Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Racismo não 28/Feb/2013 às 14:05
43
Comentários

A falsa negra: modelo branca foi 'bronzeada' para posar em editorial

Modelo branca foi ‘bronzeada’ para posar em editorial chamado ‘African Queen’. Após repercussão negativa, revista pede desculpas

“Por que contratar uma modelo negra quando você pode simplesmente pintar uma branca?” É assim que o site Foudre resume a história da modelo branca, de olhos azuis, que foi contratada pela revista francesa Numéro para um editorial intitulado ‘African Queen’.

revista francesa modelo negra branca

A falsa modelo negra que foi ‘bronzeada’ para edital africano

Ondria Hardin, de 16 anos, natural da Carolina do Norte, foi devidamente maquiada da cabeça aos pés para ficar com o tom de pele mais escuro.

Leia também

Para o Huffington Post, “mais um triste exemplo de como a indústria da moda continua ignorando ou explorando a diversidade étnica ao invés de celebrá-la”

Revista francesa se desculpa por colocar falsa modelo negra em editorial

A revista “Numéro” fez uma edição inspirada na África e fotografou uma modelo branca completamente maquiada para ficar negra.

Após receber críticas na internet por escurecer o corpo de uma modelo loira, de forma que ela parecesse negra, a redação da revista francesa Numéro publicou, nesta quarta-feira (27), um comunicado com um pedido de desculpas.

Queremos pedir desculpas a todos que possam ter se sentido ofendidos com o editorial”. Ainda no mesmo texto, a redação defende o responsável pelas imagens, o badalado fotógrafo Sebastian Kim, colaborador assíduo da revista, e que já clicou celebridades como Brad Pitt e Rooney Mara. “Temos o máximo respeito pelo trabalho do fotógrafo e negamos que ele tenha tido, a qualquer momento, a intenção de ferir a sensibilidade dos leitores“.

Blue Bus e Agências Internacionais

Recomendados para você

Comentários

  1. Rogerio Postado em 28/Feb/2013 às 18:40

    Branca pintada para parecer negra. Qual o problema nisso? Porque é ofensivo? Não. Entendi.

    • Liam Slouers Postado em 13/Oct/2013 às 15:02

      Porque se fosse ao contrário, certamente pessoas iriam achar ruim. Imagina uma mulher negra (não estou falando bronzeada, mas sim negra de nascença) fosse pintada de branca, todos iriam achar ofensivo, e certamente iria processar a empresa etc.

    • Mônica Postado em 06/Jan/2014 às 11:53

      Nossa, quanta alienação...Há várias prováveis razões: 1- eles acharem a modelo branca mais bonita, 2- eles não terem nenhuma modelo negra em seu plantel, 3- eles não quererem contratar nenhuma modelo negra porque são racistas, 4- eles não considerarem uma mulher negra como sendo bonita. Enfim, se você não consegue entender esse absurdo, talvez você devesse fazer um exame de consciência. Saiba que há muita gente racista nesse mundo que nem acha que é racista. Isso porque o racismo está tão entranhado, que passa a ser considerado como algo "normal".

    • eu daqui Postado em 12/Dec/2014 às 14:39

      Ofensivo pode não ser mas ficou horrível: artificial.

  2. Rogerio Postado em 28/Feb/2013 às 18:43

    Eu quis dizer "não entendi". Digitei um espaço a mais e apareceu um ponto.

  3. Henrique Pacheco Postado em 28/Feb/2013 às 18:59

    Somos 2 Rogério. Também não entendi o lado ofensivo/pejorativo. A única linha de pensamento que observo (e que seria preconceituosa) seria se considerar "ofensivo aos brancos" ao "tornarem-se negros".

  4. Cristiano Postado em 28/Feb/2013 às 22:16

    Depois dizem que o racismo é invenção surgida na cabeça dos negros. Se isso não é racismo, o que deve ser então?

