Redação Pragmatismo
Direita 25/Apr/2012 às 14:33
108
Comentários

Conheça os 40 mandamentos do reacionário perfeito

Cada um dos tópicos abaixo foi diretamente inspirado nas falas ou nas atitudes de pessoas de carne e osso

laerte reacionário direita conservadorPor Gustavo Moreira, em seu Blog

1-Negue sistematicamente a existência de qualquer conflito de classe, gênero, etnia ou origem regional ao seu redor, mesmo que o problema seja evidente até aos olhos do turista mais desatento. Afinal, sempre nos foi ensinado que a sociedade é um todo harmônico.

2-Não sendo possível negar o conflito, pela sua extensão, tente convencer seu interlocutor de que ele é limitado, reduzido a alguns focos ou induzido por estrangeiros perversos, mas que logo tudo voltará à tranquilidade costumeira.

3-Sendo impossível negar que o conflito é vasto e presente em quase toda parte, tome o partido dos mais poderosos. Afinal, eles representam a ordem, que deve ser mantida a qualquer custo.

4- Manifeste sua contrariedade diante de qualquer estatística que aponte para uma tendência de aumento da massa salarial. É inadmissível que os abnegados empreendedores sejam constrangidos a margens de lucro menores.

5-Demonstre contrariedade ainda maior quando notar que filhos de operários, camelôs e empregadas domésticas estão frequentando universidades. Prevalecendo esta aberração, que vai limpar o vaso sanitário para seu filho daqui a vinte anos?

Leia mais

6-Repita mil vezes por dia, para si mesmo e para os outros, que esquerdismo é doença, ainda que faça parte de uma classe média de orçamento curto, mas que, em estranho fenômeno psicológico, se enxerga como parte da melhor aristocracia do planeta.

7-Atribua a culpa pelos altos índices de criminalidade aos migrantes vindos de regiões pobres e imigrantes de países miseráveis. Estas criaturas não conseguem nem reconhecer a generosidade da sociedade que os acolhe.

8-Associe, sempre que possível, o uso de drogas a universitários transgressores e militantes de esquerda, mesmo sabendo que o pó mais puro costuma ser encontrado nas festas da “boa sociedade”. É necessário ampliar ou pelo menos sustentar o nível de reacionarismo da população em geral.

9- Tente revestir seu conservadorismo com uma face humanitária, reivindicando o direito à vida de todos os fetos, ainda que, na prática, vá pagar um aborto caso sua filha fique grávida de um indesejável, e seja favorável ao uso indiscriminado de cassetete e spray de pimenta contra os filhos de indesejáveis já crescidos.

10- Assuma o partido, em qualquer querela, daquele que for mais valorizado socialmente. Não é prudente que os “de baixo” testemunhem quebras de hierarquia, nem nos casos de flagrante injustiça.

11- Tente justificar, em qualquer ocasião, os ataques militares da OTAN contra países da Ásia, África ou da América Latina, mesmo que estes não representem a menor ameaça concreta para os agressores. Pondere que não é fácil carregar o fardo da civilização.

12- Mantenha assinaturas de pelo menos um jornal e uma revista de linha editorial bem reacionária, para usá-las como argumento de autoridade. Quando suas afirmativas forem refutadas, retruque de imediato com a fórmula “eu sei de tudo porque li o …”.

13-Nunca se esqueça: se um político socialista ou comunista cometer crimes comuns, isto é da essência do esquerdismo; se os crimes forem cometidos por um político de direita, ele é apenas um indivíduo safado que não merece mais o seu voto.

14- Vista-se somente com roupas de grifes caríssimas, não importando o quanto vá se endividar. Sobretudo jamais seja visto sem gravata por pessoas das classes C, D e E.

15- Nunca perca a oportunidade de discursar a favor da pena de morte quando o jornal televisivo noticiar o assassinato de um pequeno burguês por assaltante ou traficante de favela; se, ao contrário, surgir a imagem de algum rico que passou de carro a 200 km/h por cima de pobres, mude de canal, procurando um filme de entretenimento.

16- Quando ouvir narrativas sobre ações violentas de neonazistas e outros militantes de extrema-direita, minimize a questão. Afinal, eles podem ser malucos, mas contrabalançam a ação da esquerda.

17- Reserve pelo menos uma hora, durante as festas de aniversário de seus filhos, para aquela roda em que alguns contam piadas sobre padeiros portugueses burros, negros primitivos, judeus e árabes sovinas, gays escrachados e índios canibais. É necessário, para reforçar a coesão da comunidade burguesa “cristã-velha”!

18- Quando forçado a conversar com pobres, tente parecer um grande doutor, empregando seguidamente expressões estrangeiras; se um subalterno for inconveniente ou falar demais, dispare sem hesitar: “Fermez la bouche!” .

19- Seja sócio de um clube tradicional, ainda que falido, e se possível ocupe uma de suas diretorias, mesmo que totalmente irrelevante. Manifeste-se sempre contra a entrada no quadro social de emergentes sem diploma e outros tipos sem classe.

20- Jamais ande de trem ou de ônibus. É a suprema degradação, comparável somente a ser açougueiro na sociedade absolutista.

21- Obrigue todo empregado doméstico que venha a cair sob suas ordens a comprar uniforme e usá-lo diariamente, impecavelmente lavado e passado. Afinal, para que serve o salário mínimo?

22-Jamais escute música baiana de qualquer vertente, samba, forró ou cantores sertanejos. Uma vez flagrado, sua reputação de homem civilizado estaria arruinada.

23-Pareça o mais alinhado possível com o liberalismo do século XXI. Tendo preguiça de se dedicar a textos complexos, leia pelo menos “Não somos racistas”, de Ali Kamel, e o “Manual do perfeito idiota latino-americano”. Passará como intelectual para pelo menos 90% da juventude de direita.

24- Morra virgem, mas nunca apresente como esposa, noiva ou namorada uma mulher que não caiba no estereótipo da burguesa cosmopolita, porém comportada.

25- Faça eco aos discursos dos octogenários conservadores que constantemente repetem a fórmula “no meu tempo não era assim”, mesmo que saiba sobre inúmeras falcatruas e atrocidades “do tempo deles”. Quanto mais perto do Império e da República Velha, mais longe da contaminação esquerdista!

26- Passe sempre adiante, para parentes, amigos e conhecidos, notícias forjadas na Internet, no estilo “Todas as mulheres de uma cidade do Ceará se recusaram a trabalhar numa fábrica de sapatos, porque já recebiam o bolsa-família”. Não importa se é impossível que qualquer pessoa com mais de quatro neurônios ativos acredite que uma cidade inteira tenha recusado um salário de pelo menos seiscentos reais por achar que vive bem com um auxílio de cento e cinquenta.

27- Repasse, igualmente, juízos de valor negativos sobre personalidades de esquerda, na linha “Michael Moore é mentiroso”, “Chico Buarque é um comunista hipócrita que vive no luxo”, “Dilma foi terrorista”, etc. É preciso dar continuidade à teatral associação entre reacionarismo e moralidade.

28-Diante de qualquer texto ou discurso de esquerda, classifique-o imediatamente como doutrinação barata ou lavagem cerebral. Não importando sua eventual ignorância sobre o tema, é preciso fechar todos os espaços à conspiração gramsciana mundial.

