Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Religião 31/Jan/2013 às 17:03
36
Comentários

Justiça condena Band por relacionar ateus a crimes hediondos

Band é condenada por relacionar ateus a crimes bárbaros. Emissora terá que exibir em rede nacional quadros com esclarecimentos à população sobre a diversidade religiosa e a liberdade de consciência e de crença no País

A TV Bandeirantes foi condenada pela Justiça Federal de São Paulo por desrespeito à liberdade de crenças no Brasil. A decisão é do juiz Paulo Cezar Neves Junior.

Em julho de 2010, a rede exibiu comentários no programa Brasil Urgente nos quais o apresentador José Luiz Datena relaciona um crime bárbaro à “ausência de Deus”. “Um sujeito que é ateu não tem limites. É por isso que a gente vê esses crimes aí”, afirmou.

datena band ateus crimes

José Luiz Datena, apresentador da Band, relacionou em seu programa crimes hediondos com ateísmo. (Foto: Reprodução)

Segundo a decisão, a Band terá que exibir em rede nacional, no Brasil Urgente, quadros com esclarecimentos à população sobre a diversidade religiosa e a liberdade de consciência e de crença no País.

A duração deve ser a mesma utilizada para “a exibição das informações equivocadas” sobre o ateísmo.

Em caso de descumprimento da decisão, a emissora terá que pagar multa diária de 10 mil reais. A Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações também foi condenada a fiscalizar adequadamente o programa de Datena e a exibição dos esclarecimentos.

Os comentários se referiam a uma reportagem que relatava o fuzilamento de um garoto. Foi quando Datena e o repórter Márcio Campos relacionaram por 50 minutos crimes hediondos a pessoas que “não acreditavam em Deus”. “Esse é o garoto que foi fuzilado. Então, Márcio Campos, é inadmissível; você também que é muito católico, não é possível, isso é ausência de Deus, porque nada justifica um crime como esse, não Márcio?”, disse Datena.

Leia também

O Ministério Público Federal (MPF) moveu uma ação civil pública contra a emissora. Segundo o órgão, a Band “ignorou a função social do serviço público de telecomunicações, bem como sua finalidade educativa” ao exibir as falas do apresentador, que também atribuía os males do mundo aos descrentes. “É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mau. O sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque, não sei, não respeita limite nenhum.”

Para o MPF, a emissora “se portou de forma a encorajar a atuação de grupos radicais de perseguição a minorias, podendo, inclusive, aumentar a intolerância e a violência contra os ateus.”

A Justiça Federal destacou que, apesar de a Constituição garantir a liberdade de expressão a Datena, ela não pode se sobrepor a direitos fundamentais como a liberdade de crença e de convicção.

CartaCapital

Recomendados para você

Comentários

  1. Rafael Postado em 31/Jan/2013 às 17:11

    Esse é o caminho para um verdadeiro estado laico. Estou muito satisfeito em ver o Datena pagando por seu preconceito !

  2. Zulmira Postado em 31/Jan/2013 às 17:12

    E onde ele mentiu?...é isto mesmo...só faz coisas ruins quem anda com o diabo a tiracolo...quem é atéu, não conhece e nem vive os propositos de Deus...não digo todos assim como sei que o Datena também não se referiu a todos os ateus, mas aos que não conhecem a Deus..e não vivem os propositos dele pra nossa vida..ignorancia é esta ação contro o Reporter...estupidez e um jeito de quem não tem Deus na vida pra tirar dinheiro facil pra viver...ou seja SACANAGEM...viver com dinheiro vindo facil..

    • João Victor Postado em 31/Jan/2013 às 18:46

      A Zulmira é o retrato da ignorância disseminada por Datena. Quando o teto da igreja cai, ninguém fala que é por falta de Deus.

      • Jéssica Fontes Postado em 31/Jan/2013 às 18:47

        Eu que sou teísta fiquei furiosa com o discurso desse maluco, que dirá quem é ateu.

    • Maurício Postado em 19/Jan/2014 às 21:28

      É verdade? Até onde sei era a Igreja que cozinhava pessoas vivas por não concordarem com eles? Roubava senhoras idosas e indefesas acusando-as de bruxaria e depois confiscando seus bens, e tudo em nome de deus. Eliseu, mata 42 crianças por rirem da careca dele, quanto amor, não é? Cadê o olho por olho, por ele não fez essas 42 crianças ficarem careca como ele, aí sim teria sido comprida a própria lei que deus fez, mas que insiste em quebrá-la quando lhe convém. Pastores estupradores, traficantes de armas, espancadores de animais, envolvidos em lavagem de dinheiro, assim como o envolvimento da Igreja Católica com a Máfia italiana. E essa apedeuta aí fica falando besteira. Presidente do Uruguai, ateu, doa a maior parte de seu salário de presidente para os pobres enquanto vive uma viva simples e sem luxo e possui um carrinho bem humilde, qual líder religioso faz isso? Bill gates pretende doar, além do que já doou, a maior parte de sua fortuna para os pobres, outro líder em mente? Detalhe, essas pessoas ganharam seu dinheiro com trabalho e não doação, eles estão dando do que conseguiram com o próprio esforço e não com doações dos outros. Eu poderia continuar a noite inteira, mas já expus meu ponto de vista.

