Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Religião 21/Apr/2012 às 00:10
72
Comentários

"É preguiça mental crer que um Deus criou tudo", afirma cientista

O astrofísico disse que a ciência está longe de ter uma resposta para tudo, mas a cosmologia tem explicações para a criação e a evolução de todo o univerno, “um tema que não é mais do domínio exclusivo da teologia”.

Quem acredita que um deus criou o universo tem preguiça mental porque hoje a ciência dá informações que permitem pensar sobre a origem de tudo. A afirmação é do astrofísico americano-canadense Lawrence Krauss, 57, autor de “A Física de Jornada nas Estrelas”, entre outros livros.

lawrence krauss ateísmo religião deus

Krauss admite que as versões da ciência para a criação do universo são mais complicadas que as da religião, “mas são muito mais interessantes”, afirma.

Krauss disse que até o século 16 a religião tinha o monopólio das explicações sobre a criação. Mas isso — disse — mudou com os estudos de Nicolau Copérnico (1473-1543), Galileu Galilei (1564-1642) e com Isaac Newton (1643-1727).

“Tudo mudou quando, há 300 anos, Newton explicou que o movimento dos planetas podia ser compreendido por meio de leis físicas bem simples que não requeriam a intromissão dos anjos”, disse Krauss em entrevista a Peter Moon, de Época.

“O avanço da física, da química e da biologia nos fez desvendar o funcionamento da matéria e dos fenômenos biológicos”, afirmou. “Ao mesmo tempo, esse avanço foi reduzindo o alcance do termo milagre até deixá-lo restrito ao que teria existido antes do big-bang, a explosão primordial que criou o universo há 13,7 bilhões de anos.”

Leia mais

O astrofísico disse que a ciência está longe de ter uma resposta para tudo, mas a cosmologia tem explicações para a criação e a evolução de todo o univerno, “um tema que não é mais do domínio exclusivo da teologia”.

Krauss comparou a ciência, movida pelas interrogações e dúvidas, com a religião, cujas “verdades” são inquestionáveis. “A religião alegava ter as respostas para as perguntas mais básicas do universo e da vida antes mesmo de essas perguntas terem sido feitas.”

“A ciência lida muito bem com a existência de mistérios à espera de ser revelados. Sempre haverá perguntas sem resposta e mistérios a descobrir.”

Ele admitiu que as versões da ciência para a criação do universo são mais complicadas que as da religião, “mas são muito mais interessantes”.

“O universo tem uma imaginação muito maior que a nossa, e seus fenômenos, como a explosão de supernovas ou a criação de buracos-negros, são muito mais fascinantes do que os contos de fadas criados por gente que viveu há milhares de anos, muito antes de descobrirmos que a terra orbita o sol e que não estamos no centro do universo.”

O astrofísico disse que, como agora os religiosos se dedicam mais ao que teria ocorrido antes do big-bang, eles estão se defrontando com um paradoxo sobre o qual evitam falar: se Deus criou tudo, Ele se criou?

“Os religiosos nunca tocam na questão da criação de Deus, pois essa é ainda mais confusa do que a solução religiosa que deram para a criação do universo. Para os religiosos, Deus simplesmente existe, não importando quantas e quão fortes sejam as evidências que a ciência fornece para indicar a extrema improbabilidade de tal coisa ser verdade.”

Para Krauss, há indícios de que o universo foi criado a partir do nada.

“O vácuo pode ser inteiramente vazio de matéria, mas não de energia. Se pudéssemos observar o vácuo em dimensões infinitamente pequenas e lapsos de tempo infinitamente curtos, muito menores e mais curtos do que a tecnologia atual é capaz de fazer, veríamos que o vácuo é tudo, menos estático, e que nele partículas pipocam a partir do nada e desaparecem instantaneamente. Em determinadas condições, entretanto, essas partículas virtuais não precisariam necessariamente desaparecer.”

Para o astrofísico, a ciência tem explicação para quase tudo que aconteceu desde que o universo foi criado, há 13,7 bilhões de anos. Por isso, disse, a ideia da existência de um deus não é sequer irrelevante, mas redundante. “Deus e os milagres se tornaram obsoletos.”

Paulopes

Recomendados para você

Comentários

  1. Júnior Postado em 21/Apr/2012 às 01:38

    Sim, no dia que ele explicar como foi criado o vácuo, vai estar falando algo significante, enquanto isso, é balela. Tem uma frase de um médico americano muito famoso que diz: "o corpo do ser humano é tão complexo, que apenas em observar o movimento do meu polegar, vejo a criação perfeita de Deus".

  2. Edemilson Lima Postado em 21/Apr/2012 às 10:56

    "Existe uma tentação de argumentar que, embora Deus possa não ser necessário para explicar a evolução da ordem complexa uma vez que o universo, com suas leis fundamentais da física, tenha começado, nós necessitamos de um Deus para explicar a origem de todas as coisas. Essa idéia não deixa Deus com muito o que fazer: apenas iniciar o big bang, então sentar e esperar por tudo acontecer. (...) Por definição, explicações construídas de premissas simples são mais plausíveis e mais satisfatórias do que explicações que tem que postular começos estatisticamente improváveis e complexos. E você não pode conseguir algo mais complexo do que um Deus Todo-Poderoso!" (Richard Dawkins)

  3. Paulo H. Cavallero Postado em 21/Apr/2012 às 12:48

    Eu fico com a ciência, que diferente do que alguns pensam, não prova que deus não existe, mas sim que deus é a personificação da força que rege as leis do universo: energia. Toda sua consequência regidas por leis da física, química e biologia. Se analisar no fundo o resultado é o mesmo, com caminhos diferentes. Existe algo supremo, e isso se chama energia. Alguns chamam de deus e outros preferem estuda-la para criar oportunidade de evolução intelectual para nós meros mortais. Deixo aqui minha opinião.

    • Daniel Postado em 29/Jul/2014 às 14:01

      Deus não é só forçar é muito mais que isso.

  4. Marcus Postado em 21/Apr/2012 às 16:32

    Professor Krauss, tu tá por fora, todos nós já sabemos quem criou Deus: o homem!

  5. Arthur Albuquerque Postado em 21/Apr/2012 às 21:11

    Acho que foi Laplace que disse a frase definitiva: Deus é uma hipótese desnecessária.

  6. Eduardo Postado em 23/Apr/2012 às 14:02

    Todos os mitos foram criados para explicar fenômenos naturais como relâmpagos, raios, trovões, até provarem cientificamente o que realmente provocava tais fenêmenos. E Deus não deixa de ser mais um mito, porém esquecido de ser classificado como tal.

