Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 09/Sep/2012 às 11:51
107
Comentários

PSDB é o partido mais sujo do Brasil, revela ranking da justiça eleitoral

Análise dos 317 políticos brasileiros que foram impedidos de se candidatar pela lei Ficha Limpa traz uma descoberta interessante: o PSDB é o partido político mais sujo do Brasil. Veja o ranking

Os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) barraram até agora a candidatura a prefeito de 317 políticos com base na Lei da Ficha Limpa, de acordo com levantamento feito nos 26 Estados do país.

O número deve aumentar, já que em 16 tribunais ainda há casos a serem julgados. Entre esses fichas-sujas, 53 estão no Estado de SP.

Na divisão por partido, o PSDB é o que possui a maior “bancada” de barrados, com 56 candidatos –o equivalente a 3,5% dos tucanos que disputam uma prefeitura. O PMDB vem logo atrás (49). O PT aparece na oitava posição, com 18 –1% do total de seus postulantes a prefeito.

psdb ranking corrupção ficha suja

Ranking dos partidos mais sujos do Brasil. PSDB lidera, seguido do PMDB. O PT, maior partido do Congresso Nacional, aparece apenas em oitavo. Foto: Folha Online

Todos os candidatos barrados pelos tribunais regionais podem recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A presidente do tribunal, Cármen Lúcia, já disse que não será possível julgar todos os casos antes das eleições, mas sim até o final do ano, antes da diplomação dos eleitos.

Leia também

Os nomes barrados pelos TREs irão aparecer nas urnas eletrônicas, mas todos os seus votos serão considerados sub judice até uma eventual decisão no TSE.

Exemplo: se o ficha-suja tiver mais votos, mas seu recurso for rejeitado, assume o segundo colocado na eleição.

Entre os barrados, destacam-se o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti (PP-PE) e a ex-governadora Rosinha Garotinho (PR-RJ).

Severino tenta se reeleger prefeito de João Alfredo (PE) e foi enquadrado na lei por ter renunciado ao mandato de deputado federal, em 2005, sob a acusação de ter recebido propina de um concessionário da Câmara.

Já Rosinha Garotinho, atual prefeita de Campos (RJ), teve o registro negado sob a acusação de abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação durante as eleições de 2008.

A maioria dos barrados foi enquadrada no item da Lei da Ficha Limpa que torna inelegível aqueles que tiveram contas públicas rejeitadas por tribunais de contas.

De iniciativa popular, a lei foi sancionada em 2010, mas só passa a valer na eleição deste ano. A lei ampliou o número de casos em que um candidato fica inelegível –cassados, condenados criminalmente por colegiado ou que renunciaram ao cargo para evitar a cassação.

“A lei anterior era permissiva demais”, disse Márlon Reis, juiz eleitoral e um dos autores da minuta da Ficha Limpa. Para André de Carvalho Ramos, procurador regional eleitoral de São Paulo, os próprios partidos vão evitar lançar fichas-sujas.

Paulo Moreira Leite: Folha e justiça informam que ‘Petralha’ é lenda

A liberdade de expressão permite que cada um fale o que quer e escreva como quiser mas às vezes a literatura deve ceder seus direitos a matemática.

Trazida ao mundo político durante o governo Lula, o termo “petralha” é uma falsificação, revela um levantamento da Folha de S. Paulo.

Ao juntar PETista com metRALHA, dos irmãos Metralha, de Disney, aquele que tinha simpatias pelo fascismo, o que se pretende é sugerir que o Partido dos Trabalhados é, como diz o procurador-geral da República, uma “organização criminosa.”

Será?

Analisando os 317 políticos brasileiros que foram impedidos de se candidatar pela lei Ficha Limpa, a Folha de S. Paulo fez uma descoberta fantástica.

Os petistas tem 18 candidatos que a Justiça impediu de candidatar-se em função daquilo que em outros tempos se chamava de folha corrida. Não é pouco, certamente.

Homens públicos devem ter uma reputação sem manchas e seria preferível que nenhum candidato – do PT ou de qualquer outro partido – tivesse uma condenação nas costas.

O problema é que os supostos petralhas são apenas o 8o. partido em condenações. Se houvesse um campeonato nacional de ficha-suja, estariam desclassificados nas quartas-de-final e voltariam para casa sob vaias da torcida, que iria até o aeroporto jogar casta de laranja no desembarque da delegação.

E se você pensa que o primeiro colocado é o PMDB, tão associado às más práticas da política, símbolo do atraso, da fisiologia e da corrupção – em especial depois que se aliou a Lula, nunca antes — enganou-se. O líder é o PSDB.

Está lá, na Folha. Os tucanos tiveram 56 candidatos rejeitados pela Lei dos Ficha Suja. Isso dá três vezes mais do que os petistas. Para falar em termos relativos: a porcentagem de ficha suja tucana entre seus candidatos é de 3,5%. Dos petistas, 1%.

Em sua entrevista em Paris, logo depois da entrevista de Roberto Jefferson onde ele denunciou o mensalão, Lula disse que o PT apenas fazia “o que os outros partidos sempre fizeram.”

Lula foi muito criticado por isso, na época. Vê-se que Lula errou, mas por outro motivo: o PT fazia menos do que os outros partidos.

O levamento mostra, por exemplo, que até o PSD de Gilberto Kassab tem mais condenados do que os petistas. O PPS, que é infinitamente menor do que o PT, tem 9 condenados. O PMDB, tem 46.

E agora?

Paulo Moreira Leite e Folha de S.Paulo

Recomendados para você

Comentários

  1. Luana Postado em 09/Sep/2012 às 12:43

    Algumas perguntas que ficaram sem resposta: os 49 barrados do PMDB correspondem a que porcentagem do total de candidatos? Desses 49, qtos se candidataram em aliança com o PT (isto é, cidades em que não houve candidatos do próprio PT)? Aliás, acho que valeria a pena analisar as alianças de cada um dos candidatos barrados... Faltou informar também o número total de candidatos por partido (barrados ou não pela Lei da Ficha Limpa). Assim o texto seria bem mais equilibrado e transparente...

    • Rafael Postado em 08/Apr/2014 às 19:31

      O PMDB é aliado de todos os partidos dependendo do lugar... Então se serve ao PT seu comentário, serve ao PSDB. Já vi até o PSDB aliado do PCdoB, caso de Americana-SP, então posição federal com regional é variável. Mas de fato PSDB é o partido mais corrupto, herança da corrupção FHC com privatizações e dívidas com FMI.

