Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Homofobia 07/Feb/2013 às 19:46
107
Comentários

Carta a Silas Malafaia: Pastor, me ajude!

Silas Malafaia recorreu a arcaísmos do velho testamento para ‘fundamentar’ sua repulsa aos homossexuais. Mas conseguiria o pastor responder simples questionamentos baseados nos mesmos preceitos retrógrados?

Carta para Silas Malafaia. (Por Jordan Campos)

Prezado Silas Malafaia, notei que és um profundo conhecedor da bíblia e aplica as leis encontradas nela de forma justa e ao pé da letra. Não quero queimar no inferno, quero salvar minha alma, você poderia me ajudar então a ser um filho querido de Deus, sem pecados e tirar as minhas dúvidas abaixo?

pastor silas malafaia bíblia

Pastor Silas Malafaia (Foto: Reprodução)

O senhor disse, ao defender que os homossexuais queimarão no inferno com base na passagem do antigo testamento a seguir: (Levítico 20:13) “Se um homem usar com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometeram uma torpeza abominável, serão punidos de morte e sua morte recairá sobre eles”.

Eu sou heterossexual, e muito bem casado, estou livre desta parte, mas me preocupei com outras e com algumas obrigações contidas no mesmo Levíticos. Por favor, me ajude a esclarecer, senhor Silas, com sua habilidade e como psicólogo que é:

1. Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levítico 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia como a bíblia recomenda a punição?

Leia também

2. Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?

3. Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levítico 15:19-24). O problema é: como eu digo isso á minha esposa ? Eu tenho receio que ela se ofenda comigo.

4. Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Posso comprar alguns escravos então da Argentina e não do Chile que não faz fronteira com o Brasil? Me explica isso?

5. Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo ou contrato alguém para fazer a vontade de Deus?

6. Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos às vezes para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?

7. A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer? Eu mato também? E o senhor faz a barba ou nasceu peladinho assim, bigode conta? me ajude!!

Espero urgentemente uma resposta Sr. Silas, e obrigado por me lembrar que a “palavra de Deus” é eternamente imutável e que as escrituras devem ser seguidas à risca sempre e à todo tempo.

Recomendados para você

Comentários

  1. Jhonatan Postado em 07/Feb/2013 às 20:57

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Hilário! Aposto que ainda consegue responder essas perguntas, com algo ainda mais tosco, do seu argumento contra os homossexuais.

  2. Henrique Postado em 07/Feb/2013 às 22:30

    Manipular a consciência das pessoas, ameaçando-o com a ira de Deus é injuriar o próprio Deus que nos criou livres. O dia que eu tiver que consultar um aiatolá de plantão tipo Pastor Silas Malafóbico, eu rasgo o estatuto da maioridade civil. Isto é a prática da intolerância pelo MALAFÓBICO. É a falta de democracia, de decência, de civilidade e humanidade. É triste como tem gente que ainda acredita no que diz esse 'traste' , mas duvidam do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que diz que segue ensina. Xô Satanás!

  3. Raoni Postado em 07/Feb/2013 às 22:58

    Genial esse texto. Aguardo ansiosamente algum posicionamento de qualquer pessoa que utiliza passagens do Velho Testamento para justificar qualquer comportamento que se queira imputar a toda a sociedade.

  4. raissa Postado em 08/Feb/2013 às 01:12

    Win! Nada mais.

  5. Guilherme Postado em 08/Feb/2013 às 01:14

    Achei apelativo. Não desnecessário, porém usar dessa teoria do contrário/contradição é meio querer botar fogo e menos argumento.

  6. rosa virgínia santos Postado em 08/Feb/2013 às 01:14

    Perfeito!!! Ansiosa pela resposta. rsrsrs

  7. ANTONIO TADEU Postado em 08/Feb/2013 às 01:17

    Já posso até imaginar a resposta (se houver) "vc tá está fora de contexto, a exegese e a hermeneutica destes textos condizem com as condições dos filhos de Israel pra época e eu provo pra você à luz da bíblia"

  8. ari Postado em 08/Feb/2013 às 01:18

    O texto e otimo. Mas o que fazer com o eleitorado de SM? Esse sim e bem mais resiliente do que essa besta-fera.

  9. Mauro Porto Postado em 08/Feb/2013 às 01:21

    Silas esqueceu de estudar o novo testamento. Paulo diz a igreja aos Gálatas que a Lei foi necessária num período histórico da consciência humana que ainda estava na idade da pedra, ou seja, ainda em tempos imemoriais não havia marco regulatório do certo e errado de modo que a espécie humana pudesse se nortear. Assim diz Paulo a Lei serviu de AIO - Pedagoios-pedagogia para ensinar e conscientizar a humanidade naquela região. Mas continua Paulo depois da vinda de Cristo, tal Lei perdeu sua vigência, pois Jesus veio na plenitude dos tempos trazendo uma nova mensagem, que é o amor a Deus e ao próximo. Assim continua Paulo, não estamos mais debaixo da lei e sim da graça de Cristo, ele Jesus se fez maldição por nós, o preço que nos traz a paz Ele pagou tudo. Tetelestai - Está consumado. Por isso Jesus disse: "um novo mandamento vos dou que ameis uns aos outros como a si mesmo". A Lei do livro de Levítico que Silas faz menção está revogada por Cristo, perdeu o efeito, caducou. Simples assim.

  10. Jordan Campos Postado em 08/Feb/2013 às 01:40

    Obrigado por compartilhar amigo.

  11. van Postado em 08/Feb/2013 às 01:44

    Então faça tbm aos judeos, pois tbm seguem o velho testamento. Fácil usar versículos soltos, sem olhar o contexto e sem levar em conta, que era lei para o povo daquela época.

    • Gustavo S Postado em 08/Feb/2013 às 02:28

      Van, mas a crítica (e a ironia) do texto é exatamente essa. Malafaia usa versículos soltos, sem considerar o contexto, para impor paradigmas no mundo atual. Ou seja, é de uma canalhice e desonestidade sem tamanho.

  12. Jc Postado em 08/Feb/2013 às 02:00

    Adorei o texto. Achei criativo e hilário!!!! Tiramos uma lição dele, de como algumas pessoas (Pastor Silas Malafaias) faz um recorte da bíblia e se utiliza de forma política para seus fins nefasto.

  13. João Marcos Postado em 08/Feb/2013 às 02:02

    Parfeito... Parece que a Bíblia inteira é lida com "equívocos de interpretações", mas quando o trecho é Levítico 20:13, a coisa se torna mais literal.

  14. maria costa Postado em 08/Feb/2013 às 02:34

    Nada contra o texto, entretanto as questões, no meu humilde ponto de vista, pareciam ser recheadas de sarcasmo. Se tornariam, repito, para mim particularmente, sem impor-me aos demais e até a ao autor, bem interessantes se fossem mais argumentativas, questionadoras em sua essência e não somente na forma. Abraços, e obrigada pela oportunidade.

  15. Diogo Postado em 08/Feb/2013 às 02:37

    Uma única palavra descreve esse texto: EXTRAORDINÁRIO.

  16. amanda Postado em 08/Feb/2013 às 02:49

    Adorei!! Quero v a resposta.hahaha...

  17. Elias Neto Postado em 08/Feb/2013 às 02:49

    Silas Malafaia foi firme como manda o Novo Testamento: "Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." Apocalipse 3:16 (Meias-palavras não tem nada a ver com Deus.)

  18. Grau Postado em 08/Feb/2013 às 02:59

    Faltou citar Deuteronômio 22:18-21 em que dizem para matar por apedrejamento os filhos rebeldes...

  19. Rodrigo Teixeira Postado em 08/Feb/2013 às 08:09

    Cara Maria Costa, Você alega não ter percebido nenhuma natureza questionadora na essência desta carta. Tentarei mostrar tal essência da maneira mais simples possível. Porquê parece razoável na cabeça de evangélicos, que alguns mandamentos possam ser usados de maneira "fora de contexto", e os que são constrangedores ou comprometem a credibilidade da bíblia devem ser analisados em contexto. Em que contexto é razoável ter escravos ? Em que contexto é razoável matar alguém a pedradas ? Em que contexto é razoável matar alguém por cortar o cabelo das têmporas ? E Caro Mauro Porto, Parece que você também esqueceu de estudar o novo testamento !!!! Jesus não revogou nada ! E ele deixa isso bem claro em Mateus 5 : 17-20 "17 Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. 18 Digo a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. 19 Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus. 20 Pois eu digo que, se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus." Tempo das leis e tempo da graça, é uma historinha pra quem só lê as passagens da bíblia que o pastor recomenda. Como já disse Isaac Asimov. "O jeito mais fácil de se tornar um ateu é lendo a bíblia de ponta a ponta."

  20. wegley calixto Postado em 08/Feb/2013 às 08:09

    Muito embora eu também concorde em parte com a leitora acima, Maria Costa, devo dizer que em casos específicos, diga-se de passagem, gente da estirpe de Silas Malafaia, o deus, o tudo, o puro, o santo, o parâmetro supremo, faz-se necessária essa forma de linguagem, sim. Malafaia já demonstrou que não tem o menor respeito pela opinião dos outros, quer ela seja amparada por argumentos válidos ou não. Parece-me que chega uma hora que é preciso utilizar-se de todos os recursos linguísticos para poder deter e minar sua obra nefasta e infundada que quer impor-se à sociedade. Digo mais, para impedir esse crápula nojento, asqueroso, intransigente, devemos ir além se presiso for. Está claro que ele está determinado a continuar seus ataques contra as liberdades civis e democráticas, ainda que, para isso, tenha que rasgar constituições, estatutos, códigos e, destruir todo recurso legítimo e legal que defenda a integridade e a dignidade do ser humano. MALAFAIA, O SENHOR PODE SER UM DEUS PARA OS IGNORANTES, MAS PARA OUTROS TANTOS, NÃO PASSA DE UM RATO DE ESGOTO. SEU MALDITO.

  21. Marcelo Oliveira Postado em 08/Feb/2013 às 09:05

    Duas pessoas (inconsequentes?) falando de um livro, só um livro a magica está na fé em saber o que é bom e justo!!!

  22. Anonymous Postado em 08/Feb/2013 às 09:14

    Ta ai um dos motivos pelos quais eu acredito q a religião e uma praga.A religião foi criada apos o pecado de Adão para que o homem tivesse um "caminho" de acesso a Deus, com a vinda de Jesus Ele se tornou esse caminho(joão 14:6). Não precisamos mais de nada q não seja Jesus e a bíblia, Jesus deve ser nosso único exemplo, homens erram e são falhos,Jesus não (1pedro 2:22).Sinceramente antes de querer instruir alguém sobre o certo e o errado o Sr Silas deveria ler Filipenses2:5-8 . Se Jesus não almejou ser mais q homem, e se humilhou( mesmo sendo filho de Deus) oq o torna você diferente Sr Silas?A sua fama? Acho q vc deveria aproveitar e ler tbm Mateus 7:1-2.Lembre-se q Deus não faz distinção de pecados, e vc não e santo e sabe disso,vc abriu a boca para dizer em nome de Deus coisas que nunca seriam aprovadas por Ele. Mesmo que Deus condene a pratica do homossexualismo ele nunca quis mudar as pessoas pelo grito, ou pelo desrespeito, ate porque ele nos ama e mandou seu único filho para morrer por TODOS incluindo homossexuais que são pessoas comuns como vc. SOU TOTALMENTE CONTRA QUALQUER TIPO DE DESCRIMINAÇÃO SEJA ONDE FOR.

