Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Religião 14/Mar/2013 às 17:03
45
Comentários

150 líderes evangélicos rejeitam publicamente Marco Feliciano

Mais de 150 lideranças evangélicas assinam documento pedindo a saída de Marco Feliciano da presidência da CDHM. Pastor da Igreja Batista desabafa: “ele não representa os direitos humanos e a minoria”

A nomeação do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados continua rendendo críticas pelo Brasil. Na última terça-feira, mais de 150 lideranças evangélicas pediram a substituição do pastor por um parlamentar mais “familiarizado” com o tema. A petição que pede a saída do pastor da CDH já conta com quase 500 mil assinaturas (se ainda não assinou, assine aqui)

A Rede Fale pede aos deputados evangélicos da comissão – que, segundo o coletivo, são 12 dos 18 membros – que indiquem um novo nome. “Entendemos que este momento representa uma oportunidade concreta para a promoção e a defesa dos direitos dos mais vulneráveis e das minorias”, informou em nota.

No domingo, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), que integra as igrejas Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia e Presbiteriana Unida, também divulgou nota de repúdio à eleição de Feliciano.

Entre os signatários do novo documento, estão pastores de igrejas como a Presbiteriana, a Batista e a Assembleia de Deus, da qual o deputado paulista faz parte. Assinam a nota, entre outros, o pastor Antonio Carlos Costa, do Rio de Paz; o bispo primaz da Igreja Anglicana Mauricio Andrade; e o pastor batista Ariovaldo Ramos, presidente da Visão Mundial.

A Rede Fale é composta por 12 organizações evangélicas e 33 grupos locais, de 17 estados brasileiros. Segundo os coordenadores do movimento, trata-se de uma rede de orientação cristã que busca, há mais de dez anos, unir indivíduos e organizações para orar e agir contra as injustiças sociais.

marco feliciano evangélico

Pastor Marco Feliciano é rejeitado por mais de 100 líderes evangélicos

Em entrevista à revista Fórum, o pastor da Igreja Batista Marcos Dornel teceu críticas ao parlamentar e pediu como representante “alguém que tenha histórico de luta com direitos humanos, que conheça o que foi a tortura no Brasil, saiba o que é trabalho escarvo, entenda que existe tráfico de pessoas, enfim, que tenha lutado por pautas da área de direitos humanos.”

Como o senhor viu a eleição de Marco Feliciano para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados?

Marcos Dornel – Foi uma forçada de barra, tinha que colocar alguém do PSC e acharam o pior nome. Fizeram uma reunião entre os evangélicos do partido, e o nome mais forte era o dele. Não vejo com bons olhos essa nomeação, as polêmicas causadas por ele nos prejudicaram. Estamos colocando em xeque, por causa de um cara que não tem histórico de luta pelos direitos humanos, toda uma nação, que é a nação evangélica.

Leia também

A minha vocação para ser pastor me mostra que tenho que olhar para as minorias, e Feliciano é midiático e alegórico, muito vaidoso, faz até chapinha no cabelo. Deveria cuidar do rebanho e menos da política.

Segundo Feliciano, uma “maldição recai sobre a África”. Em sua interpretação da Bíblia, como o senhor vê essa afirmação?

Marcos Dornel – Nós, teólogos, estamos nos revirando, porque em nenhum momento na Bíblia Deus joga uma maldição sobre uma raça ou um povo. Essa frase foi uma infelicidade do Feliciano. A própria palavra diz que todo aquele que crê em Deus é abençoado. A Bíblia diz que tudo que Deus criou é bom, então, se tudo é bom, todas as raças são boas. Você dizer que uma raça é amaldiçoada é uma besteira. Ele foi infeliz.

Mais de 150 lideranças assinaram uma carta de repúdio ao Feliciano, o senhor concorda?

Marcos Dornel – Eu me incluo nessa faixa de rejeição ao nome dele como presidente, nós estamos repudiando esse cara. A comissão deve ser presidida por alguém com histórico de luta pelos direitos humanos, que conheça o que foi a tortura no Brasil, saiba o que é trabalho escravo, entenda que existe tráfico de pessoas, enfim, que tenha lutado por pautas da área de direitos humanos. Não sou contra porque ele é um líder religioso, mas sim porque ele não tem qualquer experiência no assunto. Marco Feliciano não representa as minorias. Aliás, se existe uma diferença entre elite e pobres na igreja, o Feliciano representa essa elite.