  5. Amy Postado em 01/Mar/2013 às 00:03

    Ofensivo é observar que os editoriais das revistas são compostos, em sua maioria, por 90% de modelos brancas, e quando surge um editorial com temática afriacana, ninguém tenha pensado em simplesmente contratar uma modelo negra, quando se pode "pintar" uma branca... Pra quem ainda não consegue identificar o absurdo da situação, tentem imaginar o contrário sendo feito... Jamais!!! Lamentável!

  6. Manoel Postado em 01/Mar/2013 às 00:20

    É ofensivo pelo fato de representaram uma afrodescendenteqafricana, a beleza desta etnia, no traços e padrões europeus simplesmente pintando uma menina da carolina do norte com maquiagem. Mas nisso você ignora traços próprios da etnia africana, que tem a sua beleza subjulgada, afinal, por que não colocar alguem genuinamente dessa etnia?

  7. christiana Postado em 01/Mar/2013 às 07:51

    Correção do comentário: A questão é, porque não usar uma modelo negra para representar uma negra? Por que maquiar uma modelo branca ao invés de usar a imagem de uma negra? Fica parecendo que não há belas negras para serem capa de revista. Muda-se a cor da pele, mas o padrão estético, nariz, olhos, boca continua sendo de uma branca. Muda-se a cor da pele, mas se mantém o mesmo padrão escravizador. Jura que vocês não acham isso um preconceito??????

  8. Charles Kieron Postado em 01/Mar/2013 às 08:02

    Eu achei maravilhoso! Um grande elogio à raca negra. Nada de insultante. E viva a beleza negra, artificialou nao. Bjs

  9. Val Postado em 01/Mar/2013 às 08:03

    É problematico por que poucas modelos negras tem destaque na midia. Alem disso esse anuncio afirma que a beleza negra nao serve, que para uma negra ser bonita ela tem que ter traços de branca. E tambem deixa a entender que uma negra faz melhor o "papel" de negra do que uma negra legitima. Num mundo ja dominado pela beleza caucasiana esse anuncio é um absurdo, ofende a beleza verdadeira de todas as pessoas negras. Precisamos olhar um pouco mais longe do nosso umbigo para entender o por que desse anuncio ser ofensivo...

  10. Val Postado em 01/Mar/2013 às 08:04

    errata: "deixa a entender que uma BRANCA faz melhor o “papel” de negra do que uma negra legitima""

  11. splp Postado em 01/Mar/2013 às 09:03

    Frescura, o racismo bebe nessa fonte, as pessoas estão preocupadas com cada besteira, tanto faz... a cor não existe, isso é a prova da tolice, trate todas as raças por igual, e ensaios fotográficos são artificiais e ainda mais quando envolvem modelos, mudar a cor de uma modelo é uma tentativa de mostrar diferentes perspectivas visuais da modelo, não é dizer que ela é melhor do que ninguém independente da cor ou sexo... eu sou branco mais gostaria de ter a oportunidade de ter fotos minhas com uma pele mais escura! Aproprio-me da frase do falcão do RAPPA: "branco se vc soubesse o valor que o preto tem vc tomava banho de graxa branco e ficava preto também!" Somos iguais... temos nossos potenciais e defeitos e quem não viu esse video do Morgan Freeman sobre racismo e frescura veja e aprenda: http://www.youtube.com/watch?v=WNM4txmV0Lc

  12. Geandre Postado em 01/Mar/2013 às 10:17

    Que idéia imbecil do "celebrado" fotógrafo!

  13. Nara Postado em 01/Mar/2013 às 10:25

    "Branco, se você soubesse o valor que o preto tem. Tu tomava um banho de piche, branco e, ficava preto também".