29- Sustente a surrada versão de que “apesar dos erros, os milicos salvaram o Brasil do comunismo em 1964”. Desconverse mais uma vez se alguém perguntar como se chegaria ao comunismo através da provável eleição de Juscelino Kubitschek em 1965.

30- Deprecie ao máximo mexicanos, chilenos, peruanos, paraguaios, bolivianos, colombianos e demais hispânicos como caboclos de cultura atrasada. Abra exceção para argentinos ricos filhos de pais europeus, desde que estes se abstenham de chamá-lo de macaquito.

31- Defenda o caráter sagrado da propriedade rural. Quando alguém recordar que as terras registradas nos cartórios do estado do Pará equivalem a quatro Parás, procure ao menos convencê-lo de que é uma situação atípica.

32- Afirme com veemência que todo posseiro, índio ou quilombola em busca de regularização de terras é vagabundo, mesmo que seus antepassados estejam documentados no local há duzentos anos. Por outro lado, todo latifundiário rico sempre será um proprietário respeitável, ainda que tenha cercado sua fazenda à bala há menos de vinte.

33- Denuncie nas redes sociais os ambientalistas que tentam embargar a construção de fábricas de artefatos de cimento em bairros superpopulosos e de depósitos de gás ao lado de estádios de futebol. Esses idiotas não sabem que nada é mais importante do que o crescimento do PIB?

34- Rejeite toda queixa que ouvir sobre trabalho escravo. É tirania impedir que alguém trabalhe em troca de água, caldo de feijão, laranja mofada e colchão de jornal, se estiver disposto a isto. Deixem a vida social seguir seu curso espontâneo!

35- Quando alguém protestar contra o assassinato de duzentos gays no ano Y, responda que outras quarenta mil pessoas morreram violentamente naquela temporada. Finja que é limítrofe e não entendeu que a cifra se limita aos gays mortos em decorrência desta condição e não aos que tombaram em latrocínios, brigas entre torcidas e disputas armadas por vagas de garagem.

36- Acuse todo movimento constituído contra determinado tipo de opressão de querer promover a opressão com sinal contrário. As feministas, por exemplo, pretendem castrar os machos e colocar-lhes avental para lavar a louça e cuidar de poodles.

37- Enalteça “esportes e diversões” que favorecem o gosto pelo sangue, como arremesso de anões, rinhas de galo, pegas, caçadas em áreas de preservação ambiental, touradas, farras do boi e congêneres. Como já dizia seu patrono oculto Benito Mussolini, “o espírito fascista é emoção, não intelecto”.

38-Procure enxertar referências bíblicas nas suas falas sobre política. Ao defender um oligarca truculento, arremate a obra dizendo algo como “Cristo também jantou na casa do rico Zaqueu”. Tente dar a impressão de que qualquer um que venha a contestá-lo despreza pessoas religiosas.

39-Apresente a todas as crianças que tiver ao seu alcance, antes dos dez anos, o repertório integral de Sylvester Stallone e similares, nos quais o árabe é sempre terrorista, o vietnamita um comunista fanático que jamais tira a farda e o hispano-americano batedor de carteira ou traficante. Tendo a chance, compre também Zulu, para a garotada aprender desde cedo que africanos são selvagens que correm em torno da fogueira sacudindo lanças de madeira.

40- Não permita que a política externa dos Estados Unidos seja criticada impunemente. Nunca se sabe quando o homem de bem precisará de um poder maior e talvez irresistível para defendê-lo do zé povão.

Posts relacionados

Comentários

  1. Victor Mota Postado em 25/Apr/2012 às 20:49

    Genial!

  2. Giovanna Postado em 26/Apr/2012 às 10:39

    O que me deixa chateada é que você ouve isso a sério, no dia-a-dia.

  3. Gustavo C rocha Postado em 26/Apr/2012 às 11:52

    Muito bom

  4. Ana Postado em 26/Apr/2012 às 16:48

    Excelente!

  5. Décio Rivas Postado em 26/Apr/2012 às 21:12

    "35- Quando alguém protestar contra o assassinato de duzentos gays no ano Y, responda que outras quarenta mil pessoas morreram violentamente naquela temporada. Finja que é limítrofe e não entendeu que a cifra se limita aos gays mortos em decorrência desta condição e não aos que tombaram em latrocínios, brigas entre torcidas e disputas armadas por vagas de garagem." Conversa mole.

  6. Clovis Pacheco F. Postado em 27/Apr/2012 às 08:28

    Gostar de sertanejo também já é demais!

  7. ALZENIRA B Postado em 27/Apr/2012 às 16:45

    Clovis, nao te entendi. Eu nasci lá no sertão de Pernambuco... há algo errado comigo?

  8. SALOMAO Postado em 02/May/2012 às 08:19

    Me lembro muito de uma frase do grande Dias Gomes - um geinal esquerdista - usando O BEM AMADO , nas palavras de Odorico Paraguaçu para alertar as esquerdas; disse este personagem que era o prefeito da cidade do partido conservador: - Esta esquerda é muito "amadora" !!! Defender a entrrada de Imigrantes. Defender Cotas raciais. A quem esta esuerda está ajudando? a quem estão servindo ? ninguém é mais beneficiado do que isto do que os partidos de direita que estão sorrindo beneficiados porque a esquerda perde apoio enquanto defende ideias polemicas. Vamos defender uma esquerda similar ao socialismo aplicado hoje na Noruega, Suecia, Suiça e em muitos lugares da europa. E nao a esquerda telhado-de-vidro da Bolivia, Venezuela, etc. abs aos amigos, espero ter contribuido

    • Jose Postado em 12/Mar/2014 às 13:17

      Boa vamos reformar o item 6 esquerdismo da Bolívia e da Venezuela são doença, da Noruega e Suécia, não, embora nenhum desses países possa ser chamado de socialista.

    • ricardo Postado em 03/Apr/2014 às 19:15

      noruega, suecia e suiça socialistas? de uma olhadinha no ranking de liberdade economica e perceba o liberalismo que esses paises praticam. santa dose.

  9. Rodolfo Postado em 04/May/2012 às 02:24

    6-Repita mil vezes por dia, para si mesmo e para os outros, que esquerdismo é doença, ainda que faça parte de uma classe média de orçamento curto, mas que, em estranho fenômeno psicológico, se enxerga como parte da melhor aristocracia do planeta. Essa é a melhor. Nessa dizemos que o Esquerdismo é dono da Periferia e de todos os pobres do mundo. Ou seja, quanto mais deixarmos a população pobre, mais esquerdistas teremos para nos manter cada vez mais fortes no poder. Viva la revolution!

    • Senador ACM Postado em 06/Feb/2014 às 09:42

      A 6 tb achei a melhor. Conheço figuras desse tipo, é isso mesmo.

  10. Marcos Postado em 04/May/2012 às 14:15

    Pra ser bom,é necessário ser de esquerda? Só a esquerda é´boa? O autor do texto é verdadeiramente bom? Se esquerdista demais,bitolado,também não é ruim?

    • Jose Postado em 12/Mar/2014 às 13:19

      A pergunta é, bom para quem? Em geral a esquerda defende uma sociedade mais justa e igualitária, a direita afirma que a desigualdade é normal e .... bem azar de quem é pobre.

  11. Caio Postado em 12/May/2012 às 20:06

    Ótimo argumento, Décio Rivas. Só que não.