  7. Marcelo Ferreira da Silva Postado em 24/Apr/2012 às 10:12

    Incrível isso... Quem é Lawrence Krauss? Então Isaac Newton era preguiçoso? Ele e muitos outros cientistas renomados e que deram contribuições significativas a humanidade (Johanes Kepler ,Robert Boyle ,Michael Faraday ,Samuel Morse, James Joule, Luis Pasteur ,William Thompson , James Clerck Maxwell) acreditavam em Deus. Fico com meu Deus.

  8. lUCAS Postado em 24/Apr/2012 às 12:03

    Perfeito! Porem os maniacos religiosos vão continuar com seus delírios, eles precisam de muletas para viver assim como precisamos do ar para respeirar.

  9. Ueslley Bouchat Postado em 24/Apr/2012 às 12:31

    Fiquei muito feliz e entusiasmado ao saber que pesquisas estão sendo encaminhadas para por á prova as tais partículas que pipocam e instantaneamente desaparecem no Vácuo. Finalmente teremos um tapa na cara dos religiosos em relação a pergunta que sempre fazem, "de onde surgiram os Átomos?". è, enquanto usufruímos da inteligência que visivelmente conseguimos evoluir, eles ficam ai esperando Deus explicar tal situação.

  10. Fellipe Postado em 24/Apr/2012 às 12:39

    Sim sim, Isaac Newton era muito preguiçoso... astrônomo, alquimista, filósofo natural, matemático. Sem dúvidas, muito preguiçoso ...

  11. Erik Postado em 24/Apr/2012 às 12:53

    Se Somos criaturas do acaso, o amor que sentimos uns pelos outros não tem a mínima importância, façamos então uma grande guerra e matemo-nos, pois não há razão na existência. Se liga doutor, o design inteligente é uma realidade, o acaso não é capaz de produzir algo tão complexo como os sistemas que regem o mundo.

  12. JuniorLixo Postado em 24/Apr/2012 às 13:36

    Huhauahua Junior... Só apontando pra tua cara e rindo pra lidar com teu post. Meu caro! A ciência vai aos poucos. Lembra que tua laia de merda de religião antigamente achava que a terra era o centro? A ciência veio e desbancou. Lembra que o homem era criação de deus? A ciência veio e desbancou. Lembra do universo? A ciência veio e bigbang. Assim a ciência avança... Agora a ciência descobriu algo interessante a respeito das propriedades do vácuo e você quer a explicação pra existência pro vácuo! Caralho você não desiste? Aguarde que a ciência VAI explicar o vácuo também oras. E quando você estará satisfeito que teu desuzinho de merda não existe?! Acho que nunca né, afinal, você acredita no fantasmão não por lógica ou evidencias, mas por uma pura necessidade de crer... Admita isso que eu começo a te respeitar como um verdadeiro crente.

    • claudionor Postado em 04/Feb/2015 às 14:55

      E não te prostrarás ante o inimigo. Abraça-te à tua fé,Junior...não dê ouvido aos ANTI CRISTO !!!

  13. rogerio duarte gomes Postado em 24/Apr/2012 às 14:34

    ''Todos os deuses estão mortos,os homens são seres sem conciência de sua pequenez e sua vida passageira que se acham o máximo por ter um intelecto,e foi essa inteligência medíocre que inventou o Deus que conhecemos''

  14. Liliane A Postado em 24/Apr/2012 às 14:45

    "E o homem, em seu orgulho, criou Deus, a sua imagem e semelhança." Friedrich Nietzsche

  15. edson o santos Postado em 24/Apr/2012 às 20:28

    Precisamos de Deus, o homem o criou para contornar, controlar os maníacos acima e que existem em todos os lugares que habitam seres humanos. Nossa ciência que estuda a psicologia ainda não foi capaz administrar, controlar a maioria dos humanoiedes loucos. Daí a necessidade de DEUS, frear a usura, ambição, a ira, a falcidade e muitos outros desajustes mentais. ENTRETANTO, JAMAIS DEVEMOS ACHAR QUE SÓ EXISTEM OS HOMENS NO UNIVERSO QUE TENHAM INTELIGÊNCIA. SERIA MUITA PRETENSÃO. ÓBVIO QUE NO UNIVERSO EXISTEM OUTROS SERES MUITO SUPERIORES, EM INTELIGÊNCIA, SABEDORIA, CONHECIMENTO E PODER.

  16. edson o santos Postado em 24/Apr/2012 às 20:48

    A CIENCIA TEM MUITA IMPORTÂNCIA PARA A HUMANIDADE, MAS AS DUAS BOMBAS JOGADAS NAS CIDADES JAPONESAS, QUANDO O JAPÃO JÁ TINHA SE RENDIDO, É SIMPLISMENTE UM ABSURDO, MILHARES DE INOCENTES MORTOS. ISTO MOSTRA A INCOERÊNCIA DA CIÊNCIA, DO HOMEM, DAÍ A NECESSIDADE DE DEUS, SE NÃO OS HOMENS JÁ TINHAM DESTRUIDO TUDO. ISRAEL TERIA DESTRUIDO OS PALESTINOS. O IRÃ OS JUDEUS. DEUS, OXUM, ALÁ, ESPIRITOS "EVOLUIDOS" E TANTAS OUTRAS SEITAS QUE ATUAM NA MENTALIDADE DO HOMEM PARA ATENUAR SEUS CONFLITOS. MUITAS DELAS OPORTUNISTAS, SÓ VISAM O DINHEIRO.