  14. Abrahãoi Postado em 01/Mar/2013 às 11:06

    quer dizer que se tivesse uma modelo negra e ela fosse pintada de "branco" pra fazer um edital sueco ou alemão, ninguém aí ia achar burrice, neh? ou se tivesse um editorial de gordinhas e colocasse uma modelo magra com enchimentos de esponjas pra fazer a barriga, braços e pernas, todo mundo também acharia normal, neh? ahhh mermão, me poupe... mais que preconceito, a escolha dessa modelo foi uma questão de BURRICE mesmo... e antes que comecem o mimimi, aviso logo: não sou negro, e nem tem negros na minha família! e também não sou daqueles que vê preconceito em tudo e até critico alguns poucos amigos negros que ficam às vezes se maldizendo e dando uma de coitadinhos achando que tudo é racismo... mas sinceramente, sou uma pessoa sensata e a escolha dessa modelo aí foi ridícula sim!

  15. Renata Postado em 01/Mar/2013 às 11:18

    Ahh gente menos tbém né?! Por que isso tbém não seria uma forma de exaltar, de "querer ser como". Vejamos um pouco pelo lado "mais cheio" do copo. Vamos começar a tratar com igualdade tbém e não apenas como sempre oprimidos. A industria da moda, pode ser muito cruel sim, os valores estéticos que eles propõe são realmente questionáveis, mas tbém é uma industria que envolve questões artisticas, de criação. Saibamos ponderar! E se faltam negros no mercado da moda, como disseram alguns, não é apenas como modelos, não é? Acho que falta também estilistas, produtores fotografos, médicos, advogados, arquitetos, publicitários, jornalistas...ou não?

  16. Iana Postado em 01/Mar/2013 às 12:11

    Aposto que os que não viram nada demais nesta situação seriam um dos primeiros a criticar se fosse o contrário, uma negra pintada de branca.

  17. Rosangela Silva. Postado em 01/Mar/2013 às 13:38

    Achei de profundo mau gosto, mesmo porque a moça que escolheram tem todos os traços da raça branca, é óbvio que eles queriam apenas usar a cor negra.,sinceramente para mim todo o talento deste fotógrafo acaba aí, diariamente vejo aqui mesmo no Brasil, nas ruas, transportes e comercias negras lindíssimas., ele é sim peconceituoso e o pior um preconceituoso encubado.

  18. HOSANA Postado em 01/Mar/2013 às 17:58

    O fato é que estamos tão miscigenados, mas ainda existe a questão da aceitação. O padrão europeu predominou por décadas, deixando as marcas da ignorância e brutalidade. Os que não enxergam a insensatez do suposto homem moderno, vive neste mundo completamente artificial, aceitando qualquer política. Assim sendo, deixam-se de ser eles mesmos.

  19. Isaac Postado em 01/Mar/2013 às 18:49

    Preferem fazer isso do que contratar uma negra e dar oportunidade, visibilidade, prestígio, fama a ela. A indústria da moda é muito segregacionista, racista, olha que ponto chegou, pintar uma branca de negra só pra não ter que prestigiar uma negra, isso é baixo, isso é muito baixo.

  20. Armando J. Niedermayer Postado em 01/Mar/2013 às 20:37

    O caso é que de tanto ler, ouvir e ver polêmicas a respeito de "negros ou afrodescendentes", já criei trauma. Qualquer coisa que fizermos ou dissermos, haverá sempre alguém com motivos para interpretações dúbias. Talvez pintar todos os "branquelos", como eu, será a grande solução para acabar com isso e tornar todos mais iguais, ao menos na cor da pele. Acho esse tipo de reportagens fúteis e um desserviço para a harmonia da humanidade. Tem de haver, agora, cota pra tudo ! A única quota que eu acho coerente é a cota social, que possibilite que as crianças nos bolsões de pobreza dessa País tenham acesso maior à educação . Só assim, na base da sociedade, construiremos uma sociedade igualitária, não por caminhos que afrontam a todos os demais cidadãos.

  21. Lu Postado em 01/Mar/2013 às 20:59

    Raça é um conceito que não existe. Traços europeus, traços negros, traços destes ou daqueles, cada vez que me olho no espelho atentamente vejo um ou mais deles, tenho manchas roxas nas gengivas que alguns dentistas confundiram com inflamações, mas dois deles, mais espertos, falaram que são "traços" de genes negros. Quem me pintou assim foi a natureza. Vocês acham que eu devia processá-la então? O fotógrafo pintou de negro, podia ter pintado a moça de verde, ou azul. Querem condenar o homem pela interpretação que os outros fizeram da sua foto? Vamos nos libertar dos complexos, nossas semelhanças são muito maiores que as diferenças, a cor da pele não é um privilégio e nada significa.

