Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Redes Sociais 31/May/2013 às 18:20
7
Comentários

Após censurar post de 'Dilma Bolada', Facebook pede desculpas

Facebook censurou post do perfil Dilma Bolada que fazia crítica a Aécio Neves. Após repercussão negativa, rede social pede desculpas e diz que postagem foi removida ‘indevidamente’

dilma bolada censura facebook

Página Dilma Bolada é uma sátira à presidente Dilma

O personagem fictício Dilma Bolada, uma sátira à presidente Dilma Rousseff criada pelo estudante Jeferson Monteiro, de 23 anos, teve uma piada retirada do ar pelo Facebook, no último sábado. O post ironizava o senador Aécio Neves (PSDB-MG), possível candidato à Presidência em 2014, fazendo referência a um processo de improbidade administrativa que o tucano aparece como réu. O texto com o comentário “Inventar mentira contra mim é mole, querido” foi apagado três horas depois da publicação.

Por conta da censura, o carioca Jeferson Monteiro, que administra o Dilma Bolada nas redes sociais, estava considerando a possibilidade de retirar a sátira do ar. Monteiro dizia que “o post era um belíssimo caso de liberdade de expressão em nosso país que já teve tempos muito difíceis onde as pessoas eram oprimidas”.

Hoje, Jeferson Monteiro, que tem 350 mil seguidores, publicou uma nota de esclarecimento em que explica o ocorrido e informa que pensava em acabar com o perfil. Mas horas depois, decidiu manter.

— O caso foi resolvido. O Facebook voltou atrás. Hoje é o “Dia do Fico” da Dilma Bolada — afirmou.

Dilma Bolada é um dos personagens mais populares das redes sociais e já recebeu prêmio nacionais e internacionais. No Twitter, por exemplo, o perfil é seguido por alguns ministros, um deles Alexandre Padilha, da Saúde. Jeferson Monteiro é carioca e morador de Mesquita, na Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio.

Em entrevista ao Uol, o jovem disse ainda que tem sofrido ameaças de internautas: “A Dilma Bolada vai continuar sendo o que sempre foi. A mim é assegurado a liberdade de expressão garantido pela Constituição Federal, e é única e exclusivamente às leis que eu vou me guiar. Minha preocupação não é agradar a todo mundo.”

com agências e revista Forum

Recomendados para você

Comentários

  1. Calixto Postado em 31/May/2013 às 20:25

    Como já se sabe, em tempos atuais internet é palanque. E dos bons. Bem, acho que esse menino autor do perfil ''Dilma Bolada'' corre sérios riscos. Ele inegavelmente está incomodando muita gente. Sua página, através da veia humorística está colaborando de alguma forma pra reforçar aquela conhecida imagem do PSDB matreiro, perigoso, sorrateiro, vil e sedento por poder. Certamente eles (do PSDB) irão jogar pesado e sujo para tentar retirá-la do ar.

  2. Kazuhiro Uehara Postado em 01/Jun/2013 às 08:51

    A infestação dos agentes do serviço secreto americano e israelense(CIA e Mossad)ao interesse americano defendido por partidos PSDB, DEMos e PPS são prejudiciais à democracia em consolidação.

  3. Magali Postado em 01/Jun/2013 às 16:06

    Estou de saco cheio do facebook, esta administração americana...controladora, uma merda

  4. Rodrigo Teixeira Postado em 01/Jun/2013 às 22:17

    Olha o nível de paranoia do sujeito !!! Mas enfim.. Parabéns ao autor pelo nível de relevância da reportagem !!

  5. Rodrigo Postado em 02/Jun/2013 às 10:26

    Pena que a luta pela democracia só se dá quanto à "Dilma Bolada". Quando é a censura contra "Prefeito Netinho", aí todo mundo desconversa, olha pros lados e finge que não é consigo. Ê, ser humano...

  6. Marianne Postado em 02/Jun/2013 às 18:10

    Quem é o criador do Prefeito Netinho? Por que os seguidores dele não o defenderam, como fizeram os seguidores do Dilma Bolada, criado pelo estudante Jeferson Monteiro?

  7. Rodrigo Postado em 04/Jun/2013 às 11:37

    Desculpe, Marianne, não sabia que era cada um por si e ninguém por todos. Só podemos nos indignar se a ofensa vem pro "nosso lado". Os também seres humanos e cidadãos brasileiros do "outro lado", que se virem; "reaças" de um lado, "revoluças" de outro e cada um no seu quadrado. Reitero o quanto dito: "ê, ser humano..."