Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 30/Mar/2012 às 22:14
6
Comentários

Jornalista da Globo dá dica para advogado de Demóstenes: "Basta alegar que ele é louco"

Merval Pereira foi ao psicanalista Joel Birman para tentar entender como o senador Demóstenes Torres, aquele homem tão puro, defensor da ética, rolou cachoeira abaixo

demóstenes ético cpi cachoeira

Antônio Mello, em seu sítio

Depois que a casa cai, aparecem os engenheiros de obras fracassadas. É divertido observar o comportamento acuado, quase infantil, da mídia corporativa diante da queda do senador Demóstenes Torres.

Completamente aturdido, Merval Pereira foi ao psicanalista Joel Birman para tentar entender como aquele homem tão puro, defensor da ética, rolou cachoeira abaixo:

Segundo o psicanalista Joel Birman, professor da UFRJ e da UERJ, o senador Demóstenes é um mitômano que acreditou na sua própria fantasia.

Leia mais

Ele vestiu uma máscara e ela acabou se colando em seu corpo. Ao dizer “Eu não sou mais o Demóstenes”, está revelando uma personalidade psicologicamente quebrada, como se dissesse “Eu não sei mais quem é o Demóstenes”.

Está também se fazendo de vítima para seus pares, a fim de evitar um julgamento político na Comissão de Ética do Senado.

Essa vitimização é importante, ressalta Joel Birman, no sentido de revelar uma estratégia de defesa. Esse personagem que ele criou para si próprio não era uma mentira de Demóstenes, ele incorporou esse personagem e acreditava nele.

Podia acusar com veemência seus colegas senadores apanhados em desvios, como o senador Renan Calheiros, enquanto mantinha o relacionamento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira por que, como todo psicopata, não misturava as personalidades.

A de homem público era essa, criada por ele, para colocá-lo com destaque entre seus pares na defesa da ética na política, mesmo que tivesse no particular uma conduta antiética.

Portanto, Kakay (o advogado de Demóstenes) já tem uma boia de salvação, caso fracasse a tentativa de anular todo o processo com a história de que as gravações não poderiam ter sido feitas sem anuência do STF pelo fato de Demóstenes ser senador. É só dizer que o falso moralista é doido.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Manuel Sabino Postado em 01/Apr/2012 às 09:44

    Psicopatia não é insanidade. Nenhuma das observações psicológicas acima revelam qualquer tipo de inimputabilidade. O psicólogo conclui apenas que o Senador tem uma personalidade pervertida e explica os mecanismos mentais que ele utilizou para conseguir ter duas personalidades tão distintas. A conclusão do título parece derivar de duas coisas: (1) teoria da conspiração; e (2) preconceito e desconhecimento da profissão de psicólogo. Com o devido respeito, a matéria citada é crítica e não oferece qualquer linha de defesa ao Senador.

  2. Erik Postado em 01/Apr/2012 às 14:50

    olá, Sugiro apontar fontes com mais frequência nos posts, dá maior credibilidade e facilita a vida dos interessados. A falta delas, nessa notícia, me obrigou a verificar a coluna do Merval.

    • Luis Soares Postado em 02/Apr/2012 às 18:00

      Erik, a fonte foi apontada. "A Coluna de Merval Pereira". Acontece que a publicação estava restrita à edição impressa e só depois foi transcrita para a rede.

  3. George de Souza Postado em 02/Apr/2012 às 15:41

    A máfia reagindo: "O Caso de Veja" do Luis Nassif foi retirado do ar pelo Google. http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-serie-o-caso-de-veja

  4. Roberto Figueiredo Costa Postado em 06/Apr/2012 às 19:34

    Povão, parem de reclamar e saiam pra rua com as caras pintadas novamente pedindo reforma judicial. è por aí que nosso país terá uma nova vida.

  5. Roberto Figueiredo Costa Postado em 06/Apr/2012 às 20:01

    Vivi a época muito bem,e nem eu e minha família tomamos borrachada pois só tinhamos tempo para trabalho,descanso e lazer.Estudei em escola estadual padrão.Não fiz faculdade. Só tive tempo de ganhar dinheiro com trabalho honesto.Hoje ensino qualificação no trabalho para pessoas "formadas" por esse ensino fraco e falido.Tenho até dó dessa moçada que sai de faculdade,que penssam que sabem. Obs: não tenho vinculo nenhum com partidos,pois para mim, todos eles não passam de lixo. Todos eles só tem negociatas. Está provado algum tipo de negociação através de um tonto que colocaram como ministro da pesca ,ministério que até hoje não sei pra que existe. Obs:Quem cala consente ;espero retorno do moderador. Obrigado!