  23. Mauro Porto Postado em 08/Feb/2013 às 09:41

    Errado Rodrigo Teixeira, Jesus revogou a Lei no seu corpo. A Lei, Torá, Pentateuco teve sua vigência temporal, histórica. Eram lei civis e religiosas que dirimiam a conduta, religião e justiça de um povo que saíra da escravidão do Egito por 400 anos. O povo teve que reaprender um novo estilo de vida por quarenta no deserto até entrar na terra prometida com Josué. A Lei segundo o livro de Hebreus era sombra, Jesus era a realidade, de modo que Tal lei diz Hebreus caiu em estado de obsolescência e caducidade, leia Hebreus caps. 7, 8, 9. O velho testamento virou história depois da morte e ressurreição de Cristo. Jesus enquanto homem cumpriu todo o ritual da Lei como judeu, todavia ainda em seu ministério ele já foi dando uma nova concepção e interpretação dessas mesmas leis, tendo em vista a interpretação anacrônica dos fariseus e escribas do seu tempo. Paulo fala também aos Gálatas cap. 2 que " Se a justiça provem da Lei, então Jesus morreu em vão". Qual é o maior dos mandamentos ? perguntaram a Jesus, Ele respondeu - "Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, quem fizer isso cumpriu a Lei. Paulo diz que o cumprimento da lei é o amor. Por que será que Jesus não apedrejou nem consentiu que seus algozes o fizesse, ao contrário, acolheu a mulher, perdoo. Ele desobedeceu a ordem de Levitico ? Claro, Ele é amor. Se não for assim, não teríamos como ser seletivo com respeito ao comando normativo da lei em Levítico conforme exposto nesse texto. Então Rodrigo Teixeira cumpra toda a Lei conforme sugestão do texto. Se transar com a mulher menstruada, não esqueça de "matá-la" depois, pois você cometeu uma abominação. Quando encontrar os homossexuais, mate-os. Por que não farás, porque com exceção de algumas "bestas" , sem precisar conhecer a bíblia sabe que está incorrendo em erro, crime gravíssimo. A nossa própria consciência nos aponta outra realidade, pois tais absurdos não encontra conexão com a realidade da vida. Pode disse o autor do texto, quem crer na vigência da Lei do livro de Levitico,não pode ser seletivo, ou cumpre tudo ou não cumpra nada, é questão de coerência e honestidade intelectual.

  24. Adriano Postado em 08/Feb/2013 às 10:18

    - Perfeito... a Lei foi revogada e se institui uma Nova Aliança, O Mauro Poeto está certo, uma vez que ele apresenta os textos que provam isso. Não é a opinião dele. Está Escrito. Mas Vejamos o que a Nova Aliança no diz sobre o caso "maior": Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6:9-10 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. Romanos 1:25-27 Acho que ficou claro da parte Deus, correto? -

  25. Rodrigo Teixeira Postado em 08/Feb/2013 às 10:48

    Mauro Porto, vejo que você não leu muito bem o que eu escrevi. Eu não estou aqui para cumprir toda a Lei , por que Bíblia não representa nenhuma referência moral para mim, nada do que está escrito neste livro é levado em consideração pela minha pessoa... Mas deixa ver se eu entendi bem, Jesus revogou com o corpo ? Então devemos ignorar o que ele disse ?? É isso mesmo ? É ótimo que você tenha trazido a discussão, a tal história do apedrejamento. Porquê assim como ele havia afirmado anteriormente em Mateus, ele não negou que ela deveria ser apedrejada, ele apenas disse que só deveria faze-lo quem não estivesse em pecado. Logo meu caro, caso eu decidisse seguir a lei, eu não o estaria fazendo de acordo com "o texto" eu estaria apenas fazendo o que Jesus, o PRÓPRIO disse em vida, não o que Paulo ou qualquer outro disse sobre ele. E ser cristão ( o que não é o meu caso) significa admitir e crer que Jesus é DEUS feito homem (DEUS FILHO). E mais uma vez, assumindo o seu discurso de "Não vale mais, virou história" eu pergunto : EM QUE CONTEXTO , histórico ou qualquer outro, escravizar um ser humano ( seja ele de nação vizinha ou qualquer outra) seja um comportamento aprovável ? EM QUE CONTEXTO, matar um homem por cortar o seu cabelo de um jeito ou de outro é moralmente aceitável e bondoso. EM que cenário Um DEUS que é AMOR E BONDADE, requer sacrifícios humanos para mostrar o que é certo ou errado. E ainda mais importante : Se a despeito do que ele mesmo AFIRMOU em vida, o seu corpo REVOGOU as Leis contidas em Levítico, porque essa revogação é válida para todas as leis menos a que diz respeito a homossexualidade ? A única maneira de acreditar na bíblia sem cair em contradições morais e éticas, é se basear não no que está escrito e determinado no livro e sim no que (convenientemente) os representantes das religiões dizem ou falam sobre a bíblia.... Um abraço e se quiser manter sua fé intacta no cristianismo, fica um conselho : Não leia a Bíblia demais !

  26. Larissa Postado em 08/Feb/2013 às 10:53

    É, o autor foi totalmente parcial e oportunista a citar Levíticos na maioria de seu texto. Velho testamento reescrito pela igreja católica romana?! Como?! Ah, me poupe, né? A Bíblia de hoje é corrompida. Principalmente o livro de Levíticos. No Velho Testamento, parece que o Criador é ditador, cruel, insensato, mas não é assim. A vinda do Messias nos provou isso. As igrejas só querem dinheiro. Os membros destas igrejas tornam-se intransigentes e preconceituosos. Infelizmente o sistema religioso está desmoralizando o Criador de tudo que existe.

  27. Felipe Luiz Postado em 08/Feb/2013 às 11:29

    Esse texto é antigo, não é voltado a ele e pode ser refutado por qualquer idiota com uma bíblia na mão. O Malafaia embasa-se principalmente no Novo Testamento, justamente pra evitar esse tipo de contra-argumento.

  28. Eduardo Mansur Postado em 08/Feb/2013 às 11:34

    O Autor é oportunista e parcial da mesma maneira que Silas o faz, exatamente para demonstrar suas contradições esdruxulas! O velho testamento para ti é rescrito pela igreja católica? Que interessante não? E pq o NOVO TESTAMENTO não seria? Conte mais sobre como Deus falou em revelação para a senhorita que o NOVO é uma realidade nua e crua, pode ser? Pois o livro de Marcos é o mais próximo a morte de Cristo( Tirando Paulo) e foi escrito umas 7 décadas depois através da oralidade e OBVIO que não foi por Marcos, então diz ai, de onde tiras tua certeza cara menina?

  29. Adriano Postado em 08/Feb/2013 às 12:08

    Em que contexto histórico a escravidão segundo que ótica? A de hoje ou da época? Matar segundo um cabelo? Segundo que Lei? Onde foi feito um sacrificio humano? As vias de fato? E ainda mais importante : Se a despeito do que ele mesmo AFIRMOU em vida, o seu corpo REVOGOU as Leis contidas em Levítico, porque essa revogação é válida para todas as leis menos a que diz respeito a homossexualidade ? A revogação é para todas a leis... quem usa o Antigo Pacto após Jesus, de forma, Legal, está indo de encontro com a base da Nova Aliança. Sobre a pratica homossexual, fica bem claro que a Nova Aliança condena. A única maneira de não cair em contradições é Ler as Escrituras como elas sã e não como gostaríamos que fosse. Um conselho... lei mais as Escrituras e não o que dizem sobre ela. A água da torneira não tem a mesma qualidade da água da fonte.

  30. Heloisa Postado em 08/Feb/2013 às 12:13

    GENIAL! E a contra-argumentação dos que AINDA acreditam nas barbaridades que esse calhorda do Silas Malafaia propaga só consegue ser ainda mais patética. O pior cego sempre será aquele que não quer ver. Também aguardo ansiosa por uma resposta (que nunca virá, obviamente). Compartilhem o texto! Abraço!

  31. Henrique Postado em 08/Feb/2013 às 12:29

    Nas escrituras a gente sabe, aqui dentro dos padrões da igreja, desde pelo menos o final do século XIII, bem determinado,discutido por pessoas dentro da igreja que as escrituras têm 4 significados: - significado literal histórico, - significado moral, - significado alegórico e - significado espiritual. A gente sabe disso e dentro desses significados, desses sentidos de um texto sagrado a igreja e as pessoas que sabem disso, argumentam da seguinte maneira: - se o acesso for direto e as PESSOAS PUDEREM FAZER A SUA INTERPRETAÇÃO, a única interpretação que lhe será possível é a interpretação literal. É a 1ª interpretação que todo mundo tem e é a que vai predominar. As outras, moral, alegórica e espiritual não serão possíveis pelo menos imediatamente possíveis. É verdade, mas com o tempo as outras pessoas vão construir as outras interpretações. SERÁ QUE ESSAS OUTRAS INTERPRETAÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA IGREJAS, PASTORES MALAFÓBICO, ETC.? SERÁ QUE HOJE, NO SÉCULO XXI, DESDE O COMEÇO DO SÉCULO XVI, ESSASOUTRAS INTERPRETAÇÕES NA MAIORIA DAS IGREJAS SÃO CORRENTES? AS PESSOAS ENTENDEM AS INTERPRETAÇÕES MORAL,ALEGÓRICA E ESPIRITUAL DE CADA TRECHO DENTRO DE UM TEXTO SAGRADO QUE ELES LÊEM, SERÁ QUE ISSO É VERDADE ? ONDE ISSO VAI DAR? SERÁ QUE NÃO DEVERIA SER DADO ACESSO DIRETO E OBJETIVO PARA AS PESSOAS? ATÉ QUANDO A ALIENAÇÃO PRODUZIDA POR VÁRIOS TIPOS DE PASTORES CONTINUARÁ A DESTRUIR A CIVILIDADE E A HUMANIDADE?

