Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 11/May/2012 às 16:34
11
Comentários

Comentário racista no Twitter faz modelo perder prêmio e patrocinadores

A confusão no país foi tão grande que o termo "kaffir" chegou a estar entre os assuntos mais comentados do Twitter na África do Sul. E, para piorar as coisas, alguns usuários acharam uma mensagem antiga de Jessica Leandra em que ela se referia a negros como "macacos africanos rudes".

racismo jessica leandra áfrica

É possível que a modelo receba sanções legais por seu comportamento preconceituoso

A modelo sul-africana Jessica Leandra Dos Santos perdeu um prêmio e patrocinadores após publicar um comentário racista em sua página no Twitter. No tuíte, Jessica usou a palavra “kaffir”, um termo ofensivo usado para se referir aos negros na África do Sul.

Jessica postou que havia encontrado um “kaffir arrogante e sem educação” e que sentiu vontade de “socá-lo”. Depois de receber muitas críticas de seus seguidores, ela foi além e pediu que paressem de defender o negro porque aquele “é o tipo de pessoa que estupra meninas” no país.

Pouco depois, a modelo escreveu um post em seu blog pedindo desculpas e explicando que a raiva havia tomado conta dela no momento. Mas isso não foi o bastante. Seu patrocinador, Quick Trim SA, empresa do ramo de suplementos, rompeu o contrato com a beldade. Além disso, a revista FHM se disse assustada com o comportamento da jovem e também tirou dela o título de vencedora do FHM Modelbook 2011.

Leia mais

A confusão no país foi tão grande que o termo “kaffir” chegou a estar entre os assuntos mais comentados do Twitter na África do Sul. E, para piorar as coisas, alguns usuários acharam uma mensagem antiga da modelo em que ela se referia a negros que trabalhavam em um posto de gasolina como “macacos africanos rudes”. Resta aguardar para ver se a mulher receberá sanções legais por seu comportamento preconceituoso e racista.

A última mensagem em seu Twitter foi a divulgação do post de desculpas em seu blog em inglês

TechTudo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. luiz cristiano Postado em 11/May/2012 às 17:10

    A Africa do Sul é um pais muito violento, latrocinio e muito comum nas estradas sul africanas, creio que ela pensou que tava comentando no southafrica.ihollaback

  2. Professora Nina Postado em 27/May/2012 às 15:10

    E se o sujeito fosse realmente um machista escroto que maltratou a moça? Só por ela usar uma palavra politicamente incorreta tem que ser punida? O que ele fez a ela? A ofendeu? Foi abusado? Fez gestos obsenos? Ela precisa ter direito a se explicar. O fato de uma pessoa ser branca ou negra não a transforma automáticamente em vítima ou algoz. Penso que o caso deveria ser melhor investigado sem tendenciosidade.

  3. Lorenzo Postado em 03/Jun/2012 às 00:55

    Sim, professora Nina, mas voce está totalmente errada. Ela, com raiva, poderia ter dito: tenho vontade de bater neste homem, neste cara que me fez isso. Nao poderia ter se referido a ele de maneira a destacar a sua cor, ou sua nacionalidade. Voce mostra claramente o seu preconceito tambem, nao tem como esconder.

  4. Professora Nina Postado em 25/Jul/2012 às 23:32

    nao sou racista, mas procuro nao julgar uma pessoa apenas por nao usar as palavras politicamente corretas. Você, por exemplo, nem me conece e já está me julgando, ao meu ver isso prova que você é o PRECOnCEITUOSO pois você sequer sabe se eu sou branca!

  5. klaus Postado em 26/Jul/2012 às 12:45

    Sou a favor de vivermos separados, o igual é harmonia, a diferença é a guerra. A Africa do Sul é um grande erro.

  6. Carol Postado em 20/Aug/2012 às 18:12

    O termo foi totalmente desnecessário, mas o tal homem pode sim ter feito algo para ofendê-la. O Continente Africano é muito violento. Centenas de mulheres são estupradas todos os dias pelos mais variados motivos. Na Africa do Sul 61% dos homens acreditam que forçar uma mulher a fazer sexo com eles não é algo ruim, violento. É claro que as mulheres vivem o medo toda a vez que têm de sair nas ruas! Não tem como dizer que a modelo não foi racista, uma vez que ela foi e no mundo inteiro temos homens perfeitamente caucasianos que também são "o tipo de pessoa que estupra meninas" e também meninos! A cor de uma pessoa não define seu caráter, mas a moça deveria sim ter a chance de se explicar.

  7. Alex Postado em 25/Sep/2012 às 20:18

    Ai que está o que eu falei nos outros 3 comentários!! Lá, a própria sociedade rejeitou a modelo! os negros se mobilizaram e o patrocinador teve que agir e pedir desculpas!! Aqui a sociedade não vê nada demais, e até mesmo as vítmas de preconceito acham que está tudo bem - e que a culpa é do governo. A sociedade brasileira é passiva e contra confrontamentos, é isso que tem que mudar, e está mudando. Mas é de baixo pra cima que vai funcionar.

  8. julio Postado em 31/Aug/2013 às 18:40

    Sinceramente nota 0 pra prof nina como uma pessoa dessa da aula, vir defender uma patricinha branca loira nariz empinado ela não tinha razão nenhuma em ofender alguém e pior explanar numa rede social, isso mostra o quanto ela é racista e arrogante expondo seu racismo ao extremo , e ofendendo pessoas simples isso é um misto de racismo e preconceito quanto ao klaus esse racista babaca com esse nome alemão que talvez venha de alguma descendência alemã deveria morar na finlandia, já que não gosta de mistura, ta no pais errado, esse é um total ignorante, pois os negros são os verdadeiros donos do pais pois eles são nativos de-lá já estavam lá a milhares de anos, quem deveria ir embora são os brancos europeus que tomaram a força o território e oprimiram os negros colocando os a margem da sociedade.

  9. julio Postado em 31/Aug/2013 às 18:50

    Carol você não sabe o que aconteceu não pode disser algo assim pois nem todo negro é tarado, se isso acontece lá concerteza é o reflexo de uma sociedade racista onde os negros em sua maioria são hostilizados o tempo todo colocados em cidadelas separados dentro de seu próprio pais essa moça deve ter tido uma péssima educação ela como modelo pessoa publica jamais deveria entra numa polemica com pensamentos tão sujos como este vê-se a gisele fala uma bobagem dessa