Redação Pragmatismo
Compartilhar
Democratização Comunicação 06/Jun/2012 às 15:26
9
Comentários

Memórias da TV Manchete estimulam reflexão sobre concessões públicas

É uma pena que, ao olhar para trás e lembrar do que foi a Manchete, o público e todos aqueles que nela trabalharam só tenham a lamentar o triste destino do que foi um grande projeto de televisão

rede manchete

No ano em que a Manchete fechou as portas, os empresários Amilcare Dalevo e Marcelo de Carvalho assumiram a concessão da emissora, levando a sede para São Paulo, deixando os funcionários da ex-Manchete no Rio a ver navios. E o que era manchete tornou-se RedeTV!

Leila Cordeiro, Direto da Redação

No dia 5 de junho de 1983, há exatamente 29 anos, estreava aquela que seria a primeira pedra no sapato da toda poderosa Rede Globo, a TV Manchete, fundada no Rio de Janeiro pelo empresário gráfico ucraniano, naturalizado brasileiro, Adolpho Bloch. A Manchete entrou no ar cheia de novidades.

Para começar, o cenário de seu principal telejornal foi o primeiro a ter como fundo imagens de monitores com os profissionais da técnica trabalhando ao vivo. Além disso, o design futurista do ambiente , incomodou o visual tradicional e monocromático dos telejornais da Globo que passou a olhar com olhos mais preocupados para a nova emissora que estava nascendo em berço de ouro.

Sua sede no Russel também foi motivo de comentários e de curiosidade. Afinal, ela ficava num ponto privilegiado do Rio. Na praia do Flamengo bem em frente a um dos principais cartões postais da cidade maravilhosa, o Pão de Açucar. Todas as empresas Bloch já funcionavam no prédio e a TV passou a ter alguns andares dedicados às suas instalações.

Leia mais

Em 1984, um ano depois de sua estréia, a Manchete teve uma importante vitória em seu objetivo de incomodar a supremacia da Globo. A emissora dos Bloch conseguiu a exclusividade da transmissão dos desfiles das escolas de samba no ano de inauguração do Sambódromo, depois que a Globo desistiu por não aceitar as regras impostas pelo governo Leonel Brizola.

E a Manchete não parou mais. Foi destaque em novelas como Pantanal e fez a diferença botando uma programação diferenciada no ar, de musicais a noticiários, programas esportivos, entrevistas, debates e até humorísticos. Tudo com acabamento esmerado e conteúdo de qualidade. Seus funcionários eram de uma dedicação memorável. Vestiam a camisa da Manchete com orgulho e garra de estarem enfrentando, e incomodando, o Golias do Jardim Botânico.

Mas o tempo passou, vieram dificulades financeiras e administrativas e a emissora dos Bloch acabou fechando suas portas no dia 5 de maio de 1999 para tristeza tanto dos telespectadores quanto de quem trabalhava lá. Muitos ficaram sem receber e foram à justiça reclamar seus direitos sem sucesso.

Em novembro do mesmo ano de 1999, os empresários Amilcare Dalevo e seu sócio Marcelo de Carvalho assumiram a concessão da emissora do Russel, levando a sede para São Paulo, deixando os funcionários da ex- Manchete no Rio a ver navios. Os novos donos alegam que nunca assumiram o compromisso de bancar o passivo trabalhista da emissora.

E o que era Manchete virou Rede TV. Depois de muitas promessas, próprias de quem está iniciando algum projeto, a Rede TV não aconteceu. A emissora investiu numa sede com tecnologia de ponta, tornando-se uma das mais modernas do país. Seu conteúdo, entretanto, só conseguia alguns pontos de audiência com uma programação de baixo nível. Ninguém é capaz de se lembrar de algum programa de qualidade na Rede TV. Pra se ter uma ideia, seu programa de maior audiência e faturamento era o Pânico. Era, porque agora o programa se transferiu para a Bandeirantes. Inventou um tal de Saturday Live, mas tudo indica que não vai decolar, segundo análise da mídia especializada.

Na busca pela audiência a qualquer preço, a Rede TV não faz por menos, apela para o baixo nível, mesmo sabendo que as experiências anteriores não deram certo. Abriu espaço para um terror de audiência, um tal de “Sexo a Três”. Pode alguma emissora séria ter um programa com esse nome?

O que vai acontecer com a Rede TV ninguém sabe. Mas é preciso que o público saiba qual o critério de concessão de canais de televisão. Tem o governo poderes para cobrar qualidade de programação das emissoras, com punição que pode ir até a cassação do canal? Pelo visto, se existe alguma cláusula nesse sentido, ela é ignorada pelas autoridades.

