Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 01/Dec/2011 às 10:42
23
Comentários

Agora são alunos da UNB que revelam a desfaçatez da Gota D'água global

 Paulo Moreira Leite, Época
A diversão que o vídeo a seguir permite é uma espécie de vingança
O vídeo é direto e responde didaticamente às indagações dos atores da globo
Os argumentos estão bem explicados e demonstrados.  Muitas  denúncias contra Belo Monte envolvem erros de conhecimento geográfico, de análise climática, de custos e de produção de energia.
Nós, brasileiros, assumimos uma postura de reverência diante de atores da televisão
Aprendemos a sempre respeitar o que dizem e, por um mecanismo de transferência muito conhecido, podemos até atribuir a credibilidade que conquistaram no mundo da ficção para o mundo real, onde se apresentam como cidadãos de carne e osso.
Leia também:
Não é por outra razão, aliás, que  costumam ser chamados para campanhas de cunho político. Ao ver que eles foram apanhados sem saber muito bem o que diziam nos sentimos emancipados. É como se pudéssemos recuperar o direito de pensar com nossas próprias cabeças. Os atores fazem gestos, procuram nos convencer com movimentos expressivos e olhares profundos. Mas nós queremos conteúdo.
Assista ao vídeo e confirma você mesmo:

Comentários

  1. LaoTse Postado em 01/Dec/2011 às 12:49

    Podem criticar - e com razão - o vídeo dos atores, isto é, o conteúdo do vídeo. Mas tenho certeza ABSOLUTA que esse vídeo colocou em movimento um engrenagem que ajudou milhares de pessoas a ficarem mais informadas sobre o assunto. Os vídeos respostas da Unicamp e UNB são apenas um exemplo. Por mais mal informados que estivessem o grupo de atores, tiveram a disposição para fazer algo. Ao contrário de muitos "intelectuais" de plantão.

    É preciso evitar que a antipatia à Globo afete o nosso julgamento sobre as pessoas que lá trabalham. Afinal, poucos - ou mesmo nenhum - militantes de esquerda criticam Franklin Martins, um ex-guerrilheiro. Mas ele fazia sua boquinha na rede Globo, não?

    Em geral, creio que o papel do "formador de opinião" não deveria existir. Não importa onde atue: Globo ou SBT, Veja ou Carta Capital. Temos de ter "formadores de discussão", isso sim. Mas infelizmente, essas figuras não somente existem, como são escolhidas porcamente.

  2. Rafael T. Postado em 01/Dec/2011 às 15:51

    Contraponto:

    http://player.vimeo.com/video/32733074?autoplay=1

  3. Dias.Rodrigues Postado em 01/Dec/2011 às 16:09

    Só falo duas palavras que acabam com todo o argumento desse vídeo.ENERGIA GEOTÉRMICA.

  4. Carlos Postado em 01/Dec/2011 às 16:18

    Energia Geotérmica? Ai, minha paciência. Você sabe mesmo em que país vive? Por favor, coleguinha, não embarca em mundo de fantasias.

    Sugestão de leitura:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u625223.shtml

  5. Cátia Rodrigues Postado em 01/Dec/2011 às 17:19

    PARABÉNS ALUNOS DA UNB!!!!!!!!

  6. Economia do Novo Milênio Postado em 01/Dec/2011 às 18:21

    Seria muito interessante conhecer a opinião do procurador da República Felício Pontes
    http://www.youtube.com/watch?v=3jS7Fn_pQ3w&feature=share

  7. Um amor Verdadeiro Postado em 01/Dec/2011 às 20:40

    O Fiuk de cabelo grande!

  8. MarleneK Postado em 01/Dec/2011 às 21:05

    é isso aí gurizada!!!!é sempre bom,mostrar o outro lado da moeda!!!(neste caso, o correto!!)
    Compartilharei com certeza!!

  9. Tauana, "Tau" Postado em 02/Dec/2011 às 01:34

    Nossa,.....isso aí não é bom não, hein? Quem são? Estudantes de engenharia que estão por trabalhar por lá? Mal ...mal...muuuuito mal..... =/

    Tá na hora de deixar de mania de perseguição política e pensar no país...
    Não tive informação de nenhum indígena satisfeito com as tais "negociações", o fato de não alagar diretamente terras indíginas NÃO implica que o impacto da construção será nulo..a Natureza é um UNO e uma intervenção gigantesca dessa vai reduzir determinados cursos de água, impedir a migração dos peixes e consequentemente a pesca, fundamental para a sobrevivência desses povos...
    Mais de 270Km2 de Florestas inundadas parece POUCO??!!! Pra linguagem do brasileiro entender, são simplesmente mais do que a área de 65.280 campos de futebol.
    E SIM Outras formas de se obter energia SÃO POSSÍVEIS. e NECESSÁRIA. Isso porque, além de não trabalhar com a sua capacidade planejada, a energia que se gasta para TRANSMITIR essa energia do meio da floresta para a cidade, a fração de energia aproveitada cai ainda drasticamente.
    Se esses estudantes de engenharia estivessem pensando em buscar novas formas de produção de energia, associada aos núcleos urbanos que delas necessitam, buscando soluções para que agente pudesse se sustentar na nossa própria miséria ao invés de sair sacrificando o Mundo pra manutenção de nossos vícios, aí estariam fazendo ALGO.