  12. Teresinha Maria Gonçalves Postado em 14/May/2012 às 00:28

    ESTOU ASSUSTADA COM A USP E COM A DEMOCRACIA, A FRÁGIL DEMOCRACIA BRASILEIRA.

  13. Fábio Postado em 02/Jun/2012 às 21:53

    Que m....perdi tempo lendo isso, mas vou compensar deixando um singelo comentário.

    • Karolline Postado em 13/Feb/2014 às 16:28

      Bom... comentar também foi perda de tempo. Poderia estar xingando a Lola u.u

  14. Ze Paulo Postado em 02/Jun/2012 às 23:24

    Hipócritas. Só pq recolhem o dizimo se arvoram de Robin Hood dos trópicos. Mas as faxineiras tão lá limpando suas latrinas do mesmo jeito. Nessa zona não tem virgem.

  15. Marcos Antonio Postado em 06/Jun/2012 às 10:52

    Nem engraçado é...

  16. Fabio Silveira Postado em 06/Jun/2012 às 17:14

    Muito boa esta lista!

  17. Gustavo Faria Postado em 07/Jun/2012 às 16:18

    Claro, porque o mundo está dividido entre negros e brancos, bons e maus, e a esquerda está sempre certa. Como é difícil entender religiosos fundamentalistas =/

  18. Stanislaw Postado em 11/Jun/2012 às 23:55

    Tem gente pregando moral de cuecas. Isso está parecendo mais um "40 mandamentos do esquerdizóide liberal perfeito para petralhas".

  19. Felipe Postado em 11/Jul/2012 às 14:19

    E o PT envergonha o Brasil ao se aliar a Ahmadinejad, Hugo Chavez entre outros ditadores populistas!

    • JOse Postado em 12/Mar/2014 às 13:21

      É isso aí Felipe, faltou o item 41 - na falta de argumentos e se os 40 itens falharem fale mal do PT, mesmo não saiba o que está falando.

  20. oRTO Postado em 21/Jul/2012 às 20:34

    O Reacionário é todo aquele que não concorda com a minha opinião.

    • Renan Postado em 13/Feb/2014 às 16:30

      Se for ver num dicionário - se não for pedir demais -, saberá porque o termo "reaça" é largamente usado :)

  21. Fatima Postado em 08/Aug/2012 às 21:11

    Esse texto é FODA!

  22. Vânia Lima Postado em 09/Sep/2012 às 11:27

    9- Tente revestir seu conservadorismo com uma face humanitária, reivindicando o direito à vida de todos os fetos, ainda que, na prática, vá pagar um aborto caso sua filha fique grávida de um indesejável, e seja favorável ao uso indiscriminado de cassetete e spray de pimenta contra os filhos de indesejáveis já crescidos. Nesse item Vc é um reacionário hipócrita por associar a luta contra o aborto e pelo direito do feto - assassinato preventivo de futuros bandidos e prática compulsória de aborto para seletividade de ato sexual fecundande sem responsabilidade... daí cai por terra sua auto defesa anti-reacionária!; não gere filhos - esterilize-se, vasectomise-se; proteja-se de doenças sexualmente transmissíveis - sexo responsável! 8-Associe, sempre que possível, o uso de drogas a universitários transgressores e militantes de esquerda, mesmo sabendo que o pó mais puro costuma ser encontrado nas festas da “boa sociedade”. É necessário ampliar ou pelo menos sustentar o nível de reacionarismo da população em geral. Reprisa erro grave: - o fato de que haver drogas em festas da 'boa-sociedade' (classificação sua) significa trata-se de um cancêr social, que atinge por dependência obsessiva compulsiva vitimas de todas as classes socio-econômicas. só tratamento e internação compulsória em casos de dependência quimica descontrolada - são capazes de resgatar a saúde e devolver independência ao refém viciado - explorado desumanamente por parasitas associados aos criminosos do narcotrafico. sofrer e adoecer de quimio-dependência não afeta só recursos e grupo privilegiados - exclusivamente ou inclusivamente - miséria, dor e sofrimento são comuns em todos os extratos como também vitimas colaterais; É preciso coragem para ter humanidade radical, desapegar-se de vaidades inúteis - fecundidade e paraisos artificiais, responsabilidade pessoal em esteriliza-se para não procriar - caso não seja capaz de amar o próximo como ama Vc mesmo. ser contrário à liberação e consumo de drogas ilícitas por amar o proximo como ama Vc mesmo. Mulheres, crianças, idosos e religiosos são vitimas de morte violenta - em maior número que gays - como usou de exemplo. daí seja radical em lutar pela Vida independente de classe sócio-econômica; genero; origem etnica; idade; nacionaliade, religião; orientação sexual: heterossexual, bisexual, asexual; solteiro, casado, descasado, monogâmico, polígamico, celibatário... drogas lícitas - tabaco e álccool - são a fonte econômica de patrocinio governamental da industria bélica mundial... ou, será apenas mais um pretencioso preconceituoso - pior que um reacionário!!!

  23. Sandro Félix Postado em 20/Sep/2012 às 03:47

    Todo bonzinhismo é assassino e é inconsciente! Pena o nível do raciocínio ser tão rasteiro a ponto de não perceber que há um esforço enorme para que as pessoas não consigam reconhecer as alternativas de mudança radical do (s) sistema (s) já existentes... Eita fratricídio estúpido de gente intelectualmente preguiçosa!

  24. Daniel Postado em 26/Sep/2012 às 13:27

    Você defende o aborto então né? Sabe quem defende o aborto também? "Reacionários", sim, nada melhor que abortar o máximo de negros e possíveis bandidos no futuro. Nazistas também, afinal, se a criança é doente merece ser abortada por não ter a genética perfeita.

    • Julio Alan Postado em 08/Nov/2013 às 19:05

      Este é outro ponto de acusação falso por parte da "esquerda". Há "direitistas" que também apoiam o aborto, como você citou. As coisas não são preto ou branco, tudo ou nada, como "direita" e "esquerda" dizem em suas trocas de acusações pessoais.

      • Alberto de la Serna Postado em 19/Dec/2013 às 11:54

        O pensamento de esquerda, é todo aquele que não se encaixa no padrão vigente, logo, pessoas com ideologias econômicas de direita, podem, em alguns tópicos, terem pensamentos de esquerda pois, pensam em uma mudança do que existe. Exemplo: Sou a favor de um sistema econômico neoliberal (é o vigente, logo, é de direita), mas sou a favor de que as mulheres grávidas, no início de sua gravidez, sejam livres para interrompê-la (ou seja, apesar de ser uma pessoa de direita, nesse aspecto, minhas ideias levam-me à esquerda).

  25. Ju Postado em 27/Sep/2012 às 14:05

    Nunca li um texto tão preconceituoso... Você jura que acha engraçado?

  26. Mi Postado em 28/Sep/2012 às 08:11

    Quantas pessoas ignorantes. Não entenderam nada! É porque elas já são manipuladas pelas suas igrejas e afins. Texto maravilhoso.

    • Naara Postado em 13/Apr/2014 às 23:41

      Pelo jeito você tem raiva de "crentes". É Preconceituoso e nem percebe!

  27. Marcus Postado em 05/Oct/2012 às 00:21

    Texto sensacional, essas regras são bem a cara da nossa elite de terceiro mundo.

