Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Rede Globo 05/Mar/2013 às 08:47
15
Comentários

Ibope da Rede Globo sofre declínio histórico

Principais programas da TV Globo, maior emissora de comunicação do Brasil, têm queda de ibope

Uma análise de ibope de seus principais produtos fixos (não incluídos os sazonais como “BBB”, “F1”, futebol etc.) aponta que a emissora vem sofrendo queda sistemática de audiência na maioria de seus produtos. E não adianta usar a desculpa de que “oh, boa parte das pessoas está assistindo à Globo na internet”, porque isso não é verdade.

Aos poucos vão fazendo sentido as profundas mudanças que a Globo fez em vários de seus escalões neste ano.

Os números de visualizações de atrações na internet ainda é muito pequeno para afetar a conta toda. Nem a TV paga ainda conta. O produto importante ainda é, e continuará a ser por um bom tempo, a TV aberta. Vejamos as quedas nas tabelas abaixo:

queda ibope globo audiência

Principais programas da Globo têm queda de ibope

Das três novelas no biênio 2011/2012, a única que teve algum ganho foi “Avenida Brasil”, com inexpressivo crescimento de 1% no ibope e 5% no share. Mas, certamente, esse ganho já será consumido pela má performance da atual “Salve Jorge”.

Leia também

As novelas das 18h e 19h, por sua vez, tiveram marcantes quedas. Entre 2011 e 2012, a novela das 18h perdeu 12% de ibope e 5% de share (share é a participação do programa no número de TVs ligadas; ou seja, do tanto de TVs ligadas àquela hora, X% estavam assistindo a novela tal…). Já a novela das 19h perdeu 10% de audiência e 5% de share. Cada ponto vale por 60 mil domicílios na Grande SP.

Afunda, afunda

De longe, o produto fixo que mais ibope perdeu no último biênio foi o veterano “Esporte Espetacular”, que caiu 16% no ibope e 10% no share. Esse seria um motivo da reação do público à presença de Tande que, como excelente jogador de vôlei, é um insosso apresentador.

Outro em queda

Outra atração fixa que chama a atenção por estar tendo má performance é o “Caldeirão do Huck”. O programa perdeu entre 2011 e 2012 cerca de 12% de índice de audiência e 6% de share. As mudanças promovidas no “Bom Dia Brasil” também não parecem ter surtido muito efeito: caiu 12% em ibope e 7% em share. Está perdendo fôlego para o “Fala Brasil” da Record, tudo indica.

Ninguém parece ter ficado muito surpreso com a transferência do programa de Fátima Bernardes para o núcleo de Boninho. Já era esperada uma guinada ainda maior rumo à popularização do programa – para alguns, com ar elitista demais.

Pode esperar a partir de agora cada vez mais sambistas e quadros-reality no matinal da Globo. Não se espantem, se “Encontro com Fátima” virar uma espécie de cover do “Esquenta”, de Regina Casé.

Informações da Folha de S.Paulo

Recomendados para você

Comentários

  1. Zeca Postado em 06/Mar/2013 às 00:00

    A Globo tem uma ótima estrutura pra transmitir uma tv de qualidade, é uma pena que ela não o usa, deveria é falir de vez, ou ela muda ou vai cair, antes eu via algumas pessoas falarem que não gostam da Globo e um monte falando que gostam dela, agora eu vejo mais pessoas dizerem que não gostam da Globo e não vejo ninguém mais falando que gosta dela, bom sinal.

  2. Francisca porto Postado em 06/Mar/2013 às 21:00

    A rede globo devia sumir da fase da terra, ela não serve pra nada!! um papel higienico é mais útil que ela, ABAIXA A REDE GLOBO

  3. Silva, A. Postado em 07/Mar/2013 às 09:05

    Vejo como positivo a queda de audiência da Globo. Mas fico me perguntando se essa brusca queda dos telespectadores possa a ter a ver com o grande aumento de assinantes na tevê paga, já que o poder aquisitivo do brasileiro aumentou de forma significativa? Porque se tiver relação, a mudança 'não é muito' grande, já que grande quantidade dos canais disponíveis nos planos mais populares pertencem a Globosat. E sabemos que a tevê fechada é de péssima qualidade e antidemocrática como a aberta.

  4. Rafael Postado em 11/Mar/2013 às 18:00

    Essa queda não é nada mais nada mais que reflexo dos números de TV aberta no país que, a medida que se desenvolve, passa pelo mesmo processo que os outros países passaram. A Globo cai, o SBT cai, não há audiência em ascensão. Outro exemplo deste processo é a alta queda de novas linhas de telefone fixo. Gente, vamos acordar e ter discernimento para o que lemos na internet.

