Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 24/May/2013 às 11:35
64
Comentários

Consumo de álcool por vias vaginal e anal preocupa médicos

Adolescentes têm assustado pais e médicos com consumo exagerado de álcool por vias anal, vaginal e até pingando no olho

Recentemente, um jovem americano foi hospitalizado em coma alcoólico depois de introduzir uma grande quantidade de vinho por meio de um tubo inserido no reto.

Além de consumir bebida via anal, vários jovens no mundo têm assustado pais e médicos com métodos nada convencionais de se embriagar. Nos Estados Unidos e Europa, vídeos se espalharam na internet com adolescentes pingando vodca nos olhos, método chamado por eles de “vodka eyeballing”. Meninas que encharcam absorventes internos de álcool e os colocam na vagina também tem parecido uma prática difundida, além de beberem álcool em gel.

álcool anal vaginal

Jovens preocupam médicos com consumo de álcool via anal e vaginal (Foto: Getty Images)

Segundo a Dra. Zila Van Der Meer Sanchez, pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), da Unifesp, os adolescentes que chegam aos prontos-socorros alcoolizados usam menos destas práticas no Brasil do que em outros países, apesar de casos terem sido registrados.

“Os riscos para quem consome álcool desta maneira são exatamente os mesmos de métodos convencionais. O que conta é a quantidade de álcool ingerida, porque independente de onde for, o corpo vai absorver do mesmo jeito”.

O clínico geral do Hospital das Clínicas, Dr. Arnaldo Lichtenstein, também alerta para o uso cada vez maior de álcool. “O grande problema é o uso abusivo do álcool, independente da via”.

No entanto, além do comportamento extremamente invasivo ao corpo, o ânus, por exemplo, tem mais terminações nervosas e mucosas mais expostas, o que causa uma absorção mais rápida e compromete a percepção da quantidade ingerida.

“Se for tomando de pouquinho em pouquinho, a pessoa vai sentindo e consegue identificar mais fácil a hora de parar. Mas, mesmo assim, depois de parar ainda há uma grande quantidade de álcool no estômago para ser metabolizado e, neste ponto é comum as pessoas passarem mal, vomitarem e colocarem para fora o que ainda não foi absorvido. No entanto, nestes casos de consumo por outras vias, a substância vai ficar ali até ser completamente absorvida”, informou.

Leia também

Além do estômago e intestino, o álcool é mais rapidamente absorvido pelas mucosas do corpo, desde a boca até o ânus e a vagina. “A absorção é muito grande pelas mucosas. Se você bebe uma taça de vinho e demora uma hora ou duas para ser processado, o consumo pela mucosa leva minutos”, explicou o Dr. Arnaldo Lichtenstein.

“O problema é que o álcool é irritante. Do mesmo modo que irrita o estômago, vai irritar o olho e causar uma conjuntivite, no ânus e na vagina vai acontecer a mesma coisa e pode gerar problema sérios a curto, médio e longo prazo”, esclareceu o clínico do HC.

Os adolescentes que bebem álcool em gel podem ter reflexos no fígado. “Você vai sobrecarregar seu fígado com as substâncias que têm no produto, além do álcool. Pode intoxicar e vai retardar o metabolismo”, informou a Dra. Zila Van Der Meer.

Vale ainda esclarecer que a exceção é pingar bebida no olho, prática que não tem efeito nenhum. “Esta história de pingar nos olhos, teria que ser um caminhão de álcool para deixar bêbado. Nesta região não tem nenhuma relação fazer isto”, comentou a especialista.

Em relação ao consumo via anal, ela esclareceu ainda: “pode dar uma concepção de violência sexual. Vai além do álcool, pode ter caráter de uma agressão sexual”.

O Dr. Arnaldo Lichtenstein ressaltou que a procura pelo prazer sexual também vem junto nestas práticas. “Isto é a busca pelo prazer mais rápido que está sendo misturado com sexualidade. São duas grandes sensações de busca de prazer”, explicou .

Ele alertou ainda que estas práticas não muito comuns acontecem há bastante tempo, mas o que mais preocupa é a quantidade exagerada de álcool que tem sido colocado em questão. “Esta busca desenfreada por sensações de euforia e anestesia é muito preocupante. Alguns pacientes falam em anestesia e usam estes meios mais rápidos para conseguir não só a desinibição que o álcool produz”, concluiu.

