Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Blogosfera 25/Apr/2013 às 17:40
41
Comentários

Facebook censurou Pragmatismo Politico?

O Facebook ainda não bloqueou nem excluiu a nossa página, mas impôs restrições que afugentam leitores e obstaculizam o nosso crescimento. Pedimos a atenção de todos os amigos

Muitos leitores entraram em contato com Pragmatismo Político nesta quinta-feira (24/05) para relatar um problema em comum. Ao tentar acessar o conteúdo do site através de links divulgados no Facebook, foram surpreendidos com uma advertência sobre a procedência da página que, de acordo com a rede social, é de origem duvidosa e possivelmente insegura.

Após o alerta, duas opções são oferecidas ao leitor, que pode escolher entre marcar a caixinha ‘lixo eletrônico’, ou ‘não é spam’. Um detalhe: a opção lixo eletrônico aparece em primeiro plano e destacada com fundo azul, numa evidente indução para que seja ela a selecionada. Pedimos aos amigos leitores para não clicarem nesta opção, pois estarão prestando um desserviço ao site.

Observe:

censura facebook

Leitores de Pragmatismo Político, Dadado Gonçalves, João Guillherme e Ivo Villanova relatam os empecilhos

censura facebook

O amigo Guilherme Santi também denuncia manobra do Facebook

Para dificultar ainda mais a repercussão das nossas matérias, foi também inserida uma tela em que o usuário é obrigado a digitar um código para compartilhar o conteúdo na rede social com os seus amigos. Veja:

censura facebook

Facebook só permite compartilhamentos de Pragmatismo Politico após inserção de código

Outro amigo leitor fala em censura. De acordo com Bruno Mendes, o Facebook está ocultando de sua timeline as curtidas em matérias de Pragmatismo Politico:

censura facebook

(Imagem – Reprodução)

Histórico do site

Pragmatismo Político já soma mais de quatro anos online na web em uma trajetória indiscutivelmente idônea. A credibilidade do site é atestada por mais de 100 mil visitantes únicos diários, que acessam o espaço em busca de conteúdos reflexivos e que estimulem o senso crítico. A nossa responsabilidade programática, com combate à intolerância, defesa da igualdade e do desenvolvimento social é tão somente uma comprovação de compromisso com o leitor.

Independência

Pragmatismo Político não conta com a ajuda de doações, parceiros financeiros, nem obtém contratos com empresas públicas ou privadas para se manter online. Todas as nossas despesas são pagas com os recursos arrecadados através dos programas de afiliados. Essa observação se faz necessária para ressaltar que não abrimos mão de nossa independência editorial.

Denúncias contra a censura

facebook censura

Facebook quer censurar Pragmatismo Politico?

É pauta recorrente em Pragmatismo Politico a luta pela descentralização da informação através do enfrentamento do monopólio da comunicação. Não deixa de ser curioso que um veículo de mídia alternativa esteja sendo vítima exatamente do que se propõe a combater.

Não nos privamos de denunciar, em outras oportunidades, alguns atos questionáveis promovidos pelo próprio Facebook (links abaixo). Nem por isso a rede social nos aplicou punições, restrições, ou fez ameaças. Por esta razão ainda trabalhamos com a hipótese de que tudo isso não passa de algum procedimento de segurança padrão ou de alguma falha na proteção do sistema de segurança da supracitada rede social.

** O Facebook tem algum problema com as mulheres?

** Garoto com síndrome de down tem foto bloqueada pelo facebook

** Facebook censura fotos da Marcha das Vadias e reacende polêmica sobre proibições

Conhecemos e respeitamos todas as regras do Facebook e, obviamente, nenhuma delas foi violada. Não, o Facebook não bloqueou nem excluiu a nossa página, mas impôs restrições que afugentam leitores e obstaculizam o nosso crescimento.

Pragmatismo Politico entrou em contato com a administração do Facebook, mas não houve retorno até o fechamento desta publicação.

Edição, Pragmatismo Politico

Recomendados para você

Comentários

  1. Diego Duarte Postado em 25/Apr/2013 às 18:21

    Se serve de consolo, o CAPTCHA (letrinhas), são um tipo de verificação que aparece recorrentemente no facebook. Outras páginas (como o 9gag) tambem estão mostrando isso quando você compartilha. Provavelmente esse ponto foi coincidencia. Quanto a verificação de SPAM, provavelmente é alguma verificação de palavras-chave do Facebook, que deve estar jogando qualquer coisa com "boston" como spam. É so clicar no "não é spam" pra ler a pagina normalmente. De qualquer forma, uma forma de minimar o problema é usar encurtadores de link ao colocar a página no facebook.