  28. João Pedro Postado em 08/Oct/2012 às 04:02

    Excelente texto!!! Não vou ficar respondendo tudo, mas, duas coisas: só sobre o texto ser "viciado" e "preconceituoso" e dizer "que só a esquerda é boa", bom, do ponto de vista de uma pessoa de esquerda, não tem como ser correto, ético ou a palavra que quiser usar sendo de direita, já que a direita representa os interesses mais conservadores, elitistas, opressores etc. Sobre o aborto, que raciocínio péssimo o seu, Daniel. Hitler era vegetariano, artista frustrado e gostava de Wagner. Então, tome cuidado com essas coisas, você pode estar sendo nazista... Defender o aborto passa, primeiro, por reconhecer às mulheres o direito de decidir sobre seus corpos. Não a homens (eu sou homem e tenho certeza absoluta que essa decisão não cabe a mim, oras), igrejas ou o inferno que for, mas às mulheres. Claro que mulher nenhuma gosta de abortar, mas num país em que a educação sexual e os métodos contraceptivos são desconhecidos por uma parcela imensa da população, defender o aborto (público, gratuito, de qualidade e no SUS) significa defender a vida de milhões de mulheres pobres. Porque você sabe bem que aborto é uma realidade no Brasil. Só que, pras mulheres ricas, é ir até uma clínica especializada, pagar uma nota e sair "de boa". Pras mulheres pobres, é enfiar dentro de si agulhas, vassouras, ferros, ir em açougues e outras "técnicas" assassinas e correr risco sério de vida. Fora que só estas é que são eventualmente criminalizadas, como sempre... já viu mulher rica ser punida por abortar? Eu não. Ou seja, quem é contra o aborto está assumindo a posição de defesa de um extermínio massivo, com recorte de classe. Aí você fala: "ué! mas não aborta, dá um jeito de cuidar". Piada, né? Queria ver se fosse com você, não ter acesso a nenhuma formação sobre contracepção e ter que cuidar de uma criança que simplesmente não estava planejada, sendo pobre e mulher. Levando em conta a probabilidade do cara que fez esse filho te abandonar, porque é o que muito homem faz por aí. Haja paciência pra estes debates virtuais...

    • Julio Alan Postado em 08/Nov/2013 às 19:11

      Os métodos contraceptivos seriam mais conhecidos se os alunos não ficassem de putaria na aula de biologia. Entretanto, há outros fatores. Mulheres, independente de poder aquisitivo engravidam aos montes, mesmo as "burguesas". Será que é por falta de orientação sobre contraceptivos!? Não hora do sexo podem estar embriagados/bêbados, podem estar no furor da excitação.

      • Maria Postado em 13/Feb/2014 às 16:34

        Não é toda mulher que tem acesso à Perlutan pra garantir a não pregnância, meu jovem! Os métodos contraceptivos mais eficientes são caríssimos, sendo que o mais eficiente possui uma margem de 1,1% de falhar :(

    • edson Postado em 19/Nov/2013 às 22:53

      Os métodos contraceptivos são conhecidos pela maioria da população, mas infelizmente quem depende de pílulas e camisinhas fornecidas pelo governo está destinado a ter uma gravidez indesejada, pois são produtos vencidos comprados por preços superfaturados destinados a fazerem com que os pobres sigam se reproduzindo em massa para garantirem futuros eleitores cabresteados.

    • Anne Postado em 26/Feb/2014 às 15:17

      E aborto nao é opressao? Matar quem nao tem como se defender pra garantir a liberdade de alguém que fez sexo sem camisinha pq quis? Nao to falando de estupro, antes que a cacarecagem comece.

  29. guilherme Postado em 12/Oct/2012 às 21:06

    Que texto lixo. Preconceito do começo ao fim e um total desconhecimento do termo " reacionário".

  30. Pedro Auguto Borela Postado em 15/Oct/2012 às 07:52

    Um monte de reaça nos comentários!!

  31. Rossana Postado em 15/Oct/2012 às 15:45

    Nossa... Assustada com isso.... O mundo pensa assim....Dói.

  32. Ariovaldo Postado em 25/Oct/2012 às 01:49

    Gostei, muito irônico. Cheguei a gargalhar. O ponto 6 me fez lembrar o saudoso Tim Maia: só no Brasil "prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita".

  33. João Postado em 27/Oct/2012 às 17:20

    Putz... Mato a pau, João Pedro!!

  34. Alexej Postado em 28/Oct/2012 às 14:17

    A esquerda é fantástica! Eu admiro vocês. Se fazem de sonsos e levam multidões nesse papinho de política social (nos anos 90 os marxistas eram contra por dizerem que isso não foca no verdadeiro projeto revolucionário). Por isso são fortes demais! Parabéns à esquerda gostosa, virulona, pica grossa. Parabéns a Lula, esse ser humano maravilhoso, dos mais fantásticos que a História jamais imaginou produzir! FANTÁSTICO!

    • Julio Alan Postado em 08/Nov/2013 às 19:32

      O que dizer do esforço estatal pra mudar sua imagem e posição (números e dados) junto à ONU e ao Unicef? O que dizer dos edifícios públicos feitos pra atender nós pobres (só faltam desabar)? As escolas-fornalhas sem projeto e soluções construtivas humanizados?... O que dizer da "solução" de cotas e o contínua ineficiência do ensino público? É uma pobreza, coisas feitas na ninharia, na mesquinhez enquanto centenas de milhões de nossos impostos desaparecem. O Estado não toma uma atitude na raiz do problema porque é mais custoso ($) e eles precisam manter a roubalheira dos outros governos: Lula, Cardoso, Collor/Itamar, Sarney; os do regime militar; o do JK... Em todos os desvios e roubos ocorreram. São todos iguais mas eles (os senhores do poder) trabalham pra que a plebe pense que existe uma disputa entre "esquerda" e "direita" (os certos e os errados, não respectivamente, não nesta ordem...). Enquanto vocês trocam farpas e dedos indicadores, nosso dinheiro continua a sumir. Que o Estado continue tapando o sol com a peneira e o povo ajudando a segurar a borda desta peneira.

      • Daniela Postado em 13/Feb/2014 às 16:37

        Ainda bem que o texto implicita, ironicamente, que a falha do governo e a roubalheira não é fruto de esquerdice :( falta honestidade na direita, disso ninguém tem dúvida.

  35. James Moura Postado em 30/Oct/2012 às 18:11

    Parabéns pelo texto!

  36. João Campos Postado em 01/Nov/2012 às 19:13

    até parece que todo socialista é o suprassumo da moral... o engraçado é que alguns esquerdistas até mesmo advogam que não exista moral... os chamados niilistas e relativistas (eu só chamo eles de FDPs mesmo) sério, se ser contra a sexualização da infância, ser a favor do direito a vida e ser contra que as pessoas joguem fora a sua saúde física e mental em nome da "liberdade individual" me fazem "reacionário", então eu falo com orgulho: EU SOU O SOCIALISTA MAIS REACIONÁRIO DO MUNDO!

  37. Magnus Postado em 06/Nov/2012 às 21:34

    Nunca vi tamanho preconceito com quem tem pensamento contrário ao da esquerda. Esta, sim, reacionária, retrógrada.

  38. caio Postado em 13/Nov/2012 às 18:54

    Genial esse manual. É impressionante como alguém não reacionário pode desvendar com tamanha perfeição o código de conduta deles. O meu único temor é que esse trabalho decodificador possa vir a ser utilizado nas escolas de formação de reacionários como a Mackenzie de São Paulo. Se brincar, o Jair Bolsonaro vai tentar aprovar na Câmara um projeto de lei que obrigue o MEC a distribuir o que chamaria de "Cartilha do Bom Cidadão de Deus com a Família pela Liberdade" nas escolas públicas...