Aline Lacerda, Terra

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. Andreza Postado em 24/May/2013 às 11:55

    kkkkkkkkkkkk eles literalmente seguem aquela frase: Estão com o c* cheio de cana. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Marcel Postado em 24/May/2013 às 12:20

    A grande questão é compreender a razão que está levando esses jovens a isso.

  3. Alain Postado em 24/May/2013 às 12:26

    Caramba...o que falta???

  4. ANONIMA Postado em 24/May/2013 às 12:58

    MAS HEIN???? DEPOIS EU QUE SOU LOUCA.KKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. Dinio Postado em 24/May/2013 às 13:34

    Com os "Big brother" e "Fazenda" , uma mídia pornográfica e sem escrúpulos como a que vemos diariamente na TV, web e outros meios, em que "sucesso" na vida está relacionado a mulher pelada com cerveja, - o maior bilionário do Brasil é o dono da maior empresa de bebidas - Vodka, energético e o que mais possa endoidar, novelas bagaçeiras sem o mínimo critério de educação, um Judiciário que está mais preocupado com seu corporativismo, um congresso na mesma linha, que não regulamenta esta Mídia , porque muitos deles são proprietários de concessões de TV , Rádio, Jornal e empresas de Publicidade - e eles querem regular a "WEB" para terem controle total do conteúdo, e com isso maior lucro, e por fim , um um Executivo que arrecada Bilhões com tudo isto, que podemos esperar ...jovens sadios??? Acho que aqui cabe a frase - "Jovens são vítimas , não agentes".

  6. LEI SECA Postado em 24/May/2013 às 13:36

    MAS ESCAPA DO BAFÔMETRO.......

  7. Triptych Postado em 24/May/2013 às 13:36

    Essa garotada é sem noção, estão tomando no c* literalmente. Tudo pra parecer mais "cool", ficar bêbado com os amigos.

  8. Luiz Sampaio Postado em 24/May/2013 às 13:54

    HAuhaUAHUahuHAUhauHAUhauHAUahuHAUahuAH.... "MAS ESCAPA DO BAFÔMETRO" resposta épica!

  9. dagoberto Postado em 24/May/2013 às 14:44

    Pra pegar tem que peidar no bafômetro...já estão inventando o peidômetro...

  10. Regi Postado em 24/May/2013 às 14:49

    “MAS ESCAPA DO BAFÔMETRO” resposta épica! [2] kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Daqui uns dias vão inventar outro aparelho para detectar o álcool através dessa novas vias de introdução...

  11. Anon Postado em 24/May/2013 às 15:33

    Mas isso é normal né, o álcool é amplamente aceito pela sociedade e as propagandas continuam. Daqui a pouco vai ser comum começar a beber com 12 anos de idade.

  12. Leno Postado em 24/May/2013 às 15:54

    Dai vem a posição 120 (69 com uma garrafa de 51 enfiada na bunda)

  13. Alesandra Lopes Postado em 24/May/2013 às 15:54

    Meu marido falou que vão inventar um "Peidomêtro" kkkkkkkkkkkkkkkkkk ri alto

  14. henrique Postado em 24/May/2013 às 15:54

    Agora na sexta feira antes de ir embora em vez de chama a galera pra toma uma breja, vão chamar todo mundo pra tomar no cú

  15. Zé das Coves Postado em 24/May/2013 às 16:02

    Imagina lá no buteco.... "garçom... trás uma garrafa de vodka e um funil..."

  16. Mr. Rover Postado em 24/May/2013 às 16:08

    escapa do bafômetro, mas se o agente ver a percepção mudada... ele pode pedir uma análise de sangue pra ver se não é maconha ou outra coisa. Como os exames de sangue para esse tipo de coisa, é feita muito rápido... vai ser pego do mesmo jeito. Ainda mais o álcool, que demora pra sair do organismo.

  17. Daniel Postado em 24/May/2013 às 16:11

    Ué Anon mais não é normal ainda? Hj meninas de 12 já estão fazendo até quadradinho de 8 e, depois de 9 estão gravidas.

  18. Alexandre Postado em 24/May/2013 às 16:13

    Anon em países frios do norte da Europa já é comum, vicio de álcool é um problemão na Europa, como o Marcel citou essa é a pergunta que deveriamos fazer, eu moro em Londres e pra eles encher a cara é sinal de diversão, hoje sexta e amanhã a quantidade de gente bebada e passando mal é de assustar.

  19. Carlos Postado em 24/May/2013 às 16:54

    Não há o que não haja!!!

