Luis Soares
Colunista
Compartilhar
América Latina 15/Feb/2013 às 16:26
4
Comentários

Primeiras fotos de Hugo Chávez pós-cirurgia são divulgadas

Venezuela divulga primeiras fotos de Chávez após cirurgia. Imagens do presidente venezuelano foram feitas nesta quinta-feira. Como prova, Chávez segura edição do jornal Granma

O governo venezuelano divulgou nesta sexta-feira (15/02) as primeiras imagens do presidente Hugo Chávez, que se recupera em Havana da quarta cirurgia contra um câncer na região pélvica. Segundo a agência oficial de notícias do país, AVN, as fotos do chefe de Estado foram feitas nesta quinta-feira (14/02) e divulgadas pelo ministro da Comunicação, Ernesto Villegas.

O comunicado, lido por Villegas em rede nacional de rádio e televisão, ressalta que Chávez respira através de um tubo traqueal, que dificulta sua fala. A cânula traqueal é um tubo que se coloca no paciente através de uma abertura criada mediante traqueostomia para permitir uma respiração adequada.

fotos hugo chávez câncer

Primeiras fotos de Hugo Chávez divulgadas após grave cirurgia realizada em Cuba (Prensa Miraflores)

Nas quatro fotografias, exibidas ao vivo após o discurso pelo ministro de Ciência, Jorge Arreaza, o presidente venezuelano aparece ao lado de suas duas filhas mais velhas, Rosa Virginia e María Gabriela, lendo a edição desta quinta-feira do jornal cubano Granma.

Leia também

O presidente venezuelano “se mantém consciente, com integridade das funções intelectuais, em estreita comunicação com sua equipe de governo e no comando das tarefas fundamentais inerentes ao seu cargo”, expressa o comunicado. “A infecção respiratória surgida no curso pós-operatório foi controlada, mas ainda persiste certo grau de insuficiência”, ressalta o texto.

O ministro garantiu que Chávez se mantém em comunicação com sua equipe de governo, apesar de o comunicado ter afirmado que ele tem dificuldades para falar. Ainda no comunicado, o governo agradece ao povo de Cuba e a Fidel e Raúl castro pela atenção dada ao presidente venezuelano, ao mesmo tempo em que exorta o povo a manter as orações pela rápida recuperação de Chávez.

A última vez em que os venezuelanos viram Chávez foi na manhã de 10 de dezembro no aeroporto de Maiquetía, em Caracas, onde se despediu com um “Hasta la vida siempre!”, antes de partir para Cuba. A divulgação das fotos acontece dias após o vice-presidente Nicolás Maduro ter dito que Chávez estava recebendo tratamentos complementares “duros” e “complexos”, após ter concluído o ciclo pós-operatório. Em suas declarações, Maduro não passou mais detalhes.

Desde a operação, o governo divulgou periodicamente informes sobre seu estado de saúde. Chávez, reeleito em 7 de outubro, conta com uma autorização indefinida da Assembleia Nacional para permanecer em Cuba pelo tempo necessário até que se recupere.

Apoio

Uma pesquisa realizada pelo GIS XXI (Grupo de Investigação Social Século XXI) e divulgada há 10 dias indica que 53% dos venezuelanos concordam com a postura do governo do país diante da doença do presidente. Baseada em 2,5 mil entrevistas realizadas entre os dias 19 e 23 de janeiro, a pesquisa também aponta que 58% da população acredita que a recaída do presidente venezuelano uniu o chavismo, enquanto 54% consideram que provocou a divisão da oposição.

fotos chávez venezuela cuba câncer

Venezuela divulga primeiras fotos de Hugo Chávez após complexa cirurgia em Cuba. Presidente venezuelano posa acompanhado de suas filhas mais velhas (Foto: Prensa Miraflores)

O estudo também indica um desgaste da imagem da oposição pelo desempenho frente ao estado de saúde de Chávez. A imagem negativa passou de 36,6% para 41,4%. Para o direitor do instituto de pesquisa Jesse Chacón, a tentativa do partido PJ (Primero Justicia) de reverter o quadro das organizações políticas tradicionais e liderar a coalizão opositora MUD (Mesa da Unidade Democrática), “danificou muito” a imagem da oposição.

Segundo ele, outra constatação é a de que o projeto do bloco oposicionista não resulta em identidade política, característica fundamental do chavismo. “O chavismo existe e está centrado na figura de quem o liderou. Mas é um grave erro da oposição pensar que o chavismo não vai além de Chávez. O chavismo hoje está além do presidente”, analisou.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. Tereza Thompson Postado em 15/Feb/2013 às 16:54

    So acredito quando for mostrada a data do jornal. Caso contrario para mim ele esta morto ha muito.

  2. Julio Postado em 15/Feb/2013 às 17:11

    ACORDEM, é um boneco veio diretamente da Inglaterra, do Madame Toussauds.

  3. JPH Postado em 15/Feb/2013 às 17:53

    O Jornal foi posto justamente pra mostrar a data. Na Venezuela é só ver a capa do jornal do dia, por isso mostrar a data no Jornal não é preciso.

  4. Marcelo Postado em 16/Feb/2013 às 19:42

    A foto é da data, mas a cvara de " Jà Fui!" dele não engana ninguém! Esse aí já era. Se quiser mandar um recado pro Niemeyer é só colocar no bolso dele!