    • Mansilvas Postado em 30/May/2015 às 07:45

      Faça uma pesquisa no meio prisional brasileiro e saiba quem povoa os presídios no Brasil. Apenas, isso. Depois venha aqui de novo e derrame o seu veneno.

  3. joão Paulo da fonseca Postado em 31/Jan/2013 às 17:26

    Quando as pessoas vão aprender que não são os donos da verdade?? Nunca aprendem!! Não sou ateu, nem sigo nenhuma religião!!

  4. Raphael Postado em 31/Jan/2013 às 18:34

    Eu não concordo com o que ele disse, mas uma em uma democracia, ninguém deveria ser processado por ter opiniões controvérsas.

  5. Felipe Postado em 31/Jan/2013 às 19:11

    No momento em que a concessão pública de difusão de rádio e televisão é concedido para poucos, e assim mantendo a grande maioria alheia aos meios de expressão de suas posições, não é simplesmente um "direito" a expressão de opiniões aleatórias que ainda são disseminadas com um rótulo de "verdade". O que a decisão culminou, e a multa é pelo seu descumprimento, é na exposição de outro ponto de vista sobre o assunto, que só ganhou espaço na emissora, e com a mesma capacidade de difusão, através de processo judicial. Logo, no fim de tudo, não é censura, é o direito de resposta de outro segmento.

  6. Charles Postado em 31/Jan/2013 às 19:13

    "A Justiça Federal destacou que, apesar de a Constituição garantir a liberdade de expressão a Datena, ela não pode se sobrepor a direitos fundamentais como a liberdade de crença e de convicção.", Rafael. Quanto tempo vai demorar para as pessoas entenderem que liberdade de expressão não é garantia de libertinagem e, portanto, tem limites. Como tem qualquer liberdade. E liberdade de expressão não pode se sobrepor a outros direitos fundamentais garantidos pela constituição em uma democracia.

  7. Fernando Postado em 31/Jan/2013 às 19:13

    Tá bom Raphael, vamos permitir um apresentador neonazista então... Essa termo politicamente indireto que pessoal conservador usa a torto e direito, mas que é só gente preconceituosa que quer expressar seus preconceitos sem medo de consequências. Liberdade de expressão tem limite. É triste que esses "paladinos" da liberdade de expressão não querem que ninguém reclame dos preconceitos que ficam destilando. O Gentilli faz comentários racistas e não pega nada, mas quando ele fez uma piada sobre holocausto e os patrões dele puxaram a orelha dele, aí ele se retrata e pede desculpa. Muito coerente, né? A questão é que o humor politicamente incorreto é só uma roupagem nova pra mesma merda burra e sem graça que sempre existiu como A praça é nossa ou Zorra Total. A diferença é que agora são caras brancos e de classe média totalmente alienados ou delirantes que vivem em uma realidade paralela onde não existe racismo, desigualdade social e altíssimos casos de violência contra a mulher. Porra, eles ridicularizam até portadores de necessidades especiais! Para alguém que não é um sociopata, desde quando isso passou a ser engraçado?!

  8. Mau Mau Postado em 31/Jan/2013 às 19:47

    Assista a esse programa e depois se inscreva no CAF clube dos anencefálicos funcionais !

  9. Rogério Postado em 31/Jan/2013 às 20:52

    Pelo teor do que ele falou foi justo. Mas se ele falasse da mesma forma dos evangélicos, também seria condenado. Aí como seriam os comentários aqui? Será que apoiariam Datena ou falariam também que foi preconceito?

  10. Daniel Postado em 31/Jan/2013 às 21:58

    O que mais existe dentro das penitenciarias é preso que que reza e pede um monte de bobagens a "Deus"!!! Eles estão la porque então???? Se não é por falta de Deus deve, o Datena deve ter outro bom motivo.

