Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Revista Veja 11/May/2013 às 16:10
35
Comentários

Revista Veja teme médicos cubanos no Brasil: "espiões comunistas"

Revista Veja usa linguagem do tempo da Guerra Fria para condenar a vinda de profissionais da área de saúde de Cuba para o Brasil. Segundo a semanal da Abril, por trás dos jalecos estariam espiões comunistas disfarçados de agentes de saúde

médicos cubanos

A paranoia da revista Veja com a vinda de médicos cubanos ao Brasil: “importação de espiões comunistas”

Voltamos à Guerra Fria. Pelo menos, é o que se depreende do tom adotado pela revista Veja, ao comentar a possível vinda de médicos cubanos para o Brasil. No índice, a revista já diz a que veio, com a seguinte chamada: “Por que a importação de médicos cubanos vai inundar o Brasil com espiões comunistas”.

Internamente, o texto da repórter Nathalia Watkins não fica devendo. “Deixar o Partido dos Trabalhadores comandar a política externa dá nisso”, avisa ela, na primeira linha. A jornalista afirma que o governo brasileiro se vê obrigado a colocar os interesses nacionais em segundo plano e a ceder aos desejos dos “aloprados” do partido.

O motivo da celeuma é a importação de 6 mil médicos cubanos, que atenderão a população brasileira em regiões distantes, num acordo anunciado pelos chanceleres Antonio Patriota e Bruno Rodríguez.

Segundo a reportagem, o acordo colocará em risco a saúde dos pacientes, uma vez que Cuba teria um dos piores sistemas de saúde do mundo – o que é desmentido pelas estatísticas de mortalidade infantil e expectativa de vida.

Leia também

Mas o mais engraçado é a denúncia de que, por trás dos jalecos, estariam espiões comunistas disfarçados de agentes de saúde. Segundo Veja, para cada cinco médicos exportados, vai junto um espião do regime castrista. Portanto, se virão seis mil médicos ao Brasil, serão também 1,2 mil espiões da polícia secreta cubana.

Brasil 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Leandro Coelho Postado em 11/May/2013 às 16:23

    Isso demonstra o QI dos leitores da Veja. É inacreditável que uma matéria dessas seja publicada nos dias de hoje. A Veja poderia usar qualquer argumento contra, mas dizer que Cuba envia espiões para o Brasil?? Pela madrugada! Só prova o quanto os "colunistas" da Veja subestimam a inteligência de seus leitores, pois só uma pessoa com idade mental de 3 anos de idade acreditaria numa baboseira anacrônica e sem sentido como essa...

  2. Marcos Postado em 11/May/2013 às 16:30

    Só faltou dizer que os médicos são agentes da KGB

  3. Leandro Coelho Postado em 11/May/2013 às 17:49

    Não se engane Marcos: os leitores da Veja são tão imbecis. que se isso for divulgado quase todos acreditarão! Ou então, que são soldados vestidos de médicos para implantarem o comunismo no Brasil...Tenho visto um enorme número de idiotas alienados espalhando a ideia de que o PT está implantando uma ditadura comunista no Brasil, e até clamam por uma resposta dos militares, dizendo que um novo golpe como o de 1964 seria necessário. É meu caro, o exército de alienados e imbecis que foram e continuam sendo educados pela televisão e demais meios de desinformação em massa continua crescendo...

  4. Thiago Teixeira Postado em 11/May/2013 às 18:38

    VEJA? Pelo amor de Deus gente, não vamos perder tempo com essa semanário de acéfalos escrito pela escória do jornalismo reacionário mimado e rancoroso que perdeu a eleição para um pau de arara de Garanhuns-PE.

  5. Lee Postado em 11/May/2013 às 18:52

    A Veja fala o que mandam falar os capitalistas e os reacionários. Fato é que a contribuição cubana na medicina brasileira só vem ajudar àqueles que são afetados pela inépcia do sistema público de saúde brasileiro, providencial para as grandes empresas que transformam o direito à saúde em mercadoria para aqueles que pagarem mais. Que venham os médicos cubanos, para ensinarem o SUS a como realmente tratar da população. Ensinem-nos com sua reduzida taxa de mortalidade e sua expectativa de vida!