      • Cambuy Serrado Postado em 23/Jul/2014 às 20:39

        Não defendo FHC pois é farinha do mesmo saco de onde saiu lula e dilma, se são adversarios problema deles, o que eu e todos os direitistas honestos não acetamos de jeito nenhum é dizerem que a oposição é de direita. É cobra comendo cobra, o dia em que tivermos um candidato que não tenha sido exilado nem preso pelos militares, pode se considerar de Direita. Hoje isso é impossivel. FHC SERRA e outros residuos da guerrilha, são todos aliados e da mesma cepa.

    • sonia Postado em 04/Jun/2014 às 17:10

      a materia é clara não adianta fazer malabarismo...partido tucano é lider em ficha suja e ponto final!tipico de tucano roubar e gritar:PEGA LADRÃO!ou DAR O TAPA E ESCONDER A MÃO!

      • Natália Postado em 24/Jul/2014 às 11:33

        Já Alagoas, que reelegeu o Renan, não há corruptos

    • herivelto Postado em 18/Jul/2014 às 12:24

      Luana, você não quer acreditar no que a justiça publicou, é que com certeza você é fanática pelo PSDB. O Pior cego é aquele que não quer ver.

      • Tom Souza Postado em 25/Oct/2014 às 03:57

        Concordo que o pior cego é aquele que não quer ver. Com tantas denúncias de corrupção COMPROVADA do PT atualmente, Dilma ainda receberá votos de milhões de brasileiros. Você tem toda razão

    • Leandro Postado em 21/Jul/2014 às 16:55

      Filiados dos partidos (2012): PT = 1.549.180 PSDB = 1.354.479 (FONTE: http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/06PH/Pmdb_E_O_Maior_Partido_Do_Brasil) Não acredito que coligações devam ser levadas muito em consideração nesse exemplo, mas se for tem que ser feito a mesma coisa, calcular pela porcentagem de candidatos. E cada cidade faz sua própria coligação. Política brasileira é um carnaval! Outra coisa que deve ser levado em conta é que o critério utilizado foi o número de candidatos barrados. Mas pode ser que alguns partidos tenham conseguido comprar os juízes e tal. Mas nenhuma métrica é perfeita né...

    • Cambuy Serrado Postado em 23/Jul/2014 às 20:32

      Tem razão Luana, o PT por ex é o partido que tem mais aliados no congresso, logo se são fichas sujas, porque o PT aceita que fichas sujas o apoiem? Está mais cristalino do que águas de fonte que esta reportagem foi feita por um defensor do petismo. Agora os adversarios do pt tem que se cuidar, pois essa facção criminosa chamada indevidamente de partido o PT não olha para seus rabos, seus lideres condenados, seus juizes comprados no stf. Hoje a população tem cinco juizes no stf e o pt tem 6 pura artimanha da governanant para ceifar possiveis vitorias da população. Vamos fazer o que? temos que conviver com a pobreza de caráter dos membros daa facção aliada a as FARC e PCC.

    • Heitor Cavalcante Postado em 29/Jul/2014 às 01:00

      Em Goias a Aliança ficou um pouco esquisita, apesar de Pt, Psdb e PMDB terem candidatos a governador, regionalmente o PMDB apoiará Aécio Neves, então essa de que o PT e PMDB são aliados está só no verbo, pq na verdade o PMDB tem aliança com qualquer partido.

    • Guilherme Postado em 05/Aug/2014 às 14:52

      O maior absurdo do PSDB e não há nenhuma palavra sua sobre, apenas a moda hoje nesse país de tudo ser culpa do PT...hauhauhahuha Coloque também as alianças do PSDB, do PMDB, e dos outros partidos, quantidade de políticos e por aí vai...acho que vai ser quase infinita considerando a quantidade de municipios nesse país, considerando que meu estado (PR) tem quase 400. Bom, esse texto aí mostra algo bem interessante pra se pensar, pois se o problema desse país fosse o PT seria MUITO fácil resolver.

      • Maria Elisa Gonçalves Postado em 18/Mar/2015 às 12:42

        ACORDA POVO! FOI POR CAUSA DISTO QUE AFASTARAM O DELEGADO PROTÓGENES! Voces estão entendendo???? Pode ser que tenham UM TRILHÃO DE DÓLARES roubados e enrustidos dos brasileiros. Quantos dessa elite miliardária torcem pra o dólar disparar e tudo ficar ainda (mais baratinho) pra eles no Brasil? Compram tudo que podem com preços de pechincha e algum tempo depois patrocinam novas manifestações contra o Brasil - afinal a pátria deles é o DÓLAR, e assim vamos sendo espoliados impiedosamente por essas quadrilhas e muitos brasileiros pobres, ou em má condições de vida por diversos motivos ainda aderem em causas contra Dilma por entender pouco onde surgem suas dificuldades..

    • Sergio Budrin Lopes Postado em 11/Aug/2014 às 17:07

      49 é o numero de meliantes do p.s.d.b o numero do p.m.d.b é 46...leitura sem interpretação dá confusão mental. ..

    • OBADI RIBEIRO Postado em 24/Sep/2015 às 16:41

      SE VC TA QUERENDO DESQUALIFICAR O RANKING E PROTEGER OU DEFENDER O QUE NAO TEM DEFESA,E CONTINUAR COM A CONCIENCIA FECHADA,MOBILIZADA PELO ODIO , NAO SE PODE LER ANALISAR E DEPOIS ACHAR UMA DESCULPA, A VERDADE NUA E CRUA O PT NAO E E NEM SERA O PARTIDO MAIS CORRUPTO, ESTA EM OITAVO LUGAR E O CAMPEAO E O PSDB E O VICE E O PMDB ESTA´ CLARO AGORA SENHORA LUANDA

  2. João Postado em 09/Sep/2012 às 13:00

    O fato de ser um dos maiores partidos e com o maior número de prefeituras também ajuda, né...isso o site não menciona...

    • Quasar da Silva Postado em 15/Oct/2013 às 22:05

      O PT também é um dos maiores. Deve ter disputado em semelhante número de municípios. No entanto, é apenas o OITAVO mais sujo. Qual partido mesmo tirou o primeiro lugar nesse triste ranking? Seria algum partido que se auto-proclama o paladino da ética e da moralidade?