  10. PHILLIP FELIX Postado em 02/Dec/2011 às 11:17

    VAMOS OUVIR OPINIAO DE QUEM REALMENTE COMPARECE, E ESTA PRESENTE NO ACONTECIMENTO, E NAO OPINIAO DE PESSOAS QUE ESTAO A MILHARES DE KM DE DISTANCIA DO LOCAL... FAZENDO VIDEOS EM CASA COM ROTEIROS TIRADOS DE PESQUISAS DA INTERNET....

    http://player.vimeo.com/video/32733074?autoplay=1

    ASSISTA ESSE VIDEO... E VEJA RELATOS DE QUEM REALAMENTE ESTA SOFRENDO COM ISSO... OS INDIOS... A NATUREZA... OS RIBEIRINHOS .... E CLARO A POPULAÇAO LOCAL...

    DEPOIS DE VER ESSE VIDEO TIRE SUAS CONCLUSOES...

  11. Sônia Maria Postado em 02/Dec/2011 às 12:14

    Os atores podem não estar bem informado,mas, dizer que o impacto ambiental será necessário...que os índios não estação sofrendo prejuízo, os animais, a vegetação, O PLANETA...é insanidade.Temos é de economizar energias,é só ir no esplanada para ver ...agora em época de Natal...em nome das festas de final de ano, o desperdício, nas empresas, na vida cotidiana.Sinto muito que esse grupo de jovens não estejam preocupado com isso, achando aceitável que uma região riquíssima em recursos naturais seja destruída.

  12. ThitiMamae Postado em 02/Dec/2011 às 15:16

    Independente de ser artistas ou estudantes, ainda acho q os argumentos pra quem é a favor do belo monte mais agressivos doq os q sao contra... Distorcem a simplicidade doq falam e como falam no video do gota dagua, pode ate ser q alguns dos argumentos sejam bons, mas a distorçao dos argumentos (ouda maneira com q sao colocados) ainda sim nao me convence. Pq consigo entender oq os ditos Globais querem dizer... pra bom entendedor meia palavra basta... interpretar certos detalhes ao pé da letra nao funciona nem mesmo pras teorias q sao colocadas aqui ou em qq outro lugar sobre belo monte.

  13. Rosana Brabo Postado em 02/Dec/2011 às 19:19

    Isso não é energia limpa ....... Alunos cheios de ideologias descabidas ....

  14. Monique Postado em 02/Dec/2011 às 19:45

    Os senhores falam em verba destinada para diminuir os impactos socioambientais, mas previsão até eu dou. A questão é que essas medidas (e só estou falando das previstas no próprio projeto da Norte Energia) não estão sendo cumpridas, inclusive a licença dada foi dada sem o cumprimento das condicionantes, enfim, não deveríamos chamar atenção para esses fatos? E quanto as informações dadas sobre a oitiva que foi dada, há controvérsias (aí acho engraçado pq quando um global pega a pior informação e a dá como verdade isso é muito grave, mas tudo bem os senhores fazê-lo, não?) Deem uma olhada nos processos do MPF sobre a questão, vale a pena.

  15. Lisboa Postado em 02/Dec/2011 às 21:22

    Todos os comentários aqui são extremamente contudentes, no entanto, não podemos esquecer que o Brasil está crescendo economicamente e precisa de energia,limpa ou não,precisa. Já foi falado em energia eólica, solar "e os cambaus",não existe energia limpa para uma grande demanda, Portanto, o melhor a fazer é hidroéletricas e tentar diminuir ao máximo os impactos que esse tipo de empreendimento acarreta.

  16. Karina F. Postado em 03/Dec/2011 às 11:27

    Eu compartilhei o vídeo feito pelos atores globais e também assinei a petição. Mas acho que vocês estão de parabéns porque o ideal é que se tenha um discussão real, mostrando todos os pontos, todas as opiniões e fatos.

    Eu gostaria agora de perguntar a vocês. Eu fiz uma pesquisa sobre o assunto antes de assinar, não foi muito profunda mas fiz e achei que talvez não seria a melhor alternativa construir a hidrelétrica de belo monte. Mas a pergunta, que não deixa de ser um desafio que proponho, é que vocês também fação um vídeo mostrando os aspectos negativos da construção dessa usina. Afinal tudo tem um lado positivo e um lado negativo, o importante é que se tenha consciência dos dois lados, que os fatos sejam avaliados para depois então, concluir se vale a pena arcar com as consequências negativas para aproveitar as positivas.

