Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Barbárie 31/Jul/2012 às 18:57
10
Comentários

Jovem espancado por defender mendigo pede apoio no Twitter

Jovem espancado na Ilha pede apoio contra decisão que livrou agressores. No Twitter, Vítor Suarez Cunha divulga a hashtag #justicavitorsuarez para seguidores

jovem mendigos twitter

Vítor Suarez Cunha pede apoio no Twitter através da tag #justiçavitorsuarez Foto: Agência Brasil

Agredido por cinco jovens na Ilha do Governador em fevereiro, Vítor Suarez Cunha, de 21 anos, pediu o apoio de amigos e seguidores no Twitter depois que a Justiça mandou soltar os agressores da prisão. Durante a madrugada desta terça-feira, Vítor pediu que a hashtag #justicavitorsuarez fosse divulgada nas redes sociais e agradeceu a solidariedade de quem o ajudou. A mesma decisão judicial ainda livrou os cinco jovens de ir a júri popular.

Amigos e parentes dos rapazes que agrediram Vítor também usaram as redes sociais para se manifestar. Eles comemoraram a decisão que os favoreceu. Segundo reportagem do EXTRA, uma das tias dos acusados escreveu em sua página no Facebook: “Liberdade! Estou muito feliz”. No mesmo dia, ela postou: “Muito feliz” e “Vou tomar um porre de felicidade… mas essa vai ser com meu afilhado!!!” No dia seguinte, colocou duas fotos ao lado do sobrinho e outras duas pessoas, em casa.

Já uma amiga de um dos acusados comentou: “Deus é fiel e sua misericórdia dura pra sempre. Os que confiam nele, ainda que sofram por um tempo, já têm a certeza de que haverá vitória no tempo certo. Obrigada Deus, por ter protegido ele durante todo tempo, e te agradeço pela justiça feita no seu devido tempo! ACABOUUU O SOFRIMENTOOO! =))) muito ffffeeeeellliiizzz! E pra quem duvidou na inocência, LIVRE ENFIM!!!”

Leia mais

Para Vitor, a comemoração de pessoas ligadas aos agressores já era previsível:

— A postura deles é revoltante, mas somos sensíveis a isso tudo. O que não queríamos mesmo é que acabasse nessa impunidade.

Um dos acusados de participação no espancamento de Vitor mudou o nome do seu perfil no mesmo site para Rafael Guimarães, com a foto de um leão. Ele possui 48 amigos na rede social.

jovem mendigo twitter

Vitor foi espancado ao defender morador de rua.

Os cinco jovens acusados de espancar Vitor, na Praia da Bica, na Ilha do Governador, em fevereiro deste ano, conseguiram liberdade na última sexta-feira. Um deles teve a prisão preventiva revogada, e os outros quatro tiveram a segregação cautelar convertida em medidas alternativas, como a proibição de terem qualquer aproximação física com Vitor e seus parentes, e a obrigação de comparecerem, sempre no dia 30 de cada mês, ou no primeiro dia útil seguinte, em Juízo.

A decisão, do último dia 27, é do juiz Murilo Kieling, da 3ª Vara Criminal da capital. Na mesma sentença, o magistrado decidiu ainda não pronunciar os acusados pelo crime de homicídio qualificado. Com a decisão, os jovens não serão submetidos a júri popular. Em sua decisão, Kieling argumenta que não é possível atestar, de acordo com as provas produzidas no inquérito, que os jovens tinham intenção de matar Vitor com as agressões.

“A questão é que os elementos granjeados não autorizam a visualização, ainda que mediana, de uma prática de delito de homicídio”, argumenta o magistrado.

Leia também

Caberá a um novo juiz que assumirá o caso decidir por quais crimes os jovens vão responder. Antes disso, o Ministério Público e a própria defesa de Vitor ainda podem recorrer.

No dia 2 de fevereiro deste ano, Vitor foi espancado com socos e chutes ao tentar defender um mendigo que era agredido pelo grupo, e teve fratura em pelo menos 15 ossos da face.