      • Ronaldo Postado em 10/Dec/2013 às 14:31

        Lembrando que o partido que tem o maior número de prefeituras do nosso Brasil é o PMDB. Praticamente dominam a esfera adm municipal.

    • Diego Postado em 12/Nov/2013 às 17:18

      o maior número de prefeituras é do PMDB, e não PSDB.

    • Lucas Lamonica Postado em 10/Dec/2013 às 22:42

      Amigo, leia a reportagem. Ta falando a porcentagem do PSDB (3,5% dos seus candidatos) e do PT (1%), para fins de comparação.

    • Tantofaz Postado em 13/Dec/2013 às 00:56

      Mas teve a comparação relativa. PT teve 1% barrado, PSDB 3,5%. Independente do número de candidatos ou prefeituras, o número absoluto ou proporcional do PSDB continua sendo maior (e isso desconsiderando que PT é um dos 3 maiores partidos, logo?)

  3. Rob Postado em 09/Sep/2012 às 13:55

    Aqui podemos observar a quantidade de prefeitos por partido: http://eleicoes.uol.com.br/2008/raio-x-da-eleicao/prefeitos-eleitos/ Ou seja, a quantidade de barrados no PSDB é 3,11 vezes maior que o do PT e eles não têm 3,11 vezes mais prefeitos que o PT. As pessoas que atacam o PT como o único mal da política brasileira têm de ter provas consistentes. Ora, se os candidatos estão sendo barrados por terem ficha suja, logo, o PT tem de ser DE LONGE o partido com o maior número de candidatos. Isso é óbvio.

  4. Lemons Postado em 09/Sep/2012 às 14:52

    surpreende o PT, partido que privatizou a honestidade, ter tantos barrados!!!! (deveria ter zero, não???)

    • Nairan Postado em 13/Dec/2013 às 02:17

      É engraçada essa forma de pensar, apenas pelo fato dele mudar a forma perversa com que os mais pobres são tratados então ele deve ser composto por santos?, aos outros tudo é aceito, para o PT nada é permitido?, qualquer deslize é razão para condenação total e absoluta?, é essa a lógica? " Ou é igual à mim ou não tem direito à nenhum erro, ou compactua comigo em minhas falhas ou não tem direito de errar, se errar acabo com ele", é isso a forma de pensar dos conservadores?

    • rafael Postado em 16/Jun/2014 às 09:26

      ZERO!? Quem planeta você vive....!!!!??? Só onde não existe ser humana seria zero... IMBECIL!

      • marcos zinani Postado em 03/Jul/2014 às 11:21

        Valeu

      • Cambuy Serrado Postado em 23/Jul/2014 às 20:42

        Por favor meus amigos, vamos teclar com educação, pois que pensa ser um cidadão que chama alguem de imbecil com maiusculas? O dono da verdade, por acaso?

      • Heitor Cavalcante Postado em 29/Jul/2014 às 01:03

        Realmente o ser humano é muito imprevisível e corruptível, nunca se sabe onde está o inimigo, pode estar entre quem diz ser seu amigo ou no meio da família.

  5. bel andrade Postado em 09/Sep/2012 às 16:15

    Gente, esses numeros dizem respeito ao numero de CANDIDATOS a prefeito e nao ao numero de prefeitos ja eleitos. Candidato, todo partido pode ter um, provavelmente, por se tratar de grandes partidos, o PT,o PMDB e o PSDB devem ter aproximadamente o mesmo numero de CANDIDATOS espalhados pelos municipios de todo o Pais . Por isso, a relacao de porcentagem de fichas sujas entre os candidatos desses Partidos e muito relevante e da uma nocao de quanto do discurso denuncista dos partidos de oposicao e cinico e hipocrita.

  6. JOÃO SZABO Postado em 10/Sep/2012 às 04:16

    Acho que esta estatística é tendenciosa, pois se fosse o PT em primeiro lugar, não seria publicada. A pergunta que fica é a seguinte: Se 100 corruptos do partido A roubarem R$ 100,00 cada um, o total roubado seria da R$ 10.000,00. E se no Partido B 20 corruptos roubarem R# 1.000,00 cada um, o total da R$ 20.000,00. Vão dizer que isto é impossível de ser apurado. Então não façam uma estatística pela metade. Também sabemos que nas penitenciárias estão presos muito mais ladrões que o políticos ladrões de Brasília, mas o total roubados pelos de Brasilia é infinitamente superior. Então as estatísticas que dizem que há mais presos comuns do que presos corruptos não cabe se não for levada a qualidade dos ladrões. Procurem, pelo menos, informar corretamente. Em termos de qualidade, após a tomada do poder, a duplicação dos ministérios, para agasalhar os "cumpanheiro", demonstrou que o PT, para a montagem do seu Caixa 2, é o partido mais corrupto do Brasil, e nisto não há qualquer dúvida. .

    • Gustavo S Postado em 10/Sep/2012 às 15:19

      João Szabo, aí é que você se engana, amigo, ou finge enganar a si próprio. Se o PT estivesse em primeiro lugar no ranking, a notícia seria publicada à exaustão em espaço de destaque por todos os grandes jornais e receberia bastante atenção dos telejornais. Mas já que não ocorreu do PT liderar essa, digamos, 'disputa suja', então só é possível encontrar a notícia com a merecida relevância em sites como este. Os grandes jornais que a repercutiram o fizeram de modo discreto.

    • Silvio T Postado em 07/Dec/2013 às 10:45

      É o contrário. Se fosse o PT, seria publicada em todos os jornais. Uma coisa que ninguém se toca: O PT deixa as instituições de investigação livres para investigar, nomeia Procuradores Gerais que investigam o próprio governo. Lula e Dilma nomearam Antonio Fernando de Sousa e Roberto Gurgel, que apresentaram o inquérito do mensalão. Já o PSDB faz o contrário. Seus presidentes e governadores nomeiam procuradores-gerais que engavetam, ou que erram de pasta, investigações contra o governo que eles deveriam investigar. Esse é um dos motivos do PSDB ser 'top one' na corrupção. Outro motivo é a simpatia que os donos de jornais tem pelo PSDB, que não fazem sensacionalismo quando o assunto é corrupção tucana. O PSDB está há 20 anos em SP, e o povo ainda acha que os tucanos são imaculados.

    • Diego Postado em 10/Dec/2013 às 08:15

      Dos maiores casos de corrupção do Brasil, o 11o é o mensalão Petista, sabe de quem são os outros 10?

