Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Meio Ambiente 24/Aug/2012 às 01:07
100
Comentários

Atriz Regina Duarte é voz ativa de pecuaristas contra direitos indígenas

Atualmente, os índios guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva de Arroio-Korá vivem em situação precária e improvisada em barracos de lona na beira de estradas e em reservas indígenas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul

regina duarte pecuarista índios

Regina Duarte discursa para fazendeiros. Foto: divulgação

Nos municípios da região sul e especialmente do Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul, na faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai, populações indígenas reivindicam o direito pela terra atualmente ocupada por fazendeiros.

Confrontos tem acontecido com um saldo de índios mortos e feridos. Uma das terras em disputa, denominada Arroio-Korá está localizada no município de Paranhos.

O Relatório de Identificação da Terra Indígena, realizado pelo antropólogo Levi Marques Pereira e publicado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), atesta, em fontes documentais e bibliográficas, a presença dos guarani na região desde o século XVIII.

Em 1767, com a instalação do Forte de Iguatemi, os índios começaram a ter contato com os “brancos”, que aos poucos passaram a habitar a região com o objetivo de mantê-la sob a guarda da corte portuguesa. A partir de 1940, fazendeiros ocuparam a área e passaram a pressionar os indígenas para que deixassem suas terras tradicionais.

Leia mais

Os primeiros proprietários adquiriram as terras junto ao Governo do, então, Estado de Mato Grosso e, aos poucos, expulsaram os índios, prática comum naquela época. Contudo, os indígenas de Arroio-Korá permaneceram no solo de seus ancestrais, trabalhando como peões em fazendas.

Relatório de Identificação e Delimitação da Terra Indígena foi publicado em 2004 e a demarcação homologada pela Presidência da República em 2009 (Decreto nº12.367). Porém, logo após a homologação, mandado de segurança impetrado por proprietários rurais suspendeu os efeitos do decreto presidencial.

Atualmente, os índios guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva de Arroio-Korá vivem em situação precária e improvisada em barracos de lona na beira de estradas e em reservas indígenas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul. Estima-se que 100 famílias sejam originárias da região.

Segundo informou o Blog União Campo Cidade e Floresta (http://uniaocampocidadeefloresta.wordpress), diversos políticos e famosos são proprietários de fazendas na área em conflito. Ratinho, Hebe Camargo e Regina Duarte estariam nessa lista. “Regina Duarte lidera o setor pecuarista contra os povos indígenas, participa de comicios contra as demarcações e contra os povos indígenas em todo Brasil. No MS ela é a “Garota Propaganda” em campanhas contra indígenas”, conforme o Blog União Campo Cidade e Floresta.

Jornalista Leonardo Sakamoto, do portal UOL, já havia alertado sobre a luta de Regina Duarte contra a população indígena em 2009, como pode ser observado abaixo

Leonardo Sakamoto

A atriz global e pecuarista Regina Duarte, em discurso na abertura da 45ª Expoagro, em Dourados (MS), disse que está solidária com os produtores e lideranças rurais quanto à questão de demarcação de terras indígenas e quilombolas no estado.

regina duarte indígenas

Atriz Regina Duarte é criadora da raça Brahman. Foto: reprodução

(O deputado Ronaldo Caiado, principal defensor desses princípios, deveria cobrar royalties de Regina Duarte… Inalienáveis deveriam ser o direito à vida e à dignidade, mas terra vale mais que isso por aqui.)

“Podem contar comigo, da mesma forma que estive presentes nos momentos mais importantes da política brasileira.” Ela e o marido são criadores da raça Brahman em Barretos (SP).

Dos 60 assassinatos de indígenas ocorridos no Brasil inteiro em 2008, 42 vítimas (70% do total) eram do povo Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, de acordo com dados Conselho Indígenista Missionário (Cimi). “Ninguém é condenado quando mata um índio. Na verdade, os condenados até hoje são os indígenas, não os assassinos”, afirma Anastácio Peralta, liderança do povo Guarani Kaiowá da região.

“Nós estamos amontoados em pequenos acampamentos. A falta de espaço faz com que os conflitos fiquem mais acirrados, tanto por partes dos fazendeiros que querem nos massacrar, quanto entre os próprios indígenas que não tem alternativa de trabalho, de renda, de educação”, lamenta Anastácio Peralta.

A população Guarani Kaiowá é composta por mais de 44,5 mil. Desse total, mais de 23,3 mil estão concentrados em três terras indígenas (Dourados, Amambaí e Caarapó), demarcadas pelo Serviço de Proteção ao Índio (criado em 1910 e extinto em 1967), que juntas atingem 9.498 hectares de terra. Enquanto os fazendeiros, muitos dos quais ocuparam irregularmente as terras, esparramam-se confortavelmente por centenas de milhares de hectares. O governo não tem sido competente para agilizar a demarcação de terras e vem sofrendo pressões até da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). Mesmo em áreas já homologadas, os fazendeiros-invasores se negam a sair – semelhante ao que ocorreu com a Raposa Serra do Sol.

Leia mais

É esse massacre lento que a pecuarista apóia, como se as vítimas fossem os pobres fazendeiros. Só espero que, na tentativa de apoiar a causa, ela não resolva levar isso para a tela da TV, em um épico sobre a conquista do Oeste brasileiro, nos quais os brancos civilizados finalmente livram as terras dos selvagens pagãos.

Com OngCea

Recomendados para você

Comentários

  1. clarissa Postado em 24/Aug/2012 às 11:04

    A Regina Duarte ainda mora no Brasil? Na campanha do primeiro mandato de Lula,ela veio aterrorizar a população,contra um governo petista,pensei que como o Lula venceu não só um mas dois mandatos ela tivesse ido embora,não faria a menor falta, pelo menos, agora não estaria lutando contra os direitos indígenas.

    • Gustavo Horta Postado em 01/Dec/2014 às 14:31

      Curioso pois em geral ela e a filha ficam com medo!! É uma cretina de carteirinha!!

  2. Jaque Postado em 24/Aug/2012 às 12:11

    coitada... ela tinha tanto medo né!

  3. Dani Postado em 24/Aug/2012 às 12:20

    Pena que o governo Lula também ferrou com os indígenas com obras como Belo Monte. Na verdade, acho que Regina e Lula agora estão muito mais afinados do que nunca. E junta-se Caiado, Maluf, Sarney na corja de sempre.

  4. Conceicao Postado em 24/Aug/2012 às 13:24

    Tentei respeitar ao máximo a questão dela ser uma atriz e fazer seu trabalho a contento, porém, ela continua contra a maré, daqui a pouco ela estará no Fantástico, tal como a Dona Xuxa, dizendo uma coisa que contradiz sua vivência. Como pode neste país alguém defender aquele que já está por si defendido. Fazendeiro não precisa de bandeira, já o índio, precisa de respeito de todos nós brasileiros.

  5. Paulo Henrique Postado em 24/Aug/2012 às 14:29

    Olha eu tinha um grande respeito a esta atriz Regina Duarte mas depois desta de querer defender fazendeiro contra o povo indígenas ai não . O povo indigna simples mente estão querendo que e deles por direito Agora referente a atriz Regina Duarte a mascara caiu

  6. Susy Postado em 24/Aug/2012 às 14:38

    Lamentável, Regina!

    • Gustavo Horta Postado em 01/Dec/2014 às 14:33

      Normal quando parte desta cretinha global! Curioso pois em geral ela e a filha ficam com medo!! É uma cretina de carteirinha!!

  7. Danilo cerutti Postado em 24/Aug/2012 às 15:29

    Nada minha gênte.?sigás venérando a ésa cambáda de putas e putos! de las telénovélas. Sao todos"@ farinha do mesmo sáco.Dilma de qué lado você está?