Há, no discurso do Marco Feliciano, uma deturpação dos valores da Bíblia?

Marcos Dornel – Olho para o Felicano e vejo um pastor que só prega sobre prosperidade. Jesus ensinou para nós que mais importante é ser, o Marco prega que devemos ter. Pregamos uma igreja que reparte, a igreja do comum, é a igreja que Jesus diz: “Se você tem dois quilos de arroz, dê um a quem não tem”, é uma igreja que está ao lado das minorias. Os direitos humanos não tem que defender o pobre por ele se pobre, mas sim por ele ter dignidade humana, é isso que a Bíblia prega. Um cara que prega que só é próspero quem tem casa na praia, tem o carro do ano, isso não é direitos humanos, isso é direito de quem tem.

O senhor acredita que esse fato possa estimular o preconceito contra os evangélicos?

Marcos Dornel – Nunca tivemos a oportunidade de debate nesse país, podemos, hoje, mostrar o que Cristo nos pregou. Agora, com esse cidadão na presidência, tudo pode se voltar para trás, porque todo o trabalho de igrejas evangélicas vai por água baixo. Estamos vendo uma mini-guerra religiosa no meio das igreja evangélicas, já estamos desgastados por conta desses pastores midiáticos. Ressalto, não é por ele ser evangélico, mas é que ele não representa os direitos humanos e as minorias.

Igor Carvalho, Revista Fórum

Recomendados para você

Comentários

  1. Luís Fernando Postado em 14/Mar/2013 às 17:37

    Mas não foram eles que colocaram ele no poder?

  2. Alex Postado em 14/Mar/2013 às 17:43

    Até "cristãos" contra Marco Feliciano? Os irmãos de José também forjaram contra ele mas ele virou governador do Egito e todos tiveram que honrá-lo. Aguardem...

  3. Elton Postado em 14/Mar/2013 às 17:47

    Não vamos generalizar falando q todos os evangélicos apoiaram e colocaram aquele monstro no poder, pfvr né.

  4. Leonardo Postado em 14/Mar/2013 às 18:51

    Luis Fernando, de onde você tirou essa informação?

  5. Ferraz Postado em 14/Mar/2013 às 19:33

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk acabei de ver um post no face do pastor Marcos dizendo que é favorável a pena de morte. ta certinho pra falar do Marcos Feliciano sobre direitos humanos. Vc é um cristão nota dez aplicando os ensinamentos de Jesus !!

  6. Timóteo Ramos Postado em 14/Mar/2013 às 19:35

    Negativo... Foram políticos interesseiros e corruptos que sabiam bem que essa bomba ia explodir se ele fosse eleito, o Feliciano não passa de um mero peão e que ainda por cima envergonha o nome de Jesus e de toda a causa cristã fazendo esse papelão ridículo.

  7. Leonardo Vinicius Postado em 14/Mar/2013 às 19:58

    Dizer que "foram eles" demonstra um pensamento atrasado que generaliza toda uma parcela da sociedade. É a mesma coisa que dizer que todo homossexual é promiscuo ou que todo padre é pedófilo. Generalizar é demonstrar falta de interpretação lógica dos fatos, e repetir como papagaios a velha falacia da maioria !!!!

