Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 29/Jan/2013 às 01:30
38
Comentários

Santa Maria: Tragédia vira alvo de deboche e politicagem

Explorar politicamente uma tragédia como a de Santa Maria talvez seja o pior. Porque essa conduta asquerosa não veio de algum moleque cretino e mimado ou revoltado com o mundo, mas de homens supostamente esclarecidos e maduros

Eduardo Guimarães, em seu sítio

Confesso que adiei a composição deste texto o quanto pude. Passado o choque inicial com a tragédia épica que se abateu sobre Santa Maria, ainda que pouco confiante em que não acontecesse não quis considerar a hipótese de que sobreviesse o espetáculo de selvageria que se seguiu neste país.

santa maria mídia tragédia

Tragédia de Santa Maria vira alvo de politicagem e deboche na mídia brasileira

Lembro-me de que, no domingo, minutos após saber que serei avô pela segunda vez, então ainda na mesa do almoço com os pais da criança (meu filho e minha nora), ouço a emissora FM em que escutávamos música falar sobre a tragédia, interrompendo o almoço em família e nos obrigando a ir à internet em busca de maiores informações.

Naquele instante, senti vergonha do pensamento que me tomou. Um horror humanitário como aquele e eu fui logo pensar em que arrumariam um jeito de criticar Lula ou Dilma ou até o PT pelo que ocorrera. Senti-me fanático e insensível.

Não tive que esperar muito para me redimir, ainda que preferisse ter me sentido mal comigo mesmo a ter que encarar a dura realidade de que há uma infestação de desumanidade no país.

Leia também

Jornalistas conhecidos, órgãos de imprensa e internautas anônimos das redes sociais protagonizaram um show dos horrores. Frases e até imagens repugnantes foram construídas a toque da mais absoluta insensibilidade e falta de limites éticos.

Tudo em que o blogueiro e colunista da revista Veja Reinaldo Azevedo conseguiu pensar, poucas horas após a tragédia vir a público, foi em criticar o ex-presidente Lula por ter sido postado em seu perfil no Facebook uma mensagem de solidariedade às famílias das vítimas de Santa Maria (?!!).

No jornal O Globo e no site “Blog do Noblat”, hospedado no portal da Globo na internet, uma charge de Chico Caruso espantou multidões pelo mau-gosto, pelo oportunismo, pela insensibilidade e até pela burrice.

O que tem Dilma Rousseff a ver com a falta de fiscalização de uma casa noturna em um dos mais de cinco mil municípios brasileiros? Nada? Pois o cartunista que serve à família Marinho achou relevante colocá-la à frente de uma jaula flamejante exclamando “Santa Maria!”.

Que mensagem o cartunista mandou? O que ele quis dizer? Por que Dilma tinha que ser associada à tragédia? Não seria mais inteligente uma charge crítica à falta de fiscalização das autoridades de Santa Maria ou ao descaso do empresário inescrupuloso que dirigia aquela arapuca?

Por que não fazer uma charge poética sobre o sofrimento de toda uma nação? Não havia idéia melhor para aquele cretino usar em uma charge, já que, por alguma razão, julgou que tinha que fazer uma?

O envolvimento de Dilma no episódio via essa cretinice da charge se conectava com os comentáristas dos blogs de Noblat e Azevedo, que se uniam para acusá-la pela tragédia sob razões malucas, ininteligíveis, que nem seus formuladores souberam explicar.

Mas, tragicamente, não foi só. O jornal O Estado de São Paulo começou a espalhar, acriticamente, matéria insultuosa ao Brasil divulgada por um dos dois jornais ingleses que abriu guerra contra o governo Dilma. O subtítulo da matéria fez troça do lema de nossa bandeira.

O diário Financial Times trocou o lema Ordem e Progresso por “Idiotia e Progresso”. Ou seja: 200 milhões de brasileiros se tornaram “idiotas” por um tipo de tragédia que vem ocorrendo em várias partes do mundo, até nos Estados Unidos (2003).