  32. Mauro Porto Postado em 08/Feb/2013 às 12:46

    Rodrigo Teixeira Sua leitura da bíblia é por recorte de versículos sem levar em consideração o contexto religioso, histórico e cultural. Outra, eu não estou firmado no cristianismo, da qual quem inventou foi o imperador Constantino. Eu faço a minha leitura de fé de fé a partir de Jesus e seu Evangelho. Por isso o erro de muitos em interpretações anacrônicas, esquece-se que Deus se revelou na história não violando consciência pedradas, e sim pedagogicamente foi se revelando tendo sua revelação na plenitude em Jesus. A bíblia é um testemunho sincero, fiel da saga de um povo escolhido por Deus com fito de trazer o Salvador ao mundo, só que tal história não é estática, é linear. Observe-se a responsabilidade era coletiva, se o pai pecasse toda a família era punida pelo erro de um só. Em Ezequiel vemos já uma mudança na teologia e consciência do povo, olhe o capítulo 18 de Ezequiel, a responsabilidade outrora coletiva para a ser individual, aquelas punições com respeito a um só membro da família não respingava mais nos demais. Veja a linearidade histórica, mudança ética e visão de humanidade que já vai permeando uma sociedade. Assim foi até chegar a plenitude dos tempos na linguagem bíblica, JESUS, o cumprimento da lei e dos profetas. Olhe o capítulo 1º de hebreus - Deus não fala mais por meio dos profetas do VT, a nós nesses últimos tempos nos fala só em Jesus. Olhe o cap. 2 do mesmo livro - Jesus é apresentado como maior do que Moisés. Porque ninguém segundo as palavras de Jesus "coloca VINHO NOVO em odres velhos, nem ninguém costura pano novo em pano velho, pois senão os odres velhos se rompem e a rotura do pano fica maior". Simples assim

  33. rui b. silva Postado em 08/Feb/2013 às 14:23

    será que ele o Silas não está cometendo o crime de apologia á homofobia, cadê a justiça, ou a policia para justiçá-lo ou indiciá-lo., se fosse um rapper ou um dj já estaria preso.

  34. SOFIA Postado em 08/Feb/2013 às 14:43

    Demais o texto. Agora o que me impressiona é como é que ainda pessoas nascidas em plena era moderna podem se basear em preceitos morais do tempo das cavernas ou melhor do neolitico pra dirigir suas vidas e tentar dirigir as dos outros. A unica coisa que fazem estes pastores e religiosos em geral é se aproveitar do defict de raciocino de certas pessoas fracas pra lhes dominar, lhes manipular pra seu beneficio finananceiro ou pra alimentar suas pulsoes narcisistas.

  35. Charles Postado em 08/Feb/2013 às 14:46

    Observação de praticas do Antigo Testamento quanto aos sacrifícios, ao vestuário e a hábitos alimentares: http://gleisonelias.blogspot.com.br/2011/05/observacao-de-praticas-do-antigo.html

  36. Silvio Postado em 08/Feb/2013 às 16:15

    Se vc for levar a biblia ao pe da letra ou sera preso por assassinato ou discriminacao.

  37. Adriano Postado em 08/Feb/2013 às 17:02

    - Fico admirado em ver como as pessoas desejam estar com Deus, ter o seu Amor, se relacionar com Ele, preencher aquele vazio, esperar um conforto desse Deus, acreditar que Deus vai te ajudar na agustia... mas não querem Andar nos caminhos desse Deus, quem pelo contrário, que Deus aceite e viva a vida deles. Não, isso não é viver com Deus... isso é Deus viver com você. Talvez, um outro deus aceite isso. Cada um faz o que quer.... inclusive se afastar de Deus pelos seus próprios caminhos. Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. Romanos 1:25-27 -

  38. Lyndy Luca Postado em 08/Feb/2013 às 19:01

    Ok, Mauro Porto, então vc há de convir que tendo o velho testamento, em sua "linearelidade" indicado a Jesus como o Mestre, o "Profeta Maior" que todos deviam ouvir, diga-me: por que basear as suas crenças, ensinos, doutrinas e dogmas nas palavras dos apóstolos dele, e não nas palavras do MEstre? Porque simplesmente não há, em lugar algum, qualquer palavra de Jesus que condene a homossexualidade. Aliás, os mandamentos todos que Jesus deixou foram simples e claros, apenas dois, dizendo, inclusive que a lei e os profetas (ou seja, tudo o que tinha passado), haviam ficado para trás, e que os mandamentos seriam esses dois: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO, COMO A SI MESMO. Então diga-me: como você pode amar alguém como a si mesmo, discriminando-o? Impedindo que tenha os mesmos direitos que você??? Eu só queria entender isso... E também comentar como, diante desses argumentos, 99% dos "chatos" que vem aqui querendo convertes os outros com o seu blá-blá-blá sumiram... engraçado, né???

  39. Lyndy Luca Postado em 08/Feb/2013 às 19:10

    Adriano, eu aceitaria tudinho isso que vc citou, SE TIVESSE SIDO JESUS A DIZER, E NÃO OUTROS... ONDE É QUE A PALAVRA DO APRENDIZ VALE MAIS QUE A DO MESTRE???? ONDE FOI QUE JESUS DISSE QUALQUER COISA PARECIDA COM ISSO??? NÃO DISSE! E DISSE: AMAI AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO! QUER SER UM BOM CRISTÃO, AME AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO, E NÃO FIQUE ESCOLHENDO ESSE CAPÍTULO E ESSE VERSÍCULO DA BÍBLIA QUE TE SERVE, MAS AQUELE E AQUELE OUTRO JÁ NÃO SERVE, PORQUE NÃO SATISFAZ AO QUE VOCÊ QUER... (caps para ênfase, com todo o respeito)

  40. Lucy Postado em 08/Feb/2013 às 19:58

    As pessoas não entendem o verdadeiro significado, pensam que sabem ler alguns versiculos e já é o bastante, não é bem assim não! o AT é uma sequencia de livros usados para o povo dakela época, a partir do momento em que Jesus nasce, nasce também uma nova lei, pq se fosse assim o próprio Jesus mandaria apedrejar akela mulher, isso porem se ela confessasse seu pecado, estas coisas mencionadas aí em cima são coisas passada, eis que tudo se fez novo, o próprio Silas disse tambem que se ele se arrependesse teria vida eterna, e tanto no AT, como no NT são mencionados versiculos contra estas coisas... Não se esqueçam que não existe só o AT, mas tbm o NT...

  41. Adriano Postado em 08/Feb/2013 às 20:23

    Oi Lyndy Luca, você andou com Jesus? Viu ele Falando? Não né! Mas aceita por fé que aquelas palavras ditas são dele não é verdade? Pois então, Jesus enviou seus apóstolos a pregar. Jesus quando manda nos amar, não diz concordar. São coisas diferentes. Eu não escolhi esse ou aquele versículo. Olho o Todo. Antes tinhámos o AT, agora após a Aliança em Jesus, temos o NT. Antes era Lei, agora é por Amor. Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Romanos 5:8 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8:34 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Atos 17:30 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 1 Coríntios 6:12 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1 Entende... Deus quer se relacionar. Mas Não queira que Deus ande em "seus" caminhos. Nós é que devemos buscar a Deus.

  42. Adriano Postado em 08/Feb/2013 às 20:27

    - Jesus sabia o que estava falando? Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Marcos 10:6-8 -

  43. Ari Oliveira Postado em 08/Feb/2013 às 20:40

    Sensacional a discussão gerada pelo texto. Parabéns Mauro Porto, parabéns, Lyndy Luca, mas Jordan, você foi bom, iniciou a coisa. Rodrigo Teixeira, você é ótimo. Seus argumentos são de uma profundidade espírita enorme. Acredito que quem quiser abrir um pouco a mente em relação a tudo isso deveria ler um pouco mais e não ficar no "achômetro", nos comentários babacas e sem sentido, atrapalhando e perturbando aqueles que procuram debates construtivos e que acrescentem algo. Adorei o debate, sinceramente e nem acrescento nada ao que foi dito, até por não ser profundo conhecedor da Bíblia, a não ser por poucas passagens do Novo Testamento. Se interessar, a quem não conhece, leia a obra de Allan Kardec. Se naquele tempo os Mandamentos foram feitos pra um povo rude e grosseiro, se Cristo veio nos trazer ensinamentos de amor, Kardec veio compilar para os dias atuais aquilo que Cristo não podia explicitar por falta de compreensão do povo da época. Acertam aqueles que procuram a verdade no amor ao próximo. Somos imperfeitos ainda, claro. Mas podemos, sim, ao menos tentar ser mais humanos uns com os outros. Quanto ao pastor, o fim dele será o mesmo de todos: uma nova estadia nessa Terra pra poder aprender um pouco mais no caminho da evolução. Grande abraço a todos!

  44. Edinaldo Postado em 08/Feb/2013 às 21:45

    O meu querido essa ai não precisa o Silas responde , eu mesmo te respondo.ainda falta você conhecer o novo testamento,em Lucas cap.16 e ver.16 o próprio Jesus falou que a lei durou até João batista,observe que todos os textos que você citou esta no antigo.alias o apostolo Paulo disse em gálatas cap.5 e vers.4 que aquele que hoje se justificar pela lei esta separado de Cristo. Em Gálatas cap 3 vers.19 Paulo também disse que a lei foi ordenada por causa da transgressão até que viesse a posteridade (que é Cristo) se você não sabe ainda, Jesus Cristo já veio então esqueça o antigo e viva o novo.você pode até conhecer a bíblia mas vai errar se não souber interpretar, infelizmente você esta faltando com novo testamento.em Hebreus cap.8 e vers. 13 a bíblia diz que o antigo já envelheceu e o que envelhece esta perto de acabar, então meu amigo sai do velho testamento porque em gálatas cap 3 e vers 10 diz que aquele que esta seguindo o antigo testamento esta de baixo de maldição, o velho testamento é como sombra das coisas que viria no futuro, antes era olho por olho e dente por dente, hoje se alguem te ferir você deve perdoar,em Romanos cap 2 e vers. 14 dis que nós os gentios não tem lei a lei foi para Israel. HOJE SOMOS SALVO PELA FÉ EM "JESUS CRISTO".gálatas cap.2 vers.16. não apenas leia a biblia aprenda interpretar.

  45. Gerson Postado em 08/Feb/2013 às 22:16

    POR QUE PERDER TANTO TEMPO COM UM IDIOTA DESSE TAMANHO? TALVEZ O QUE ELE QUEIRA É A PUBLICIDADE QUE ESTÁ RECEBENDO...

  46. nelson muniz de lima sales Postado em 09/Feb/2013 às 09:49

    Esses crentelhos citam As cartas de Paulo como se fossem ditas por Cristo. É por essas e muitas outras coisas absurdas desses evangélicos chatos que eu larguei toda e qualquer igreja de minha vida. Agora, eu vejo uma situação preocupante nas posturas desse pastor doente: Ele tem conseguido criar um sentimento anti-gay e, não só isso, criar também um sentimento anti-evangélico, pois ele fala como porta-voz desses religiosos e sabemos que não é. Ele não unanimidade e já muitos pastores de outras denominações(e há muiiiiitas...) se posicionarem contra ele..