  39. caio Postado em 13/Nov/2012 às 19:04

    Considerando a reação nos comentários, o autor poderia adicionar mais item: 41) Diante de qualquer crítica ao pensamento reacionário na internet, reaja, imediatamente, fazendo-se de vítima e dizendo que a esquerda é autoritária e não aceita aqueles que pensam diferente dela. No entanto, diante das manifestações em massa de esquerdistas na internet contra textos da Revista Veja que comparem, por exemplo, o casamento gay a união entre um homem e uma cabra, diga que são militantes mercenários virtuais contratados pelos petralhas mensaleiros ou mesmo hackers do wickleaks convocados para ameaçar a civilização judaico-cristã universal.

  40. Alexandre Postado em 14/Dec/2012 às 01:15

    Tem pontos que me enojam, o pior que a maioria dos pontos eu conheço pessoas que pensam assim, quem não gostou no mínimo se sentiu ofendido por se olhar no espelho, até concordo que algumas das ideias são típicas do século 19, mas que tem gente com mente atrasada isso tem.

  41. Luiz Paulo Laureano. Postado em 30/Dec/2012 às 23:42

    Espera aí! Quem defende a liberdade econômica de um indivíduo é necessariamente "conservador"? Ser virgem e andar de ônibus é ruim e reprovável agora? Usar uma roupa melhor e querer subir na vida também é? Isso faz de alguém um "conservador religioso que odeia minorias"? Alguém me explica, porque sinceramente NÃO me enquadro nisso. Aliás, o item 27 é bem cara de pau mesmo, hein? Deixa ver se entendi: Qualquer um que seja socialista pode ser rico e pregar a repartição do dinheiro alheio, mas alguém que não é socialista não pode ser rico - pois aí seria um explorador de terceiros? Que baboseira hipócrita é essa? Isso é estereotipar alguém. Uma imensa bobagem a meu ver.

    • Gustavo S Postado em 31/Dec/2012 às 14:40

      O Luiz Paulo dando piti. Esses Almeidinhas... http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/11/almeidinha-direitos-humanos-cidadao-bem-humanos-direitos.html

    • André Postado em 05/Sep/2013 às 20:43

      "Qualquer um que seja socialista pode ser rico e pregar a repartição do dinheiro alheio". Oi? Explica essa da "repartição do dinheiro alheio". Ah...talvez você seja um daqueles que ouviu dizer que "socialismo/comunismo é o regime que pega o dinheiro das pessoas e divide igualmente entre todos", né!?

    • José Postado em 12/Mar/2014 às 13:27

      O problema do Brasil é esse, ser de direita ou conservador é visto como ofensa. Não tem que se ofender. Mas se você se identificou com o que está escrito você é sim conservador, reacionário e de direita.

  42. Róxie Postado em 15/Jan/2013 às 21:11

    Texto impecável. Parabéns.

  43. Mateus Postado em 05/Feb/2013 às 13:35

    Tem uns comentários muito interessantes de se analisar (especialmente os de direita) mas o que não vale é sair ofendendo de graça. Além de não ajudar, não abre a mente de ninguem. No mais, parabéns pelo texto... Ofensivo, mas sensacional.

  44. zedascouve Postado em 09/Feb/2013 às 02:31

    Post bom, e infelizmente necessário. E os comentarios demonstram o quanto tem de babaca reacionário por aí, achando por exemplo que "... religiosos são mais vítimas da violência que gays". A-ha, senta lá, Claudia, e pega uma Veja pra ler.

  45. Nicolau da Romênia Postado em 21/Feb/2013 às 20:50

    Seu babaca, deves saber que os pederastas-gays no comunismo foram mandados no inferno da Sibéria e la se foderam!Então o comunismo e reacionário, babaca?!"Reacionário" e papo de veado degenerado do seu Ocidente de podridão "democrata" de idiotas uteis para a criminosa ditadura comunista! Vê se algum pederasta-gay vai fazer um dia "parada gay" em Cuba, se Castro não o manda pra o inferno!

    • José Postado em 12/Mar/2014 às 13:31

      Não entendi seu comentário me explica? O texto afirma que é reacionário quem defende essas posições. O comunismo também tem seus reacionários. Mas isso não faz de quem defende isso um progressista. Só para ficar claro, comunismo é o contrário de capitalismo e reacionário é o contrário de progressista. São coisas diferentes.

  46. Higuita Postado em 27/Mar/2013 às 15:01

    "Nunca perca a oportunidade de discursar a favor da pena de morte quando o jornal televisivo noticiar o assassinato de um pequeno burguês por assaltante ou traficante de favela; se, ao contrário, surgir a imagem de algum rico que passou de carro a 200 km/h por cima de pobres, mude de canal, procurando um filme de entretenimento." Não, aqui eu desejo a pena de morte para os dois, sem distinção.

  47. Teixeira Postado em 28/Mar/2013 às 21:38

    O texto é simplesmente os bordões repetidos como verdade absoluta por todas as classes sociais do país e do mundo capitalista. Todos estão virtualmente impregnados pelo senso comum empurrado guela abaixo pelas instituições seculares e religiosas, guardiãs do status quo da classe dominante. Governo, escola, igreja (todas elas), imprensa, leis, família, tudo na direcionado para manter um sistema que já não dá respostas para as próprias contradições que criou. De quebra, chegou ao limiar da destruição do planeta, sem apresentar alternativa senão o crescimento desenfreado, comandado pela ganância do lucro pelo lucro. O autor foi feliz com o texto, prova é que a provocação irritou grande parte dos leitores. Todos impregnados de senso comum em diferentes graduação. Mas o importante mesmo é que essa discussão é irrelevante. Não há qualquer propósito em discutir ponto a ponto as contradições sociais, porque não há menor possibilidade de reformar esse sistema. Independente do que aspiram os reacionários, tanto os beneficiados, quanto os que pensam que são beneficiados, a roda da história, ou melhor, a luta de classes não para. Frente à sobria perspectiva que esse sistema excludente apresenta à humanidade, só resta às pessoas conscientes ajudar a enterrá-lo de vez, passando a um nível superior de sociedade. Talvez num patamar onde não mais exista a exploração do homem pelo homem. Nesse sentido, não importa o nome que vai assumir.

