Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 02/May/2013 às 18:13
266
Comentários

Por que Lobão e Roger se transformaram em dois derrotistas explícitos?

Muita gente se pergunta como é que isso aconteceu. O que faz um roqueiro virar conservador? No caso de ambos, a resposta é simples. Tanto Roger quanto Lobão são parte de um fenômeno muito comum: o sujeito burguês que, na juventude, se transforma em rebelde para contrariar a família

Cynara Menezes, em seu blog

Nem todo direitista é derrotista, mas todo derrotista é direitista. Reparem no capricho do léxico: as duas palavras são quase idênticas. Ambas têm dez letras, soam similares e até rimam. Se você tem dúvida se alguém é de direita observe essas características. Começou a falar mal do Brasil e dos brasileiros, a demonstrar desprezo por tudo daqui, a comparar de forma depreciativa com outros países, é batata. Derrotista/direitista detectado.

Temos hoje no Brasil duas personalidades célebres pelo derrotismo explícito e pelo direitismo não assumido: os roqueiros Lobão e Roger Moreira, do Ultraje a Rigor. Eu ia citar também Leo Jaime, outro direitoso do rock nacional, mas não posso classificá-lo como um derrotista típico –fora isso, no entanto, cabe perfeitamente no figurino que descreverei aqui. Os três são cinquentões: Lobão tem 55, Roger, 56 e Leo, 52.

lobao-roger

Lobão e Roger. A volta do filho (de papai) pródigo ou a revolta do roqueiro burguês? (Foto: Edição – Pragmatismo Politico)

Da geração dos 80, Lobão sempre foi meu favorito. Eu simplesmente amo suas canções. Para mim, Rádio Blá, Vida Bandida, Vida Louca Vida e Decadence Avec Elegance são clássicos. Além de Corações Psicodélicos, em parceria com Bernardo Vilhena e Julio Barroso, ai, ai… Adoro. E não é porque Lobão se transformou em um reacionário que vou deixar de gostar. Sim, Lobão virou um reaça no último. Alguém que voltasse agora de uma viagem longa ao exterior ia ficar de queixo caído: aquele personagem alucinado, torto, jeitão de poeta romântico, que ficou preso um ano por porte de drogas, se identifica hoje com a direita brasileira mais podre.

Não me importa que Lobão critique o PT ou qualquer outro partido. O que me entristece é ele ter se unido ao conservadorismo hidrófobo para perpetrar barbaridades como a frase, dita ano passado, em tom de pilhéria: “Há um excesso de vitimização na cultura brasileira. Essa tendência esquerdista vem da época da ditadura. Hoje, dão indenização a quem seqüestrou embaixadores e crucificam os torturadores, que arrancaram umas unhazinhas”. No twitter (@lobaoeletrico), se diverte esculhambando o país e os brasileiros, sempre nos colocando para baixo. “Antigamente éramos um país pobre e medíocre… terrível. Hoje em dia somos um país rico e medíocre… pior ainda”, escreveu dia desses.

LEIA TAMBÉM: Mano Brown responde Lobão: “Age como uma puta para vender livros”

Os anos não foram mais generosos com Roger Moreira, do Ultraje. O cara que cantava músicas divertidíssimas como Nós Vamos Invadir Sua Praia, Marylou ou Inútil virou um coroa amargo que deplora o Brasil e vive reclamando de absolutamente tudo com a desculpa de ser “contra os corruptos”. É um daqueles manés que vivem com a frase “imagine na Copa” na ponta da língua para criticar o transporte público, por exemplo, sem nem saber o que é pegar um ônibus. Os brasileiros, segundo Roger, são um “povo cego, ignorante, impotente e bunda-mole”. Sofre de um complexo de vira-lata que beira o patológico. Ao ver a apresentação bacana dirigida por Daniela Thomas ao final das Olimpíadas de Londres, tuitou, vaticinando o desastre no Rio em 2014: “Começou o vexame”. Não à toa, sua biografia na rede social (@roxmo) é em inglês.

Muita gente se pergunta como é que isso aconteceu. O que faz um roqueiro virar reaça? No caso de ambos, a resposta é simples. Tanto Roger quanto Lobão são parte de um fenômeno muito comum: o sujeito burguês que, na juventude, se transforma em rebelde para contrariar a família. Mais tarde, com os primeiros cabelos brancos, começa a brotar também a vontade irresistível, inconsciente ou não, de voltar às origens. Aos poucos, o ex-revoltadex vai se metamorfoseando naqueles que criticava quando jovem artista. “Você culpa seus pais por tudo, isso é um absurdo. São crianças como você, é o que você vai ser quando você crescer” –Renato Russo, outro roqueiro dos 80′s, já sabia.

O carioca Lobão, nascido João Luiz Woerdenbag Filho, descendente de holandeses e filhinho mimado da mamãe, estudou a vida toda em colégio de playboy, ele mesmo conta em sua biografia. O paulistano Roger estudou no Liceu Pasteur, na Universidade Mackenzie e nos EUA. Nada mais natural que, à medida que a ira juvenil foi arrefecendo –infelizmente junto com o vigor criativo– o lado burguês, muito mais genuíno, fosse se impondo. Até mesmo por uma estratégia de sobrevivência: se não estivessem causando polêmica com seu direitismo, será que ainda falaríamos de Roger e Lobão? Eu nunca mais ouvi nem sequer uma música nova vinda deles. O Ultraje, inclusive, se rendeu aos imbecis politicamente incorretos e virou a “banda do Jô” do programa de Danilo Gentili.

Enfim, incrível seria se Mano Brown ou Emicida, nascidos na periferia de São Paulo, se tornassem, aos 50, uns reaças de marca maior. Pago para ver. Mas Lobão e Roger? Normal. O bom filho de papai à casa torna. A família deles, agora, deve estar orgulhosíssima.

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 02/May/2013 às 18:22

    Amolem suas foices! Ajuntem pedras! Acendam suas tochas! Está chegando a hora de dilacerar, apedrejar e jogar na fogueira quem contraria nosso pensamento, quem critica nossa ideologia, não importando se de forma construtiva ou não. O tucano vaiava lobão e agora o aplaudirá. O petista seguirá o caminho contrário; basta trocar o rótulo ("tucano" "petista") para que a crítica seja válida a ambos os extremistas. Reaças e revoluças, lembrem-se, antes de tudo, que são cidadãos brasileiros. Que todos, inclusive vocês, podem e devem reclamar, criticar, pois os políticos eleitos, independentemente do partido a que pertençam, necessariamente trabalham com nossos tributos, necessariamente gerem a coisa pública (de onde vêm República - res publica) e provêem serviços essenciais. Tanto se reclama do fundamentalismo religioso e agora temos o fundamentalismo político: ou é de nosso lado da força, ou é contra!

    • João Bosco Postado em 04/Sep/2013 às 14:31

      E é por isso que eu luto por algo que seja mais humano que o sistema de exclusão e individualismo que é o capitalismo com estes governos, nacionalistas, não laicos, e pseudo neutros, posso ser cidadão brasileiro, mas tenho consciência que a moral da nação é aliada ao pensamento conservador burguês tá na hora de superarmos isto, em pleno séc XXI ainda lutamos para garantir necessidades de primeira ordem. Lutamos para acabar com a pré-história de milhões de brasileiros e de pessoas no mundo que estão cerceados do que nos faz humanos. A realidade é contraditória lutar pela bandeira e pelo Brasil é o mesmo que apoiar o modo colonial que os portugueses e militares construíram até hoje e não necessariamente quer dizer que já estamos no caminho correto. Ou estudamos ou morreremos.

      • Guilherme C. Mendonça Postado em 16/Feb/2014 às 17:45

        Ola Joao Bosco. Me responda a uma curiosidade sincera, o que vc de fato faz para acabar com o "sistema de exclusão"? Ou sua luta restringe-se a apenas escrever de uma suposta confortavel cadeira em blogs de internet? Pergunto isso pois vejo muitas pessoas (talvez a maciça maioria) que se dizem contra esse "sistema de exclusão", mas que de fato não fazem muita coisa além de acumular e gastar, e escrever em blogs... att.

      • Densibaldo Postado em 19/Mar/2014 às 13:40

        Por isso que os países desenvolvidos estão caminhando cada vez mais em direção ao centro, e aqui ainda brigamos pela esquerda ou direita.

      • Madness Postado em 19/Nov/2014 às 15:59

        Idiotas Úteis em todas as partes!!!

    • Paulo Postado em 08/Sep/2013 às 23:17

      rodrigo, vc esta correto, porém, o autor do artigo diz explicitamente que não se importa com as críticas ao PT. Ele dá enfase na postura derrotista e de extrema direita de algumas pessoas públicas que usam a mídia p/ se promover qdo levantam o debates de temas polêmicos. Gosto do lobão e do roges como poeta dos anos 80/90 mas ouvindo eles hj eu tenho asco pois é sempre preconceituosa e conservadora. abr

    • Edgar Soares Postado em 05/Dec/2013 às 05:37

      Ridiculas os argumentos justificando as posições atuais de Lobão e Roger.Ou vc pensam que todo brasileiro é otário?

      • Felipe Postado em 15/Nov/2014 às 02:45

        Que lindo, então todo brasileiro que é contra a opinião dele é otário.Quando mete-se a mão na cara de um fdp desse, somos intolerantes, dividimos o Brasil, etc.

    • Marco Guimarães Postado em 11/Mar/2014 às 14:46

      Essa é a questão. A precoce senilidade deles começa a mostrar-se nítida. No entanto, o que é porcaria é porcaria, é o que é coisa boa é coisa boa. Há péssimos funks, porcaria de hip hops (imitação barata dos EUA). A crítica é válida até para melhorar a qualidade das músicas de funk, hip hop, mpb etc. 90% das letras são asneiras puras. Se vc disser que cultura não se discute. Então eu vou pedir para vc viver em alguns países da África e da Ásia e quero ver vc concordar com a mutilação genital de parentes suas. É óbvio que a violência dos jovens brasileiros aumentou exponencialmente, além de sua intensa alienação. Será que a solução é enfiar a porrada nos dois ou expor pontos de vista contrários aos deles. Cada um fala o que quiser numa democracia. Não compre os livros deles, não leiam suas entrevistas e etc.

      • bruno Postado em 17/Jul/2014 às 07:01

        Porcaria de hip hop, pelo visto nunca ouviu 'negro drama- racionais, discurso ou revólver-facção central, miseria- inquerito , salve se quem puder- dexter, entre milhares de outras canções de RAP que nunca serão imitação do hip hop americano!

    • leonel Postado em 21/Apr/2014 às 14:41

      Não entendi, Rodrigo. Quem critica, não pode ser criticado?

    • Guilherme Postado em 16/May/2014 às 14:45

      Sinto te dizer, mas tu é uma bitolada que ta se deixando levar pelo pessimismo, da Direit...opa, desculpa, vamos falar da TV, Radio Jornais, Partidos políticos, porque falar de direita é coisa de fanático!!

    • walter p de sousa Postado em 08/Jun/2014 às 22:35

      Eu vi os comentários a gente persebe que essa gente o que elas querem é espaço na midia por que eles já estão derrotados musicalmente eles não existem. Agora eles procuram se debandar talvez ater contra gosto, para puder talvez apareça como estar acontecendo agora. Por que o pensamento deles tá completamente fora da realidade, comparar o Brasil de ouje como o que era treze anos a atrais ta ficando maluco. Ouje nos estamos num patamar muito elevado noz não devemos mais o fmi nosa agricultura é umas mais forte do mundo descobrimos o pré sal nos jovens pobres e ricos estão nais universidades temos o pronatec temos o ciências sem fronteiras, o desemprego é o mais baixo do mundo, milhões de pessoa conseguiro a casa própria ouje as pessoas tem laser andam de avão. O que esses cara do rok quer só pensando neles o brasileiro é que se exploda, não estar nem um pouco com o bem estar do povo. se entra u ma presidente que vai ser bom para les o resto é que se dane

    • So óio Postado em 29/Jun/2014 às 18:55

      E cola não sei pra que porque democracia nos Estados Unidos só se for pra alguns, como voce explica os guetos americanos, as pessoas que saem atirando nas escolas, as escutas e o desrespeito da privacidade dos outros. O maior terrorista do mundo são eles que posam de guardioes da democracia mas não cuidam do seu quintal. Na verdade, o que os EUnidos querem é exportar o capitalismo selvagem. Qual a moral que eles tempra isso.

      • Hélio Reis Postado em 06/Jan/2015 às 13:07

        Muito bem notado. E essa é uma das razões pq Voltei Dilma de novo, para que continuemos seguindo sem a influencia americana, á qual o sr Aécio iria se tornara mais um fantoche - (em um a reuniao da CFR, um de seus assessors disse que ele ganhando faria como quizesse os EUA). O Brasil é hoje politica e economicamente uma potência regional, e global como membro do BRICS. NAO SOU PTISTA SOU BRASIL! E como tal, sou contra a corrupção de ontem, de hoje, e de sempre.

    • DENIS Postado em 17/Aug/2014 às 20:38

      a ditadura oprime com violência, a democracia dos burgueses oprime com propaganda.nos ensinam que devemos sonhar e nos jogam na cara a nossa "incapacidade" (material, financeira) de sermos como eles! dizer que somos todos iguais é dizer que ninguém deve evoluir mais do que eles e que ponham-se (nós os pobres) no seu lugar!

    • Tamaki Postado em 24/Aug/2014 às 13:54

      Acho q o autor deixou bem claro q não tem nada a ver com opinião e sim com fazer sensacionalismo apocalíptico pra vender livros. Por que uma coisa é criticar,uma crítica de verdade avalia todos os lados antes de se posicionar e está disposta a mudar de opinião,melhorar a própria opinião,etc. Agora,o problema hj em dia é que tem quem esteja de um lado,desesperado pra chamar a atenção vendendo sensacionalismo e de outro tem quem tenha caído na paranóia q pra ser legal e aceito vc precisa ter opinião sobre td não importa quão mal formada,pura paranóia alimentada por propaganda. Acontece q não temos cultura democrática mesmo. E quem realmente ache q política é tipo futebol e não algo do interesse de todos nós,já q se refere a algo q é do povo,como vc mesmo disse,não pode se esperar q elas não virem o tipo de consumidor perfeito pra pessoas como Lobão e cia. Pessoas q vendem opiniões mal feitas e diminuem mto os níveis das discussões políticas nacionais,além de serem pessimistas e não críticos. Isso não cria um clima mto favorável a construção de soluções interessantes. De mais,vc fez furacão em copo d'água por nada,pois parece q vc nem leu o texto.

    • Henrique Postado em 01/Mar/2015 às 16:30

      Perfeito! Pra muita gente só resta abster-se do debate político brasileiro, caso contrário tem que levar com um rótulo qualquer, pelo qual não é representado. É tão evidente o falhanço no discurso panfletário "esquerdista" quanto na cartilha dogmática dessa nova onda pseudo-liberal.Nasceu burguês vai pra forca, nasceu pobre vagabundeia pelas tetas do estado, pqp! ninguém merece essa dicotomia imbecil. Jean Wyllys e Bolsonaro bem que se merecem, Veja e Carta Capital também, mas nós?! Pô, bem que nós merecíamos muito mais do que isso... Aí você diz que não aguenta mais e quer mais é ir embora, vem logo um bando te mandar pra Miami e outro bando te mandar pra Cuba. Socorro!!!

    • maciel Postado em 29/Dec/2015 às 17:35

      nada disso !! nada mesmo. Simplesmente não há nada de interessante nesse seu palavreado

  2. Anon Postado em 02/May/2013 às 18:28

    "Começou a falar mal do Brasil e dos brasileiros, a demonstrar desprezo por tudo daqui, a comparar de forma depreciativa com outros países, é batata. Derrotista/direitista detectado." Devo discordar dessa frase. Qualquer pessoa com bom senso, ao analisar nosso país, perceberá inúmeros problemas tanto na esfera política quanto social, coisas absurdas que realmente deixam você com vontade de cair fora daqui, e é natural que muita gente expresse essa revolta desprezando o país. Não que eu concorde com isso, acho que devemos ser nacionalistas sempre, independente do que aconteça, mas muita gente simplesmente perdeu a fé no Brasil e não podemos culpá-los; eu mesmo tenho esse pensamento, considero que o rumo que o País está tomando é terrível e vai ser muito difícil voltar atrás porque o povo é alienado. E isso não tem absolutamente nada a ver com ser de direita ou de esquerda.

    • fabio Postado em 13/Sep/2013 às 11:57

      Moço,você é um derrotista.

      • João Postado em 17/Apr/2014 às 13:28

        A principal crise, não só do Brasil, mas do mundo, é a crise moral com a falta de pudor, a indiferença, enfim, o egoísmo. Ninguém assume a culpa pela própria incapacidade ou pelos vícios que possui, porque não quer abrir mão deles. A massa gosta de ser massa, prefere assim. As pessoas reclamam de tudo e de todos, mas no fundo é delas mesmas que reclamam. Elas simplesmente projetam-se e não gostam do que vêem, mas paradoxalmente aproveitam-se das ocasiões para darem vazão às suas bestialidades.

    • Charles Postado em 13/Sep/2013 às 16:41

      O brasil é meu,é nosso...melhor aqui do que lá fora...prefiro lutar do que morrer de joelhos,se bem que quem fala mal do brasil,o melhor mesmo é cair fora daqui e quando a coisa pegar lá fora,por favor nem pensem em voltar...LOBÃO agora é filho da puta burguesinho metido a besta,gostaria que esse filho da puta tivesse levado porrada nos porões da ditadura para ele ver o que era bom..e para quem critica meu país,tenha coragem de lutar e mudar ele.

      • pilistrika Postado em 20/Nov/2013 às 20:21

        tive amigos que casaram com descendentes de japoneses pra ir morar no Japão, muitos com o passar dos anos achando que estavam numa boa, quando entrava em contato com familiares, parentes e amigos daqui, criticavam o Brasil, diziam que todos deveriam fazer o mesmo, dar um jeito de ir para o Japão ou qualquer outro país pq seria melhor do que aqui! só que na grande tragédia que o Japão sofrei e logo em seguida a crise pq passou, fez que estes mesmos brasileiros que lá estavam trabalhando re residindo, foram os primeiros a sofrer na pele as consequências da crise do Japão, muitos passaram fome e ñ tinham onde morar e a quem foi que eles recorreram? respondo: recorreram ao governo brasileiro para que ñ morressem à míngua no Japão! ñ estou aqui elogiando o governo do PT, mas há de reconhecer que fizeram tudo o que foi necessário para repatriar os brasileiros que estavam numa pior lá! claro que se isso tivesse acontecido durante o governo do PSDB, com certeza teriam feito a mesma coisa, mas estou falando isso aqui para alertar estes idiotas que falam mal do Brasil, que todo filho quando sai de casar e quebra a cara, sempre retorna pra casa com o rabo entre as pernas e nem lembram mais das asneiras que falaram!!!

      • Djanira Catunda Postado em 11/Feb/2014 às 14:14

        muito bem, Charles, vejo que você é um patriota, já que Lobão e o Roger, estão falando mal do nosso querido Brasil, não morem aqui, vão procurar abrigo em algum lugar da América do Norte, melhor seria no Oriente médio, ou no Continente Africano, iam dar valor a nossa terrinha, lá fora brasileiro é xingado, humilhado, sem falar nas guerras, desastre da natureza, o nosso Brasil, precisa de pessoas com uma boa visão do futuro , (eu não falando em cartomante) tem que ser educador, gostar de um povo simples e dar muita condição de saúde, não oferecer bolsa família , chega de políticos corruptos, como os que estão no poder.

      • Darcy Dettmann Junior Postado em 02/Aug/2014 às 22:38

        O Lobão sempre foi filhinho de papai que gravava disco pago pelo papai dele, nem me surpreende essa mudança de posturá, ele só saiu do armario.