  22. Camila Postado em 06/Mar/2013 às 08:51

    Quem n consegue enxergar isso como uma ofensa é tão racista que n consegue nem fazer a destinção, entre ser racista e nao ser.

  23. Rogerio Postado em 07/Mar/2013 às 04:02

    O combate ao preconceito não pode ter esses exageros infantis. Acordem! Isso não foi racista. Isso foi arte. Ela ficou vendo linda e vcs vendo racismo nisso? Estão loucos? Isso é abusar. Depois ocorre um caso real de racismo que não será levado a sério. Se houvesse realmente racismo aí nem branca pintada teria. Ou acham que nazistas caracterizariam uma alemã como judia para homenagear os judeus?

  24. Tiago Postado em 08/Mar/2013 às 08:24

    Desculpe-me a modelo... mas ela ficou longe de se passar por negra. Pintem, maqueiem, modelem, nunca conseguirão a beleza negra. u.u

  25. dils santos Postado em 09/Mar/2013 às 12:02

    tragico isso acontecer no seculo 20

  26. Ricardo Postado em 23/Mar/2013 às 11:06

    Problema nenhum, alias, uma excelente direção de arte.

  27. Betina Postado em 27/Mar/2013 às 09:55

    Não vejo nada demais uma branca pintada de negra ou caso contrario, uma negra pintada de branca, achei muito valida a intenção artistica, mesclando os traços, achei muito interessante e muito lindo (mais ainda se tivesse os dois casos).... onde que isso pode se considerar pejorativo e não artístico... agora questões como "a maioria das modelos sao brancas" "já que a materia é sobre a Africa contrate uma modelo negra" são outros 500, são quesões sociais, questões sociais e seus moldes, não se deve pejoritizar assim um trabalho artítisco pela a forma de seu desenvolvimento .... a questão é: você ao comprar,ao se interessar por uma publicidade, tem o mesmo olhar para ambas as "opções" de modelo em publicidade?

  28. Nillian Postado em 17/Apr/2013 às 15:34

    Betina, o racismo é uma questão social.

  29. Santiago Postado em 24/Apr/2013 às 00:55

    Camila, em 6 de março de 2013 às 8:51 disse: Quem n consegue enxergar isso como uma ofensa é tão racista que n consegue nem fazer a destinção, entre ser racista e nao ser. É bem por aí. As pessoas negam a existência do racismo para não ter que assumir que são racistas.

  30. Lázara Postado em 04/May/2013 às 22:03

    Evidentememte Rogerio e Henrique são brancos e nunca se importaram o que acontece com os negros, com o racismo Acredito que devam viver numa bolha de cristal do tipo... esse problema não é meu.

  31. Ivy Postado em 05/May/2013 às 11:22

    Na boa!! A modelo ficou mais bonita de preta do que de branca!! Favoreceu demais!! Mas a discussão sobre racismo só por causa de uma foto, é muito reducionista, e é um assunto que não acaba, e nem pode. Agora, na boa mesmo, qual o problema de alguém não gostar de uma pessoa porque ele é preta?? Porque a gente tem que gostar de todo mundo?? Porque não temos mais o DIREITO de pelo menos estranhar o diferente?? sociedade hipócrita, povo hipócrita , leis hipócritas. Para o mundo que eu quero descer!!!!

  32. Fernanda Postado em 05/May/2013 às 15:11

    O ponto principal é o porque de não terem contratado uma modelo negra. Preferiram pintar uma branca do que gastar com uma negra. É só ler direito o artigo que vocês entederão. Simples!