  47. Ive Postado em 09/Feb/2013 às 10:44

    Se um dia receber uma resposta do mesmo, por favor me avise ! Gostaria muito de ler e saber o que ele tem a dizer sobre. E parabéns pelo texto. Hehe

  48. José Carlos Postado em 09/Feb/2013 às 17:35

    È interessante ver os varios pontos vista, daqueles que creem e os que ñ creem nas escrituras sagradas, de alguma maneira nos ajudam a ñ nos fecharmos dentro de uma redoma e nos tornarmos exclusivista, vendo só o meu pto. de vista, anossa ótica. No entanto nunca chegaremos a lugar nenmhum, mesmo com tantos questionamentos e explicações, porque??? Somos seres humanos e ñ Deus, estamos sujeitos a falhas e imperfeições. O criador nos deu livre arbítrio, fazemos nossas escolhas, certas ou erradas, somos responsáveis por nossas atitudes mas ñ nos esqueçamos haveremos de responder por elas perante o Justo Juiz que por enquanto atua como Advogado Supremo Jesus Cristo o Senhor.

  49. Maria de Sousa Postado em 09/Feb/2013 às 17:41

    As pessoas do mundo deveriam estar mais preocupadas com a saúde (escassa) no país, nas pessoas que vivem em situação de rua, nas crianças desnutridas e que morrem de fome todos os dias, de crianças traficadas... Deveriam estar mais preocupados com o voto e a quem colocam como representantes do povo em seu município, estado e país, com a segurança, em fazer todo o possível hoje, para retirar do poder os corruptos como Renam Calheiros e todos os outros... Jesus disse, não julgai, para que não seja julgado e o mais importante Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado... E leiam a Bíblia vocês mesmos e não fiquem aí dando ouvidos ao que uma pessoa como Silas Malafaia, que só quer ver o lucros da igreja dele, fala. Quantas vezes ele falou para a Marília: "Eu vivo de que?" Ou seja, falar do patrimônio dele vai fazer as pessoas, pelo menos algumas enxergarem que o enriquecimento é notório... o triste é ver milhares de pessoas que não tem condições pagando dízimo para o enriquecimento dessas pessoas...Deixem o julgamos para Deus!

    • Igor Postado em 25/Nov/2013 às 14:05

      isso aí, muda o foco do texto pra não admitir que tem um argumento decente, parabéns.

  50. José Carlos Postado em 09/Feb/2013 às 18:19

    Com relação ao assunto em pauta, convém levarmos em consideração que após a queda do homem no éden, de acordo com a bíblia, a criaçao toda sofreu alteração,degenerou-se, corrompeu-se e geração após geração vem sofrendo as consequências e isso a gente vê até na própria natureza. È porisso que o Criador nos deu uma segunda chance o Evangelho em Cristo Jesus.

  51. Fabiam Postado em 09/Feb/2013 às 18:56

    Em entrevista a jornalista Marília Gabriela, no programa " De Frente com Gabi", Silas Malafaia indagou que a sua Igreja não estava interessado em lucrar com a fé de seus crentes. Bom parece que há uma contradição em seu discurso. Malafaia diz que um pastor de sua instituição ganha por mês em torno de 4 mil a 20 mil reais e seu lucro pessoal chega a 300 milhões de reais ao ano. Parece que a prática deste indivíduo se relaciona as demais instituições cristãs como a Universal e Renascer. Além de estelionatário ainda é preconceituoso, homofóbico e ainda discute o evolucionismo dizendo que a teoria da evolução não esta comprovada pois não nunca foi observável. Charles Darwin deve estar remoendo-se em seu alaúde.

  52. Andressa Postado em 11/Feb/2013 às 22:35

    Bom, acho que primeiramente você deveria se inteirar sobre a bíblia para saber exatamente do que você está falando! Afinal todos os versículos que você cita na carta são do velho testamento onde as pessoas viviam pelas "leis" de Deus! O livro de Romanos onde está a passagem citada pelo Pator Silas Malafaia, se encontra no novo testamento , onde pela graça de Jesus nossos pecados foram perdoados ... PELA GRAÇA, não pelas leis ... então acho melhor começar a pesquisar sobre exatamente o que está falando! Não defendo totalmente o que o pastor disse porém , suas justificativas não são válidas! Grata

  53. Conrado Postado em 13/Feb/2013 às 14:46

    "Jesus sabia o que estava falando?" Mas ora essa, se Jesus é Deus, quem pode saber mais o que está falando do que ele? Um profeta do Antigo Testamento? Que raio de discussão é essa? Se Jesus é Deus e veio anunciar que está revogando a Lei antiga por meio de seu sacrifício, é isso aí. Ponto final. Jesus nunca condenou qualquer comportamento individual que diga respeito a ninguém mais além do indivíduo que o exerce. Muito pelo contrário, aliás, Jesus proibiu seus seguidores de atuarem como juízes morais de qualquer outro indivíduo. E, mais importante do que qualquer coisa, instituiu a sua Regra de Ouro, a base máxima do Cristianismo, a frase que poderia resumir totalmente o seu ensinamento: "Não faça com o outro aquilo que você não quer que seja feito de você". Acho que, posto isso, já fica tudo bem mais claro do que através de qualquer discussão prévia.

  54. Esther Pereira Postado em 13/Feb/2013 às 15:38

    Fazer o que Silas Malafaia e outros seres de dimensões inferiores fazem, é mais velho que o mundo mais sempre tem alguem que cai!!!È preciso uma campanha bem articulada pra calar a boca destes seres!!!

  55. Gabriel Postado em 13/Feb/2013 às 22:50

    Primeira coisa que deve ser levada em conta é que o pastor Silas Malafaia não recorre a bíblia para fundamentar sua repulsa aos homossexuais, Silas Malafaia é contra a PL 122/2006, foi contra a ação movida pelo procurador federal Jefferson Aparecido Dias à Justiça Federal pedindo a retirada da frase “Deus seja louvado” nas notas, é contra o projeto de Decreto Legislativo 234/11 apelidado de “projeto da cura gay” esse projeto tenta sustar partes da Resolução 1/99 do Conselho Federal de Psicologia que falam sobre a relação do profissional de psicologia quanto à orientação sexual de seus pacientes, ou seja o Pastor Silas Malafaia é contra esses projetos, agora ao camarada Jordan Campos que postou alguns versículos bíblicos questionando sobre as leis do antigo testamento por favor entenda que a bíblia é o manual de vida e conduta do cristão se você não acredita é simples siga o teu caminho e seja feliz, para esses versículos que você postou existe inúmeras explicações sobre as Leis, não pense você que quem acredita no que está escrito na bíblia é uma bando alienados, no mundo existe milhões de cristãos, esses projetos de leis foram lançados existe pessoas a favor e contra, a mesma coisa é o projeto para liberação da maconha existe pessoas a favor e contra, Se eu for contra esses projetos lançados PL122, projeto de Decreto Legislativo 234/11 apelidado de “projeto da cura gay” serei chamado de preconceituoso? homofóbico? VIVA a liberdade de expressão e os direitos de manifestação garantidos pela Constituição Brasileira.

  56. Rodrigo Teixeira Postado em 14/Feb/2013 às 11:01

    Ok bancada evangélica, como esperado vocês sacaram a carta "Novo Testamento", afinal de contas tudo que aconteceu no velho testamento tem um contexto histórico. Eu ingenuamente assumindo a premissa de que Deus existe e que ele é infinita bondade, sempre soube e sempre saberá o que é bom e correto e justo. Evidentemente eu me esqueci que esse suposto Deus supostamente nos deu o livre arbítrio, e que ele não pode nos obrigar a fazer o correto, pois temos que desejar sozinhos fazer o correto. Talvez o fato de que ele tenha aberto uma exceção criando uma lista de 10 coisas dizendo claramente o que ninguém poderia fazer tenha me confundido. Achei tolamente que ele poderia simplesmente desde o começo colocar nessa lista : não escravizarás, não cometerás estupro, tratarás todos os seres humanos com igual respeito, mas isso obviamente é um absurdo... afinal de contas Deus não iria interferir no contexto histórico e da ótica dos homens daquela época, exceto é claro no dilúvio, nas pragas do Egito e na hora de favorecer um lado da guerra aqui e acolá. Mas OK ! Está tudo esquecido porquê existe um novo testamento e Jesus refez tudo não é mesmo ? Exceto.... Em MATEUS 4:23-24, 9:32-33, 12:22, 17:14-18, MARCOS 1:23-26, 32-34, 5:2-16, 9:17-29, 16:9, LUCAS 11:14, 4:33-35, 8:2, 27-36, 9:38-42, ATOS 8:7, 16:16-18 Quando doenças perfeitamente normais foram associadas a possessão demoníaca. Nem vamos imaginar o que aconteceu com os mudos que não tiveram a chance de serem "exorcizados" por Jesus... Em 1 Timóteo 5 Quando afirma que mulheres que ficam viúvas quando novas não podem se casar novamente, pois o fazendo estariam sendo levianas contra Cristo. Mateus 11 : 20-25 Jesus declará que nas cidades onde não houve arrependimento diante dos seus "prodígios" o juízo final será mais rigoroso. ( achei que a história do justo pagar pelo pecador tinha morrido no velho testamento... mas nesse caso a cidade inteiras pagaram o pato) Sem falar da escravidão que continua sendo aprovada e atestada em Romanos 13:1-7 , Colossenses 3:22 ,I Pedro 2:18, Oséias 3:1, Timóteo 6:1, Efésios 6:5, Tito 2:9-10 Ou A submissão das mulheres ( que alguns gostam de interpretar de maneira conveniente dando um outro significado a palavra submissão, mas o livro de coríntios deixa bem claro !) I Coríntios 14:34 As mulheres devem ficar caladas nas assembléias de todas as igrejas dos santos, pois devem estar submissas, como diz a lei - Efésios 5:22-24 O marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja. Do mesmo modo que a igreja é submissa a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo aos maridos. I Coríntios 11:9 O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem E por último, deixo a passagem curiosa, que adoraria que alguém questionasse o Silas : Mateus 19 : 24 E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus Acho que alguém com imóvel em Miami e apartamentos somando mais de 4 milhões de reais, pobre não é.... Eu fui criado dentro da Igreja caro Adriano, mas para pesar de minha família, sempre fui aplicado e interessado por tudo em que me envolvi. Já li e reli toda a bíblia pelo menos 3 vezes. Foi bebendo da água da fonte (o que poucos fazem) que cheguei a todas as conclusões que tenho sobre a bíblia. A bíblia é em essência, a mesma do começo ao fim. Meu objetivo aqui não é "desevangelizar" ninguém. A mulher que não quer acreditar que está sendo traída, vai negar todas as evidências e racionalizar usando sua própria lógica a inocência do marido. O meu objetivo é fazer os religiosos ( e nesse caso em especial, Cristãos) que a bíblia só faz sentido no campo da fé, e não pode influenciar em NADA as leis do estado que afetam a TODOS. Resumindo pra qualquer idiota entender : Num estado que se propõe a ser laico, TODOS, independentes de raça cor ou religião devem ter acesso aos mesmos direitos civis. E no que diz respeitos CIVIS a opinião da Bíblia NÃO IMPORTA e NÃO SERVE.

