Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Revista Veja 06/Dec/2012 às 10:36
69
Comentários

Oscar Niemeyer é homenageado pelo mundo, mas chamado de 'idiota' pela Veja

O mundo se rende a genialidade de Oscar Niemeyer enquanto o blogueiro e jornalista da revista Veja, Reinaldo Azevedo, publica que ele era “meio idiota”

Redação, Pragmatismo Politico

“O universo curvo de um revolucionário”, publicou o diário Gramna, de Cuba. No espanhol El País, “Morre Niemeyer, o poeta das curvas”. O britânico The Guardian expôs a trajetória do arquiteto brasileiro em reportagem especial, destacando que sua exploração das formas livres foi maior até que a de seu mestre, o suíço Le Corbusier.

O francês “Le Monde” descreve Oscar Niemeyer como um dos pais da arquitetura moderna, que construiu, entre tantas grandes obras, a sede do Partido Comunista francês, na place du Colonel Fabien, em Paris.

oscar niemeyer veja idiota reinaldo

Insulto de jornalista da Veja a Oscar Niemeyer gerou revolta na web, até mesmo entre os seus próprios leitores.

O obituário do “New York Times” afirma que Niemeyer capturou a atenção de gerações de arquitetos. ‘Suas formas curváceas, líricas, hedonistas ajudaram a dar forma a uma arquitetura nacional distinta e a uma moderna identidade para o Brasil, que quebrou com seu passado colonial e barroco’, diz o texto.

O jornal argentino “Clarín” afirma que Niemeyer foi ‘um homem que sempre se deixou levar por suas ideias e suas convicções, um criador que havia tempo já tinha assegurado seu lugar no mítico panteão dos maiores arquitetos da história da humanidade.

Outros veículos de comunicação de notoriedade global como a Rede CNN, a BBC e a Al Jazeera renderam homenagens ao homem que desenhou brasília.

A única grosseria contra Niemeyer partiu de um órgão de imprensa do Brasil. O saudoso arquiteto foi chamado de ‘meio idiota’ por Reinaldo Azevedo, jornalista de Veja, em razão de seus posicionamentos políticos. O blogueiro de Veja não conseguiu controlar sua paixão mesquinha nem mesmo no momento da perda de uma figura singular na história do Brasil, revelando intransigência e, por conseguinte, ele sim, ser o verdadeiro idiota.

Leia também

Os insultos de Reinaldo Azevedo a Oscar Niemeyer causaram revolta na Web. Até seus próprios leitores repudiaram sua irracionalidade em momento inoportuno.

Dilma lamenta morte de Oscar Niemeyer

A presidenta Dilma Rousseff emitiu, nesta quinta-feira (5), nota em que lamenta a morte do arquiteto Oscar Niemeyer.

Íntegra da nota:

“A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”, dizia Oscar Niemeyer, o grande brasileiro que perdemos hoje. E poucos sonharam tão intensamente e fizeram tantas coisas acontecer como ele.

A sua história não cabe nas pranchetas. Niemeyer foi um revolucionário, o mentor de uma nova arquitetura, bonita, lógica e, como ele mesmo definia, inventiva.

Da sinuosidade da curva, Niemeyer desenhou casas, palácios e cidades. Das injustiças do mundo, ele sonhou uma sociedade igualitária. “Minha posição diante do mundo é de invariável revolta”, dizia Niemeyer. Uma revolta que inspira a todos que o conheceram.

Carioca, Niemeyer foi, com Lúcio Costa, o autor intelectual de Brasília, a capital que mudou o eixo do Brasil para o interior. Nacionalista, tornou-se o mais cosmopolita dos brasileiros, com projetos presentes por todo o país, nos Estados Unidos, França, Alemanha, Argélia, Itália e Israel, entre outros países. Autodeclarado pessimista, era um símbolo da esperança.

O Brasil perdeu hoje um dos seus gênios. É dia de chorar sua morte. É dia de saudar sua vida.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. Sulivan Postado em 06/Dec/2012 às 11:51

    Idiota? E quem é Reinaldo Azevedo? Um Blogueiro da Veja? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Thiago Hermes Postado em 06/Dec/2012 às 11:58

    Peraí, chamaram o Reinaldo Azevedo de jornalista? Isso ism é sinal que o mundo acaba no dia 21... Isso só não me dói mais do que bater o olho nos comentários do post dele; uma vasta gama de pessoas que, como o autor desse texto de extremo mau gosto, é idiota nas duas metades.