  8. Danilo cerutti Postado em 24/Aug/2012 às 15:31

    nao!!

  9. merlin Postado em 24/Aug/2012 às 16:23

    Ela e o governo estão em total sintonia! Tirar índios da própria terra como em BELO MONTE e TAPAJÓS mostra bem a realidade por trás das falsas promessas...

  10. Mário Luiz Postado em 24/Aug/2012 às 21:34

    Devería nos dar a opção de recomendar essa reportagem no facebook ao invés de curtir ... quem é que curti um genocídio desses ? Essa opção é negada pelo fato dela ser artista da Globo ?

  11. Júlio Postado em 24/Aug/2012 às 21:49

    Vocês não entenderam que o nosso governo usa índios, negros, pobres e gays para ganhar cada vez mais poder. Os sem terra estão sem terra há 25 anos , não sabem usar enxada, mas sabem usar espingarda, esse sempre foi o objetivo, destruir a propriedade privada, para que no final das contas, tudo seja propriedade do governo.

  12. Robson Silva Postado em 25/Aug/2012 às 14:48

    Essa senhora deveria se ater exclusivamente ao seu trabalho de "atriz". Os imbecis da direita jumenta brasileira deveriam aprender que calados cheiram mal e quando falam defecam a mais plena diarreia.

  13. alberto Postado em 25/Aug/2012 às 14:59

    Minha pouca experiencia com indios, aqui no RS e no Para, me mostraram que sao picaretas e muito covardes. Querem fazer exatamente NADA mas ter todas as vantagens dos que trabalham. Ele deviam ter os mesmos direitos e as mesmas OBRIGACOES dos demais, mas nao, eles querem so o lucro. Ja viram algum indio trabalhando? E buscando seus direitos? Muitos ne? Que direitos? De nao fazer nada?

    • Gustavo S Postado em 25/Aug/2012 às 16:55

      Alberto, percebe-se que a sua experiência realmente beira a insignificância. Além de zero em conhecimento histórico.

    • ORLANDO ARAUJO Postado em 24/Sep/2013 às 21:17

      Não precisa de experiencia para saber que estes latifundiários ligados a UDR do Sr Caiado deputado federal por Goiás, Blairo Maggi em Mato Grosso e em outros estados também. Na questão de trabalho os nossos índios sempre foram descriminados e escravizados, neste sentido estes mesmo latifundiários desmatam e assoreiam seus rios fazendo com que eles venha para as cidades trazendo na sua esperança de nós ajudarmos a cuidar de seus filhos. como acontece com muitos e muitos pequenos agricultores que são expulsos das suas terras indo para cidade e acabam com seus filhos nas drogas ou na prostituição. O grande mal dos nossos índios e pequenos trabalhadores rurais em ter contatos com brancos iguais a você que não enxerga um palmo na frente do nariz e se for pobre metido a fazendeiro que nunca trabalhou na vida eu mais um Mauricio que também nunca trabalhou na vida vivendo de riqueza de pais latifundiário que roubam e saqueiam nosso povo.

      • Maria de Lourdes Cardoso Postado em 06/Sep/2015 às 16:53

        Estes fazendeiros, estas terras nas mãos de poucos, como no caso do Blairo Maggi que nos envergonha, porque ele ainda recebe uma motossera de ouro, no Plenário, uma ironia, mas poderiam ter dado de lata. Estes são os venenos que habitam estas terras e empurram índios e sem terra desde a ditadura do Getulio e desde o princípio...

    • Maria de Lourdes Cardoso Postado em 06/Sep/2015 às 16:49

      Alberto, traga uma contribuição, e jamais um comentário vazio, sem nexo, dito numa situção das mais difíceis de se resolver e apenas chuta com os dois pés.

  14. MARIA IDALINA Postado em 25/Aug/2012 às 15:11

    ESTOU INDIGNADA. JAMAIS ESPERAVA ISSO DELA. NÃO COMBINA COM ELA, ACHO QUE ELA ESTÁ FICANDO LOUCA.

  15. Marcelo Pacce Postado em 25/Aug/2012 às 15:28

    Regina Mostra tua cara....... Carniceira

  16. guaropi ramos rodrigues Postado em 25/Aug/2012 às 17:10

    É mto lamentável que uma exelente atriz,seja tão podre de memória e que os indios estão em extinção é por causa das doenças dos brancos que levam tdo o que não presta para o meio deles,se liga dna Regina.

  17. Rodrigo L.uz Postado em 25/Aug/2012 às 18:08

    Não vamos demonizar os produtores rurais. Quando faltar comida nos supermercados, vocês façam como os indios do passado, vão caçar e pescar para sustentar seus filhos. Vocês viram como na TV os indios são todos gordos? Porque apenas comem e não fazem mais nada o resto do dia.

  18. prof Dr. Marcus Swolff Postado em 25/Aug/2012 às 21:20

    A questão não são os "produtores rurais" mas é a forma como eles se comportam, contratando pistoleiros e assassinando os nativos, proprietários que, conforme estudos comprovam, chegaram à região antes desses "produtores". Atuações que violam os direitos constitucionais dos cidadãos indígenas não devem ser tolerados pelo Estado que deveria garantir os direitos de todos os cidadãos, sendo eles de qualquer origem étnica! Regina Duarte, coloca seus interesses privados acima dos direitos constitucionais, esquecendo-se de quem foi no passado (uma pessoa progressista que antecipou uma importante discussão sobre os direitos das mulheres brasileiras). Que lamentável regressão!

  19. Rodrigo L.uz Postado em 25/Aug/2012 às 23:25

    Se você concorda com os petistas você é progressista. Se você discorda, você é conservador, como se isto fosse um crime. Os índios eram mesmo dono de tudo??? Eles estavam presentes em toda a parte do Brasil? E os grupos itinerantes? É justo dar a eles toda a terra brasileira? Você, Marcus Swolff, se acha um invasor do solo dos índios? Sendo sim, aonde você deveria ir? Eu acho uma palhaçada tratar índios como animais de um parque, como se fossem leões do parque Kruger, para serem observados por brancos que pagaram pela diversão. O índio deve é se integrar logo na sociedade brasileira, aprender a ler e escrever, ter moradia decente, melhorar seus hábitos de higiene e contribuir para a riqueza da nação. Integração já... Os caras que defendem que os índios vivam nas aldeias não seriam capazes de viver um mês naquelas condições. Nem eles mesmos, os índios querem isto...

  20. sofia Postado em 26/Aug/2012 às 10:55

    Ela ao invés de criar gado devia criar vergonha na cara.

  21. Rose Postado em 26/Aug/2012 às 21:50

    Regina é muma atriz mequetrefe.Basta analisar seu curriculum."Namoradinha do Brasil" fazia novelinhas água -com -açúcar na ditadura militar, enquanto atrizes de verdade como Dina Sfat e outras se punham contra as atrocidades e autoritarismo da época. Esta insignificante senhora só errou numa coisa;deveria ter sido gigolô de vaca desde sempre.Falta-lhe o talento e o caráter de uma Fernanda Montenegro.Que se misture à turma do esterco!Só me surpreende em uma coisa: Levou tempo pra descobrir sua essência.

  22. Edinho Postado em 27/Aug/2012 às 14:18

    Por que ela não vai comer alface em Veneza?!

  23. Guto Postado em 27/Aug/2012 às 21:05

    EU TENHO MEDO...., AGORA EU SEI, ela achou que os PTs iam fazer a coisa certa, a reforma agraria, tributaria, politica, mas infelizmente, nao fizeram, mas de qualquer forma, ja sei qual era o "medo" dela, kkkkkkkk

  24. Thiago Postado em 29/Aug/2012 às 20:49

    Essa Regina tem medo, mas não tem vergonha na cara né?