  57. Conrado Postado em 14/Feb/2013 às 13:22

    Rodrigo, mesmo o Novo Testamento (apesar de bem menos que o Antigo) carece de interpretação contextual e, principalmente, simbólica. E antes que você se arme com antagonizações, quem está te dizendo isso não é um Cristão, mas sim um Panteísta, psicólogo, interessado principalmente em mitologia e religião. Claro que a Bíblia não deve ser utilizada como parâmetro pra qualquer decisão política ou civil, porque se trata de uma expressão cultural no meio de um país culturalmente diverso, mas isso não tira a sua importância. A sua interpretação é rasa, superficial e não possui utilidade alguma a não ser antagonizar. Mas você tem todo o direito de interpretar dessa forma e tirar suas próprias conclusões.

  58. Rodrigo Teixeira Postado em 14/Feb/2013 às 14:45

    Au contraire meu caro Conrado. Eu tenho plena consciência de que a bíblia pode ser analisada em diversos contextos ou esferas. Considero inclusive que como livro de mitologia, é um livro muito bem escrito e referenciado. Também não nego a importância do cristianismo, mas infelizmente nem todos sabem que ser importante significa ser considerável ou notável por n motivos, mas não significa ser necessário. O que você talvez não tenha entendido no meu discurso é que ele assume uma premissa. Ele não representa o meu pleno entendimento do que é o cristianismo ou do que ele significa/significou. Não se explica/ ou muito menos se argumenta da mesma maneira com alunos do ensino fundamental, universitários ou doutorandos. Se assumimos a premissa de que a bíblia é um livro de mitologia/ficção de autoria humana dentro de um contexto histórico a discussão é uma, se partimos do ponto que é um livro de moral e cívica que foi enviado por Deus e de que tudo nele representa a vontade desse deus e que devemos levar ele a sério ( o que foi o caso) a discussão é outra. Se o cristão é livre para expor sua premissa religiosa, por que não seria eu livre para fazer o mesmo e usar a minha premissa ateísta ? Quanto ao seu comentário sobre a minha postagem ser inútil e só servir para antagonizar o cristianismo, a intenção é justamente essa. Sim, a minha posição é de que os dogmas cristão são nocivos a sociedade, por que mantém vivos valores segregadores, sexistas e racistas também. O Bíblia de hoje é a mesma de ontem. O único motivo pelo qual bruxas e "hereges" não são mais "silenciados" na fogueira é por que eles perderam esse poder. Os mesmos argumentos bíblicos que são usados hoje nas questões sobre o homossexualismo, foram usados para defender a escravidão na época da abolição e segregação dos negros na sua luta por direitos civis nos EUA. Talvez o que lhe incomode seja a minha "agressividade", mas quanto a isso me sinto também tranquilo. Chegou a hora de nós ateus, também sairmos do armário, como já fizeram os negros e agora fazem os homossexuais. Se é normal e aceitável um apresentador de televisão dizer em rede nacional que só alguém que não acredita em Deus poderia cometer um crime bárbaro como o que ele estava relatando, tudo o que eu disse até agora é igualmente normal e aceitável. Da mesma forma que os evangélicos defendem o direito de proclamar que ser homossexual é errado, reservo aqui o meu direito de dizer o que penso que o cristianismo é errado. Doa a quem doer... Deus está morto mas o seu cadáver permanece insepulto ! Abraços

  59. Conrado Postado em 14/Feb/2013 às 15:46

    Ora, então a sua intenção é assumir uma postura semelhante à dos fanáticos religiosos? Tanto eles estão com o foco em outra coisa que não a Religião, quanto você está com o foco em outra coisa que não a sua filosofia (ateísmo, ou seja o que for). Só algumas correções: Mitologia e ficção são coisas diferentes. Um livro religioso pode não ser indicado pra estabelecer, arbitrariamente, uma moral coletiva (aliás, nenhum documento pode. esse tipo de coisa se estabelece por consenso, e não por arbitrariedade), mas é inegável a influência da Bíblia na lógica moral do Ocidente. Por mais que nela contenham vários considerados absurdos hoje em dia. A moral, assim como a cultura, é fluida. No mínimo é um livro que deve ser notado e estudado caso tenhamos a intenção de entender nossa própria história. Goste ou não. Eu também não concordo com escravidão e submissão de mulheres, mas esses discursos criados através da Bíblia foram muito mais fruto de oportunismo do que de religiosidade. Você é livre pra antagonizar o que quiser, mas é bom se perguntar aonde vai chegar com isso. A Religião possui um propósito original muito diferente da forma como ela é vista atualmente, eu prefiro focar nisso, entender a coisa em si ao invés de simplesmente combatê-la só porque eu não gosto da forma deturpada como ela me foi apresentada.

  60. Raphael Postado em 14/Feb/2013 às 17:38

    Creio que Silas usa de desonestidade intelectual. Se ele levantar a bandeira da escravidão, da pena de morte às adúlteras... seria processado! Pena que existem pessoas que não percebem tal desonestidade. É fácil levantar bandeira contra os gays porque ainda estão em busca de seus direitos civis!

  61. Rodrigo Teixeira Postado em 15/Feb/2013 às 08:35

    Seu discurso não altera em nada o meu... Ainda não entendi o seu ponto. Tudo o que estou defendendo aqui, é exatamente isso, que a sociedade de maneira geral analise qualquer dogma de maneira alegórica e contextual. De que a bíblia seja um livro de história/filosofia que nos ajude a entender como chegamos até aqui e como ele nos moldou no caminho. Meu discurso simplesmente ataca o dogmatismo e não a religiosidade (eu por exemplo sou budista). É simplesmente uma resposta debochada a quem considera razoável afirmar " Gays não devem ter direitos a se casar porquê a bíblia diz que é errado". Simples assim.

  62. FILIPE MARQUES Postado em 15/Feb/2013 às 12:03

    EM RELAÇAO A REPOSTA NUMERO 1 - NAO SE QUEIMAVA TOURO EM CASA- LEVAVA-SE AO SACERDOTE PARA Q ELE FIZESSE. O TEMPLO OU O TABERNACULO ERA UM LOCAL PROPRIO PARA ISSO E NAO EXISTIA SACRIFICIO COM QUEIMA DE TOUROS EM CASA. ( SOMENTE O SACERDOTE FAZIA ISTO POR MEIO DO ALTAR DO HOLOCAUSTO) . EM RELAÇAO A RESPOSTA NUMERO 2 - LEMBRANDO Q O LIVRO DE LEVITICO TINHA ENFASE EM ORIENTAR O POVO DE DEUS PARA COM UM RELACIONAMENTO COM DEUS. ESTA PALAVRA DE LEVITICO 20:13 É FACILMENTE REPETIDA NA CARTA DO APOSTOLO SAO PAULO A ROMA OU ROMANOS NO CAPITULO 1 ONDE O APOSTOLO PAULO DIZ: Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. Romanos 1:21-27 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Romanos 1:28 TODOS OS CRISTAO EVANGELICOS COMO CATOLICOS TEM COMO, PALAVRA DE DEUS OS ESCRITOS DE PAULO. O MESMO ZELO E CARINHO Q OS CATOLICOS DAO AO SEUS PONTIFICES , E EVANGELICOS AOS LIDERES DE DENOMINAÇÃO ASSIM TMB A IGREJA PRIMITIVA DAVA AO APOSTOLO PAULO ( REFLITAM) EM RELAÇAO A 3: AS IGRJAS PROTESTANTES ( DIGO DO Q EU SEI) AINDA A MAIORIA ORIENTAM OS CASAIS EM RELAÇÃO A ISSO. POR QUESTOES MSM DE HIGIENE. E PQ O SENHOR DEUS VÊ O SANGUEM COMO ALGO ESPIRITUAL A QUESTAO 4 NAO VOU NEM ENTRAR EM POR MENORES ( MAS ISSO JAH ESTA SOB A CONSTITUIÇÃO) E NOS CRISTAO DEFENDEMOS A CRISTO. E NAO APENAS A COISAS JUDAICAS. (UMA COISA É PEGAR UM VERSICULO ISOLADO DO Q SILAS MALAFAIA DIZ E REGIDIR PEGADINHAS DE LEVITICO . OUTRA E CONTESTAR ROMANOS 1 . A QUESTAO 5 - CRISTO FEZ BOAS OBRAS NO SABADO. E OS MSM FARISEUS LEGALISTAS BATERAM NESSA TECLA E DISSE QUE ELE É SENHOR ATÉ MESMO DO SABADO. ENTAO SE NOS CRISTAO( PEQUENOS CRISTOS) SERVIMOS A ESSE DEUS ENTAO NAO ESTAMOS MAIS SOBRE O JULGO DO SABADO. EMBORA Q A TRADIÇÃO DE SE TIRAR UM DIA SEJA QUAL FOR ELE POR SEMANA PARA DEDICAR A DEUS. NAO É UMA MÁ IDEIA. MAS JESUS NAO PREGOU ESSE RADICALISMO. A QUESTAO 6 - CRISTO DISSE Q VEIO PARA O DOENTES. ACHO Q SÓ DIZER ISSO JAH BASTA. ANTES DE CRISTO CURAR UM DETERMINADO CEGO ELE ABRIU PRIMEIRAMENTE A VISAO ESPIRITUAL DAQUELE CEGO ... TUDO PARA DIZER Q A PIOR CEGUEIRA É A ESPIRITUAL E NAO A FISICA A QUESTAO 7 - NOS CRISTAOS ( CALICOS E PROTESTANTES ) NAO PREGAMOS O TALMUDE... MAS TIRAMOS DA EXPERIENCIA DO POVO DE DEUS NA TORAH, POETICOS, PROFETICOS, EVIDENCIAS DA VERACIDADE QUE CRISTO ERA O MESSIA Q SE ESPERAVA. NAO QUER DIZZER Q IREMOS SEGUIR A RISCA... AGORA MUITAS DAS CONDUTAS DOS JUDEUS, NAO FORAM ANULADAS PELO NOVO TESTAMENTO.. E OUTRAS FORAM APENAS UMA SOMBRA DO QUE VIRIA. DESTA FORMA .... E MEIO DIFICIL MEDIR AS PALAVRAS DE ALGUEM FORA DE UM CONTEXO.... ESPERO Q TENHA AJUDADO COM MINHA HUMILDE OPINIAO.

  63. Ana Postado em 15/Feb/2013 às 13:33

    Sou uma humilde leitora e observadora colocando minha opinião; detesto radicalismo, fanatismo..não aceito falsos profetas que enganam e ludibriam os humildes, os desesperados para enriquecimento próprio; o dízimo está na bíblia, sou Católica Apostólica Romana e contribuo proporcionalmente a minha condição econômica. Acredito no Deus misericordioso e bondoso que nos ama apesar de nossas falhas, creio no perdão, creio na bondade humana..talvez uma qualidade de um homossexual seja mais linda aos olhos do Pai do que dez qualidades de outra pessoa 'normal', já que o tal Silas os trata como aberrações. Gostaria também de dizer que não vemos esses 'escândalos' envolvendo pessoas de outras congregações mais tradicionais como a Batista, Adventista, Metodista, Presbiteriana, Cristã do Brasil, etc.. meu respeito a todas. Meu respeito a todas as igrejas, pastores, sacerdotes, religiosas, fiéis e etc.. a todos aqueles que evangelizam e que promovem o amor e a caridade acima de qualquer interesse próprio.