  8. jocimar nonato dos reis Postado em 15/Mar/2013 às 06:04

    Bom dia a todos,penso eu que se o referido pastor Marcos Dornel gostaria que tivesse sido eleito uma outra pessoa com mais experiencia no segmento de Direitos Humanos, é direito dele pensar assim e é ate sensato que presidisse a referida comissão pessoas com mais experiencia e historico nesse segmento. Mas ficar se referindo quando se direciona a fala para citar a pessoa de outro pastor o chamando de esse Cara,com certeza da imprenssão de que há algo pessoal entre ele e o pastor Marcos Felliciano.Então vejamos: Primeiro o pastor Marcos Feliciano é um ministro da Palavra e precisa ser respeitado principalmente por quem se diz cristão,pois já temos as lutas que o mundo fornece todos os dias, e tambem todos tem direito de ser experimentado para depois ser analisado. Não estou falando da mídia pois não devemos formar nossas opiniões das pessoas através doque a midía divulga,pois se não temos o inteiro teor da real situação,tudo oque dissermos será um pré-jugamento, e infelizmente nesse País as pessoas se deixa influenciar por novelas,programas de interterimento que,não,generalizando,mais que na sua maioria tenta formular no inconciente das pessoas ideologias e conceitos que não condiz com a conduta de um verdadero cristão.

  9. Maria Postado em 15/Mar/2013 às 06:57

    Jocimar, vai aprender a escrever primeiro antes de vomitar besteiras....você pode por favor me dizer o que é "interterimento"??

  10. Roberto Pedroso Postado em 15/Mar/2013 às 08:14

    Já estava na hora dos evangélicos cultos se posicionarem a respeito da eleição desse deputado desqualificado que foi eleito para presidir a comissão de direitos humanos na câmara afinal nem todos os evangélicos são estúpidos,ignorantes retrógrados reacionários e racistas como esse Marco Feliciano,para aqueles que acreditam que esse sujeito deve ser respeitado pelo simples fato dele ser pastor creio que o próprio Feliciano deveria se dar ao respeito e não tentar espalhar o racismo e preconceito em discursos tortos e vazios, imbuídos de torpeza; enquanto aos evangélicos pensantes até que demoraram muito para se posicionarem contra esse"pastor",que eu quero acreditar não representa a linha de conduta ética e moral da maioria dos evangélicos no País.

  11. Salomão Carvalho Postado em 15/Mar/2013 às 08:25

    Há um movimento leviano no clima moral deste país. Pairando sobre os meios de comunicação de massa que sequer respeitam mais a regra básica que norteia o jornalismo, ouvir as duas partes, a imparcialidade. O ativismo gay contaminou parte da mídia. Trata-se de uma sodomização desta sociedade apodrecida em seus conceitos e recriada pelos moldes televisivos patéticos e imorais. Houve um erro crasso da Folha de São Paulo denunciado na matéria relacionada: " Folha de São Paulo precisa se retratar com o Pastor Marco Feliciano". http://wp.me/p1uBiQ-ll Abraço.

  12. jocimar nonato dos reis Postado em 15/Mar/2013 às 08:32

    Fala de conduta etica e moral,mas nem o nome revela?

  13. Ramon Postado em 15/Mar/2013 às 08:59

    Só um esclarecimento. Existem dois tipos de evangélicos: os que vivem uma doutrina na qual acreditam ter sido deixada por Jesus, vivem em comunhão com o próximo, nao tem vergonha do evangelho, mas nao obriga as pessoas a seguirem o seu msm padrão de vida. E os pseudo-evangélicos, que são atraídos por lobos que comercializam a cruz de Cristo (Como Marcos Feliciano), eles falam em nome de Deus que pouco conhecem e em forma de afirmar a sua fé, se fazem juízes dos padões de conduta do próximo. Ainda nao aprenderam o significado de: "Amar o próximo como eu os amei (No caso de Jesus, dando sua vida)." Outra forma de atestar a sua fé é usar o nome de igrejas sérias. Então por este motivo nao considero que ele seja da Igreja Assembléia. Conheço pessoas de bem desta denominação e acredito que eles nao se sentiriam a vontade em saber disto. Por quanto, acredito que ja tenha passado a hora de perceber esta distição de cristão sérios e coerentes em seus discursos daqueles que falam sem propriedade e de algo que nao conhecem a fim de lubridiar as pessoas e conseguir favor para si mesmo. Grato

  14. Francisco Postado em 15/Mar/2013 às 09:01

    Falso profeta, lobo em pele de ovelha. Quem este Marcos Feliciano pensa que é para usar a palavra de Deus como instrumento de ódio? Isso é absurdo! Um dos grandes desafios de nós cristãos é promover a paz e o amor de Cristo na Terra. Não podemos deixar que nossas opiniões ofendam os nossos irmãos, não importa o credo, raça e a sexualidade. Jesus veio para todos! O verdadeiro povo de Deus é aquele que não discrimina, acolhe; que não julga, observa; que não planta o ódio mas o amor! Necessitamos trilhar um novo caminho, de caridade, um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós e o mundo.