  25. César Postado em 31/Aug/2012 às 10:56

    Ela é casada com um mega latifundiário gringo que comprou diversas áreas em mato grosso e regiao para exploração pecuária.. portanto está defendendo seus proprios interesses economicos.... m-e-r-c-e-n-á-r-i-a-

  26. Heloisa Postado em 02/Sep/2012 às 10:09

    A "namoradinha do Brasil", com rostinho meigo, quem diria em? Hum... mas dinheiro é dinheiro (põem dinheiro nisso) a mutação é rápida , de carinha angelical a pessoa se transforma, em um piscar de olhos, em um monstrinho. Mama mia esta é a vida, a grana sempre vai falar mais alto.

  27. Heloisa Postado em 02/Sep/2012 às 10:13

    estão falando sério?

  28. Heloisa Postado em 02/Sep/2012 às 10:24

    A Regina deveria levar sua vida na fazenda e deixar os representantes legais resolverem isto.

  29. TRABALHADOR Postado em 02/Sep/2012 às 12:56

    Olha, estou boquiaberto com tanta asneiras que li, parabéns RODRIGO L.uz, foi o unico que viu as coisas como deveriam ser, pois se antes do descobrimento do Brasil, só tinham os índios aqui, então deixem de hipocrisia, dêem suas casas, carros e todos seus bens a eles, pois todos nós invadimos seus espaços, ja que viviam nômades, acho que não importa raças, cores e credos, todos são iguais perante as Leis, não tem nenhuma comprovação científica que comprove que a cor A é mais inteligente que a cor B, portanto todos deveriam produzir em igualdade de condições, pagarem seus impostos e ajudar o desenvolvimento de nosso País, pegue a quantidade de reservas indígenas e veja sua produção por hectares, mas olhe como se vestem, pois hoje usam calçados de marcas, roupas de grife, e andam de carros ou motos, cade o índio, aquele que quer continuar as suas tradições e costumes, vivendo da caça e pesca, isso acabou, portanto esta na hora de integrarem e produzirem na mesma proporção dos demais, sou totalmente contra qualquer tipo de beneficios que tiram de uns e dão a outros, seria a mesma coisa de você passar a noite estudando e seu colega na festa, você tira dez na prova e terá que dividir sua nota ao meio com seu colega que ao invés de estudar, foi pra farra, acha justo isso.

  30. joao carlos ponce Postado em 03/Sep/2012 às 19:16

    E o prefeito da minha cidade Franca quer fazer uma homengem, pra essa ciadada que dizem que nasceu aqui so que nunca citou o nome, so que isso nao vai dar certo que a populacao nao vai engulir, iremos ao ministerio publico sr.Sidnei nem todos sao Otarios

  31. Ton Postado em 13/Sep/2012 às 09:31

    Na boa, no Brasil essas merdas só vão acabar quando começar a morrer gente dessa estirpe! Que bosta! Alguém que poderia estar servindo de amplificador na defesa do povo original desse país, é contra! É corporativista, defende seu umbigo, seu gado.. Ahhhh puta que pariu com esses burgueses filhos da puta!!! Morte a burguesia!!!

  32. Bruna Postado em 04/Oct/2012 às 11:34

    Quanta palhaçada escrita, até parece que todos vocês não se importam com dinheiro, falam.... Falam... Mas quero ver na prática se é com a terra de vocês que isso aconteça o que irão dizer e fazer? Os índios possuem muitas terras, mas não dão finalidade menhuma a elas, se vocês dependessem de índios para comer, comeriam o que? Ou vão me dizer que vocês não comem carne? Ou outros produtos oriundos da agricultura e da pecuária? É bem fácil falar mesmo, quando a maioria das reservas indígenas os habitantes dali passam o dia todo bêbados, sem fazer nada, e ainda não obstante até traficando drogas estão, com camionetas e carros melhores que o de vocês, então antes de falar besteira olhe a realidade.

  33. Isaac Postado em 06/Oct/2012 às 01:45

    Acho que o assunto é mais relevante para a discussão na questão indígenas vs latifundiários daquela e de outras regiões do que a questão Regina Duarte. Acho que há aqui a oportunidade de darmos ideias e ler a dos outros, em vez de ficarmos com discussões sem sentido e com ofensas pessoais. Parece que todos têm pensamentos formados do assunto. Mas será que todos tem informação o suficiente? Após ler quase integralmente as opiniões, acho que é hora de cada um pôr aqui ideias produtivas, dar sugestões construtivas quanto a questão dos índios, os latifundiários e o governo. Dizer de que maneira pode a sociedade brasileira melhor se integrar com os índios e vice-versa. É claro, deve se levar em consideração a proteção à cultura, fatores históricos, antropológicos e os direitos adquiridos. E até mesmo medidas drásticas que devem ser tomadas. Para isso, devemos levar em consideração, as particularidades de cada região e também, o preconceito, as necessidades da sociedade em que vivemos, afinal nos tornamos dependentes da agropecuária, afinal somos devoradores de carne vermelha, a população aumentou, as cidades ocupam espaços grandes. Precisa ser pesado o respeito uns aos outros e aos costumes alheios. Ao final disso podemos chegar a uma opinião realmente bem formada sobre o assunto proposto pela matéria. Após isso, podemos expor opiniões pessoais de quem quiser.

  34. Isaac Postado em 06/Oct/2012 às 02:24

    Para começar vou dar minha opinião: Acho que cada região tem algo específico no que se refere a isso. Por exemplo, adentro da rua onde moro tem uma pequena tribo. O lugar, aqui, não é próprio para a caça e a pesca, como foram séculos atrás, a terra não é boa para o cultivo também. Penso que dar-lhes grandes áreas de terra não vai trazer a sua cultura de volta. E é claro que, existindo tecnologia, e estando eles tão pertos, não vão querer se abster dela. A maioria nasceu à luz de lâmpadas e conhecem celular desde que nasceram e gostam de rock n’ roll. Acho que o melhor seria se integrarem à sociedade local. Mas isso também parece não ser fácil. Os adolescentes estudam no colégio estadual, gostam das mesmas coisas que os outros adolescentes, agem iguais, mas mesmo assim nota-se o preconceito na divisão entre os alunos índios e os demais, e em comentários maldosos. Não deve ser fácil se juntar e trabalhar numa sociedade em que se já é tachado de preguiçoso e outras coisas mais antes mesmo de te conhecerem? E esse tipo de preconceito é o que mais se ouve. Normalmente eles trabalham em serviços braçais e que pagam pouco. Dizem também que são bêbados. Há, realmente, índios com problemas de alcoolismo, mas nisso, remontam-se outras questões. E em nossa sociedade também existe a dependência ao álcool. Os três bares da rua estão sempre cheios. Não digo que não vão lá, mas nunca vi um índio. Creio que essas citações que ouço das pessoas, aqui, deve se dar ao preconceito, ou seja, acaba se tornando mais evidente aquilo que se espera. Um age de um jeito e todos são estigmatizados. Tenho mais a dizer, mas para não ser maçante, esperarei outras pessoas fazer suas citações.

  35. Roza Oliveira Postado em 19/Oct/2012 às 17:08

    Muitos dos comentaristas aqui estão com sérios problemas, confundindo a atriz Regina Duarte com os personagens que ela faz. Depois que ela sai de cena é igual a qualquer um de nós, com seus defeitos, qualidades e blá blá blá. Ela está defendendo os interesses dela, só. Sejam mais realiztas, por favor! Parece que vcs acabaram de descobrir que Papai Noel não existe!