  20. Victor Postado em 24/May/2013 às 17:12

    “O grande problema é o uso abusivo do álcool, independente da via", diz Dr. Arnaldo Lichtenstein. Ou seja, pode tomar por onde quiser, mas não exagere.

  21. Atlas Copco Postado em 24/May/2013 às 18:56

    Que blz, agora não é feio mandar as pessoas tomarem no **

  22. Percival Postado em 24/May/2013 às 19:25

    Não escapa do bafômetro não. O bafômetro capta as moléculas de álcool dos pulmões, e não do estômago. Portanto, tendo o corpo absorvido o álcool "independente da via", este irá para o sangue, e o sangue irá passar pelos pulmões, 'contaminando' o ar dentro deles com o álcool.

  23. Geórgia Postado em 24/May/2013 às 19:58

    Não, não escapa do bafômetro.

  24. Geórgia Postado em 24/May/2013 às 20:01

    Sim, pega no bafômetro.

  25. GLADIMIR Postado em 24/May/2013 às 20:03

    99% DA POPULAÇÃO ACHA RIDICULO FALAR DE JESUS, JESUS AQUI JESUS ALI E NINGUEM DESSES 99% vai atras ver o que milhares de pessoas ricas pobres sadias doentes velhos moços vão a igREJA FAZER O QUE? SÓ JESUS PRA SALVAR ESSE POVO ACREDITEM... SE VC É CRÍTICO FERRENHO POR FAVOR, FECHE SUA BOCA, SE VC SENTIU ALGO DIFERENTE NESTAS PALAVRAS VÁ INVESTIGAR O QUE ESSE JESUS FAZ COM QUE TANTAS PESSOAS O BUSQUEM... ESTUDO SOBRE ELE, ESTUDE... VC ESTUDA TANTA COISA PQ NÃO ESTUDAR MAIS UMA? FIQUE NA PAZ,,, AQUELA QUE EXCEDE TODO O ENTENDIMENTO!!!

  26. Danilo Postado em 24/May/2013 às 22:54

    É Literalmente "encher o rabo de cachaça"

  27. Marcelo Postado em 24/May/2013 às 23:09

    Isso é jogar bebida fora. Porque cú de bêbado não tem dono.

  28. Luis Postado em 24/May/2013 às 23:35

    Caipixota galera

  29. Rev. José do Carmo da Silva Postado em 25/May/2013 às 00:02

    O sujeito e sua namorada chegam no bar e o camarada pede uma garrafa de Vodka Orloff. O dono do bar pergunta: vão querer 2 copo ou 2 seringas? O freguês respondeu: 1 seringa. O dono do bar perguntou: só uma? A moça disse: sim vamos compartilhar. O dono do bar disse e perguntou: OK. Seringa, pequena, média ou grande? O freguês respondeu: grande, 60ML. O dono do bar perguntou: Vai tomar aqui ou vai levar? O freguês respondeu: aqui. O dono do bar perguntou vai querer um banheiro? O freguês respondeu, lógico, se vamos usar aqui, é obvio que queremos o banheiro. O dono do bar perguntou: Vocês mesmos se servem ou vão querer um garçom? O fregues respondeu: self service. O dono do bar disse: Ok. Vire a esquerda, no corredor a direita, entre na fila, e aguarde a sua vez na porta do banheiro. Pague adiantado, no seu caso que pediu uma garrafa terá que pagar por meia hora, o tempo que ficarão no banheiro. O que escrevi é chulo? De mal gosto? Grosseiro? Talvez...., mas infelizmente será assim, do jeito que a coisa caminha vai piorar. Triste. Mas vai piorar, pois chegará o dia que beberão bebida alcoólica pelo anus e vagina em público.

  30. Vivian Postado em 25/May/2013 às 00:34

    henrique, em 24 de maio de 2013 às 15:54 disse: Agora na sexta feira antes de ir embora em vez de chama a galera pra toma uma breja, vão chamar todo mundo pra tomar no cú Morri com essa, kkkkkkkk

  31. Cláudio Postado em 25/May/2013 às 06:09

    Esses "jovens" deveriam colocar uma pimenta malagueta nos olhos, aí sim seria radical.....

  32. gaqbryella Postado em 25/May/2013 às 09:16

    bebao kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  33. adriano Postado em 25/May/2013 às 10:58

    chega de viver...

  34. Domingos Postado em 25/May/2013 às 12:05

    Homosexualismo não é crime,agora ate já podem casar.Parem de ficar improvisando procurem alguém pra ser feliz.Já as mulheres que ficam ai procurando forma diferente de prazer improvisando com absorvente vem comigo garanto que sou bem mais útil e saudável que um vinho no absorvente,vem comigo to precisando vemm...