    • Silas Malacheia Postado em 19/Sep/2013 às 18:46

      DEUS É MUITO IMPORTANTE PARA A HUMANIDADE, MAS AS INQUISIÇÕES, PERSEGUIÇÕES, FANATISMOS, SEITAS, GENOCIDIOS, CENSURA, E GUERRA AOS CONTRARIOS E PENSADORES EM SEU NOME AO LONGO DA HISTORIA, É SIMPLESMENTE UM ABSURDO, IDDO MOSTRA A INCOERENCIA DO 'DEUS DO HOMEM', DAI A NECESSIDADE DE CRITICA, QUESTIONAMENTO E RAZÃO, SE NÃO OS HOMENS JÁ TERIAM SE MATADO AINDA MAIS EM NOME DE SEU DEUS, UNICO E ONIPOTENTE AS ADVERSIDADES, ISLAMICOS TERIAM DESTRUIDO JUDEUS, QUE TERIAM DESTRUIDO PROTESTANTES QUE TERIAM DESTRUIDO CATOLICOS, QUE TERIAM DESTRUIDO OXUNS, ALAS, PAGES, E TANTOS OUTROS DEUSES "IRREAIS" QUE ATUAM NA MENTALIDADE DO HOMEM PARA JUSTIFICAR SUAS ATITUDES, MUITAS DELAS OPORTUNISTAS, SO VISAM O CONTROLE ESTATAL, E POPULACIONAL, O PODER E O DINHEIRO

  17. Dhiogo Buarque Postado em 25/Apr/2012 às 22:57

    Concordo com a teoria de uma espécie de preguiça ao creditar o criação de "nosso mundo" à um entidade superior. Chega a ser uma características de nossa raça simplificar as coisas. Nossa história é marcada por esse tipo de solução, poucos questionam o 11 de setembro, a ida do homem a lua entre outros acontecimentos "sombreados". Imagine, então, questionar Deus, algo intrínseco à nossa cultura. Muito mais fácil se aconchegar no conforto de uma solução que beira a perfeição "Deus", simplifica tudo e ameniza a inerente angústia de viver. Com todo respeito chega ser patético a humanização concedia a Deus pela cultura vigente, as milhares de alegorias criadas, estórias dignas de enredo de contos de fadas, aonde temos um ser fanfarrão, egocêntrico, vingativo, que criou o mundo e passa seus dias a administrar seu feito, castigando os malvados e se comovendo com dízimos e rezas hipócritas. Considero a existência de um ser superior que pode ter "criado" nossa existência, entretanto, esse ser seria fundamentalmente incompreensível, e se mostraria muito mais pela natureza e suas leis, inclusive na Ciência, do que como um feitor de listas daqueles que irão para o céu ou para o inferno. No mais mantenho minha convicção ateísta, respeitando àqueles que pensam diferentes, desde que pensem e não se locomovam por uma ignorância travestida de fé. "Por que não podemos apreciar um belo jardim sem ter que acreditar que há fadas escondidas nele?" Richard Dawkins

  18. Renato Cunha Postado em 26/Apr/2012 às 18:58

    Uma pessoa que diz isto, não significa que ela tenha "Atitudes Mentais", porque ousar pensar, ousar desafiar as leis divinas e buscar respostas na física, ciência ou seja la o que for... Mas, ironicamente falando, devo dizer algo que este ser incrível e independente da misericória e do perdão de Deus há de concordar: Acreditar em Deus, é mais do que uma preguiça mental, é uma completa idiotice! Será que esses bandos de "desocupados" que vão há igreja não conseguem notar, que todo o mundo é criação do Homem? Sim, isso mesmo, criação do homem! Pare e pense: O homem, antes de "se inventar" criou primeiro o universo, através do famoso "Big Bang", que claro, resultou na formação da Terra e outros planetas, então o homem muito esperto, escolheu o Planeta Terra para poder "se criar", mas antes, mais esperto ainda, criou a natureza e tudo que existe nela, pois ele sabia que precisava respirar, se alimentar, precisava dos animais por causa do impacto ambiental e tudo mais (que somente a ciência, a biologia, etc, podem explicar). Depois do planeta lindo e belo, ele se criou... Criou a mulher para viver com ele, claro não podia viver sozinho nesse planeta imenso... Mas, não pense vocês religiosos que a natureza é totalmente "NATURAL", será engano de vocês, porque no fundo, a natureza e todas as suas "coisas" maravilhosas, é fruto da TECNOLOGIA, desenvolvida pelo homem! O mesmo homem que foi capaz de criar tudo sozinho (porque Deus não existe) é capaz também de destruir com suas outras invenções (menos inteligentes do que a NATUREZA) e malucas. O mesmo homem que está destruindo essa recurso tecnológico maravilhoso chamado NATUREZA... Claro, se o homem criou tudo isso uma vez, porque não o faria novamente? Para eles nem importa se o mundo irá acabar ou não... Ou então eles estão ficando completamente BURROS! (Sem querer desrespeitar o coitado do animal, que não tem nada haver com isso.) Enfim, falando a real agora, se ele diz que "acreditar em Deus é preguiça mental", o que seria acreditar apenas na ciência, na física, no homem? Ouso dizer que seria uma "imbecilidade mental". Preguiçosos são eles que tem preguiça de ler a Bíblia e procurar entender os designo de Deus... Ou, em sua infinita IGNORÂNCIA, são incapazes de compreender as palavras complexas e as parábolas contidas nela... Para finalizar, PARABÉNS GRANDE CIENTISTA!

  19. JOÃO SZABO Postado em 20/May/2012 às 08:32

    Aristóteles traduzia tudo em ato e potência. Quer dizer que toda conseqüência tem uma origem e toda origem dá margem a uma conseqüência. Desta forma procuramos, no retorno, a primeira origem, e o Ilustre Professor chega a supor que tudo começou do nada. Então este nada foi a origem de tudo. Imaginem este universo cujos limites são inalcançáveis, totalmente vazio, sem qualquer astro, ou qualquer meio de vida. Sempre vai ficar a pergunta. Como surgiu o nada? QUEM criou o nada? Parece-me, salvo melhor juízo, que o Nobre Professor não avançou muito nos seus explicativos. Então o ponto inicial, do qual, parece, tudo tenha surgido, mediante transformações, inclusive o ser humano, que quando surgiu tinha que estar em algum lugar que já existia, e que, talvez, tenha sido criado, por transformação de outra situação, não explica tudo. Somente quando descobrirmos como o ponto inicial foi criado, e que podemos questionar a inexistência de um ser superior.

  20. Pereira Postado em 20/May/2012 às 12:25

    José Pereira, em 20 de maio de 2012 ás 12:15 disse: Senhor, Tem misericórdia daqueles que tira uma vírgula de sua palavra.