  2. Juliana Postado em 25/Apr/2013 às 18:42

    Vocês sabem que isso está acontecendo com várias páginas e vários links, né? Dois links que abri hoje, um da superinteressante e um de um blog de moda, apresentaram o mesmo aviso.

  3. gilson sampaio Postado em 25/Apr/2013 às 18:47

    Embora meu blog tenha importância insignificante na blogosfera, o mesmo está ocorrendo comigo.

  4. Lyndy Luca Postado em 25/Apr/2013 às 18:50

    Não esperem nenuma atitude "democrática" ou liberdade da parte do facebook, pois aquele rapaz é um vendido: onde abanarem dinheiro, ele corre abanando o rabinho, não importando o que ele tiver que fazer - lamentavelmente...

  5. maristela farias Postado em 25/Apr/2013 às 18:52

    aconteceu comigo, só que cliquei no linl não é spam, digitei o código e consegui acessar a matéria. facebook censurando? como pode? sempre leio as matérias do pragmatismo e acho inconcebível uma atitude dessas e merecemos uma explicação

  6. Pedro Postado em 25/Apr/2013 às 18:55

    Engraçado, algo que os administradores da Fan Page do Facebook de vocês faz com opiniões contrarias, esse é o país da conveniência. Estão sentindo na pele e agora querem democracia ?? ha ha ha ha .....

  7. Nicoll Postado em 25/Apr/2013 às 18:56

    Tenho tido o mesmo problema com TODOS OS LINKS de sites que tento abrir a partir do Facebook quando estou utilizando o Mozilla Firefox. No Google Chrome a mensagem de Spam não aparece, pelo menos para mim. Espero ter ajudado de alguma forma.

  8. Guilherme Postado em 25/Apr/2013 às 18:57

    sacanagem hem... censura está alcançando a internet.

  9. Lucas Fábio Postado em 25/Apr/2013 às 18:57

    Na verdade, caro Pragmatismo Político, acredito que isso não seja fruto de censura. Deixe-me lhe explicar: alguns conteúdos da internet são demasiadamente compartilhados na rede, o que pode significar spam, coisa que o facebook quer longe de nossos feeds. Você tá fazendo tempestade em copo d'água, afinal, a rede social só pede que os leitores deem um feedback acerca do conteúdo de seu site. Quanto ao código de confirmação, aquilo serve para dificultar a propagação de spam.

  10. Rafaela Postado em 25/Apr/2013 às 19:03

    Está acontecendo isso com todas as páginas, não só com a página do Pragmatismo Político... Seria uma medida de segurança para que os usuários do facebook não peguem vírus pelos links compartilhados lá, como na época do Orkut existia o Link Instertistial (não me lembro se essa grafia é correta) que quando a pessoa clicava num link fora da rede social avisava que ela estava saindo do Orkut e se era isso mesmo que ela queria. Isso deveria evitar problemas com contas hackeadas, spam, etc, mas acaba prejudicando páginas que divulgam seus conteúdos por lá. Não que isso seja legal pra quem sabe lidar com a internet, mas ainda existem muitas pessoas leigas mexendo no facebook e na internet em geral... e isso seria uma boa "tática" para que essas pessoas não sejam prejudicadas na sua interação virtual.

  11. André Postado em 25/Apr/2013 às 19:11

    Boston... Pode ter certeza que tem relação com a cobertura de Boston...

  12. Luiz Carioca Postado em 25/Apr/2013 às 19:18

    Eu fui bloqueado quando enviei uma mensagem falando "Enquanto a mídia só fala das bombas em Boston, eles aprovaram o CISPA" com um link para uma petição do change.org. Fui suspenso por um tempo, quando voltei, não podia usar o recurso de mensagens que ficou bloqueado por mais uma hora + ou -.

  13. marco A James Postado em 25/Apr/2013 às 19:20

    Hum, sei que não tem nada a ver, mas a turma que defende com unhas e dentes aquele tal deputado pastor está fazendo a festa. Sei que é sério, mas...

  14. Anderson Postado em 25/Apr/2013 às 19:42

    Uso este site com muita frequência, é uma excelente alternativa para busca de informações, tendo em vista que não sofre influência dos meios corporativos ou políticos (acho eu). É muito bom saber que existem iniciativas assim!

