Luis Soares
Colunista
Compartilhar
EUA 18/May/2012 às 09:15
0
Comentários

Noam Chomsky: 'Bush sequestrava e torturava; Barack Obama assassina'

O filósofo e ativista critica a administração de Obama pelo uso de aviões não tripulados para matar suspeitos de terrorismo.

noam chomsky

Noam Chomsky equipara as administrações Bush e Obama no que concerne à política internacional

O professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Noam Chomsky, criticou o uso de drones (aviões não tripulados) contra suspeitos de terrorismo, dizendo que isso é “assassinato e violação do devido processo legal. ”
“Se Bush, a administração Bush, não gostava de alguém, sequestrava e enviava para câmaras de tortura”, disse Chomsky, ao Democracy Now. “Se a administração Obama decide que não gosta de alguém, o mata, assim, não tem que ter câmaras de tortura em todos os lugares.”

No final de abril, o assessor de contraterrorismo da Casa Branca, John Brenman, deu uma descrição detalhada buscando justificar os ataques feitos por drones estadunidenses contra supostos integrantes do Talibã e da Al Qaeda. A administração Obama tinha permanecido em silêncio até então sobre o uso de drones para atacar suspeitos de terrorismo.

“Você sabe, este clérigo norte-americano no Iêmen, que foi morto por drones”, Chomsky disse, em referência ao Anwar al-Awaki, líder de um destacamento da Al Qaeda no Iêmen.”Ele foi assassinado. O homem ao lado dele foi morto. Logo depois, seu filho foi morto “, disse ele. “Mas, você sabe, o proprietário do New York Times, por exemplo, quando ele [al-Awaki] foi morto, disse algo como “o Ocidente celebra a morte do clérigo radical “, continuou Chomsky.

Leia mais

“Primeiro de tudo, não era a morte, foi assassinato. E o Ocidente celebrou o assassinato de um suspeito. Ele é um suspeito, depois de tudo. Havia algo que foi feito há muitos anos, chamado Carta Magna, que é o fundamento de direito anglo-americano e que diz que ninguém será submetido à violação de direitos e nem julgado sem o devido processo legal. E não diz que, se você acha que alguém é suspeito, deve matá-lo “, concluiu.

Veja abaixo vídeo com Noam Chomsky:

Revista Forum com Rebelion

Recomendados para você

Comentários