  21. Renato de Carvalho Postado em 26/May/2012 às 14:56

    O VERBO CRIADOR "A ciência atingiu um estágio de conhecimento em que até as mentes mais brilhantes, diante da complexidade da vida e do universo, se veem obrigadas a admitir uma grande inteligência por trás de tudo isso: "Ou encontramos explicações científicas para certos mistérios da criação do universo, ou teremos de aceitar que tudo foi feito por alguém, com o objetivo claro de abrigar a vida humana." Disse Stephen Hawking, considerado o físico mais importante desde Albert Einstein. Aliás, Einstein também disse: "Vemos um universo maravilhosamente organizado, e nossa mente limitada não consegue entender a força misteriosa que move a constelação." (Revista Veja, edição 1885 N 51). reproduzindo o magnífico texto da mesma publicação, lemos: "Uma Jóia rara no universo. A Terra é o terceiro planeta do sistema solar. Se fosse o primeiro ou segundo, seria quente demais e toda água se evaporaria. Se fosse o quarto, o quinto, o sexto...ou o nono, sua superfície seria tão gelada que não haveria água em forma líquida. O tamanho e a massa (peso) da terra também foram calibrados pela natureza para sustentar a vida. Um pouco menos de massa e não haveria força garvitacional para manter uma atmosfera. Um pouco mais de massa e o núcleo provocaria oscilações gravitacionais capazes de transformar o clima em um inferno. O mais espantoso:Se a súbita expansão que se seguiu ao Big Bang na criação do universo tivesse se atrasado em uma fração de trilhonésimo de segundo, as galáxias e os planetas teriam sido atraídos para o núcleo cósmico e destuídos. Se a expansão tivesse se adiantado a mesma fração de tempo, o universo teria se evaporado na forma de uma nuvem de partículas geladas." O Evangelho Reunido Autor: Pastor Juanribe Pagliarin www.blesspress.com.br Este texto, com base cintífica, demascara a teoria de que existe vida fora do planeta terra. Isso é claramente exposto pelo cientista quando diz que a terra foi criada com o bjetivo claro de abrigar a vida, portanto não pode haver vida sem os meios necessários. Somente a terra possui esses meios . Se essa teoria fosse verdade Deus a teria revelado em sua palavra. Será que foi aqui que se cumpriu a profecia seguinte? 1 Coríntios 1:19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. 1 Coríntios 1:20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 1 Coríntios 1:26 Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. 1 Coríntios 1:27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; ________________________ Renato de Carvalho N. Iguacu - RJ

  22. Renato de Carvalho Postado em 26/May/2012 às 15:28

    Não sou nenhum ignorante. Sei que minha fé não é estéril. Quando eu ainda era ateu, dizia que leria a Bíblia e encontraria contradições para refutar os Cristão. Depois de muitos anos como ateu, acabei me convertendo e, lendo a Biblia, nunca consegui encontrar as tais contradições que um dia pensei em procurar. Esse tal de Renato Cunha é um tremendo idiota. Antes de criticar uma coisa é necessário estudar a coisa para se ter o conhecimento sobre ela. Por exemplo: o homem nunca poderia ter existido fora da atmosfera terrestre porque ele explodiria, devido à pressão que temos dentro de nós, pressão arterial. O que chamamos de peso, na verdade é massa. Quando eu vou à uma balança, estou indo me massar e não me pesar. Peso é a foça atmosférica que nos empurra para baixo contrapondo a pressão que nós temos dentro do corpo e vai de dentro pra fora, senão nós ficaríamos achatados no chão. Postei um comentário que tem por título "O verbo Criador". Nele você poderá ver que uma mente brilahante se vê obrigada a dizer que não entende os mistérios da criação. Leia de coração aberto e talvez você mude de opinião. Foi um prazer entrar em contato. Deus esteja com todos.

  23. Renato de Carvalho Postado em 26/May/2012 às 15:37

    Acabei mandando um recado errado para o Renato Cunha. Peço desculpas, mas que este mesmo comentário sirva para os que não acreditam na criação de Deus. Sem mais, Renato de Carvalho

  24. Amauri Luciano Sa de Souza Postado em 27/May/2012 às 05:16

    A cria quer superar seu criador, Fisicos fdp qual e a formula da imortalidade ,

  25. Luiz Postado em 04/Jun/2012 às 13:40

    Fanáticos religiosos são assim, ou dizem que se você não acreditar num deus está perdido no fogo eterno do inferno ou dizem que "Jesus te ama", mas esquecem que dizem tais coisas advindas de seu modo de pensar e ver o mundo, condenando todas as outras formas de pensamento que excluam suas ideias. Os não religiosos também têm direito à vida, senhoras e senhores, donos da verdade. O mundo está mudando. 200 igrejas são fechadas SEMANALMENTE na Europa. Os europeus, então estão todos condenados, certo? Religiosos são capazes de matar por esse seu deus.

  26. Alexandre Postado em 06/Jun/2012 às 22:17

    Ponto inicial: Deus existe. É o supremo Criador do Universo, que a partir de um ponto concentrado deu origem ao Big-Ban. Na Criação, criou tudo com suas leis universais, matéria e energia,a vida, acasos, o bem e o mal, o livre arbítrio ou instintos dos seres criados, e depois se desligou desse Universo para criar outros Universos paralelos continuamente, que nós Humanos não sabemos se exsitem. Deixou que esse nosso Universo se desenvolvesse por si mesmo, com a Matéria, Energia e a Vida se transformando continuamente há bilhões de anos (uma espécie de moto-contínuo) com evoluções e transformações, com colisões, destruições e novas criações, perfeições e imperfeições, com sofrimentos e prazeres dos seres vivos (incluindo o Homem) e que talvez mais alguns bilhões de anos tenha fim (esse nosso Universo). De vez em quando Ele (o Criador) surge no nosso Universo para verificar como está se desenvolvendo sua criação inicial, intervindo ou não em alguns acontecimentos, pelo seu Próprio livre-arbítrio. OBSERVAÇÃO: O que foi exposto acima é uma mera suposição, e não tem o propósito de ser verdadeiro.Pode conter pontos falhos, pois não sou dono da verdade e talvez ninguém seja dono da verdade. Quem tiver opiniões diversas dessas, gostaria que as expusesse, para conhecimento ou debate nesse Blog.

    • claudionor Postado em 04/Feb/2015 às 16:04

      Alexandre, hoje:01/02/2015 às 15:57 horas li o seu texto. Enfatiza não ser o dono da verdade,e o faz com propriedade.Deus é o dono da verdade e a razão de tudo que existe.Todos têm o livre arbítrio e também o direito de expor o conceito próprio.Claro que muitos estão a seguir os mandamentos estabelecidos por Deus,e que também muitos não o estão.A concepção,à hora da fusão do espermatozoide com o óvulo fértil,é o momento que se dá a autorização do CRIADOR. O resultado desse processo,decorrido o período gestacional,é consequência que varia em conformidade aos recursos individuais;físico emocional e também financeiro.

  27. Marina Postado em 07/Jun/2012 às 15:53

    Honestamente, preguiça tenho eu de ler comentários à favor da teologia.