    • Tuti Postado em 27/Sep/2013 às 09:14

      Como você pode achar que devemos ser nacionalistas sempre e entender que alguém perca a fé, e queira "cair fora daqui"? Isso é simplesmente impossível de harmonizar, e sim, tem tudo a ver com ser de direita ou esquerda.

      • Aldrin Postado em 28/Nov/2013 às 13:42

        Aldrin Queiroz A materia e bem legal mesmo , eu nao escreveria tal coisa com tanta propriedade assim , mas nunca devemos esquecer que antes deles pouco se tinha para ouvir e muito para falar , estes caras de certa forma e a seu modo conseguiram dar uma grande visibilidade para o Rock Brasileiro , e uma pena mesmo quase boa parte dos movimentos sociais ainda começassem nas camadas mais elitizadas , ao contrario de hj que começam nas de base , um grande exemplo de democracia que nosso rock tanto lutou e de certa forma venceu a batalha . Porem essas novas geraçoes , com muitas exeçoes mesmo , espero que deixem um legado assim como nossos cinquentoes acima descritos . A respeito do Danilo , que eu particularmente admiro muito , abriu um espaço em uma emissora grande , para se ouvir um pouco de boa musica , boas entrevistas vindas de um cara que cresceu em Sto Andre e no meio do Rock . Ver Vimana com Lobao e varios projetos dos anos 70 com Roger e outros , e tbm nosso querido Mingau que nasceu no Ratos de Porao , 365 e por ironia acho que tbm tocou com o Leo Jaime

    • Silvio Postado em 25/Nov/2013 às 13:11

      Agora é que deveriam ter fé. Se não há fé agora é porque nunca houve, sempre foram colonizados.

    • José Tavares Postado em 04/Dec/2013 às 06:03

      Exemplo: a roubarlheia do metrô de São Paulo feita pelo PóSDB.

    • Fernando Postado em 11/Dec/2013 às 20:27

      O povo ser alienado TEM SIM, MUITO a ver com a direita, quando os militares tomaram o poder mandaram banir a filosofia das escolas... davam tambores para os pobres e violinos para os ricos... Como os ricos são em número MUITO MENOR, hoje somos uma nação batuqueira (instrumentos que não tem dó re mi fá sol lá si) que acha que pandeiro é instrumento musical... No coral da minha igreja tem pandeiro... se o povo é alienado, então é culpa do povo alienado, não dos milicos ??? Vai entender... Chupa essa manga!

    • Ackson Postado em 24/Dec/2013 às 13:00

      E você não é alienado meu caro? É sempre o povo o culpado e nunca o "EU". Você também é povo! Reclamar do próprio país quando ele está ruim é uma atitude interessante, mas não leva a nada. O que estes músicos fizeram (atitude) para mudar alguma coisa no país que eles veem acabado? Ou o que você fez, faz, fará? Ambos voltaram sim a ser direitista e mais, venderam-se pois já não conseguem ser artistas. O Lobão, por exemplo, fala de todo movimento musical brasileiro, nenhum presta, inclusive o próprio rock. No entanto qual música nova nos últimos 10 anos, houve? Reclamar e fazer comparações para denegrir o Brasil em nada ajuda a transformá-lo, só vende revista, jornal, disco... Tem mais, se gostam tanto de outros países e detestam o Brasil, por que não vão embora daqui? Artistas como se consideram e donos da verdade como são, estabeleceriam-se fácil em qualquer país de primeiro mundo. No entanto continuam aqui e vão passar o resto da vida assim, sem produzir mais nada e falando mau dos outros. Precisamos de seres humanos com atitude para mudar nossa realidade e não bravateiros de revista e programa de televisão.

    • Misael Postado em 29/Dec/2013 às 18:24

      Caro, desde o século XIX, ou você é de esquerda ou é de direita, ou então você não sabe o que está dizendo. Esse negócio de centro é estória para boi dormir. Se você ainda não se deu conta, nós vivemos sob a égide do capitalismo. Estude isso, estude Smith e estude Marx. Depois continue estudando o que é nacionalismo, internacionalismo, liberalismo etc. Pior que playboy filhinho de papai de direita é pobre de direita. Não resta outra alternativa a concordar: moço, você é um derrotista.

    • Caruê Gama Cabral Postado em 12/Mar/2014 às 10:01

      Derrotista, o Brasil não é o melhor nem o pior lugar do mundo. A 40 anos metade da população vivia abaixo da linha da pobreza, a 20 anos a inflação era absurda, o salario minimo uma fração do atual. Qualquer um que saiba interpretar um gráfico sabe que a situação esta muito melhor e continua melhorando. Poucos países do mundo tem níveis de desemprego tão baixos. Temos problemas é claro ganhamos em media pouco temos uma divida colossal mas para um ex-colonia de exploração estamos avançando, e somos considerados uma economia emergente.

    • Ronaldo Postado em 15/Apr/2014 às 16:45

      falou e disse, com prazer sou um Derrotista, podem me xingar a vontade, lutei a vida inteira, fui ativo politicamente, participei das Diretas já, da Impechment do Collor, etc e tal, e o que conseguimos???? N A D A ! ! ! ! ! ! O Brasil é um pais condenado a mediocridade, pois aqui 90% do povo pensa somente em levar vantagem, TEMOS O GOVERNO CORRUPTO QUE MERECEMOS! ! ! ! Agora querem condenar quem cansou dessa PALHAÇADA??? Eu mesmo gostaria de ir morar nos EUA ou na Europa só não vou por conta da familia numerosa que fica aqui, mas por mim mesmo já tinha me mandado dessa Banânia.

      • Ludo Final (@LudoFinal) Postado em 17/Apr/2014 às 02:56

        É 'só' isso mesmo? Como que europeus te deem valor, se nem você mesmo se dá? Vá pra lá. Espero que pelo menos você seja confundido com um deles. É o único jeito de dar certo. Detalhe, eles não ficam na vitimização (com exceção do povo Alemão).

      • Eduardo Abreu Postado em 28/Apr/2014 às 20:03

        Se todos os que tem um mínimo de consciência política, como você afirma que tem, sair, ir embora, jogar a toalha, aí sim a coisa vai pro brejo. Agora acusar o governo todo de corrupto é demais, e se tem corruptos tem que alimenta esta pratica fora do governo, ou você acha que as vantagens são pagas pelo governo, (VIDE SP E SEUS TRENS). Amigo desistir nunca é o melhor remédio, talvez recuar, mas desistir nunca.

      • Márcio Silveira Postado em 17/Aug/2014 às 20:50

        Ronaldo, se for por falta de adeus, pode se mandar. tu não farás falta, pode ter certeza. Muitas coisas precisam melhorar, tem muita coisa errada, mas os avanços que tivemos nos 8 anos do Lula e nos 3 e poucos da Dilma, me fazem querer votar nela novamente. E isso, meu caro, desespera os que fuderam esse país ao longo dos anos e que entregaram nossas riquezas de bandeja. PSDB nunca mais!

    • Roberto Vital Anau Postado em 14/Aug/2014 às 19:42

      Você vestiu direitinho a carapuça. Inclusive no refrão repetitivo "não tem nada a ver com esquerda e direita". O pior direitista é o que não se assume.

    • Tamaki Postado em 24/Aug/2014 às 14:06

      Mas o Brasil não é o pior país do mundo. E nem os países com os quais o comparamos são perfeitos como essas pessoas tentam passar. Geralmente elas nem ligam tanto pra política/história do Brasil,mto menos pra estrangeira. E eu falo isso pq eu tava começando a ficar chateada tbm com tantas notícias e meias-informações ruins. Isso pq eu já fui pro exterior,tenho boa educação em colégios 'de playboy' e sei falar inglês,o que me permite até especular na internet o que pessoas de outros países falam sobre si. E a verdade é q as pessoas estão sempre dívidas e insatisfeitas,e q quando junta muito humano,eles começam a agir como massa,meio q de maneira estúpida e imbecil,vc pode ver q países pequenos parecem ser bem mais fáceis de administrar. Mas nenhum lugar tem essa técnica tão estranha de derrotismo por parte das elites como nós... Parece coisa de colônia mesmo.

  3. LDO Postado em 02/May/2013 às 19:07

    Apoio os comentários. Só discordo no seguinte: Nacionalismo não! Humanismo, por favor! Estando do lado direito ou esquerdo, qualquer sujeito que diga algo como "vamo aí torturar a presidente da república?" só pode ser simplesmente idiota. Um sem-noção, dessa vez velhaco e pintado de azul e amarelo.

  4. Carlos Henrique Postado em 02/May/2013 às 19:32

    O rock em geral é um produto burguês. Poucos, ou melhor, raros são Raul Seixas.

    • Anthony Freitas Postado em 04/Sep/2013 às 17:39

      Na verdade, o rock é advindo da periferia estadunidense, unindo negros e brancos em um só estilo musical, influenciado pelo blues, jazz e soul (ritmos onde os negros eram os principais expoentes), e o country e o folk, estilos considerados "para brancos" (já que nos EUA, tudo 'era' dividido para negros e brancos). O rock, surgiu como um divisor de águas, que levaria, nos braços da juventude, uma sociedade mais igualitária. A história se encarregou de, transformar o ritmo em um "troféu da raça branca" (já ouvi pessoas - estúpidas- que pensam assim), mas muito disso, deve-se ao fato da internacionalização do estilo, fazendo ele chegar a todos os continentes e, a partir daí, elitiza-lo através das gravadoras e seu mainstream. Após isso, os negros dos mesmos subúrbios que, ora fundadores do rock and roll, deram início ao que hoje chamamos de funk (não o considerado "carioca", é claro) e o rap.

    • Liv Postado em 08/Sep/2013 às 09:02

      Raul Seixas, burguês americanizado. (não que isso mude o grande artista que era. Pelo contrário, sua infância e adolescência ao redor da vizinhança americana foi parte do que o influenciou)

    • noscid Postado em 11/Sep/2013 às 10:31

      Concordo em número, gênero e grau, e digo mais, os dois em questão sempre foram de última linha, não deixando tanta falta.

    • noscid Postado em 11/Sep/2013 às 10:36

      O país de hoje, apesar de tudo, é muito melhor que o país da ditadura, onde se torturava por ideologia, hoje a maior ditadura é o da mídia que nos empurra os leque, leques garganta abaixo.

    • Lúcio Postado em 29/Sep/2013 às 11:01

      Raul Seixas também foi mais um produto. É tudo show-business. A diferença é que ele VENDIA seus discos e shows para um nicho específico que queria ouvir o que ele falava.

    • Ana Cláudia Postado em 08/Oct/2013 às 10:22

      O Raul era de família de classe média Baiana...

      • CAMILA Postado em 10/Dec/2013 às 20:00

        ROCK NESSE PAÍS (PRESTEM ATENÇÃO) SOMENTE: CASA DAS MAQUINAS, MUTANTES (RITA LEE NÃO) JOELHO DE PORCO, O TERÇO, SOM NOSSO DE CADA DIA, PATRULHA DO ESPAÇO, SECOS E MOLHADOS, TERRENO BALDIO E SOM IMAGINÁRIO. SÓ . O RESTO A GLOBO FEZ VCS ENGOLIREM "GUELA" ABAIXO

    • Rodrigo Postado em 18/Nov/2013 às 00:21

      Nossa, discordo plenamente! Existem várias vertentes do rock, inclusive algumas ligadas diretamente a ideologias de extrema esquerda e outras de extrema direita...

  5. Caio Postado em 02/May/2013 às 19:33

    Ultraje a rigor é uma banda horrivel. Vive só de alguns hits pop de 30 anos atras.

    • Frufru Postado em 15/Feb/2014 às 10:48

      Ultraje é um lixo. Letrinhas medíocres, racistas, misóginas. Hino dos Black Blocs " não vai dar como é que eu vou crescer sem ter com o que me revoltar". Nunca serão uma Legião Urbana. Lobão um ser inútil, que assim como Roger se acha mais inteligente do que outras pessoas. Quantos shows fazem por mês?????? Vivem no twitter perseguindo pessoas, xingando e falando mal do Brasil. Que Mudem- se para os EUA tem lugar para vcs reaças lá e deixem que nós brasileiros, legiítimos que não pagamos pau pra estadounidenses, aqui curtindo nossas coisas de Brasieliros. E viva o Mano Brown, que chamou o LObão pra resolver o ódio dele pela cultura negra do país no braço, vai lá lobão encarar o Mano só tem coragem pra falar em livrinhos ridículos caça-níqueis fala na cara Lobinho mAl.

    • oseias de novaes Postado em 09/Sep/2014 às 11:44

      Falidos tentando chamar a atenção de fato chamaram trouxas perdidos no tempo quem ´são BOBão Rojão ?

  6. William Antônio Postado em 02/May/2013 às 19:35

    Ótimo texto! Se o Eduardo do Facção se tornar reaça aí sim eu entraria em depressão.

  7. Helcio01 Postado em 02/May/2013 às 19:40

    “Antigamente éramos um país pobre e medíocre… terrível. Hoje em dia somos um país rico e medíocre… pior ainda” cara essa frase vai demorar pra sair de moda nesse Brasil... Não precisa ser de família burguesa ou sair da periferia, não precisa ser de direita, esquerda ou centro, a merda tá feita e a tendencia é piorar.

    • tchekowski Postado em 11/Mar/2014 às 12:05

      Quem passava fome e hoje come algo, não pensa assim.

      • Eduardo Abreu Postado em 28/Apr/2014 às 20:18

        Concordo com você, e vou mais longa, que tem uma casa, (MINHA CASA MINHA VIDA), quem tem filhos estudando em universidades onde não podiam nem passar pela porta, (PROUNI e FIES), quem estuda para ter uma profissão, (PRONATEC), quem se formou tem a oportunidade de fazer especialização em todo o mundo, (CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS), quem ainda não conseguiu ter um salário que possa manter sua família, tem um complemento, (BOLSA FAMÍLIA), quem tem emprego nos estaleiros ressurgidos, nas frentes de trabalho do PAC, etc....não pensam assim. Pensam assim meia dúzia que temem perder "PRIVILÉGIOS" coisa que não deve existir apenas para alguns, tem que ser Para Todos....... o PT está implícito na expressão......PARA TODOS. Quanto eles se sentirem derrotados, que dó.... deviam é esquecer que são brasileiros, sou mais a Vanessa Popozuda, e dou um beijinho no ombro para eles.

  8. Fabrício Souza Postado em 02/May/2013 às 19:41

    É muito fácil descer a lenha , quero ver descer do palco e viver como um cidadão comum vive, é claro que o país não está como gostaríamos, mas ninguém vai perguntar ao "Zé Ninguém" o que ele ta achando da situação, o que ele ta achando da carne no freezer e do churrasquinho fim de semana, é claro que ninguém os interrroga, são burros né, não sabem votar, são alienados kkkkkkkkkkkk, vdd, to vendo mesmo muita gente "esclarecida" criticando o Brasil, agora descer o pau na militancia e pagar madeira pra ditadura, vai dar o rabo lobão, vc sempre se achou o intelectual dos palcos, demagogo, como diz nosso amigo Bruno Gouveia "Aqui em baixo as leis são diferentes" !

  9. Ma Darswik Postado em 02/May/2013 às 19:43

    Permaneço observando estes artistas reacionários que atacam de forma grosseira o governo e reflito,sobre o quão a ignorância pode ser latente nestes seres que não encontram consistência em si próprios e não observam o amadurecimento de uma democracia apoiada por 80% desta população (156.000.000 pessoas). Lamento que Lobão esteja dentre as mentes incautas desta república,pois faltam-lhe olhos e a silentibilidade suficientes para notarem o quão ignóbeis estão a ser.

    • Eduardo Abreu Postado em 28/Apr/2014 às 20:23

      EU NUNCA OUVI O TRABALHO DESSES DITOS ARTISTAS, SE O BRASIL NÃO OS TIVESSE, NÃO PERDERIA NADA..... O BRASIL É QUE DEVERIA SE SENTIR MAL SE DEPENDESSE DELES PARA O ENTRETENIMENTO MUSICAL DE SEU POVO......A "EGUINHA POCOTÓ" SERIA A MAIS ALTA MELODIA.

  10. Bola de gude Postado em 02/May/2013 às 19:44

    Ótima leitura! "O bom filho de papai à casa torna. A família deles, agora, deve estar orgulhosíssima."

  11. Deh Oliveira Postado em 02/May/2013 às 19:47

    Não me surpreende um boçal como o Roger, que se acha um Chico Buarque, falar as merdas que fala hoje. Sempre foi assim. A música dele é de uma imbecilidade atroz, mas teve sorte de ter surgido em uma época em que tudo quanto é crítica meia boca era exaltada, mesmo que forma acéfala como em suas letras. Ele não mudou em nada, lembremos que nas primeira eleições livre para presidente declarou voto em Collor. Não mudou em nada, apenas a máscara caiu, ou os traços reacionários estão mais evidentes.

  12. Marcus Postado em 02/May/2013 às 19:49

    A política no Brasil ta ficando tão baixa, tão fofoquinha, tão pt x psdb, tão gay x evangélicos, tão mimimi, que acho que finalmente o povo que curte BBB e novela vai começar a acompanhar o enredo!

    • tchekowski Postado em 11/Mar/2014 às 12:10

      O pessoal do BBB tá meio agressivo agressificado.

  13. juliana Postado em 02/May/2013 às 19:50

    discordo do texto completamente! O jovem de hoje se sente absolutamente tocado quando falam mal do Brasil, mas não tem que ser assim!! FALAR MAL nao significa nao ser patriota! Quem tem senso, alias um minimo de consciência sobre a vida, sabe que o Brasil não é um pais serio. A burocracia é deliberada. O governo do PT, tem um prolema que é característico de líder de esquerda, conquistam as "minorias" com promessas ideais, quando chegam ao poder só fazem contornar o problema... Cade que o lula melhorou o ensino de base? ah mas é mais fácil instalar as cotas, não é mesmo? E manter a população com o pior educação de todos os tempos( comparação faz BEM! a pior escola da austrália é melhor daqui, e nem isso)A situação que o pais vive é vergonhosa, tanto para nós quanto para os gringos.. AQUELE IDIOTA que fala "e se fosse na copa" ELE NAO é um IDIOTA ele é critico! Mas aqui nao cabe essa palavra ne? AQUI as pessoas sao feitas para cultuarem a beleza e o futebol! Vamos lá, Fundamentalismo faz mal. tanto de esquerda quanto de direita.

    • Amira Postado em 13/Sep/2013 às 10:42

      Ai céus, parei em ensino de base... de quem é a responsabilidade pelo ensino de base? Entender responsabilidades na política é básico. Pra mim, o que realmente pega é isso, fulano acha que presidente é super herói, não divide poder com ninguém e tem competência de resolver até briga de vizinho. Realmente, fica muito difícil respeitar a opnião de "críticos" que não sabem o que estão falando. Tem tanta coisa que se pode criticar e mais, cobrar dos governantes vários, de todos os partidos, que dar ibope pras reclamações de quem acha lindo a tortura ditatorial (claro, vamos arrancar umas unhazinhas deles) me parece tão idiota quanto cobrar do presidente a melhoria do ensino de base. Falta é cultura política, mas escutar a voz do Brasil, ou pesquisar sobre divisão de papéis e poderes, quase ninguém quer. Quando a Dilma tomou posse, um PSDBista já começou a reclamar da subida de preço do onibus municipal de são Paulo... eu dei risada. Dá pra levar a sério? E não é gente sem estudo, pobre nem nada, pra justificar tamanha ignorância, pelo contrário, como os artistas citados, é de família "nobre".

    • Osmar Postado em 01/Mar/2014 às 10:37

      Para falar mal temos que apresentar soluções coisa que não fazem.LOBÃO BOBÃO, ROGER BOBÃO.

    • tchekowski Postado em 11/Mar/2014 às 12:12

      Faltou falar mal do Bolsa Família para ficar mais completo o teu perfil.