  6. MOISES Postado em 11/May/2013 às 19:19

    A Revista Veja como revista que se opõe ao governo não me surpreende com a reportagem. Todavia, não concordo com a vinda de médicos cubanos. Nesse sentido, concordo com o pronunciamento do CRM do RS: http://www.crmmg.org.br/interna.php?n1=13&n2=28&n3=200&pagina=201&noticia=4090 O governo do PT está 10 anos no poder e eu pergunto: o que eles fizeram para melhora a situação da saúde e da educação? Agora, vem importar médicos cubanos para melhorar a situação? Tá de brincadeira!!

  7. Thiago Teixeira Postado em 11/May/2013 às 19:30

    p/ Lee E tem mais, os médicos brasileiros são aliciados por clinicas e hospitais particulares que pagam salários altíssimos. Falta médico nos hospitais público não porque os governates são "maus", e sim porque não completam as vagas. O que um médico (a) recém formado (a) vai optar? Ganhar R$ 3.800,00 meio período (que nuca acontece isso pois como profissionais e comprometidos com o posto ou hostipal, acabam estendendo um pouco mais e com condições precária de trabalho) ou ganhar R$ 10.000,00 cuidando de gente rica e cheirosa além de trabalhar menos e com recursos?

  8. Carlos Postado em 11/May/2013 às 20:30

    Cara, na boa, para mandar espiões para cá não tem o porque de disfarçá-los de médicos. O Brasil tá aberto para ser espionado. E o que eles quereriam coletara aqui? É uma alienação descarada, muita falta de vergonha desta revista. Poderia dizer que é bom ler sobre várias opiniões, mas a Veja é ridícula.

  9. elainne de savian Postado em 11/May/2013 às 20:39

    A maioria dos médicos brasileiros são comerciantes da saúde qto mais doença melhor, é mais dinheiro mais acordos com os laboratórios de medicamentos, medicina preventiva nem pensar...a vinda de médicos cubanos está causando um temor de que a população se conscientise de que existe a prevenção de doenças e que é possível.

  10. Marcos Postado em 11/May/2013 às 22:03

    O que não faz sentido é uma certa blogueira ser financiada pela CIA ou um atentado que amputou varias pessoas ser planejado pelo governo americano. Sair de Cuba qualquer um quer.

  11. NOEMI BLANCO Postado em 11/May/2013 às 22:37

    AQUÍ EN VENEZUELA LOS MÉDICOS CUBANOS ES LO MEJOR QUE NOS HA PODIDO PASAR, TIENEN ÉTICA PROFESIONAL Y YO ME ENTREGO EN SUS MANOS CON LA MEJOR DE LAS CONFIANZAS!!!NO SON ESPÍAS !!!SON DADORES DE SALUD!!!

  12. Rogério Postado em 11/May/2013 às 23:19

    Na verdade esses médicos cubanos são agentes nazistas. Os nazistas se esconderam na lua por 70 anos e planejaram o domínio da Terra. Eles virão da lua para nosso planeta em discos voadores, pousarão em plantações de maconha e ajudarão a reeleição de uma presidenta que se veste de vermelho.

  13. Leandro Coelho Postado em 11/May/2013 às 23:52

    Rogério, Depois eles dirão que Aécio Neves tem um anel verde, encontrado numa espaçonave caída em Varginha, e que lhe dará poderes para destruir os extraterrestres nazistas e seus comparsas "PTtralhas"...rs.

  14. Altair Ahad Postado em 12/May/2013 às 02:14

    esses caras dessa revista mediocre são retardados mentais ou coisa parecida... só pode!