  36. Geraldo Galvão Postado em 19/Oct/2012 às 20:06

    Dani, em 24 de agosto de 2012 às 12:20. Se você for mesmo a DANI que estou pensando, deveria ter vergonha de fazer esse tipo de comentário.

  37. Adriana Postado em 21/Oct/2012 às 19:41

    Ela tinha medo do Lula? Eu tenho medo dela.....

  38. Júlio Ferreira Postado em 23/Oct/2012 às 13:30

    Vindo desta mulher tudo é possível. Uma carinha de santa, mas sempre defendo interesses pessoais e uma elite cruel...

  39. Magnus Postado em 23/Oct/2012 às 20:50

    Povo hipócrita... São bons em falar, queria ver se fossem vocês a perderem terras que lutaram pra conseguir... Engraçado, que as terras sempre estiveram la e só agora que depois de cuidada se tornou útil para produção, é que o indígenas se interessam. Tem tantas reservas, tantos direitos, auxílios do governo e querem terras pra não fazer nada... Fazem vocês de bestas.

  40. Carmen Silvia Postado em 23/Oct/2012 às 22:14

    SE OS ÍNDIOS ERAM OS DONOS DE TUDO MESMO...PORQUE NÃO DAR NOSSAS CASAS, E DEIXARMOS TUDO QUE É NOSSO PRA ELES, NÃO SOU FALSA...COM OS BENS DOS OUTROS O CONVERSA É OUTRA.TRABALHO MUITO, PAGO ALTOS IMPOSTOS ASSIM COMO TODO BRASILEIRO, TENHO DIREITOS E DEVERES...MAS VEJO NO CASO DOS ÍNDIOS BRASILEIROS QUE SÓ QUEREM OS SEUS DIREITOS...QUANTO A REGINA DUARTE, SÓ ESTÁ DEFENDENDO O QUE É SEU , COMO TODOS NÓS SEM DEMAGOGIA , DEFENDERÍAMOS TAMBÉM !!!

  41. João Postado em 23/Oct/2012 às 22:15

    Por isso ela alardeou o "medo de que ele se elegesse"!!!!!!!!!!!!!............. ( O Lula...)

  42. Rafael Castilho Postado em 24/Oct/2012 às 08:15

    De Regina Duarte a Silas Malafaia. O Terrorismo Político de Serra Vive seus Ultimoa Dias... Lei no meu blog http://blogdorafaelcastilho.blogspot.com.br/2012/10/de-regina-duarte-silas-malafaia-o.html

  43. Suttane Postado em 24/Oct/2012 às 10:29

    "A namoradinha do Brasil".Então é isso? Uma mulher com uma voz tão doce e de feição igual,lutar contra um povo que mora numa terra,que não só por direito é deles,mas também por toda a historia do Brasil.Pessoas estão morrendo.Poque por mais que ela e muitos tenham esquecido,índios são pessoas iguais a ela e a qualquer um desses mercenários que estão na televisão e que se fingem de santos,lutando por causas sociais.Luta ilusória essa!QUE VERGONHA!!!

  44. hanna silva Postado em 24/Oct/2012 às 10:30

    No Brasil, o qual somos pacificos, há terra suficiente para todos. A usura faz mal a quem pratica, pois sabemos que daqui desta terra não levamos nada. Porisso ,se não podemos ajudar, não atrapalhe nem tire o que os outros tem. Os indios vivem de seu próprio suor, teêm suas famílias. Deveríamos respeitar isso, pois as terras eles conquistaram.

  45. CRISTIANE Postado em 24/Oct/2012 às 14:36

    MULHERZINHA RÍDICULA, APOIANDO ESSES FAZENDEIROS INFELIZES QUE EXPLORAM E MALTRATAM OS ANIMAIS, ESTOU COM NOJO DESSA MULHER!!!!!!

  46. Erick Correia Postado em 24/Oct/2012 às 18:00

    Essa flhota da ditadura militar nunca me enganou. "Namoradinha do Brasil" fabricada para desviar a atenção do povo da política para histórias banais e melodramas. É uma cretina !!!

  47. gabriela aielllo Postado em 24/Oct/2012 às 18:01

    Meu deus, leio cada merda aqui. Quem foi que disse que os Indios querem se integrar em nossa sociedade "civilizada". "COLONIZAMOS" as terras, introduzimos uma cultura,ou varias sem que eles estivessem de total acordo,se é que me entendem. Acho que nao deveriam generalizar,achando que todo "progresso" e desejo dos individuos seria a sociedade civilizada e urbana em que vivemos. Deve-se respeitar a cultura deles,e as demais que existem no Brasil (ou alguém obriga o outro a agir e ter os mesmos costumes de determinadas religiões e culturas existentes no Brasil hoje,como obrigatório ) Se eles querem o direito das terras que eles ocupavam no passado para viver de caça e pesca..(vagabundagem) seja oque for é um direito deles sim. Me lembro bem dos direitos de posse de terras implantado entre Espanhóis e Portugueses “Uti Possidets” (terra ocupada, terra possuída) de que..quem teria o direito dela,seria oque chegasse primeiro..bom seguindo a logica europeia..os Índios estavam aqui já..então que se respeite esse direito,terras para ambos, pois seria impossível devolver tudo, teríamos que expulsar todos que não são índios das terras brasileiras, então que façam algo justo para ambos lados, e cada grupo étnico que viva da sua maneira,sem um querer impor um modo de vida "correto" ao outro. Isso é realmente ignorancia e aculturamento forçado. E sobre a "vagabundagem" indigena...realmente é o argumento mais falido que já vi e ultrapassado,cheio de preconceitos e afirmações infundadas, baseados em um individuo ou um grupo especifico que voce por ventura conhece/conheceu, que não consegue responder a questão em todos seus sentidos e problemáticas. Generalização é um erro tão infantil.

  48. gabriela aielllo Postado em 24/Oct/2012 às 18:15

    é muito mais complexo que dizer: Eles se vestem como nós,tem carros etc... obvio que existem os que querem se beneficiar as custas da lei,mas nao generalizem.. Eles tem direitos sim, mas tudo tem limites,deve ser fiscalizado etc..mas isso não apaga e nem descarta que proprietarios de terras tambem nao seguem a lei.. e roubam oque não pertence a eles na força, como eu falei deve se fazer justiça para ambos lados...uma politica que fiscaliza etc... e sobre eles adotarem parte da nossa cultura e tal..não falem asneiras existe o aculturamento forçado e lento, queriam oque? 500 anos faz que inconscientemente forçamos nossa cultura aos indios que restaram,muitos sairam forçadamente da area rural..iriam sair pelados pelas ruas de brasilia? seriam presos por "atentado ao pudor" como se os brancos tivessem muito... Não sou hipocrita por defender algo que acredito ser justo, nao vou morar em cabanas..esse argumento de que.."então vc daria suas coisas e viveria no mato" é ridiculo, nao ajuda, complementa e nem explica nada. Impossivel eles não pegarem parte de nossa cultura "superior" kkkk, por mais que resistissem, quem domina a economia,as terras e tudo que tem aqui? Deve haver ainda os que sonham com a volta de sua cultura, mas o capitalismo está tão impreguinado na mente da nossa sociedade que é impossivel e ridiculo achar que eles não querem ter TV,CARRO ETC... Sem as terras o modo de vida que eles tinham, morrem..se não se adaptarem a cidade, se para lá forem..morrem.. Serio vai se ferrar quem ainda tentar culpar os índios simplesmente por terem tido sua cultura massacrada desde que europeus pisaram aqui, hoje os que querendo ou não "se vestem como nós" são condenados por isso? O problema de porpriedade no Brasil não se restringe aos indigenas,eles ficaram sem boa parte delas..mas tem outros afetados, até pq 47 por cento mais ou menos das propriedades das terras do brasil, está nas mãos de 1% da população...estranho não?

