Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Mídia desonesta 05/Dec/2012 às 15:15
12
Comentários

Leandro Fortes: A moral de velhas prostitutas

Para a imprensa brasileira Lula pode tudo, menos ser feliz. Como não é possível vencê-lo nas urnas, urge, ao menos, atingi-lo na vida pessoal

Leandro Fortes, CartaCapital

Aos poucos, sem nenhum respeito ou rigor jornalístico, boa parte da mídia passou a tratar Rosemary Noronha como amante do ex-presidente Lula. A “namorada” de Lula, a acompanhante de suas viagens internacionais, a versão tupiniquim de Ana Bolena, quiçá a reencarnação de Giselle, a espiã nua que abalou Paris.

luiz inácio lula silva

Como não é possível vencer Lula nas urnas, urge, ao menos, atingi-lo na vida pessoal. (Foto: Agência Brasil)

Como a versão das conversas grampeadas entre ela e Lula foi desmentida pelo Ministério Público Federal, e é pouco provável que o submundo midiático volte a apelar para grampos sem áudio, restou essa nova sanha: acabar com o casamento de Lula e Marisa.

Já que a torcida pelo câncer não vingou e a tentativa de incluí-lo no processo do “mensalão” está, por ora, restrita a umas poucas colunas diárias do golpismo nacional, o jeito foi apelar para a vida privada.

Lula pode continuar sendo popular, pode continuar como referência internacional de grande estadista que foi, pode até eleger o prefeito de São Paulo e se anunciar possível candidato ao governo paulista, para desespero das senhoras de Santana. Mas não pode ser feliz. Como não é possível vencê-lo nas urnas, urge, ao menos, atingi-lo na vida pessoal.

Isso vem da mesma mídia que, por oito anos, escondeu uma notícia, essa sim, relevante, sobre uma amante de um presidente da República.

Leia também

Por dois mandatos, Fernando Henrique Cardoso foi refém da Rede Globo, uma empresa beneficiária de uma concessão pública que exilou uma repórter, Míriam Dutra, alegadamente grávida do presidente. Miriam foi ter o filho na Europa e, enquanto FHC foi presidente, virou uma espécie de prisioneira da torre do castelo, a maior parte do tempo na Espanha.

Não há um único tucano que não saiba a dimensão da dor que essa velhacaria causou no coração de Ruth Cardoso, a discreta e brilhante primeira-dama que o Brasil aprendeu desde muito cedo a admirar e respeitar. Dona Ruth morreu com essa mágoa, antes de saber que o incauto marido, além de tudo, havia sido vítima do famoso “golpe da barriga”. O filho, a quem ele reconheceu quando o garoto fez 18 anos, não é dele, segundo exame de DNA exigido pelos filhos de Ruth Cardoso. Uma tragicomédia varrida para debaixo do tapete, portanto.

O assunto, salvo uma reportagem da revista Caros Amigos, jamais foi sequer aventado por essa mesma mídia que, agora, destila fel sobre a “namorada” de Lula. Assim, sem nenhum respeito ao constrangimento que isso deve estar causando ao ex-presidente, a Dona Marisa e aos filhos do casal. Liberados pela falta de caráter, bom senso e humanidade, a baixa assessoria de tucanos, entre os quais alguns jornalistas, tem usado as redes sociais para fazer piadas sobre o tema, palhaços da tristeza absorvidos pela vilania de quem lhes confere o soldo.

Esse tipo de abordagem, hipócrita sob qualquer prisma, era o fruto que faltava ser parido desse ventre recheado de ódio e ressentimento transformado em doutrina pela fracassada oposição política e por jornalistas que, sob a justificativa da sobrevivência e do emprego, se prestam ao emporcalhamento do jornalismo.

Recomendados para você

Comentários

  1. maria costa Postado em 05/Dec/2012 às 15:50

    Ave Maria.

  2. Eduardo de Paula Barreto Postado em 05/Dec/2012 às 15:53

    PSDB Afastem-se, afastem-se de mim FHC, Serra , Álvaro e Alckmin E quem for do PSDB um parceiro Pois cada dia mais claro fica Que tal sigla significa Partido Sem Dó do Brasileiro. Fernando Henrique Cardoso Homem culto, influente e charmoso Me causa a maior vergonha Agora não o chamam mais de FHC O seu nome mudou para THC Devido à sua luta pela maconha. José Serra, esse é uma piada O coitado não ganha mais nada Nem eleição para síndico Ele faz se passar por honesto Simula gentileza nos gestos Ele merece o troféu de cínico. O líder do partido Álvaro Dias Que até outro dia parecia Ser alguém com dignidade Agora está tentando receber Milhões do erário dizendo que Serão doados para caridade. Alckmin o nosso Governador Devido a seja lá o que for Tem sido um líder ridículo Em seu governo os criminosos Se tornaram tão poderosos Que logo serão nossos políticos. Qualquer partido pode o País governar Mas se o cetro do poder repousar Sobre as mãos do PSDB, acreditem Que nós todos veremos o Brasil Retroceder como nunca se viu Pois ele governa para as elites. Eduardo de Paula Barreto São Paulo

  3. Eduardo Postado em 05/Dec/2012 às 16:00

    Fazer sua amante entrar em Portugal com 25 milhões de Euros não declarados e deixa-la rica com dinheiro de favorecimento político em licitações e indicações a cargos de confiança é atacar a vida PRIVADA desde quando???????????????????? FALA SÉRIO, O POVO NÃO TÃO BURRO ASSIM NÃO.