  3. amauri pinto Postado em 06/Dec/2012 às 12:00

    Reinaldo azevedo metade idiota a outra metade também

  4. Guga Rodrigues Postado em 06/Dec/2012 às 13:20

    Estou tentando descobrir quem escreveu este artigo, não estou em defesa do idiota da veja, mas acreditar em noticia sem credito é assinar atestado de burro. Podem por favor divulgar o nome da pessoa?. grato.

    • Moderação Postado em 06/Dec/2012 às 13:25

      Guga, Dá uma lida no topo do texto. Redação, Pragmatismo Politico. No mais, caso não acredite no ocorrido, basta visitar o sítio de Veja e ler não apenas o texto original, mas os subsequentes com as tentativas de justificativa do supracitado blogueiro. Abraços.

      • Nazareno Rocha Postado em 06/Dec/2012 às 13:29

        A estatística apresentada pelo pseudo-jornalista está equivocada: na realidade, Niemeyer é 100% gênio e ele, Reinaldo Azevedo é 100% idiota.

  5. Paulo Postado em 06/Dec/2012 às 13:21

    é a diferença entre um meio idiota e um idiota completo!

  6. Guga Rodrigues Postado em 06/Dec/2012 às 13:33

    Obrigado amigo moderador, mas a duvida ainda continua. Quem escreveu o artigo?. Foi em cooperação?. Não estou duvidando da noticia e sim da fonte, apenas isto. Quando a noticia tem assinatura, tem em si mais crédito e torna-se imparcial, como o jornalismo tem que ser, em minha opinião. De qualquer maneira agradeço e parabéns pelo trabalho.

    • Moderação Postado em 06/Dec/2012 às 13:47

      Guga, Normalmente os textos assinados são os artigos de opinião ou as reportagens. Neste caso, por se tratar de uma notícia (escrita em conjunto), o editor optou por creditá-la à redação, com consentimento das autoras. Lúcia Vianna e Marcela Moraes, são seus nomes. Nós é que agradecemos e fique sempre à vontade.

  7. VInicius Postado em 06/Dec/2012 às 13:34

    Quem é REINALDO ???

  8. Aldo Luis Farias Postado em 06/Dec/2012 às 13:45

    É uma verdadeira lástima a falta de bom senso de alguns de nossa espécie (humana). Vai ver que gênio para ele é Antônio Carlos Magalhães.

  9. Pedro Calixto Postado em 06/Dec/2012 às 14:08

    Rubem Alves já dizia... Toda unanimidade é burra... Não é porque o cara morreu que agora virou santo... Todos tem direito de criticar se assim o acharem e pensar diferente... Daqui a pouco todos seremos idiotas por pensar igual e não deixar ninguém discordar de nós. Deixa o cara achar o Niemeyer um idiota... Enquanto arquiteto ele foi um genial artista plástico... Enquanto comunista acho também ele um idiota... Cada um que pense de acordo com suas vontades...

  10. Luiz Postado em 06/Dec/2012 às 14:14

    Este jornalista em compensação, é totalmente IDIOTA.

  11. jullia Postado em 06/Dec/2012 às 14:39

    tentei postar uns comentários lá defendendo o arquiteto e criticando a coluna, porém, eles so aceitam os comentários que concordam com o que foi escrito. os de elogios ao arquitetos e que nao consordam com o colunista nao sao aprovados na moderação... ridículo!

  12. Gabriel Postado em 06/Dec/2012 às 14:41

    Essa é a maior prova que a ideologia dominante não apenas aliena os mais desfavorecidos, motivado por tamanha paixão burguesa esse infeliz do Reinaldo Azevedo é incapaz de admitir a notável perícia da Arquitetura de Niemeyer e sabedoria acumulada dos seus 104 anos de absoluta lucidez( detalhe todo mundo sabe disso e meso assim o cretino escreve um texto tão dissimulado), de fato é de se lamentar como o postura a burguesia raivosa procura desfalecer qualquer elo de dialogo de formas distintas de governo, não estou dizendo que o socialismo seja perfeito, oque não admito são esses algozes dos nossos veículos de informação que querem enfiar goela abaixo da população sua mentalidade fascista com esse discurso mastigado para abediência absoluta do padrão de vida burguês.