  49. gabriela aielllo Postado em 24/Oct/2012 às 18:22

    Ainda bem que A Dilma vetou o codigo que queria destruir ainda mais as reservas naturais do brasil, quem voces acham que levantou esse projeto,essa hipotese ridiculca? senadores,deputados os FDP que são donos a mais de 500 anos das terras do brasil..A Reforma agrária sempre foi um calo no pé da nossa sociedade, e ninguem move uma palha e ainda tem coragem de defender esses latifundiários e votar neles.

  50. gabriela aielllo Postado em 24/Oct/2012 às 18:25

    Bom terras que por lei, são deles.. ok isso em grande parte é herança de familia..ok ok..e o fato de que eles avançam e pegam mais terras nos limites das que são deles? e tiram a bala e matam os indios? vão na justiça se realmente são deles oras, ou será que tem medo, pq tambem estão fora da lei? falam tanta coisa mas nem buscam a verdade

  51. Déborah Postado em 24/Oct/2012 às 20:07

    O posicionamento da Regina Duarte representa os interesses de uma classe que, historicamente, dispõe de todo aparato estatal para levar a cabo os seus interesses. Não estamos falando do pequeno agricultor do campo que também encontra inúmeras dificuldades para produzir e no geral é formado por famílias que trabalham na plantação colocando a mão na terra e que são cada vez mais arrochados pelos bancos. Estamos falando de uma elite agrária.Tenhamos cautela com o julgamento que fazemos sobre os índios, eles estão inseridos num outro contexto cultural, numa outra perspectiva de trabalho e de relações sociais. Índios não produzem excedentes e não trabalham na perspectiva da sociedade capitalista. Isto não significa que eles não trabalhem. Muito pelo contrário, eles trabalham mas sobre outra ótica. Essas terras, além de possibilitarem a existência digna dos índios, possuem um valor simbólico muito grande. Na terra de ninguém, onde o Estado se faz ausente ou até mesmo presente na defesa dos coronéis e latifundiários( que fazem parte dos Estado, ocupando diversas vezes cargos políticos), vigora a lei do "mais forte". A população indígena está submetida as próprias "leis" criadas pelos fazendeiros, jagunços e pistoleiros . Criando uma verdadeira situação de trincheiras "uma guerra de um lado só, dos fazendeiros armados".

  52. Antonio Jr Postado em 24/Oct/2012 às 22:57

    Porra... ìndio é índio!!! Vcs querem que eles saiam das florestas, prestem concurso público, usem terno e gravata, morem em Cohab's??? E essa conversa de devolver as nossas casas à eles só pode sair de cabeças desprovidas de cérebro!!! Eles só querem ter onde continuar com a vida e a cultura deles!!! Estão sendo caçados e mortos como baratas!!! Por favor, liguem o cérebro antes de saírem vomitando asneiras... Esses pecuristas estão transformando o pouco que sobrou de florestas no Brasil em pasto!!! Vcs que defendem eles hoje, vão reclamar pra quem quando eles quiserem transformar AS SUAS CASAS em pasto??? Bom senso nunca é demais!

  53. Icaro Almeida Postado em 25/Oct/2012 às 10:04

    O comentário da Gabriela Aielllo ( desculpe-me qqr interpretação errônea de seus comentários) reflete exatamente aquilo que está não está se fazendo com outros comentários com uma questão que une, no mínimo, política, cultura e interesses econômicos, aqui. Imagino que você Gabriela, entendeu sucinta e contundentemente a questão, e o erro que decorre de certos comentário aqui postados, alguns que, me perdoem, até crianças "analisariam" melhor a questão. Há, realmente, uma grande e incompreensível confusão de escalas e conceitos étnicos. Generalizar dizendo integração com a sociedade brasileira (uma piada isso) é transformá-los em alienígenas. Querer que eles, com tradições e descendências até milenares, tenham obrigatoriamente os mesmos desejos e intenções de uma sociedade individual, burguesa e repressora de diferenças é querer passar um elefante na cabeça de uma agulha. É piada de dar dó. E também, não adianta dizer "ah, então deixemos todas as terras para eles..." aí é a pior, é como reduzir em um salto tremendo do descobrimento do Brasil para o ano de 2012, abstraindo a história do Brasil e seu processo na constituição da sociedade e cidadania brasileira.

  54. FERNANDA ARAÚJO Postado em 25/Oct/2012 às 10:35

    É LAMENTAVÉL QUE O POVO BRASILHEIRO SE DETENHA EM COISA FUTEIS COMO O NOME DO TATU BOLA! ENQUANTO ESTAM MATANDO A NOSSA HISTÓRIA! AGORA ME PERGUNTO QUANDO NOSSOS NETOS BISNETOS ESTUDAREM OS ÍNDIOS SERÁ IGUAL A DOS DINOSSAUROS! E HOUVE UMA GRANDE EXPLOSÃO DOS MERCENÁRIOS A QUAL SE INTINGUIU COM TODOS OS ÍNDIOS, E SUA OSSADA HOJE VALE MAIS QUE O DIAMENTE! ESSA É A HISTÓRIA QUE VOCÊ QUER Q OS SEUS SAIBAM? VAMOS MUDAR O CURSO !

  55. Gabriela Postado em 25/Oct/2012 às 11:39

    Em resposta ao comentário das pessoas que acham que os índios deveriam ler e escrever...vcs acham que eles não o fazem? vcs leram a carta? eles escrevem muito melhor que muita "gente civilizada! Viram algum vídeo? eles se expressam muito melhor que muita gente branca! A vida que eles querem viver provém da cultura deles, e homem NENHUM tem o direito de tirar isso!

  56. Lourdes Amorim Postado em 25/Oct/2012 às 13:07

    As comunidades indígenas e quilombolas estão sendo alvo da ganância dos pecuaristas. Na minha cidade tem uma comunidade quilombola que já foi objeto de estudos antropológicos e recebeu há anos o certificado de Comunidade Quilombola, pela Fundação Palmares (órgão federal que trata desse assunto), por estarem na terra a mais de 200 anos. No entanto um latifundiário, muitos anos atrás, colocou os seus jagunços para expulsarem os negros a tiros. Os que ficaram foram subjugados e submetidos a trabalhos escravos. Alguns morreram de "banzo", a doença que dava nos escravos que na verdade é uma profunda depressão. O fato é que depois de uma longa e árdua luta, eles conseguiram um quinhão da terra que era deles de volta e agora a família desse mesmo latifundiário quer tomar o que lhes restou. Conheço a fundo a comunidade: fui lá várias vezes e fiquei impressionada com a produtividade e consciência ambiental dos negros que nela habitam: na última vez que estive lá, vi várias lavouras de milho, mandioca e feijão, além de algumas reses muito bem cuidadas, criadas unicamente para o sustento deles. Fiquei mais impressionada ainda com a grande reserva florestal que eles preservam com orgulho e carinho. Isso pode ser utópico, mas é real: eu mesma vi. Não quero dizer que todas as comunidades indígenas e quilombolas sejam assim, mas há que se ter cuidado em julgar esses povos antes de conhecê-los. De qualquer forma, espero que a justiça seja feita e que eles permaneçam nas suas terras. Obviamente, como cidadãos que têm direitos e deveres.