  15. george Nascimento Postado em 15/Mar/2013 às 09:21

    Ao amigo jocimar nonato dos reis, que disse que o Marcos feliciano, precisa de respeito, e onde esta o respeito dele para com os que acreditaram que ele eh realmente um homem de Deus ?

  16. Simone Montes Postado em 15/Mar/2013 às 09:26

    Qualquer um de vcs "LIDERANÇA EVANGÉLICA INVEJOSA" que estivesse no lugar dele passaria pelas mesmas críticas, seus hipócritas, estão defendendo os direitos de quem? Esse homem foi eleito com mais de 200.000 votos, ou vcs pensam que ele dependeu de vcs para ganhar a eleição. Vão orar por esta nação corrompida, seus fariseus. Conheço bem esses nomes que falam do MF mas que arrancam o "pelo" das ovelhas da mesma forma que ele, querem enganar quem? hipócritas! Estão querendo se aparecer para a comunidade LGBT? Que compromisso político vcs têm com eles?

  17. Ricardo Postado em 15/Mar/2013 às 09:57

    Alex, q o pastor marcos feliciano pregue a palavra de Deus. Ninguém esta julgando a pessoa dele, mas como pastor ele deve propagar simplemente a palavra de Jesus, não o q ele acha ou acredita. "ceus e terra passarão mas não cairá nem um i ou til da minha palavra" disse Jesus, mas é isso o q ele está fazendo. E como cristão praticante, ele deveria buscar o zelar por essa palavra. Tudo o q sai da palavra de Deus é humano e passageiro. Ele precisa tomar cuidado com a "sindrome de Saul"... Os cristão devem seguir a palavra de Deus, e o próprio Jesus disse q os maiores mandamentos era "amar a Deus sobre todas as coisas" e "amar ao próximo com a ti mesmo". Claramente ele ama o primeiro e repudia o segundo....

  18. eddy Postado em 15/Mar/2013 às 10:54

    Ate cristaos cronta feliciano?esta cheio de irmaos de jose peranbulando parai....segundo felicolano uma"maldicao recai sobre africa" e ele esta certo! E ele nao fala que foi Deus.

  19. jocimar nonato dos reis Postado em 15/Mar/2013 às 11:06

    Nos minimos detalhes!!! o cidadão leu o meu comentário e a unica coisa em que prestou atenção foi no erro de portugues? O professor eu escrevo do geito gue guero vosè nau he obrigado a ler o meu komentaro e nao di devo nada.

  20. jocimar nonato dos reis Postado em 15/Mar/2013 às 11:19

    Alguém esta auterando as posições das postagens,pois eu não postei nada após o comentário do amigo Salomão Carvalho! esse é um instrumento sério ou é só patifaria?

  21. Humberto Postado em 15/Mar/2013 às 16:56

    O fato é que em outras situações polêmicas envolvendo Pastores ...outros líderes Evangélicos vem a público pra apoiar a comprar a briga destes...mesmo estando claro que houve erros e exageros por parte destes. Está na hora mesmo de líderes sérios da Igreja Evangélica começarem a se posicionarem em questões como estas e tantas outras.

  22. João Marcelo Postado em 15/Mar/2013 às 21:14

    Quem são esses líderes cristãos que se voltam contra um eleito de Deus como o PF. Aceitem, ele foi colocado como cabeça como José será Príncipe no Egito.

  23. Pastor Wagner Pacheco Postado em 15/Mar/2013 às 21:39

    Se o Jean Willys estivesse lá como presidente, estes pastores hipócritas não estariam falando nada do que estão falando. São pastores fundamentalistas que ensinam suas ovelhas a divisão. São fariseus e hipócritas, não sabem o valor da unidade. Já que eles exigem alguém experiente lá, deveria exigir presidentes experientes em todos os cargos do governo. Será que todo presidente no governo do país, é uma sumidade no que preside? Eu tenho certeza que estes pastores querem se aparecer usando a honra que Deus deu a Marcos Feliciano...