  14. Gabi Postado em 02/May/2013 às 19:50

    “Começou a falar mal do Brasil e dos brasileiros, a demonstrar desprezo por tudo daqui, a comparar de forma depreciativa com outros países, é batata. Derrotista/direitista detectado.” Olha, me desculpe, mas eu pensaria umas 5 vezes antes de postar tal frase. Eu estou longe de ser de direita, muito pelo contrário, tirei meu título de eleitor aos 16 anos só para votar no Toninho (prefeito morto de Campinas) e tenho ideologias e atitudes mais de esquerda do que de centro. Possuo projetos sociais e um senso comunitário que poucos hoje dispõe. Nem por isso vou fechar meus olhos para a classe média brasileira apegada em STATUS, aos absurdos e desrespeitos que ocorrem diariamente em Brasília, para o fato de sermos um dos países mais corruptos do mundo (e um dos mais caros e desiguais tb), para a onda de conservadorismo reacionário que invade o congresso, para as Igrejas Evangélicas que são puro negócio descarado que abusa do povo e o país deixa passar.. os absurdos, absurdos, absurdos.. enfim. Um dia eu falei: Não há país como o Brasil. Minha amiga respondeu: Não há, porque há melhores. Sim, eu ando revoltadíssima sim com a nossa realidade e tentando pensar e fazer coisas para melhorar, porém às vezes perco as esperanças e penso em ir para fora de uma vez. Derrotista e direitista? Bem longe disso colega.

    • tchekowski Postado em 11/Mar/2014 às 12:23

      Legal. O negócio é ir pra fora de uma vez. Quem pode, pode. Vamos ser vira-latas em outro país. E levemos um favelado junto, pois ele não tem essa opção.

  15. Walter Postado em 02/May/2013 às 19:51

    Eles são inatingíveis, só fazem o bem( para eles) fantasiados de programas sociais que engessam o pensamento e a vontade de lutar pelo seu dia a dia. Não falem do PT e de seus "líderes", são seres inatingíveis, diferentes de nós, que pregam a esquerda com face impura de direita!

    • tchekowski Postado em 11/Mar/2014 às 12:26

      Tem de se passar fome ao menos uma vez na vida para saber se programas sociais engessam o pensamento e a vontade de lutar.

  16. Ma Darswik Postado em 02/May/2013 às 19:53

    Observo os elitistas raivosos (Jussara e Marcus) e reflito sobre a infâmia contra a esquerda que existe atualmente,de termos reacionários ofensivos atacando a democracia vigente e pregando o pobre liberalismo de mercado. Lastimável tal postura,sinto-me triste por observe a ignorância impregnante em mentes pobres.

  17. RCruz Postado em 02/May/2013 às 19:56

    hahhaha gosto de textos inteligentes e ácidos deste tipo resumiu tudo fogo no rabo deses 02 kkkkk fogo..

  18. Rômulo Postado em 02/May/2013 às 19:59

    Dos 6 comentários acima, detectamos 5 direitistas/derrotistas!!! Mole,mole!!

  19. Rubens Postado em 02/May/2013 às 20:00

    texto é tão babaca quanto aquilo dito pelo Lobão Cadáver, na entrevista. coisa pra dividir na rede. Nada que vá abalar as estruturas, apenas pode encerrar a carreira do músico. Cynara, você adora um flaxflu, conta pra gente. vai curinthia!

  20. Henrique Postado em 02/May/2013 às 20:01

    Só acho que o lobão passou batido na coisa dos militares, o resto é plausível... Talvez ele naquela época estivesse tão entretido com o lance das drogas que esqueceu como foi a realidade Quanto achar que o Brail (com z mesmo) está perdido nada de mais, nisso ele infelizmente foi racional, não achei nada de direitista não, o pior cego é aquele que não quer ver....

  21. Suzane Postado em 02/May/2013 às 20:03

    Muito boa essa explicação. "É um daqueles manés que vivem com a frase “imagine na Copa” na ponta da língua para criticar o transporte público, por exemplo, sem nem saber o que é pegar um ônibus. " Hahahaha! Antes mil "alienados" do que uma dessas pessoas tão... "críticas", por assim dizer.

  22. Lee Postado em 02/May/2013 às 20:06

    Eu gosto do Brasil, mas isso não me impede de criticá-lo. No entanto, ao contrário dos dois otários citados no texto, eu sei muito bem que o povo brasileiro não é o culpado, mas antes é a vítima do caos social que é fruto de uma lógica de exploração fruto do regime capitalista neoliberal que vivemos. Mudando um pouco de assunto, há outros partidos que fazem o papel do PT, o de ser um partido de esquerda legítimo. O PT agora, na melhor das hipóteses, é um partido de centro, na pior, é um populista de direita enrustido.

  23. Roberto Locatelli Postado em 02/May/2013 às 20:13

    Nota-se que alguns comentários vão no mesmo sentido que Lobão e Roger vociferam. Só que aqui os comentaristas são mais sutis e educados. O Anon diz que "o rumo que o País está tomando é terrível e vai ser muito difícil voltar atrás porque o povo é alienado". Mas, Anon, qual a parte terrível? É a redução da desigualdade? O aumento do emprego e dos salários? A redução da mortalidade infantil? O fato de não termos mais saques no Nordeste em tempos de seca? FHC entregou a Lula um país falido. Como disse Delfim Netto na época: "O Fernando Henrique entregou o Brasil falido. Todo mundo se recusa a entender esse fato; em 2002, o Brasil estava (em tom enfático) fa-li-do. Estava com déficit, a exportação crescia 4% enquanto a divida crescia 6,5%. Tinha US$ 17 bilhões de reservas e tinha feito uma bela duma....dum apagão em 2001." Fonte: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2673245-EI6579,00.html Então, o Lobão, o Roger e todos os que odeiam o Brasil deveriam ir embora procurar sua felicidade em outros países.

    • Rick Jardim Postado em 04/Dec/2013 às 00:23

      Roberto, vê-se por sua foto que você é um cara vivido, deveria ter exeperiência e conhecimento. Se o Brasil foi entregue falido para o sr. Lula pelo FHC, porque o sr. Lula deu seguimento ao mesmo estilo social e econômico do seu predecessor, inclusive nas bolsas-auxílios? E diga-me? E aquela conversa de pagar a dívida? Nossa dívida interna estás estratosférica...como nunca antes esteve. Quem vai pagar? Você? Eu? Claro, nós mesmos....com os impostos que o assistencialismo eleitoreiro do sr Lula nos imputa todo santo dia de trabalho! Tenha dó! Você não é um destes adolescentes que aqui são a maioria. Pare de passar falsas informações tiradas do site do Terra...francamente!

    • tchekowski Postado em 11/Mar/2014 às 12:52

      A parte terrível é a grande mídia que, sutilmente, nas entrelinhas e às vezes nem tanto, vai aos poucos criando um clima de insatisfação a partir da classe média para cima. O mesmo George Orwell, em seu livro 1984, publicado em 1949, profetizava entre outras coisas o poder da televisão em criar alienados bombardeados pelo Big Brother, que hoje, por coincidência, é uma atração pelas telas mundo afora.

  24. Marcio Postado em 02/May/2013 às 20:16

    É o Brasil mostrando sua cara. Esqueceu de citar o Ed Motta, genial musicalmente, mas vive preso ao passado.

  25. Sidney Postado em 02/May/2013 às 20:18

    Quem acreditou na rebeldia desses bunda-moles aí... o rock brasileiro sempre foi um fenômeno artificial e produto de marketeiros (menos significativo até que as ondas de axé, sertanejo, funk e outros horrores do mesmo naipe), Cazuza, Legião esses aí da matéria... nunca entenderam nada política e nem nunca tiveram identidade alguma com os problemas reais da população brasileira... nunca representaram nada, ninguém lembrará mais deles daqui a alguns anos...

  26. Sofia Postado em 02/May/2013 às 20:29

    Não concordo, achei um texto simplista e com argumentos equivocados. E ainda mais, muito generalizador, "todo". Termos obsoletos "burguês" vem de Burguesia, uma classe social na França do séc XI e XII. Não defendo ninguém, mas acho um tanto pobre de conhecimento fazer uma análise tão boba e sem acréscimo nenhum. As pessoas envelhecem, amadurecem, pioram, melhoram, sei lá, mas a transformação é inerente à existência.

  27. Pietro Postado em 02/May/2013 às 20:37

    Qualquer semelhança é mera coincidência: http://www.youtube.com/watch?v=qbsPYzGiulo

  28. Roberto Postado em 02/May/2013 às 20:37

    Cara, dizer q o governo atuante não é direita é muita ignorância. fora q ser pobre é tudo pra esse governo ... pena q entre eles não existam pobres (piff.. pobres com salario de 20 e poucos mil) .. quem consegue ser otimista no Brasil de hoje?... somente os que confundem ser reacionário com ser paga pau de politicas sociais que na verdade são um band-aid tapando um buraco de bala ... Sem mais.

  29. Laura Postado em 02/May/2013 às 20:39

    entre ttas baboseiras que o " minino" Lobão costuma vomitar, uma a mais não seria motivo para polêmica.....para quem entende que a ditadura foi um bem para o nosso país e que os que lutaram contra ela, mereceram os tabefes que levaram, vai se esperar o quê???????

  30. Daniel Postado em 02/May/2013 às 20:41

    vendo esses comentários perpetua-se um pensamento: não toque na menininha dos olhos, a tal direita. eles ficam bravinhos.

  31. Alexandre Postado em 02/May/2013 às 20:44

    Que site tosco esse daqui!

  32. Marcel Postado em 02/May/2013 às 20:47

    E o autor do texto é claramente esquerdista/extremista (droga, não tem o mesmo numero de letras). Assim como todos do tipo usa o termo "burgues" para criticar quem ganha dinheiro com o capitalismo, como se isso fosse algum pecado, sendo que é essa classe que sustenta o país com seus impostos abusivos e sua política de dar esmola. Espero que nunca precise de um médico competente que seja "filho de papai" e estudado em "colégio de playboy".

  33. Elaine Postado em 02/May/2013 às 20:48

    O que significa mimimi citado em alguns comentários? É quando não tem nada para dizer?

  34. Cláudio Postado em 02/May/2013 às 20:50

    Adorei o texto. Dedo na ferida sem dó. Eu acrescentaria na lista dos reaças antibrasileiros o insuportável Ed Motta.

  35. Pedro Jackson Postado em 02/May/2013 às 20:57

    Excelente texto! Traduziu muito bem a realidade desse cenário! O maior problema do Brasil é esse complexo de vira-lata que boa parte da população tem e que esses coitados descritos acima também sofrem. Somos incríveis! Se temos problemas, sair daqui não é a solução afinal problemas existem em todos os países, a questão é que somos sim brilhantes, podemos e estamos mudando nosso destino, o mundo todo ja percebeu isso, infelizmente muita gente por aqui ainda não!

  36. Edmilson Jr Postado em 02/May/2013 às 21:29

    Ao que parece a turma do quanto pior melhor, os de direita, e de esquerda, encontraram no Mister Lobão o seu novo porta-voz. Professores e estudantes universitários cabecinhas, que vivem de porre, ou outras substancias, de bar em bar, curtindo o hedonismo fácil e reclamando de tudo, mas sempre atrás de se dar bem nos concursos e garantir o seu futuro confortável nesse mesmo país que não presta pra nada, jornalistas que não sabem o que é nem uma marmita e vivem falando do dia a dia das donas de casa, adolescentes classe média pra quem nada presta mas sempre estão atras do tênis da moda, o equipamento da moda, revoltados porque agora tem mais concorrência na vida; e muitos outros pra quem o principal oficio é pichar o pais em que vivem enquanto desse mesmo pais recebem tudo que são, sem se preocupar em dar nada em troca, em ser de fato crítico e não conivente com o status quo. Divulgado pelo grupo UOL, Lobão conseguiu o que queria: "se amostrar". A autobiografia, comprei duas, admiro a obra e algumas batalhas do velho Lobo como quando lançou o excelente "A Vida é doce" nas bancas em forma de revista, com numeração, desmoralizando a Industria Fonográfica Brasileira que não marcava individualmente seus produtos, depois de Lobão isso mudou... Esse livro aqui não compro é nenhum. Pois Lobão arriscar sua ousadia e coragem contra inimigos de fato somente pra dizer que o Brasil de hoje é uma droga, que os hospitais não prestam, que a cultura é uma droga, que os políticos roubam, e bla bla bla, a mesma besteirada que os setores privilegiados usam há no minimo dois seculos para escamotearem que eles se dão muito é do bem com esse Brasil que não presta. Num sei mesmo porque essa tchurma reclama tanto, aff. É óbvio que os problemas são gravissimos e devem ser denunciados, combatidos. A questão é não se dá bem com eles, sendo porta-voz do caos pra vender livros canções enquanto na pratica só se faz mais do mesmo. Acho que o "Esquenta" da Regina Casé aos domingos faz muito mais cultura hoje do que essas tua critica Lobão, lá eu posso ver um Brasil de verdade, pois é isso que me interessa, as pessoas, como estão vivendo, ouvindo, dançando, talvez não concorde com tudo, mas lá não tem fascismo posando de criticidade que gostaria na verdade que tudo continuasse como sempre foi. Lá é a "vida real" num programa de TV buscando audiência. É verdade sim Mister Lobão: a negada quer chegar junto e ter um espaço na cultura e sociedade com voz própria, não "ser mais arte de quem faz arte com o povo". O conflito sempre teve aí, nao é invenção dos movimentos por direitos, a reação é que não suporta ver que as coisas podem mudar. Quem diria que um defensor da liberdade iria se tornar só isso: um tolinho maria vai com as outras dizendo que a TV é ruim, a politica nao presta, a presidente é terrorista, o movimento negro é racista, o Rei é uma múmia. Quem precisa ser enterrado é tu Lobão, porque morto com essas ideias a la cientificismo do seculo XIV, tu já tá. E só pra terminar: Semana de Arte Moderna de 22 foi um projeto especifico de pensar a cultura brasileira, que vencedor, foi reatualizado pelo tropicalismo como unica forma de fazer "antropofagia". SOU BRASILEIRO E A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 NÃO ME REPRESENTA. Pelo menos não só ela, e nem vem em primeiro lugar, rs. Agora vou ouvir teu DVD, Lobão, porque tua critica cultural não me diz nada... É só revolta de um mauricinho de meia idade metido a rebelde que quer entrar no esquema e tá chorando, porque nós sabemos que quem não chora não mama né?

  37. Leandro Coelho Postado em 02/May/2013 às 22:12

    Excelente texto. Legal é ver o coro dos derrotistas defendendo as estrelas decadentes...rs. Sugiro que os imbecis que criticaram o texto assinem a revista Veja. Segue o link para tal: http://www.assine.abril.com.br/portal/home.action

  38. andre Postado em 02/May/2013 às 22:18

    Não concordo com a natureza do texto. Não é pq se critica o país que devemos rotular alguém como reacionário. No caso do "Lobobão", fez alguns comentários tormentosos, ofensivos à memória daqueles que tombaram na resistência à ditadura, e aqueles que tombaram sem que tivessem militância partidária. Realmente, foi uma afronta, comparar direito de resistência, com terrorismo de Estado... Mas, vindo desse indivíduo... Qto ao Roger... Como disse, não vejo mal em criticar. Mas, a crítica precisa ser conclusiva, fora isso, é só oportunismo (é o caso do Lobobão). Qualquer cidadão nesse país critica e reclama de tudo e de todos, isso é o perfil do brasileiro. Todavia, ninguém é capaz de tomar posição e, efetivamente, agir de forma concreta. Nem por isso, o cara é reacionário... Não curto esse tipo de panfletagem. Mas, tb, não concordo com desinformação: se a esquerda insiste no anacronismo de termos como," burguês", algumas pessoas parecem ter perdido a noção da realidade, se é que algum dia a teve: a classe média é um estrato social muito amplo. A tal burguesia, hj, está não só nos bairros nobres das cidades (esta parcela tradicional, muito menos rica e influente que em outros tempos), mas,tb, nas favelas e rincões (estes cada vez mais influentes, capazes de interferir de forma decisiva na cultura e política). A ideia de que um pequeno grupo burguês produz p sustentar o Estado, é no mínimo ridícula, p não dizer ultrapassada. Em uma sociedade complexa, quem produz e gera riqueza é o trabalhador, principalmente, em um Estado como o Brasil, meio estatal, meio privado, as agências de fomento e os fundos são sustentados pelo contribuinte/trabalhador: FAT, FGTS, BNDES... Tudo, nesse país, que gera programas de renda ou financiamento, que custeia a produção e gera riqueza. existem reacionários para todos os lados: reacionário de direita, reacionário de esquerda...

  39. Yuri Holanda Postado em 02/May/2013 às 22:30

    Gostei do texto, um bom exemplo de interpretação psicológica desses cantores ressentidos que criticam o povo brasileiro muito provavelmente porque foram esquecidos pela imensa maioria deste, produzindo tal recalque que os fazem retornar à sua essência burguesa. Triste, mas como a autora desse artigo, curto as músicas antigas deles, produzidas na maravilhosa década de 80 (pelo menos pro rock nacional). Agora impagável mesmo foram os comentários daqueles que tomaram as críticas pra si, me fez lembrar de um meme que rola atualmente numa mídia social, em que a atriz Laura Cardoso diz assim: "Facebook é foda, tu manda uma indireta pra uma quenga e o Bataclã inteiro se ofende". Muito bom!!!

  40. Fernanda Postado em 02/May/2013 às 22:32

    Fala mas faz. Se ñ faz fica calado. Mas tbem ñ vamos viver o país das maravilhas do PT. Esse discurso petista, socialista já deu. Muito bonito escrito mas na prática ñ acontece. O Lula e sua ideologia de trabalhador Brasileiro escreveu sua fábula, todo mundo comprou, e está ai o resultado. Ñ adianta o Brasil ter a economia mais rica do mundo, se a sempre haverá gente que pensa em adquirir a maior fatia. Eu acho já que o problema do Brasil é mais um problema interno de cada Brasileiro, do que direitista, esquerdista ou nem um nem outro. Quando a pessoa quer trabalhar, fazer a diferença, ser honesta e deixar sua marca, ele vai fazer. O problema é que temos pouquíssimas pessoas com essa personalidade, sugiro dizer até que a grande maioria se mandou para outras nações cansado de lutar contra o impossível. Outro dia eu estava lendo o texto da Eliane Brum, sobre a maioridade penal. Eh algo para se pensar, mas ñ funciona na prática, então a idéia dela é passar a mão na cabeça de menor criminoso, colocar na escola, dar comidinha e roupa de marca pra ele se converter a gente de "bem",? Eu sempre utilizo desse pensamento, enquanto tem gente matando, roubando e se drogando com a desculpa de que nasceu na miséria, tem gente acordando ás 4 pra puxar um carrinho carregado de latinha e papelão pra vender e fazer seu ganha pão. Qual a diferença entra a miséria dessas duas pessoas? Eu acho que o Brasil chegou a um ponto que tem que começar a acabar com o problema que mais aflinge, mexer na ferida, a violencia já tomou patamares inimagináveis, o planinho anti miséria do PT ñ ta dando pra bandido comprar motinha e roupa de grife, e dar vida fácil pra quem escolhe esse caminho, então CANA, JUSTICA. E em contra partida, EDUCACÃO para a nova geraçÃo que ta vindo ai, para as crianças (Que eu acho que é a classe mais esquecida no Brasil, e desprotegida). Eu n acredito na recuperaçÃo de bandido menor, que ja matou, e entrou no crime. E pessoas que reclamam demais tem que terem um envolvimento maior e mais realista, ñ ficar com fabulas que N irão funcionar, há quanto tempo a Africa recebe doações do mundo inteiro e como o país está até hj? Quem faz a mudança N é partido, ñ é textos, nem revoltas sao atitudes.

  41. Erika Postado em 02/May/2013 às 22:43

    Concordo totalmente com o texto, parei apenas por alguns segundos para me perguntar como se comportariam hoje em dia Cazuza e Renato, os únicos que na década de 80 fizeram algo de verdade pela rock/musica brasileira.