  57. danielle fuchs da silva gonçalves Postado em 25/Oct/2012 às 23:21

    O homem branco é muito egoísta, não respeitam as diferenças nem a cultura alheia. Foi assim que fizeram com os negros; roubaram, escravizaram e ainda taxaram os negros de uma raça burra. Não deve ser muito fácil sair da sua terra, do seu território e vir para uma realidade totalmente diferente da sua e ser tratado com tanta injustiça. Como o que está acontecendo agora... E esses ignorantes ainda se acham intelectuais.

  58. Isaac Postado em 26/Oct/2012 às 02:07

    Lendo os demais comentários e analisando o meu próprio, escrito semanas atrás, devo considerar que meus comentários anteriores devem realmente ser descreditados como o foram, pois realmente não foi expressado o que pretendia, ficaram nada explícitos, ou seja, soaram infantis ou pior (conforme foi comentado pelo Icaro). Fui, sem querer, parcial e contrário ao que pretendia diante dum tema em que se exige toda energia em favor dos índios. No meu íntimo prezo a preservação da cultura indígena, pois ela tem seu valor, e se o governo brasileiro preservar a cultura indígena, isso, sim, é progresso, modernidade e eficiência, isso seria bonito mostrar para o mundo e para outros países que acabaram totalmente com as culturas das terras dominadas. Mas não só por isso, mas também por respeito. Por dívida. No comentário anterior, acabei usando um exemplo que nao vem ao caso na reportagem e que não agrega a discussão. E acho que há ótimos comentários muito mais relevante, explícitos, didáticos e que fazem abrir os olhos aos que pensam contrário. Faço essa reconsideração em favor da seriedade do tema. E quanto a integração que disse, e que foi criticada (com razão) principalmente pela gabriela aielllo, é específica pra região que descrevi, pois isso acontece aqui às avessas. Integrar não seria eles trabalharem nas fábricas, etc, mas sim se aproveitar de benefícios modernos, resgatar a cultura com educação, pois aqui está totalmente perdida, receber apoio financeiro, enfim. E aqui onde eles moram é quase impossível eles viverem realmente como os seus antepassados ou isolados, pois a região está quase toda urbanizada, resta pouca área inabitada e o meio ambiente está destruído pela mineração, nem pra agricultura serve a terra. Portanto penso que meu comentário anterior está fora de contexto.

  59. Cristina Reis Postado em 26/Oct/2012 às 07:05

    Infelizmente a Dª Regina Duarte ainda deve pensar que está no tempo do Senhorzinho Malta!!! Julgava-a mais inteligente e um ser humano civilizado!! Vergonhosa!!

  60. JOÃO PEDRO Postado em 26/Oct/2012 às 13:59

    eu acho que ela está certisima vcs nunca estiveram em contato com indios pra falar alguma coisa vcs so sabem ler livros e falar do passado mais não vem a realidade todos nos somos seres humanos eles não são melhores do que ninguem por serem indios se ainda foçem como indios tudo bem mais o passado já se foi eles hoje tem mordomia uzam roupas e tudo mais não fazem nada da vida tanto eu como a saldosa regina duarte sabemos muito bem quem são os indios de hoje que não são esses santinhos que o povo que so´assiste reportagem na tv pensa. PRONTO FALEI É QUEM QUISER COMENTAR PELOMENOS ANTES PROCURE SE ENFORMAR!

  61. Maria Jose Postado em 27/Oct/2012 às 17:49

    Sou fã da Regina e fiquei triste por ela ta do lado de pessoas que não se preocupam com nosso país, é so ganância e poder, ÍNDIOS, NATUREZA, e o futuro do MUNDO NÃO INTERESSAM, o futuro para nossas crianças é totalmente incerto,QUE PENA!!!!!!

  62. Fernando Postado em 28/Oct/2012 às 01:43

    Nunca gostei dela como pessoa e nem como atriz. Um nojo de pessoa e extremamente falsa, igual a filha, um sebo.

  63. s,v,c Postado em 28/Oct/2012 às 12:57

    alem disso se alguem nao saber esse ronaldo caiado e outro deputado e sendaores da elite esta com projeto no senador para acaba co 13terceiro e vario beneficio do trabalhador rural e da cidade como aposentadoria do trabalhador que viveu a vida na roça e na empresa agora vc ver a regina duarte grande fazendeiro como nao contenta com pouco qurem mais vc ver a heber carmago deixou uma fazenda em iguatemir que e uma brinco de fazenda pouca no brasil igual aquela td q vc imaginar tem latifundiario como ms tem muito fazendeiro que viver na terra dos indios a vario ano e nao querem entrega mais ser ou governo fizer um censo fai ver que muita terra na maos de pouco fazendeiro eestao porque nao dividir pouco parea cada umde nois brasileiro como multirnacional aqui tbm peço que vc analisa deputado federal que estao tramando contra trabalhador que sao 339 dele que vai muda leis do trabalhador precisamos esta atento com ele um dos senadora e de sao paulo seu noem e aluisio numes da bancada ruralista e ronaldo caido e mais 338 deputados federal povo vamso se organirsa para proxima eleiçao e ver em quem vota encolha deputado da classe trabalhadora de sua profiçao para representa no congresso nacional

  64. Elisete Oliveira Mendoça Postado em 28/Oct/2012 às 21:57

    Quando dona Regina morre já mais levara com sigo as suas terras,da terra só oculpara sete palmos.Não se leva nada,do pó veio e para o pó retornara

  65. Hilário Postado em 30/Oct/2012 às 01:03

    Atentos ao que diz acima o svc, e Elisete o que pessoas assim fazem é tirar a oportunidades das outras pessoas terem uma vida como tem direito.

  66. KAKA Postado em 31/Oct/2012 às 00:39

    Lula assinou decreto dando as terras para os indios,mas o STF(Gilmar Mendes para benefeciar seus capangas no MS) suspendeu o decreto do Lula.

  67. joelma silva sales Postado em 01/Nov/2012 às 10:00

    Olha é fácil falar, mais na minha opinião ela só está defendendo seu direitos. Ela como qualquer mortal trabalhou a vida todo para ter suas coisas, ela não ganhou de graça. Acho que o gonverno deveria mudar um pouco a constituição. Ñós trabalhamos e pagamos nossos impostos, porquer que os indios tem esse diferencial. não sou contra os indios , mais acho que deveriam ter os mesmos direitos que nós. O povo é cheio de critica l, mais eu queria ver se o gonverno fosse até sua casa e falasse( olha você tem um terreno 10*30 e você vai ter que dividir ele, você vai ficar com 5 por 30, você vai gostar?)...

  68. Jussimar Postado em 01/Nov/2012 às 14:08

    É bem fácil falar de longe, quando vc conhece a luta dos povos indígenas, sabes muito bem que nenhum indígena nunca ganho nada de graça, tudo é conquistado com muita luta, as terras são deles a milhares de anos e os brancos só fazem mata, rouba e destruir tudo o que eles conquistaram de direito na constituição, que por sinal ñ é respeitado pelos governantes. Essa mulherzinha, é apenas mais uma esperta que tenta lucra em território sagrado dos verdadeiros donos, os povos indígenas. A lei brasileira, que regulariza a demarcação do território indígena é muito boa, mas ñ é aplicada como deveria.