    Será que vocês aceitam essa proposta? O meu objetivo não é gerar brigas nem conflitos infantis( na minha opinião, como foi levantado pelo Rafinha Bastos, por exemplo)que não levam a lugar nenhum. O que eu espero é que esta discussão ajude nós brasileiros a tomarmos a melhor decisão para o futuro.

  17. Karina F. Postado em 03/Dec/2011 às 11:28

    Eu compartilhei o vídeo feito pelos atores globais e também assinei a petição. Mas acho que vocês estão de parabéns porque o ideal é que se tenha um discussão real, mostrando todos os pontos, todas as opiniões e fatos.

    Eu gostaria agora de perguntar a vocês. Eu fiz uma pesquisa sobre o assunto antes de assinar, não foi muito profunda mas fiz e achei que talvez não seria a melhor alternativa construir a hidrelétrica de belo monte. Mas a pergunta, que não deixa de ser um desafio que proponho, é que vocês também fação um vídeo mostrando os aspectos negativos da construção dessa usina. Afinal tudo tem um lado positivo e um lado negativo, o importante é que se tenha consciência dos dois lados, que os fatos sejam avaliados para depois então, concluir se vale a pena arcar com as consequências negativas para aproveitar as positivas.

    Será que vocês aceitam essa proposta? O meu objetivo não é gerar brigas nem conflitos infantis( na minha opinião, como foi levantado pelo Rafinha Bastos, por exemplo)que não levam a lugar nenhum. O que eu espero é que esta discussão ajude nós brasileiros a tomarmos a melhor decisão para o futuro.

  18. Marcel Angelo (Geleiras) Postado em 04/Dec/2011 às 13:07

    a questão é, eles só mostraram o lucro e quanto á população no local?
    não é só porque atores da globo falam uma coisa que devemos seguir seriamente o contrário
    e as pessoas? e o patrimônio cultural, natural e arqueológico?
    desprezar isso, e só ver o lucro só mostra o quanto uma parcela da academia vive fora da realidade, esse é o mesmo modo de ver como Narloch faria ao dizer que vale a pena vender o acre e muitos estados do nordeste.
    pragmatismo político, pense bem....

  19. Marcel Angelo (Geleiras) Postado em 04/Dec/2011 às 13:11

    milhares de pessoas vão ser transportadas desse lugar, como nos periodos da ditadura militar, pessoas que não veêm a terra e o passado não com a mesma forma que nós, que costumamos desprezar. vale a pena considerar fatores humanos, além de toda a população que vai ruir porque depende do rio e dos peixes como sustento...
    mas quem se importa, como o que esse video diz, o custo benefício é o melhor

    qual é o posicionamento do site em relação á belo monte?

  20. Marcel Angelo (Geleiras) Postado em 04/Dec/2011 às 19:28

    http://www.youtube.com/watch?v=LbcOqJZ_Nvs
    dêm uma olhada nisso

  21. dub dubd Postado em 04/Dec/2011 às 19:42

    Sugestão. Acessem o site internacionalrivers org e acessem o documento de 230 páginas chamado de painel de especialistas onde Professores Doutores e Mestres em áreas que realmente interessam como Geologia, Geofísica, Engenharia CIvil, Economia, Atropologia, Biologia, Zoologia, Entomologia.....debatem o tema e demonstram pq essa usina é um absurdo e absurdo criminoso. Omissão em relatório ambiental é apenável. E depois leiam o lixo que é o EIA - RIMA (O Estudo de Impacto Ambiental do Governo).
    cravoeorgao comentaram isso no video, é uma boa saber...

  22. Marcel Angelo (Geleiras) Postado em 04/Dec/2011 às 19:46

    Quem quiser dados e informações concretas que demonstrem o incompetente EIA realizado, com muitas falhas e dados estranhamente omitidos, para acessar o documento feito por doutores(e não atores) que demonstra a irregularidade desse estudo digite no Google: "Painel de Especialistas", será o primeiro link. (infelizmente o youtube não permite estar postando o link diretamente aqui). Neste documento está a prova que não se trata apenas de "Tempestade em copo D'agua".
    MrAcordaBrasil

  23. Animalb Postado em 02/Jan/2012 às 07:45

    O mais triste é que, no meio "intelectual", qualquer campanha que tenha algum ator Global já é vista logo de cara como algo que nao merece respeito. Muitos devem falar mal desse video sem nem ao menos terem o visto. Argumentum ad hominem. Não vi nenhum dos videos ainda, mas indagando colegas que me disseram que esse video dos Globais é uma porcaria, a resposta do porque nao gostar do video começa com um "Ah, eles são atores da Globo!" Como se isso quisesse dizer uma automatica ignorancia sobre coisas mais engajadas. O debate é sempre bem vindo, mas desde que realmente se use argumentos válidos de contraposição, e nao pré-conceitos.