Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Mídia desonesta 13/Aug/2012 às 16:42
10
Comentários

Rede Globo plagia CartaCapital para salvar chefe da revista Veja

É Fantástico: o sequestro da notícia alheia. Botaram a matéria velha no Fantástico e obrigaram O Globo, cada vez mais o primo pobre das Organizações, a repercutir a história

policarpo junior

Policarpo Jr., editor-chefe da revista Veja. Foto: divulgação

Por Leandro Fortes, em CartaCapital

Desde sábado, depois que começou a circular fortemente pelas redes sociais a capa de CartaCapital sobre o consórcio Veja & Cachoeira, a TV Globo desencavou uma notícia velha, dada em primeira mão…também por CartaCapital, sobre a suspeita de um sequestro levado a cabo pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira.

O plágio tardio foi uma maneira desesperada de tentar neutralizar a única notícia que realmente ainda interessa sobre o tema, desde a cassação de Demóstenes Torres: as ligações de Policarpo Jr., diretor da Veja em Brasília, com o bicheiro, a quem pediu para grampear um deputado federal.

Leia mais

Botaram a matéria velha no Fantástico e obrigaram O Globo, cada vez mais o primo pobre das Organizações, a repercutir a história. Miserável sina, esta, do velho diário carioca, obrigado a repercutir notícia sequestrada de páginas alheias.

Na edição 698, de 18 de maio passado, CartaCapital trouxe a capa “No mundo de Cachoeira”, uma reportagem de Cynara Menezes sobre os múltiplos esquemas criminosos do bicheiro. Na matéria interna, intitulada “Senhor do submundo”, um dos pontos tratados pela repórter foi, exatamente, o sequestro que a Globo passou o fim de semana apresentando como novidade.

Leiam o texto de Cynara, escrito e publicado há três meses (leia mais clicando AQUI)

“Na quarta-feira 9, o também delegado da PF Raul Alexandre Souza, titular da Operação Vegas, havia relatado à CPI uma “ampla sorte de crimes de natureza grave” cometidos pelo grupo de Cachoeira. Segundo o federal, em determinado momento chegou a temer pela integridade física de um dos membros da quadrilha. Em abril de 2009, narrou o delegado, um funcionário “foi sequestrado e mantido em cárcere privado” pelo fato de Cachoeira desconfiar que o assecla estivesse envolvido no roubo de dinheiro apurado nas máquinas caça-níqueis. Os autores do sequestro teriam sido Jairo Martins e Idalberto Martins de Araújo, o Dada, os arapongas que aparecem nas escutas como fontes constantes do jornalista Policarpo Jr., diretor da sucursal de Brasília da revista Veja.”

Ou seja, vivem num fantástico mundo de bobos e cegos, certos, entre outras alucinações, de que as pessoas só entram na internet para rever os capítulos da novela da Carminha e as gracinhas do Globo Esporte.

Amanhã, terça-feira, dia 14 de agosto, o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) vai ao plenário da CPI do Cachoeira pedir a convocação de Policarpo Jr. e dar início à única investigação que realmente precisa ser feita na comissão, já que todo o resto já foi apurado pela Polícia Federal.

Veja sustentava o esquema criminoso de Cachoeira, e vice-versa.

O único sequestro dessa história é o sequestro da verdade, da ética e do jornalismo.

Recomendados para você

Comentários

  1. Marcos Paulo Postado em 13/Aug/2012 às 17:21

    "O plágio tardio foi uma maneira desesperada de tentar neutralizar a única notícia que realmente ainda interessa sobre o tema, desde a cassação de Demóstenes Torres: as ligações de Policarpo Jr., diretor da Veja em Brasília, com o bicheiro, a quem pediu para grampear um deputado federal." Nossa, é esse o pensamento desse blog? é realmente só isso que mais importa? Poxa!

  2. Marcos Paulo Postado em 13/Aug/2012 às 17:22

    Poderiam falar porque o PT fica blindando a convocação de Cavendish (dono da empreitera mais corrupta e com contratos que beiram 1 bilhao com o PAC)...

  3. Alana Postado em 13/Aug/2012 às 20:30

    Marcos, o texto acima é do Leandro Fortes, da Carta Capital. O Pragmatismo só postou e deu o devido crédito.