  42. Johnny Go Postado em 02/May/2013 às 23:14

    Texto mordaz, vai deixar muito direitista enfurecido. É carapuça entrando para tudo quanto é lado.

  43. Everaldo Ferreira da Silva Postado em 02/May/2013 às 23:16

    Lágrimas de risos me provocam a indignação e a sofisticação dessa turma que vê liberdade expressão onde só há bobagem. Pra eles, esses sofisticadérrimos jaborezinhos, “burguesia” não existe. Boa parte dos defensores das escrotidões do Lobão e cia – todos muito competentes e conquistadores dos seus bens por serem laboriosos e iluminados – reclamam ser objetos do ódio invejoso de ignorantes adeptos do ultrapassado. Gente coisa é outra fina, né não? Que complexos!!!!! Luminares, rapaziada! Luminares!

  44. Um Cara Postado em 02/May/2013 às 23:23

    "Nada mais conservador do que um Liberal no poder, e nada mais liberal que um conservador na Oposição" Incrível como uma frase cunhada na década de 1830, sobre a politica do Brasil, pode ser ainda tão atual!

  45. Anon Postado em 02/May/2013 às 23:47

    @Roberto Locatelli: Tudo bem, mesmo não concordando com muitas das políticas do partido, o país de fato melhorou desde que o PT assumiu, sem dúvida é um grande avanço em relação a era PSDB. Mas certas coisas continuam as mesmas, a corrupção come solta nos mais diversos setores, não se investe em educação, que é a base para formar uma população mais consciente, e temos também a ameaça dos evangélicos e outros conservadores que crescem cada vez mais na política, sempre propagando o retrocesso e o preconceito. Sem contar que o País continua sendo vendido á grandes empresários/investidores. O povo protestou para retirar Renan Calheiros e Marcos Feliciano do poder, não deu em nada e agora nos conformamos (sim ainda há muita gente protestando, mas esses movimentos perderam força). Isso me desanima, não vejo muita perspectiva de melhoras para o país enquanto a população continuar alienada. E isso só vai melhorar com a próxima geração, SE nossos filhos tiverem uma educação melhor. Isso pode não acontecer, afinal um povo ignorante e fácil de controlar é muito mais interessante para nossos governantes.

  46. Carlos Postado em 02/May/2013 às 23:49

    Mah pera lá minha tia. Tudo muito bonito e muito bem escrito, parece ser a mais pura e cristalina verdade. Mas, sempre tem um mas pra estragar a fantasia, tem um outro viés que não foi abordado. Na minha opnião (e cada um que ache a sua) não acho que o "revolucionário" mudou e virou burguês, não acredito que a idade transformou o nacional em anti-heroi brasileiro e, muito menos, que ficaram com saudades do "bem-bom". São apenas criticas a nossa nação, na grande maioria delas verdadeiras e muito bem colocadas. O que me preocupa na verdade é ver qualquer opnião contra o governo ser taxada de careta, burguesa, etc. Ao meu ver ninguém mudou de lado, apenas estamos livres para criticar. (Colunista com saudades do Garrastazu?)

  47. nathy Postado em 02/May/2013 às 23:51

    Concordo totalmente com o texto... Tenho me perguntando exatamente como que pode o Lobão ter virado esse escroto... E ta aí, bem explicado! hahaha

  48. Oliver Postado em 02/May/2013 às 23:54

    Enquanto os teóricos apaixonados da esquerda e direita se atracam nas redes sociais e bares universitários, como em uma rinha de galo em que nosso sistema político arcaico, viciado e carcomido é o criador, e segue se alimentando dos frutos das apostas. Deu pra entender? Ou preciso usar mais alguma analogia?

  49. Vera Postado em 02/May/2013 às 23:55

    .... Até que ponto vai a estupidez humana?.. Eu respondo: até esse daí de cima @leandro coelho "aconselhar" a assinar a VEJA!!!!!!!! Valei-me mesmo.....Faltava mais nada não. Esse pode, quando se for, doar o cérebro, que certamente é quase 0km de uso.....tsc tsc tsc

  50. Luiza Carioca Postado em 03/May/2013 às 00:21

    Me identifiquei demais com o texto. Eu também curti muito Lobão e Ultraje, mas hoje não os entendo. Assim, muitos outros heróis de minha geração se desintegraram. A análise é perfeita, rebeldes sem causa na juventude, voltam ao ninho na "maturidade".

  51. Wesley Postado em 03/May/2013 às 01:00

    "Os brasileiros, segundo Roger, são um “povo cego, ignorante, impotente e bunda-mole”. Sofre de um complexo de vira-lata que beira o patológico." Falou tudo. Falar a verdade agora é sinônimo de direitismo e quem fala a verdade é reacionário. Só no Brasil mesmo! A sensação que tenho é de estar vivendo num hospício, pois vejo a população exaltando um sujeito de mais baixo nível como o Lula e a máfia do PT. Um sujeito que aumentou o crédito fácil a custa de um endividamento que vai desgraças as gerações vindouras que terá que pagar essa dívida, e tudo em troca de voto. De fato, brasileiro é um povo masoquista, quanto mais se ferra mais gosta. Os patetas petistas se gabam do país ter crescido e "melhorado", mas não falam que o aumento do consumo foi resultado de endividamento e não de crescimento. De fato a sensação que tenho é de estar vivendo num hospício, mas acho que não é apenas eu que tenho esse pressentimento. Os tucanos comparados com os petistas são santos, acho que até os milicos são santos comparado com essa máfia.

  52. Carlos Postado em 03/May/2013 às 01:11

    Ai está problema. A questão não é criticar, algo extremamente necessario e condisente para o desenvolvimento de qualquer coisa, seja de um manga a um país. O questão é que esses dois cantores de fato não criticam, só falam mal e agem como derrotistas mesmo, ou vai me dizer que "começou o vexame" é uma critica construtiva, porque se for, posso decretar o obito da critica. Sem contar que falta argumentos, assim como muitas resposta que tentaram rebater o artigo.

  53. marcelo b. Postado em 03/May/2013 às 02:14

    ir na virada cultural no show do lobão vai ser roça! os talibãs dos racionais mc's ñ toleram nd contra o grupo! o roger é um dos poucos brasileiros integrantes da mensa, mas isso ñ justifica esse minimo de humanismo!

  54. Maria José Postado em 03/May/2013 às 02:23

    Tem um brasileiro politicamente correto, é o meu vizinho... acorda as 5:00 da manhã e volta pra casa as 18: 00, ganha salario minimo ( um dos pioras do mundo) cuida de dois filhos e companheira e aina sorri pra mim ! Ainda tem gente que diz que quem tiver achando ruim mude de país... ele tentou ! mas quando chegou na divisa do estado lembrou que tinha que levar seus filhos para a escola e não continuar a corrente de analfabetismo e ser culpado por isso depois pelos seus próprios herdeiros ! Aproposito ele está já-já acordando pra cumprir sua sina, mesmo porque não tem tempo pra perder com esses intelectuais que ficam por aí falando mas não faz nada pelo Brasil. Este é o brasileiro comum este é um herói... o resto é bagaço que a porca chupa.

  55. Paulo Postado em 03/May/2013 às 02:30

    Preparar, apontar, separar: o joio do trigo, o pobre do rico, o direitista do esquerdista. O texto está bem escrito, mas bate numa tecla velhíssima e só faz uma afirmação: eu sei identificar se você joga no meu time ou não. A pergunta que fica é: E daí? Esses caras estão expressando a opinião deles e deixando de ser cool porque não nutrem um amor cego pela pátria? O que acontece quando os movimentos "intelectuais" passam a ter crachá e exigir um tipo específico de comportamento/expressão/ideal? No presente há aqueles que pagam para entrar em brigas intermináveis sobre quem está mais ajustado, pronto pra participar etc. E a história nos conta que alguns ganharam até uniforme.

  56. Sabrina Postado em 03/May/2013 às 04:17

    Pessoal que está dizendo que o texto é partidário LEIAM O TEXTO NOVAMENTE!! "Não me importa que Lobão critique o PT ou qualquer outro partido." Seus direitosos um bom texto de esquerda fere demias os olhos de vocês? Criticam o que não tem.

  57. Nando Wood Postado em 03/May/2013 às 04:21

    Não acredito em nada determinista! Assim reforçamos padrões. Posso encontrar-me de acordo com ele em muitas coisas e outras não....quem está no mainstream samba no mesmo salão que todos os outros que se vendem totalmente! Óbvio que isso obriga a concessões. Não estou aqui para defender ninguém, boa noite!

  58. João Fahl Postado em 03/May/2013 às 08:00

    Estou lendo o livro do Eduardo do Facção Central e tenho dó dos pobres ideais do Lobão, chega a ser gritante a diferença de fundamentos, um mostrando a verdadeira face do Brasil desde o descobrimento, o que nos tornamos e a sequência de fatos relevantes que fazem do país do carnaval um verdadeiro campo de guerra, por outro lado um burguês mal amado, recalcado querendo vender livros a qualquer custo, talentoso e ótimo letrista porém sem argumentos plausíveis que comprovem sua ira contra outros personagens de nossa história.

  59. João Postado em 03/May/2013 às 08:49

    Criar estereótipos é fácil. Criar laços de um ex roqueiro que fala baboseiras para voltar as capas dos jornais é fácil. Tenho uma sugestão para o próximo artigo: Luana Piovani. Ela também fala qualquer bobagem para aparecer. Sobre a oposição: sempre foi assim. A oposição sempre fala que o estado atual não está bom. Veja a propaganda política do PT na década de 90. Não tenho dúvida que a vida do brasileiro melhorou na década de 90. Claro que também melhora no governo atual. O que me impressiona é que nem tudo tem um preço. Não é porque a vida havia melhorado na década de 90 que os brasileiros seguiram com o PSDB na eleição de 2001. Da mesma forma, acho que o PT cobra um preço muito alto ao exigir dos brasileiros que aceitem essa corrupção. Antes de defender qualquer partido, sou brasileiro e quero um país melhor. Se algum político roubou, deve ir para cadeia. Não me importa se é PSDB ou PT, eu não tenho que justificar os erros de políticos corruptos. A justificativa “o outro partido também roubou” nunca é válida. Foda-se! Os dois devem ir para cadeia. Apoiar a corrupção e depois postar mensagens no facebook contra é muito bonito mas pouco prático. PT bancando jantar para pagar multa dos condenados do mensalão? Isso é um insulto a justiça.Se você quer um país melhor, não apoie essa bandidagem. Encontre um partido que não tenha o passado tão sujo. Não acho que a política se divide em PT vs.PSDB.

  60. glaucia Postado em 03/May/2013 às 08:57

    Calma, calma pessoal. O problema nao é o Lobao e o Róger serem filhinhos de papai burgueses. Vc já ouviram falar no Engels que sustentava o Karl Marx?! E nos filhinhos de papai paulistas como o comunista Caio Prado Júnior? E o pessoal modernista de 22 (Tarsila, Mário e Oswald de Andrade)? Mas a Cynara pegou um ponto essencial, estes filhos da burguesia revolucionários o eram porque viam as contradiçoes do Brasil e do mundo. Viam que o Brasil nao era melhor - um paraíso tropical - nem pior - uma terra de gente pobre e ignorante - que nenhum outro! Que frequentemente o que havia de pior aqui era a macaquicie de imitar os gringos e nao valorizarmos as nossas coisas. Ao que eles nao sugeriram nao usar ou conhecer nada que viesse de fora (como o rock...) mas engolir isso, digerir e vomitar do NOSSO modo. Daí eles se dizerem antropofágicos. Acho que devíamos fazer isso com as falas do Lobao, digerir, aproveitar o que dá e vomitar de forma melhorada! Se cuspimos fora com cara de nojo por ele ser um ressentido e burgues, estamos fazendo igualzinho a ele! A reflexao dev vir de toda parte. Quem pensa bem, pensa a contradiçao. Entender que o Brasil pode estar bem e mal, nao é pra todo mundo, Zé Povo, ou Lobao. Entender a contradiçao exige paciencia e maturidade. Assim, a gente pode votar no PT em paz e criticar em paz (sem ressentimento mas com discernimento) e pressionar pra que o próprio PT nao se perca das bases. do povo.

  61. Vinicius Postado em 03/May/2013 às 09:11

    O Lobão anda escrevendo toneladas de merda e não é de hj, mesmo! Agora o Roger!? para né, o cara é tranquilo, alias, sua postura de protesto sempre foi mais racional do que reacional e realmente o que foi explanado, foi a mais.....bem estilo Lobão de ser!! acho que agora vou ser julgado e acrescido no grupo dos reaça não?!

  62. Felipe Lino Postado em 03/May/2013 às 09:12

    Li com atenção e respeito a matéria, mas não concordo com muitas coisas do conteúdo, não é preciso pegar um onibus para saber que a qualidade é péssima, basta saber a opinião dos que o utilizam, e se você tem o microfone nas mãos pode representar essa parte da população que utilliza o serviço ruim, nada mais justo. Também acho o povo cego, ignorante e bunda mole, alguém discorda? Em qualquer outro país um aumento de tarifa sobre passagem, combustivel, alimentos é motivo para protestos de verdade em carne e osso e não pelas redes sociais, o povo vai as ruas para garantir seus direitos, enquanto aqui ninguém quer por o seu na reta, melhor ficar em casa na minha do que sair as ruas e apanhar. Tanto Lobão quanto Roger estão sim frustrados e desmotivados, por que o mercado brasileiro hoje não se interessa por bons trabalhos musicais, esta sempre a procura de hits de verão, musicas que estouram ficam 3 meses nas rádios e depois são esquecidas, e as gravadoras passam a procurar um novo hit e isso faz com que não ouçamos mais suas criticas através das musicas bem humoradas e inteligentes e simplesmente das entrevistas.

  63. Dione Oliveira Postado em 03/May/2013 às 09:42

    Isso me fez lembrar uma história que ouvi quando era criança. "Um homem chega numa cidade, e aborda um velho na beira da estrada e pergunta como era aquela cidade, e o velho também pergunta como era a cidade da qual ele estava vindo e o homem responde que vinha de uma cidade violenta, de pessoas fofoqueiras, uma cidade completamente infeliz, e o velho diz que a cidade é do mesmo jeito... Outro dia outro homem aborda o velho denovo e faz a mesma pergunta, e o velho também pergunta como era a cidade da qual ele estava vindo, e o homem respondeu que vinha de uma cidade maravilhosa, em que as pessoas comprimentavam e se respeitavam, e o velho respondeu que a cidade dele e a mesma coisa", voces ja sabem a moral da história, eu acredito que o Brasil é o país das oportunidades, democrático e maravilhoso, independentemente de quem o governa, eu nasci num bairro pobre, estudei a vida inteira em escolas públicas, sempre fui um aluno médio, e estou fazendo graduação numa Universidade Federal, as mesmas oportunidades que eu tive, os meus colegas tiveram e não aproveitaram.

  64. Sondra K. Rosario Postado em 03/May/2013 às 10:11

    Para mim, o melhor trabalho deles é o álbum "Por Que Ultraje a Rigor?" de 1990 quando estavam com sua melhor formação: Roger (guitarra base), Leôspa (bateria), Serginho (guitarra solo) e Maurício (baixo). Eles fazem várias covers de clássicos do Rock And Roll (inclusive muitos gravados pelos Beatles) como "Boys", "Slow Down", "Dizzy Miss Lizzy" e "Twist And Shout". Imperdível! Baixe agora e guarde para sempre!

  65. flavia Postado em 03/May/2013 às 10:15

    eu nunca levei nenhum dos dois a sério... em qualquer sentido... logo qq opinião deles não me afeta...não sei pq tamanha indignação...

  66. Ricardo Badini Postado em 03/May/2013 às 10:16

    Em tempo: sobre o que o Lobão falou da ditadura eu sou frontalmente contra. E ponto final, apenas isso.

  67. leonardo C. Postado em 03/May/2013 às 10:28

    Muito interessante. Da pra concordar em alguns pontos, outros não. É fato que todos esses roqueiros destas épocas são deste esteriótipo. Cazuza, Renato Russo, ate os mais recentes como Dinho do Capital e Gabriel Pensador, todos filhinhos de papai RICOS, alguns filhos de políticos inclusive. Todos burgueses. OK, mas e dai? Não podem criticar a atual situação? So quem é da favela e que pode reclamar? Que o discurso deles não seja o correto tudo bem, mas o seu é? E o Meu é? Tem um ali que diz que o FHC entregou o Brasil falido. Será? Se for verdade, o LULA tronou o Brasil mais RICO?.Sim? E onde esta essa riqueza? "...cade minha fração?" Outro ali, menciona o Chico Buarque, me desculpem mas pelo que sei este vive na França ha uns 30 anos. Assim como a maioria dos artistas brasileiros vivem ou "tem casa" no exterior. Luciano Hulk, Faustão, Jo Soares, Caetano Veloso, etc etc. Vivem no exterior, vem ao Brasil pra ganhar grana e voltam ao primeiro mundo. Fora os artistas "do povo" que fazem shows milhonarios com dinheiro publico, como citado a cima. Então? quem esta certo? Que pais e este? É o pais do quem pode menos chora mais. O PT agora que é vidraça fica incomodado com as criticas. O Brasil esta melhorando sim, a passos de formiga e a juros altos. E essa conta vai vir logo logo.

  68. Guilherme A Postado em 03/May/2013 às 10:29

    matou a pau! Na mosca.

  69. Christian Goes Postado em 03/May/2013 às 10:42

    Parabens pelo texto. Curto muito o Lobão e o Ultraje, mas principalmente o Lobão está beirando o ridículo

  70. Eduardo Postado em 03/May/2013 às 10:57

    Sérios problemas de interpretação de texto da galera por aqui! O texto está bem escrito, poderia levantar uma série de discussões sobre o papel dos artistas na política brasileira. Infelizmente, como sempre, a discussão acaba caindo no velho anti-petismo, anti-esquerdismo ou anti-direitismo e a ideia central do texto se perde!

  71. Bruno Postado em 03/May/2013 às 11:02

    Se por simples capricho do léxico todo derrotista é direitista, todo vigarista não seria comunista?

  72. ana luiza Postado em 03/May/2013 às 11:05

    Se ser fracasso é ter alguns hits, escrever best seller e virar trending topics, EU ROGO AOS DEUSES POR UM POUCO DESSE FRACASSO. Eu quero, mas quero muito um fracasso desses.

  73. fabão Postado em 03/May/2013 às 11:11

    Esse site possui matérias excelentes. O que é o defeito é o seu puxa-saquismo pelo PT. Tudo que o PT só soube fazer foi roubar e dar para os brasileiros formas fáceis de adquirir bens-materiais. Fazia discurso revolucionário, mas na prática foi diferente. Deu os bens-materiais para não lembrarem do Mensalão. Cadeia para os bandidos, inpendete se for do Partido dos Trampiqueiros. Sobre o texto, não vejo mal falar da cultura brasileira que já foi melhor no passado. Derrotista. Derrotista é se calar quando vê algo que tá errado. O povo se cala com as malacutaias da Copa. Só quer saber de lelek lek, novela, BBB e a porcaria da Seleção Brasileira. O nacionalismo daqui é muito falso.

  74. Daniel Postado em 03/May/2013 às 11:13

    "Os brasileiros, segundo Roger, são um “povo cego, ignorante, impotente e bunda-mole” Concordo 1000% com ele, povinho de merda, que só sabe assistir novela, futebol e rebolar ao som de lixos como o funk!" Esse tipo de argumento, sincerametne não entendo. Só no Brasil se assiste novela (ou algo equivalente como várias séries americanas), futebol e tem música ruim? O problema não é criticar o povo brasiliero e sim achar que tudo é de fora é sempre melhor, é a generalização idiota. Como se todo o povo brasliero fosse uma coisa só. E quem fala esse tipo de coisa se esquece que tbm é brasileiro. Então deve ser de merda tbm, né? Ah, são exceções? Pq? Por acaso fazem algo melhor do que as pessoas que assistem novela, gostam de futebol e dançam funk? As novelas brasileiras são exportadas pra muitos países e fazem sucesso por lá tbm. Há países em que o povo é ainda mais fanático por futebol que o brasileiro, tanto que a media de publico é bem maior do que aqui e audiência na TV tbm. E vários programas de TV como BBBs da vida vieram de exterior e de países de primeiro mundo. E falam do funk como se lá fora não tivesse música ruim tbm. Por favor, né?