  48. Mateus Postado em 22/Apr/2013 às 00:49

    todo não socialista pensa dessa forma? Com todos esses mandamentos? Diga-me como o socialismo é tolerante e como toda tentativa de fazê-lo dar certo foi por água a baixo O texto contém certas verdades, só que indiscriminadamente associadas apenas à direita (ou seja lá como é chamadó qualquer grupo que não concorde em tudo com o socialismo) Socialismo é lindo no papel assim como o capitalimo é lindo em Miami, só que, aqui no "mundo real", não é bem assim que a banda toca, ou vcs pensam que no socialismo existia classe média, lá ou tu é pobre e vive da ração permitida pelo governo ou tu é do partido e tem todo o poder e autoridade. Nem na China, onde o comunismo eu mais certo, a vida do pobre é fácil, lá quem comete crimes (até menores, como roubo ou tráfico) toma tiro na cabeça e os pais pagam a conta, lá vc paga imposto pra poder ter mais de um filho, lá o Estado é forte mas o povo é pobre (isso pq a China é o melhor exemplo de sucesso do comunismo, um comunismo q abriu-se para o capitalismo e para a globalização, senão morria 20 milhões de fome como ocorreu na década de 60 e 70) Mas pena de morte, injustiça social e uniforme é coisa de direitista, capitalista e o caramba quatro

  49. Bilbo Postado em 22/Apr/2013 às 09:19

    Com relação ao aborto, A mulher tem todo o direito sobre o corpo dela, mas não sobre o corpo que cresce dentro dela. É por isso que não entendo a defesa da legalização do aborto. Acredito que a nossa melhor opção seja a concientização da mulher rica ou pobre de que, dentro dela já existe um ser que tem o direito a viver. Excetuando em casos extremos (de vida ou morte), vejo o aborto como uma forma de privar a liberdade do outro. Sei que muitos não vão concordar comigo, e nem precisam, como eu também não preciso concordar 100% com a direita, ou 100% com a esquerda. Somos livres, penso eu, livres para não sermos rotulados preconceituosamente como Esquerda, Direita, reacionarios, neonazis e o diabo a quatro.

  50. Ivan Postado em 22/Apr/2013 às 10:38

    O texto é simplesmente perfeito! O que vi de defensores da direita aqui é incontestável. Tudo bem, não há erros em defender a direita quando se pertence as classes favoráveis e abastadas, porém defender com toda veemência a direita quando se é classe média menos favorecida chega a ser no mínimo hipocrisia. É bem para seguir a ideia de Tim Maia, "Brasil, o único país em que o pobre é de direita". Todos os mandamentos aí citados são vistos com frequência, não adianta negar.

  51. mateus Postado em 23/Apr/2013 às 19:52

    todo não socialista pensa dessa forma? Com todos esses mandamentos? Diga-me como o socialismo é tolerante e como toda tentativa de fazê-lo dar certo foi por água a baixo O texto contém certas verdades, só que indiscriminadamente associadas apenas à direita (ou seja lá como é chamadó qualquer grupo que não concorde em tudo com o socialismo) Socialismo é lindo no papel assim como o capitalimo é lindo em Miami, só que, aqui no “mundo real”, não é bem assim que a banda toca, ou vcs pensam que no socialismo existia classe média, lá ou tu é pobre e vive da ração permitida pelo governo ou tu é do partido e tem todo o poder e autoridade. Nem na China, onde o comunismo eu mais certo, a vida do pobre é fácil, lá quem comete crimes (até menores, como roubo ou tráfico) toma tiro na cabeça e os pais pagam a conta, lá vc paga imposto pra poder ter mais de um filho, lá o Estado é forte mas o povo é pobre (isso pq a China é o melhor exemplo de sucesso do comunismo, um comunismo q abriu-se para o capitalismo e para a globalização, senão morria 20 milhões de fome como ocorreu na década de 60 e 70) Mas pena de morte, injustiça social e uniforme é coisa de direitista, capitalista e o caramba quatro

  52. Jakmor Postado em 24/Apr/2013 às 08:55

    Ótimo texto! Quem merecia ficou bem revoltado com as indiretas. Em momento algum li que apenas "de esquerda" é bom... hahahaha

  53. Miguel A. de Matos Postado em 06/May/2013 às 18:55

    Pelo que entendi, o autor não defende o aborto. Apenas critica a hipocrisia daqueles que se dizem contra, mas que não hesitariam em obrigar uma filha sua a submeter-se a um aborto, caso isso fosse mais conveniente para eles.

  54. Müller Postado em 16/May/2013 às 19:43

    O que o texto falou foi sobre o que se vê na prática, apenas isso. Os que se definem como de direita se irritaram porque sabem que é isso mesmo que acontece. O texto não afirmou que quem se intitula de esquerda é perfeito, apenas mostrou os vários e preocupantes defeitos desses "direitistas" que não aceitam críticas. E VEJAM QUE A ESQUERDA É BOMBARDEADA E DIFAMADA 24 HORAS POR DIA PELO OLIGOPÓLIO DA MÍDIA NO BRASIL! basta ver nas matérias de sites dessa mídia porca(GLOBO, ESTADÃO, G1, FOLHA, UOL, BBC, ETC.) , toda hora, e sempre de alguma forma, as matérias demonizam quem pensa alguma ideia mais de esquerda.

  55. Dudu Postado em 17/May/2013 às 11:33

    Há de fato muita bobagem dita por pessoas de "direita", porém é inegável a ocorrência de grande imbecilidade na suposta "esquerda". Talvez seja melhor buscar a verdade baseada na lógica do que passar a vida correndo atrás do próprio rabo em nome de uma ideologia arcaica e forjada na base de discursos filosóficos de fraco embase lógico como são ambas, direta e esquerda. A grande imbecilidade talvez resida em se autoatribuir um rótulo político-ideológico como se tudo o que pudesse ser pensado em termos sociopolíticos já tenha sido feito por algum "pensador" do século XIX. Precisamos de novas ideias, novas condutas, e um desapego a ideologias herméticas e antiquadas.

  56. Jaciara Santos Postado em 23/May/2013 às 18:18

    Texto muito bom. Em momento nenhum o texto fala que "todas" as pessoas com posicionamento politico de direita são más e todos os de esquerda são bons. O texto está tratando de forma caricatural do típico reacionário de direita .. se a carapuça serviu .. so sorry!! É só uma questão de foco rs

  57. Gabriela Barbosa Postado em 23/May/2013 às 19:59

    O estafermo que fala mal dos países vizinhos só passa atestado de burro! OS CHILENOS SÃO MUITO MAIS EDUCADOS DO QUE NÓS! Em relação à Argentina,excelente país,povo maravilhoso! Assim como peruanos,venezuelanos,colombianos...Senti aí uma pontinha de preconceito com os argentinos!

  58. Lúcia Veloso Postado em 29/May/2013 às 01:36

    Em minha singela opinião não me vejo em nenhum dos lados, ambos são repletos de erros e não me identifico com nenhum deles! Para mim são como as religiões, alienantes!!!

  59. Ana Jardim Postado em 25/Jun/2013 às 13:05

    Achei o texto muito bom, tirando a ilustração tendenciosa (Como sempre!)!

  60. Eduardo Postado em 06/Jul/2013 às 15:49

    Excelente texto! Aos comentadores: Se em algum ponto vocês se reconheceram e acha que qualquer um dos itens é apenas questão de opinião, sugiro você a deixar de lado sua opinião ou dogma por uns dias, pegar o tópico que você discorda como tema e procurar livros, palestras, cursos, conversar com pessoas que estudaram academicamente o tema ou que vivenciem o tema, conversar empaticamente com essas famílias e qualquer outro tipo de grupo que se entende como oprimido ou não, analisar artigos sobre o tema em revistas científicas (use mais o Google acadêmico). Ou seja, chega de dar opinião sobre o que não se conhece, não tenha vergonha de não saber, ninguém nasce ciente de tudo, tenha vergonha é de não conseguir sustentar sua opinião sem o uso de falácias.