  35. Moni Postado em 25/May/2013 às 12:07

    Para alguns encher a cara é um modo de fugir da realidade e dos problemas, não percebem que causa mais problemas ainda seja social e de saúde, ninguem merece uma pessoa que nem consegue ficar em pé de tanto alcool, sem falar nos brigões de plantão, ou nos que atropelam gente com seus carros. É grave esse problema, porque as vezes tudo começa com alcool na propria casa, levado pelos familiares. Eu experimentei alcool aos 6 anos, pq meu pai deixava em cima da mesa, graças a Deus não segui o vicio as chances foram grandes...

  36. Guilherme Augusto Postado em 25/May/2013 às 13:58

    Já já vem o funk do quadradinho de oito com a Smirnoff no cu! E todo mundo fazendo igual... que bonitinho... Caraca, eu sou jovem tbm, tenho 22 anos e sei beber. Beber socialmente. Até abusar eu sei. Paulo Vanzolini falou uma vez "o difícil mesmo de ser boêmio é não se tornar escravo da bebida". Porque, como ele, o boêmio de verdade bebe, e bebe muito, pinga pura, com cerveja, whisky, não tem essa frescura de misturar. Mas sabe beber. Sabe seu limite. Aprende bebendo aos poucos, aumentando o limite aos poucos. E bebe muito e não fica bêbado, desmaia, entra em coma alcoolico. Eu sei que é verdade porque conheço gente assim. Acontece que hoje os jovens querem já encontrar o limite na primeira, querem chapar o coco, querem fazer "esquenta" (tipo, quer beber, pra sair pra um lugar mais caro onde ele vai beber mais e pagar mais por isso). É um fetiche estranho, bizarro, que agora extrapolou os limites físicos do fetiche. O não só se torna escravo da bebida, mas agora se torna escravo sexual dela, numa relação bizarra na qual ele passa a relacionar a ingestão dela com seus órgão genitais. Doentios. Tempo doentios estes em que vivemos...

  37. Leandro Coelho Postado em 25/May/2013 às 14:47

    Sugiro a esses jovens a introdução de uma banana de dinamite no ânus: o barato com certeza será um estouro!

  38. Bronco Postado em 25/May/2013 às 16:25

    Nunca vi BBB e Fezanda estimularem pessoas e tomar álcool pela bunda. Nem tudo tem culpados apontáveis.

  39. Dinio Postado em 25/May/2013 às 17:00

    Quanto ao bafômetro, desculpem minha ignorância médica, mas o álcool, independente do buraco pelo qual entra, não vai para a corrente sanguínea e daí irriga o vivente todo; então não adianta garrafa na bunda, na vagina, ou no ouvido...o bafômetro pega o maninho de qualquer geito pô.

  40. leo Postado em 25/May/2013 às 19:04

    E pra fazer o bafometro??? Vai por no toba e depois usa na boca de outro????

  41. Ludwig Postado em 25/May/2013 às 21:22

    Não seria o caso de se desenvolver o pummetro?

  42. linda Postado em 26/May/2013 às 01:01

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Rachei!!!!!!!!!!!!!!!

  43. LILIANE Postado em 26/May/2013 às 10:15

    kkkkkkkkk....essa do bafometro é msm uma boa pergunta!!!!PRA MIM QUEM FAZ ISSO NÃO PASSA DE UM TREMENDO(a) TROXA E IDIOTA...quemsabe isso não seja falta do q fazer...trabalho é oq mais tem por ai

  44. Sara bononi Postado em 26/May/2013 às 11:04

    Acredito que buscam evitar que percebam, pelo hálito, o consumo de bebida, que deve ser muito frequente. Pode haver um número incrível de jovens viciados em álcool sem que ninguém saiba?

  45. Fatima Postado em 26/May/2013 às 13:12

    Cada um interpreta como quer o texto. A. Minha interpretação é: Alerta pessoas, a ingestão de alcool faz mal a saúde, ainda mais se for ingerido em grende quantidade!!!

  46. Roxana Postado em 26/May/2013 às 16:56

    Meu Deus, eu não sei nem o que dizer. Estou chocada.

  47. paulovomero Postado em 26/May/2013 às 17:12

    Tão ficando loucos.

  48. Teresa Cristina Postado em 26/May/2013 às 17:19

    Cruz credo! E eu jurava que já tinha visto tudo nesse planeta!!!