  75. EDSON TADEU Postado em 03/May/2013 às 11:51

    possoas dominadas pelo vicio da droga sua tendência é perder a memoria o ético o caráter, alias o resto de caráter que pode ter porque pessoas que usam drogas já são desprovidas de caráter. Entao o que o Lobao fala é conversa para drogado como Aécio Neves ouvir., MAS O QUE LOBAO QUER MESMO É UMA PONTINHA NA GLOBO provavelmente ele agora vai ser convidado para entrevista, no gordo, ou no faustao e vai aparecer pois está há muito tempo esquecido ESQUECIDO E ABANDONADO, pode está ate na beira da falência ou devendo muito e tem que fazer o jogo. O Único jeito de arrumar grana e droga seria apoiar a direita golpista e que são os maiores traficantes de drogas dentro dos bastidores da globo. Por outro lado se apoiasse o PT teria que ser de coração não por dinheiro porque não iria achar. Usou as armas que possui,

  76. felipe Postado em 03/May/2013 às 11:57

    O texto seria do fanatismo político se demonstrasse algo como amarras às convicções do PT ou coisa parecida, mas é muito mais geral a condenação que se tem, e, creio eu, corretamente, aos feitos dos militares na Ditadura. Não se trata de discutir se o Lobão se encaixa num típico modelo de esquerdista no Brasil, que apoia o PT, que acredita na propriedade privada como origem da desigualdade, que apoia o MST, que vive pedindo pelo julgamento do "mensalão tucano"... é a crítica sobre a posição arbitrária de um indivíduo que, pressupondo conhecer todas as realidades de seu tempo, defende que a imagem do torturador não é "tão ruim"... E, ainda, o jeito crítico ingênuo daquele que não ajuda em NADA e gosta de usar palavras difíceis à toa...! Não há problema no Lobão dizer "ridícula essa esquerda"... só que discordamos, ora, achamos um exagero da parte dele menosprezar as torturas por conta das imbecilidades do PT em geral. Não se justifica um erro com outro nem se sustenta uma posição ruim apontando algo de ruim na posição oposta. Ambas são ruins, afinal!

  77. Vitor Postado em 03/May/2013 às 12:04

    O problema não são as críticas que o lobão propaga, até porque em sua maioria são válidas e pertinentes. O problema é na forma que ele faz essas críticas e o que está por trás delas, que é a defesa ao lado mais obscuro do conservadorismo. Ele se filiou ao Líber - partido nem sequer formado, que possui 6.000 assinaturas apenas, que prega o "anarcocapitalismo". Além de ser liberal (de mercado), ele também toma corpo de um integrante da ARENA, minimizando os efeitos da ditadura e seus males, comparando grotescamente as prisões e penas do regime militar com as da democracia. Além disso, ele ainda critica os avanços dos direitos LGBT soltando coisas como: "Essa veadada que tá tomando conta do congresso", querendo se juntar aos religiosos fundamentalistas e figuras como Jair Bolsonaro. O cara que mais reclamou dos monopólios das gravadoras e rádios nos últimos 10 anos critica a esquerda que realiza incentivos culturais aos artistas independentes e se filia a um partido que diz que o estatal deve acabar e o privado prevalescer. Além de ser um hipócrita, ele é um eterno perdido! Porque a necessidade de se juntar a extrema direita pra criticar o Governo do PT? O problema não é a esquerda, e sim o PT, que entrou no jogo político com tudo: corrupção e coligações com partidos e políticos conservadores para formar sua base governista. Como o PMDB (José Sarney, Sérgio Cabral), PSC (A bancada evangélica), PSB (acreditem, Eduardo Campos não é igual ao avó) e outros. É aqui que mora a verdadeira critica ao PT, porque todas as suas ações objetivam a permanência dessa base, prejudicando integrantes e projetos de lei do próprio partido como o afastamento de Domingos Dutra da CDH.

  78. ranier alessandro Postado em 03/May/2013 às 12:23

    o que acontece se eu comparar a educação do brasil com a de cuba? fail

  79. mateus Postado em 03/May/2013 às 13:12

    Blá blá blá, é a única coisa que consigo ver nesses comentários, os velhos discursos direitistas ou esquerdistas, acorda povo, os caras falam pq dá vontade, assim como vocês eles não vão mudar nada na cabeça de meio milhão de idiotas. Fala-se tanto de que o país tem que mudar, que está tudo certo ou errado, mas de fato o que é feito? Vocês se lembram em quem votaram em todas as esferas? Quantas vezes vcs foram lá cobrara as atitudes deles? Eu já andei de ônibus nos piores lugares de São Paulo, eu já apreciei um bom vinho em Paris, sabe qual é a diferença? Em um país as pessoas votam por votar no outro eles votam pq querem. Não me falem de democracia pq eu já vi em comunidades mais pobres BOCAS de Urna gigantescas dos partidos Petistas e aliados, assim como tb já vi Milionários forçando os funcionários votarem nos partidos que lhe agradam, diferença? Nenhuma, para mim são iguais. Parem de ficar discursando com palavras bonitas, isso até o mais idiota pode fazer com um bom dicionário, não precisa ficar escrevendo em blogs e outros lugares, façam só uma coisa VOTEM, pense no que estão fazendo e depois vamos ver se isso melhora ou não

  80. Solange Alves Pinto Postado em 03/May/2013 às 13:12

    Locatelli, identifiquei o Anom e o Cortez como exemplos de crítica vazia, recorrente em alguns dos cometários. Um quer voltar atrás pq o rumo que o Brasil está tomando não dá; o outro fala da situação ridícula em que o país se encontra. Daria para os dois tentarem esboçar algum argumento, sobre: Que rumo e que situação ridícula exatamente lhes desagrada? Contra argumentar sobre o vazio não dá, então, por favor!

  81. Jurandir Becker Postado em 03/May/2013 às 14:19

    Gostaria de comentar apenas sobre os princípios de "esquerda" e "direita". Há tempos que essas duas correntes, antagônicas nos primórdios, perderam o sentido. A corrente esquerdista se opunha ao status quo dos governos estabelecidos e era personificada nos anarquistas europeus e suas ramificações através da imigração para a América. No decorrer das décadas os personificadores da corrente de esquerda levantaram a bandeira da foice e martelo. Acho que esse período representou a época de ouro do antagonismo esquerda/direita. A direita defendia a propriedade privada, enaltecia o capital. A esquerda, pelo menos em discurso, uma economia planificada, com as empresas estratégicas sob posse do Estado. Uma economia que valorizasse o trabalhador, voltada para o social. Mas isso acabou. O ícone do mundo esquerdista, a antiga URSS, desintegrou-se e teve que aderir ao Capitalismo... E aqui no país a população tornou-se tão passiva, branda e dócil que o movimento sindical foi sepultado. Paradoxalmente, precisamos de um ex-sindicalista para soterrar o movimento sindical brasileiro. Aqui no país, o esquerdismo é só de aparência e discurso, pois estamos muito bem alinhados com capital mundial. A esquerda que se opunha ao Capitalismo, hoje em dia só serve de massa de manobra da cúpula capitalista mundial. E estrela vermelha é usada como disfarce para arrebanhar eleitores idealistas. Mas na hora de governar a história é outra. Primeiro os interesses do grande capital, por último o social, na hora de fazer demagogia e captar votos. Tentáculos das empresas estrangeiras cobrem o país do Iapoque ao Chui, e, no shopping, os esquerdistas se refestelam com seus Big Macs.

  82. Alexandre Postado em 03/May/2013 às 14:38

    Mimimi da direita enche o saco, vão lamber o cu do Roger e do Lobão.

  83. Mirna Marino Duarte Postado em 03/May/2013 às 14:42

    Parafraseando Romário "dois poetas calados" seriam Roger e Lobão. Quem é Lobão? Um alguém que fez-se sob a fama de "rebelde" porque era um drogado filhinho de papai influente. Essa é a "vida loka" dele, hoje, um cinquentão idiota. É apenas uma questão de afinidade, os que aplaudem Lobão são também membros dessa gente aí, desses "vida loka" ... vou traçar um embate, apenas no campo das ideias entre a arte de Lobão e dos Racionais. Ouça "vida bandida" e depois caia aqui nesse clipe de "A vida é um desafio"... analise as letras, parceiro, veja as realidades, sinta a mensagem, a relevância da poesia, da arte! Nem precisa ir para a porrada, Mano, no campo das ideias você está está 1000 anos luz à frente de Lobobão! http://www.youtube.com/watch?v=52NT9cSWC_8

  84. Guilherme Júnior Postado em 03/May/2013 às 14:45

    Para bom entendedor, meia palavra basta. Santo dito popular... Eu, com meu insignificante entendimento, consigo entender claramente o que a autora quis dizer quando afirmou: “Começou a falar mal do Brasil e dos brasileiros, a demonstrar desprezo por tudo daqui, a comparar de forma depreciativa com outros países, é batata. Derrotista/direitista detectado.”. Para mim, está claro que se trata da galera que nunca bateu um prego na vida e fica teorizando sobre os rumos do País. São derrotistas sim, sonham com um Brasil europeu, sentimento de côrte existente desde 1808! E com isso não acho que o Brasil está uma maravilha, sei que a coisa ainda é muito crítica pra muita gente nesse País. Só que é muito fácil falar estando dentro do ar-condicionado de seu carro importado, ficar teorizando e criticando o "povo". Primeiro que o povo brasileiro são mais de 190 milhões de pessoas, com pensamentos, vivências e realidades diferentes, na qual essas pessoas tentam se excluir, como se fossem seres iluminados. Outra coisa é que é muito fácil tratar a exceção como regra... @Fernanda diz que a situação de quem sai pra rua para cometer crimes e outra que acorda cedo para catar papelão e latinhas é a mesma. Fácil falar quem não precisa viver na pele nenhuma das duas situações. Eu não acho que temos que valorizar quem foi pra vida do crime, mas é muito mais fácil julgar do que perceber todo o contexto que levou o cara pra isso. Em muitos lugares desse País, como favelas e comunidades empobrecidas, o crime é um status, é o "patrão", o "chefe". Mas essa concepção não se criou sozinha. É fruto de séculos de exclusão, expoliação da classe trabalhadora, que produz a riqueza mas vive na miséria, enquanto outros vivem em luxos absurdos (vide os/as frequentadores de lojas como a Daslu). Quem acha que ver uma realidade tão precária na vida real e outra tão "glamourosa" na TV e achar isso normal, talvez precise de um psiquiatra... Enfim, novamente SEM defender ou justificar a violência, entendo que é um problema extremamente complexo e que é tratado com a "panacéia" de soluções milagrosas, como a redução da maioridade penal. Por fim, quando vejo alguém dizendo que o PT isso, que o Lula aquilo, como se o único pensamento de esquerda fosse o PT e Lula, aí sim eu digo: direitista/derrotista detectado! Primeiro que o PT já não é esquerda desde que topou "vender os rins" para assumir o poder. Segundo que, antes do partido, o sistema político que vivemos produz esse tipo de "ligações perigosas". Quem se dispõe a "vencer a partida" tem que "seguir as regras do jogo". Então, não acredito que nem PT, PSDB, PSTU ou PRB irão resolver os problemas. Para mim, a tarefa é mais árdua. É na formação para a vida, sem vanguardismos, que reside a esperança de mudar as coisas. O artista fluminense Eduardo Marinho resume: "as pessoas não pensam, elas reproduzem o pensamento programado". E isso não é só para os menos favorecidos. Os meios de comunicação poderiam ajudar muito nisso, mas fazem exatamente o oposto, a partir do círculo vicioso da busca por audiência a qualquer custo. A tarefa não é fácil, mas é possível. E não vai ser com críticas infantis e sem fundamento na realidade que iremos avançar. Isso é que Lobão, Roger, Ed Motta e outros não entendem, pois falam sem saber, na pele, do que estão falando. Isso é ser burguês!

  85. Mlyra Postado em 03/May/2013 às 14:50

    Vocês estão se confundindo talvez por algum tipo de apreço que ainda venham a ter sobre estas duas figuras vazias da moderna mídia brasileira. Basta notar que não se trata de uma crítica infundamentada o que o Lobão fala, que em certos aspectos têm seus pontos de congruência no sentido de serem puramente críticas, mas de que as causas por ele apresentadas não condizem com a situação que a pessoa de classes desfavorecidas encontra a vida. Não passam, desta forma, de meros preconceitos. O ponto fundamental da ideologia do Lobão, é a necessidade de querer comprovar a salvação do Capital, e ele NUNCA esconde isso de seu discurso. A fonte da miséria moderna, a gênese dos cânceres sociais, individualismo, ganância apropriativa e outros problemas tão comuns a quem pesquisa a saúde social. Apontar problemas é papel das nossas avós, cuja crítica não se difere tanto das feitas pelo porcaria do Lobão. Tentar ser capaz de não reproduzir o que todos vêem e sentem, e apontar ideias, tentativas de soluções, seria finalmente digno de um tipo mais elogioso de retorno. Vocês que defendem o Lobão, no fundo, não fazem mais do que repetir a mágica fórmula da "Sociedade de merda, feita por um povo vagabundo." E escondem-se sob a égide PT/PSDB para dizer que qualquer opinião deve estar atrelada a qualquer das pontas desta estrela. Infelizmente, a dinâmica social é muito mais complexa, da mesma ordem que faz 1 milhão de escravos se submeterem a 1 senhor, ou 190 milhões de trabalhadores se submeterem a 1 visão moral instituída pela única instituição educacional infalível no Brasil, a mídia. O Brasil não é feito de vagabundos (aqueles que se apertam nos ônibus para ir trabalhar enquanto muitos de nós ainda dormem), e o dinheiro não vai ser a redenção de nenhuma "republica falida". Lobão é oferece a experiência do fenômeno do Datenismo: Enaltecer problemas remotos pequenos capazes de criar a noção que que o mundo lá fora está em guerra. Às nossas vós que assistem, talvez o mundo seja isso, mas essa marmanjada aos chiliques por amarem Lobão, bora arregaçar as mangas que tem gente passando fome demais para pararmos para ouvir reaças de primeira classe.

  86. Marcos Faria Postado em 03/May/2013 às 15:32

    Sem fundamentalismos de espécie alguma... Sem papo de burguesia e proletariado... Sem fanatismos de ordem política ideológica e sem qualquer defesa dos partidos que temos aí no cenário nacional: situação ou oposição... Deixem que digam o que quiserem e deixem que liberais, comunistas, social democratas, anarquistas e esquisitices exponham seus raciocínios e visões do mundo. Deixem também que os "rebeldes sem causa" se manifestem, mesmo depois dos 50 e sem uma maior clareza de suas intenções. A retórica da intelectualidade é linda, mas bastante confusa para compreensão de grande parte da nossa população... Na verdade o que nos falta é educação pública e de qualidade para todos (que não nos ouçam os "neoliberais de armário"). Jargão emblemático de muitos que ao pleitearem o cargo de legisladores do povo querem mesmo é que grande parte da população continue na ignorância. Jargão próprio dos tecidos médios, mas que, com a decadência do ensino público, recorreram ao ensino privado. Jargão próprio de todos que se beneficiam do "jeitinho brasileiro" para tocarem suas felizes vidas paralela ao caos institucional, moral e ético que se instaurou neste país. Deixem que todos falem, pois aqui tudo pode mesmo! Só não deixem de falar para continuarmos a pensar que a democracia se resume apenas à liberdade de expressão e que para tudo mais é só deixar com a economia de mercado... Caso algo dê errado chame o síndico, ou melhor, o “santo” Estado que lutamos para ser laico.

  87. Vlad Postado em 03/May/2013 às 16:08

    Assinei a esse site pelo Facebook porque me parece bastante promissor, de início. A verdade é que tem me decepcionado cada vez mais. O simples uso de expressões simplistas, simplórias e desprovidas de significado como "de direita" e "de esquerda" é, por si só, prova inconteste de analfabetismo político, de falta de sofisticação intelectual, falta de raciocínio crítico e - porque não? - de "jequice" mesmo. Ponham na cabeça um fato simples: ser "de esquerda" não quer dizer nada. Duas pessoas que se dizem "de esquerda" podem tranquilamente estar em campos opostos tanto quanto à liberdade social (mais para o totalitarismo ou mais para o libertarismo) quanto à liberdade econômica (estatismo vs. liberalismo). Quanto à matéria... É de um ufanismo de doer. Típico do pessoal que acreditou na imprensa e hoje está crente que a situação por aqui está melhor do que na Europa. Pois deixe-me contar um segredinho que poucos por aqui sabem: ao contrário do que aparece na TV a situação na Espanha (país dos mais pobres da União Européia) não é de guerra civil; na verdade até mesmo a pior escola pública lá é tão boa quanto as MELHORES instituições de ensino privado do nosso país. É, e o povo lá está realmente preocupado com a crise... Mas não do jeito que a Globo mostra. Já ouvi muitas vezes o comentário "nossa, essa crise está terrível. Agora temos que deixar de jantar em restaurantes caros cinco vezes por semana e irmos apenas três vezes por semana".. :P Cresçam um pouco. Viajem, explorem outras culturas, observem como se vive por lá. E mais: livrem-se dos antolhos e estudem com mais afinco. Assim escreverão menos besteiras...

  88. Marcos Postado em 03/May/2013 às 16:28

    Mas como tem almeidinha coxinha nesse mundo né? Pelo visto a carapuça serviu pra um mundo de gente...

  89. VMG Postado em 03/May/2013 às 16:29

    Por que Lobão e Roger se transformaram em dois derrotistas explícitos? www.pragmatismopolitico.com.br O problema do Brasil e da cultura de uma forma geral é o maniqueísmo. Adotamos discursos integralmente como corretos ou errados. Não se analisa mais novas ideias e não se aceita novas pautas de debate. Ou é meu "companheiro" ou é meu inimigo. Talvez seja mais justo discutir as ideias abordadas pelo Lobão. Me parece que ele fala muita coisa carregada de preconceitos e superficialismos, mas por outro lado parece fazer uma crítica muito bem fundamentada da cultura intelectual que impregnou o país de um nacionalismo tupiniquim de quinta categoria. Atacar as origens de classe média de alguém, como faz o texto, não invalida nenhum discurso, nem parece nada "pragmático". Parece, ao contrário, atacar um preconceito com outro preconceito, o que já acusa como as coisas estão acontecendo nesse país. Daqui a pouco vai se criar um "Brasil, ame ou deixo-o" às esquerdas. E o rock, como demônio americano, o inimigo da cultura abaixo do Equador. Convenhamos que isso soa um pouco pastelão e ultrapassado.

  90. Lucas Luz Postado em 03/May/2013 às 16:37

    Conitnua LoboBÃO. Só isso, para não gastar tempo com panacas que foram criados por babás em condomínios e até hoje se consulta com o pediatra.

