Redação Pragmatismo
Compartilhar
Redes Sociais 17/Jan/2013 às 16:19
1
Comentário

'Dilma Bolada', sucesso absoluto nas redes sociais

Enquanto presidente se mantém offline, paródia virtual de Dilma Rousseff ultrapassa os 174 mil fãs no Facebook e os 85 mil seguidores no Twitter e conquista o “Oscar” de perfil falso do Twitter

O jeito severo e firme da presidente Dilma Rousseff foi a inspiração para o carioca Jeferson Monteiro criar um dos perfis “fakes” [falso] mais acessados – e por que não um dos mais divertidos – das redes sociais, o “Dilma Bolada”.

Estudante de administração, Monteiro conta que tudo começou com a falta de acordo entre governo federal e professores de universidades federais, logo após a presidente anunciar que estava deixando o microblog. Para ele, ficou uma lacuna que podia ser preenchida, de forma leve e descontraída.

dilma bolada facebook redes sociais

Capa do perfil Dilma Bolada no Facebook. Até a publicação desta matéria, a página acumulava 174 mil ‘curtidas’ (Imagem: Reprodução)

Na gíria carioca, o termo bolado é usado para descrever uma pessoa desconfiada. No perfil, ele descreve a presidente como: “Sou linda, sou diva, sou Presidenta. Sou Dilma!” E, de forma bem humorada, explica tratar-se de um perfil falso. “Sou uma sátira, se você não sabe o que é uma sátira, pega o número da fila do Bolsa Escola!”

Leia também

Mas alguns desavisados ainda usam o perfil como fonte para matérias. No dia da reeleição de Obama, Dilma Bolada disse no Twitter que estava com o presidente norte-americano ao telefone. Após um jornalista espanhol anunciar como real a notícia, Monteiro precisou explicar a brincadeira.

Em maio de 2012, a paródia foi uma das ganhadoras do “Shorty Awards” de melhor perfil falso do microblog.

No perfil, a personagem Dilma Bolada faz comentários que vão desde questões políticas de seu governo; relações com outros presidentes, como o norte americano Barack Obama, a quem chama de “fofo”; jogos de futebol e até capítulos de novela.

Entre os comentários de sucesso: “Vou mandar o Banco Central reimprimir todas as notas novas com a minha foto nelas”, “God Save Dilma’” ou “Já estou no trampo. Entrei pela passagem secreta de emergência do meu gabinete pra não ter que ficar dando bom dia pra esse povo mala”.

Sucesso no Facebook, ‘Dilma Bolada’ vai lançar um blog

A rotina de Jeferson Monteiro poderia ser como a de qualquer estudante: o rapaz de 22 anos, morador de Mesquita, acorda cedo, vai para o estágio, no Rio, e corre para a Universidade Rural, em Seropédica, onde cursa Administração. Entre as viagens, fica de olho no Twitter e no Facebook. A diferença é que, quando está online, Jef, como gosta de ser chamado, “transforma-se” na terceira mulher mais poderosa do mundo. É ele quem assina os fakes de Dilma Rousseff no Twitter (@DiIma) e e no Facebook, na página Dilma Bolada.

dilma bolada foto

Famosa imagem publicada por Dilma Bolada no Facebook. (Reprodução)

– O que rende muito são comentários de coisas bem atuais. Recentemente, teve o veto dos royalties. Foi um dos textos mais bem aceitos, por incrível que pareça – conta Jef, que todo dia de manhã acessa o Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br), canal oficial de comunicação da presidente, para saber o que a Dilma de verdade está fazendo. É de lá também que ele costuma tirar as fotos que ilustram o perfil.

Apesar de tirar tudo de fontes oficiais, Jef diz que jamais foi procurado por alguém do governo, mesmo que seja seguido por servidores públicos e políticos. O jovem, que não revela em quem votou em 2010, sabe que a página fez muita gente ver a presidente com mais simpatia. Na internet, Dilma é bem-humorada e um tanto convencida. Autointitulada “Rainha das Américas”, a Dilma Bolada tem como diversão implicar com a mulher do vice-presidente, Marcela Temer, e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Embora o fake deixe bem claro que é uma sátira (“se você não sabe o que é uma sátira, pega o número da fila do Bolsa Escola”, avisa a página), muita gente ainda confunde a personagem com a Dilma de verdade – no dia desta entrevista, por exemplo, Jef havia acabado de receber um e-mail de uma moradora de Niterói, que pedia ajuda para comprar medicamentos.

– As pessoas passaram a associar a Dilma Rousseff à Dilma Bolada, esse lado mais descontraído dela – diz Jef, que não esconde a admiração pela presidente: – A Dilma surpreendeu muita gente, ela me surpreendeu. Muita gente temia a chegada dela. Mas eu acredito que hoje, com a primazia que ela tá realizando o governo, as pessoas estão gostando do governo.

Brasil 247 e O Globo

Recomendados para você

Comentários

  1. leandro lemos de oliveira Postado em 17/Jan/2013 às 17:58

    olá minha querida irma exma a vossa sua exelencia e dese esperar que a sua presença me seja vos dada me diga por favor que quer que eu lhe diga e eu vos responderei amiga e claro que se e de esperar queeu sou um homem comque responder a uma fala mulher saudaçoes