Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Meio Ambiente 03/May/2012 às 15:13
10
Comentários

Leonardo Boff lamenta aprovação de Código Florestal e conclama referendo popular

Agora é o momento da cidadania popular se manifestar. O poder emana do povo. A Presidenta e os parlamentares são nossos delegados e nada mais. Se não representarem o bem do povo e da nação, de nossas riquezas naturais, de nossas florestas e de nossa imensa biodiversidade perderam a legitimidade e o uso do poder público é usurpação.

novo código florestal leonardo boff

Leonardo Boff é teólogo, filósofo e escritor.

Por Leonardo Boff

Lamento profundamente que a discussão do Código Florestal foi colocada preferentemente num contexto econômico, de produção de commodities e de mero crescimento econômico.

Isso mostra a cegueira que tomou conta da maioria dos parlamentares e também de setores importantes do Governo. Não tomam em devida conta as mudanças ocorridas no sistema-Terra e no sistema-Vida que levaram ao aquecimento global.

Este é apenas um nome que encobre práticas de devastação de florestas no mundo inteiro e no Brasil, envenenamento dos solos, poluição crescente da atmosfera, diminuição drástica da biodiversidade, aumento acelerado da desertificação e, o que é mais dramático, a escassez progressiva de água potável que atualmente já tem produzido 60 milhões de exilados.

Aquecimento global significa ainda a ocorrência cada vez mais frequente de eventos extremos, que estamos assistindo no mundo inteiro e mesmo em nosso país, com enchentes devastadoras de um lado, estiagens prolongadas de outro e vendavais nunca havidos no Sul do Brasil que produzem grandes prejuízos em casas e plantações destruídas.

Leia mais

A Terra pode viver sem nós e até melhor. Nós não podemos viver sem a Terra. Ela é nossa única Casa Comum e não temos outra.

A luta é pela vida, pelo futuro da humanidade e pela preservação da Mãe Terra. Vamos sim produzir, mas respeitando o alcance e o limite de cada ecossistema, os ciclos da natureza e cuidando dos bens e serviços que Mãe Terra gratuita e permanentemente nos dá.

E vamos sim salvar a vida, proteger a Terra e garantir um futuro comum, bom para todos os humanos e para a toda a comunidade de vida, para as plantas, para os animais, para os demais seres da criação.

A vida é chamada para a vida e não para a doença e para morte. Não permitiremos que um Código Florestal mal intencionado ponha em risco nosso futuro e o futuro de nossos filhos, filhas e netos. Queremos que eles nos abençoem por aquilo que tivermos feito de bom para a vida e para a Mãe Terra e não tenham motivos para nos amaldiçoar por aquilo que deixamos de fazer e podíamos ter feito e não fizemos.

O momento é de resistência, de denúncia e de exigências de transformações nesse Código que modificado honrará a vida e alegrará a grande, boa e generosa Mãe Terra. Agora é o momento da cidadania popular se manifestar. O poder emana do povo. A Presidenta e os parlamentares são nossos delegados e nada mais. Se não representarem o bem do povo e da nação, de nossas riquezas naturais, de nossas florestas, de nossa fauna e flora, de nossos rios, de nossos solos e de nossa imensa biodiversidade perderam a legitimidade e o uso do poder público é usurpação. Temos o direito de buscar o caminho constitucional do referendo popular. E aí veremos o que o povo brasileiro quer para si, para a humanidade, para a natureza e para o futuro da Mãe Terra.

Recomendados para você

Comentários

  1. Marisa Pires Novaes Postado em 04/May/2012 às 16:24

    A Dilma precisa aproveitar e confiança que a população deposita em seu governo e fazer valer a sua crença. tenho certeza que ela não aprova esse código.Está tomando atitudes muito corajosas e a nação saberá apoia-la. Não pode submeter-se à chantagens dos ruralistas...sei que é dificil mas tem a seu favor a confiança que a cada dia só se faz aumentar. A proposta do Leonardo Boff é legitima.....

  2. Cesar Postado em 07/May/2012 às 11:52

    Amigos, jornalistas e principalmente BLOGUEIROS DESTA PÁGINA, o aquecimento global é uma farsa, acordem, pesquisem, divulguem e vejam que o governo globalista planeja uma taxa individual de carbono. Isso já está em pleno andamento, e os EUA conspiram contra a preservação ambiental no Brasil para tomar as riquezas minerais do solo, como por exemplo urânio (usado em bombas). Há algo muito maior conspirando contra nós. Vocês acham que estão omitindo uma crítica, mas está superficial demais. Acordem de verdade. Boa sorte.

  3. Maurício Postado em 17/May/2012 às 10:51

    Se está ou não aquecendo se estão ou não querendo roubar ainda mais nosso País, não estou interessado só quero um futuro melhor para a humanidade, logo logo não teremos nem local para ficarmos no planeta o lixo como um todo vai tomar conta de tudo. Srs. políticos lembrem que foi o povo que os colocou para nos representar, já não somos como antigamente que tudo era manipulado e a força (ditadura) reprimia tudo. O povo tem ferramentas para mobilizar um exército de pessoas para irem as ruas contra tudo o que esse governo corrupto está fazendo.

  4. Selma Maia Postado em 30/May/2012 às 00:40

    Ja passamos da conta de querer um "futuro melhor"!A consciencia que se nos impoe frente a realidade que se apresenta é se :queremos ter "Futuro"!?De um Planeta que vem evoluindo ha milhões de anos, para uma perspectiva existencial de +100 ou até 200 anos quem sabe ! Excelente o aletrta geral de Leonardo Boff! O Futuro é Agora!