  33. vinicius Postado em 05/May/2013 às 19:44

    Gente, a questão é que ao pintar uma branca de negra, se preservam traços da pessoa branca - nariz, boca, traços do rosto. Ou seja, a negra pra ser bonita tem que ser o mais parecida possível com uma branca.

  34. lilian Postado em 17/May/2013 às 13:44

    Tem gente que não entende, né? Então vamos explicar: É racista porque se prefere pintar uma mulher branca - de traços brancos, boca fina, nariz fino, etc e tal - do que se utilizar uma negra real, pois esta não seria tão bela quanto a falsa negra, já que uma negra verdadeira exibiria traços negros - nariz grande etc e tal. Ou seja, vamos fingir que estamos homenageando a raça negra, mas não podemos utilizar uma modelo propriamente negra, pois ela não seria tão bela como uma branca é (mesmo pintada de preto).

  35. Emily Postado em 04/Jun/2013 às 23:04

    É ofensivo sim ! Existem modelos negras e o mercado da moda não abre as portas para elas como deveria u.u', simples assim.

  36. lala Postado em 10/Jun/2013 às 16:39

    Se existem mulheres negras,lindas e profissionais ,por que não contrata.las?

  37. Soul Campbell Postado em 15/Jun/2013 às 18:19

    hahahah DESCULPE ME, MAIS NAO PERCEBO CERTOS COMENTAROS. TAIS COMO: "Não vejo nada demais uma branca pintada de negra ou caso contrario, uma negra pintada de branca, achei muito valida a intenção artistica" OU Também não entendi o lado ofensivo/pejorativo. A única linha de pensamento que observo (e que seria preconceituosa) seria se considerar “ofensivo aos brancos” ao “tornarem-se negros”. NAO É UMA QUESTAO DE RACISMO PURO, TALVEZ DE FALTA DE DINHEIRO PARA CONTRATAR OUTRA..NAO SEI MAS A VERDADE É QUE QUALQUER QUE SEJA A RAZAO É ESTÚPIDA... SO FALTA CONTRATAR UM CAO PARA FAZER DE VACA... AS COISAS NAO SE SUBSTITUEM... CONCORDO COM FALTA DE OPORTUNIDADES PARA AS OUTRAS RAÇAS NAO SO NEGRO, JUDEUS, CIGANOS E POR AI FORA... COMO QUEREM PEGAR NA BELEZA CAUCASIANA E FINGIR QUE É NEGRA? ARTÍSTICO? PARA ISSO NAO TERIAM COMO TEMA - "AFRICAN QUEEN" entao o entendimento disso é que a rainha africana é uma branca? ou a uma branca pintada de negro é mais linda que n precisam de uma pura?? questiono me, nao acuso, mas questiono me. Mas pronto ve-se de tudo neste mundo

  38. Isadora Postado em 14/Aug/2013 às 23:52

    Eu vejo o racismo a partir do momento que fazem fotos para um editorial intitulado 'Rainha da África' e contratam uma branca. Para não fazrem como no filme Cleopatra que usaram uma atriz branca sem 'tingi-la', resolveram tingir uma para que os traços d mulher branca permanecessem.

  39. Alanso Postado em 29/Oct/2013 às 12:35

    Como negra que sou, senti-me ofendida, sendo um editorial African Queen, deveria ter como modelo uma africana já que se queria falar sobre isso. A beleza africana não é isso e mesmo quando há fusão das raças tudo fica mais lindo, os contrastes étnicos tornam tudo muito melhor. Foi de extremo mau gosto do fotografo, simplesmente pintar uma modelo caucasiana de negra e não ir buscar a pura beleza africana com todos os seus contrastes e formas equilibradas. Isso sim, seria fazer um elogio à beleza africana. Foi bastante infeliz, tanto o fotografo como os editores da revista Número.

  40. andré Postado em 13/Mar/2014 às 19:46

    vc sabem de que cor é deus emquanto houver ganancia e pessoas mau amada de si mesmo o mundo sera assin nimguen preocupa com sigo mesmo só com os outros,