  13. iracema Postado em 06/Dec/2012 às 15:30

    só um idiota inteiro , querendo se aparecer nas costas dos outros

  14. rairon Postado em 06/Dec/2012 às 17:02

    É por essas razões que eu odeio boa parte do jornalismo brasileiro

  15. Josnei Postado em 06/Dec/2012 às 17:05

    quem é esse babaca afinal

  16. CELSO WOICIECHOVSKI Postado em 06/Dec/2012 às 17:16

    .......O que é Veja...?? quem é Reinaldo Azevedo...???....Há lembro...o Reinaldo é um Idiota por INTEIRO....agora não lembro o que é Veja....é uma marca de Oculos...???

  17. Wagner Francesco Postado em 06/Dec/2012 às 17:26

    Quem disse que o Niemeyer era metade idiota? O R. Azevedo, escritor da VEJA, um idiota completo! Jornalistazinho fuleiro que precisa da morte de alguém querido para publicar algo, ser lido e, só assim, comentado.

  18. Caroline Hardt Postado em 06/Dec/2012 às 17:33

    Realmente, que é o Reinaldo Azevedo para criticar dessa maneira o ilustre Niemeyer? Sua ideologia política não interfere no seu brilhante talento. Lamentável, uma revista de renome como a Veja, ter um blogueiro tão ignorante assim. Realmente, lamentável!

  19. Ricardo Postado em 06/Dec/2012 às 17:35

    Eu quero saber qual comunista não é idiota? Esse senhor foi um gênio na arquitetura e isso ninguém pode negar, mas na vida politica ele so chutou pra fora. Quem se diz comunista tem que dizer e fazer, o que ele fez para provar seus ideais políticos?Ele dividiu sua grana com os pobres, fez alguma obra para o beneficio deles? Comunismo é bom enquanto se tem grana, na hora que acaba todos são de direita.

  20. OZENIR Postado em 06/Dec/2012 às 17:37

    Esse idiota não teve como chamar a atenção das pessoas por não ter talento no que faz, aí tentou dessa forma, deixando todos indignados. No fundo ele conseguiu seu objetivo, que é mostrar pra todos que ele não passa de um "IDIOTA".

  21. Fábio de Oliveira Ribeiro Postado em 06/Dec/2012 às 18:14

    A direita já teve ideologia (segurança nacional) e ideólogos (General Golbery do Couto e Silva etc...) hoje só tem MERDOLOGIA (da Veja) e MERDIÓLOGOS (Reinaldo Azevedo e cia.).

  22. Erick Postado em 06/Dec/2012 às 18:15

    O idiota acaba de perder o emprego na revista. Pq só se a Veja for imbecil pra manter um retardado desse. Por mais q o posicionamento político de alguem seja utópico, isso se trata de uma questão pessoal, e NINGUÉM tem nada a ver com isso. Como disse o texto perfeitamente, esse pseudo jornalista não poderia ter sido mais mesquinho em sua paixão política.

  23. Marcos Postado em 06/Dec/2012 às 19:33

    1.Enquanto Niemeyer e sua arquitetura viverão por séculos, acredito que esse blogueiro de quem eu nunca tinha ouvido falar até agora (faz muito tempo parei de ler o semanário) acaba de se enforcar...e só será lembrado pr esse episódio. Em outros termos, enquanto um projeta obras, o outro obrou feio... 2. Em relação ao que Caroline Hardt postou “uma revista de renome como a Veja”: faz muito tempo que V. perdeu credibilidade 3. Quem quiser se unir numa campanha, sugiro listarmos todos os anunciantes de V. e enviar e-mails e avisando que seus produtos serão boicotados enquanto anunciarem em uma revista que ofende a inteligência do leitor. Uma campanha pelo cancelamento de eventuais assinaturas, também poderia funcionar. Todo mundo tem um dentista ou médico que assina a revista para sua sala de espera e muita gente tem amigos que assinam V. por inércia. Lembrem-se que esse caso não é algo isolado, pois V. já ofendeu índios, homossexuais,e outras parcelas da sociedade.

  24. Jonas Barbosa Postado em 06/Dec/2012 às 19:57

    No início dos anos oitenta assinei a revista VEJA, que trazia manchetes chamativas, mas quando se lia a reportagem via-se que ligava nada a coisa alguma, conclui que para ser assinante daquele pasquim teria que ser um completo idiota, como idiota é quem toma como referência notícias advindas desse pasquim.

