Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Racismo não 14/Aug/2012 às 20:46
4
Comentários

Advogada denuncia racismo: 'não quero ser atendido por uma negra'

Advogada denuncia contribuinte por racismo em Campinas. Segundo a vítima, homem disse que ‘negro não serve pra nada’. Crime é inafiançável, pode haver multa e pena é de até 5 anos de prisão

ana vanessa racismo

Advogada Ana Vanessa Silva afirma que foi vítima de preconceito (Foto: Reprodução EPTV)

Uma advogada que trabalhava na prefeitura de Campinas (SP) aguarda a decisão da Justiça pelo tratamento denunciado como racismo recebido de um contribuinte. O crime de racismo é inafiançável, pode haver multa e a pena vai de um a cinco anos de prisão. Os casos de injúria racial, em que a pessoa atribui uma característica pejorativa ocorrem em situações mais frequentes por nacionalidade, cor, local de moradia e profissão, segundo a Comissão do Negro.

Ana Vanessa Silva foi vítima de preconceito e há três anos aguarda a decisão do processo judicial. “Eu não quero ser atendido por uma pessoa negra”, disse o contribuinte. O caso ocorreu ao enfrentar um constrangimento durante o atendimento. Ela disse que o homem ficou nervoso ao verificar que seria atendido por uma negra. “Negro não serve pra nada, negro só faz coisa errada”, afirma sobre o modo que o contribuinte comentou. O homem responde o processo em liberdade e se for condenado pode ficar até quatro anos preso.

Leia mais

Assumir um preconceito não é algo comum, muitas atitudes revelam um pré-julgamento e podem desvalorizar a pessoa socialmente. “Se você mora num determinado bairro ou em uma determinada região, então você já é conceituada por aquela região e baseado nisso você sofre prejuízos até quando vai procurar emprego”, afirma o presidente da comissão, Ademir José da Silva.

Os reflexos para quem sofre algum tipo de preconceito podem muitas vezes se tornar irreversíveis. “Nos momentos extremos de uma situação aguda, de constrangimento, de exposição, essas pessoas sofrem muito mesmo que podem evoluir para alguns quadros psiquiátricos”, explica o psiquiatra Eduardo Henrique Teixeira.

O Globo

Recomendados para você

Comentários

  1. Alana Postado em 14/Aug/2012 às 23:00

    Acho cômico, apesar de admirar este site. Porém, olhe de onde o texto é oriundo...rsrs

    • Moderação Postado em 14/Aug/2012 às 23:30

      Olá Alana, É preciso separar as coisas. Este site tem histórico de denúncias contra diversas formas de discriminação e fomenta discussões acerca da necessidade do asseguramento dos direitos humanos. O fato de não corroborarmos com a linha editorial política da Rede Globo não significa impedimento para reproduzirmos reportagem de afiliada da emissora que trata de uma questão racial. Coincidentemente, um dos editores deste site foi vítima de agressão racial em 2004 em situação muito semelhante, com ganho de causa indenizatória. Divergências ideológicas, históricas e editoriais, nessa questão, são indiferentes diante do propósito de denunciar um caso de racismo; ato que por si só estimula qualquer iniciativa em contrário. Foi bom você ter levantado o assunto, Alana, porque o esclarecimento era necessário. No mais, é muito bom tê-la aqui e agradecemos por nos acompanhar!

  2. Mc WU Postado em 15/Aug/2012 às 12:00

    Bom dia! Sou de Campinas, e concordo com a moderação. O fato da fonte ser a EPTV, filiada da Rede Globo, não desfaz a ocorrencia em si e muito menos só por este parâmetro deveriamos ignora-lo. A verdade não pertence a instiuições ou pessoas, ela é o que é e sempre será, assim como a injustiça não afeta somente a pessoa em si, mas a sociedade como um todo. Obrigado!

  3. Carlos Postado em 24/Aug/2012 às 20:38

    Minha nossa, que absurdo! Como alguém pode ser racista contra uma mulher tão bonita como a doutora Ana Vanessa Silva? Mesmo que não fosse! Não sou homofóbico, mas o maricas que desrespeitou essa bela mulher merece é uma boa lição para aprender a ser homem! Se eu fosse de Campinas, acho que ia viver arrumando problemas jurídicos só para me consultar com tal doutora. Eu espero que o patife que armou toda essa palhaçada seja merecidamente punido!