  11. Jean Postado em 31/Jan/2013 às 22:20

    O Rogério disse o que eu ia dizer: e se ele dissesse que os cristãos são os causadores de todo o mal? E quanto ao comentário que cita o Danilo Gentili, eu concordo em partes, na verdade concordo em quase tudo, só penso que é humor, mesmo que esse humor esteja sendo usado como um "revestimento". Eu não consigo ver uma piada sobre um ateu ser tão ofensiva quanto um comentário como o do Datena, pois a piada foi feita para não ser levada a sério. Posso estar equivocado, mas hoje é assim que penso, não levo o humor a sério. Agora, quando colocam uma personagem nordestina como faxineira ou um negro como lixeiro ou gari numa novela, aí sim eu vejo o preconceito. OBS: Essa é minha opinião. Vem sendo cada vez mais importante grifar isso: uma coisa é rebatermos argumentos de forma construtiva e educada, outra coisa são xingamentos e desrespeito.

  12. Marcio Postado em 01/Feb/2013 às 01:30

    Datena cala a boca seu facista

  13. Raoni Postado em 01/Feb/2013 às 02:51

    Jean, sobre esse negócio de piada, é aquela velha história. Você gosta de brincar? Então me dá o c* brincando! Veja se não é ofensivo, apesar de querer ser engraçado. A graça e a ofensa dependem do ponto de vista. O ofendido normalmente não acha graça. E é por isso que o que é errado quando se fala sério, também é errado quando se pretende ser "apenas" engraçado.

  14. Miguel Postado em 01/Feb/2013 às 09:38

    Se fosse comentário contra igreja teria muito ateu jogando pedra falando " esses crentes fanáticos ... e mais um monte de blablabla..." Na verdade quem é cristão e segue a cristo tem muito amor e carinho mesmo por aqueles que dizem não acreditar em Deus, quem cristão ora todos os dias para que mais pessoas conheçam a Deus ao amor de Jesus... Uma pessoa, que não conhece o amor dele ou caminho que Jesus nos ensinou, um caminho de trabalho, sacrifício, mais de muita recompensa, se uma pessoa não conhece esse Deus, acaba tomando o lugar de Juiz e condenar a todos alem disso começa se achar o delegado de julgador. Pergunto aos ateus e quem não acredita na igreja ou em Deus, quem de vocês que faz trabalho voluntário, visita pessoas no hospital, visita asilos, visita abrigo de órfão e abandonados, mota casa de recuperação para pessoas dependentes químicas... e a penas com a palavra de Deus a Bíblia, leva AMOR, CARINHO, PAZ e ESPERANÇA. Faço essa pergunta para vocês??? Antes de jugar uma pessoa, tenta compreendera, como tem muitos aqui que ficaram irritados com o desabafo do Datena uma pessoa que vê todos os dias milhares de imprudência de varias pessoas e ainda leva o cometário (noticia) para todos que assistem. Pensem no que falam, olha-se para um espelho e vê em você mesmo o que você fez para mudar isso. se sua resposta é de ódio é isso que você sente de você mesmo, mais se sua resposta for eu tenho que mudar conhecer esses Deus de AMOR, CARINHO, QUE ESPERA POR TODOS NÓS TODOS OS DIAS, você que se considerá um ateu ainda pense o que é melhor, acreditar numa teoria cientifica como teoria da evolução. que quebrou as pernas quando as pessoas perguntaram porque o macaco não evolui mais. Pare de ficar achando alguma coisa que confunde mais o pensar e faça algo de bom ajude o próximo para que o Datena não venha mais fazer esses cometários. Fiquem todos com Deus.

    • Gustavo S Postado em 01/Feb/2013 às 12:14

      "Se fosse comentário contra cristãos... blá blá blá" Estão de brincadeira? Como se fosse possível tecer comentários contrários a princípios religiosos em tv aberta. O primeiro que o fizer, não terá de se retratar como imposição judicial, mas irá diretamente para a cadeia e algemado. Alguns religiosos ficam irritadinhos porque este site apresenta diversidade ideológica e religiosa, o que é uma rara exceção nos meios de comunicação. Estão adaptados ao pensamento padrão brasileiro onde impera a teocracia cristã, e tudo que há de diferente disso soa como agressão. "Ah, e se fosse comentário contra cristãos...mimimi". Faca-me o favor.

  15. Alexandre Postado em 01/Feb/2013 às 13:00

    Que é um ignorante, fora da realidade esperam o que? Até hoje, basta ligar a TV para ver noticías de mortes e violência com motivos religiosos, sem contar as atrocidades históricas. Liiberdade de expressão tem de ser usada com responsabilidade e respeito, se o individuo desconhece o que isso significa é melhor ficar calado.