  25. Jonas Barbosa Postado em 06/Dec/2012 às 19:59

    Prova cabal das idiotices da VEJA: vejam o BOIMATE, procurem na internet

  26. Marcos Postado em 06/Dec/2012 às 20:00

    Ora, ninguém é obrigado a partilhar da mesma opinião. Se Reinaldo Azevedo acha Niemeyer "meio idiota", qual o problema? É a opinião DELE, baseada nos princípios DELE e na formação político-ideológica DELE. Vir com moralismo barato não vale a pena...

  27. Simão Postado em 06/Dec/2012 às 21:20

    Cadê a metade de gênio? Só vi a outra, sinceramente. Que Deus o tenha!

  28. Saul Pires Postado em 06/Dec/2012 às 22:17

    É num momento desses,que aparecem os oportunistas em querer se aparecer diante o sofrimento da perda de um ilustre pessoa que felizmente, vai ficar marcado na história do Brasil.

  29. Simão Postado em 06/Dec/2012 às 22:21

    Quem é LEO?

  30. MARCIONIL RIBEIRO Postado em 06/Dec/2012 às 23:09

    METADE BURRO E A OUTRA METADE IDIOTA É QUEM LÊ E ASSINA ESSA MERDA DE REVISTA...

  31. Sielf Postado em 06/Dec/2012 às 23:57

    Se o jornalista o considerava um idiota - óbvio, visto que a veja é de direita e o Oscar era um socialista convicto- não devera ser após a morte que eles irão "reaver" seus pontos de vista. Acho muito melhor isso do que uma revista se manipulando a massa e idolatrando a figura do qual não gostam só para vender mais edições.

  32. Cirilo Postado em 07/Dec/2012 às 00:44

    Mas, peraí. Pelo que entendi, o colunista da Veja diz que o lado idiota de Niemeyer é aquele que o fazia apoiar ditaduras genocidas como a cubana e a soviética. Além de ter reconhecido o gênio do arquiteto, só discordou da genialidade do homem.

  33. Ninel Rimidalv Postado em 07/Dec/2012 às 01:00

    Como diria Oswaldo Montenegro. "Porque metade de mim é amor e a outra também." Reinaldo Azevedo canta "Porque metade de mim é boçal, e a outra, também."

  34. Fred Postado em 07/Dec/2012 às 02:34

    Interessante saber que o insulto revoltou até mesmo leitores do blogueiro panfletário. Pelo blog dele, não dá pra saber, já que o espaço para os comentários é aberto apenas para os bajuladores do dito-cujo. Lá, a escumalha deita e rola, o Brasil do atraso e da falta de educação mostra a cara num retrato de embrulhar o estômago.

  35. Everaldo Postado em 07/Dec/2012 às 06:55

    Li um comentário na rede genial, que dizia algo +ou- assim: "Se, ao morrer, o sr. Azevedo obtiver algum tipo de reconhecimento, haverá de receber um título como 'morre Reinaldo Azevedo, um idiota por completo!"

  36. joelma Postado em 07/Dec/2012 às 09:04

    Reinaldo Azevedo um idiota completo

  37. Marcelo Postado em 07/Dec/2012 às 09:54

    mas idiota, e idiota MESMO são as pessoas que trabalham com a língua portuguesa e insistem em escrever presidentA! lamentável...

  38. Walter Postado em 07/Dec/2012 às 09:55

    Li a reportagem da veja e ela foi muito bem elaborada. Pelo que vi nos comentários ninguém aqui leu. Leiam e depois falem, ela afirma que ele em seu comunismo irracional chamava de líder fantástico o responsável pela morte de 40 milhões de pessoas. Não misturem o profissional com o pessoal, a reportagem acima esqueceu de trazer o texto onde aparece a expressão porque?

  39. Lorraine Postado em 07/Dec/2012 às 10:04

    É impressionante como a Veja se supera a cada publicação. É um absurdo chamar esse lixo de revista e esse cara de jornalista.

  40. Robert Postado em 07/Dec/2012 às 10:10

    Sinceramente, não vejo nada de errado nos artigos do Reinaldo Azevedo. Ele preservou a genialidade da obra e criticou o pensamento e posicionamento político do Niemeyer. Se o pensamento político que teve o grande Arquiteto é considerado uma "ofensa" a ele, essa é só uma evidência de que esse pensamento era realmente constrangedor. E essa coisa de que a morte "santifica" as pessoas é bobagem. O Niemeyer foi o que foi, realizou o que realizou, independentemente de ter morrido ou não. Todos temos virtudes e defeitos. Ele foi um gênio, mas humano e sujeito a contestações. Demonizar o vivo, no caso o Reinaldo Azevedo, por sua opinião, isso sim me parece exagerado em uma democracia de imprensa livra.

