Redação Pragmatismo
Compartilhar
Capitalismo 05/Jun/2012 às 16:10
35
Comentários

O dia em que o Capitalismo fez mais uma vítima fatal

Minutos antes de suicidar-se, junto com a mãe, o músico grego Antonios Perris deixou uma carta em que apela aos dirigentes do mundo que façam alguma coisa pelos pobres

Antonios capitalismo grécia

Antonios Perris e a mãe dele morreram no último dia 24 de maio no bairro de Metaxourgeio, em Atenas. A notícia e seu bilhete de morte não foram divulgados pela mídia brasileira

Meu nome era Antonios Perris, eu tinha 60 anos e era um músico grego. Durante duas décadas cuidei de minha mãe. Há três ou quatro anos ela sofre de Alzheimer e recentemente foi diagnosticada com esquizofrenia e outros problemas de saúde..

Os asilos para idosos não aceitaram uma anciã com tantos problemas. Quando explodiu a crise, eu não estava preparado para enfrentá-la. Vendi todas as propriedades que tinha mas acabei sem nada para comer. Ontem, minha mãe e eu nos atiramos do terraço do quinto andar.

Antes de fazer isso, deixei no meu blog uma última pergunta a meus amigos poetas e músicos: Alguém conhece alguma solução? Se lhes escrevo agora já não é por mim nem por minha mãe, pois nós encontramos o descanso. Se lhes escrevo agora é por milhares de pessoas em seu país que estão passando por algo parecido ao que nós, gregos, estamos passando. Há uma solução para elas. E essa solução depende de vocês.

Vocês podem e devem fazer isso. Para evitar que outros filhos e outras mães se atirem no espaço como minha mãe e eu fizemos. Já estão fazendo em seu país, mas as mortes não saem nos telejornais. Mas há vítimas. E uma outra maioria de vítimas segue viva e resistindo. Por elas e pela humanidade, senhor presidente, senhores ministros, deputados, façam alguma coisa urgentemente..

SAIBA MAIS:

Não estou pedindo com a raiva ou o rancor que sentia por vocês ontem, pois a morte me liberou também disso. Se lhes peço, por favor, por dignidade, por respeito e porque é seu dever e podem fazê-lo. Sim, vocês podem. É muito simples. Há 350.000 famílias que foram despejadas em seu país desde que a crise começou a nos atormentar. Há milhares que estão sendo despejadas todo mês pelos mesmos bancos que vocês estão salvando com o dinheiro desses pobres que foram sacrificados durante anos e pagaram seu impostos. Agora essas pessoas nem isso podem fazer. São famílias sem trabalho, com crianças, com idosos, com enfermos. Façam por um momento esse esforço de imaginação, que sempre evitam, e pensem no que estão passando essas pessoas. Imaginem o que é ficar sem casa, ter medo e dormir sobresaltado por cada ruído que podem anunciar o despejo, a vergonha de que seus filhos vejam a polícia arrastando você para fora da sua casa, a vergonha de pedir asilo na casa de um amigo ou parente, que podem estar talvez tão sufocados como você e os seus, e o que é pior, a humilhação de dormir na rua ou em um albergue…Não é preciso muito esforço para sentir-se mal só de pensar.

Pois façam com eles o mesmo que fizeram com os bancos. Obriguem os bancos a suspenderem os despejos. Obriguem os bancos a perdoar as dívidas hipotecárias e devolverem as casas que tomaram. E obriguem os bancos a alojar milhares de famílias que necessitam em casas que estão vazias à espera de negócios. Estabeleçam um aluguel razoável, estudem cada caso mas arranjem uma moradia para todos. Momentos de exceção como estes, exigem medidas de exceção como as que foram tomadas para resgatar os bancos. Resgatem as pessoas. Podem fazer isso porque o fizeram com os bancos. Foram salvos sem que lhes tenham imposto condições. Nacionalizaram a entidade que executa 80% das hipotecas, estão dispostos a dar-lhes o que necessitem e dizem que necessitam de 15 bilhões. Este banco é nosso, criem vocês suas próprias normas, salvem aos que necessitam. E façam isso logo. A vida de outros depende hoje de vocês.

Minha mãe já não era capaz de saber o que estava acontecendo. Mas vocês não têm Alzheimer, embora pareça algumas vezes que você esqueceram onde deixaram sua conciência. Em meu leito de descanso, cheguei a crer por um momento que a têm. Por isso me atrevi a escrever estas linhas que podem parecer ingênuas, porque estamos construindo um mundo em que defender a justiça parece coisa de inocentes. Deixem-me este último sonho antes de pegar no sono eterno. Estendam as mãos aos que estão a ponto de lançar-se ao espaço. Façam alguma coisa.

Nota do editor. Antonios Perris e a mãe dele morreram no último dia 24 de maio no bairro de Metaxourgeio, em Atenas. A notícia e seu bilhete de morte não foram divulgados pela mídia brasileira.