Pior que tudo isso têm sido perfis nas redes sociais Twitter e Facebook, entre outras. Internautas anônimos estão se fartando de debochar do sofrimento que se abateu sobre o país inteiro usando, sem piedade, o que há de mais estupefaciente e repugnante no “humor negro”.

O que está acontecendo no país? Tenho 53 anos. Já vi muita coisa, mas essas pessoas capazes de não sentir um pingo de comiseração em um momento de tanta comoção não existiam. Ou, se existissem, ao menos tinham um mínimo de pudor.

Explorar politicamente uma tragédia como essa, no entanto, talvez seja o pior. Porque essa conduta asquerosa não veio de algum moleque cretino e mimado ou revoltado com o mundo, mas de homens supostamente esclarecidos e maduros.

Recomendados para você

Comentários

  1. MARCELLO JOSÉ Postado em 29/Jan/2013 às 01:48

    Concordo com tudo que vc escreveu aqui,e vou dizer uma coisa,hpje já havia visto um Blog criticando o rola-bosta do Reinaldo Azevedo,pois bem entrei lá no site veja online e fiquei indignado não com o que ele escreveu,mas como terminou seu texto,assim. PS" Por mais que fique constrangido e até envergonhado de escrever isto num texto dessa natureza, é inevitável. Vamos lá. Dilma Rousseff fez bem ao interromper a sua viagem e se deslocar para Santa Maria. É a presidente de todos os brasileiros, e uma grande tragédia aconteceu por lá. Goste-se ou não disso, representa todos os brasileiros. A presidente chorou, e acho que estava sendo sincera. Dispensável, porque tem o cheiro inevitável da exploração política, é a nota de Lula e sua mulher, Marisa. Ele não exerce mais cargo público. E não se espera que cada político se manifeste a respeito. Dilma está investida do cargo mais importante da República. Ele, embora não se dê conta disso, não. É só mais uma evidência de que não tem mesmo limites. BOM ENTÃO FUI QUESTIONAR NO BLOG DESTE SENHOR O PORQUE ELE TERMINOU O TEXTO COM AQUELE PS,BOM ENFIM,NÃO TIVE MEU COMENTÁRIO PUBLICADO,E OLHE QUE MANDEI 3 E NADA,E ENGRAÇADO OS QUE CRITICAVAM O GOVERNO E O LULA ERAM RAPIDAMENTE ACEITOS

  2. MYriam Postado em 29/Jan/2013 às 01:49

    realmente a charge do Caruzo é aviltante,nao tem outra palavra. Que mau gosto! E o que tem a presidenta com questoes locais de descumprimeto da lei? Agora , discordo de que o artigo da FT foi desrespeitoso , é um bom artigo, neutro, aí já é paranoia sua acusar o EStadao de dovu;gar o artigo.

  3. Juscelino Postado em 29/Jan/2013 às 04:37

    Devemos questionar as leis e cobrar vigor para que essas tragédias não aconteçam novamente, não pensar em colocar a culpa em uma ou outra pessoa. Não estou aqui para defender ou atacar nenhum partido. Estou aqui para dar meus sentimentos para qualquer pessoa que conhecia alguém presente no clube. Espero que a justiça seja feita e que este tipo de coisa nunca mais aconteça. Não tinha visto nenhum deboche ou politicagem acerca da tragédia antes de entrar aqui. Na verdade só entrei neste link por achar que havia alguma informação nova em relação a tragédia. O que espero que todos façam é, no mínimo, ter a consciência para publicar um conteúdo que leve em consideração a gravidade da situação e que se mantenha no tom informativo.

  4. Rodrigo Oliveira (@rcop) Postado em 29/Jan/2013 às 05:19

    Acho que o comentarista acima não entendeu nada do que foi escrito nesta postagem...