  15. marcflav Postado em 25/Apr/2013 às 19:46

    no meu caso, eles atuaram em conjunto com forças nem tão misteriosas, depois enviaram vírus ao meu computador por outras fontes e bloquearam minha internet, forçando-me a formatar o windows várias vezes

  16. Ivonildo Cezar Postado em 25/Apr/2013 às 19:50

    Eu admiro muito esse site, razão pela qual envio essa mensagem. Também não entendi ontem quando tentei acessar essa página no Faceboook e uma mensagem apareceu como site ou página duvidosa. A pergunta era se eu desejaria prosseguir "eu disse sim" e continuei. Bem, não sei bem o que aconteceu e nem vou julgar ou subjulgar niguém sem uma análise mais clara. Vou aguardar maiores esclarecimentos. Ivonildo Cezar

  17. Thiago Postado em 25/Apr/2013 às 20:17

    O Facebook é uma porcaria e está cada vez mais chato de se usar. Daqui um tempo deleto como fiz com o Orkut.

  18. Tiago Freire Postado em 25/Apr/2013 às 20:32

    Pessoal, com certeza isso é porque um grupo de pessoas marcou a opção "Denunciar história ou spam" para esse post. Para quem não sabe, essa opção se encontra na "setinha" que aparece ao passar o mouse por cima post. Aprecio bastante o conteúdo do site, mas garanto que o Facebook não fez mudanças especialmente contra o Pragmatismo Político. Isso partiu da iniciativa de usuários do Facebook incomodados com o blog, e o Facebook identifica automaticamente quando um grupo de pessoas (algum número específico que só eles sabem) marca a opção supracitada. Provavelmente, gente reaça. Abraços!

  19. Carlos Postado em 25/Apr/2013 às 20:34

    Vários links estão assim aqui comigo, não só o do pragmatismo político. Não sei qual o critério que eles usaram para bloquear os sites. Porém talvez nesses últimos dias não houve um critério, mas uma avaliação de quais links o público diz ser confiável ou não. Para falar a verdade o link para esta exata página já não foi alertado como spam. Vamos ver no que dá.

  20. Conrado Postado em 25/Apr/2013 às 20:56

    Por favor, não precisa de tanto mimimi. Essas "medidas de segurança" são automáticas e aparecem toda vez que uma página, um perfil ou uma publicação é suficientemente sinalizada como imprópria ou spam. Em resumo: Não é o Facebook como empresa que os está censurando, mas sim determinados usuários descontentes com o conteúdo que estão usando as funções da rede social de forma abusiva e imatura. O que, acredito eu, não deve lhes surpreender. Não me surpreende nem um pouco.

  21. Valerio Postado em 25/Apr/2013 às 21:07

    Sem contar que o botao compartilhar sempre desaparece aki jo site!

  22. Evandro Postado em 25/Apr/2013 às 22:28

    Bem, meu blog não tem nada de político no sentido mais comum da palavra e passa pela mesma situação. Nada para se preocupar, portanto. A menos que o FB queira restringir a linkagem para blogs....

    • Moderação Postado em 25/Apr/2013 às 23:50

      Pessoal, agradecemos pelo retorno. Os esclarecimentos foram bastante úteis. Estamos com diversos posts marcados como spam e com CAPTCHA, o que dificulta a propagação naquela rede social. Alguns usuários relataram que seus compartilhamentos foram bloqueados. De todo modo, vamos adiante.

  23. Altair Ahad Postado em 25/Apr/2013 às 23:52

    se for verdade, tem que ir na justiça contra eles... são esses mesmos caras que propõem a "democracia" no mundo e o discurso free speech...

  24. JAMIRO RIBEIRO RIBEIRO Postado em 26/Apr/2013 às 01:30

    QUEM DUVIDAR QUE ISTO JA CHEIRA SUJEIRA DAQUELES QUE ESTAO GOVERNANDO, PODEM ME CHINGAR, VAO SER BLOQUEADOS MESMO!CHUPA ESSA MANGA!SE JA ESTAO QUERENDO BLOQUEAR ATE O STJ,CHUPA DINOVO!.

  25. Roberto Postado em 26/Apr/2013 às 01:55

    Falou em Boston, dá nisso... Não acho que tenha sido por acaso. A mesma coisa aconteceu com posts sobre a guerra da OTAN contra a Líbia em 2011 e, mais recentemente, sobre a guerra da OTAN contra a Síria (em curso).

  26. Magali Açu Postado em 26/Apr/2013 às 06:03

    Uma vez lí uma notícia q o Mark (dono do face) criticava os brasileiros por postarem mt conteúdo no face, então eu colei a notícia e escrevi "fuck you Mark" após uns dias quase tudo havia desaparecido da minha página e eu não conseguia fazer pedidos de amizades q eles bloqueavam meu face...tipo: fiquei de castigo

    • Hiroshi Okano Postado em 19/Nov/2013 às 13:32

      Magali Açu! Se eu te chingo (acho isso uma tremenda falta de educação) através de uma rede social qual seria a sua atitude? Seu argumento é falho, totalmente FALHO!