  64. Augusto Camillo Postado em 16/Feb/2013 às 15:38

    Desculpe Sr Jordan Santos, não sou evangélico mas suas colocações são tão “aberrativas” quanto as tentativas de Marília Gabriela em defender os gays usando Bíblia. O Pentateuco, onde encontramos o Levítico, teve uma vigência temporária. Estes eram Leis que objetivavam ao povo hebreu, que acabara de sair de uma escravidão de 400 anos, a levarem uma vida, digamos, civilizadas A Bíblia não se resume apenas em Levítico, mas em 72 outros Livros, divididos basicamente em Antigo e Novo Testamento. E nela vemos duas coisas importantes relacionados à Lei de Deus: uma coisa é uma Lei de Deus relacionado à moral (isso é imutável), outra coisa é a mesma Lei relacionada aos costumes da época (que são sim, mutáveis). Mas como saber o que mudou e o que não mudou? Basta ler a mesma Bíblia no Novo Testamento. Lá vemos a mesma condenação ao homossexualismo: "Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro" (Romanos 1:26-27). "Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas . . . herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6:9-10). Em suma, costumes são mutáveis, já a moral não! Esta permanece! Acho que fui bem claro!

  65. carlos Postado em 17/Feb/2013 às 05:39

    A teologia do Sr. Silas Malafaia se compara com a teologia de um asno.

  66. Thildder Oliveira Postado em 17/Feb/2013 às 07:02

    É outro artigo de interesse social, e de natureza religiosa, espiritual... Tô analisando o teor de seu interesse na publicação. Thildder Oliveira - Estudante do Curso de Direito.

  67. Rodrigo Teixeira Postado em 18/Feb/2013 às 12:29

    Augusto Camilo, obrigado Você foi premiado com a última pedra ! BINGO ! "Em suma, costumes são mutáveis, já moral não ! Esta permanece !" Uma afirmação um tanto estranha, uma vez que moral deriva do latim mores que quer dizer "comportamento", mas vamos lá.. Assumindo a sua premissa de que moral não é mutável então isso quer dizer que na ótica da bíblia não há nada de errado em escravizar outro ser humano ? Por que a escravidão é aprovada no velho testamento e corroborada no no novo. Logo mais acima citei uma lista de abominações aprovadas pela bíblia tanto no velho como no novo testamento e que nenhuma pessoa decente está disposta a seguir e obedecer. *Em correção ao Conrado. Jesus não institui a Regra de Ouro, essa regra é apresentada de maneira sinônima ou idêntica em quase todas religiosas, em muitas dessas religiões são muito mais antigas que o cristianismo (por exemplo jainismo, zoroastrismo e budismo). Incontáveis escrituras discutem a importância do amor que transcende o próprio eu de maneira mais articulada do que a Bíblia, sem serem maculadas pelas obscenas celebrações de violência que encontramos em abundância tanto no Velho como no Novo Testamento. Se você acha que o cristianismo é a expressão mais direta e pura de amor e compaixão que o mundo já viu, é porque não conhece bem as outras religiões. Veja, por exemplo, o jaínismo. Essa religião prega a doutrina da absoluta não-violência. É verdade que os jainistas acreditam em muitas coisas improváveis acerca do universo; mas não do tipo de coisas que acenderam as fogueiras da inquisição. Você provavelmente pensa que a Inquisição foi uma perversão do “verdadeiro” espírito do cristianismo. Talvez tenha sido. O problema, porém, é que os ensinamentos da Bíblia são tão confusos e contraditórios que foi possível para os cristãos queimar alegremente os heréticos nas fogueiras, durante cinco longos séculos. Inclusive foi possível para os mais venerados patriarcas da Igreja, como santo Agostinho e santo Tomás de Aquino, concluir que os heréticos deviam ser torturados (santo Agostinho) ou mortos logo de uma vez (santo Tomás de Aquino). Martinho Lutero e João Calvino defendiam o assassinato em massa de heréticos, apóstatas, judeus e feiticeiras. Naturalmente, você é livre para interpretar a Bíblia de outra maneira — mas não é espantoso que você tenha conseguido discernir os verdadeiros ensinamentos do cristianismo, enquanto os mais influentes pensadores na história da religião cristã falharam nesse ponto? Se você acredita que Jesus ensinou apenas a Regra de Ouro e o amor ao próximo, deve reler o Novo Testamento. Preste atenção especial à moralidade que ficará em evidência quando Jesus voltar à terra, deixando um arrastão de nuvens de glória: Se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam [...] quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder. 2 Tessalonicenses I, 6-9 Se alguém não permanecer em mim, será tarifado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. João 15, 6 Se levarmos em conta a metade das afirmações de Jesus, podemos facilmente justificar as ações de são Francisco de Assis ou Martin Luther King Jr. Levando em conta a outra metade, podemos justificar a Inquisição. Qualquer pessoa que acredite que a Bíblia oferece a melhor orientação possível em assuntos de moralidade tem ideias muito estranhas — ou sobre orientação, ou sobre moralidade.

  68. Kelly Postado em 18/Feb/2013 às 13:58

    E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. Romanos 1:25-27("ROMANOS" - NOVO TESTAMENTO)

  69. Elivando Amorim Postado em 19/Feb/2013 às 07:53

    26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 27 Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. (romanos 1:26-27)

  70. Cristiano Postado em 19/Feb/2013 às 08:02

    Como pastor falou o dever de cristão é amar a todos! mas amar não quer dizer que concorde com a prática Homossexualismo. Uma mãe ama o seu filho seja o que ele for seja bandido, seja padre que abusa de crianças, pastor que rouba do povo, ela ama mas não concorda com a prática. veja isso no novo testamento há varias passagens que afirma Deus não concorda com Homossexualismo: Todos somos tentados por desejos de coisas que Deus proibiu (Tiago 1:14-15). Eva desejou o fruto proibido no Éden (Gênesis 3:6). Algumas pessoas desejam ganho desonesto (Tito 1:7). Alguns homens desejam as esposas de outros (Mateus 5:28). Algumas pessoas desejam outras do mesmo sexo Gênesis 19:4-5). Deus exige que aprendamos a nos dominar para negar nossos desejos pecaminosos e para aceitar os limites que ele colocou ao nosso comportamento (2 Pedro 1:6; Gálatas 5:23). Este é o princípio que tem que ser aplicado aos desejos homossexuais que algumas pessoas sentem. Em vez de perder tempo e energia tentando justificar estes desejos na base da Genética, ou tentando pôr a culpa deles nas influências da infância, a pessoa que é tentada a ter relações sexuais com alguém do mesmo sexo precisa aprender a dominar seus desejos. Por quê? Porque Deus clara e absolutamente condenou as relações homossexuais. "Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro" (Romanos 1:26-27). "Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas . . . herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6:9-10). Deus aprova as relações sexuais entre um homem e sua esposa legítima (de acordo com a lei de Deus). Todas as outras relações sexuais sejam homossexuais ou heterossexuais são sempre e absolutamente proibidas (Hebreus 13:4). Não nos cabe procurar desculpas para justificar o pecado. É nossa responsa-bilidade buscar o meio de vencer a tentação (1 Coríntios 10:13; Tiago 4:7-10).

  71. Rodrigo Teixeira Postado em 19/Feb/2013 às 09:25

    Cristiano, Deus aprova as relações sexuais entre um homem e sua esposa, mas também aprova a escravidão (tanto no velho como no novo testamento, leia os meus comentários acima) , desaprova o adultério mas determina punição apenas as mulheres, determina a perseguição aos ímpios e deu permissão para que os pais matem os filhos que os desafiarem. Aprova também as guerras, aprovou por muito tempo o sacrifício de pessoas e animais e mandou um dilúvio para matar toda fauna , flora e toda população humana ( incluindo as crianças e bebês), permitindo depois o incesto, (afinal de contas, se só a família de Noé sobreviveu, quem foi que repovoou a terra ?) . E deixando isso de lado, você está usando como lastro moral, A BÍBLIA, tudo o que você disso é o que A BÍBLIA diz sobre os homossexuais. O que te faz pensar que a lei do País deveria se basear na bíblia para tomar decisões sobre suas leis ? Será que você sabe o que a palavra laico significa ? Significa que ninguém deve ser forçado a seguir dogmas religiosos contra a sua vontade. Significa que as opiniões de nenhuma religião sobre civilidade e moral devem influenciar nas leis do estado.

  72. Marcos Postado em 19/Feb/2013 às 12:38

    Rodrigo, você está usando da mesma veemência fundamentalista que os seus opostos utilizam. Agora pergunto: Dentro de todas as acusações históricas que você citou da bíblia, você já imaginou como era a sociedade e a civilização tanto nos tempos do velho testamento quanto há dois mil anos atrás? Era muito diferente meu caro. Mas nem sempre é fácil entender e/ou compreender o contexto social da época. E quem defende uma posição sempre ‘puxa sardinha’ para ela. Só não se pode é ficar fundamentalista também.

  73. Marcelo Postado em 19/Feb/2013 às 15:58

    1- O MOVIMENTO GLS esta qubrando a Separacao entre: Estado e Religiao. a- RELIGIAO e opcao. Escolha , decisao b- Nenhum gay e obrigado , a se filiar ou declara pertencente a esta ou aquela. c- OS Direitos Civis , o gays conseguem DO ESTADO. O Estado e laico, e a forca de sua ordem e a LEi . CODIGO CIVIL. d- O Estado garante a ordem e BOA CONVIVENCIA: TODOS SAO IGUAIS PERANTE a LEI. e- Qualquer pessoa agredida: SENDO POR MOTIVO: RELIGIOSO, OU OPCAO SEXUAL, tera protecao da lei e o reu sra julgado pro AUTRODIADE COMPETENTE. f- Assim, NAO PODER TER OPINIAO, E Direot a liberdade , ou de pensamento. E UAM D I TA DU RA ou TO TA LI TA RISMO que Gurpos que falam de respeito querem implantar na Sociedade. G- BRASIL UM PAIS SEM CULTURA, IMBECILIZADO, 512.126 MIL MORTES em 11 ANOS! DESERSPITO A POBRES, TRABALHADORES.... BUSCAMOS OS DIREITOS DA CONSTITUICAO BRASIELIRA! PRA TODOS ! SEM DISTINCAO. Ser Hetro ou Homo ; e questao q fica de fora. CADA ESCOLHE O Q QUER.

  74. Rodrigo Postado em 19/Feb/2013 às 16:17

    Parabéns!