  41. Lilian Postado em 07/Dec/2012 às 10:47

    quem sabe, se esse blogueiro ( o que é isso mesmo?!), um dia chegar aos feitos de Oscar Niemeyer, arquiteto e poeta, será grandioso e respeitado. Por que, por isso só, a opiniao dele, nao significa nada nos feitos da humanidade.

  42. Fernando Postado em 07/Dec/2012 às 12:07

    Caros amigos, o prezado jornalista analítico de capacidade intelectual alheia não é meio idiota. Ele apenas é compatível com o conteúdo da publicação na qual escreve.... PERFEITOS IDIOTAS ... TOTALMENTE INTEIROS...

  43. Julio Ramos Postado em 07/Dec/2012 às 14:11

    A revista (não)VEJA lá em casa não serve nem de forro para os meus cachorros. Idiota na verdade não é o "colunista", mas que lê esta porcaria.

  44. Rosa Postado em 07/Dec/2012 às 14:22

    O mundo se rendeu a genealidade de Niemeyer a respeito de sua obra como arquiteto. Reinaldo também o elogiou nesse aspecto. Se o mundo não fez ponderações sobre as posições ideológicas de Niemeyer, nada melhor que um brasileiro o faça. Reinaldo, como jornalista, está correto em esclarecer o comunismo atroz de Niemayer e como analista expressa sua opinião. Entre elogios rasgados e pensamento crítico, a segunda opção é melhor.

  45. Ludolf Mourão Postado em 07/Dec/2012 às 15:17

    Nunca havia ouvido falar desse sujeito Reynaldo Azevedo. Agora sei porque: néscios não teem vez. Só mesmo uim pasquim pode abrigar um troço como esse.

  46. Aldir Jardim Postado em 07/Dec/2012 às 18:54

    Críticas e controvérsias Em entrevista ao blog de Paulo Henrique Amorim no iG, o cientista político Luiz Alberto Moniz Bandeira afirmou que obteve na Justiça o direito de cobrar uma multa de R$ 134 mil da revista Primeira Leitura e de seu editor, Reinaldo Azevedo, em função da não publicação do direito de resposta pela acusação de antissemitismo num artigo assinado pelo filósofo Roberto Romano. A revista tendo sido fechada antes da decisão judicial.[15] Reinaldo Azevedo que costuma mediar os comentários em seu blog censurou três comentários de Renato Pacca, colunista do jornal O Globo, numa questão envolvendo Mario Sabino, ex-redator-chefe da revista Veja, e o escritor Paulo Coelho. O colunista do Globo que afirma ter escrito comentários ponderados ficou indignado com tal atitude ao mesmo tempo que agressões desqualificando Paulo Coelho foram publicadas sem qualquer restrição.[16] No caso Cesare Battisti, Celso Lungaretti, jornalista e ativista de esquerda radical, porta-voz do Comitê de Solidariedade a Cesare Battisti, acusou Reinaldo de movimentar jornais e revistas em defesa das pessoas assassinadas por Battisti e de apoiar a iniciativa do italiano Alberto Torregiani delas serem ouvidas pelo Supremo, o que é impossível já que tradicionalmente o tribunal não prevê depoimentos.[17] A notar que segundo Reinaldo Azevedo, muitos de seus textos seriam distorcidos pelos seus detratores: Meus textos são copiados, copidescados pela ideologia, fragmentados, distorcidos, retirados do contexto, mutilados. Uma verdadeira festa de celebração paranóide.(...)Até que não me atribuam o que eu não disse e não usem o meu nome para causas particularistas, que não são as minhas, meus textos estão no mundo.(...)A minha praia é a liberdade.[18]

  47. Paulo Ferreira Postado em 07/Dec/2012 às 19:13

    Reinaldo Azevedo, o meio jornalista 100% idiota de uma revista 100% imbecil!