      • Rafael Postado em 08/Apr/2014 às 19:34

        Mensalão pago ao PSDB, PP e outros bandidos... mas sobrou apenas para o PT (o que está certo de punir, mas errado de esquecer o restante).

    • Helder Postado em 19/Jul/2014 às 16:22

      A fonte é o TRE. Não tente se enganar.

    • claudia Postado em 21/Jul/2014 às 15:35

      Estes "políticos ladrões de Brasília" foram colocados lá por vocês mesmos, não são de Brasília, mas de seus estados. A partir daí dá pra ver como é real esta tua conta imaginária.

    • Tom Souza Postado em 25/Oct/2014 às 04:03

      Excelente comentário, João!

  7. Ismael José de Oliveikra Postado em 10/Sep/2012 às 07:42

    Isso confirma a liberação de muito ficha suja pelos "HERÓIS' (ARGH) do STF, dá pra confiar? eu não confio. Um dia saberemos quanto foi o jabá para o juilgamento do mensalão

  8. Ronaldo Postado em 10/Sep/2012 às 15:12

    Prezados, por que a relações dos 'barrados' por estados/partidos do Estado de Alagoas não saiu? Sei que há alguns casos por aqui nessas condições, mas não estão identificados no ranking.

  9. Doug Postado em 10/Sep/2012 às 15:53

    Acre foi o unico habitante do estado

  10. Carlos Augusto Postado em 10/Sep/2012 às 18:29

    Resposta: Agora não votemos mais em nenhum destes! Seja PSDB, PMDB, PT,... Somente com isto, já eliminaríamos 90% da corrupção do país.

    • VANILZA Postado em 19/Nov/2013 às 07:47

      CONCORDO,SE É PT OU PSDB NÃO INTERESSA O IMPORTANTE É QUE A CORRUPÇAO SEJA EXTIRPADA DESSE PAÍS..JUNTO COM TODA ESSA CORJA CHAMADA POLÍTICOS...QUE JÁ CANSOU MUDA-SE O PARTIDO MAS NÃO MUDA A ROBALHEIRA..

      • Gerson S. Postado em 18/Aug/2014 às 03:37

        Muda para o céu. Talvez lá você não encontre nenhuma corrupção, pois são santos. A corrupção é inerente ao ser humano. Alguns mais , outros menos. Pára de ler a veja, assim melhora sua capacidade cognitiva.

      • Hermes Postado em 12/Mar/2015 às 16:09

        Ok. Mas você vai votar em quem, qual partido?

  11. Henrique Postado em 10/Sep/2012 às 21:38

    Na campanha eleitoral, o PSDB/FICHA-SUJA põe em destaque a questão da HONESTIDADE E MORAL. Seria isto IRONIA ou HIPOCRISIA?

  12. Sara Postado em 21/Sep/2012 às 14:30

    Olha ai tucanos do bico sujo, o psdb partido mais sujo do Brasil fica chamando os petistas de petralhas. Na verdade o Demo está em 3º lugar, pq o pessoal do psd foi recentemente para o demo. Então 16% do demo com 20% do psd = 36% (3º lugar no ranking da sujeira). Vão tomar banho com bucha de aço! Esse psdb é um bando de sepulcros caiados pousando de decente, e quem criou mensalão com Valério foi o Eduardo Azeredo do psdb. Pq ninguém apurou?

  13. Rogério Fraga Postado em 07/Oct/2012 às 08:42

    Todos, ou quase todos, deveriam ter vergonha na cara, pois fazem da política profissão, pensam só em sí e nos seus grupelhos, justificam seus erros pelo dos outros! Deveriam era copiar as virtudes, assim todos sairiam da lama moral em que charfundam! Cambada de hipócritas PT, PSDB! PPPPPPPPPPPPP...........

  14. Ralf Postado em 08/Oct/2012 às 01:05

    Ahhh, a maléfica, fascista e tendenciosa Folha de SP, tão duramente criticada neste site e por todas as vertentes da esquerda, agora é utilizada como fonte louvável de informação? E agora?

    • Moderação Postado em 08/Oct/2012 às 15:38

      Ralf, a fonte da informação não é a folha, mas o TSE.

  15. mario dantas Postado em 08/Oct/2012 às 11:48

    Em número pode até ser verdade, embora tenha sido colocado pelo pt (partido da boquinha). MAS EM PESO , IMPORTÂNCIA E QUANTIDADE DE SUGEIRA O pt GANHA LONGE POIS OS MAIORES FICHAS SUJAS DESTE PAIS SE CHAMAM LULA, JOSÉ DIRCEU E JENUINO

    • Diego Postado em 10/Dec/2013 às 08:19

      O Lula não é ficha suja. E é Genuíno com "G". E são maiores pq? Talvez os Mais famosos, nisso eu acredito.

    • Rodrigo Postado em 11/Dec/2013 às 17:00

      Será mesmo Mario Dantas? Vamos assumir que o mensalão tenha ocorrido precisamente da forma como foi julgado. Você saberia, por favor, informar o valor do prejuízo ocasionado pelo esquema? Agora saberia informar o prejuízo ocasionado pela fraude no Metrô? Ou pelo mensalão mineiro? Ou pelo esquema de privatizações do FHC? Ou da verba da saúde durante o governo do Aécio Neves? Não sei não, mas se você pesquisar e se informar ao invés de ficar aqui passionalmente defendendo o psdb, talvez você obtenha respostas interessantes...

    • Gerson S. Postado em 18/Aug/2014 às 03:40

      Mario Dantas....Parente do Daniel Dantas,. o brilhante, banqueiro bandido condenado? caixa de campanha e beneficiário da famiglia tucana? O trensalão tucano ROUBOU mais de 10 BILHÕES, 10 BILHÕES, 10 BILHÕES. e vem falar do PT...

  16. Ygor Postado em 08/Oct/2012 às 16:11

    Tudo bem que o PMDB, do Vice-Presidente da República e da base sem a qual o PT não se elege em lugar nenhum, é número dois. Matemática curiosa em épocas de mensalão!