  28. Adriana Deon Postado em 09/Jun/2012 às 15:15

    Neste ponto eu lembro do filosofo que disse: Tudo que sei é que nada sei! A 'ciência' é um deus para muitos que idolatram os seus 'conhecimentos' e a si mesmos... E fico com a Palavra de Deus, pois só quem não o conhece verdadeiramente se dispõem a desacreditar em suas palavras. Nela está escrito: "Maldito o homem que confia no homem", eu não confio no astrofisico Krauss... CONFIO EM DEUS!

  29. tlmota Postado em 22/Jun/2012 às 16:26

    Esse cara, certamente, no que tange à vários temas cosmológicos ou físicos, deve ser muito competente e muito inteligente. Contudo, ele entende menos de Metafísica que uma criança de 5 anos entende sobre física quântica. O mesmo raciocínio que pergunta: "Mas quem criou Deus?" pode ser usado pra questionar qualquer coisa designada como "a origem" do universo, inclusive esse tal de "Vácuo". O que é esse Vácuo? Quem o criou? Ele sempre existiu? Ele se criou a si próprio? Num contexto como esses, as explicações que ele dá podem ser vitimadas pelos mesmos ataques que ele faz ao deísmo. Na minha opinião, é muita arrogância de um cara vir à público, sem ter a MENOR NOÇÃO do que aconteceu no pré-Big Bang, vir alardear sobre preguiças intelectuais de outrem. Pretensiosa, ridícula e estúpida postura.

  30. Renato de Carvalho Postado em 27/Jun/2012 às 11:43

    Ao Luiz em 4 de Junho. No dia da morte teremos plena certeza de que ninguém nasceu do acaso. Quando eu era ateu dizia que estudaria a Bíblia para debater e provar aos evangélicos que Deus não existia e, um dia me converti. Lia a Bíblia, mas não no sentido crítico, e acabei percebendo que ela se completava entre si no AT e no NT, que um era o complemento do outro. Como explicar escritos com séculos de distância que não se contradizem, ao contrário, se congruem. Neste momento em que escrevo está se cumprindo uma profecia de Ezequiel 47, "Os Mistérios dos Bolaines do Mar Morto", You Tube. O livro de Ezequiel foi escrito cerca de 1000 ou 700 aC, e como dizer que as profecias são mentirosas? Não existe base para isso. O fato é que tudo que acontece debaixo do céu você querendo ou não é por influência de forças espirituais. Imagine o nascimento de um ser: um espermatozóide, que é uma gosma, junta-se com outra gosma que eu imagino que o óvulo seja uma gosma e daí nasce um engenheiro, um médico, um advogado e até um cientista para dizer que nasceu do nada. Ora, se o nada não existe como pode criar alguma coisa? Aconselho a você meu caro, e a tantos outros que duvidam da existência de Deus a primeiro procurar investigar o campo que quer criticar. Só podemos criticar algo que sabemos como funciona porque senão você é passivo de erro.

  31. Lourdes Amorim Postado em 03/Jul/2012 às 21:08

    Concordo com Timota, autor (ou autora?) do penúltimo comentário anterior ao meu: " é muita arrogância de um cara vir à público, sem ter a MENOR NOÇÃO do que aconteceu no pré-Big Bang, alardear sobre preguiças intelectuais de outrem. Pretensiosa, ridícula e estúpida postura." Não sou preguiçosa mental, leio muito, tenho muita fé na ciência e sou muito fã de Stephen Hawking, mas sou humilde o bastante para afirmar que o ser humano ainda não descobriu e nem descobrirá a resposta para todos os mistérios, por mais que evolua tecnologicamente. Sendo assim, devemos considerar a existência de algo maior e aceitar o imponderável. Isto não quer dizer que devamos nos "recolher à nossa insignificância", mesmo porque não somos insignificantes, mas simplesmente admitir que jamais teremos respostas para tudo.

  32. Fabio Postado em 04/Jul/2012 às 01:35

    Crente serve pra acreditar em fábulas milenares, não pra debater assuntos que envolvam lógica. Crentes acreditam em virgens grávidas, cobras falantes e profecias contadas em livros escritos por tribos de povos primitivos. Tenho nojo de crente.

  33. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 06/Jul/2012 às 16:57

    É triste ver gente inteligente em outras áreas monstrando-se parva em outras . Os cientistas traumatizados com o "Deus" de Constantino agora ficam tecendo debates e teorias sobre a não-existência de algo . Isso é hilário . Comédia . Estão extremamente necessitados de estudar história , antropologia, fenomenologia e filosofia . Precisam entender que : AQUILO QUE É , NÃO NECESSARIAMENTE HABITA A EXISTÊNCIA COMO PROVA . Isso é um fundamento básico para qualquer questão subjetiva relacionada a fé mística , a mitos e etc ... Eu fico em paz com essas teorias todas : vácuo , partícula de Deus , Big Bang etc ... porque POR MAIS que procurem , os cientistas não encontrarão o criador em placas de petri ou acelerador de partículas . Estarão andando como formigas em casca de laranja . Tentar explicar Deus é que é coisa de gente preguiçosa intelectualmente que não admite a experiência subjetiva de existir . A coisa é tão hilária que pergunto : Será que aos olhos dos ateus , esse post existe ? Será que a existência existe ? Ah cientistas , me perdoem ... Ah ateus , me perdoem ... Quem REALMENTE NÃO CRÊ EM DEUS , NEM FALA A RESPEITO . Vejo é moda de gente decepcionada com o sistema religião e não com o fenômeno fé . Vão ler Mircea Eliade e Joseph Campbell . Ajuda no pragmatismo .

  34. Marcelo Ceolin Postado em 20/Jul/2012 às 12:24

    Pablo, Repartidos entre a IGNORÂNCIA e a MÁ-FÉ, seus argumentos beiram ao delírio! Pretender que esse debate decorre da ausência de estudo de história, antropologia, fenomenologia ou filosofia é desconhecer por completo as divergências dentro dessas disciplinas... pior, é acreditar sem fundamento que sua concepção sobre essas questões é a única verdade, ou seja, é simplesmente FÉ (no sentido mais obtuso da palavra). Você afirma que a ciência está distante de descobrir essa existência ou inexistência, contudo, ao longo da história da humanidade tem-se comprovado que diversos fenômenos atribuídos a ação divina foram sistematicamente revelados (desde os raios de Zeus à inexistência do éter de Ptolomeu). A comprovação da existência de algo pode ser realizada desde que sejam apresentadas objetivamente as suas características. Ocorre que o conceito de deus é variável histórica e socialmente. Aliás, reformula-se a cada descoberta científica, ou seja, a ciência fez mais para moldar seu conceito deus, criando zonas de certeza negativa, do que qualquer “experiência subjetiva de existir”. A má-fé de seus argumentos se revela ao dizer que "quem realmente não crê em deus, nem fala a respeito"... é o argumento grotesco daqueles que desejam proteger seus pequenos castelinhos de cartas da brisa da razão. Parabéns, concordo com você que seja a melhor estratégia para defender a religião, afinal ela não suporta o menor confronto da racionalidade.

