráfego da sinalização e confiá-lo às pessoas faz com que elas prestem mais atenção e se respeitem mais.

Leia também

O resultado é que os motoristas dirigem mais devagar e os pedestres encontram menos obstáculos, o que é especialmente útil para deficientes visuais, físicos e ciclistas. A sinalização dos espaços por onde transitar é feita no chão, usando diferentes tons e texturas. Confira, que interessante:

Recomendados para você

Comentários

  1. Luís Fernando Lemos Fernandes Postado em 07/Jun/2013 às 00:05

    Isso só funciona em país com alto grau de educação e civilização.

  2. amarcanth Postado em 07/Jun/2013 às 00:12

    Isso não é difícil quando se tem uma cidade com poucos carros e com uma população educada.

  3. Henrique Arreguy Hachmann D'Agostini Postado em 07/Jun/2013 às 01:25

    Acima de tudo, não só a educação e noção de cidadania, mas com a aplicação de políticas públicas e ocupação do espaço correta, percebam que não existe arranha céus ou areas de excessiva densidade demografica... as cidades do Brasil são quase todas construiadas sobre morros, não tiverem a coragem de terraplanarem grandes areas para serem corretamente ocupadas, em SP por exemplo, senão fossem os viadutos, prédios e buracos que naturalmente brotam por ai não haveria a menor condição de locomoção... em SP cada habitante atualmente tem direito a apenas 76 centimetros quadrados, dado o espaço fisico dividido a quantidade de habitantes... realmente somos um povo pobre...

  4. João da Silva Postado em 07/Jun/2013 às 04:21

    "Isso só funciona em país com alto grau de educação e civilização." Olha, mor3ei na Inglaterra e sei que a coisa não é assim. Não tem a ver com civilidade das pessoas, tem a ver com medo. A Inglaterra é um país onde as leis são o que dizem ser literalmente - e são aplicadas. Sua aplicação redunda em penas - que são aplicada imediatamente, não demoram uma década (se vc tem um bom addvogado) pra semrem aplicadas. É só isso.

  5. Thiago Teixeira Postado em 07/Jun/2013 às 07:31

    Quando se posta uma notícia dessas a primeira reflexão seria: "Nossa ... que pais civilizado, se fosse no Brasil seria um caos ... nosso país é um lixo ... Europa que é bom ... primeiro mundo é outra coisa ..." No Brasil funcionaria sim nas pequenas cidades. O problema são alguns acéfalos das capitais, com complexo de superioridade e acha que não precisa respeitar ninguém ao chegar nas cidades do interior.

  6. Pedro Gontijo Postado em 07/Jun/2013 às 11:51

    Então quer dizer que o Henrique Arreguy Hachmann D'Agostini pensa que para as cidades serem boas tem de-se fazer terraplanagem? Ele quer que se faça terraplanagem nas cidades então, ou seja, ele usa o sentido literal do termo, realmente quer que as terras tornem-se planas e que se cortem os morros, isto é fácil demais né, baratinho, rapidinho. Talvez ele não saiba, todo loteamento, antes de vir a ser construído e habitado, é submetido a uma terraplanagem, pois caso contrário as ruas seriam todas desniveladas e sem retidão. Se as boas cidades devem possuir este aparato, o que ele me diz de San Francisco, nos EUA, por exemplo? Como se aplicar esta lógica num país que é puro morro amigão? E é claro que numa cidade de 16.000 habitantes não haverá arranha céus. Temos direito a 76 cm² por habitante em SP? me mostre em qual código está este direito, pois que eu saiba o direito que temos é de ir e vir, e se o cara tiver grana ele compra até um quarteirão se quiser, e ali ninguém vai ficar dividindo seus míseros 76 cm² com ele.

  7. Tassia Postado em 07/Jun/2013 às 21:02

    Respeito ao próximo e convivência em sociedade

  8. marco Postado em 08/Jun/2013 às 00:42

    Henrique Arreguy Hachmann D'Agostini - esse cara ou é ignorante ou é mal intencionado. Preguiça de fazer terraplanagem?? Sério?? Pense de novo. Vc realmente acha que fizeram terraplanagem pra implantar as cidades, ou apenas ficaram com preguiça de encarar morro todo dia (compreensível) e fizeram cidades nas várzeas dos rios, estes sim planos??? Pro seu governo, São Paulo seguiu a mesma lógica, só que cresceu pras bordas da planície de inundação, morro acima. Antes de vomitar complexo de inferioridade e falta de bom senso, pare pra pensar um pouco, ou então faça pesquisa no wikipedia.