  69. airumã Postado em 03/Nov/2012 às 02:34

    Ola a todos! Bem , assim como outros citaram em alguns comentários que índio e bêbado e vagabundo , mais por outro lado vi mais comentários a favor que contra , "obrigada", então eu vou tentar aqui expor meu ponto de vista em relação aos povos indígena, a floresta e grande esses povos sofreram litros ,quando os europeus e outros chegaram e os iludiram com presentinhos e coisas do gênero. Tenho ouvido e visto muitos matarem índios, e depois argumentarem o que fizeram, tipo jogar o indinho e dar tiro nele como se ele fosse gatos ou bichos sei lá, Bom quando ouvi chorei, mais o que me conforta saber e que essa pessoa pagou um auto preço por isso, E Não se engane, cedo ou tarde essas pessoas vão pagar o preço. Seja regina , seja que raio for Tupã e mesmo para todos . Quanto a questão de serem preguiçosos e bêbados , cada um vive conforme dá, se eles vivem na floresta e lutam por ela , eles iriam construir predios na floresta? pescar encima da selva de pedra? eles trabalham sim, se usam drogas ou traficam drogas aprenderam com os brancos, que vou te contar só faz caquinha. Muitos indígenas negam a sua identidade por medo e preconceito , portanto não sou a favor tome conta de todo território, mas que recebam um espaço para plantarem e para viver . Eu sou índia trabalho e estou cursando uma faculdade e em momento algum quero cota por ser pobre , negra ou india , e não quero nada que soe a mim como favor. Mais se existe algo nessa vida que eu defendo são os meus povos.. seja do sul , seja do norte já sofremos e continuamos as vezes sofrendo descriminação, não somos bichos , compartilhamos do mesmo direitos dos brancos. e se souberem nos respeitar com toda certeza terão nosso respeito. Talvez o meu comentario não tenha sido importante, mais quero dos amigos que não generalize

    • valentim Postado em 08/Nov/2013 às 23:51

      Oi airamā concordo com vc " conheço toda a história indigena !!!! Na verdade eles eram humanos bons . Com muitas qualidades !!! Mas os monstros foram os colonizadores que os destruiram por ganancia e covardia !!!! Assacinavam mulheres crianças na covardia !!! Quem foram os brutos os monstros ??? Agora quem fala que também somos culpados por isso !! É tão monstro quanto aqueles !!! Nos culpar pra defender monstros ??? Eu não o sou não. Estive entre os covardes !!! Prefiro o mundo deles ao nosso ! Airumā gostaria de ter sua amizade ! Se ver meu comentario deixe uma resposta ! Indios recebiam os lobos brancos com abraços presentes carinhos " não sabendo que eles eram desprovidos de sentimento !!! E eram somente covardes !!! Hoje temos uma imensidão desmatada e parada !que. Pertence a poucos ! Enquanto muitos ñ tem onde morar nem brancos nem indios !!! Muitos comentários mostram que muitos tem o sangue daqueles monstros sem celebro !!!

  70. carlos barbosa Postado em 03/Nov/2012 às 23:03

    Ela ta defendendo os direitos dela...quem daqui é do MS?quem aqui vive em aldeia?quem aqui veio pro MS nos anos 80? tem familias que estãona região a mais de 100 anos, e vem falar agora que eles tem direito? pra mim é oportunismo,entre outras coisas mais i! tem muitos desses defensores que não sabem o que é colocar feijão na mesa da familia!

  71. Isaac Postado em 04/Nov/2012 às 05:42

    Não devemos aqui revermos direitos de propriedade, porque daqui a pouco teremos de rever fronteiras e guerras do mundo inteiro, de séculos e décadas atrás. Aqui tem de se entender o direito de um povo que tenta manter a sua cultura (tirada pela colonização indiscriminada), e isso é direito. Teoricamente éramos pra sermos mais consciente, hoje, com a evolução da sociedade e do pensamento, mas conituna-se o egocentrismo e a busca desenfreada pelo dinheiro e poder. Há invasão e dominação de terras, por parte de quem pode, e isso existe mesmo: Fazendeiros poderosos invadem terras não só de índios, mas de todos que veem pela frente, todos ouvimos falar de expulsão de famílias pobres que tiveram a terra durante anos e de repente se veem em meio a um grande latifúndio, então são expulsos por capangas armados.

  72. Luiz [email protected] Postado em 05/Nov/2012 às 16:38

    Tenho nojo de pessoas como ela, nós somos os invasores aqui; a terra é deles. Amava essa atriz, bem que um amigo meu que a conheceu disse que ela era um nojo.

  73. Bira Postado em 06/Nov/2012 às 23:48

    Ainda há muita gente que confunde o artista (em ação) com a pessoa do artista. Cuidado com a idolatria. Admirar o trabalho de alguém não deve confundir-se com a admiração que se deve ao ser humano. Por isso Regina, volte para a sua telinha, pois você não tem cultura suficiente para discutir e opinar sobre problemas de tal envergadura.

  74. Sheila Postado em 09/Nov/2012 às 10:22

    Vergonha na cara era bom, né, D. Regina!

  75. janaina Postado em 10/Nov/2012 às 15:12

    as terras são indígenas então pertencem aos índios, será que é tão difícil perceber isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  76. mara Postado em 11/Nov/2012 às 10:50

    Não vejo os indios como donos do Brasil, acho que algum pedaço de terra deve pertencer a eles, mas QUEM ME ALIMENTA É O PRODUTOR RURAL portanto devo a ele toda a minha ADMIRAÇÃO E RESPEITO pois gostaria de ver cidadão da cidade ficando nas fazendas plantando e colhendo pra ver que vida é do agricultor. Indio não produz como agricultor e nos precisamos de alimentos, vcs vão ver o tanto que vai subir os alimentos daqui pra frente, é indio, clima, código florestal, penso que o agricultor e pecuarista deveriam produzir menos para TODOS começarem a dar valor nesta CLASSE SOFRIDA E TRABALHADORA.

  77. Luciano Postado em 11/Nov/2012 às 13:52

    Parabéns ao comentário Mara e Rodrigo L.uz. Pertenço a uma cooperativa que tem mais de 10000 associados no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Aqui produzimos frangos, suínos, soja, milho, trigo, mandioca e leite para o Brasil e exportamos para mais de 50 países. Trabalhamos duro e milhares de famílias dependem direto ou indiretamente do agronegócio. Pena que boa parte dos consumidores dos nossos produtos acha que" leite vem da caixinha e carne dá em árvores".

  78. Mauricio Postado em 12/Nov/2012 às 13:24

    Essas pessoas hipocritas tao preocupadas com os indios, deveriam adota-los e assiim acabar com o sofrimento deles.

  79. marianne Postado em 14/Nov/2012 às 10:29

    tem que INTEGRAR esses indios. os comunas socialistas não querem isso porque o negócio deles é criar conflitos sonhando com uma das suas sangrentas revoluções. como o proletariado não quer saber da revolução eles vem fazer pasto aqui na américa latrina onde tem muitos idiotas úteis.

  80. marianne Postado em 14/Nov/2012 às 10:36

    os índios viviam no brasil MATANDO uns aos outros. as tribos mais massac5radas se uniram aos portugueses.a GUERRA prá eles é um esporte. matam crianças, são infanticidas como todos os povos primitivos caçadores coletores. DESTROEM a natureza sim, mas como controlam a população matando crianças e não tem ferramentas a sua destruição não causa impacto. dê uma motossera prum índio e ele vai derrubar a floresta. tem uma tendência ao alcolismo mas não conseguiam produzir muito. diante da seção de bebidas de um supermercado abarrotada de 51 ficam loucos! só mesmo os comuno-socialistas prá ficarem defendendo esse retorno ao paganismo, primitivismo. os comunas socialistas nazistas utópicos são os reacionários dos reacionários pois querem que o homem volte à idade da pedra para que eles possam reconstruir o mundo segundo sua engenharia social assassina! querem dividir prá conquistar. tem que INTEGRAR os índios e não fomentar o separatismo.