  24. Firefox Postado em 16/Mar/2013 às 10:03

    Bando de mentirosos e déspotas, só estão queimando o filme dele por que ele está queimando o filme de todos os evangélicos, se não fosse isso ele continuaria lá e esses 150 da bancada evangélica queimariam homossexuais em praça pública se a lei permitisse! Não se enganem, é tudo farinha do mesmo saco.

  25. Carlinha Postado em 16/Mar/2013 às 10:24

    Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Mateus 7:15 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 Pedro 2:1 É dever de todo cristão, seja ele evangélico ou católico conhecer a PALAVRA DE DEUS, pois somente na leitura da bíblia a verdade nos é revelada. Então, como leitora da bíblia e seguidora de Cristo, rejeito o que esse pseudo pastor fala. E antes de arvorarem os seguidores de Marcio Feliciano se lembrem desses dois versículos. Estejam c a paz de Cristo amados.

  26. Genivaldo Postado em 16/Mar/2013 às 18:14

    O que adianta a rejeição desses 150 religiosos será que eles tem unção ou intimidade com Deus? duvido muito!

  27. Salomão Carvalho Postado em 16/Mar/2013 às 21:12

    Veja o post "Denúncia: ONU e Barack Obama exigem agenda gay e ignoram AIDS!" http://wp.me/p1uBiQ-mb

  28. jaqueline Postado em 16/Mar/2013 às 21:24

    Jesus cristo: 1) pregou o amor e a união entre as pessoas 2)tratava de crianças adultos, e deficientes 3) reclamou quando tentaram lhe dar dinheiro 4) foi morto pelas autoridades da época. Marco Feliciano( anti-cristo) 1) prega o ódio contra os gays, negros e africanos. 2) explora criança, adultos,e deficientes 3) reclamou que um fiel lhe deu o cartão sem a senha 4) foi eleito pelas autoridades de sua época O mais triste é que tem pessoas que ainda acham o pastor aluno de hitler um santo puro, inocente, e fiel a palavra de deus até deus eles querem igualar ao impio fariseu esse herege várias publicações na internet e declarações; ele deveria de limpar aquela boca suja antes de levantar falso a palavra divina.

  29. jaqueline Postado em 16/Mar/2013 às 21:58

    Seus fieis falam da conduta moral dos outros como se eles fossem santos perfeito os iluminados levantam a bandeira divina para incitar a discordia coisa que cristo jamais faria esquecem que são imperfeitos se escondem atras da biblia achando que o deus não esta vendo aquele que nunca erro que atire a primeira pedra todos são filhos de deus gostem vocês ou não agora mostrem a procuração que deus enviou para vocês não faltava mais nada agora não se ora para o todo poderoso se ora para o pastor debil insano antes que seus fieis se revoltem não sou gay sou uma pessoa filha de deus que tenho humanidade é só ir contra injustiça, maldade que os baluarte da moral e dos bons costumes querem condenar.

  30. Andre Postado em 17/Mar/2013 às 19:48

    Discursos e palavrórios infundados. Não entendo até hoje como um "Cristão" pode corromper-se deixando-se seduzir por política e mandatos eleitorais previamente compromissados com as mais pérfidas rotinas humanas. Nesta guerra de textos e ideologias, a miséria continua miséria. A violência torna-se cada vez mais uniforme em todas as suas faces. O ódio é como um câncer corroendo a sociedade. E a corrupção humana se manifesta em pequenos detalhes. Um verdadeiro CRISTÃO repudia esses compromissos seculares, toma sua CRUZ. É notório que não se serve a dois senhores. Então, ou vc vive pelas escrituras, ou, está em pecado! A política é imoral a um homem (ou mulher) de Deus! E a volúpia com a qual religiosos têm abraçado seus mandatos, justifica toda e qualquer crítica.