  49. AGNES Postado em 26/May/2013 às 19:25

    VOU ALI COMETER UM "SUICÍDIO SEGUIDO DE MORTE" DEPOIS EU VOLTO...

  50. Fernando Postado em 26/May/2013 às 19:31

    Independente da via de entrada, a saída do alcool do organismo é pela respiração, então aqueles acharam uma boa idéia "echer o cú de trago" para não ser pego pelo bafômetro vão se dar mal

  51. Paulão Postado em 26/May/2013 às 19:34

    O bafômetro pega do mesmo jeito, pois o álcool, independente da entrada, vai pro sangue e , dali, para os alvéolos. O etilômetro pega o álcool presente no ar alveolar, e não o álcool do estômago.

  52. Fábia Bastos Postado em 26/May/2013 às 22:10

    Rindo muito dos comentários.........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  53. Helio Postado em 26/May/2013 às 22:51

    O final do mundo está próximo !!!!

  54. Layze Postado em 27/May/2013 às 03:28

    Quando leio essas bizarrices, fico pensando....Qual é o limite das pessoas....até aonde vai essa insanidade humana!!!!!

  55. SÉRGIO NUNES Postado em 27/May/2013 às 09:01

    LEI SECA TERÁ QUE USAR O PEIDÔMETRO, KKKKK

  56. Frans Carlos Postado em 27/May/2013 às 19:24

    Vc verá alguém dizer: posso tomar um pouco no seu c**

  57. Anderson Videomaker Postado em 27/May/2013 às 19:40

    Vão ter que usar o peidômetro

  58. Sonia Souza Postado em 27/May/2013 às 23:25

    Dificilmente um jovem que tenha que acordar cedo para trabalhar no dia seguinte, porque não tem dinheirinho fácil de papai e mamãe para se sustentar e muito menos se drogar, vai fazer uma m... dessas com o próprio corpo.

  59. arnaudo Postado em 28/May/2013 às 06:45

    quero ver se coloca soluçao de bateria kkkkkkk kkkkkkk

  60. Vivian Postado em 05/Jun/2013 às 15:16

    Tenho 37 anos.....A reportágem pode até falar que a prática é antiga, mas na minha época, se visse alguém tomando pinga pelo c*, ou menina encharcando o ob de goró, seriam muito zuados - ninguém ia achar "cool". Porquê a molecada acha isso legal? Que po**a de juventude é essa? Tenho uma filhinha de 4 anos e tento criá-la com os mesmos valores que meus pais me deram - cadê os pais dessa molecada ??? Que valores eles têm????

  61. angela maria Postado em 11/Jun/2013 às 12:51

    concordo c/ vc Vivian, em 5 de junho de 2013 às 15:16 disse: Tenho 37 anos…..A reportágem pode até falar que a prática é antiga, mas na minha época, se visse alguém tomando pinga pelo c*, ou menina encharcando o ob de goró, seriam muito zuados – ninguém ia achar “cool”. Porquê a molecada acha isso legal? Que po**a de juventude é essa? Tenho uma filhinha de 4 anos e tento criá-la com os mesmos valores que meus pais me deram – cadê os pais dessa molecada ??? Que valores eles têm????

  62. ChrisDPF Postado em 09/Jul/2013 às 16:35

    O etilômetro (bafômetro), mesmo nesses casos extremos, ainda seria um instrumento eficaz para se detectar a quantidade de álcool ingerida pelo indivíduo. Na verdade, o álcool que se encontra no estômago, vagina, intestino ou qualquer outra mucosa será absorvido pelo sangue e, no momento em que o sangue passar pelos pulmões no estágio da troca de gases, o álcool nele contido passará pelos alvéolos pulmonares e, consequentemente, para o ar, pois não devemos esquecer que o álcool é uma substância volátil. Portanto ao respirar, o ar "contaminado" com o álcool poderá ser analisado normalmente pelo etilômetro, desapontando os que se acham mais "espertinhos" (se é que podemos chamar isso de esperteza) que buscam novas formas de sentir prazer.

  63. Marcos Postado em 15/Aug/2013 às 04:21

    Viva a evolução humana, drogas são drogas, não existe droga boa, drogas significam fuga somente isso.

  64. Doriani Postado em 22/May/2014 às 12:53

    Simplesmente jovens sem conhecimentos,sem limites ou melhor,sem conhecer e temer a DEUS nosso criador e senhor.