Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Revista Veja 28/May/2012 às 18:31
4
Comentários

Lula, Gilmar Mendes e revista Veja: internautas defendem ex-presidente nas redes sociais

Hashtags #GilmarMentes e #BrasilconfiaemLula ficaram nos primeiros lugares do trending topics do Twitter. Denúncia de que Lula teria tentando influenciar julgamento do mensalão no STF gerou crítica e mensagens irônicas.

Gilmar Mendes Lula

Como parte das ironias, foi criado o perfil @GilmarMentes na rede, que tuita mensagens como se fosse o ministro do STF

A denúncia publicada por Veja contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste fim de semana provocou revolta entre os tuiteiros. No início da tarde desta segunda-feira, figuravam nos dois primeiros lugares do Trending Topic do Twitter as hashtags (palavras-chave) #BrasilConfiaEmLula e #GilmarMentes.

Reportagem publicada pela revista traz declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, sobre um suposto lobby feito por Lula para que o julgamento do mensalão fosse adiado. A proposta do ex-presidente – que daria em troca blindagem ao ministro na CPI do Cachoeira – teria ocorrido em abril, durante conversa no apartamento do ex-ministro Nelson Jobim, em Brasília.

No Twitter, os usuários desmentem a versão de Gilmar Mendes: “Tá mais do que na hora de mostrar que o #BrasilConfiaEmLula #GilmarMentes pede pra sair… leva a Veja junto”, escreveu a usuária Rachel (@kelfiori). “Ninguém foi tão perseguido como nosso ex-presidente, inclusive por esse #GilmarMentes Por isso #BrasilConfiaEmLula”, postou Julio Cesar M Amorim (@juliocesaramor). Cléber Sérgio (@Cleber_sergio) tuitou: “#GilmarMentes agora tanto como no episódio dos grampos sem áudio! Não sabes que o #BrasilConfiaEmLula?”.

Leia mais

O movimento virtual, criado para ser pró-Lula, no entanto, provocou também publicações irônicas ou mesmo contra o ex-presidente. “Hashtag #BrasilConfiaEmLula mostra claramente q maioria não confia em Lula…”, publicou o perfil @BloOlhoNaMira. Já a conta @Frente1964 escreveu: “#BrasilConfiaEmLula mostra o que muitas pesquisas escondem. A maioria não acredita nele. Se segura, F. Haddad”, em referência ao pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT.

Como parte das ironias, foi criado o perfil @GilmarMentes na rede, que tuita mensagens como se fosse o ministro do STF. Entre elas, “Ah, quem é o Sepúlveda para me criticar? Um cara com um nome estranho. SÓ ISSO!” e “eu mandei DM para o Jobim, mas acho que o patife não leu TÔ f&&*”, esta última direcionada ao ex-governador e candidato tucano em São Paulo, José Serra.

CPI do Cachoeira

O fato é que a denúncia de Mendes e o desmentido de Jobim jogam ainda mais lenha numa Comissão Parlamentar de Inquérito que revelou, em sua forma mais evidente até então, a polarização entre petistas e tucanos em sua última reunião, na quinta-feira da semana passada, quando o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) chegou a chamar o relator Odair Cunha (PT-MG) de “tchutchuca” por pegar leve com o governador do DF, Agnelo Queiroz.

Agora, enquanto a coluna Poder Online, do IG, informa que peemedebistas e petistas decidiram não admitir que sejam chamados os governadores Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Agnelo Queiroz (PT-DF), mas exigem a convocação do governador tucano de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), o PSDB ameaça trazer Lula para o centro das atenções. A movimentação, avisam os petistas, não ficará sem volta: eles devem discutir formas de desenterrar requerimentos contra a revista Veja e investigar o que Gilmar Mendes tanto teme para ter de se tornar objeto de blindagem.

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 28/May/2012 às 19:24

    parabéns pelo blog!

  2. Fatima medeiros Postado em 29/May/2012 às 18:23

    Parabens ! Boa !

  3. Ayrton Postado em 31/May/2012 às 23:12

    Parabéns pelo blog. Cadeia para os mensaleiros e para quem quer intimidar o STF!