Direto da Redação

Recomendados para você

Comentários

  1. Fernando Bernardo Postado em 05/Jun/2012 às 20:38

    Triste Europa: Depois de uns 50 milhões de mortos em duas guerras mundiais, quando ela finalmente consegue se unir, em 10 anos...Fracassa !. O Euro começou em 2000 !. A Europa atual é um retrato vivo do FRACASSO dos Governos Humanos !. " Homem tem dominado homem para seu PREJUÍZO " - Eclesiastes 8:9

  2. Fabio Postado em 05/Jun/2012 às 22:59

    Capitalismo? Essas pessoas são vítimas é da social-democracia européia, que nada mais é do que um socialismo, que começa light e depois destrói toda a economia e a liberdade individual. Os pobres são pobres exatamente porque os dirigentes tomam a riqueza que cada um produz, principalmente dos pobres, e ainda por cima em nome dos pobres. Para mudar a situação, nada melhor do que o bom e velho livre mercado, receita que enriqueceu todas as nações européias até aparecer a praga da social-democracia. Nada melhor pro pobre melhorar de vida do que parar de ser roubado pelo estado.

    • Ester Postado em 26/Sep/2013 às 00:12

      Tinha a oportunidade de ficar calado, não demonstrar a burrice.. mas não, tinha que cagar...

    • Vinicius Postado em 15/Jan/2014 às 14:00

      Você não sabe nada sobre a Europa, não é?!

    • Valter Augusto Postado em 08/May/2014 às 17:39

      Fa´bio,a única coisa em que concordo contigo é que,pelo menos desta vez,a Grécia e outros países europeus-principalmente aqueles que enriqueceram expropriando colônias na África,América e Ásia-adotasse o livre-mercado e deixasse os bancos se virarem sozinhos.

  3. Pablo Postado em 06/Jun/2012 às 01:37

    Mas precisa desse título para a matéria? Como eu compartilho algo com esse título? Meus amigos "burgueses" não vão nem se dar ao trabalho de ler...

  4. Saru Postado em 06/Jun/2012 às 16:36

    Cara! Dependendo do local, como no Brasil, o livre mercado é a lei da selva. e quem defende a lei da Selva é o leão!

  5. Maria C. Postado em 06/Jun/2012 às 18:12

    Fabio, você quer maior liberdade do que a dada ao mercado financeiro responsável pela crise?

  6. Lais C Postado em 06/Jun/2012 às 22:12

    O capitalismo é a exploração! E se fosse bom,não haveria essas crises devastadoras e constantes. Enquanto houver hegemonias, haverá mortes!

  7. Ayrton Postado em 06/Jun/2012 às 23:32

    Vai ver, para vocês bom era o stalinismo, que fuzilava gays e judeus.

    • Valter Augusto Postado em 08/May/2014 às 17:43

      Rapaz,o que vc conhece de teoria política?Não sou de direita,mas não sou stalinista nem trotskista e nem mesmo,marxista.Quanto ao assassinato de gays e judeus,lembre-se da Alemanha nazista-extrema direita,portanto.

    • julia Postado em 24/Jul/2015 às 22:14

      lembre-se dos eua no Timor Leste, lembre-se de Hiroxima e Nagazaki, lembre-se das ditaduras militares na América Latina!

  8. William Postado em 08/Jun/2012 às 00:32

    A miséria sempre existiu, o capitalismo surgiu para melhorar a vida do maior número de pessoas possíveis. O comunismo surgiu para trazer a miséria novamente à essas pessoas.

    • Joao Postado em 21/Nov/2013 às 15:10

      Vei , na boa ....

    • Valter Augusto Postado em 08/May/2014 às 17:46

      Esta foi ótima!Hahaha!!O capitalismo melhorar a vida das pessoas?!Rapaz,vc devia ser um profissional do riso.

  9. Arthur Postado em 09/Jun/2012 às 16:42

    Tenho do de voces...Pessoas muito pequenas perto do homem que foi aqui descrito

  10. Alberto Postado em 10/Jun/2012 às 18:24

    "O capitalismo surgiu para melhorar a vida do maior número de pessoas possíveis" hahahahaha

  11. Kazu Postado em 11/Jun/2012 às 11:19

    A miséria sempre existiu, o capitalismo surgiu para explorar o maior número de miséraveis possiveis para melhorar a vida de alguns poucos privilegiados. O capitalismo surgiu para justificar a ganancia dos poucos em detrimento da maioria com guerras, racismos, mentiras, corrupção politica, a igreja, etc., etc.