  4. Souto Postado em 13/Aug/2012 às 22:24

    Marcos a casa vai cair já já e vamos separar o joio do trigo parece que isto te incomoda

  5. Marcel Postado em 14/Aug/2012 às 00:37

    Nâo, isto não me incomoda. Pois já dissse aqui antes que a Veja e Globo são manipuladoras faz tempo, e inclusive muitas vezes em favor do governo, como nas greves que estão acontecendo agora. Ocorre que, o que me incomoda são pessoas que ainda estão no tempo em que se adora e idolatra polítcos, sendo que qualquer ser humano que raciocine um pouco, entnede que políticos devem ser constantemte cobrados, fiscalizados, investigados e tudo mais. Acho que a Carta Capital, assim como a Veja, não está isenta de influência ´política. Por tanto, aprenda uma coisa Souto, você vive no BRasil, O PAÍS DA CORRUPÇÃO, então seja DESCONFIADO, SEMPRE, SEMPRE E SEMPRE. Hoje, na mídia, política, e até nas relações mais simples da vida de um cidadão comum há constantes atitudes com segundas intenções. LEMBRE DISSO MEU ACRO, DESCONFIANÇA NO BRASIL NUNCA É DEMAIS. Inclusive, desconfio que você ainda está na época em que os servos idolatram os senhores.

  6. Marcel Postado em 14/Aug/2012 às 00:49

    Olha, agora, uns 15 mnttos após ter feito este comentário, me surgiu outra desconfiança. Também sigo o PragmatismoPolítico no Facebook, e vi uns post e me surgiu essa pulga na orelha. tanto no facebook, quanto aqui no site, não há um Blogueiro, ou Jornalista, ou algum responsável identificado, tipo algo como um nome, ou uma foto. Gostaria de saber quem é, ou se é um um blog anônimo (provavelmente, imagino eu, a razão seria o receio de ser massacrado pela mídia corporativista (inclusive com o governo) dominadora e manipuladora. Grato!

  7. Pedro Souza Postado em 14/Aug/2012 às 16:41

    Souto, o problema de gente como vc é achar que existe dois tipos de pessoas que leem notícias..aquelas que gostam do pt e aquelas que gostam do psdb. Acontece, que está surgiundo fortemente no Brasil, uma terceira corrente, inspirada no liberalismo e nos Anonymous, que é uma corrente como disse o amigo acima..que não idolatra políticos, e sim cobra. Não acredita nem na Veja nem na Careta Capital, e sim, acredita que o cidadão deve sempre cobrar político e nunca elogiar São poucas pessoas, mas ainda tem gente que pensa nesse país

  8. Moderação Postado em 14/Aug/2012 às 18:03

    Marcel, trata-se de um portal colaborativo, com alguns editores e vários colaboradores. Ou seja, o material publicado é feito de duas maneiras: por indicação via e-mail aos editores ou diretamente pelos colaboradores diretos do site. Caso haja interesse de se tornar um colaborador direto, nos envie um e-mail com dados pessoais e profissionais (apenas o básico), e, se possível, com dois artigos de sua autoria. Caso queira colaborar indiretamente, indique materiais que considera relevantes para análise e possível publicação. Abraços.

  9. Marcel Postado em 22/Aug/2012 às 11:03

    Mas essas pessoas não tem nome?

  10. Guilherme Postado em 08/Sep/2012 às 11:06

    Haa. Surreal, né. O Cachoeira é um perfeito vilão do Batman. Aqueles gângsteres, chefes do crime organizado, com múltiplos tentáculos criminosos em diversas áreas de atuação. O Brasil, assim, parece uma grande HQ, só que de verdade... Tem o bando criminoso, com diversos vilões conhecidos que volta e meia dão as caras, tem uma corporação de polícia corrompida e ineficaz com algumas excessões que se salvam por suas atuações honestas, um Judiciário moroso e inerte muitas vezes... e nós, a população, sem ninguém para salvá-la, até que... peraí, ah não, falta o Batman, não temos um Batman, é verdade, então termino a frase aqui mesmo: sem ninguém para salvá-la [ponto final]