  16. Cleyton Postado em 01/Feb/2013 às 13:54

    Sou Ateu e posso dizer que ele foi muito infeliz no comentário. O cristianismo foi o movimento que mais matou e mentiu para manipular e governar as pessoas durante a história da humanidade, se fossemos relatar aqui apenas algumas poucas atrocidades motivadas pela igreja ficaríamos horas em frente ao pc digitando.

  17. Panteista Postado em 01/Feb/2013 às 14:28

    Já se matou muito pra defender uma religião. Ou uma Igreja. Mas nunca ouvi falar em se matar para defender o ateísmo. Muito preconceituoso esse comentário do Datena. E muito alienados os religiosos que insistem nesse preconceito contra ateus.

  18. Davi Postado em 01/Feb/2013 às 14:37

    A sua liberdade não pode ultrapassar os limites da liberdade do outro. É um valor básico e fundamental da civilização, do Estado de direito e da democracia. O que o Datena tem feito rotineiramente é infringir esses princípios, é ignorar toda a responsabilidade que os meios de comunicação devem ter, principalmente por serem CONCESSÃO PÚBLICA. Em diversos outros episódios o Datena tem feito apologias ao crime bastante claras (como a apologia ao linchamento), discursos de ódio, não apenas contra os ateus, e especialmente realiza uma campanha bastante agressiva contra os direitos humanos! É lamentável e é bárbaro que esse sujeito continue no ar, enquanto dissemina idéias fascistas e terroristas em rede nacional.

  19. Thiago de Oliveira Postado em 01/Feb/2013 às 16:55

    Liberdade de Expressão NÃO é disseminar o ódio! Quando MAIS LIBERDADE, MAIS RESPONSABILIDADE. e a tal ZULMIRA não merece nem réplica, tamanha é a sua ignorância.

  20. Wanderley Costa Postado em 01/Feb/2013 às 17:08

    Não resta a menor dúvida de que é mesmo a ausência de Deus, somado também à certeza da impunidade. Datena não disse nenhuma besteira. Se ateus e outros podem falar livremente contra a igreja, contra pastores e contra a Bíblia (sem sofrerem nenhuma punição), então o apresentador também tem todo o direito à liberdade de expressão. A VERDADE É QUE A JUSTIÇA ALÉM DE LAICA É HIPÓCRITA, DESONESTA E PARCIAL.

  21. Raphael Postado em 02/Feb/2013 às 12:25

    Tudo bem, todos os seus pontos são válidos. Mas eu, com ateu que sou, gostaria de poder criticar a religião e os religiosos com a mesma vêemencia que o Datena criticou os ateus. Como eu posso fazer isso, se eles não podem me criticar? Como eu posso dizer que religião é alucinação em massa, se os religiosos não podem me chamar de imoral? Quem decide o que é e o que não é imoral na liberdade de exprssão? 11 Ministros do STF? O Congresso? Opiniões imorais deveriam sofrer coerção através da opinião pública e através da reação da sociedade ao que é dito na mídia, não através dos órgãos do governo, sejam eles do executivo, do judiciário ou do legislativo. Se nós queremos um povo mais consciênte, precisamos parar de trata-los como crianças que não são capazes de ouvir opiniões odiosas sem serem infuenciados. Muito me assusta a relativização das liberdades e principios constitucionais que vem tomando o judiciário. Você tem direito a liberdade de expressão, mas esse direito é relativo, e não é aplicavel a todos os casos, inclusive ao seu... Eu sou a favor de uma primeira emenda americana na constituição brasileira, qualquer opinião, por mais controversa e odiosa que seja, deve ser protegida.

  22. Adalberto Postado em 03/Feb/2013 às 19:40

    Datena é "profiteur"do problema da criminalidade, no sentido de que tem seus ganhos financeiros milionários explorando notícias de crimes com estardalhaço, como espetáculo e falso moralismo. Além disso, é grosseiro e desrespeita sistematicamente seus colaboradores, tratando-os com intoalerante arrogãncia e despreso. Nisso, dá outro mau exemplo à sociedade. É que, equivocadamente, pensa que chefe eficiente é o que trata seus empregados dessa aforma, com indisfarçável "asssédio moral", por que não. O problema maior é que apesar de sua notória e abominável limitaçao intelectual e igonorância petulante, ocupa espaço amplo em horárionobre de nossa televfisão a em rede nacional. àws vezes diz algumas verdades, é certo. No caso em análise, está claro que não entende o que seja realmente ser ateu está claro.