É uma pena que, ao olhar para trás e lembrar do que foi a Manchete, o público e todos aqueles que nela trabalharam só tenham a lamentar o triste destino do que foi um grande projeto de televisão.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Paulo Fernandes Postado em 06/Jun/2012 às 20:35

    O programa é uma merda, mas qual o problema de ser chamado "Sexo a três"? Cada uma...

  2. Letícia Oliveira Postado em 06/Jun/2012 às 21:32

    Também achei essa parte que o Paulo Fernandes citou meio moralista e descabida.

  3. Filipe Postado em 07/Jun/2012 às 14:47

    A extinta Tv Manchete teve seu ar de gloria por incomodar a Rede Globo e outras emissoras. Mas não podemos esquecer que a emissora do Roberto Marinho apoiava a Ditadura Militar e consequentemente foi favorecida durante anos por apoiar todos os governos de Direita pós Ditadura 64. Assim, a Rede Globo conseguiu se situar entre as melhores emissoras do mundo através de fraude com empresa norte-americana, reportagens tendenciosas e contratos de concessões publicas com políticos como por exemplo José Sarney. Então a Tv Manchete teria que fazer uma missão "quase impossível" na época. Fazendo uma observação para o excelente Blog, a RedeTv não inventou o tal Saturday Night Live, isso é um programa renomado dos EUA no ar desde 1975. E ao contrario dos especialistas, a versão brasileira é ótima, humor bem acima dos programas que estão atualmente em exibição na tv aberta.

  4. rodrigo Postado em 27/Mar/2013 às 18:00

    a Manchete sempre foi e sempre será o melhor canal de televisão do Brasil, depois da Globo, como um canal de televisão traz de volta um apresentador totalmente sem noção, que quer colocar a discórdia entre os casais, apenas para conseguir audiência, precisamos que o público tenha mais coerente, e escolher melhor o que quer assistir, a Record que ser uma nova Globo, mais como quer ser um nova Globo, se em 2012, conseguiu um faturamento de R$ 12,7 bilhões, e eles tem um faturamento de menos de 3 bilhões? agora dizem que quer tirar a audiência da Globo, num prazo de 3 anos, o no minimo 5 anos ( informações do site "PlanetaTV (IG)), como? se daqui à 3 anos, é Olimpíadas no Rio de Janeiro, e em 5 anos é Copa do Mundo na Moscou, na Rússia, um sonho totalmente impossível, os bispos podem investir o quanto que for para Record crescer, mas A Globo, é a maior emissora de TV do Brasil e uma das maiores do mundo, e a Record, e 2 maior do Brasil e 28º posição do mundo, a Manchete é e sempre será a TV da Família Brasileira. VOLTA MANCHETE, O BRASIL SENTE À SUA FALTA!

  5. Lao Moraes Postado em 28/Mar/2013 às 23:51

    É uma pena que a Rede Manchete tenha saído do ar. Fiquei muito triste na época, porque eu gostava da programação. Principalmente o Jornal da Manchete.

  6. Jose Postado em 11/Apr/2013 às 15:19

    Lamentável mesmo!!!! A Rede Manchete realmente foi a única emissora que tive o prazer de assisti-la desde criança. As novelas estilo "policial" e de "época", eram as melhores. Nunca esquecerei de "Tocaia Grande", "Xica da Silva" e "Mandacaru" (as três novelas de épocas sensacionais produzidas por esta saudosa emissora). O jornalismo da Manchete também era demais. Hoje, quando vejo as outras emissoras, o conteúdo horrível e programas cada vez mais podres, como "BBB" (Big BOSTA Brasil), futebol enchendo o saco e novelinhas podres da globo, dá é náuseas. Inclusive, na era da Manchete, teve uma novela que foi CENSURADA do qual iria parodiar o presidente Fernando Collor, com o escândalo do Paulo César Farias e toda a corja daquela época. Chamava-se "O Marajá". Essa novela, foi impedida de se transmitida pela Manchete. Depois procurem saber sobre ela. Essa emissora, a Rede Manchete deixou saudades mesmo. Há um portal onde os fãs mantém a mémoria dela. Videm aí: http://redemanchete.net/ Até mais.

  7. matheus Postado em 07/Jun/2013 às 23:31

    A globo é uma baita de uma emissora metiroza e dinherista.E sua programação é ruím.Onde já si viu,não ter mas programa infantil,e desenhos ,igual antigamente.Agora botaram Fatima Bernardes,devia de ser programa de insônia.

  8. valdemir. coimbra souza Postado em 11/Oct/2014 às 16:45

    Tv manchete marcou. A minha infançia mesmo nao ezistindo mais dessa emissora ainda guarfo boas lembranças