  61. Miriany Almeida Postado em 06/Jul/2013 às 16:58

    Adorei tudo... sobre os comentários do tipo "só esquerda é boa", eu digo... depende do ponto de vista. A direita tb é boa e funciona muito: só que para atender os interesses de quem faz ou gostaria de fazer parte da elite endinheirada. Se vc acha que o mundo é bom quando uma parte das pessoas ganham muito dinheiro (pq de certo "merecem" mais) enquanto a grande maioria padece na pobreza, ou trabalhando 70 horas por semana para se manter na "classe média" .. então a direita é boa pra vc... Agora se vc acha que a renda deveria ser melhor distribuída, que o Estado deve manter a qualidade e funcionamento dos serviços públicos e garantir a igualdade de oportunidade para todos os cidadãos, então, sim, a Esquerda é sempre boa!

  62. Luis Eduardo Postado em 08/Jul/2013 às 20:32

    Lendo os comentários, me dei conta do quanto é ruim a educação no nosso país... As pessoas não sabem interpretar um texto, reconhecer ironias... realmente triste...

  63. Chato Vermelho Postado em 16/Jul/2013 às 12:37

    E a vigilância reacionária se revolta. Adoro!

  64. Steven Lee Krutszys Postado em 28/Jul/2013 às 15:57

    Como um bom marxista cultural você fez o seu trabalho, pois atribuiu todas as características negativas dos liberais e marxistas/socialistas/comunistas aos conservadores, fazendo da mesmo forma que seus colegas fazem ao associarem os movimentos de cunho marxista: Fascismo e Nazismo, ao conservadorismo, ou seja, você executou bem o seu trabalho ao tentar desvirtuar os valores tradicionais reduzindo-os a mero modismo da "elite burguesa" de direita que por sinal não sei se é sensato chamar de direitistas pessoas que ensinam marxismo nas universidades e que defendem fortemente a intervenção estatal na economia, não sei se é sensato denominar alguém que recebe subsídios do governo para enriquecer (montar empresas, criar ONG'S, escrever novelas, escrever músicas e etc) de direitistas. 8-Associe, sempre que possível, o uso de drogas a universitários transgressores e militantes de esquerda, mesmo sabendo que o pó mais puro costuma ser encontrado nas festas da “boa sociedade”. É necessário ampliar ou pelo menos sustentar o nível de reacionarismo da população em geral. Ressalto aqui que essa chamada "boa sociedade" e composta em sua maioria de intelectuais de esquerda e militantes aposentados de partidos de esquerda e extrema esquerda, vide que estes esquerdistas que compõem a chamada "boa sociedade" são os cabeças por trás dos movimentos de legalização das drogas. Só tratamento e internação compulsória em casos de dependência química descontrolada são capazes de resgatar a saúde e devolver independência ao refém viciado explorado desumanamente por parasitas associados aos criminosos do narcotráfico. Sofrer e adoecer de quimio-dependência não afeta só recursos e grupo miséria, dor e sofrimento são comuns em todos os extratos como também vitimas colaterais. 9-Tente revestir seu conservadorismo com uma face humanitária, reivindicando o direito à vida de todos os fetos, ainda que, na prática, vá pagar um aborto caso sua filha fique grávida de um indesejável, e seja favorável ao uso indiscriminado de cassetete e spray de pimenta contra os filhos de indesejáveis já crescidos. Um verdadeiro conservador nunca faria isso, pois um verdadeiro conservador é guiado por valores cristãos e não valores humanistas, ao me ver isso parece ser uma atitude tipicamente esquerdista ou liberal e não uma atitude conservadora. Você defende o aborto ? Sabe quem defende o aborto também? Racistas, sim, nada melhor que abortar o máximo de negros e possíveis bandidos no futuro. Nazistas também, afinal, se a criança é doente merece ser abortada por não ter a genética perfeita. Chega de querer misturar as coisas para tentar enganar as pessoas! 35- Quando alguém protestar contra o assassinato de duzentos gays no ano Y, responda que outras quarenta mil pessoas morreram violentamente naquela temporada. Finja que é limítrofe e não entendeu que a cifra se limita aos gays mortos em decorrência desta condição e não aos que tombaram em latrocínios, brigas entre torcidas e disputas armadas por vagas de garagem.” Conversa mole. Sim, porém muitos destes gays mortos não foram mortos apenas pela questão da intolerância, ao contraio: muitos deles possuíam envolvimento com drogas, criminalidade e muitos desses crimes foram crimes passionais praticados por gays contra outros gays por conta de fatores como ciumes, vingança e assim por diante.

  65. Deputado Paulo Postado em 03/Aug/2013 às 16:09

    Só um erro no 39, no Rambo III os talibãs eram os heróis da liberdade, tem até agradecimento a eles no final rs...

  66. Nicolau Postado em 11/Aug/2013 às 11:40

    O comunismo reacionário e primitivo foi destruido na Rússia e Europa do Leste em 1989!A Rússia e Europa do Leste são a Tumba do comunismo subdesenvolvido!

  67. mauricio augusto martins Postado em 11/Sep/2013 às 23:25

    Antológico...maumau

  68. altair ahad Postado em 21/Sep/2013 às 15:25

    excelente texto!

  69. Monique Pacheco Postado em 27/Sep/2013 às 20:16

    O mais engraçado é o comentário reacionário dos reacionários que se identificam com o texto e ficam com raiva de quem escreveu. kkkkkkk

    • Sonia Ap. Duarte de Almei Postado em 06/Mar/2014 às 09:27

      Amei a ironia, mas acho que você vai ter que desenhar tudo isso. Nossa!

  70. Jose Postado em 14/Jan/2014 às 23:27

    Os reacionarios e os tiozinhos do buteco http://discursoretorico.blogspot.com/2014/01/os-reacionarios-e-os-tiozinhos-do-boteco.html

  71. Elias Postado em 10/Mar/2014 às 01:45

    Atribua a culpa pelos altos índices de criminalidade aos migrantes vindos de regiões pobres e imigrantes de países miseráveis. Estas criaturas não conseguem nem reconhecer a generosidade da sociedade que os acolhe. Isso é comprovado cientificamente, os países menos multiculturais são os mais civilizados. Sobre todo o resto é tanta bobagem que é perda de tempo. Cuba é o exemplo do mundo kkkkkkkkkkkkk