  91. Rafael Peregrino da Silva Postado em 03/May/2013 às 19:09

    “Começou a falar mal do Brasil e dos brasileiros, a demonstrar desprezo por tudo daqui, a comparar de forma depreciativa com outros países, é batata. Derrotista/direitista detectado.” Toda generalização é burra, inclusive esta! Por favor, sou socialista, esquerdista de berço, filho de sindicalistas (bancário de um lado, professora de outro), mas tenho consciência crítica para dizer que MUITA COISA na terra brasilis é execrável. Dá uma vontade realmente irresistível de ficar esculhambando as coisas erradas que acontecem aqui constantemente. Discordo do posicionamento direitista do Lobão e do Roger, mas isso nada tem a ver com uma postura crítica em relação ao Brasil. Me doutorei na Alemanha, depois de ter feito escola pública em todos os níveis no Brasil, e a vida naquela sociedade mostrou em que se pode tornar um país com baixos índices de corrupção, alto nível de escolaridade e suficiente investimento em infraestrutura. Isso forneceu uma ótima base de comparação para o que acontece no Brasil atualmente. E quer saber: estamos a anos luz daquele patamar. Se não enxergarmos isso e modificar de maneira gritante a situação do nosso país, nunca vamos atingir aquele nível de desenvolvimento e justiça social.

  92. Leonardo Matos Postado em 03/May/2013 às 22:07

    Lobão tá indo contra tudo aquilo que ele "lutou" no passado. Fez uma afirmação ridícula sobre a ditadura brasileira e que os torturadores só arrancaram umas "unhinhas". Lobão que viveu uma juventude rebelde, drogada e desenfreada, e agora vem com pensamentos e acusações conservadoras sobre o que os outros expressam. Critica o Brasil e seus habitantes. Tudo o que é errado precisa ser colocado a mostra, concordo, mas todos não precisam ser atacados por seus votos ou por seus gostos. Racionais Mc's nunca fez apologia à algum partido, eles retratam ao máximo a realidade da favela, corrupção, abuso policial, racismo e tantos outros males da sociedade. Se é que o Lobão tem algum problema com isso, que fale diretamente com o Mano Brown, e não saia escrevendo sobre. Não se condena sem provas! Lobão foi hipócrita e mal educado, não mal-compreendido. Ele é um homem inteligente, passou anos adquirindo conhecimento e usando drogas, drogas que, parecem começar fazer efeito só agora.

  93. Cris Spiegel Postado em 03/May/2013 às 22:45

    Lobão deve estar na modinha de louvar Nietzsche e se achando o super-homem. E o como o super-homem bigodudo original, tenta quebrar tudo como manifestação de um recalque auto-indulgente.

  94. Isaac Postado em 03/May/2013 às 22:56

    Uma das melhores crônicas que já li nos últimos anos. Parabéns!

  95. leila Postado em 03/May/2013 às 22:59

    Lobão ta doidão. Ele disse um dia que o Herbert Vianna do Paralamas fez plágios das suas músicas. kkkkkkkkkkkk Como não vende mais discos, escreve livros polêmicos para ver se vende.

  96. Anderson Postado em 03/May/2013 às 23:07

    Um belo exemplo de inteligência contraprodutiva. Talvez menosprezem porque tiveram a oportunidade de conhecer algo melhor, porque puderam aprender mais. Não que haja somente coisas melhores do lado de lá, mas certamente há coisas muito ruins por aqui. Concordo também que o melhor meio de encontrar soluções não é pela depreciação ou pela critica. Produziam muito mais quando usavam seu gênio para compor... ainda há tempo, talento eles tem e otimista eu sei que sou, ainda acredito neles. Abraços a todos e parabéns pela matéria que trata com a costumeira franqueza, além da abordagem critica alguns assuntos que parecem passar ao largo, despercebidos aos olhos de nós, reles mortais que passam longe da vida burguesa e concentram esforços nas tarefas produtivas do cotidiano.

  97. Mauricio Postado em 04/May/2013 às 02:08

    Estude, trabalhe, ou melhor, tente conseguir uma bom trabalho, aí sim, trabalhe, pague seus impostos, cuide de sua familia, crie uma opinião, mas antes leia bastante. Burgues? Socialista? Petista, Tucano? direita esquerda. Vão todos para o inferno. Ideologismos hoje não servem nem para limpar o trazeiro. Ismos não limpam o trazeiro. Enquanto a educação não chegar a todos teremos um povo burro, que não sabe eleger ninguem.

    • Tchekowski Postado em 12/Mar/2014 às 12:32

      Muito educado o seu comentário. Mas enquanto não chega a educação para o povo burro, escreve aí quem seria o(a) eleito(a) se o povo fosse inteligente e soubesse votar.

  98. marcelo batista Postado em 04/May/2013 às 03:40

    vamos lá, nada de derrotismo!!! vamos cantar! O CEU DO MEU BRASIL TEM MAIS ESTRELAS, LALALA :)

  99. Alexandre Pinheiro Postado em 04/May/2013 às 07:23

    Segurem a onda que é Dilma até 2018 e depois, quem sabe, Haddad ou Lula de novo! Os aeroportos estão abertos a todos os que não gostam daqui! Sugiro que procurem abrigo na casa do Diogo Mainard em Manhatan! Vão com Deus ou com o Diabo, se preferirem!

    • tchekowski Postado em 12/Mar/2014 às 12:33

      Pode ser no apê do FHC em Paris, de frente pra Torre Eiffel...

  100. Leandro Goor Gamarano Postado em 04/May/2013 às 07:58

    Até quando teremos que ver esses debates ideológicos entre a pseudo direita e a pseudo esquerda no Brasil. Todos os que ainda empunham esse tipo de bandeira não entendem que esse discussão já esta superada e no passado. Os ditos esquerdistas levantam a bandeira do Marx de o Manifesto Comunista e outras obras da mesma linha mas esquecem que a maior obra deste mesmo Marx chama-se "O Capital", um dos maiores clássicos da economia. Ao lerem essa obra perceberiam que a crítica feita ao Capitalismo foi de tal maestria que deu todo combustível necessário para que ele pudesse se reinventar e se consolidar como modo de produção predominante até os dias de hoje. Não nego suas disfunções e o grande mérito da teoria da mais-valia, mas arrisco a dizer que o próprio Marx não acreditava no fim do Capitalismo, ele apenas precisava mudar suas bases teóricas. Vemos isso como verdade na obra de outro grande economista como Keynes que demonstra um capitalismo que precisa ser regulado pela ação do Estado e é assim que surge mais tarde o Walfare State no pós- Segunda Guerra Mundial. O Capitalismo literalmente se apropria das contribuições do Socialismo, SUPERANDO esse conflito ideológico. Quero salientar que não sou defensor do capitalismo e isso não me faz um direitista e sim um realista. O Capitalismo é um sistema imperfeito, com grandes graus de injustiça, apropriação da mais-valia e é por isso mesmo que precisa de um Estado regulador e que também seja um Capitalista no mercado. O debate hoje em dia, principalmente no Brasil, é de como fazer a gestão mais eficiente, igualitária e redistributiva de renda e não as orientações ideológicas que só ficam na teoria e que na prática não são levadas a cabo. A ditadura e o autoritarismo já acabou. Vivemos uma democracia recente e parece que ainda não sabemos como lidar. Ainda temos resquícios e conflitos de classe, mas isso só poderá ser superado através do empoderamento político do planejamento e orçamento público, fazendo com que as demandas sociais e até mesmo as demandas de mercado (afinal o custo de produção nunca foi tão alto com nossa infraestrutura falida) sejam a pauta das eleições e do controle social sobre as ações políticas

  101. Bruno Badia Postado em 04/May/2013 às 09:07

    Um texto muito bem escrito, muito consciente e também muito agressivo. Para que tanta agressividade?

  102. Nana Postado em 04/May/2013 às 10:40

    Bom, todos são contra porque eles ainda estão vivos, se ao acaso eles morressem se tornariam heróis, pois Renato Russo e Cazuza também eram burgueses, se eles estivessem vivos, será que eles não fariam parte desta mesma panela???

    • tchekowski Postado em 12/Mar/2014 às 12:40

      Nesta geração de músicos, todos eram filhinhos de papai. Pobre não gravava disco naquela época. Porém, acredito que Renato Russo e Cazuza manteriam a sua coerência e não se intimidariam ao ver pobre voando no mesmo avião que eles, frequentando a mesma universidade particular que seus filhos ricos, tendo casa própria, dirigindo seu próprio carro...

  103. Rayanne Postado em 04/May/2013 às 11:04

    Nem acho que seja questão de voltar as origens, acho que é mais questão de cansaço da idade mesmo...mas afinal quais foram as grandes ideias revolucionárias da juventude desses dois? Continuam fazendo a mesma coisa, reclamar por reclamar...só que agora o governo é a esquerda então tem que tacar pau na esquerda...

  104. Edilson Roberto Testa Postado em 04/May/2013 às 15:11

    "A esquerda e a direita estão fora do centro".

  105. Ieda Cruz Postado em 04/May/2013 às 15:28

    O texto é bem escrito, e o melhor dele é a discussão, a polêmica a que ele convida. De fato voltar às raízes burguesas parece ser um tipo de lugar comum mesmo, mas não só para os músicos filhos de ex-militantes da esquerda brasileira. Muitos desses militantes aposentados também hoje tem suas cadeiras nas universidades e vivem como a maioria da classe média alta: atrás dos muros dos arborizados condomínios fechados dos grandes centros, de maneira idêntica a qualquer profissional liberal bem sucedido. Difícil ver algum deles provocando o nosso olhar para as tristes continuidades da ditadura militar presentes na mídia, nos valores, presentes no nosso dia a dia. Devem ter desistido… Eu admiro a disposição pra criticar o Lobão – aliás o apelido do músico hoje em dia combina muito mais com suas canhas do que há 20, 30 anos atrás – ele fala tanta asneira que é difícil saber por onde começar a rebater. Então, parabéns autora, pela paciência. Já Roger me ganhou quando saiu distribuindo porrada na equipe técnica do mala do Peter Gabriel, no SWU e mereceram! hahaha, isso aí porrada no gringo folgado! E depois, honestamente, ele tem razão, o brasileiro é muito paga pau, é muito bunda mole mesmo, ele sentiu o desrespeito pelo músico brasileiro na pele; e se queremos exemplos mais fresquinhos de desrespeito ao brasileiro, é fácil, haja visto os mandos e desmandos da fifa e toda equipe envolvida nos preparativos da copa de 2014 que conseguem tranquilamente desalojar as pessoas (coicidentemente pobres, vejam só) das suas moradias; enfiaram no nariz o museu do índio e a aldeia maracanã pra dar lugar ao “importantíssimo” museu da fifa; ah é, até o São João, a festa mais tradicional do nordeste foi proibida em Salvador para não atrapalhar a copa das confederações, e o zé povinho lá feliz, com aquele sorriso desfalcado achando tudo lindo…Será? Ou será que a galera tá de bode e só não dão voz pra suas manifestações? Desculpa, mas chamar o povo de “cego, impotente” etc, parece que tem um fundo de verdade, o que esquecem de dizer é que esses atributos caracterizam as principais vitórias advindas do advento da ditadura: nivelar por baixo, manter sob controle o espírito crítico, condenar as diferenças, entre tantas outras coisas. Não acho que o texto só por ter citado o PT seja, por assim dizer, partidário, há um certo exagero nesse ponto de vista. hahaha mais exagerado ainda é achar que o PT seja assim tão vermelho, mas se temos algo a rechaçar é a direita raivosa, e nesse ponto o PSDB junto ao DEM ganham mesmo em disparada, mas isso é pauta pra outro debate! Acredito que alguma visão reacionária possa ser flagrada nas posturas dos músicos citados, bem como nos argumentos da autora se pode flagrar algumas generalizações viciadas. Como disse, acho (eu e a torcida do Cointhians) que Lobão fala um monte de besteira, mas ponto pra ele! um país “rico e medíocre” , apesar de ainda estar bem longe de ser a realidade do Brasil não é nada contraditório, vejam os EUA, por exemplo. Se for essa a meta, vamos muito mal! eca! E eu até entendo o Roger por ter escrito sua biografia em inglês, parece que o brasileiro não liga mesmo pra sua própria história, pra sua memória, assim, escrita em inglês , depois de ter sido lido por uma meia dúzia de gringos, quem sabe não chame a atenção da ridícula e esnobe intelectualidade brasileira. Por fim, deixem o Ed Mota fora disso, ele não merece o rebaixamento, o cara é um grande músico. Se acham que ele vive apegado ao passado, procurem saber, procurem saber…

  106. Henrique Postado em 04/May/2013 às 20:48

    Musicalmente falando, lobão é uma aparição aterradora do acorde fantasma. E o roger é..........é o fantasma musical.

  107. Hermes Postado em 05/May/2013 às 11:35

    "Arrancar umas unhazinhas." Fiquei chocado. Não sabia que Lobão tinha dito isso. Momento tão infeliz.

  108. Gean Postado em 05/May/2013 às 12:53

    Texto perfeito. Concordo cem por cento. É isso, ponto.

  109. Francisco Postado em 05/May/2013 às 13:21

    Bacana o texto, parabéns!

  110. Chico Lobo Postado em 05/May/2013 às 17:22

    Eu trabalhei com o insano Lobão... ao vivo e pessoalmente ele é mais torpe ainda do que se mostra na mídia. As idéias do Lobão é de um típico psicopata, embora aparenta "inteligência", torna-se perigoso como exemplo e espelho para multidões de jovens iludidos e imaturos. Na vida diária Lobão é preconceituoso em suas atitudes, muito persuasivo e deselegante para com seus subordinados.

    • Gleidson Postado em 02/Sep/2013 às 19:06

      Concordo com você, já fui a um show desse idiota e o vi fazendo tudo que você descreve no palco. Reclamando de tudo e de todos, um idiota completo.

  111. Felipe Postado em 05/May/2013 às 21:39

    O que eu vejo no Lobão é um cara destruído pelas drogas. Como falou o Chico Lobo, um cara com traços psicóticos, mas creio que potencializou seus devaneios com o abuso dos entorpecentes. Ele diz, desdiz e se contradiz o tempo inteiro. Lamentável!

  112. Ericsson Wursthorn Postado em 06/May/2013 às 13:55

    Podemos incluir Lulu Santos nesse pacote?

  113. Valeska Silva Postado em 09/May/2013 às 12:25

    Lobão não me diz nada atualmente, Roger muito menos. Respeito seu direito de se pronunciarem, no entanto. Muito mais me incomoda outra confusão que alguns insistem em tentar instalar: aquela que iguala falar mal de políticos, de seus partidos e das políticas que adotam com falar mal do Brasil. Amo meu país e acredito nele, o que não me obriga a falar bem ou de concordar com as forças políticas oficiais ou oficiosas que por aqui abundam.

  114. Evandro Medeiros Postado em 09/May/2013 às 17:12

    Ei, alguém sabe o que tá acontecendo na Amazônia e sobre Belo Monte? Não né? Foda-se Lobão e Roger e todos os cuzões bunda moles que dizem merdas e nunca fizeram nada para mudar algo nesse país. Tem coisa mais importante pra se discutir e fazer... por favor, comecem.

  115. Kauê Jones Postado em 12/May/2013 às 01:21

    O que mais me chateia aqui, é que o brasileiro realmente não sabe o que é ser de esquerda, confunde fanatismo fundamentalista ideológico xiita com verdadeiros ideais intelectuais políticos. Esquerda de verdade é a Social-Democracia implantada dos nórdicos, e a admirável transparência política levado a patamares que em outros tempos seriam considerados um belo sonho utópico. Ou então, o tal do Welfare state do Canadá. Isto eu reconheço! Você enxerga um sistema transparente, e que, sendo filosoficamente ou não condizente com sua filosofia política, sabe, que aquilo está acontecendo bem, que as pessoas vivem bem, pagam seus impostos e eles são realmente utilizados naquilo que o consideram de valia e importância. E o país acende, não só socialmente, como acima de tudo, culturalmente. E há o sagrado princípio mais fundamental, a Democracia.

  116. Paulo R. F. Postado em 19/May/2013 às 01:27

    Aqui no Brasil, a ala da direita esclerosada (mofada), vendem uma idéia de que todo esquerdista é comuna (come criancinhas). Vivem dizendo que os PTistas são comunistas, que adoram Cuba, Coréia do Norte, etc.. Ao acaso eles apoiaram também as ditaduras direitistas da AL de tempos atrás? Pessoal, abram a mente, ditaduras são ruins, tanto a Cubana, a do Stroissner, do Pinochet, da antiga URSS asim com a da Coréia do Norte (de direita ou esquerda). Socialismo não tem nada a ver com ditadura, esta é a idéia que os reaças querem nos fazer engolir. Um governo com mais de 80% de aprovação, só pode ter como respaldo um ganho de renda dos mais pobres, uma ascenção social de uma classe que antes vivia à margem do consumo. Os nossos aeroportos estão uma baderna, abarrotados? Claro, nunca se viajou tanto de avião quanto hoje, e alguns anos atrás era previlégio dos "burgueses" (isso incomoda muito eles). Tempos atrás, quem estudava em Universidades Públicas gratuitas eram justamente quem podia pagar, enquanto os que acordavam de madrugada pra sustentar a família, enfrentava o turno da noite faculdades a preços escorchantes. Acho que o Brasil, mesmo de uma maneira meio desajeitada, está no caminho certo (governo Federal). Esta turma que está tendo a oportunidade de estudar em instituições de nível hj daqui a uma geração com certeza vão ser bem mais produtivas do que se continuassem alijadas destes benefícios. Como li em um artigo há tempos atrás, o Lula faz e fez as coisas ao seu modo e, mesmo desajeitadas ele vem acertando. É claro que a turma que sempre teve estas tetas como exclusivas não iriam querer dividi-las com o povão. O Brasil está sim no rumo certo, tão certo que os brazucas já não são mais tratados como eram antigamente, já temos muito respeito lá fora, temos que acabar com nosso complexo de cachorro vira-lata, os americanos estão até admitindo que não precisamos de visto pra ir até eles, e somos os turistas que mais consomem nas terras do Tio Sam.

  117. FRED Postado em 07/Jun/2013 às 10:31

    O QUE ESTÁ EN JOGO NÃO É FATO DO DIREITO A CRÍTICA. O FATO É QUE ESTES REACIONÁRIOS DIREITISTAS TENTA ARGUMENTAR DESQUALIFICANDO O POVO BRASILEIRO DE FORMA GERAL. PARA A DIREITA BRASILEIRA SEMPRE HAVERÁ UMA ELITE COMO FHC QUE QUEBROU O BRASIL E QUE TEM O DIREITO HEREDITÁRIO DE COMANDAR A NAÇÃO. DAÍ VEM A FALA DE CHAMAR O POVO QUE NÃO PERTENCE A ESTA ELITE DE INTELIGÊNCIA DITA SUPERIOR (VIDE O GOVERNO DE FHC) DE IGNORANTE, ALIENADO. NÃO É ATOA QUE PARTE DOS FILHOS DESTA MESMA ELITE DEFENDE A VOLTA DA DITADURA MILITAR PARA MANTER OS SEUS PRIVILÉGIOS. QUANTO AO ROGER E LOBÃO ESTES TEM DIREITO DE FALAR MAL, ASSIM COMO VÃO TER QUE ENGOLIR QUE O BRASIL É HOJE RESPEITADO NO MUNDO TODO APESAR DE SER DESRESPEITADOS PELOS FILHOS DA ELITE QUE PERDERAM O SEU PRIVILÉGIOS COM DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. A ELEIÇÃO DE UM BRASILEIRO PARA DIRIGIR A OMC, A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS EM ÓRGÃO INTERNACIONAIS, O FORTALECIMENTO DA ECONOMIA, O AMPLO ACESSO A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA, A COPA E AS OLIMPÍADAS VÃO CALAR OS CRÍTICOS. O QUE EU ESTRANHO É QUE EM NENHUM PAÍS NO MUNDO EXISTE PESSOAS QUE TORCEM PARA O PAÍS SER RIDICULARIZADO, FALANDO MAL E DESQUALIFICANDO O POVO BRASILEIRO. NO BRASIL NÃO SOMENTE TEM QUE SE ELIMINAR O ANALFABETISMO COMO TAMBÉM O COMPLEXO DE VIRA LATA QUE FAZ COM QUE NÓS MESMO NÃO NOS VALORIZE PERANTE O MUNDO.