  15. MOISES Postado em 12/May/2013 às 02:46

    Compartilho aqui duas postagens do painel do Leitor - FOLHA DE SÃO PAULO - sobre o assunto http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/108489-painel-do-leitor.shtml O que mais me deixa assustado é que no ano passado, dos 185 médicos formados em Cuba que prestaram exames no Brasil, só 20 foram aprovados. Médicos cubanos A Academia de Medicina de São Paulo vem a público revelar sua posição totalmente contrária à medida que permite que 6.000 médicos cubanos possam exercer a profissão no Brasil. Os médicos cubanos não preenchem o estabelecido pela legislação do próprio governo, que exige a comprovação de competência do médico diplomado no exterior por meio de exames comprobatórios. Além disso, dificilmente médicos estrangeiros podem oferecer uma atenção de boa qualidade, pois não possuem o conhecimento básico da língua portuguesa, da cultura brasileira e da epidemiologia sobre doenças endêmicas e epidêmicas, condições sem as quais não se pode exercer a atividade médica no Brasil. Affonso Renato Meira, presidente da Academia de Medicina de São Paulo (São Paulo, SP) No ano passado, dos 185 médicos formados em Cuba que prestaram exames no Brasil, só 20 foram aprovados. Mesmo assim, o governo está empenhado em trazer ao Brasil 6.000 médicos cubanos. Não procede a alegação de que no Brasil há carência de médicos: a quantidade de médicos no país é superior ao índice da Organização Mundial de Saúde. Falta é uma política pública de alocação de médicos em pequenos municípios, mediante a oferta de atrativos adequados: remuneração, carreira, perspectiva de transferência após determinado tempo e atualização técnica. Cid Lopes (Brasília, DF)

  16. Celio Eduardo Ehrat Mendes (201303760) Postado em 12/May/2013 às 12:23

    que seja então! revolução na saúde ainda que tardia! resta discutir bem os termos desse acordo. vai haver recursos materiais para esta interiorização? e os imprescindíveis recursos humanos? afinal um médico sózinho não faz verão... sem xenofobias e paranóias, mas com clareza e atenção para os detalhes!

  17. Professor Kico CEBRAPAZ-PR Postado em 12/May/2013 às 21:11

    Nada de novo na Revista VEJA, continua como uma das vozes da burguesia. Aproveito para convidar [email protected] para a XXI Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba em Foz do Iguaçu. http://www.convencaonacionalcubabrasil.org/p/inscricoes.html

  18. Alexander Postado em 13/May/2013 às 01:04

    Que tragam 50000 médicos, 6000 ainda é pouco. A realidade é que a maioria dos médicos brasileiros querem as grandes metrópoles. Aqui na cidade onde moro a todo o momento tem concurso pra área médica e não conseguem preencher as vagas. Tem muito médico brasileiro por aí que leva uma vida de regalias e é cheio de "quero e não quero" enquanto há excelentes médicos de Cuba esperando essa oportunidade e com vontade de trabalhar.

  19. Anelise (pré-vestibulanda) Postado em 13/May/2013 às 10:36

    A medicina cubana, diferentemente do Brasil é preventiva, com a vinda dos médicos para cá é necessário, também, reformar o sistema social do país dando mais valor ao profissional da assistência social, em parceria, essas duas áreas são capazes de transformar a saúde no país, o que é de imediato, a quebra da estrutura comercial da saúde, desse modo, a médio prazo, com a desvalorização do trabalho de cura e dos preços exorbitantes das consultas para tratamento, mais médicos brasileiros estarão disponíveis para a rede pública de hospitais. É uma reação em cadeia e foi iniciada. Ao contrário do que se imagina, muitos de nossos médicos também não estão aptos para o atendimento. Além disso, os que estão sendo importados são destinados ao interior do Brasil, é melhor tê-los do que não ter nenhum médico onde se precisa.