  5. luciano Postado em 16/Mar/2013 às 22:48

    eu tenho a receita para a globo alavancar a sua audiencia mais nao vou dizer.

  6. Getúlio Jorge Cidade Postado em 10/Apr/2013 às 02:30

    A Rede Globo quer dominar o mundo sob a batuta dos americanos. Vejam o exemplo do "Programa do Jô', que sempre apresenta um lixo qualquer proveniente dos "states", com os fins de agradá-los.

  7. josiele Postado em 11/Apr/2013 às 11:06

    e na minha opiniao vai cair mais, se continuar colocando programas como , Esquenta, Encontro, Zorra Total, q na minha opiniao é uma m.... Os programas q se salvam sao o Bem estar, os filmes alguns q sao bons eles fazem as propagandas de varios filmes bons e nao passam nem a metade. Os telejornais nem se fala, só falam de tragédia, mas nessa parte nao e so a Globo sao tds, a gente aos poucos vai perdendo a vontade de assistir tv, nao se importam com o publico , lamentavel isso....

  8. Emerson Duarte Postado em 11/Apr/2013 às 11:25

    Vejo as pessoas criticando a Rede Globo. A audiência caiu e poderia cair ainda mais se tivéssemos outras opções. Nós, brasileiros, temos o hábito de criticar sem apontar um sugestão.

  9. Ana Postado em 11/Apr/2013 às 13:46

    E vai continuar caindo... até o chão... caplaft. kkkkkk! Isso é para ela aprender uma liçãozinha básica. Aqui se faz e aqui se paga. Ela sabe muito bem o que fez a esta nação, que está mais exigente e não aceita qualquer porcariazinha e muito menos opinião à força que ele impôs durante tantos anos. Hasta la vista, baby. kkkkk

  10. TIAGO Postado em 26/Apr/2013 às 22:51

    Por Mim que exploda essa P.H.O.R.R.A Nem sei mais oq é globo! MANIPULADORA DOS INFERNOS CONTROLADA PELO EUA, VC VÃO AFUNDAR! FORA REDE GLOBO, FORA BBB

  11. luciane Postado em 12/May/2013 às 16:09

    e vai continuar caindo mesmo, até desaparecer, so sabe manipular.

  12. Isa Postado em 23/May/2013 às 16:34

    Eu só assistia a globo por cauda da "Avenida Brasil" shaushua

  13. adailson Postado em 14/Jun/2013 às 15:59

    a galera para de tolice.. Foi citado por um dos nossos colegas que a globo so passa tragedia, E a record? ?? e tragédia o dia todo. Galera a globo e a 4 maior emissora do mundo. A unica emissora Brasileira nesse ranking. meus queridos a globo sempre foi e sempre sera globo.....

  14. Afonso Postado em 13/Aug/2013 às 00:40

    Desde que conheço mídia de televisão, são mais de 3 décadas, com o declíneo não só da Rede Globo de Televisão mas de muitas empresas, mas em modelo de telecomunicação a Rede Globo supera longe, mas convenhamos tudo que se vê hoje foi cópia tirada de algum programa da Rede Globo no passado.Falar que a Rede Globo vai falir cair audiência é pura inveja, cada vez que falam mais a Rede Globo supera.

  15. gerson dos santos Postado em 26/Dec/2014 às 09:24

    Uma tv quando manipula os fatos e falseia a verdade, tem mais é que ser desprezada pela sociedade, acabou sua época de ditar regras, mentiras e impor algo fora daquilo que a sociedade necessita, de esclarecimento. Portanto já que ela não cumpre seu papel social, as pessoas estão migrando para a internet ou passando mais tempo com a familia ou praticando alguma atividade esportiva. Suas programações viraram um lixo ou melhor sempre foram, sempre os mesmos artistas, um puxando o saco do outro: Porque esse diretor é maravilhoso, eu adoro trabalhar com a fulana, eu amo essa empresa, eu sou de você, eu etc... Sempre a mesma rasgação de seda. Não tem um programa como o roda vida da tv cultura, não tem um debate sobre diversos assuntos que possam contribuir com a sociedade, para a globo é só a minipulação da verdade, mentir ao grande publico, ferrar com a vida daqueles que não comungam de seus objetivos, esse é o papel dela, mas a sociedade esta acordando aos poucos, esta ficando antenada, já que a globo desinforma, a internet tem inúmeros programas que informam, várias palestras, vários videos de entretenimento é só desligar a globo da vida das pessoas e migrar para algo que possa nos ajudar a nos tornar mais humanos e solidários com outras pessoas, instigar a outros a exercitar sua mente de forma equlibrada, sadia e otimisma, e não mais ficar presos a programas que são um lixo como o BIG BOSTA BRASIL ENTRE TODOS OS OUTROS.