  12. rafael palomino Postado em 13/Jun/2012 às 13:55

    Vítima do capitalismo, sim. Quem conhece o mínimo do que está se passando na Grécia, sabe muito bem que essa crise não é da social-democracia coisa nenhuma. Na Europa, os Estados salvaram os bancos da falência (falência que viria em decorrência da mais capitalista das práticas econômicas: a especulação) usando recursos do Tesouro. O déficit e o endividamento da Grécia e de outros Estados europeus são originários dessa transferência da dívida privada à dívida pública. O resultado é a destruição do estado de bem-estar social. O neoliberalismo vitimou os gregos.

  13. rafael palomino Postado em 13/Jun/2012 às 14:16

    Vale comentar, para os que ainda acham que o neoliberalismo é que vai salvar a Grécia, mesmo depois de Portugal ter adotado todas as medidas neoliberais e sua relação dívida/PIB ter crescido: as medidas de austeridade que a Grécia vem sofrendo - que são a receita neoliberal, aquela que salvaria mas, ao que parece, não tem salvado - levaram seu PIB, no primeiro trimestre deste ano, a uma redução de 6,5%, o que diminuiu a captação de recursos por parte do Estado em 25%. Só um maluco acha que, com esses números, a Grécia está pagando sua dívida. A relação entre dívida e PIB só aumenta, pois o PIB só cai; o Tesouro grego só sofre baixas com isso. E aí, o governo diz que, para conseguir pagar as dívidas, tem que cortar mais gastos...

  14. Saulo Flaneto Postado em 14/Jun/2012 às 11:27

    Leigo confesso em matéria de economia e do alto de minha ignorância em política Européia, siceramente acredito que estamos presenciando só mais um capitulo de uma grande trama internacional. Obrserve que a crise, nos últimos vinte anos, nunca deixou de existir, apenas mudou de lugar. Passamos da Maerica do Sul à Asia, depois USA e agora Europa. Como pode se ver, a crise muda de continente mas, sabe o que nunca mudou? Os banqueiros. Esses são sempre os mesmos, embora vez por outra se anuviem pela fumaça de alguma corporação. E, no fundo, o que querem é mesmo isso; que fiqemos aqui discutindo socialismo, social democracia, capitalismo, comunismo... Lembram da máxima "pão e circo". Pois é, voce sabe ... o pão que o diabo amassou e o circo dos horrores é a nova ordem.

  15. Hélio Coelho Postado em 25/Jun/2012 às 11:04

    Este é um caso de sofrimento e morte anunciada. No dia a dia, por toda parte, há muitas vítimas do CAPETALISMO, sim! Não tentem tapar o sol com a peneira, burgueses insensíveis!

  16. André Postado em 16/Jul/2012 às 22:27

    Eu não entendo por que as pessoas insistem em discutir o nome do sistema, sinceramente. Nossa realidade é doentia, massacrante, excludente, assassina, egoísta e o escambal. Isso tudo é real e há pessoas falando em "burguesia", "sistema sócio-econômico", "socialismo", "capitalismo"...

    • Valter Augusto Postado em 08/May/2014 às 17:48

      Porque esta é a realidade,meu caro!Ou vc acha que tudo isso é o "apocalipse","coisa do inimigo" etc?Ok:poderíamos mudar o nome de tudo isso,mas essas coisas ainda existiriam e fariam suas vítimas.

  17. laura cunha Postado em 02/Aug/2012 às 20:18

    capitalismo? a grecia eh socialista a mais de 60 anos

  18. M.F.S Postado em 04/Aug/2012 às 01:05

    É muita ignorância dizer que o Capitalismo veio para "ajudar"! Pelo amor de Deus, vai ler e se informar pessoal.

  19. Michael Alves Postado em 04/Aug/2012 às 13:41

    É muita ignorancia dizer que o capitalismo "veio" para começo de conversa. Segundo, nós não conhecemos outro modelo economico que funcione melhor, pois a promessa "socialista" sempre acaba em Ditadura, e como aponta Hannah Arendt, todas as revoluções até hoje sempre minaram a liberdade ao invéz de amplia-lá. O livre mercado tem varios problemas, mas eles não advém do sistema economico em si, mas do fato das pessoas serem individualistas e irresposaveis. Todas as pessoas da sociedade são responsaveis por todo mal que a propria sociedade causa, se alguem morre de fome em um lugar, todos nós que poderiamos ter lhes dado condições de vida melhores, somos em ultima instancia culpados por negligencia. A Social-Democracia tem diversos defeitos. Agora quem pensa que simplesmente Livre-Mercado é uma saida melhor, deveria rever seus conceitos de moralidade, pois se só uma vida humana for perdida, essa perda já é em si irreparavel. O minimo que a sociedade deve a cada um de seus individuos é que sejam respeitados os direitos minimos e basicos do ser humano, oque inclui direito a vida, e liberdade. A culpa não é do capitalismo, do sistema, ou de governo. A culpa é nossa, que somos irresponsaveis, e que deixamos as pessoas morrerem enquanto mantemos nosso conforto individual. Mude as pessoas e você muda o mundo, mude o governo, ou o sistema, e você vai só ter uma outra elite, explorando de forma diferente os menos afortunados. Mas é muito mais facil culpar algo externo, ou até mesmo fantasmagorico como um sistema economico, do que reconhecer que a falha está em nós mesmos. Mas é sempre assim. Oque esse senhor estava pedindo, é pelo mais basico do basico, o minimo que os direitos humanos deveriam garantir, e oque somos todos responsaveis por zelar. É mais uma vitima, de uma sociedade que se acha moralista, é falso-moralista e não entende nada sobre oque é moral.