  5. Samuel R. Gomes Postado em 30/May/2012 às 01:46

    Senhores; A hora é agora! Se não nos representa, devemos expulsa-los do poder! Penso que, sem resistência não chegaremos a um acordo. O povo deve se unir numa marcha séria e paralizações coesas contra aqueles que vendem o país por interesses ruralistas. A denúncia de que estão de olho na riqueza da Amazônia não é de hoje! Suponho que as críticas e discursos nos palanques abafam os verdadeiros interesses políticos. Acredito que neste momento o poder está nas mãos da mídia. A mídia séria e os jornalistas sérios deveriam coordenar matérias que coloquem os interesses da nação acima do sensacionalismo dos artistas, das pataquadas do BBB, fazenda e o circo do futebol. Dão ênfase ao entretenimento que desviam a atenção e a opinião pública. As CPI’s, o Mensalão, o Cachoeira, etc, vão ficando pra trás da cortina enquanto o povo, alheio, se diverte com o circo na TV e outros canais. É claro que todos os brasileiros querem um país melhor, uma terra produtiva sem devastação ambiental, mas não sabem o que fazer contra a corrupção dos políticos. O povo brasileiro não foi educado pra votar nem pra lutar pelos próprios interesses, em vez disso, aceitam presentes como estádios, parques e camisetas de campanha, são todos massa de manobra! Desculpe a redundância dos fatos, mas quero deixar registrado minha revolta, e como todos, me sinto incapaz contra essa máquina parlamentar. Penso que uma revolução já se faz tarde neste país... Estamos acostumados a rir das críticas brincalhonas dos humoristas , não deveríamos, mas parecemos as hienas que riem da própria desgraça! Acorda Brasil! Faço um pedido convocando os jornalistas, a mídia digital e a mídia televisada: “Senhores, o povo brasileiro, mais do que nunca, precisa dar início a mudança e os senhores são peça chave para divulgar a realidade social, tomando a frente e divulgando opiniões sobre os verdadeiros interesses dos políticos. Não fiquem aí parados vendo a falsa democracia acabar com o que resta dessa terra brasílis”. Digo: Não a Belo Monte! Não a corrupção! Não ao novo código florestal! Veto parcial é uma forma de enganar o povo! Vacilou Dilma!

  6. Eduardo Postado em 30/May/2012 às 11:22

    Amigo Leonardo Boff. O povo está fazendo isso que o senhor diz ser mobilização nacional. Várias manifestações para barrar esse crime corrupto e ambiental chamado de Belo Monte e várias outras hidrelétricas, várias manifestações a favor do índio e ribeirinho,que estão sendo mortos e expulsos de suas terras várias manifestações contra o novo código florestal, várias manifestações exigindo plebiscito, contra o aborto, e o infanticídio. O povo está fazendo sim, o que precisa são as forças chamada de "intelectuais" que apoiaram esse governo, onde democraticamente o senhor fez parte, se mobilizarem e pedir primeiramente, desculpa ao povo brasileiro pelo erro de apoiar o PT, induzindo os fãs a votarem conforme dita o seu ídolo. Lembra do anjo Gabriel que o senhor disse ao chamar Chico Buarque, no Teatro Casagrande?? Onde está este Anjo Gabriel agora???? Onde vocês estavam com a cabeça, meu Deus do céu, em apoiar uma guerrilheira desconhecida. Sabe o que eu acho, sinceramente, esse governo é a cara de vocês, eu teria vergonha se tivesse apoiado a Dilma, e me juntaria ao povo, esse mesmo que o senhor diz que precisa cobrar, ele está cobrando, nas petições, nas ruas, nas redes sociais. Quem não está fazendo NADA são vocês que estavam naquele jantar no Teatro Casa Grande, NINGUÉM dos "intelectuais", está se mexendo.

  7. Diego Antunes Postado em 31/May/2012 às 10:13

    Caro Leonardo, obviamente que suas palavras merecem atenção, e concordo plenamente com a sua posição. Então acredito que eu na condição de leigo, deva perguntá-lo: Sua decepção vem da maneira como o estatuto foi elaborado, ou vem do fato de ele não ter sido aprovado como deveria, dependendo de vetos? Eu não estou plenamente convencido de que o novo código irá coibir o desmatamento, mas não foi nem um pouco benéfico a abordagem sobre o reflorestamento das matas em margens de rio??

  8. carlosalbuquek Postado em 31/May/2012 às 18:53

    quero guerra nao tem perdao pensamento assim

  9. Osmar Postado em 01/Jun/2012 às 08:48

    BANDO DE PIRATAS, VAMPIROS E SANGUE-SUGAS! TENHO NOJO DESSA CORJA CORRUPTA VICIADA E ANACRÔNICA. A TERRA CONTINUA, MESMO SEM NÓS.

  10. Luiz Alberto Pelizzer Postado em 03/Sep/2012 às 11:38

    Leonardo Bof "falou e disse" e pouco podemos acrescentar para explicar este desastre que se aproxima do Planeta. E por que acontece? É culpa só dos políticos? Infelizmente não. Eles são uma amostra do que é a sociedade - pois são do nosso meio e eleitos por nós. Por outro lado onde está a democracia participativa que nos é assegurada pela Constituição? A grande maioria das pessoas luta só olhando para o próprio "umbigo". Vamos ao menos transformar o nosso locaL DE VIVÊNCIA. É ali que podem começar as grandes mudanças!