  20. Bruno Postado em 13/May/2013 às 15:46

    "Espiões Comunistas" Ok, logo mais chegam os Iluminatis, aliens e a maçonaria

  21. kanella Postado em 13/May/2013 às 16:24

    Veja, impossível de ler

  22. Marcus Postado em 13/May/2013 às 18:58

    Precisei procurar essa chamada no google, por mais que tenha asco a essa revista de quinta, não imaginei que poderiam ser tão palhaços a esse ponto. Onde eles arranjam esses colunistas? Em páginas "anti-corrupção" do facebook?

  23. gustavo Postado em 14/May/2013 às 12:42

    To vendo gente aqui tomando dores de medico. Coitadinhos dos médicos. Médicos atendem por convênio de 20 a 30 consultas por dia. A maioria não chega a 10 minutos. Recebem dos convênios de 35,00 a 60,00. Mais 04 ou 05 por dia como particular (de 250,00 a 500,00). Fora as cirurgias e outros procedimentos onde se cobra uma fortuna. Vai bater na porta de um médico ou dentista morrendo de dor. Se for via SUS, sem chance, se for via plano de saúde, a próxima consulta só daqui a 06 meses. Se for particular, conseguem vaga no dia e na hora. Lembram há uns 03 anos quando houve um surto de dengue no Rio e o governo convocando voluntários da área de saúde para ajudar, e apareceram milhares. Por outro lado, os médicos estavam sendo remunerado a R$500,00 por dia. VIVA A CONCORRENCIA. SAUDE É COISA SÉRIA. Nao podemos ficar refem de medico particular (que é para gente rica). HA MUITA GENTE BOA EM CUBA, E COM CERTEZA AS CONSULTAS NAO SERÃO APENAS DE 10 MINUTOS.MUITOS MEDICOS FAZEM O QUE FARMACEUTICO FAZ (LIMITA A DAR RECEITA).

  24. Luiz Postado em 14/May/2013 às 16:44

    Acredito que a teoria do Rogério procede... Nazistas, lua, disco voadores e etc... :-)

  25. Vera Goulart Postado em 14/May/2013 às 20:45

    Incrível como essa revista "refista" (que faz refém no dicionário da Vera Goulart). conseguiu fazer-se de refém, usando sua própria mente retróoogada, como arma infalível.... tadinha, digna de pena essa perversa "refista". Vou ajudá-la: - Alô Veja, se liga, estamos no ano de 2013!!!!!!!

  26. frei fernancio Postado em 20/May/2013 às 19:07

    Sentimos muito por esta revista veja, ela é contra tudo que possa ser para o bem dos pobres, ela é uma revista ideológica da elite, ate quando, vamos assistir esta revista destruir a capacidade de sonhar uma saúde digna para o povo, entre outros fatores que os médicos cubanos podem trazer para o Brasil, a revolução no tratamento preventivo da saúde!

  27. Oscar Postado em 24/May/2013 às 19:03

    Leandro Coelho, os seus comentários são ótimos, parabéns! A coisa é séria mesmo e muita gente não percebe como a "óia" e a rede bobo de televisão fazem a cabeça das pessoas! Você entra em qualquer restaurantezinho, lanchonete, casa lotérica, consultório médico ou odontológico, existe sempre um aparelho de TV ligado na rede bobo e revistas "óia". Muitas, mas muitas pessoas mesmo expressam suas opiniões pelo que elas leram na óia ou viram no jornal nacional e no fantástico! E muitas não leem blogs na internet. Quando falo com eles, me olham como se eu estivesse falando uma outra língua!

  28. ivan Malacas Postado em 28/Jun/2013 às 19:28

    Coisa mais ultrapassada ficar falando de esquerda e direita, burguesia reacionaria e outros jargões que não dizem nada. Alguem por acaso conhece os locais mais distantes deste país? já foi ver os hospitais, os postos de saúde de perto, como funciona no dia a dia? ou apenas conhece a realidade atraves do noticiario, da TV ou de ouvi falar, ouvi dizer. Parece ter mais gente preocupada em defender ou atacar esse ou aquele partido, essa ou aquela revista, do que ter uma preocupação real com os problemas do país.