  75. nunes luz Postado em 19/Feb/2013 às 16:31

    interessante os comentarios aqui postados, e todos tem suas razões. dentro daquilo que foi colocado como proposta dialogo, alguns confundem liberdade de expressar suas opinões, com preconceito, em nosso pais, todos podem criticar politicos, padres, pastores, jogadores, e todos concordam que é uma manifestaçao de sua opinião, podem contar piadas, sobre as mais diversas pessoas, e sempre é compreendido pela coletividade como expressão da liberdade de concordar ou não concordar, sem que isto se caracterize como crime, fato este que não ocorre com o segmento Lgbt, ou dos homossexuais, qualquer discordancia ou opinião contraria, caracteriza-se como homofobia, opinar que nao se gosta do comportamento homossexual, levanta-se a bandeira de que alguem é preconceituoso, todos podem opinar sobre tudo e todos, exceto opinar contra homossexualismo,pois caracteriza-se como homofobico, todos são livres para fazer suas escolhas, sou evangelico, e se vc nao gostar da minha pratica, é seu direito, nao vou lhe criminalizar por isso, mas como evangelico posso ser criminalizado em questionar a pratica homossexual, o que está em jogo não impor ao nosso pais preceitos religiosos para serem obedecidos por força de lei, nao existe essa pretensão, o que está em jogo é a criminalização da opiniao contraria, que deve respeitada por todos, ser ou nao homossexual ou heterossexual é um direito inerente á todos, mas nao posso transformar minha opçao como obrigatoriedade, e a nao aceitação incorrer em crime, viva a liberdade de expressão, e abaixo a hipocrisia de quem quer ter sua opção sexual empurrada garganta abaixo via lei federal

  76. Elio Postado em 19/Feb/2013 às 16:36

    Caro Jordan apenas faz um exercicio de retórica muito retorcida, trate os bois pelos nomes, porque o respeitar a orientação sexual deve-se respeitar e agora as pessoas que tem uma orientação diferente da maioria, respeitam os demais? o que faz oa escrever assim utiliza a demagogia e uma falta de obejectividade porque o problema não é casamento é o querer apropriar de capacidades que nunca terão de forma independente!!!!

  77. Fernando Ribeiro Postado em 19/Feb/2013 às 16:46

    Passarão mais dois mil anos e vocês continuarão nessa mesma discussão inócua.

  78. Kelvyn L. Postado em 19/Feb/2013 às 19:22

    Não sei se alguém já comentou isso(ñ li todos os comentários). Vou tentar colocar aqui de forma bem tranquila e direta sobre a questão do texto(carta). A Lei é dividida em três partes: -Lei cerimonial -Lei judicial -Lei moral Nenhuma dessas questões levantadas foram sobre a "Lei moral", mas sim visando a "lei cerimonial" e a "Lei judicial". Quando Cristo morreu a Lei cerimonial e judicial foram aniquiladas! Ficando só a Lei moral do homem. Daí veio o que Cristo falou " Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir." mt 5.17, como Rodrigo Texeira colocou. O apóstolo Paulo nas suas cartas tem como conclusão que a Lei é boa. A lei não justifica, mas os praticantes da mesma serão justificados(Rm 2.13). Sabendo assim que o cumprimento a Lei moral(que é o que Paulo diz) é a consequência dos convertidos a Cristo. Visto que a Lei(moral) por si só não justifica, mas sim Cristo. Ps: E sobre questão do homossexualismo, o próprio paulo(N.T.) fala sobre a ira de Deus(Rm 1.18) manifestada sobre toda as ações seguidas depois desta declaração, e uma delas está em Rm 1.27 "E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homem com homem, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos recompensa que convinha ao seu ERRO. Com amor, Kelvyn.

  79. Rodrigo Teixeira Postado em 19/Feb/2013 às 22:47

    Marcelo Primeiro ponto Existe uma enorme distância entre argumentos incisivos e bem fundamentados e fundamentalismo. Um fundamentalista é alguém que segue dogmas de maneira literal, um extremista. Eu enquanto ateu, jamais poderia ser um fundamentalista porquê sigo a premissa que não existe lei inquestionável. Toda "verdade" ou lei deve ser justificada de maneira lógica e baseada em evidências. Eu apenas mostro (com veemência !!) que não importa a premissa que você use, a bíblia se mostra contraditória e logo não serve como instrumento nem guia moral. Segundo ponto Não há duvidas de que a sociedade mudou e eu entendo perfeitamente o contexto em que a sociedade judaica funcionava. O que eu não entendo é que um Deus que é onipotente e bondoso, se curvaria e permitiria que seu povo cometesse uma abominação como a escravidão. Se ele simplesmente impôs a ordem de simplesmente não cobiçar a mulher do próximo, qual seria a dificuldade de impor que ele não admitira que nenhum ser humano fosse escravizado ? (O jainismo, uma antiga religião indiana, mas antiga que o cristiano e que prega a absoluta não-violência e já condenada a escravidão numa época que era extremamente comum ter escravos). E mesmo assumindo a sua hipótese Kelvyn !!! Eu já expliquei isso antes. Assumindo que o Novo testamento tenha "anulado" as abominações do Velho Testamento, continuamos com o mesmo problema : O Novo testamento não profere uma palavra sequer, condenando a prática da escravidão. Pelo contrário ela a legitima quando orienta os escravos a serem obedientes e gentis com seus donos, especialmente se eles forem tementes a deus. Se você não é capaz de admitir isto, das duas uma : ou é ignorante e deveria ler mais a bíblia, ou é intelectualmente desonesto !

  80. Junior lugo Postado em 20/Feb/2013 às 09:51

    Muito interessante, mas para algumas indagações é preciso conhecer o novo testamento. Exemplo, realmente no antigo testamento fazia-se inecessário os holocaustos, mas no novo, Jesus desobriga essa atitude, assim como também guardar os sábados. sobre a visão 100%, se você conhecer o novo testamento, vai ver que o maior envolvimento de jesus foi com cegos, coxos, leprosos, prostitutas.. mas em basicamente todos os relatos houve mudança tanto física como comportamental. Sobre o homossexualismo, o novo testamento enfatiza que a pratica comportamental é errada aos olhos bíblicos e de Deus, não existe uma "liberação" como na maioria das perguntas feita pelo autor do texto.. Abraço.

  81. Kelvyn L. Postado em 20/Feb/2013 às 11:00

    Moisés colocou isso entre os estatutos judiciais dos judeus: ‘E quem raptar um homem, e o vender, ou for achado na sua mão, certamente será morto.’ Êxodo 21:16 Lei moral ;)

  82. Kelvyn L. Postado em 20/Feb/2013 às 11:02

    Foi malz! Tem dizendo Judicial e Moral no texto rsrs Mas isso é uma Lei moral :D Espero que tenha ficado claro, caso contrário, pod fazer mais perguntas Com amor, Kelvyn.

  83. Kelvyn L. Postado em 20/Feb/2013 às 11:11

    Sabemos que no Novo Testamento Paulo condena os comerciantes de escravos (sequestradores) em 1 Timóteo 1:10. Apocalipse considera aqueles que fazem tráfico de “escravos e até almas humanas” como sendo imorais e destinados ao juízo (Ap. 18:13). Em nenhum lugar o Novo Testamento apóia o tráfico de escravos. A carta de Paulo a Filemon não defende a noção que o Novo Testamento tolerava a escravidão. Onésimo era provavelmente um servo que tinha uma dívida para com Filemon. Paulo encoraja o fugitivo Onésimo a retornar para Filemon e encoraja Filemon a soltar Onésimo quando ele, Paulo, chegasse. Paulo promete pagar a Filemon se Onésimo “dever alguma coisa” (Filemon 18). A menção que Paulo faz de uma dívida parece indicar que Onésimo era um trabalhador forçado.

  84. mateus Postado em 20/Feb/2013 às 13:16

    texto maldoso. em nenhum momento malafaia usa o antigo testamento para atacar homossexuais. simplismente é contra como a maioria dos brasileiros (omissos). e onde fica o direito a liberdade de espressão? A Bíblia inteira é contra a prática homossexual e nem por isso o cristianismo o cristianismo se destaca nas páginas de jornais por que seus fieis andam matando gays.

  85. Rodrigo Teixeira Postado em 20/Feb/2013 às 13:28

    Kelvyn Lendo o capítulo completo, fica claro que Exôdo 21:16 fala sobre o ato de raptar um homem livre e vende-lo como se fosse um escravo. A única restrição moral que a bíblia moral faz a escravidão é quanto a raptar alguém do seu próprio povo. Quanto aos escravos ou escravas que tiverdes, virão das nações ao vosso derredor; delas comprareis escravos e escravas. Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que nasceram na vossa terra; e vos serão por possessão. Deixá-los-ei por herança para vossos filhos depois de vós, para os haverem corno possessão; perpetuamente os fareis servir, mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não vos assenhoreareis com tirania, um sobre os outros. Levítico 25, 44-46 E Êxodo 21, 26-27 que diz que não devemos bater nos nossos escravos tão severamente a ponto de ferir seus olhos ou seus dentes. Já escrevi acima diversas e diversas passagens abomináveis do novo testamento, (vide acima, é exaustivo demais ficar repetindo). Sem falar que eu também já expus anteriormente que as contradições da bíblia não são o centro do problema. O centro do problema é que as pérolas da bíblia não são (ou pelo menos não deveria ser) relevante na discussões envolvendo a sociedade e o estado. Você pode até ter escolhido a bíblia como guia moral ,embora eu possa garantir que você está apenas seguindo os preceitos que lhe convém, eu não quero e nem pretendo impor em que você deve acreditar. Só estou dizendo que no que você não pode usar crenças baseadas em na sua própria fé para tentar influenciar de maneira forçada as regras que vão reger a vida de todos. Não entendo como isso não é óbvio na cabeça de todos.

  86. Nóis Nafita Postado em 20/Feb/2013 às 14:07

    Ô mano! O bagulho tá sinistro! Na boa, o papo reto pra dar na lage do Malafaia-sem-alça é o que disse o mano Matheus, no capítulo 7 do livrão, que é mais ou menos assim: "Não julga os outros, mané, pra também não ser julgado. Porquê tem o seguinte: se tu julgar também vai ser julgado pelo mesmo juiz e se medir vai ser medido pela mesma trena, tá ligado? Cumé que tu vai falar do cisco no olho do outro se no teu olho tem um galho? Otário! Bota um colírio antes de olhar pro olho dos outros, meu!" Ô véio: pode publicar aí, ó: o Malafalsa na real queima a rosca, agasalha o patê, alarga o anel, tá ligado? Mas é tudo escondidinho, saca? O cara é inrustido. O nêgo Manjubão, parceiro lá do Cantagalo, já atolou ali e cobrou 500 pila. Eu, por menos de mil, não deixo nem abocanhar! Fala sério.

  87. M arcelo Martins Quaresma Postado em 20/Feb/2013 às 17:12

    Rodrigo Teixeira, vc tá de parabéns.. Porque, vai ter paciência assim... em Israel. Essa Kelvyn L. é muito patético. Tem que desenhar as coisas pra ela entender. Mulherzinha preguiçosa. O Rodrigo já citou varias e varias vezes, exemplos acima sobre todas as passagens da escravidão.. e essa tonta não entendi. Gente igual ela tem que ser escrava a submissa mesmo. QI de porta.