  35. Camila Postado em 15/Aug/2012 às 11:10

    Profecia é como horóscopo: acredita quer quer.

  36. luiz fernando Postado em 22/Aug/2012 às 13:49

    “É preguiça mental crer que um Deus criou tudo”, afirma cientista. Pode ser preguiça, mas, e se for verdade ? Prá mim ELE criou até os mecanismos da evolução. E nem por isso tenho preguiça de estudar a evolução. E o design inteligênte, como podemos combinar com a evolução algo como o flagelo que tem na cauda um verdadeiro motor elétrico, e microscópico. Deduzo então que, tanto o DESIGN quanto a EVOLUÇÃO são inteligêntes. Parecem ter sido criados, ou tudo o que eu pensei é preguiça. Será ?

  37. Clift Postado em 12/Sep/2012 às 20:41

    Admiro a ciência, e procuro não me afastar dela. Porém, considerar que tudo veio do nada, é tão inverossímel e tolo, quanto crer na interpretação literal da bíblia, a qual determinados pastores evangélicos - por questão de sobrevivência de suas seitas - insistem em pregar. Aos engraçadinhos que dizem que crer em Deus é preguiça mental ou coisa que o valha, saibam que a festejada teoria do Big Bang foi proposta pelo Padre George Lemaitre em 1927, e não por esses fanfarrões Richard Dawkins e esse professor do artigo.

  38. Gustavo Castañon Postado em 21/Sep/2012 às 01:27

    Tosco metafisicamente, como todo materialista. Além das propagandas ateístas vazias de sempre. Fala de inúmeras evidências científicas de que Deus não existe e não cita nenhuma. Óbvio. Por definição a ciência não pode dar evidência metafísica de nada. MUITO MENOS EVIDÊNCIA EMPÍRICA DA NÃO-EXISTÊNCIA de algo. Primarismo destinado a abalar pessoas ignorantes.

  39. Joabe Postado em 21/Sep/2012 às 01:50

    Eu acho que pra crer num nada é mas difícil do que crer em Deus. O cara que crer que tudo veio do nada tem que ter muita , mas muita fé no nada. Mas o contraditório é normal cada um tem fé no que quer em Deus ou em teorias e achismos ou sei lá no big ben teorias de evolução, isso é perfeitamente normal.

  40. Alexsandro Postado em 21/Sep/2012 às 10:57

    Simplesmente um Tremendo idiota

  41. givas Postado em 11/Oct/2012 às 16:19

    Gostaria que esses bando de idiotas que não acredita em Deus,explicassem como uma pessoa consegue parar de crescer! O que me parece é que deveríamos continuar a crescer sem parar. já que não existe Deus, então eu desfio os cientistas a desprogramar as células do crescimento do corpo humano e más desafio eles também a desligar a células da velhice e da morte para que eles nunca possam ficar velhos e morrerem. garanto que nem um babaca desses consegue, sabe por que? por que simplesmente nosso corpo e espirito foi criado por Deus.

  42. Hilário Postado em 17/Oct/2012 às 02:44

    Noutra época queimaríamos ele vivo.

  43. Hilário Postado em 17/Oct/2012 às 02:45

    Melhor ainda, ele nem diria isso, se amasse a própria vida.

  44. Juli Postado em 25/Oct/2012 às 05:23

    Em minha humilde opinião, o "grande criador" dessa história é a natureza. Chame de Deus, se quiser, mas tudo que conhecemos como seres humanos pensadores é obra da natureza. Se ter fé é acreditar no que não se prova, então eu não tenho fé. Não consigo acreditar em água virando vinho, não consigo acreditar em uma mulher que engravida sem nunca ter tido relações sexuais, não acredito em ninguém andando sobre a água, não acredito em dois animais de cada espécie em uma arca, e posso ficar o dia falando sobre coisas que eu não acredito. Não acredito porque é naturalmente impossível. Mas acredito na química, na física, na biologia porque elas respondem as minhas perguntas, mesmo que não sejam todas as perguntas. Acho muito prepotente exigirmos de nós mesmos respostas para coisas que aconteceram quando o universo era completamente diferente do que conhecemos hoje. Mas somos curiosos e somos pensantes portanto sempre buscaremos respostas e provas para nossas perguntas e, realmente, espero pelo dia em que não precisaremos dar crédito a um Deus od feitos de uma natureza perfeita. Sei que virá um e me perguntará: "então quem criou a natureza, se não foi Deus?" E a minha resposta para essa pergunta é que ela simplesmente existe, assim como seu Deus simplesmente existe para você, mas ao contrário dele, a natureza eu sinto, vejo, toco, cheiro, ouço, bebo, como, dou vida e mato.

  45. Hilário Postado em 26/Oct/2012 às 01:27

    Deve ser difícil enquanto alguém busca o conhecimento, estuda, enquanto outros só olham e zombam. Mas também acho que não precisava dar uma cutucada.

  46. Dialético Postado em 07/Nov/2012 às 17:34

    Desculpem pela sinceridade, mas já é provado pela neuroteologia que, quem tem pensamentos religiosos é doente mental, então vão analisar suas kbças de porco, encontrem alguma coisa mais real pra pensar, tipo arrumar uma forma de contribuir com a humanidade que ta um caos em virtude do monopolio dos que mandam na maioria que infelizmente é doente mental, bando de babacas que tem preguiça de pensar, "penso, logo existo". E não me venham com essa conversa tosca de alma e caralho a quatro, ta na hora do homo sapiens sapiens sapiens, e espero que não demore muito para encontrarem uma cura para tantos milênios de retardamento cosmogônico, pobre espécie com a maioria em eterna crise existencial.

  47. Hilário Postado em 19/Nov/2012 às 10:00

    Cuidado Dialético! Estão querendo voltar com a moda de queimar vivos em nome de Deus. Afinal eles podem criticar tudo e todos, mas não se pode falar nada contra eles ou Deus. Hoje em dia dizer que é ateu, parece ser o mesmo que dizer que chutou a mãe.