  5. josé afonso Postado em 29/Jan/2013 às 07:24

    HIPÓCRITAS

  6. Rodrigo Teixeira Postado em 29/Jan/2013 às 08:16

    E aparentemente mesmo após a sua confissão logo no começo do texto, sua única preocupação continua sendo como estão usando essa tragédia pra atacar o PT. Não estaria você fazendo o mesmo simplesmente seguindo a lógica inversa ?

  7. Luiz Fernando Postado em 29/Jan/2013 às 08:19

    Show de desumanidade, banalizado pela sociedade e com o carimbo corporativista. E o Almanakut Brasil o faz ecoar por aqui!

  8. Adilson Sarpi Postado em 29/Jan/2013 às 09:08

    A presidenta Dilma e o ex presidente Lula foram solidário como a maioria quase absoluta do povo brasileiro, quem caiu no ridículo foi a mídia conservadora com deboches e politicagens de profundo mal gosto, e meia dúzia de bobões que não tem o que falar e falam besteiras pelas redes sociais.

  9. beth zhalouth Postado em 29/Jan/2013 às 09:32

    essa matéria de vcs abriu minha mente, me deu uma nova visão sobre a mídia, só tenho a agradecer, obrigada pelas informações e por ajudar a formar minha opinião. Vou divulgar isso insistentemente, abraços.

  10. Margaret Pereira Postado em 29/Jan/2013 às 09:54

    Gostaria de fazer postagem das suas noticias aqui ,nao na sua pagina do face .Como fa,co ,nao consigo,obrigado !

  11. Mariana Postado em 29/Jan/2013 às 09:56

    Eu entendi o que você quis dizer com explorar politicamente. É uma crueldade com mais de 200 família e amigos. Porém, é um absurdo você querer isentar de culpa qualquer político que seja. Seja PT, PSDB, qualquer P, todos teriam culpa caso estivessem ocupando um cargo público. Eles são eleitos para legislar, para fiscalizar, para governar. Mortes dessa intensidade e com esse tanto de gente só mostra o lado mais escuro (se é que tem outro) da alta corrupção que serve a qualquer segmento. Tragédias desse tipo são evitadas com lugares mais seguros. E se já aconteceu tragédia do tipo nos EUA ou Argentina, não quer dizer nada. Isso não nos justifica. O presidente Lula não tem nada a ver com isso, mas foi super bacana a forma como Dilma se comportou e está se comportando. A resposta do governo foi imediata e isso deve ser reconhecido mesmo que não tragam os jovens de volta. Mesmo que pareça um alarde político, isso serve pra muita coisa. O jeitinho, o deixa pra lá dos municípios, a falta de pulso forte do governo federal (qualquer que seja) quanto a segurança de seu país é uma realidade crua de um país que se intitula rico e desenvolvido. Não me importo se os jornais estrangeiros nos chamam de idiotas, eles não estão aqui, eles não sabem de nada, muito provavel que eles sejam idiotas também... mas isso não nos tira esse adjetivo.

  12. Micheal Feeney Postado em 29/Jan/2013 às 10:25

    Caro Eduardo, O BOm Brasil hoje cedo foi um escandalo-nunca vi coisa igual!!Num momento de dor e desespero vamos ficar calados e mostrar gestos de solidariedade e simpatia para com as familias e parentes das vitimas. Carinhosamente, Micheal Feeney

  13. Daniela Postado em 29/Jan/2013 às 11:14

    Charge completamente desnecessaria a de Caruso. A hora foi impropria. A tragedia nao merecida ser "homenageada"por um cartunista tao inteligente com um desenho tao pifio. Faltou inteligencia, no minimo, e respeito do jornalista. Isso é um problema politico, mas nao deveria ser criticado desta forma. Gostei muito do seu texto