  17. gerson Postado em 08/Oct/2012 às 19:21

    SÒ PARA SE TER UMA IDÈIA A PROPRIA SIGLA JA DIZ Pensamento Sujo De Bosta

  18. Tzweinstein Postado em 08/Oct/2012 às 20:16

    Estas estatísticas têm um valor relativo, considerando que os ficha-suja neste caso são somente candidatos. Por outro lado, no STF são reus aqueles que já assumiram o posto e muito prejuízo causaram. Os ficha-suja são criminosos em potencial, já aqueles condenados no STF são criminosos com a mão cheia de R$ que muita perda de vida, saúde, educação causaram.

    • Márcio Postado em 25/Jul/2014 às 20:25

      O TSE já publicou tempos atrás que o PSDB é também o recordista de políticos eleitos cassados por corrupção. O PMDB é o maior partido do Brasil levando-se em conta o número de candidatos eleitos. O PT é o segundo e o PSDB o terceiro.

    • Hermes Postado em 12/Mar/2015 às 16:12

      Se ele é impedido de disputar a eleição porque é ficha suja, então ele já fez alguma coisa de errado com o dinheiro público. Caso contrário, não seria ficha suja. Não precisa já ter sido prefeito ou governador ou presidente para ter subtraído dinheiro do contribuinte.

  19. José Postado em 08/Oct/2012 às 22:31

    Acorda, classe média! Falam tanto da corrupção petista, mas continuam votando no PSDB. Contradição, pra quê te quero?

  20. Carolina Postado em 10/Oct/2012 às 15:57

    Prezada Luana e JOÃO SZABO, estou com vcs.... perfeito os comentários!!!

  21. Anne Postado em 11/Oct/2012 às 12:34

    Se todos partidos tem políticos com candidatos barrados pelo ficha limpa, logo não existe o melhor.

  22. NORONHA Postado em 11/Oct/2012 às 12:42

    A que ponto chegamos no Brasil fazer competiçao de quem roba mais ou roba menos, o certo e nao robar nada pois sao uma elite com os melhores salarios do mundo eu disse do MUNDO cheio de mordamias, nao ver essa situaçao ou e ser ingenuo de mais ou tambem participa do banquete ou vai participar

  23. Annabel Postado em 11/Oct/2012 às 12:43

    Me impressiono como alguns petistas tendem a ignorância. Observe o mensalão e os altos impostos para "bolsas" não precisa ir MT longe. Essa é a MINHA opinião, cada um com a sua (alias n acho nenhum partido bom)

  24. Alessandra Panozo Postado em 12/Oct/2012 às 00:07

    "Em sua entrevista em Paris, logo depois da entrevista de Roberto Jefferson onde ele denunciou o mensalão, Lula disse que o PT apenas fazia “o que os outros partidos sempre fizeram.” " Existem muitos políticos asiáticos que se matam por serem apenas suspeitos de corrupção, será q o excelentíssimo ex presidente tbm não gostaria de"fazer o que outros políticos sempre fizeram"? É muita cara de pau!!!! A sociedade brasileira elevou a vigarice e o crime a símbolos convencionais da normalidade, burra sou eu que trabalho, estudo, me especializo e tudo isso pra que?? pra essa corja toda levar o que me pagam em impostos e mensalões??? Ptistas, me poupem dessas estatísticas quantitativas de merda, já mensuraram o quanto foi roubado? Façam pelo menos uma pesquisa estatística completa!!!! Agora, dizer que em termos de caixa 2 o PT é o partido mais corrupto do Brasil, ninguém quer né?!

    • Mario Fernandes Postado em 19/Jun/2014 às 21:18

      Que tal fazeres a mesma reflexão com os outros partidos? Quanto a pagar impostos quero te dizer que pago também e fico feliz pois posso contribuir com os investimentos públicos. Com certeza não passas fome, tens carro, podes estudar, que bom, então acho que é bom compartilhar isto também.

    • claudia Postado em 21/Jul/2014 às 15:40

      Alessandra posso saber em quem votou pra prefeito, governador, presidente, deputado federal, estadual e vereador nas ultimas eleições? Ou você já se esqueceu? Ou prefere manter seu segredo pra não se sujar?

  25. Fabrício Godoi Postado em 25/Oct/2012 às 20:55

    Nas privatizações a roubalheira do funesto (e brevemente finado) PSDB atingiu número incomparáveis com o tal "caixa 2" ou mesmo o propalado (e não provado) "mensalão". Essas últimas são práticas inadequadas, ilegais no Brasil, mas legais em outros. Já a roubalheira na privatização é apropriação de bem público construído com o suor do povo, geração após geração. Felizmente o PSDB acaba depois dessas eleições!

  26. doido Postado em 29/Oct/2012 às 15:09

    Aos que pedem a porcentagem dos candidatos: uma rápida busca no Google revelou que, neste ano, o PT teve 1.795 candidatos a prefeito, o PT teve 2.302 e o PSDB teve 1.638. O PSDB ainda é de longe o mais sujo: PT: 1,0 candidato barrado a cada 10.000 (0,010%); PMDB: 2,1 candidatos barrados a cada 10.000 (0,021%); PSDB: 3,4 candidatos barrados a cada 10.000 (0,034%).

  27. doido Postado em 29/Oct/2012 às 15:11

    Perdão, em meu comentário anterior, leia-se: PT teve 1.795 candidatos a prefeito, o PMDB teve 2.302 e o PSDB teve 1.638.

  28. Eduardo Postado em 29/Oct/2012 às 21:45

    Coloca aí os 25 réus condenados pelo mensalão e veja onde vai para o PT. No lugar dele, em primeiro lugar como partido mais sujo e corrupto, kkkkkkkkkkkkkkkk

    • Edson Postado em 22/Jul/2014 às 07:58

      Fato que ninguém de direita aceita: Mensalão começou no PSDB, com a extinção da CEI (Comissão Especial de Investigação) criada por Itamar Franco e extinta por FHC, depois disso veio a farra das privatizações, mensalão tucano, e mais dezenas de casos grandes de desvios de verbas públicas, compra de votos para reeleição de FHC (alguns votos foram comprados por 200 mil reais), então acordem, o que você não aceitam é que um torneiro mecânico fez muito mais pelo país que os "letrados", "diplomados" de direita....