  81. Milton Postado em 15/Nov/2012 às 23:57

    Eu acho que a atriz Regina Duarte tem todo direito de ser, pensar, agir a favor de A ou B, nós que deveriamos pensar em nós mesmo e deixar de ser-mos Juizes, e achar que podemos julgar e condenar os outro.

  82. José Evaristo Postado em 03/Dec/2012 às 13:46

    Bom o índio vive seus costumes, são primitivos e se derem uma serra irão serrar. Não com a ganância dos fazendeiros, dos grileiros, dos madeireiros. Agora que esta atriz é uma tremenda fascista sem caráter, isso eu não tenho dúvida, nunca me enganou, como atriz é um verdadeiro desastre não convence pode enganar alguns desavisados . Quanto a usina de Belo Monte, penso que é um mal necessário, sua destruição não é maior do que o que os agropecuaristas e seus seguidores como como a própria atriz e Kátia que são capazes das piores atrocidades como expulsar os índios da floresta e deixarem que crianças morram queimadas em nome do lucro e de suas vaidades pessoais. O governo tem culpa quando se omite diante de fatos lamentáveis como estes sem que puna estes criminosos. Tal elemento que se intitula como atriz, e que infelizmente é formadora de opinião, deveria ser punida com a cadeia, se tivesse justiça.

  83. Maria Postado em 06/Dec/2012 às 13:25

    Mário Luís, Para compartilhar essa página no facebook, é só copiar e colar o link no campo onde se digita o status e a página aparece. Vamos ajudar a compartilhar essa notícia

  84. Poty (indigena Mbya) Postado em 10/Dec/2012 às 19:24

    falar mal de nos indígenas todos querem agora ir cuidar de suas vida nimguém quer ne?? Marianne nos indígenas não matamos uns aos outros, não matamos crianças, nos não destruimos a natureza e sim cuidamos para que vcs brancos nao acabam com ela construindo predios, lojas e etc. pra vc falar de nos, busque nos conhecer melhor, se vcs que falam mal de nos vivessem pelo menos o q nos vivemos vcs iriam tirar outras conclusões...

  85. VERONICA Postado em 13/Dec/2012 às 23:23

    SEI QUE HISTORICAMENTE DEVEMOS ALGO A ESSES POVOS, QUE ASSIM COMO O AFRODESCENDENTE TAMBÉM É EXCLUÍDO SOCIALMENTE, E PRIVADO NO ACESSO AOS BENS PRODUZIDOS, PORÉM A QUESTÃO QUE NOS TOMA NÃO É A INTEGRAÇÃO INDÍGENA A UM MEIO MAIS DESENVOLVIDO, NEM TÃO POUCO DISCORRER SOBRE SE ELES GOSTAM OU NÃO DE TRABALHAR, SEI QUE DEVEMOS SIM, O QUE ERA DELES DE DIREITO, AS TERRAS, OS NOSSOS COLONIZADORES, JÁ NOS TIRARAM O PRAZER DE CONHECER ÁRVORES COMO PAU BRASIL, ANIMAIS QUE FORAM EXTINTOS, ISSO TUDO NÃO FOI OS INDÍGENAS, A MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO BRASIL VEM DESDE ESSES TEMPOS. ESTES FAZENDEIROS, SEGUNDO A PRÓPRIA REPORTAGEM NOS CONTA QUE HERDARAM, ADQUIRIRAM ESSAS TERRAS DE FORMA OBSCURA, HAJA VISTO QUE QUEM TINHA O PODER ERAM OS PRÓPRIOS. TEMOS QUE ENTRAR EM UM CONSENSO, ACHAR UM EQUILÍBRIO, SEI QUE NÃO SERÁ FACIL AGRADAR A TODOS, MAS TEM QUE TER UMA FORMA, E ERA DE SE ESPERAR ESSA SITUAÇÃO DE ALGUÉM SEJA ELA QUEM FOR ATRIZ OU NÃO, ELA ESTÁ TENTANDO DEFENDER OS BENS DELA, MAS NÃO CONCORDO.

  86. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 30/Dec/2012 às 23:38

    Ela nunca me enganou. Uma atriz que NÃO consegue estabelecer DISTINÇÃO entre as personagens que faz, está sem máscara e a mostra. Fez muita novela? Fez, assim como a Vera Fischer, outra do estilo MIM-MÚMIA. Regina, vá alimentar os pombos da Basilique du Sacré-Cœur, você não sabe nada de Brasil bebê.

  87. Ricardo Postado em 08/Jan/2013 às 19:00

    Realmente é muita basteira escrita no mesmo lugar. Um terço do PIB do Brasil vem do campo, graças ao trabalho arduo de geraçõoes de produtores rurais e de décadas de pesquisa. E hoje estes mesmos heróis da economia e da nossa mesa são tratados como bandidos por parte da própria população. Do jeito que est[á o Brasil, em pouco tempo todos que não tem sangueindígena deverão deixar o país, mudando-se sabe-se lá para onde, pois grosso modo no passado tudo era área indigena. Isto só não ocorreu ainda porque os grandes centros, onde está a grande maioria da população, está no litoral, onde no passado os indignens foram expulsos ou mortos rapidamente, não restando população aborrigene significativa que justifiquem pleitos como estes que vemos hoje. Finalizo dizendo que nao adianta fazer abaixo assinados contra o desmatamento se as proprias pessoas continuam a comprar madeira:camas, guarda roupas, jaenlas, etc. Da mesma maneira, antes de criticar os produtores rurais, convem lembrar que o arroz, feijão, macarrão, bife, café, açucar, etc, vêm do campo, ou seja, às custas de produção em áreas anteriormente ocupadas por indios e por árvores, ouseja, às custas de desmatamento. Da mesma maneira, criticam Belo MOnte , mas nao deixam de ligar o ar condicionado ou ligar o computador para entrar no facebook. Deixem de ser HIPOCRITAS!!!

  88. Jessé Bicodepena Postado em 26/Jan/2013 às 16:48

    Uma vergonha!!! Regina Duarte a namoradinha do Brasil deveria se respeitar e usar a sua influência com mais dignidade e respeito ao próximo e não defender seu patrimônio. Quando fica doente de câncer ou coisa pior fica se lamentando da vida

  89. Adalberto F. de Sousa Postado em 27/May/2013 às 20:54

    O povo é muito iludido com artista. Não é só a "Reginha" que tem interesses na área, lembrem, Ratinho (demagogo), Hebe (que Deus a tenha) e outros que ainda não sabemos.

  90. Goku Postado em 13/Jun/2013 às 15:15

    Brasileiros hipócritas. Falar essas coisas para quem nunca viu um índio é fácil, faça uma visita na aldeia deles, pega esse salário mínimo para ver como é a realidade de perto, para de falar mau de quem trabalha aqui e saia de suas casas confortáveis. Quando verem as coisas com seus próprios olhos, quando verem e ouvirem por que essa atriz escorraça os povos indígenas, postem algo inteligente. Bárbaros hipócrita e hedonistas.

  91. Fernando Fidelis Vasconcelos Postado em 13/Jun/2013 às 20:58

    Continua falando besteira???

  92. eu daqui Postado em 30/Jul/2014 às 09:13

    Só assim ela pode se "estabelecer" porque talento mesmo não tem nenhum.

  93. Souza Postado em 04/Aug/2014 às 01:14

    Leitinho vem de caixa, ovo vem da bandeja, carne vem do açougue e frutas e legumes nascem na feira. Hipócritas vão pescar, comer inseto aí vcs se solidarizam com os indígenas. Esquecem que seus filhos bebem o leitinho da manhã e comem o pão com queijo e presunto por causa dos trabalhadores do campo? Regina Duarte não é personagem, e ser humana que comprou as terras dela com o dinheiro dela por meio do trabalho dela.