  48. Leni Postado em 07/Dec/2012 às 20:42

    Infelizmente seu texto só demonstra um profundo preconceito sobre ateus e comunistas, preconceitos culturais alimentados pelo senso comum. Como eu gostaria que todas as pessoas compreendessem o pensamento de Karl Marx, não para se tornarem comunistas mas só para saber diferenciar o comunismo verdadeiro de seus desvios, não precisa concordar. Aliás até para discordar é indispensável que a pessoa tenha talento, assim pode enriquecer o debate. Todos temos que ter interesse politico, como diria Platão: Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles gostam. Vivemos nesse mundo de cão e um bossal qualquer vai me falar que artistas não devem se interessar por politica. Ele ofendeu não apenas o Niemeyer mas todas as pessoas que pensam diferente dele.

  49. Marilvia Postado em 07/Dec/2012 às 20:51

    Sempre há quem tente se promover com o trabalho e a história dos outros. Somente desmerecendo um gênio como Oscar Niemeyer é que o citado cidadão teve seus 15 minutos de fama. De resto, será varrido da história enquanto Niemeyer já é eterno.

  50. Ruan Postado em 07/Dec/2012 às 23:02

    A Veja não disse que Oscar Niemeyer era um idiota. Quem disse isso foi um blogueiro da revista. Ademais, a opinião de Reinaldo Azevedo não é, necessariamente a opinião da Veja. Concluindo, R. A. apenas republicou um texto de 2006. Não ouviu-se um só piu na época. A maioria dos críticos nem sequer leu o que Reinaldo escreveu. É isso.

  51. Aline Nóia Postado em 08/Dec/2012 às 00:52

    Hã?! Quem?! Reinaldo Azevedo??? Ahhhhhh tá, ele é blogueiro da Veja... Nossa! Foi preciso morrer um gênio para eu conhecer um idiota!!!

  52. maria luiza Postado em 08/Dec/2012 às 09:56

    quem é reinaldo Azevedo. Completo Idiota. Revista Veja completa Idiota. é lamentável. Esta revista é o "Ó".

  53. Vania Postado em 08/Dec/2012 às 15:53

    Eu tentei contestar o que Reinaldo Azevedo escreveu na Veja mas meu comentario nao passou pela "censura" dele. Nao considero que insultei ninguem, apenas expressei minha opiniao... e descobri um espaco loge de ser democratico ou livre. Pois fico com o que um amigo disse..." A diferenca entre Niemeyer e Reinaldo Azevedo e' que o segundo nao tem a metade genio..."

  54. ernesto Postado em 08/Dec/2012 às 23:15

    Juntando Reinaldo Azevedo + Boris Casoi, dá uma perfeita torta " Qui-Bosta"

  55. Vania Postado em 09/Dec/2012 às 02:28

    Oscar Niemeyer, tao antigo... quanta historia para contar. E um outro, o que sobrevive da miseria humana numa revista infeliz e popular, ainda jovem parou completamente no tempo. E insiste em regurgitar a historia... que de tao velha ja nao fazia parte da revista, mesmo daquela, que vao cair no esquecimento mesmo antes de morrer. E o que morreu, ele sim entra mais uma vez, depois de tantas outras, para a nossa historia Brasileira!

  56. Juliaura da Luz Bauer Postado em 09/Dec/2012 às 04:18

    Na década de 1980, como recurso de combate às redações em que jornalistas pensavam e, pelo que viam nas tarefas diárias, refletindo, punham-se a escrever notas objetivas sobre a realidade, os proprietários articulados mundialmente escolheram a Espanha (Universidade de Navarra/OPus Dei) e algumas referências também à ultra-direita nos EUA para FORMATAR intelectuais na área do jornalismo. A praga foi disseminada tal AIDS e H1N1 pelo planeta. No Brasil, vicejaram exemplares tipo desse tipinho de quem falas. É idiota não: é militante visceral convicto do nazi-fascismo. A estratégia articulada pelos oligopolistas engendra o bate-estaca lacerdista: afoga os pobres e disputa beleza com expoentes da esquerda (gente que não oprime nem explora os debaixo) para sobressaírem-se da lama fétida em que chafurdam ordinariamente. Há quem os leia e aplauda, emprestando-lhes o lustro de audiência em decadência. Quando se os critica e combate, correm pra baixo da saia do Apanágio Liberdade de Imprensa (nunca de expressão, nem direito da sociedade à informação), os arautos e clarins defensores monolítica, impávida e deslavadamente do direito à propriedade de meios de comunicação (mesmo a propriedade de meios públicos, que só detém os cretinos por concessão). O avatar deles é aquele cãozinho à frente do gramofone, símbolo da RCA Victor... são a voz do dono, desde o milênio passado. Diferem das amebas por usarem gravatas e chapéus.