  29. marcelo Postado em 08/Nov/2012 às 18:18

    MEsmo se todos do mensalão forem condenados o PT ainda perde para o PSDB e DEM em numero de politicos cassados...sem contar que se a história do mensalão colar...foram cerca de 40bilhões desviados...enquanto do tucanato..foram 142 bilhões... e se o mensalão colar ..o PT ainda levou o Brasil ao status de potência...e diminuiu a taxa de desigualdade e a taxa de desemprego...o PSDB além dos 142 bilhões desviados.. manteve o pais como cachorrinho dos interesses americanos... porque será que o FHC e o Serra nunca tiveram moral na Europa..apenas nos EUA?....porque promoviam uma econopolitica

  30. Cassiano Postado em 10/Nov/2012 às 07:19

    Vá se informar e depois fazer um levantamento detalhado sobre esses dados e não simplesmente atirar números ao acaso, a lei ficha limpa inclui diversas outras condenações e não apenas casos de corrupção, um candidato que tenha tido uma condenação por racismo, abuso de autoridade ou mesmo contra o MEIO AMBIENTE, temos até aqueles que estão em algum orgão de classe e se expulsos dele caem nessa lei e portanto não estão aptos a concorrer..... Isso não necessariamente quer dizer que ele é CORRUPTO..... Pare de fazer um trabalho porco e vá fazer uma coisa séria, quer BRANDIR que o Psbb ou o Dem são corruptos, pegue pelo menos dados CRÍVEIS, faça um levantamento por categoria e até lá recolha-se na sua preguiça PTRALHA

    • Luis Zonta Postado em 16/Jul/2014 às 15:15

      É mesmo Cassiano os candidatos do psdb e dem são todos santos, os do pt são todos corruptos kkkk esses caras não entende de nada não sou pt nem psdb, mas acho que os dois partidos roubaram a mesma quantidade, o pt teve "felicidade" de ser contra a mídia então foi o que mais sofreu com os noticias. Os dois partidos tiveram suas parcelas de positivas na construção do Brasil e tem seus pontos negativos, agora sair dizendo que o partido A roubou mais que B me parece um pouco de "miopia lógica", nos dias hoje tem internet e muita gente tem tv então os casos de corrupção do pt que são muitos tomam uma maior visibilidade, agora vale lembrar que no governo psdb poucos tinha internet ou até mesmo aparelho de tv(pelo menos comparado a hoje) então não dá pra ter uma ideia do tamanho da corrupção deles. Não não votei na Dilma e nem votei no Serra, não petista e tucano, agora não fico preso a só um noticia que tem apenas um intenção, que é deixar as pessoas com uma certa alienação, até porque nem todos politicos do psdb e pt são corruptos, saibamos isolar as coisas.

      • Robério Postado em 18/Sep/2014 às 09:35

        Muito bem Cassiano, faltou apenas observar que tipo de processo pesa sobre os candidatos. Mas o jornalismo brasileiro, de direita e de esquerda, fazem exatamente isso, tendenciam em direção a algum aspecto do fato, criam manchetes hollywoodianas e incentivam os acéfalos a compartilharem nas redes sociais, como um vírus. Daí, os mais emotivos, prós e contra, saem em defesa/acusação sem refletirem absolutamente nada daquilo que leram. É o retrato do Brasil atual, temos computadores, internet, perfis nas redes sociais, mas não temos cérebro - ou não usamos o que temos - para refletirmos sobre os fatos, notícias e etc. Todo mundo faz isso, só muda o jornal e os leitores. Nada vai mudar nesse país com o sistema político que temos, que não valoriza a educação e não forma pensadores críticos. Não somos capazes de administrar a própria vida, não somos capazes de votar racionalmente, votamos em legendas, em ideologias. Sem educação e senso crítico, esse país vai continuar afundando, com o patê,o ps debê e, principalmente, o pm debê. Somos todos estúpidos!

    • Sergio Postado em 14/Feb/2015 às 16:47

      Então por que não posta a sua pesquisa aprofundada aqui para a contemplação de todos? Queremos ver os fatos, ou vc está criticando aquilo que nunca fez???

  31. Alexandre Postado em 06/Dec/2012 às 16:07

    Engraçado como os anti-PT desqualidficaram essa pesquisa, se fossem o contrário eles glorificariam, parcialidade e hipocrisia é um nojo.

    • JULIA Postado em 11/Dec/2013 às 06:39

      IMPRECIONANTE O PT QUE COMEÇOU A INVESTIGAR AS ROUBALHEIRAS,ALGUEM PODE ME DIZER QUANTO QUE OS OUTROS ROUBARAM PQ AINDA O PT NO PODER FEZ ALGUMA COISA PRINCIPALMENTE PARA CLASSE MEDIA E BAIXA,AGORA ME DIZEM QUANTAS VEZES MAIS FOI ROUBADO A ANOS ATRAZ? ALGUEM ME RESPONDE ? E NUNCA FORAM INVESTIGADOS,ATRAVEZ DAS INVESTIGAÇOES E PUNIÇOES Q VAI ACABANDO AOS POUCOS,PQ ISSO NAO ACABA DO DIA PRA NOITE ....TEMOS Q SER REALISTAS

    • poliana Postado em 30/Mar/2014 às 14:48

      falou tudo alexandre!!! fico pasma com a revolta dos tucanos!! eles "esqueceram" o desastre q foi os 8 anos de governo fhc..."esqueceram" todas as mazelas q fhc e seus amigos trouxeram pro brasil, e acreditam q todos os males do país são culpa do pt!!! é realmente inacreditáve! vc conhece um tucaninho de longe, na 1º linha do discurso deles. é muita hipocrisia!!!!!!!!!!!!!!!!

  32. Cristina Postado em 03/Jan/2013 às 13:32

    Com certeza todas as pessoas que estão aqui defendendo o PSDB são todos filhinhos de papai, porque pelo menos o povão e a classe baixa reconhecem o que o PT fez pelo Brasil. Logicamente, nunca dependeram do salário mínimo que na época do FHC, que ficou oito anos no poder, era em torno de R$250,00. Quando o Lula aumentou pra R$600 toda a classe baixa ficou agradecida. Não estou aqui defendendo as coisas erradas que o PT fez, mas temos que assumir que todos os partidos existem ladrões. E infelizmente essa fonte é correta. Por que será que não divulgaram na mídia quando teve o mensalão no PSDB? Quantas emissoras será que esse partido está pagando por fora pra vigiar o PT e tudo que acontecer de errado aparecer na TV? E quanto será que o partido está pagando pra abafar o caso do mensalão do PSDB? Essas pessoas teriam que ficar menos alienadas as emissoras e verificar as fontes que não estão em parceria com nenhum partido e sim lança todos os podres da política na mídia sem exceção.

