Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Justiça 17/Apr/2013 às 12:52
15
Comentários

Gilmar Mendes processa ator José de Abreu pela 2ª vez

José de Abreu afirmou que o ministro do STF contratara um araponga condenado a 19 anos de prisão: “E pro contratante? Domínio do fato?”, completou; ator não pretende se retratar e quer que o processo sirva para a discussão dos limites da liberdade de expressão

josé abreu gilmar mendes

Gilmar Mendes apresentou queixa-crime contra ator José de Abreu (Foto: Divulgação)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está processando o ator José de Abreu pela segunda vez. No dia 10 de outubro de 2012, o ator tuitou: “E o Gilmar Mendes que contratou o Dadá? 19 anos de cadeia pro contratado. E pro contratante? Domínio do fato?”, referindo-se ao espião envolvido em diversos casos de grampo, como o do bicheiro Carlinhos Cachoeira, quando foi preso.

O ministro do STF alega que o ator quer desmoralizá-lo.

Mendes pretende mover, além da queixa-crime, também uma ação por perdas e danos pelo conjunto de mensagens sobre ele que o ator já colocou na internet.

No ano passado, o ator já havia recebido uma notificação judicial do ministro por tê-lo chamado de corrupto no Twitter. Na época, Abreu fez uma retratação formal e o caso foi encerrado. Desta vez, o ator afirmou que não vai se retratar.

Leia também

“Foi uma piada, não tenho porque me retratar. Imagina se eu quis dizer que ele (Gilmar Mendes) tem que responder por tudo o que o Dadá fez? Só na cabeça dele, é fora de qualquer lógica imaginar que ele, ministro, é responsável pelo Dadá. Não é possível que ele não tenha coisa mais séria para fazer do que implicar com o que eu tuito”, disse o ator.

Agências, com Portal Vermelho

Recomendados para você

Comentários

  1. Cacique Postado em 17/Apr/2013 às 13:34

    Liberdade de expressão no dos outros é refresco né Gilmar?

  2. Elcio C arlos Postado em 17/Apr/2013 às 13:55

    Parabéns Ao ator José de Abreu, não deve se retrarar mesmo, tem que tem certeza de ser Deus.

  3. Patricia Postado em 17/Apr/2013 às 14:03

    Ótima lógica do ator, inclusive. No primeiro caso realmente pode-se dizer que foi uma ofensa, porque (pelo que entendi da matéria) ele ativamente usou um meio publico para rotular o outro de "corrupto" sem maiores provas de uma coisa que não deixa de ser uma acusação grave. No segundo caso, realmente, estava apenas expresando o que pensa e sente. Vamos ver, é difícil, mas espero que realmente este debate se abra e, especificamente, que o ator vença o processo.

  4. Flavia Melo Postado em 17/Apr/2013 às 14:33

    Avanta, José de Abreu, não deixe que os "poderosos" nos calem!! Contamos com você!

  5. Paulo Roberto Pinto Postado em 17/Apr/2013 às 14:45

    Para os amigos tudo para os inimigos a lei. É há algo de errado na justiça do meu país.

  6. Diego Postado em 17/Apr/2013 às 15:16

    O Juiz desse processo deveria condenar o Gilmar Mendes a RESPONDER a pergunta do José de Abreu!!

  7. Paulinho Moralidade Postado em 17/Apr/2013 às 15:43

    QUEM É DADA?

  8. Alan Vasconcelos Postado em 17/Apr/2013 às 18:21

    Boa, Diego! "O Juiz desse processo deveria condenar o Gilmar Mendes a RESPONDER a pergunta do José de Abreu!!" #2

  9. Roberta Postado em 18/Apr/2013 às 13:11

    "Não é possível que ele não tenha coisa mais séria para fazer do que implicar com o que eu tuito" PERFEITO ! Não se retrate mesmo não!

  10. Daniela Postado em 18/Apr/2013 às 19:10

    Imagina então se ele fosse processar TODOS OS BRASILEIROS (que não devem ser poucos) que falam coisas ruins dele (e imagina se todos os políticos fizessem o mesmo)? HAUHAUHUAHUAHUAHUAHUA

  11. reinaldo Postado em 21/Apr/2013 às 16:13

    quem esta caindo no esquecimento tem que fazer por onde ficar lembrado.....

  12. Vander Postado em 08/May/2013 às 10:23

    A Liberdade de expressão não quer dizer irresponsabilidade. A pessoa pode falar o que quiser, mas tem que arcar com as consequencias daquilo que fala.

  13. Fernando Postado em 26/Jun/2013 às 18:55

    Fico até com receio de comentar algo sobre o Gilmar Mendes. Será que ele vai me processar se eu escrever " DANIEL DANTAS! DANIEL DANTAS! DANIEL DANTAS! DANIEL DANTAS! DANIEL DANTAS! DANIEL DANTAS! DANIEL DANTAS! DANIEL DANTAS! DANIEL DANTAS! DANIEL DANTAS! DANIEL DANTAS!"?

  14. Ricardo Salvador Postado em 09/Jul/2013 às 18:13

    O ministro do STF alega que o ator quer desmoralizá-lo. Não é possível ser mais desmoralizado. É só lembrar as patadas que deu quando foi presidente do Supremo, mais ou menos no estilo do atual, o Joaquim Barbosa. Fala o que quer ouve o que não quer.