  118. Silvio Corrêa Postado em 03/Jul/2013 às 17:00

    Sem querer alimentar falsas polêmicas, para mim o mais interessante foi a coragem de afirmar: "Tanto Roger quanto Lobão são parte de um fenômeno muito comum: o sujeito burguês que, na juventude, se transforma em rebelde para contrariar a família." Se alguém tiver paciência e saco para analisar o currículo dos eleitos neste país, que hoje estão sendo questionados nas ruas, verá que a maioria deles tem passagem pelos movimentos "ditos" de esquerda. Claro que estou falando dos que não são jogadores, cantores, atletas, pastores, comunicadores, presidentes de centrais sindicais, de federações, de conglomerados industriais e seus filhos, sobrinhos, netos. Putz, acho que não sobrou ninguém.

  119. Thais Postado em 04/Jul/2013 às 20:18

    "É um daqueles manés que vivem com a frase “imagine na Copa” na ponta da língua para criticar o transporte público, por exemplo, sem nem saber o que é pegar um ônibus. " Roger usa essa expressão como uma PIADA sobre a mania que muitas pessoas têm de usá-la ao criticar alguma coisa no país.. ou foi uma burrice da tua parte, ou uma tentativa de distorcer as palavras dele... ahh, li um comentário de Roberto locatelli “Então, o Lobão, o Roger e todos os que odeiam o Brasil deveriam ir embora procurar sua felicidade em outros países.” ... Ame-o ou deixe-o?

  120. poisé Postado em 08/Jul/2013 às 22:37

    Sugiro aos comentaristas-direitiras-derrotistas que estão criticando o texto que assinem a Veja, la sua opinião é abraçada.

  121. Nano Falcão Postado em 10/Jul/2013 às 17:43

    É uma questão de classe, como o autor identificou. Lobão e Roger sempre foram burguesões, mas acho que também se atribui demais a obra deles nos anos 80 do que merecem. O Ultraje a Rigor nunca passou do "Mamonas Assassinas" da nossa geração, tão somente isso. Lobão sempre foi um poser, um "rebelde anti-sistema", "contra tudo que aí está". Ele foi contra o sarney, contra o collor, contra o fernando henrique, ser contra o Lula faz parte. No final dos anos 90 vi o Lobão em evento do movimento estudantil, defendendo o MST. Não faz tanto tempo assim, isso foi em 2001, acho. Mas esse é o Lobão, bem capaz de se o Serra fosse o presidente, ele voltar a ser de "esquerda". O que ele gosta é de chocar, de ser do contra, ele acha "cool" ser "anti". Mas quanto a produção musical, dou mais crédito as letras do BERNARDO VILHENA que ele musicava, o verdadeiro sujeito politizado da história. Dos anos 90 em diante, o Lobão foi se separando do Bernardo, escrevendo suas próprias letras, e nada de memorável saiu daí (poeta de araque). Vale lembrar que nos anos 80 também letra politizada tava na moda, afinal aquela geração era comparada ao Chico, ao Gilberto e ao Caetano, e eles tinham que se esforçar pra serem levados a sério. Particularmente o Ultraje sempre foi uma banda menor do cenário nacional, parte daquele "rock alegre" que nunca me fez muito a cabeça. Sempre fui muito mais Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Cazuza, Titãs, Ira! e até o Engenheiros do Hawai. Ultraje e Lobão só fizeram umas músicas "políticas" porque tava na moda fazer, mas quando a moda passou, passaram a sua insignificancia, onde se encontram até hoje. Não foram capazes de grandes canções de amor, a momentos de felicidade, como por exemplo, o Herbert Vianna, o grande desafeto do Lobão, que morre de inveja por eles terem se provado que músico bom não precisa ficar puxando o saco de ninguém pra continuar lotando shows. Chupa Lobão! O Herbert é realmente melhor do que você!

  122. Sergio Postado em 11/Jul/2013 às 14:31

    A mentalidade rasteira e mesquinha dos "repetidores de opinião" da grande mídia brasileira expressa-se em todas as suas vertentes nos comentários do texto. Ou se é a favor do governo ou se é contra; se é a favor, é revolucionário, esquerdista, petista, cubanista e comunista. Cambada, entendam uma coisa: há críticas e críticas. A maior delas: o governo de hoje, do PT, mantém a estrutura podre da "governabilidade" e presta serviços para o mesmo extrato social dos últimos 50 anos. Para muitos de vocês, a postura coerente seria a de elogiar este governo. Dose é querer criticá-lo pelos mínimos acertos e pelas miseráveis concessões ao povo. Concordar ou não com a íntegra do texto é uma coisa; defender o Lobão e suas posturas REACIONÁRIAS é outra. Um imbecil aí, um tal de Jânio, considerou que, agora cinquentão, Lobão parou de falar bobagens. Pois é... Que bobagem a sua, hein, Jânio? Pelo visto você ainda não é cinquentão... Realmente, vendo o comentário destas pessoas, o jeito é assumir a crítica ferrenha e feroz ao Brasil.

  123. Roberto Postado em 02/Aug/2013 às 19:58

    Mas todo o rock brasileiro dos anos 80 é burguês - poderia dizer "exceto o punk" mas não dizendo já deixa explícito que não é mero rock (e devo salientar: o punk de São Paulo, apenas, pois Renato Russo e cia. eram igualmente burgueses). Querer julgar por um denominador comum é estúpido, gera argumentos que se concluem através de bandeiras levantadas e mesma atitude da porção criticada. Não dá para fingir o que é fato: o Brasil sempre viveu de aparências, o governo Lula ergueu um marketing tão brutal de que o Brasil realmente condiz com essa imagem de país promissor que quando isso tudo ruiu (como toda propaganda errática) quem levou a pior foi a Dilma! Embates existem toda hora, e com certeza com muito mais relevância histórica do que palavras jogadas ao vento de um Lobão que deita na cama que ele próprio faz, toda bagunçada e desconexa: o atrito do Racionais MC's e Carlinhos Brown em 1998, Clemente d'Os Inocentes peitando (e de certa forma, interpretando equivocadamente) Gilberto Gil e seu "Punk da Periferia", o machismo mutante de Arnaldo Baptista vs. Rita Lee e a negação da submissão feminina em pleno anos 70, as sessões de tortura e lobotomia sofridas por um Geraldo Vandré inicialmente petulante e cantador, que se seduziu com a alcunha de "cantor de protesto" e teve ajuda de ninguém na hora do aperto... muitos desses atritos ignoram sumariamente raça, etnia, condição social e sexo, muito mais relevantes pois dizem algo obrigatoriamente atrelados à vida. Lobão pode dizer tudo, mas seu mais recente show é puramente nostálgico. O Trip-Hop de "A Vida é Doce" só foi assimilado como ruptura vinda da Trama, Lobão foi sumariamente ignorado por apenas falar, falar, falar... pronto, eis a resposta. Paga pra ver quem pode, ouve quem tem acesso: o playboy e o filho da empregada vão ouvir na rádio ou podcast, o objeto "Vida Bandida" está aí para todos, a interpretação é de cada um, e já vi algumas curiosas como funkeiros dizerem que foi o primeiro Proibidão, primeira letra contundente que ouviram na vida. Alguém aqui está na favela pra ter alguma opinião sobre isso? Já cheirou pó pra ver como você fica e se recupera a sanidade total? Relativismo genérico o meu? Não, mas vou demorar para tentar discutir moral de um país que a música de esquerda era avessa ao som universal e cuja maioria dos representantes eram burgueses: os pobres estão muito ocupados (sobre)vivendo e carentes de informação e tempo para escrever uma "Construção". Mas se Lulu Santos inspirou aquela beleza de imagem de felicidade de Claudinho & Buchecha, ex-vendedores de rua e maloqueiros (no sentido de Adoniran Barbosa), "Conquista" emociona o filho da empregada e o burguês.

  124. Fernando Postado em 12/Aug/2013 às 05:59

    O Lobão é um cara que desagrada mesmo. Se fosse "bonzinho" seria ovelhinha. Tem méritos, boas músicas e essas frases devem ser analisadas no contexto. Já o Roger nunca escondeu ser "rebelde sem causa". Sobre PT e PSDB perderam-se no caminho. Este governou com a ARENA e aquele não tem coragem de cortar na carne e lutar contra a corrupção

  125. Fátima Postado em 03/Sep/2013 às 13:57

    E viva a democracia!! todos se manifestam, uns conscientes outros de forma leviana, uma coisa é certa só colhemos o que plantamos, isso é uma lei natural e não tem como fugir.

  126. renato Postado em 03/Sep/2013 às 20:28

    lobão é um cara mauito legal. Se esconde por traz daquela cara de idiota, e por vez um baita parasita da situação, faz que bebe todas mas não só bebe chopp com wiski. Se faz parte de uma roda, não paga nada..e bebe todas. Sempre apoiado pelo fiel escudeiro. Tudo isto é o que dizem, mas não é. Não é xarope.,não.

    • eu daqui Postado em 05/Jun/2014 às 14:10

      Ele não se declara depressivo cronico? Desde quando alcool agora é medicação?

  127. Jan Rujner Postado em 03/Sep/2013 às 23:45

    Como músicos são brilhantes, mas quando abrem a boca pra para falar suas baboseiras são lastimáveis! Lobão é um dos maiores músicos do Brasil, baterista brilhante, grande violinista, compositor virtuoso e que ainda compôs e compõe algumas coisas bacanas nos anos 2000 e gravado um DVD que mostra quão grande é sua contribuição para a Música Nacional. Roger, apesar de há muito tempo, pelo menos que eu saiba, não tenha lançado nada de novo com sua banda, é um cara articulado e grande compositor! Uma pena estarem se transformando em verdadeiros reaças e derrotistas! Deviam ficar cada um na sua fazendo o que sabem, já que a música brasileira está carente de grandes músicos. Enquanto de figurinhas negativas e que desmerecem o Brasil e os brasileiros estamos fartos, não precisávamos de mais dois!

  128. Edilson Postado em 04/Sep/2013 às 12:36

    Bom texto, também tem o fato de serem devotos incontestes dos Estados Unidos, o mesmo imperialismo que mantem seu padrão de vida as custas de guerras para saquear as riquezas dos povos. Por esta e outras razões prefiro o Chico Buarque, pois ele esta certíssimo quando afirma que não precisa de um governo que fale fino com os estados unidos e grosso com a Bolívia mais sim um governo que se imponha perante os Estados Unidos e seja solidário com o povo indígena da Bolívia.

  129. Ricardo Postado em 04/Sep/2013 às 13:06

    quando a morte se apodera da alma de uma pessoa, tudo é tingido ao redor e dentro deles tb. Mas sempre há esperanças para vencer a frustração e o ressentimento, só que eles tem que querer sair dai, senão..........

  130. francisco Postado em 04/Sep/2013 às 15:07

    Rock nacional grande parte apoiado pela globo e mídia nacional, maioria oriundos de família classe média, ao contrário do rap, funk que sempre sofreram preconceitos e os cantores conhecem a vida da classe pobre como ela é.

  131. FELLIPE KNOPP Postado em 04/Sep/2013 às 16:24

    O problea e que a classe media brasileira que detem o monopolio da critica presume em sua compreencao superficialista que toda insurgencia contra costumes seja revolucionismo politico e que todo revolucionismo politico significa imediatamente "socialismo". Ai falam de burgues como uma pessima conotacao, mas ignoram que toda estrutura de producao da qual derivam as formas de relacao social e organizacao olitica foram patrocinados pelo modo de vida burgues, inclusive o computador por meio do qual postaram vossos comentarios. Raul Seixas, gostando ou nao, afirmando ou negando-o como valor, era burgues, tanto quanto o Lobao, O Roger, ou qualquer dos professores militantes de intentona universitaria

  132. Edmilson Postado em 05/Sep/2013 às 00:15

    Esses caras já morreram faz é tempo. Não conseguem mais "poetizar" porque se esclerozaram, daí seus discursos fascistóides. O texto me representa, integralmente.

  133. Rafael Postado em 05/Sep/2013 às 08:58

    Otimo texto Cynara Menezes, só acho que é o normal todos terem mudanças de pensamentos e atitudes, quando 14 15 18 anos não eramos os mesmos que somos hoje, digo , nem todos seguem a mesma filosofia de vida ¨a vida toda ¨, pra eles talvez seja mais confortável hoje do que ontem. Ou simplesmente cansam de viver ¨ dez anos a mil e passam a viver mil anos a dez ¨ ou como o Rodolfo Abrantes que se cansou e mudou sua vida , ÔPA, PERAI CACETA, tem algo de errado nisso? Não, são só filosofias diferentes e cada um tem a sua.

  134. Alef Postado em 05/Sep/2013 às 18:10

    Concordo com o Guilherme ali... Até o João Gordo se converteu! Quando você tem família, filhos, você quer mais é dar o melhor que você pode. Você se adapta depois de dar murros em ponta de faca por anos e anos... Eu não julgo, e a opinião deles, de verdade mesmo, não infuencia em nada na sua vida. Se eles fossem políticos seria outra história. Então deixa eles acharem o que quiserem! O mundo seria um lugar perfeito se todos pensassem como você? Acho um pouco arrogante de sua parte se achar o dono da verdade. O estilo de vida deles, o que eles escolhem apoiar ou não, é problema deles, não seu. E se você vier me dizer que eles são formadores de opinião, muitos de esquerda também são. Cabe a cada um ouvir e aceitar a opinião que quiser, sem julgamentos. E é interessante o pessoal falar que Ultraje é uma banda horrível que vive de sucessos dos anos 80. Ele fez a música "inútil" naquela época e até hoje ela é atual! São mais de 30 anos de estagnação política e educacional!! E depois não entendem porque ele cansou de lutar...

  135. Tati Postado em 07/Sep/2013 às 11:07

    Ótimo texto, mas preconceitos existem em todas as classes sociais, embora de maneiras diferentes. Basta lembrar como muita gente do rap tratou as mulheres durante muito tempo. Que o diga a Negra Li.

  136. pedro Postado em 09/Sep/2013 às 17:55

    "O carioca Lobão, nascido João Luiz Woerdenbag Filho, descendente de holandeses e filhinho mimado da mamãe, estudou a vida toda em colégio de playboy, ele mesmo conta em sua biografia. O paulistano Roger estudou no Liceu Pasteur, na Universidade Mackenzie e nos EUA. Nada mais natural que, à medida que a ira juvenil foi arrefecendo –infelizmente junto com o vigor criativo– o lado burguês, muito mais genuíno, fosse se impondo. " Que preconceito, que exagero, que simplismo. Este parágrafo não está no nível do resto do ótimo artigo

  137. Décio Postado em 09/Sep/2013 às 18:40

    A verdade é uma só somos brasileiros com muito orgulho batalhamos por esse pais com muito amor nessa terra queremos o melhor mas para isso precisamos e estamos indo a luta já melhorou muito porque antes era muito pior (direita - o povo trabalha para o governo / esquerda - o governo trabalha para o povo). Tem algumas declarações que são impertinentes ,tem pessoas que não merecem morar no nosso Brasil . Não acredito que a pessoa goste da ditadura acho que usou alguma coisa estragada fez mau para mente......rsrsrsr . O Brasil ainda não esta bom mas já foi muito pior continuo otimista vamos chegar lá....................

  138. Eddie Postado em 10/Sep/2013 às 23:21

    Texto e comentários, com exceções , claro, muito bons!

  139. januzia Postado em 11/Sep/2013 às 14:15

    Cada um interpreta o texto como quiser e souber, agora concordar com palavras de um imbecil é um grave problema. Roger deveria fazer um tour pelo nordeste juntamente com esse apresentador para conhecer as pessoas maravilhosas que há aqui, bem diferentes deles, diga-se de passagem e observar que somos e temos para depois opinar. Mas se eles tivessem conhecimento de causa nao seria preconceito.

  140. Omar Motta Postado em 12/Sep/2013 às 13:14

    Lobão bobão, lobão oportunista...Lobão, como dizem os jovens só quer "causar", e consegue. Rola um vídeo no Youtube em que ele fala mal de Caetano, de Gil e de Chico. Se fossem críticas com fundamento até aceitaria, mas não...ele fala do jeito que o Caetano segura o violão...que ele encerra orações com "ou não" mentira, isso os humoristas fazem. As críticas a Gil são parecidas, atitudes no palco e etc, fala do tempo em que Gil era Ministro, coisa que o grande lobo nunca seria, nunca será, captei inveja aqui. Contra Chico, Lobão critica que ele fiacav cantando "carolina nos seus olhos fundo..." e mais nada, ele autor de uma coisa que dizia "eu te amo blá-blá-bla...". E tudo isso, essa "críticas" , em tom de humor, tentando fazer graça em cimas das próprias obeservações. Pior é ver gente que o aplaude. Sobre Roger tenho poco a dizer, lembro de meia dúzia de músicas "engraçadinhas", fáceis de pegar. Porque deveria dar atenção ao que ele pensa?

  141. pakkatto Postado em 13/Sep/2013 às 05:58

    É um erro comum buscar coerência fora da arte. Embora Sartre e Nietzsche tenham sido poetas não podemos incorrer no equívoco de achar que todo artista apresenta excelência para tratar de assuntos como política ou filosofia. Olavo Bilac que o diga. Quanto a Lobão e Roger, até gosto das sandices do primeiro. Ouço como quem ouve um comediante desesperado em fazer graça. Seria bobagem ouvir de forma diferente.

  142. Zuconta Postado em 13/Sep/2013 às 14:36

    Ah.... eles não são derrotistas, nem reacionários, nem politicamente orientados. Para entender por que eles se comportam desta maneira, temos que ver o monólogo do Scar no Lion King. De preferência, com a voz original do Jeremy Irons trazendo na entonação a agonia de ter um berço, ter certeza que se é um abençoado e a vida te mostrando que você é igual a todo mundo, com suas dores, carências, limitações, envelhecimento e medo. " (...) Life is not fair, isn't? You see, I... I will never be king. And you shall never see the light of another day. Adieu.(...)"

  143. Roberto Souza Postado em 23/Sep/2013 às 18:01

    Que pena. Embora tenha enjoado das canções deles hoje em dia, as curti muito no passado. Infelizmente, nem todos melhoram com a idade... mas, paciência...

  144. Danyel Postado em 01/Oct/2013 às 18:04

    Roger quando jovem cantava "Não vai dar assim não vai dar Como é que eu vou crescer sem ter com quem me revoltar Não vai dar assim não vai dar Eu amadurecer sem ter com quem me rebelar" Hoje em dia é só trocar as palavras "crescer" e "amadurecer" por "envelhecer" que continua o mesmo playboy.

  145. Gilvani Postado em 09/Oct/2013 às 11:06

    Podia incluir também nessa lista Gabriel Pensador!!

  146. Maria Rita Postado em 12/Oct/2013 às 10:00

    Nunca suportei Lobão, e rebeldia sem causa causa isso velhice ridícula, sou da geração do rock, mas os que sabem a história do rock brasileiro sempre soube diferenciar o Joio do trigo, esses caras sempre foram babacas, quer rock, curte pela história que vc saberá quem fez a diferença no Brasil na década de 80 e 90. Verás que um filho teu não foge a luta!

  147. Jorge Postado em 14/Oct/2013 às 07:53

    Eu to é doidinho pra ver a Marina Presidenta pra depois ver muita gente sentir saudades de Lula e Dilma, ou vocês acham que ela vai governar pra quem?

    • Mestre Jeronimo-JC Postado em 18/Aug/2014 às 01:02

      ou vocês acham que ela vai governar pra quem? --- vixee,,, qual e' a duvida? --- vai governar pra igreja continuar a governar... as "ovelhas"

  148. Reinaldo Postado em 05/Nov/2013 às 19:25

    são pseudo-intelectualóides ... interessados em fazer marketing pessoal

  149. Faustreta Postado em 12/Nov/2013 às 18:26

    Lobão careta tá mais pra chipanzé reaça com metralhadora. O que é mais chapa branca que ser colunista da Veja.