  33. Jorge Postado em 30/Apr/2013 às 01:38

    Sugiro muito que se faca um índice, utilizando estes dados, porém tendo o número de candidatáveis total do partido no denominador, para podermos comparar. porque alguns partidos sao muito grandes, outros nao.

  34. Verônica Postado em 01/Jul/2013 às 10:43

    Como é lindo ver direitistas de toda sorte com argumentos tipo "a lei ficha limpa não impede necessariamente só corruptos, mas racistas, abuso de autoridade e crimes contra o meio ambiente" (ele acha MESMO que consegue justificar o PSDB na primeira posição COM ESSE TIPO DE ARGUMENTO????), ou apelando para proporcionalidade ("se o PSDB tem 20 candidatos e o PT só 3, então é claaaaro que ele tem mais chances de ser corrupto". Façam uma pequena busca no google, prfv), ou ainda, o que acho mais doentio, simplesmente IGNORANDO a fonte do TSE ("mensalaomensalaomensalaomensalaomensalaomensalao"). Queridos, admitam, não dói: 1.o PT não é e nunca será o partido mais corrupto desse país. 2. A grande mídia NÃO ESTÁ AO LADO DO PT e não tem qualquer interesse em falar sobre o mensalão tucano, falar dos caixas 2 nas privatizações do governo FHC, ou ainda, desmistificar o termo "petralhas" criado pela #classemediachatxiada.

  35. Márcio Alves Siqueira Postado em 03/Jul/2013 às 08:07

    Porque ficar discutindo quem é o partido que rouba menos? Parece até que só tem essas opções. Vamos olhar para esses partidos que tiveram 1 ou que não tiveram nenhum ficha suja. Mesmo que tenham ladrões entre eles, é melhor arriscar que eles sejam corruptos do que votar em quem a gente já tem certeza que rouba mesmo.

  36. leonardo brito Postado em 17/Jul/2013 às 16:16

    A grande mídia distorce muitos fatos e notícias. Ela enaltece os tucanos como se deuses fossem. Encobrem todas as sujeiras das administrações tucanas. A exemplo do metrô e do rodoanel de São Paulo. Fiquei surpreso com a posição do PT. Achei que estaria pior colocado. Mas tudo bem ! Ponto para os petistas.

  37. Adauto Gonçalves dos Santos Postado em 28/Jul/2013 às 19:14

    Caro Cassiano, essa baboseira de petralha prá petralha prá cá, sem nenhuma base científica, com base apenas em ilações de alguns jornalkões, faz desses repetidores do termo "petralha" apenas um monte de idiotas. Não me diga que você achava que o teu PSDB era um partido ético? Pobre Cassiano, deve estar decepcionado. Tem gente que acha bonito bancar o idiota. Nenhum partido é uma organização criminosa, nem mesmo os mais corruptos PSDB, PMDB, DEM, PDT, PTB, PP podem ser classificados como organizações criminosas, quanto mais o PT que está entre os partidos com menor número de políticos corruptos do Brasil. Todas essas pessoas que chamam o PT de "Petralha", chama Lula de "ladrão", e Dilma de "Dilmônio" ou representante do capeta, não passam de completos idiotas. Cassiano, não sou petista ou filiado a qualquer partido político, mas reconheço que só passei a me orgulhar de ser brasileiro, depois que Lula se tornou Presidente. De lá pra cá tenho o maior orgulho de ser brasileiro. O Brasil está no rumo certo com o Programa Mais médicos, a inflação sob controle, o escacaramento das oportunidades de estudar estendida a todos (conheço muitos estudantes de medicina e de várias outras áreas que estudam graças aos programas criados pelo governo Lula e agora ampliados por Dilma), o programa bolsa família, e tantos outros programas. Mas parece que você desconhece os programas do governo federal, ou então conhece mas é contra programas de inclusão. De qualquer forma mesmo sendo contra os programas do governo, seria mais civilizado e sensato questioná-los e não resumir o teu argumento na palavra "petralha". È como se você fosse uma ave chamada papagaio, e tivesse ouvido a palavra "petralha", mas por incapacidade de reflexão para avançar no conhecimento, apenas consegue repetí-la incessantemente, ora parecendo um papagaio amestrado pelos jornalões, ora parecendo uma robozinho a serviço do obscurantismo e da ignorância.

  38. Adriano Postado em 13/Aug/2013 às 10:50

    Não importa qual partido tem mais ou menos fichas sujas, isto só prova que o país está mergulhado até o pescoço na corrupção.

  39. Ivan Clides da Costa Postado em 16/Aug/2013 às 22:55

    Nenhum deveria ter ficha suja! Principalmente o PT! Quem apanhou da polícia nas ruas, na agonia da Ditadura Militar, não construiu um Partido Que tenha em seu meio politicos fixa suja. Eu sou filiado ao PT e não vejo glória nenhuma em ter 18 sujos em uma lísta de muitos sujos. Ao contrario do que todos pensam, ainda há ética dentro do PT!

  40. Nicolau Postado em 09/Sep/2013 às 16:20

    PSDB é a mesma bosta composto de ex-comunistas como o FHC e José Serra e outros vagabundos socialistas!

  41. VITOR SANTOS Postado em 13/Sep/2013 às 10:00

    DEPOIS É SÓ O PT!!!!!!!!!!!!!

  42. Paulo Cesar Postado em 07/Dec/2013 às 21:20

    A minha grande dúvida: o Mato Grosso do Sul não tem corrupção ou não tem Ministério Público?

  43. jaozim Postado em 08/Dec/2013 às 13:17

    Primeiro que ficha-suja não quer dizer que o cara é corrupto, realmente, mas da indícios do perfil dos candidatos de cada partido.. estamos falando de pessoas que estão tentando entrar no governo sob o aval de alguma sigla.. E isso agrava a situação do PSDB, que como oposição do governo atual, prega que irá fazer mais e melhor (pra quem?)... Segundo, de acordo com alguns comentários acima o PT também é sujo por ter 18 nessa lista, realmente isso é lastimável, longe do ideal, mas é compreensível tendo em vista que o PT vem crescendo vertiginosamente a cada eleição, e com isso pessoas (boas ou más) de outros partidos acabem migrando para o PT, o partido do sucesso..