  72. Elias Postado em 10/Mar/2014 às 01:47

    https://www.youtube.com/watch?v=_VWRbNypqXI O Perfil Psicológico de Esquerdistas

  73. tatiana Postado em 10/Mar/2014 às 18:46

    Faltou : Seja leitor da Veja ! Fan do Danili gentili

  74. Sebastião Pinheiro Martin Postado em 11/Mar/2014 às 01:31

    O texto falha em ser caricatural demais. Tanto exagera no escracho que se torna irreconhecível como retrato da realidade. Nunca li, vi ou ouvi ninguém que fosse capaz, aqui no Brasil, de dizer literalmente apenas metade desses argumentos (pseudo)reacionários, por mais assumidamente "direitista" que fosse. O que é uma pena, já que ele toca em algumas chagas de nossa cultura política. Mas são algumas poucas realidades pontuais, tipo assim: o sujeito que acha que a "Veja" (ou a "Época", ou "O Globo", etc.) é uma fonte de informação confiável. Que nossos grandes veículos de informação de massa na verdade desinformam, isso já se tornou lugar comum para pessoas minimamente sagazes. Também parece um pouco deslocado pensar que todo mundo da classe média apóia a política externa norte-americana. Até as crianças já sabem que os EUA são imperialistas cínicos (meu filho de 8 anos viu um noticiário de TV sobre a crise ucraniana, em janeiro, e me deu uma indireta, através de uma pergunta: "Qual país o senhor acha que os americanos vão invadir agora, eihn, pai?"; na época não achei que a crise ucraniana fosse dar no que deu, e, agora que provas evidentes de que os EUA incitaram um golpe na Ucrânia, vejo como meu filho estava com a razão!!!). O que eu tenho lido de críticas, nas redes sociais, ao envolvimento dos EUA nos últimos conflitos, mostra que muita gente da "classe média", que nem se considera de esquerda, lastima o neo-imperialismo ianque. E por aí vai... Não dá nem para fazer uma lista de "mandamentos" que soaram caricatos e totalmente irreais. Cito apenas, de passagem, ao acaso, estes: 18- Quando forçado a conversar com pobres, tente parecer um grande doutor, empregando seguidamente expressões estrangeiras; se um subalterno for inconveniente ou falar demais, dispare sem hesitar: “Fermez la bouche!” . [O mais comum hoje é alguem da classe média, ao se aproximar de pessoas pobres, começar a falar em gírias e jargão de periferia, para parecer que solidariza com a cultura deles...] 19- Seja sócio de um clube tradicional, ainda que falido, e se possível ocupe uma de suas diretorias, mesmo que totalmente irrelevante. Manifeste-se sempre contra a entrada no quadro social de emergentes sem diploma e outros tipos sem classe. [É ruim, eihn? Simplesmente torcer por algum time já está bem difícil, quanto mais comprometer tempo e dinheiro em um clube falido...] 20- Jamais ande de trem ou de ônibus. É a suprema degradação, comparável somente a ser açougueiro na sociedade absolutista. [Sei de muito "classe média" que anda de ônibus sim, nem que seja para poupar-se da dor de cabeça de procurar vaga para estacionar] 21- Obrigue todo empregado doméstico que venha a cair sob suas ordens a comprar uniforme e usá-lo diariamente, impecavelmente lavado e passado. Afinal, para que serve o salário mínimo? [Nunca ouvi falar disso... Só em novela da Globo, e das antigas! Aliás, cada vez menos a "classe média" contrata empregados domésticos. Diaristas talvez, mas, neste caso, ninguém se preocupa com uniforme.] Bem, creio que por aqui basta. Espero que não levem minha crítica a mal. Como eu disse, simplesmente não consigo acreditar que alguém seja assim como o texto descreve. No máximo, talvez possa encontrar pessoas que defendam um algumas (dez seria muito) das posições aí descritas, e mesmo assim sem utilizar as palavras literais do texto. Talvez, alguns reacionários que digam umas dez coisas vagamente PARECIDAS com o que está no texto.

  75. Rodrigo Postado em 12/Mar/2014 às 10:35

    Perfeito: juntamos o que pessoas diferentes dizem, como se verdade universal fosse (muito do que muitos esquerdistas pregam, quando lhes é conveniente...), fabricamos um discurso, enfiamos goela abaixo de quem nos chama à correção um monte de baboseiras e, pronto, o etiquetamento, a mordaça, é de perfeita eficiência ao, ver do incauto.

  76. luciano Postado em 17/Mar/2014 às 10:29

    Texto preconceituoso ? Na boa , o manual ainda pega leve . Muitas injusticas que acontecem no Brasil , desde antes da ditadura , sao reflexo dessa maneira de pensar . Ouco e leio varios deses absurdos quase todos os dias . Dois grupos reacionarios , Ternuma e Inconfidencia , que fizeram a ficha falsa da Dilma publicada na Folha de SP , bombardeiam as faculdades com seu material ideologico . Eles mesmos disseram que nao estao preocupados com os que pensam como eles , mas sim com os joves , especificamente os universitarios . Tenho certeza disso , pois no trabalho mesmo ouco colegas universitarios se alinhando com muitos dos mandamentos dessa cartilha .

  77. Paulo Postado em 28/Mar/2014 às 23:51

    O texto cumpriu o papel a que se propôs. Tem muitos reaças aqui com dor de cotovelo, venenosos em seus comentários. Claro, ninguém deve se gabar de ser "do bem" ou dono da verdade por ser de esquerda, de direita ou desprezar ambos (adeptos do voto nulo, anarquistas, etc). Convicções políticas não tornam uma pessoa boa ou ruim, pelo menos até que se torne extremista. Mas o texto incomodou os reaças pois no fundo, pelo menos 5 dos mandamentos mencionados são seguidos por eles. Muitos demotucanalhas ou "qualquer um menos PT" que conheço agem exatamente assim como dito nos mandamentos 12 e 13.

  78. Paulo Postado em 29/Mar/2014 às 00:11

    Continuando - Conheço muitos que dizem que TODO petista é bandido por ser do PT ou esquerdista. Mas se um crime é cometido por político de partido de sua preferência, aquele é só um sujeito safado que não tem mais seu voto. Outros "viram na Veja ou no JN", o que faz da notícia verdade absoluta, esquecendo-se do exemplo do Caso Escola Base. Aqui no Recife, dia 25/03/2014, um supermercado da rede Carrefour foi interditado pela vigilância sanitária. No site do jornal o povo não poupou críticas, até que vi um reaça, incomodado com isso, dizer que não deviam crucificar o mercado, pois isso era o Brasil e não se deveria ir contra a livre iniciativa no comércio. Ora, em que lugar ou sistema econômico no mundo a pessoa está errada em exigir melhor prestação de serviços?

  79. Railman Postado em 06/Apr/2014 às 03:25

    Eu sei de algumas pessoas que fazem isso para verificar quem ofende o autor, neste caso quem sabe que segue um dos mandamentos (ou até os 40) se irrita por ser exatamente o que foi mencionado do texto, infelizmente parece que o capitalismo se tornou sinônimo de exploração, ganância, egoísmo... Acontece que os que reclamam seguem o comunismo de Marx que se infiltrou na América, antes disso o governo dos EUA já cometeram o terrível crime de lançar a bomba atômica CLANDESTINAMENTE, pois o presidente da época não queria a imprensa sob a mentira de "Vocês não querem o presidente, vocês querem vender a minha imagem." A desculpa foi exatamente o que ele precisou para usar a bomba atômica no Japão. A reação era clara: países se opuseram aos EUA sem considerarem que foi o GOVERNO e não o POVO. O governo entregaria o povo ao matadouro se houvesse conflitos diretos durante a Guerra Fria.

  80. React Postado em 01/May/2014 às 09:31

    Pontos comuns entre os reacionários de esquerda e direita: 1. Acreditar que a sua filosofia/crença seja "superior" à dos outros. 2. Acreditar que você sabe mais sobre a verdade que os demais. 3. Pensar que você está imune aos vieses cognitivos.

  81. Cleo Postado em 17/May/2014 às 20:27

    O texto é tão claro. Reacionários são hipócritas. Basta entender as ironias contidas no texto.

  82. Juarez Silva (Manaus) Postado em 25/Jun/2014 às 08:59

    Apesar de muito realista, falar em ignorar conflitos étnicos (deveria utilizar raciais, os reaças também adoram evitar o termo e trocar equivocadamente por "étnico"), de citar o Kamel e falar em contrariedade pelos filhos do "proletariado" estarem acessando as universidades, faltou um dos mais importantes, óbvios e contextuais "mandamentos" dos reacionários brazucas, SER CONTRA COTAS (especialmente para negros).

O e-mail não será publicado.