  57. Conrado Postado em 09/Dec/2012 às 11:21

    VEJA COMO VOCÊ É IDIOTA! Sem mais kkkkk

  58. Raimundo Lonato Postado em 09/Dec/2012 às 19:44

    Idiotas desejam visibilidade na mídia nacional. Eles são especialistas em ataques ás personalistas que promovem o país à condição de celeiro de grandes nomes benfeitores da humanidade.

  59. Cezar Postado em 10/Dec/2012 às 15:13

    NÃO CONCORDO COM INSULTOS A QUEM QUER QUE SEJA,MAS GOSTARIA DE SABER QUAL A PORCENTAGEN DE LULLISTAS DENTRE AQUELES QUE ATACAM TANTO O SR: ROBERTO AZEVEDO ??

  60. Octávio Niemeyer Postado em 10/Dec/2012 às 23:00

    Idiota é esse jornaleco de quinta, que nunca vai chegar a 1% do que foi Oscar no Brasil e no mundo. Você Roberto Azevedo é um idiota, a Revista Veja é mais idiota ainda de publicar essa lamentável e hipócrita reportagem ignorante em um momento de dor.

  61. jairo Postado em 13/Dec/2012 às 14:05

    Da mesma forma que qualquer um que admira Hitler é considerado um idiota, pra mim qualquer um que admira stalin é 10x mais idiota.

  62. Generino Postado em 17/Jan/2013 às 21:15

    O ser humano, segundo pesquisas, produz no decorrer da vida cerca de 4 toneladas de fezes. O Reinaldo conseguiu fazer isso em apenas uma reportagem.

  63. Marcelo Postado em 17/Jan/2013 às 21:44

    Se não sentas no colo dos republicanos ou democratas... serás considerado idiota... vai te catar, Reinaldo!

  64. MARCIO RODRIGUES RAMOS Postado em 09/Mar/2013 às 18:11

    entre um burro e um jegue e esta revista ,tem como comparação o fim do mundo ,e para falar de um ser como SR OSCAR NIEMEYER tem que nascer muitas vezes, e ter a dádiva da vida como ele tem ,que para mim estará sempre na minha mente como espelho, da humildade da sinceridade do amor que ele tinha pelo povo brasileiro ,antes que alguém possa pensar qualquer coisa sobre este grande homem que é e sempre sera , deve pesquisar mais sobre ele, e lavar a sua mente de merda que existe dentro de si .

  65. LUIZ Postado em 10/Aug/2013 às 00:16

    OLHA APESAR DE TODO ESSE BURBURIO EM RELACAO A CHAMAR O OSCARILHO DE MEIO IDIOTA, EU POSSO DIZER QUE SEMPRE PENSEI A MESMA COISA , NUNCA ACHEI COISA DO OUTRO MUNDO SUAS OBRAS , E SUAS OBRAS POLITICAS PIOR AINDA ,,ENQUANTO FICAVA SENTADO EM CIMA DO WHISKEY MAIS CARO CAVIAR DO MELHOR, E OUTRAS COISAS BEM BURGUESAS FICAVA FALANDO EM ESQUERDA QUE NEM OUJTROS UM ESCRITOR CHILENA GARCIAAI MARQUES O OUTROS , OLHA CANSEI DE VER TANTA HIPOCRISIA E TANTAMENTAGEM DE VER TODA ESSA ESQUERDA RUIDOSA E QUE NAO FALO MAIS PORQUE JA OUVI MUITO REVANCHISMO E JA VI E HOJE FAZEM PIORES QUE O EXERCITO DAQUELA EPOCA PARA SEGURAR MANIFESTACOES E OUTRAS COISAS , SO QUEM VIU EM BRASILI O PAU QUE TOMOU NAO ME LEMBRO AGORA , DE QUE NA EPOCA DO LULA , NUNCA VI NO BRASIL TAMANHA PAULEIRA NUMA TURMA RECLAMANDO POR ALGO COM MUITO FUNDAMENTE E QUE NAO QUERO NEM SABER ESTTA DITADURA DE MAIORIA NAO E FACIL TEMOS MUITO DITADORES E POUCO FAZEDORES