  44. jorge Postado em 11/Feb/2014 às 10:15

    Esse PSDB só tem hipócritas, são uns sujos querendo acusar os outros

  45. Davi T. Postado em 11/Apr/2014 às 11:23

    Você vê o nível de atraso do país quando os partidários escrevem colunas disputando qual partido é o menos corrupto, ao invés de qual partido é o mais honesto, transparente ou eficiente. Eu chamo isso de mediocridade, mas Sérgio Buarque de Holanda aponta esse elemento cultural do brasileiro como sendo "rivalismo", uma situação diferente a da competitividade, onde o que vale é estar menos pior em relação ao outro, e não estar em uma posição melhor e mais desenvolvida em termos absolutos. Note a retórica: "Ah, o Lula fez isso, está errado. MAAAS fulano fez muito pior". Enquanto houver um pior, tudo bem fazer errado. E esse próprio "pior", assim que surgir algo que o supere, estará passivo de se tornar normalidade, porquê "ah, mas fulano fez pior". É a ideologia da mediocridade, da pobreza de espírito e da aliança com o PMDB (que pois é, o PSDB também fez...). Esse texto, pra mim, é uma apologia ao atraso, a pequenez, a miséria existencial.

  46. Eduardo Abreu Postado em 07/May/2014 às 18:14

    num cridito.....eles estão posando de bons moços.....qui qué isso.....

  47. Patric Postado em 26/May/2014 às 17:06

    Os tucanalhas são os mais bandidos do país, cadê a novidade?!

  48. eu daqui Postado em 06/Jun/2014 às 09:44

    O fato de um partido ser o mais corrupto não justifica a corrupção daquele que é menos corrupto.

  49. Fernanda Postado em 11/Jun/2014 às 11:45

    Todos corruptos. PT, PSDB, PMDB, DEM, PV, PSOL e por aí vai... O fato do PSDB ter mais candidatos com a ficha suja não transforma o PT em um partido cheio de santos! Parem de ser alienados!

  50. Alcleir Postado em 03/Jul/2014 às 10:36

    Nunca vi o PSDB fazendo vaquinha para livrar mensaleiros da cadeia. Nem ser suspeito de matar ex-companheiros como queima de arquivo. O PT é uma "uma sofisticada organização criminosa" como disse o Procurador. Há esta altura do campeonato o PT querer resgatar a imagem de pureza é como a prostituta tentando convencer a família que ainda é virgem.

    • alexguedes Postado em 26/Jul/2014 às 20:47

      eles não julgavam...apenas jogavam debaixo do tapete...pesquise quem era Geraldo Briondeiro e descobrirá

  51. Paulo Santos Postado em 13/Jul/2014 às 00:27

    A imprensa, a midia, não mostra nada do PSDB e só fala do PT, como se fosse o partido mais sujo do Brasil, e a muitos trochas, idiotas, que se deixam levar por esta midia comprada, por não saberem disto. O governo do estado de Sâo Paulo, estado este governado pelo PSDB, faz assinaturas de jornais tipo a Foha, Estadão, e de Revistas da Editora Abril, tipo a Veja, da Globo a Época, gasta ao todo mais de 7 milhões de Reais, enche o bolso destas empresas, dinheiro publico, que paga esta mídia comprada, que detona o PT, e não mostra nada das irregularidades e corrupção do PSDB, que supera até o Mensalão que envolveu o PT. Outra coisa, o brasileiro é ignorante e sem memória, não lembra nem em quem votou na ultima eleição, esquecem de como era o Barsil sob FHC a pobreza a miséria, renda baixa, sem políticas sociais, escravo do FMI, e hoje nem se houve mais falar de FMI. E não analizam so aspecto ssociais e econimos que hoje em dia são bem diferentes daquela época, onde houve um avanço social. ja culparam a presidente Dilma e o PT pela perda da Copa 2014, como que se tivesse algo haver com isso e não os jogadores brasileiros. De certa forma o PT sofre de fato é uma perseguição política neste país, perseguição de ódio, rancor e humilhação.

  52. Paulo Vulcao Postado em 18/Jul/2014 às 22:35

    Graças à Deus aos poucos a verdade começa aparecer , e fica provado que quem 1 real é tão ladrão quanto quem rouba 10, logo isso só envergonha o nosso país e mostra que o nosso povo vota errado ,e por isso é culpado pela mazela moral que assola o Brasil.

  53. Mauricio Postado em 28/Jul/2014 às 21:18

    É um dos motivos porque eu sou a favor do Voto Único Transferível (Single Transferable Vote). É um sistema de votação de múltiplos vencedores (deputados, vereadores), onde a proporcionalidade é ditada totalmente pelos eleitores, sem transferência de votos internos nos partidos. O gráfico acima mostra para onde o seu voto é transferido, se deixado na mão dos partidos.

  54. Hamilton Gomes de Sousa Postado em 06/Aug/2014 às 15:27

    Pois é minha gente !!!...E é o PT é que merece a atenção da mídia (PIG)!!!...interessante!!!

  55. Joao Postado em 25/Sep/2014 às 13:25

    ESTE PRAGMATISMOS POLÍTICO É TUDO MENOS PRAGMÁTICO. COMO É INTELECTUALMENTE DESONESTO, FICA MUITO FÁCIL SER UM FORMADOR DE OPINIÃO DISTORCIDA. (COMENTÁRIO NÃO SE REFERE A ESTE ARTIGO CONCRETO, MAS SIM A UMA GRANDE PARTE QUE PUBLICA.)

  56. Paulo Tarso da Costa Postado em 10/Oct/2014 às 07:42

    Considerando o VDR, volume total do dinheiro roubado , fica claro que o PT é muito elitista e o PSDB mais socialista ... apresenta um melhor IDR, índice distribuição de roubo.

  57. DiegoPaja Postado em 27/Oct/2014 às 09:52

    "O PT, maior partido do Congresso Nacional, aparece "apenas" em oitavo" Apenas é meu ovo! Não deveria nem estar entre os 10 primeiros.

  58. Lázaro Antonio Postado em 30/Apr/2015 às 22:43

    O levamento mostra, por exemplo, que até o PSD de Gilberto Kassab tem mais condenados do que os petistas. O PPS, que é infinitamente menor do que o PT, tem 9 condenados. O PMDB, tem 46. E agora? Não é "LEVAMENTO", mas sim "LEVANTAMENTO". Erro material

  59. jose Postado em 02/Jun/2015 às 21:15

    Coisa de petista essa materia. PT e o pior de todos. PSDB tb nao e bom. Esquerda nunca mais

O e-mail não será publicado.