    • julia Postado em 24/Jul/2015 às 22:12

      não conhecemos outra forma de economia, pq tanto capitalismo como socialismo são MONETARISTAS. E não conhecemos uma forma de distribuição de renda, de bens e de serviços que cheguem a todas as pessoas, principalmente às que mais precisam, exatamente porque o capitalismo permite a concentração e acumulação de renda, e as mega-empresas, bancos, holdings, trans-nacionais ou multi-nacionais ou lá o diabo de nome que tenham, NÃO TÊM interesse em um sistema que lhe tolha o progresso desenfreado. Isso vem desde o mercantilismo, sendo que hoje vive sua face mais nefasta.

  20. lazaro Postado em 10/Aug/2012 às 22:57

    o socialismo ainda vai ser a salvaçao do mundo.............

  21. william rodriguez Postado em 26/Aug/2012 às 16:08

    O Direito a posses deveria ser revisto, e como que surgiu as grandes dívidas da população? sendo que estas dívidas foram feitas por uma classe dominantes. Acho que quase ninguém sabe o que é socialismo ou capitalismo apenas se borram de medo, e formam opinião baseada no que a mídia ensina a gerações. Eu diria é o cumulo da ignorância.

  22. João Postado em 11/Sep/2012 às 17:32

    Chega a ser patetico os comentarias de alguns aqui.. Culpar o Socialismo pela crise Européia é de uma ignorância tão grande que não existe palavra para defini-la.

  23. Max Salles Postado em 21/Sep/2012 às 16:09

    Os social democratas keynesianos passa anos endividando seus países e depois que uma crise, prevista pelos liberais, estoura a culpa é do capitalismo? Que lógica há nisso? O título correto deste artigo deveria ser "O dia em que o socialismo fez mais uma vítima fatal".

  24. Leo dn Postado em 19/Dec/2012 às 16:37

    Existem sociais democracias e keynesianismos que mantém superavits fiscais, como na Alemanha, França, Holanda, Suécia, Noruega. O problema da Grécia é corrupção. o Fascismo se instaruour por lá duas vezes na Guerra Fria com apoio da CIA. Culpar a Social democracia é de uma hipocrisia enorme, pois se a social demcoracia aidna estivesse vigente lá este senhor teria sido ajudado. O país não pode manter seu superavit fiscal por conta da corrupção e da competição desleal com a Alemanha promovida pela adoção do Euro. Aliás a Alemanha só n"ao pagou suas reparações da 2ª Guerra Mundial à Grécia dentre todos os países que esta invadiu. Os EUa também deviam lhes compensar pelas perdas causadas pelas ditaduras e Guerras Civis que eles apoiaram por lá Recomendo que os Gregos desesperados se utilizem de seus passaportes europeus e mudem-se para a Alemanha para cobrar a exploração que este país fez da Grécia.

  25. Geraldo Santos Postado em 16/Apr/2013 às 23:45

    O CAPITALISMO JÁ TEM FEITO MILHÕES DE VÍTIMAS FATAIS NO MUNDO E DIARIAMENTE FAZ BILHÕES DE OUTRAS, SOMENTE PELO DISTRESSE CRÔNICO DE TER QUE SUPORTAR UMA VIDA MAL ASSOMBRADA PELO MEDO DO DESEMPREGO, PELA COMPETITIVIDADE DESTRUTIVA E PELA PSICOSSOMATIZAÇÃO DAS PRESSÕES, AMEAÇAS E MANIPULAÇÕES QUE SE TEM QUE ENGOLIR, EM NOME DE UMA MISERÁVEL E INDIGNA SOBREVIVÊNCIA. TUDO PRA ENCHER DE GRANA O RABO GANANCIOSO DAS EMPRESAS ESCRAVISTAS.

  26. Adalberto F. de Sousa Postado em 12/Jun/2013 às 16:41

    A Ângela Merdel tá pra perder os pelos do cílios (pra não dizer outra coisa feia). Se os PIG's (Portugal, Grécia e Irlanda), assim são chamados pela elite européia decidirem chutar o pau da barraca e dar um pé da na bunda do euro e recusar esse assalto, será o tiro de misericódia no "sonho dourado de um Europa única."