    • Gustavo S Postado em 05/Dec/2012 às 18:24

      O sujeito acima é leitor de Veja. Será que ele leu a retratação da revista sobre a sobre a divulgação bizarra da foto-montagem tosca com o Lula? Esse pessoal é patético. Especulam tanto que deveriam se limitar a atuar no mercado financeiro ou coisa que o valha.

  4. Samuel Farias Postado em 05/Dec/2012 às 17:26

    O blog começa afirmando que os partidários do PSDB e da mídia estão atacando a vida privada do Lula e, a partir daí, começa a atacar a vida privada do ex presidente. Esse negócio de ter amante é algo pessoal, a mídia fez certo em não divulgar, não tem a menor relevância para o país, o problema é que o Lula confunde o público e privado, e infiltrou a sua amante no governo. Não posso afirmar, porque não há provas ainda, que ele tenha a ver com os crimes dela, mas que ela chegou a usar o termo "namorada do Lula" em um dos emails para conseguir favorecimento. O caso do FHC é completamente diferente, basta pensar sem partidarismo. Admirar um político não significa coloca-lo acima do bem e do mal e isso vale para os dois.

  5. rosa virgínia santos Postado em 05/Dec/2012 às 18:24

    Fala sério heim! O povo não é burro mesmo não. Mas, falo do povo mesmo. Daquele povo com fome, pés descalços, morando em favelas, nas encostas,nos morros. Esse povo, que viu que é possível sair da miséria, que se viu incluso numa sociedade em que por muitos e muitos governos viveu à margem dela. E isso nem essa mídia golpista pode negar. Quando essa elite maldita deixar de olhar apenas para seu próprio umbigo, talvez quem sabe, engula que um simples operário governou esse país e por mais que façam o povo não deixará de admirá-lo. O pior de tudo mé que de uma hora para outra todos se tornaram tão honestos, corretos e santos. Hipócritas!

  6. Anon Postado em 05/Dec/2012 às 19:20

    só neste país mesmo....

  7. Admário Postado em 05/Dec/2012 às 21:41

    A classe média deslumbrada continua apavorada pelo Lula. KKKKKKKkkkk Quanto mais perseguem o estadista, masi sua fama e agrado crescem! E tucanada mal-amada!

  8. Renan Postado em 06/Dec/2012 às 09:49

    Matéria critica as mídias que tem tentado acabar com o casamento de Lula, e para isso evoca o sentimentalismo para com a Dr Ruth Cardoso, que foi traída por FHC. Fazer isso desta forma foi tão baixo quanto qualquer matéria que inventa coisas sobre o Lula.

  9. Ranier Postado em 06/Dec/2012 às 12:16

    Inteligência militar revela que Rose era a “mulher invisível” que negociava diamantes africanos na Europa http://www.alertatotal.net/2012/12/inteligencia-militar-revela-que-rose.html

  10. Rodrigo Teixeira Postado em 06/Dec/2012 às 14:55

    O Site acabou de perder muitos pontos comigo após essa coluna. O papel do jornalismo é relatar os fatos em defesa do interesse público, e não cair em joguetes políticos. A corrupção que acontece dentro do PT não é menos pior do que acontece dentro de todos os outros partidos brasileiros. Pelo contrário, soa até mais vergonhoso, ver pessoas que lutaram contra a ditadura a 40,50 anos atrás se envolvendo em escândalos de lavagem de dinheiro e suborno de parlamentares. O Lula não é nenhum santinho, um "Sassá Mutema" como é pintado. E inegável as transformações importantes que vieram no seu governo, como o renascimento da industria no brasil. Porém esse esforço descomunal de blindar sua imagem e desassocia-lo de qualquer escândalo político, mostra bem qual é o seu papel na história do PT. Ele é o nordestino pobre que venceu, e o PT sempre construiu sua imagem segundo a imagem do mito Lula. Desmascarar o Lula, significa em essência desmascarar o PT. Eu não sou inocente, e tenho plena consciência em qual é o interesse de partidos como PSDB em desmascarar o Lula. Porém como já disse, não sou inocente, e dizer para mim que o Lula nada sabia e em nada se envolveu como principal líder do partido, implica que ele também nada teve haver com todas as mudanças positivas durante o seu mandato. É afirmar na cara do povo que o seu papel político é meramente representativo. E independente de tudo isso, ver nas eleições da prefeitura do Rio de Janeiro. O Lula de mãos dadas com o Eduardo Paes, pedindo votos para ele, o mesmo Eduardo Paes, que no início processo "Mensalão" o chamou de chefe de quadrilha, só nos mostra como não só o Lula, mas o PT se transformaram no "monstro" que eles alegavam se opor.

  11. Joaquim Luz Postado em 06/Dec/2012 às 22:28

    Não se justifica um erro com outro semelhante.