  14. Jean Postado em 29/Jan/2013 às 11:18

    Desculpem-me a "falta de sensibilidade" (com certeza não se trata disso), mas EU acredito que uma página, site ou blog que é explicitamente de humor negro possa sim fazer piadas. Não estou impondo minha opinião a ninguém, ninguém é obrigado a concordar ou mesmo rir comigo. E não me refiro a um portal que desta ou daquela vez postou algo de humor negro, desses portais eu discordo, mas me refiro a portais que apenas são direcionados a isso. A piada feita, por mais sem graça que seja, tem o direito de ser feita, pois é uma piada. E a velha história "se fosse algum familiar seu", mesmo assim eu não tiraria o direito muito menos julgaria quem fizesse uma piada, por mais que naquele momento eu não pudesse rir dela. Vi uma enxurrada de falso moralismo nas redes sociais, de pessoas que todos os dias riem de piadas sobre negros, nordestinos, deficientes etc, sendo que muito mais pessoas sofrem por racismo (e não o da simples piada, mas o que realmente é praticado por crença na superioridade) todos os dias, muitas morrem por serem gays, essa intolerância mata muito mais que as 245 pessoas dessa tragédia. Fazer piada sobre o gay ou o negro tudo bem? Eu também acho, pois é piada, e sobre as vítimas dessa tragédia também, pois ainda assim é piada. Não sejamos hipócritas, por favor. Mais uma vez, não obrigo ninguém a concordar comigo, esta é minha visão e isso não quer dizer que eu não ligo para as vidas que foram perdidas em Santa Maria.

  15. Kazu Postado em 29/Jan/2013 às 11:26

    O prefeito da cidade do PMDB eleito com o apoio do PSDB, sumiu?

  16. Anon Postado em 29/Jan/2013 às 11:30

    Jean... o problema são pessoas como você que curtem humor sobre estas coisas, lamentável este tipo de ser humano.

  17. Lorenzo Postado em 29/Jan/2013 às 11:50

    NÃO INCENTIVE A IMPUNIDADE! Citas que é um problema que atinge diversos países, mas tenha como exemplo a argentina, um dos punidos foi o prefeito da cidade de Buenos Aires( Capital Nacional), teve o mandato cassado. Ou é politicagem ou é total alienação querer eximir a política disso tudo, o que acontece em qualquer cidade do país tem responsabilidade do prefeito, do governador e do presidente sim, ainda mais quando se trata de um órgão governamental que falhou, no caso com a fiscalização.

  18. Janaina Postado em 29/Jan/2013 às 11:59

    Só faltou mencionar os fanáticos religiosos, que têm espalhado nas redes que os que morreram na tragédia "não tinham Jesus no coração", porque, se tivessem, não estariam lá, num lugar de "perdição". Eles só estão se esquecendo do próprio lema, que diz que "Deus é amor" e da fala de Jesus mandando amar ao próximo. Demagogos nojentos!

  19. daniela Postado em 29/Jan/2013 às 13:51

    Também achei puro oportunismo da parte da Dilma,deixar uma reuniao intenacional para ir abraçar as familias das vítimas.Vale lembrar que na tragédia do desmoronamento de terra que houve no Rio,que centenas morreram e outras centenas de familias ficaram desalojadas, sem comida, agua e teto,a presidenta levou 3 dias para visitar o municipio do Rio,pois se encontrava de férias na Bahia.a perguntga que fica é: o que terá por trás desta comoçao toda?o tempo dirá.

  20. luis Postado em 29/Jan/2013 às 14:43

    Desde os tempos do Pasquim, Chico Caruso está acima do Politicamente Correto. Não é melhor vocês ficarem nervosinhos com os donos da boate, com o prefeito e com o corpo de bombeiros que liberou a casa noturna do que ele?

  21. paulo roberto machado Postado em 29/Jan/2013 às 15:14

    Eu apenas gostaria de dizer aos familiares que perderem seus entes queridos que só posso oferecer meus respeitos e minha solidariedade neste momento de dor que somente quem passou por tragédia parecida e pelo sofrimento de perder alguém que ama pode ter ideia. E

  22. paulo roberto machado Postado em 29/Jan/2013 às 15:16

    E aos idiotas sem noção que são tão desumanos e insensíveis a ponto de não demonstrarem respeito a dor alheia..Que vão se ferrar.