  23. Luiz Fernando Postado em 05/Feb/2013 às 13:06

    Existe uma grande diferença entre "usar a liberdade de expressão" e implicar que somos obrigados a ter uma crença, visitar igreja, ler a Bíblia, etc. em pleno ano de 2013 e em pleno Brasil - um estado considerado laico! Não me considero ateu, mas a persistência de falsos moralistas como Datena e seus defensores em flertar com o que há de mais antiquado e a relutância dos mesmos em se renovarem me enojam.

  24. Juliana L Postado em 14/Mar/2013 às 07:33

    Essa Zulmira é o retrato da ignorância. É isso que a religião faz com essas pessoas. Minha querida, ateus não são do Diabo, pois se alguém crê na ausência de Deus, como iria crer no Diabo? O Diabo existe sem que exista Deus? A maldade existe porque o ser humano, independente da religião, é uma porcaria. E se alguém faz o bem em nome de Deus, esse é o ser mais medíocre da Terra. PS: não tenho religião, e creio em Deus.

  25. Juliana L Postado em 14/Mar/2013 às 07:34

    Se alguém faz o bem somente em nome de Deus (ou seja, faz somente por medo de punição divina)* - Corrigindo.

  26. pedro Postado em 20/Mar/2013 às 12:02

    wanderley costa, tu és um ignorante.'' ateus e outros podem falar livremente contra a igreja, contra pastores e contra a Bíblia (sem sofrerem nenhuma punição), então o apresentador também tem todo o direito à liberdade de expressão'' falarem livremente que são contra igreja religião pastores é uma coisa, já botar a culpa de crimes como os citados por ser ateu é bem diferente. eu sou ateu não suporto religião, vejo na religião apenas manipulação controle ganância e busca pelo poder. se falam tanto em caridade e ajudar os outros(entende-se igreja católica e pastores evangélicos) pq eles tem tanto dinheiro? pq o sagrado vaticano é um enorme palácio cheio de pompas e igrejas ''douradas'', e cheio de pedófilos? até banco tem o vaticano. me explique porque? dos pastores evangélicos prefiro nem comentar tamanha ignorância dos que o seguem. e tudo isso em nome de deus.

  27. carlos-rodrigues Postado em 27/Apr/2013 às 20:24

    Quando-vi-o-Datena-criticando-os-ateus-e-depois-elogiando-Oscar-Niemeyer-morto-aos-.104anos-e-ateu.Eu-percebi-que-aquele-energumeno-e-demente-nao-sabe-nem-o-que-diz-e-esta-a-serviço-da-desinformaçao-em-prol-de-seu-proprio-ego-que-eh-mais-inflado-que-o-seu-bucho.Tambem-nao-sei-quem-disse-que-ele-era-um-dos-caras-mais-cultos-da-tv.As-declaraçoes-filosoficas-e-historicas-desse-semi-analfabeto,mostram-que-nem-o-fundamental-ele-fez-completo.Mas-o-baixissimo-nivel-em-que-se-encontra-a-tv-brasileira-atualmente-permitem-que-imbecis-desse-porte-assumam-programas-em-rede-nacional.Nao-confundam-liberdade-de-expressao-com-abrir-a-bocar-e-soltar-uma-enxurrada-de-asneiras.Do-lado-de-ca-da-telinha-existe-muita-gente-inteligente-e-com-senso-critico-observando-noite-e-dia.Por-respeito-a-nossa-inteligencia,mantenham-um-bom-nivel-na-tv-e-mais-respeito-aos-ateus.

  28. Denver Wagner Postado em 23/May/2013 às 14:57

    Vai numa penitenciária e faz uma enquete, Datena, e vê quantos ateus você acha lá.

  29. Dalmi Souza Postado em 05/Jul/2013 às 16:29

    Ser ateu é ser livre, ser ateu é ser adulto sem acreditar em amigos imaginários, ser ateu é quem conseguiu chegar na arte de pensar o próprio pensamento livre das ideologias fabricadas em um livro da idade do bronze usada por malandros que se dizem santos.

  30. Fábio Alves Postado em 29/May/2015 às 17:12

    A condenação da Band: fazer um vídeo de 30 segundos falando de vááárias religiões e no meio delas, por MENOS DE 2 SEGUNDOS, o ateu fala "eu não creio em deus". Obrigado, Ministério Público.

  31. Gustavo Horta Postado em 05/Jun/2015 às 10:26

    Coisas típicas deste nosso país de nação mestiça ainda que dominado por uma elite discriminatória, branquinha e racista. Em alguns casos se chega ao absurdo de se encontrar mestiços ou pretos e racistas. Coisas ainda mais típicas do jornalismo ignorante e de extremamente baixo nível cultural O que se dizer deste sr. Datena, reacionário com tendencias fascistas.