  88. Fernando Ribeiro Postado em 21/Feb/2013 às 20:37

    Eu sou cristão protestante e sou totalmente a favor do Estado laico, assim como sou a favor da liberdade de expressão. Os homossexuais são cidadãos e tem deveres como quaisquer outras pessoas. Por que não devem ter os mesmos direitos? O fato da religião não aprovar o homossexualismo não dá direito algum a um indivíduo discriminar o outro. Aliás, penso eu que isso é claro à todas as pessoas que realmente conhecem o significado da palavra cidadania. Penso eu que o cristão deve atuar em outras frentes que não a política. O cristão deve seguir as palavras de Jesus que disse: "Ide por todo mundo,pregai o evangelho a toda criatura" - Marcos. 16:15 "Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam boas novas." - Romanos 10:11-14. Também há de ter o bom senso na pregação e saber que haverá momentos em que ela será ineficaz. "E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías, Dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis. Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos ouviram pesadamente, E fecharam os olhos, Para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure. Atos 28:25-27 Assim como Nicolau Maquiavel disse: " Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!" Eu lhes digo: Como é difícil salvar uma alma que prefere a condenação! Por isso escrevi em um post atrás que essa discussão é inócua. O debate já se desviou do tema proposto na postagem do blog. Agora se trata da velha disputa entre crentes e ateus, um querendo "salvar" o outro e outro querendo trazer o um à "luz da razão".

  89. Raul Postado em 22/Feb/2013 às 17:19

    Simples assim: Se Deus ama as pessoas, não vai puní-las por serem gays, por se masturbarem, por comerem porco, ou fazerem muito sexo. Punir por isso não é amor, não é justiça. Ou é? Acreditar nisso não é Fé, é fanatismo. Se não concordar, simplesmente não xingue, apenas conviva com minha opnião.

  90. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 22/Feb/2013 às 19:35

    Quem está citando Romanos, por favor PESQUISE O GREGO e o ARAMAICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Do grego, sugiro que pesquisem duas palavras que geraram essa confusão TODA em relação aos gays: Malakoi e Arsenokoitai. Existem várias traduções possíveis dessas palavras. Vão ler, minha gente. Vão ler, pesquisar, tratar de entender o que citam. E digo outra: Quem deseja no coração já está em pecado. Daí vêm os arautos da HIPOCRISIA ou FALTA DE OBSERVAÇÃO e dizem: "Somos contra a prática que é pecado"... Ora, se alguém tem desejo já peca, e TODOS PECAM. Um gay reprimido ou assumido, continua sendo GAY. Jesus vai escolher o gay que não pratica? Ahhhhh.... pelo amor do que ESTÁ ESCRITO!!!!!

  91. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 22/Feb/2013 às 19:37

    GRAÇA É FAVOR IMERECIDO. ENTENDAM ISSO, POR FAVOR.

  92. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 22/Feb/2013 às 19:39

    Vai ter muito gay no céu e muitos que julgaram no meio do inferno! Ô povo de língua dura! Pesada!

  93. Tiago Postado em 23/Feb/2013 às 07:51

    Mesmo que ser gay fosse uma escolha e que é condenada pela Bíblia. Que aplicabilidade teria aos não cristãos? A imposição do texto a todos os seres humanos, indiscriminadamente, sem considerar que muitos não seguem a religião cristã ou não seguem qualquer religião, é completamente arbitrária, quer fazer existir uma crença superior às outras. Todo mundo sabe o que a história conta sobre pessoas que promovem um ideal de superioridade sobre os outros, acabando por cometer condutas criminosas sobre quem não as segue. Como Advogado e estudante de Direito, sigo um texto chamado Constituição Federal, no qual o Estado tem como um dos objetivos, no art 3º, IV, promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor e quaisquer outras formas de discriminação. Há também o art. 19, I, sobre a laicidade do Estado, mas quando uma religião está em massa presente na atuação estatal, não podem sair coisas decentes. Se me perguntarem se prefiro a ei de deus (como se a Bíblia fosse a única) ou a lei dos homens, fico com aquela que não me condena, pelo menos não explicitamente.

  94. Alexsandro Postado em 23/Feb/2013 às 12:11

    Assim como foi levada a Jesus a mulher que cometeu adultério contra seu esposo antes era para ser apedrejada ate a !morte!Jesus nos mostrou que não nos cabe mais punir os pecadores.Mas se ela errou e não e se arrepender de verdade ela pode ser perdoada...Mas ele falou vá e não peques mais,isso quer dizer que os pecados de antes não deixaram de ser pecado,mas não nos cabe julgar...Sou evangélico e amo meu próximo como a mim mesmo,Infelizmente para quem pratica!A BÍBLIA fala que o final é a morte...Eu não jogo pedras...Mas diz a palavra que devemos levar a verdade que conhecemos ou também seremos julgados por isso.Pois a verdade liberta o homem do pecado!!!!!!

  95. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 26/Feb/2013 às 23:01

    Só espero que essa FISSURA acabe.

  96. Rodrigo Teixeira Postado em 07/Mar/2013 às 08:33

    Alexsandro essa é a frase de maior concordância entre eu e os cristãos : A verdade liberta o homem... Se ao menos todos entendessem o significado mais profundo da frase !

  97. jocimar nonato dos reis Postado em 15/Mar/2013 às 09:51

    Por que certas pessoas ficam tão revoltadas quando nós cristãos dizemos que não somos favoraveis as praticas dos homossexuais? não vem me dizer que esta defendendo os diretos sociais ou da sociedade,pois tem tanta corrupçao que ja foi comprovada nesse pais e não vejo niguem revoltados com isso! podem lezar os cofres publicos a vontade que niguem vai ficar revoltado,vão continuarem a serem alienados através da mídia e dos programas de interterimento (alguns) que procuram formular ou impor certas ideologias nas mentes dos telespctadores,por que tanta revolta quando o assunto é as praticas homossexuais? independente doque esta escrito na biblia, eu acho as praticas do homossexualismo no minimo algo contrario a natureza dos seres Humanos? Então vejamos: Se esse negocio de homossexualismo fosse natural e tivessemos um pais só de lesbicas e afeminados,qual seria o futuro desse pais ou mundo já que homem com homem não pode gerar filhos muito menos mulher com mulher!!!quanto tempo duraria essa civilização? 200 anos talvez? ou menos? é natural,ora passados alguns anos teriamos ´so os animais vivendo nessa terra ou país,e animais que nós seres humanos chamamos de inracionais!!! é natural a relação homossexual? por isso o testo biblico citados por muitos acima diz:DEIXANDO O USO NATURAL DA MULHER E SE INFLAMANDO HOMEM COM HOMEM .Agora não vem me falar que os pastores Sillas Malafaia e Marcos Feliciano são homofobicos,pois homofobicos significa não tolerar o outro a ponto de odialo ,repugnalo,não viver socialmente com o tal,ao contrario as igrejas são abertas para qualquer um independente da cor e da opçao sexual! mas se uma pessoa que vive na pratica do homossexualismo entrar na igreja, mais dia ou menos dia ela vai acabar ouvindo que a pratica do homossexualiso é contraria a lei de Deus,Deus disse : que o homen deixaras pai e mãe e se unirá a sua mulher e não a outro homem!!Por tanto não venha com essa de que os cristãos são homofobicos pois pensas assim por ques ouve dizer na mídia,para um pouco de ser fantoche da mídia e percebas que na realidade no conviviu social os cristãos verdadeiros vivem uma vida sudavel e de respeito com pessoas de varias opção sexual, só tem suas opiniões quanto a pratica do homossexualismo,agora preconceito sempre teve nesse pais,infelismente,preconceito quanto contra pobre,negro,branco,japones,indio,deficientes, cristãos tanto catolicos quanto evangelicos,budistas,infelizmente tem pessoas preconceituosas em todo esse mundo,mas não vamos generalizar e colocar um rotilos nos cristãos ,principalmente evangelicos dizendo que são homofobicoa! Quanto os cidadões que não acreditam em Deus,você pode pensar oque quezer,pois só você esponderar por seus atos,e tenho certeza que se você acreditar ou não em Deus,não vai mudar em nada o fato de Ele existir! Agora não adianta nada ficar descutindo isso não leva a nada,sei de uma coisa que você acredita,na morte pois todos vamos morrer,pois bem no meu ponto de vista um ser humano pode até viver sem acreditar em Deus,mas o fato é que será muito triste quando partir sessa vida sem Deus,pois no meu ponto de vista só JESUS CRISTO pode nos dar vida eterna.

  98. jocimar nonato dos reis Postado em 15/Mar/2013 às 09:58

    Desculpa pelos erros de portugues.

  99. Ademário Postado em 18/Mar/2013 às 10:21

    O Malafaia deve saber oque é RELATIVISMO-O relativismo é uma doutrina que prega que algo é relativo, contrário de uma ideia absoluta, categórica. Atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar

  100. Karen Postado em 07/Apr/2013 às 19:47

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  101. Anônimo Postado em 16/Apr/2013 às 11:48

    Malafaia e o lobby "cristão" (que de cristão não tem nada) podem até sapatear, mas o casamento gay no Brasil é uma realidade. O Estado é laico e na produção legislativa do país as crenças de um grupo não podem sobrepujar a premissa constitucional de que todos são iguais perante a lei, além disso, não cabe ao Estado interferir na esfera individual do cidadão dizendo com quem você se deita através da supressão de direitos a depender de quem é essa pessoa.

  102. Pedro Freire Postado em 16/Apr/2013 às 12:38

    Acho a carta genial, mas por questão de justiça é sempre bom lembrar que também não é nada legítimo assinar como seu o que de fato não é. A carta é mera tradução/adaptação de uma carta ao "ask Dr. laura" bastante conhecida na internet. Acho ótimo divulgar no Brasil e "endereçá-la" aos conservadores envangélicos fundamentalistas, mas não custa nada indicar a fonte.

  103. Mayara Postado em 17/Apr/2013 às 15:02

    Concordo com Paulo Freire

  104. Rodrigo Gonçalves Postado em 18/Apr/2013 às 12:39

    Xará, Muito bons os seus comentários! Concordo com vc. Sou gay e ateu, e odeio qdo as pessoas tentam me empurrar suas convicções religiosas através da lei. Sempre achei q religião é uma opção. Eu optei por ser ateu e questionar o "simples". Na verdade, as vezes gostaria de acreditar em algo para ter mais conforto em momentos difíceis, mas não tenho essa habilidade de "aceitar" algo escrito em um livro, nao sei qto tempo atras, sem questionar. Nao quero causar polemica aqui, e nao vou ficar respondendo comentários. Só quero expressar meu apoio ao autor, e dizer q, leis devem ser feitas e seguidas com o intuito de proteger os cidadãos, sendo eles maioria, ou minoria; e q lei nao se mistura com religião. Tenham um bom dia!

  105. josé roberto Postado em 27/May/2013 às 14:51

    enquanto discutem sobre isso ou aquilo,Jesus esta voltando e vai levar para o céu os que sáo lavados e remidos pelo sangue dele,e a biblia é bem clara quando DEUS falou assim...I Corintios 6:9 9 - Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,I Corintios 6:10-11 10 - nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 11 - E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.