  23. ari Postado em 29/Jan/2013 às 15:26

    A charge do Caruso e otima. O alvo de ataques deve ser o dono daquela mastaba e o poder publico.

  24. Juscelino Postado em 29/Jan/2013 às 15:50

    Olá Sr. Eduardo, Obrigado por aprovar o meu comentário acima. É interessante ver que no seu blog você aplica censura em comentários que lhe criticam. Se o senhor faz isso em um Blog, posso imaginar qual a sua inclinação moral e o que faria se tivesse qualquer poder sobre pessoas. Obrigado, Juscelino

  25. emiliano Postado em 29/Jan/2013 às 16:19

    mis pesames para todas las familias q perdieron a sus hijos y fuerza para seguir adelante

  26. CLAUDIO ALMEIDADO AMARAL Postado em 29/Jan/2013 às 17:27

    É LAMENTAVEL,O ACONTECIMENTO EM SANTA MARIA,O RIO GRANDE DO SUL CHORA LAGRIMAS DE SANGUE PELA PERDA DOS SEUS FILHOS,

  27. andre paulo Postado em 29/Jan/2013 às 18:02

    Grandes jornais do pais são ótimos para EMBRULHAR PEIXES! (Ainda se faz isso....) Eu gostaria sinceramente que cada um dos envolvidos nesse episódio profundamente lamentável, de forma direta ou indireta, seja pela ganância, pela omissão ou pelo descaso, fossem apenados com 1 ano de cadeia para cada vitima sucumbida. Todos, sem poupar ninguém. Mas, acho que vou esperar sentado.

  28. Edward Alves dos Santos Postado em 29/Jan/2013 às 19:50

    Engraçado o povo brasileiro,pois a quanto tempo estamos vendo que a política no Brasil já não vale nada (para nós) não adianta acusar este ou aquele partido pois são todos uma merda só,infelizmente é mais uma tragédia que ficará na impunidade;e agora o que podemos fazer por estas vítimas e seus familiares será somente rezar e pedir à Deus que dê-lhes forças para continuar em frente pois não será nada fácil!

  29. monica Postado em 29/Jan/2013 às 20:19

    NÃO IRIA FAZER DIFERENÇA ALGUMA SE FOSSE QUALQUER OUTRO PARTIDO QUE ESTIVESSE NO PODER, ESSA TRAGÉDIA ACONTECEU POR NEGLIGENCIA DOS DONOS E MEMBROS DO GRUPO MUSICAL, MAS ISSO ACONTECE POR QUE HISTORICAMENTE O LUCRO É MAIS IMPORTANTE QUE A SEGURANÇA E AS LEIS SÃO MUITO FÁCEIS DE SER CONTORNADAS, AQUI NO BRASIL TODOS NÓS SABEMOS QUE ISSO NÃO ACONTECEU PORQUE QUEM GOVERNA O PAÍS É DETERMINADO PARTIDO, E SIM PORQUE HISTORICAMENTE O BRASIL É SEMPRE O PAÍS DO "JEITINHO" QUE MUITAS VEZES SE TRADUZ COMO NEGLIGENCIA, CORRUPÇÃO E IGNORÂNCIA.

  30. Wilson Postado em 29/Jan/2013 às 21:35

    Eu não sou petista. Discordo do governo em diversos pontos, mas isso não importa. Não estou aqui para falar sobre partidos, para defender ou acusar. Vale lembrar a todos que a Dilma fez tudo que foi possível na posição dela. Por mais que não tenha votado nela (e não votaria) tirei o chapéu para a sua postura. Ela cancelou todos os compromissos e veio direto para Santa Maria. Acho que isso só uma mulher faria, com a mesma emoção. Vamos deixar a política de lado, ela não rege as nossas vidas. Vamos todos lembrar que independente do partido político, nós temos que nos unir em situações assim. Meus sentimentos vão para as famílias das vítimas. Só aqueles que perderam uma pessoa que amam de forma inesperada sabem como isso é algo que acaba com as nossas vidas para sempre.