  150. André Postado em 13/Nov/2013 às 09:45

    Era o mais velho dos cinco filhos de uma família da classe alta argentina de grandes latifundiários e armadores de navios, considerada, em seu tempo, como uma das mais ricas da América do Sul. Seu nome? Che Guevara. Outro caso: Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Seu nome? Friedrich Engels. A tese "filhinho-de-papai-rebelde-retorna-ao-lar" não pode mais ser defendida com tanta generalização. Não suporto Lobão e Roger, mas considerar todo "burguês" como "reacionário e conservador" vai uma longa distância...

  151. Roberto Postado em 20/Nov/2013 às 10:23

    Mas Cuba é melhor que o Haiti que não teve oportunidade de deixar de ser o quintal dos EUA e afundou por esse motivo. Ou vc não sabia que a revolução cubana veio para se livrar dos EUA que tentavam transformar a ilha em uma grande senzala? Só pra lembrar: o IDH de Cuba é bem maior que o nosso, o analfabetismo é menor que o dos EUA e a mortalidade infantil é uma das menores do mundo. INFORME-SE!

  152. Fátima Postado em 23/Nov/2013 às 16:30

    Realmente eu achei uma caída grande Roger se passar a ter uma bandinha no programa do Danilo Gentili. Os dois já fizeram alguns comentários muito preconceituosos contra o nordeste.

  153. Alexandre Octavio Postado em 01/Dec/2013 às 16:29

    Ouvi esses caras no auge, e não há espanto quanto a suas posições. Mantiveram suas condutas, no caso da banda, com letras criativamente cínicas, e no caso do cantor e compositor, sem qualquer ato de desaprovação ou adesão a algo ligado à comunidade musical, e muito menos ao país. Ambos divertiram-se, e muito, com a grana do povo "a gente somos inútil" que os respeitava enquanto artistas. Lobão sempre pertenceu a elite e nunca escondeu isto - seu casamento no RJ saiu na Caras, e ainda acertou na loteria -

  154. Bruno Postado em 02/Dec/2013 às 03:07

    Costumo falar que a bronca do brasileiro é que nunca se viu tanto milionários como nos ultimas gestão dos Governos Lula e Dilma ... Hoje é comum ver pessoas que até 10 anos atrás morava em subúrbio ou favela hoje ter carros de luxos, importados... a bronca tá é na elite, pois antes o luxo era só pra eles e hoje vem se tornando cada vez mais comum... A bronca do pobre que prospera e cria o sentimento de elite e acha que o outro não deveria está prosperando também pois esta roubando seus espaço... E a bronca do pobre que tinha condições de prosperar e não prosperou e acha que só por isso o outro não podia prosperar.

  155. Wanderley Pontes Postado em 02/Dec/2013 às 09:07

    Gostei de muito gente dese meio nos anos oitenta, mas nunca tive dúvida das origens de nem um deles.. O preço da fama é muito caro, mas o preço do ostracismo midiático é mais caro ainda!!!

  156. mara irene vargas Postado em 19/Dec/2013 às 07:54

    Será que não é vc que está ficando "terrivelmente" um pequeno burguês???

  157. mara irene vargas Postado em 19/Dec/2013 às 07:56

    Constato que pessoas que antipetistas, enxergam o PT em qualquer lugar, é quase uma paranóia. Isso é pior que ser petista doente ou torcedor fanático... Não projete o PT em tudo, isso é nóia. Mas ha tratamento.

  158. mara irene vargas Postado em 19/Dec/2013 às 07:58

    Existem muitas formas de execução, no capitalismo é a exclusão social, a miséria, a desigualdade...

  159. Luciano dos Santos Santos Postado em 20/Dec/2013 às 21:19

    Cynara Menezes, meus parabéns pelo texto(virei seu fã), porém quanto aos exemplos que usou, vejo o Emicida como um Marcelo D2 da juventude contemporânea, que deixou de faze oque gostam/acreditam para fazer oque vende!

  160. Mateus Postado em 06/Feb/2014 às 19:39

    Eu sei que posso ser xingando mas é uma coisa que ao ler o texto me veio a cabeça, será que o Renato Russo, um dos nossos maiores (se não o maior) músicos, estaria nesse grupo? Pois Renato era um garoto da elite de Brasília, ele pode se dizer virou punk para ir contra seus pais, o punk de Brasília por mais que ajudou a formar novas idéias na população e abrir os olhos de muita gente, foi um movimento de burgueses, ai minha questão será que Renato estaria neste post?

  161. leandro Postado em 07/Feb/2014 às 10:26

    realmente é deplorável pessoas iguais a eles e Ed Mota...não fazem nada pelo país e vivem de criticar...sem nem ao menos sofrer com nada disso

  162. Luciano Postado em 07/Feb/2014 às 17:12

    Não precisa ser Petista pra saber que estes dois já estão gagás!

  163. Walter Postado em 13/Feb/2014 às 10:16

    Por isso que nunca curti esses boçais ditos ROCK tupiniquim só falam caca e nacionalismo é coisa de fascista e o mundo tá GLOBALIZADO.

  164. Auri Martini Postado em 17/Feb/2014 às 21:23

    A droga comeu o cérebro destes filhinhos de papai metidos a rebelde ( sem causa ). Quem nunca prestou no passado, não será agora que prestará para alguma coisa! E pensar que Chorão morreu p causa da droga e esses aí estão vivos cheios de saúde e de merda na cabeça, é de se pensar se a droga é coisa do diabo mesmo!

  165. Laura Postado em 10/Mar/2014 às 10:17

    Sempre achei as letras do Ultraje a Rigor as piores do mundo, cheias de preconceitos e machismos. Quando Roger saiu do armário, eu já sabia. O Lobão faz tempo que dá sinais de senilidade.

  166. tchekowski Postado em 11/Mar/2014 às 12:02

    “Los que comen bien, duermen bien y tienen buenas casas, posiblemente piensen que el Gobierno gasta demasiado en políticas sociales." Pepe Mujica

  167. tchekowski Postado em 11/Mar/2014 às 12:03

    A doutrina mais sangrenta que já existiu foi a escravatura.

  168. tchekowski Postado em 11/Mar/2014 às 12:35

    Calamitoso era ter a porta de casa arrombada e ser levado por milicos na frente dos filhos para nunca mais voltar. Não se muda quinhentos e tantos anos em uma década ou duas.

  169. tchekowski Postado em 12/Mar/2014 às 12:50

    Ô Gabi: o Roger deveria compor novas canções e não ficar atrelado ao seu sucesso no passado. Foi por esse motivo, a extinção de sua criatividade, que perdeu a mídia e fez o Ultraje ser uma simples bandinha de um programinha qualquer. E por favor, não coloque Belchior na mesma vala que Lobão, Ultraje e o enfadonho Guilherme Arantes.

  170. Paulo Roberto Pinto Postado em 13/Mar/2014 às 21:40

    Lobô e Rintintim. Kakkk...Fico realmente a pensar. A única maneira destes caras aparecerem é continuar a falarem besteiras.

  171. Sergio Luz Postado em 23/Mar/2014 às 01:21

    Cynara, seu texto é bom. Não é ótimo, é bom. Digo, pois é um tanto óbvio. Mas considerei bastante a clareza da escrita. Se fosse covarde, como muitos que postam comentários covardes, esconderia que gostava/gosto sim de algumas músicas dos dois. Mas nunca me iludi quanto à Lobão... Sempre foi um egocentrico, e portanto pode fazer critica a quem quiser e assim parecer um "revolucionário"... Mas egocentrico é egocentrico... Roger? Cantava que a "a barriga pelada era a vergonha nacional"... mas percebeu rápido as vantagens de ser "amigo da grande mídia" e passou a aparecer em tudo que era espaço da TV... Mas talvez estejam certos, afinal: 1. Possuem um padrão de vida acima de boa parte da Humanidade, fruto do trabalho, ou não... 2. Consideram-se melhores que os pobres coitados... 3. Sabem ser oportunistas, principalmente com a mídia... 4. E não querem dividir seus cobres com ninguém... Já eu, que trabalho, e estudo, desde cêdo, ainda pago aluguel, uso transporte público, e... Penso que posso fazer algo para minimizar a vida de outros que não tem nem um décimo do que tenho... É, talvez eles dois tenham razão, bobo sou eu pois a hipocrisia dá mais resultados....

  172. Sávio Christi. Postado em 24/Mar/2014 às 10:22

    Bastante construtivo, instrutivo e informativo!

  173. Ghyorgia Postado em 27/Mar/2014 às 13:25

    Bom, eu fui extremamente criticada por alguém quando eu falei disso uma vez.. Lobão era o "cara" da nossa época e virou nisso ai.. Nem quero comentar mais porque como as pessoas mudam e nos decepcionam.

  174. rodrigo Postado em 29/Mar/2014 às 22:31

    O Lobão pirou de vez, não fala nada com nada e é impossível acompanhar seu raciocínio, entrou na ala certa agora, a ala dos doido. Muito bom os textos do site.

  175. Willian Araujo Postado em 02/Apr/2014 às 14:30

    O Lobão, o Roger, Danilo Gentille são assumidamente Olavetes, simplesmente enlouqueceram, creio que quem ouve e acredita nas maluquices do velho, simplesmente devem ser esquecidos, se perderam na alucinação. Acredito até que nem seria necessário um texto desse para falar deles!

  176. Nelson Henrique Habibe Postado em 13/Apr/2014 às 04:37

    Lobão sempre gostou de aparecer, provocando polêmicas. Acho que ele sempre foi um reaça nazista, até, apenas seguiu a moda dos anos 1980, quando ser de esquerda era moda. Hoje, a moda é ser reaça, anti PTista, a favor da pena de morte, etc. Já o Roger escreve merda no Twitter porque quando o neo fascista abre a boca ninguém consegue entender o que ele fala. E esqueceram do Digão dos Raimundos. Esse escroto até defende os militares, fica posando de moralista e falando em Deus, lamentando a "ignorância" do povo e se perguntando se vale a pena escrever para esse mesmo povo. E tudo com uma pose de pensador. Não passam de escrotos aproveitadores surfando na onda, tentando resgatar mais uns minutos de fama.

  177. Pierre Postado em 17/Apr/2014 às 22:05

    O pior é que o Roger, que criticou os gays, depois foi mostrar o pinto e a bunda em revista gay! E ganhar uns trocados, ja que não tem mais fama!

  178. Arthur Nunes Postado em 22/Apr/2014 às 09:16

    Belo texto! Obrigado!

  179. Eduardo Abreu Postado em 28/Apr/2014 às 20:08

    Tem sido falado um tal RELATÓRIO FIGUEIREDO, este foi feito pelo PT, as ações nele fora executadas pelo PT.... Não é o PT que para conter crise corta índice de aumentos no salário, breca o crédito aos pequenos, beneficiam coisas de gringos em detrimento a nossa industria, ganha dinheiro aqui e torra nos states e na europa..... enfim, não é o PT.

  180. Marconi Postado em 21/May/2014 às 21:12

    Sou brasileiro, tenho 48 anos de idade, estudei economia, trabalho e exerço a minha profissão na esfera privada, com carteira assinada, a mais de vinte anos no meu país. Sou pai de família, casado a 18 anos com uma brasileira e vivo muito bem trabalhando e produzindo para o desenvolvimento da nação. Não devo nada a ninguém e não falo mal de nenhuma nação, pois todos tem o direito e o dever de viver bem em qualquer parte do mundo desde que seja honesto em todas suas atitudes da infância a velhice.

  181. Paulo Roberto Carneiro Ca Postado em 27/May/2014 às 01:45

    Quem são Lobão, Roger e Leo Jaime, o que acrescentaram ao país além do consumo de drogas e um "roque" muito do fraquinho? São oportunistas que aproveitaram o momento para aparecer na mídia. Não dá para serem levados a sério.

  182. Janaina Postado em 08/Aug/2014 às 01:49

    Enganaram bem! Eu era fã na adolescência. Concluo que, no fundo, sempre foram dois demagogos, frustrados e recalcados!

  183. Guilherme Ferreira Postado em 18/Aug/2014 às 03:46

    Falta bom senso e sobra repetição de discursos nesse país. O que eu vejo são militantes repetindo discurso mais rasos do que os dos "taxistas coxinhas", ficando completamente cegos, se enxergar a verdadeira situação em que o país se encontra. De que adianta mudar as estatísticas pra melhorar os números? Ninguém é burro, todos aqui sabem que a economia em 2014 foi uma das que menos cresceram na América Latina, o país estagnou. Acho que a maioria daqui tem que entender que não é necessário ser de direita para criticar um governo de esquerda e vice-versa. O verdadeiro desejo por mudança vai muito além de partidos políticos ou de classes sociais. Vocês são uma verdadeira contradição, passaram a vida inteira lutando por liberdade, acusam os opositores e a imprensa de ÓDIO, mas soltam todos os cachorros do mundo quando escutam críticas de quem não está satisfeito com X ou Y relacionados ao governo. Parem de incitar ÓDIO e aprendam a escutar. Ditadura intelectual, no meu país, não!

  184. Antonio Chagas Postado em 18/Aug/2014 às 13:55

    "É um daqueles manés que vivem com a frase “imagine na Copa” na ponta da língua para criticar o transporte público, por exemplo, sem nem saber o que é pegar um ônibus." Sério mesmo que se o cara vem de berço de ouro ele não tem direito ou moral (?) para reclamar do transporte urbano (o qual ele não usa pq é rico) ?! Só pode reclamar do transporte urbano quem é pobre ou da periferia? Entendi! Muito confusa sua linha de raciocínio.

  185. walter monteiro costa Postado em 18/Aug/2014 às 20:48

    o importante não é votar em dilma, aécio, marina e outros, temos que votar em novos senadores e deputados caso não ocorra isto vai continuar a mesma coisa país sem justiça, educação, respeito e corrupção sempre em alta e nós que pagamos tudo oh país de gente trouxa,imbecil, burra.

  186. Wander Postado em 18/Aug/2014 às 22:20

    Certas ou erradas cada um tem uma opinião, a discordância entre elas não do outro um derrotistas, os fazem diferentes, o fato de classificar a opinião do outro como menos importante, pode sim, classificar a si próprio como intolerante, discordar é uma coisa desrespeitar é outra completamente diferente.

  187. Bensabath Postado em 31/Aug/2014 às 11:17

    Direita? Esquerda? Ainda existe isso? Ainda mais no bRASIL onde a "ideologia politica" dos representantes do povo varia conforme suas "oportunidades".

  188. Ana Luiza Postado em 01/Oct/2014 às 00:14

    Eu nunca me interessei pelo que o Lobão tem a dizer até que um dia resolvi clicar num vídeo no YouTube. Vi vários videos e constatei que o Lobão falava mal de todos os músicos. Disse que o Hebert Vianna tinha copiado música dele e inclusive começou a cantar como ele. Eu não me lembro mais mas foi triste ver tanta bobagem Será que ele já chegou no Villa Lobos? Tenho certeza que do jeito que ele tava indo que ele deve ter chegado lá. O Caetano apóia a bláblarina com o Gil e a Betânia. Engraçado que... bem, deixa prá lá. Quanto ao Brasil estar isso ou aquilo eu pergunto para onde ir? Para os EUA onde os americanos estão sendo tratados como gado? Para a europa? Eu adoraria morar de novo na França mas a situação não está lá muito favorável. O cidadão mediano é igual em todo o mundo. Estou cansada desse troço de dizer que o Brasil é o país onde o povo é mais isso ou aquilo, a corrupção é a pior... tudo é pior. Bem, dá uma olhadinha no Congresso americano onde grande parte dos congressistas estão no poder há mais de 20 anos e recebem dinheiro de empresas blah blah blah Não é ufanismo. É apenas a realidade atual. A islamofobia sendo descaradamente instigada pela imprensa que cria histórias fictícias. Mas a imprensa brasieira é a pior do mundo. Só no Brasil não tem liberdade de imprensa como todo menino de 7 anos está careca de saber.

  189. Sabrina Postado em 28/Oct/2014 às 00:37

    Ótimo texto, concordo totalmente, aliás, não é de hoje que a classe merda, ops, média brasileira sofre dessa patologia chamada COMPLEXO DE VIRA LATA!!! Tudo no exterior é melhor do que aqui, classe média sofre, impostos, bla bla bla. Continuam a repetir sem pensar sobre, esse discurso é passado como uma herança maldita para suas proles, um ciclo vicioso eterno. Não poderíamos esperar coisa diferente de produtos desse discurso rasos, egoista. O que me entristece mais nessa classe média que se acha a politizada, a intelectual, a dona da verdade é a falta de pensamento crítico, os caras repetem como papagaios sem saber o significado do que dizem e ainda querem ter razão. Pois digo que a direita brasileira está BEM REPRESENTADA por esses JENIOS da raça "classe sofredora que vive numa ditadura cubana"

  190. beto Postado em 09/Nov/2014 às 18:56

    Dois drogados, oportunistas(nunca mais niguem tinha ouvido falar desses perdedores) perdedores retardados mentais e alienados que estão sendo guiados pela GLOBO. Taí a resposta

  191. Robson Silva Postado em 05/Dec/2014 às 04:47

    Fascistas ex-qualquer coisa, sempre serão fascistas. Como sabiamente o disse Bertold Brecht: "A cadela do fascismo está sempre no cio."

  192. Carlos Postado em 05/Feb/2015 às 23:45

    Exatamente foram curados.

  193. gecy marty Postado em 12/Jul/2015 às 10:51

    Belo texto.

  194. sidney Postado em 29/Dec/2015 às 16:02

    Tenho 45 anos, sou do tempo... eles se perderam no tempo... COITADOS!

  195. Jorge Luiz Postado em 11/Apr/2016 às 23:16

    Eles querem atenção somente. São pessoas que de tanto usar drogas chegaram na velhice mais cedo e são hoje como as pessoas saudáveis são quando chegam aos 70 anos; por isso destoam. Não conseguem acompanhar a pegada das gerações mais recentes embora tentem entender e tolerar. Pode ver que nenhum dos dois ainda produz algo que preste. Há uma desconexão monstro com o contemporâneo e por isso são contra os que estão na vanguarda das questões coletivas. Temos que entendê-los eles e amá-los como qualquer outro doente.

  196. Ângelo Fábio Postado em 27/Jul/2016 às 18:13

    Senti falta de Marcelo Falcão nesta nota. Tenhamos em conta de como o Rappa surgiu, o rumo que tomou pós o acidente de Marcelo Yuka e hoje a atual liderança do Falcão.

  197. Francisca Gomes Postado em 08/Sep/2013 às 11:23

    Adoro as musicas de Lobao mas nao concordo com o que ele diz nesse momento. O Brasil sempre teve problemas desde seu descobrimento,so que eram mascarados. Agora esta tudo mais claro, gracas ao governo do PT, porque nenhum outro partido quis desmacarar. Sera que todos sao corretos? Tenho minhas duvidas.

  198. noscid Postado em 11/Sep/2013 às 10:28

    Sempre foram a merda, apenas não demonstravam, agora estão curados!!!!

  199. marcia Postado em 07/Mar/2014 às 20:22

    Caíram no ostracismo e esta foi a única forma que encontraram para aparecer novamente.

  200. Densibaldo Postado em 19/Mar/2014 às 13:43

    porque estão ricos, velhos e temerosos de perderem seus patrimônios.

  201. Ana Luiza Postado em 01/Oct/2014 às 00:20

    Naro, Pela madrugada. A CIA está aqui, nunca foi embora né, e foi quem botou o povo para protestar ano passado. Dá uma pesquisada. A Marina é candidata de Washington com apoio de George Soros. Só o Obama invadiu 7 países. Destruiu a Líbia e matou, torturou, estuprou civis inocentes. Os EUA são os maiores terroristas do mundo. Veja quem criou a Al Qaeda, ISIS, ISIL IS.... e por aí vai. Estas são as intervenções militares. Têm as intervenções como a do Egito e as que.... bem.... chega.