  27. Thiago Love Postado em 26/Apr/2013 às 08:31

    as considerações não param e parece que o problema é mais grave. A pagina http://www.facebook.com/ZoeraSemFim?fref=ts exibe vários posts extremamente racistas e inclusive com incitações claras ao nazismo. Realizei diversas denuncias e nenhum dos conteúdos foi considerado abusivo. Seria interessante uma pesquisa para identificar estes e outros tantos casos de denuncias sobre as práticas da empresa facebook e suas reais intenções.

  28. Bilbo Postado em 26/Apr/2013 às 08:50

    Mania de perseguição hein, Pragmatismo Politico. Vacilo

  29. Hele Guerreiro Postado em 26/Apr/2013 às 10:01

    Divulguem os bolgs avisando que entrem diretamente neles e vamos banir o facebook

  30. Harim Postado em 26/Apr/2013 às 14:25

    Uma boa alternativa nas redes sociais hoje eu vejo no Google Plus. A comunidade lá está crescendo e as possibilidades de uso são bem interessantes. Já utilizaram lá?

  31. zepires Postado em 26/Apr/2013 às 16:27

    Eu sempre digo que facebook é prá oreba. "Falar" sério por aquí é catar encrenca com os famosos "paladinos" da democracia!

  32. Patricia Postado em 02/Jun/2013 às 20:28

    Agora vou falar tb: tenho o PP assinado no FB e vi uma mensagem MENTIROSA de vcs com instruções detalhadas induzindo os subscritos a assinarem uma espécie de "feed" do PP dentro do FB, usando como base a argumentação de que sem isso não veríamos mais as atts da fanpage. MENTIRA DESLAVADA, SPAM E SAFADEZA. Não fiz nada do que a postagem de vcs orientava e voilá, continuei recebendo normalmente os feeds da fanpage de do PP na minha timeline. E agora vejo essa bosta conspiromaníaca aqui. Parem de palhaçada; se vcs querem mais subscritores pra recursos em redes sociais é só falar, tenho certeza que quem lê isso aqui topa subscrever numa boa. Sei q td mundo precisa de números na web pra sobreviver, atrair anunciantes, etc. Mas parem de ser desonestos e ainda apelarem pra teoria conspiratória de quinta categoria. O FB está literalmente CAGANDO pra esse site, é só mais um como tantos, e não venham querer me convencer que é "a mídia malvada tentando silenciar vcs, oposicionistas bonzinhos" pq tb já vi muita, mas muita bobagem escrita aqui, e as vezes em nível até pior do que se encontra numa revista Veja. Esse aviso de que fala a matéria já recebi pra outros sites, depois de um tempo parou. Larguem de conspiromania ridícula e mal intencionada e aprendam a serem francos com seu público, passando os informes de maneira honesta e deixando-nos decidir livremente sobre o quê e quando assinar. Desonestidade me cansa; desonestidade da parte de quem diz que luta contra a desonestidade dos outros me cansa mais ainda.

    • Hiroshi Okano Postado em 19/Nov/2013 às 13:43

      Finalmente alguém sensato por aqui. Não quero tomar partido, até mesmo porque eu curto esse site (Pragmatismo Politico), mas o que venho percebendo ultimante são essas atitudes, no minimo desonestas, por parte de um instituição (estou me referindo ao Pragmatismo Politico) que se julga imparcial.

  33. Rafael Postado em 04/Jun/2013 às 23:36

    Menos mania de perseguição e mais debates relevantes, por favor. Quem faz o pragmatismo tem que entender mais de internet e seus sistemas de segurança, se não até isso vira conspiração.

  34. Rodrigo Postado em 11/Oct/2013 às 15:56

    Pragmatismo Político e blogs congêneres, a exemplo do Educação Política, censuram comentários? Se sim, o que os move a tanto? Pimenta nos olhos dos outros... Talvez, pois, seja a hora da luta pelos direitos de todos, mas não apenas dos meus direitos. Da liberdade de expressão, mas não apenas da liberdade da minha expressão, do que eu aceito como conteúdo e forma de expressar-se...

  35. Danilo Postado em 14/Oct/2013 às 11:58

    Paranoia detected...., isso acontece com paginas de humor também... nem tudo é uma conspiração do "sistema".

  36. Pedro Postado em 12/Mar/2014 às 10:51

    "CENSURED" não existe. O correto é "CENSORED".

  37. Eduardo Postado em 30/May/2014 às 14:01

    O mais irônico desta história é a frase que vocês usam..."não abrimos mão de nossa independência editorial." , não paro de rir toda vez que leio esta frase.