  29. Ângela Postado em 01/Jul/2013 às 17:50

    Oh, meu senhor... Vão espionar os rincões mais pobres do país... O poço da falta de senso de ridículo dessa revista não tem fundo!

  30. And Postado em 02/Jul/2013 às 22:56

    VEJA que merda escreveram novamente. Lixo de revista tendenciosa e que não tem medo de cair no ridículo. Ou, na melhor das hipóteses, um case de sucesso empresarial que adapta seu 'produto' a pseudo informação ao seu público alvo, garantindo vendas - faturamento e retorno. O consumidor de VEJA, nao quer VER, ele quer outra experiência sensorial, a de ver seu ÓDIO, milagrosamente transmutar em escritos 'escrotos'. Isso lhe trás uma certa 'pax' e lhe devolve a sanidade aplacando o seu ódio pessoal, afinal, há outros que pensam como ele, "ufa, -ele reflete- nao estou louco" e grita anauê!.

  31. ChrisDPF Postado em 09/Jul/2013 às 16:01

    Para aqueles que estão dizendo que somente 20 médicos cubanos, de um total de 185, foram aprovados no exame de revalidação do diploma, coloque a mesma quantidade de formados em medicina no Brasil para fazerem a MESMA prova e, se 10 forem aprovados, vai ser muito. Esse "exame de revalidação do diploma" nada mais é do que um instrumento preconceituoso, covarde e fajuto para enganar a população e dar a ela uma falsa percepção de que a medicina cubana é, de fato, uma coisa tão tacanha quanto afirmam. Melhor ainda, peça para os próprios avaliadores realizarem o exame e vejamos os resultados. Aí, sim, haveria com o que nos preocuparmos.

  32. Müller Postado em 21/Jul/2013 às 09:27

    Não gente, sério, esses sujeitinhos da "revista????" veja e seus sectários, ou seja, grande maioria dos brasileiros que são por essência reacionário, estão psicose maníaca para achar que tudo que faz a mínima aproximação com a esquerda seja um demônio das bíblias e afins deles...hahahahah deviam se tratar dessa enfermidade psiquiátrica deles.....

  33. Müller Postado em 21/Jul/2013 às 09:40

    Essa veja deveria ser interditada, o que ela publica é uma ofensa à soberania brasileira. Cara, sem cessar, a todo momento eles divulgam qualquer texto, frase, palavra, letra, signo defendendo interesses americanos, distorcendo fatos, mentindo, agredindo, denegrindo, difamando tudo e todos, qualquer coisa que não concorde com o que os americanos querem. São traidores da Nação brasileira, e um bando de acéfalos que leem as porcarias da veja não têm capacidade de enxergar isso. PORRA, espiões cubanos de jaleco que vieram dar um golpe comunista????!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk putz velho, putza la miséria!!! hhhhh Enquanto a porra do golpe americano no Brasil eles não falam nada, o domínio econômico do Brasil e a aculturação que já foi feita ninguém fala. SEM CONTAR COM A PORRA DA ESPIONAGEM NORTE-AMERICANA SOBRE TODOS OS BRASILEIROS, ESSES MERDAS DA VEJA E REAÇAS BURROS E ALIENADOS NÃO RECLAMAM...vão se f....!

  34. Caio Postado em 26/Jul/2013 às 13:36

    os cara tem q cara de pau de veicular uma notícias dessas sendo q semana passada descobriram q os EUA espiona todos emails e ligações telefonicas do nosso pais

  35. JOAO Postado em 19/Nov/2013 às 01:10

    REVISTA VEJA ENVERGONHA O JORNALISMO SERIO. UMA REVISTA DEVE SER APARTIDÁRIA E INFORMAR A VERDADE. O QUE MAIS VEJA FEZ FOI MENTIR CONTRA O PT. O PT COMETEU MUITOS ERROS. NÃO HÁ NECESSIDADE DE MENTIR. QUANDO MENTE DEPÕE CONTRA SI PRÓPRIA. NÃO MERECE NOSSA CONFIANÇA.