  48. minas resgata Postado em 23/Nov/2012 às 14:19

    na verdade esses cientistas criticam idéias antigas sobre o que seja deus,muitas delas oriundas de visões religiosas deformadas e preconcebidas....mas,eles nunca se dispõem a discutir essa intecionalidade do universo traçada na sua história,essa dinâmica "direcionada", o porquê das coisas serem dessa ou daquela maneira e,não diferentes...esse tipo de critica é tão fácil como criticar a fisica de aristoteles...as respostas definitivas,ah... essas nem a ciência deles conseguem,como ele mesmo admite...e nesse limiar é que reside a possibilidade de um jogo mágico,do qual temos apenas suspeitas e poucas certezas...a discussão sobre deus deveria ser feita de forma mais séria...ah...o big bang explica tudo...porquê houve o big bang? porque havia essa necessidade embutida da expansão para a criação explodir? porquê havia uma "intenção"....porquê as coisas tomaram esse rumo e não outro?........?????????????????

  49. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 28/Dec/2012 às 01:10

    Marcelo Ceolin, me acusas de Ignorância e Má Fé. Muito raso e circunvago. Vejo algo nisso que de certa forma, demonstra rancor gratuito o que deve te definir com um ser obtuso, mas, como não sou seu analista, detenho-me aqui no assunto da sua psiquê soberba. Você me diz de fenômenos atribuídos a intervenção divina que já foram explicados pela ciência, ora, isso não diz de Deus. Convido sim, os cientistas que leiam mais sobre a fenomenologia, porque há um fenômeno chamado Fé que a ciência não explica. Atualmente dizem de subtâncias que agem no corpo no momento de fé, mas a origem, está e ficará fora do alcance da sabedoria humana. Deus continua "impontuado" por mais que a sociedades mudem e essa condição, meu caro, vai permancer. Anote. Chama-me grotesco por um argumento. Hilário, pois ATEUS DE FATO não entram em debates sobre Deus. Estão preocupados em viver o materialismo e muitos já são niilistas. Isso é um fato, aceite ou não. Minhas cartas estão na mesa e a brisa da razão, sobre esse assunto, é como hálito das estátuas ou das caveiras do Memento Mori: convenções que serão superadas. Já, Deus, fica looonge do burrinho dos outros. Meu confronto com a racionalidade se dá no culto racional ao Divino que nada mais é do que percebê-lo sem a necessidade de "microscópio"... mas isso vem de berço e educação eu não questiono, apesar de estar dialogando com um ser presunçoso e predisposto a banalização que provavelmente, te assusta na hora de dormir. Delírio? Gozado, não é esse papo de ciência e Deus, puro delírio? Fique feliz e bem vindo ao time dos delirantes diletantes. Eu sei que você gosta, se não, não teria questionado meu post. Fica com Deus.

  50. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 28/Dec/2012 às 01:17

    Já estava me esquecendo de repetir: DEUS É, e aquilo que É não habita existência como PROVA pois dele provêm todas as coisas.

  51. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 28/Dec/2012 às 01:19

    e estudos comprovam que debate entre Ateus e Não-Ateus, são em sua maioria IMPROFÍCUOS. Ou seja, perdi meu tempo aqui ... acho que não só eu.

  52. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 28/Dec/2012 às 01:24

    ( acho que tem gente mentindo nome aqui... né Giovanni Mocelin ou é Marcelo Ceolin mesmo? )

  53. Marina Postado em 15/Jan/2013 às 20:33

    porque as pessoas se encomodam tanto em explicar se Deus existe ou não existe?Ele existe pra quem acredita e ponto, o resto é resto.Cada um na sua.

  54. Nilo Postado em 11/Feb/2013 às 09:56

    Deus não segue Leis Físicas, Ele criou sim o universo do nada, e fez tudo na ordem inversa. Criou a terra primeiro, só depois colocou as estrelas no céu. Deus faz milagres, Ele não segue o raciocínio humano. Ignorantes são aqueles que desafiam desvendar o inesvendável, e explicar o inexplicável. Estultos são aqueles que não lhe dão a glória devida, pois não passam de meros pecadores mortais que precisam urgentemente procurar outra resposta para justificar seus atos imorais e perversos.

  55. Josimere Postado em 13/Feb/2013 às 15:11

    Respeitosamente digo: Os que não acreditam em Deus um dia iirão se encontrar face a face com Ele, então me dirão se Deus existe. Espero que até lá já O tenham reconhecido como nosso Deus soberano, autor de toda criação. Deus os abençoe.

  56. Marco Postado em 15/Feb/2013 às 15:51

    se deus realmente existe, porque ele não publica um comentário por aqui, desanca o astrofísico e acaba com a discussão de uma vez? :-) brincadeiras a parte, o fato é que a crença em deus é uma muleta psicológica, varinha de condão, conto de fadas. desde o limiar da história humana, os deuses e as religiões só serviram pra duas coisas: tentar explicar (mal e porcamente) aquilo que o homem desconhecia e legitimar o domínio daqueles que detinham o poder sobre a maioria. nada além, nada aquém. com certeza, caso existisse realmente alguma divindade solta por aí, criando mundos e seres inteligentes, do que menos ela precisaria seria de sacerdotes, de igrejas, de dízimos, de hierarquia, de enviados, profetas e o diabo a quatro. simplesmente, sendo preciso, ele chegaria, bateria um papo com suas criaturas, diria "olha, moçada, a coisa é assim e assado" e voltaria aos seus afazeres, fossem eles qual fossem, havendo consenso entre ele e sua criação. se não houvesse, bastava o cara fazer uma mágica onipotente e mudar a opinião de todos a favor do que fosse sua vontade e ninguém ia sequer perceber. mas não é assim que as coisas funcionam. pra explicar a existência de um ser supremo, e a quantidade de incongruências, disparates e coisas absurdas que isso acarreta, é necessário uma série de acrobacias teóricas e violações da lógica e do bom senso que se torna mais simples aceitar que não existe, nunca existiu e nem vai existir deus algum. estamos aqui por acaso, por uma série de combinações complexas que somente o acaso pode produzir. e assim como viemos, um dia vamos partir. se realmente houvesse algum ser todo-poderoso que tivesse nos criado, haveria um propósito "planejado" em todo o universo, dirigido e supervisionado, como querem os crentes, por uma mente de infinita sabedoria. mas todas as evidências sempre apontam para o mesmo lugar: não há um propósito definido, a não ser a simples existência do universo, que está aí e não pode ser negado. no que toca a existência da raça humana, a única certeza que temos é que estamos aqui há muito pouco tempo, criamos cultura (e dentro dela está a mitologia, que lida com deuses e o imaginário coletivo) e perdemos tempo escrevendo comentários longos e chatos tentando provar nossos pontos de vista como os mais corretos. de resto, nosso futuro é incerto, mas sabemos que, individualmente e como espécie, um dia vamos encontrar um fim, respectivamente, morte e extinção. nesse intervalo, o melhor é aproveitar bem a vida, vivê-la com paz e sabedoria. para isso, alguns usam de lucidez e racionalidade. outros, por sua vez, preferem apelar para o fogo do inferno e ameaçar aqueles que ousam contradizer suas crenças infantis num pai autoritário que castiga por pouca coisa e está sempre de mau humor. da minha parte, prefiro uma supernova explodindo na minha cara do que acreditar num deus tão chato e sem graça.