  31. fabio Postado em 18/Mar/2013 às 15:32

    Será que essa cegueira tem cura? Por que é pesada! Há tanta resistência dos evangélicos em defender a sua crença a despeito de qualquer coisa, que passam por cima de tudo e de todos e até mesmos dos seus próprios valores a fim de atingir seu objetivo. Os fins justificam os meios. Alguém já se questionou que tipo de aliança e acordos escusos foram utilizados para colocar o Marcos Feliciano nessa posição? ah! Quem colocou foi Deus o crente dirá, mas foi através de maracutaia e acordos de troca de interesse que certamente coerente, ética e correta não foi. Mas tudo se justifica em nome de Deus.

  32. Jonas Ferreira Postado em 20/Mar/2013 às 16:57

    Se fosse o Deputado Jean W. não teria esse polemica, o Pr. Marcos conheçe muito bem os dois lados da moeda, tanto ter fartura, como ter nada na vida, tenho plena certeza que ele é o homem certo, cristão são xingados, humilhados e zombados diaramente em todos os lugares e cade os direitos humanos nessa hora? Agora que temos um representante não por ser Pr., mas por honesto, quem é esses que anda falando, cade a xuxa com seu video porno, muitos defedendo a pedofilia, por favor faça algo interressante.

  33. denes Postado em 21/Mar/2013 às 13:27

    São atitudes como esta que mostra que os evangélicos são desunidos. União, não brigas

  34. Salomão Carvalho Postado em 21/Mar/2013 às 19:22

    Há pelo menos 10 anos, a CDHM foi predominantemente presidida por quem é ou tem compromisso com LGBTs, mas nenhum evangélico foi lá fazer esta baderna que se viu na TV. Sempre houve tolerância. Mas, bastou um evangélico, não importa suas convicções pessoais ou ministeriais, compor a CDHM e vemos esta arruaça, sem noção alguma de civismo, ou no mínimo educação ou respeito pelo espaço democrático daquele recinto! Leia a matéria "Marco Feliciano foi eleito pela democracia, não pela intolerância." http://prsalomaocarvalho.wordpress.com/2013/03/21/marco-feliciano-foi-eleito-pela-democracia-nao-pela-intolerancia/

  35. Salomão Carvalho Postado em 23/Mar/2013 às 16:37

    Colocaremos 2 milhões de cristãos na CDHM da Câmara se tirarem Marco Feliciano http://wp.me/p1uBiQ-oj #PerseguiçãoReligiosaNão

  36. Rich Postado em 30/Mar/2013 às 18:29

    - Os gays, são os únicos que se manifestam contra a verdade. A verdade é que Jean willis, quer a qualquer custo que DEUS, seja a favor de sua preferência sexual. Quanto a esses líderes evanjélicos contrario a permanência de Marco Feliciano, são todos falsos profetas!!!

  37. Vininicius Postado em 03/Apr/2013 às 15:32

    Eu gosto de ver os comentarios depois da noticia, cada um com sua receita de bolo para modificar o Pais. esse salomão colocou seu site como fonte de dados, sem nenhuma confiança nas suas fontes, e sai dizendo que é verdade, o outro disse que se o felicianinho disse que tem maldição tá dito, vao criar vergonha na cara de vcs e parem de enganar a populacao seus bandidos.

  38. fernandes Postado em 15/Apr/2013 às 13:30

    ..nao vamos crucificar nosso irmao.atire a primeira pedra quem nunca errou.e creio se Deus e com ele a historia vai mudar em nome de Jeusus

  39. Diego santos leite Postado em 18/Apr/2013 às 10:40

    São todos filhos do Diabo.

  40. oberdan leite Postado em 20/Apr/2013 às 10:22

    infelismente o povo brasileiro ainda nao está preparado para vota, acontece e isso quando se vota pela emoçao, coloca o palhaço tiririca, jarder,feliciano etc............... o unico remedio pra conserta essa politicagem e o voto facultativo nao obrigatorio.

  41. Fábio de Oliveira Ribeiro Postado em 16/May/2013 às 14:07

    Caráio, os outros pastores transformaram o Marco em Marcola. Há, há, há...

  42. Marco Feliciano Postado em 20/May/2013 às 00:24

    Eu tenho meus direitos, fui eleito e não sairei enquanto a família cristã não estiver salva.