O Globo

Recomendados para você

Comentários

  1. Dylan Ricardo Postado em 31/Jul/2012 às 20:58

    No meu entendimento, o Brasil já provou que não há justiça em seu território. Então faça a sua. Se recupere e vá atrás deles.

  2. Rita Lopes Postado em 01/Aug/2012 às 03:23

    Dylan Ricardo, esta é a idéia, mas se ele fizer isso, ai a lei aparece, neste País de M...é assim, só vai pra cadeia o honesto. E de uns tempos pra cá, não tenho entendido o que pensam estes juízes, acho que precisam urgentemente voltar paras universidades. Tem cada crime hediondo, que alegam não ter provas, gravados, com testemunhas, o que eles querem mais. Este caso chocou o Brasil e mesmo assim, impunidade mais uma vez. Só me resta desejar forças para o Vitor e lamentar a decisão deste juiz.

  3. Italo Postado em 01/Aug/2012 às 14:05

    Pais de M... Pais Podre! Brasil essa é a sua CARA! Universidades Federais todas em greve! E ainda uma impunidade dessas. Por isso comigo é assim ô. "Aqui se faz, Aqui se paga". Independentemente da forma de pagamento.

  4. JS Postado em 01/Aug/2012 às 16:52

    Agora se o cara que apanhou fosse filho de algum artísta global, será que os acusados se safariam dessa? Juiz= pagando bem, que mal tem.

  5. ALFREDO BARROSO Postado em 01/Aug/2012 às 17:46

    Pessoal, O juiz MURILO KIELING, responsável pelo julgamento dos espancadores, é acusado de agredir a mulher. Assim sendo, sua decisão no caso dos espancadores é óbvia, não é? http://extra.globo.com/casos-de-policia/delegada-da-policia-civil-acusa-juiz-de-violencia-domestica-3747122.html http://ricardo-gama.blogspot.com.br/2012/01/delegada-helen-sardenberg-que-se-diz.html

  6. REGINA CAETANO MONTEIRO Postado em 01/Aug/2012 às 19:05

    CLARO NÉ? O VICTOR FOI DEFENDER UM MENDIGO, QUEM SE IMPORTA C. ELES? ESTÃO POR TDOS OS LADOS,NSA PRINCIPAIS CAPITAIS, AI O JUIZ RESOLVEU DAR LIBERDADE, AOS "JAGUNSOS" PQ. CREIO NA MENTALIDADE DO JUIZ, OS "JAGUNSOS" DEVERIAM TER TERMINADO O SERVIÇO. JA SE O VICTOR TIVESSE DEFENDIDO UM PATRICINHO VIRAVA HERÓI............ MOVIMENTOS NAS RUAS, PARA ACABAR C. A IMPUNIDADE. SR. DEUS !!! TUDO ERRADO.

  7. Medo Postado em 02/Aug/2012 às 08:15

    rsrsr....estamos no Brasil, e tem muita coisa que envolve essa decisão... lamentavel ele é obrigado a conviver com esses marginais, é a "lei"

  8. IORDAN Postado em 14/Aug/2012 às 10:56

    O BRASIL ESTÁ COLABORANDO PARA O CRIME, ISSO É INADMISSIVEL, PORTANTO ESTAMOS ESPERANDO POR QUEM? JÁ QUE NINGUEM TOMA UMA ATITUDE SEVERA COM ESSES MARGINAIS, VAMOS NÓS, FAÇA A SUA JUSTIÇA,ESSES VAGABUNDOS DE CLASSE MÉDIA PRINCIPALMENTE.

  9. RBtos Postado em 14/Aug/2012 às 23:00

    Morreu no Rio, um juiz de futebol numa pelada, com um chute um só chute na cabeça. Todo mundo sabe que isso pode matar, aqueles bandidinhos desgraçados, covardes de M... estavam bem conscientes disso. Menos nosso querido MURILO KIELING, que parece ter entendido a pancadaria como carícia mal interpretada. Já se fosse a cabeça dele a ser chutada quando caído, aposto que pensaria diferente.... Ou será que existe algo que não vemos.... algo por debaixo dos panos.....$$$$$ ....afinal este é nosso Brasil.