  57. Abdo Souza Postado em 25/Feb/2013 às 15:41

    Blá blá blá, crença em Deus é muleta, blá blá blá, conto de fadas, blá blá blá... Sempre a mesma coisa, dá um tempo! Se você não crê na existencia de um ser que tem TODO o poder, no mínimo deve respeitar quem acredita. Só debater com as pessoas que seguem a fé pela simplicidade e dedicação, é moleza! Quero ver argumentar com Anselmo, Tomaz de Aquino, Agostinho de Hipona, G.K Chesterton, C.S Lewis, etc... e tal.

  58. Renata Postado em 11/Mar/2013 às 07:47

    Li todos os comentários e acho que a ciência está no caminho certo pra provar a existência divina. Contudo, nossa vã filosofia e a nossa ciência ainda obsoleta deverão levar séculos para tanto. Observo nos comentários até daqueles que criticam a crença em um Deus criador que eles demosntram uma certa inquietude e talvez um desciontentamento com suas pr´prias existências a ponto de serem críticos ao extremo sobre Deus. A ordem Deus criou o homem ou o homem criou Deus é como o ovo criou a galinha e a galinha criou o ovo. Vamos estudar para achar as respostas que Ele quer sabiamente que achemos, mas, contudio, vamos ser menos hi´pócritas e descrentes porque aquilio que não se prova a existência existe tanto aquilo que se pode provar. Senão, como explicaríamos que a própria ciência se desmente ao longo dos séculos sobre suas próprias descobertas? Antes a Terra era quadrada, hoje é redonda. Antes não havia teoria da evolução, antes o fogo era sagrado, tudo que não se explica precisa de explicação, portanto, continuem a busca pela explicação d existência de Deus até que consigam o encontrar, seja pela ciência ou seja pelos seus próprios corações.

  59. anderson Postado em 31/Mar/2013 às 01:45

    Para deus a ciencia do pobre e miseravel homem barro e loucura

  60. oneida Postado em 09/Jun/2013 às 22:35

    ´a ignorância espiritual leva a pessoa a esse tipo de discussão. Aqueles que creem em Deus não precisam convencer ninguém de sua existência .

  61. jason Postado em 31/Jul/2013 às 00:34

    seja por deus ou pela ciência, descobrir o que gerou o universo é completamente inútil, pretendem fazer o que com isso? criar um novo?

    • MaiconO Postado em 29/Jul/2014 às 17:40

      Responder perguntas, que ainda não tem respostas.

  62. Lucas Postado em 04/Jul/2014 às 09:36

    Se perguntar quem criou todo o universo, so tem uma explicaçao. Que Deus fez todas as coisas e (.) Quem criou Deus? Bom se (vc que esta lendo) nao percebeu esse Deus nao tem um nome, ele simplesmente é (Deus o Todo Poderoso), e tao poderoso que sempre existiu, o que te faz duvidar de seu poder? lembra o passado sabe o futuro e pode estar em qualquer tempo no inicio no fim na eternidade.. duvidem ou nao, um dia todo o verá, grandes e pequenos.. "aguardem"

  63. Renan Postado em 21/Jul/2014 às 19:05

    Pessoal?Como pode um homem "culto" falar que é preguiça mental afirmar que Deus criou tudo?? vejamos: O maior estudioso e cientista físico que realmente usava e muito o "cérebro" para pensar e que descobriu a lei da relatividade e a existência dos átomos, o Maior de todos Albert Einstein sempre se referiu que diante das suas descobertas creditava a "existência de um Criador" isto registrado em todas as suas literaturas. Este "Imbecil" acha que é mais sábio que seu "mestre" por isto que não podemos acreditar em tudo que se lê antes temos que criar um "filtro" baseado nos quê realmente "usavam o cérebro" Faz favor!! abraço Renan do Sul

  64. MarcinhoD Postado em 04/Aug/2014 às 07:06

    Eu acredito que todos os traços ocultos não notáveis atualmente, tendem a se manifestar a respeito de uma nova forma de convivência na sociedade a curto prazo, traços que não são perceptíveis a olho nu graças a ignorância da população existente num mundo paralelo ao que seria o formato de um mundo correto propriamente dito, manisfestando-se no intuito de adicionar uma implantação de novas doutrinas e também novas formas de convivência entre seres voltados as leis não éticas de cumprimento do cidadão comum.

  65. Leandro Baraldi Postado em 06/Sep/2014 às 13:18

    A preguiça não está em acreditar que Deus criou tudo, mas sim acomodar-se com essa ideia e não estudar: isso sim é preguiça. Então a crença no Criador não atrapalha, mas é preciso ter bom senso e estudar a Sua criação, conhecê-la estudando-a.

  66. Wilson Alves Postado em 05/Feb/2016 às 07:50

    O cara não acredita em Deus, para ele o Mundo foi criado a partir de uma explosão. E o que teria explodido? Por que teria explodido? Como teria explodido? Ainda que houvesse explicações físicas para todos os fenômenos, ainda assim estariam faltando as explicações sobre os fenômenos espirituais.

  67. Lázaro Pacheco Postado em 11/Feb/2016 às 16:27

    Além de querer se exibir como "ateu cheio de certezas", quando na verdade tudo que ele diz não são mais que crenças (ou crendices... dizer que a ciência fornece evidências contra a existência de Deus é a pior delas), o astrofísico se esqueceu que bem antes de Newton houve um carinha quase "imperceptível" chamado RENÉ DESCARTES que deu explicações mecânicas a muitos fenômenos e abriu caminhos novos para a ciência! Santa ignorância, Batman :-D