  31. Erik dos Reis Postado em 30/Jan/2013 às 00:42

    O jornalista do Financial Times usou o "idiocy" para se referir aos idiotas mesmo, os que existem em todas as partes do mundo, não especificamente ao povo brasileiro. Na verdade, nessa matéria ele passa por cima das especulações politiqueiras de copa, olimpíada e o escambal, e até mesmo cita o caso de 2003 que você mencionou. Antes de sair criticando, por favor, leia, e não apenas repita o que ouviu falar. Nem todos vão até a fonte como eu fiz e você pode estar passando uma ideia errônea à frente. É só uma dica. "(...) High quality global journalism requires investment. Please share this article with others using the link below, do not cut & paste the article. See our Ts&Cs and Copyright Policy for more detail. Email [email protected] to buy additional rights. http://blogs.ft.com/beyond-brics/2013/01/28/brazil-club-fire-idiocy-and-progress/#ixzz2JQFWUsYV Brazilians, so quick both to assert and to question their standing in the world, shouldn’t beat themselves up too much over the idiocy of Santa Maria. The tour manager who set off fireworks during a heavy metal show at the Station nightclub in Rhode Island, US, in 2003, causing 100 deaths, behaved no less idiotically. There are idiots all over the world and it is hard to legislate against them. Until Saturday, Brazil hadn’t had a tragedy on this scale for more than half a century. If the horrific events of the weekend result in more stringent application of its regulations, Brazil will have made more progress."

  32. Eliana Postado em 30/Jan/2013 às 15:57

    Artigo muito bem escrito, concordo com tudo, é de pessoas assim que precisamos em nosso país, com essa visão, meus parabéns!

  33. francisca neris Postado em 30/Jan/2013 às 23:13

    E muito facil, condenar e julgar o dono da kiss,a banda,e tirar a culpa da prefeitura,do estado,do corpo de bombeiro,dos quais estão sendo pagos para liberar o não..o quer dizer muito bem pagos pela população,se a kiss estava aberta foi justamente porque o estado e prefeitura, e o corpo de bombeiro libero, então eles sim deveriam pagar por tudo isso!

    • Luis Soares Postado em 31/Jan/2013 às 16:56

      Francisca, o governo te libera pra matar e roubar? E se liberasse, você mataria?

  34. Rik Daniel Postado em 31/Jan/2013 às 11:12

    Quer dizer que a Dilma chorar por algo que ela não está envolvida diretamente pode, e por tantas outras mortes que ela pode intervir não pode? Faça-me o favor, ela só apareceu chorando porque a mídia caiu matando, quero ver ela vir aqui pro meu sertão chorar pelas pessoas que morrem todos os dias de fome, quero ver ela vir chorar aqui na minha cidade (Caruaru/Pernambuco) pelas pessoas que morrem nos corredores dos hospitais esperando por um leito, quero ver ela vir aqui na minha cidade chorar pelas pessoas que são assassinadas nas ruas. Faça-me o favor.

    • Luis Soares Postado em 31/Jan/2013 às 16:53

      Os mesmos que agora reclamam do choro de Dilma são os que outrora se comoveram com o choro de Obama quando do massacre na escola estadunidense. Subserviência é mato.

  35. Alexandre Postado em 01/Feb/2013 às 12:43

    Luis Soares concordo, o pior é que se ela não tivesse dado a mínima e ficado no Chile seria críticada por não se importar, ou seja, ela não ganharia independente de suas escolhas, portanto ela deve fazer o que acha pertinente e dane-se a opinião alheia.

  36. francisca neris Postado em 01/Feb/2013 às 20:19

    Luis Soares,não mataria e nem roubaria! por que esta fora dos preceitos de Deus,e eu como uma pessoa adulto eu tenho que saber o que e certo,e o que é errado,mesmo se for liberado,não e porque, foi liberado ou não que eu tenho que fazer.