Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 29/Oct/2011 às 20:10
9
Comentários

Luis Nassif: Chocante como alguns comentaristas celebraram a doença de Lula

Reproduzo texto de Luis Nassif publicado em seu blog

Como seria um Brasil sem Lula?
Agora que as notícias dão conta da boa perspectiva de restabelecimento do Lula, é curioso debruçar nas análises apressadas sobre uma era pós-Lula.
Aliás, chocante a maneira como algumas comentaristas celebraram a doença de Lula. Até nos ambientes mais selvagens – das guerras, por exemplo – há a ética do guerreiro, de embainhar as armas quando vê o inimigo caído, por doença, tragédia ou mesmo na derrota. Por aqui, não: é selvageria em estado puro.
A analista-torcedora supos que, com a doença de Lula, haveria uma mudança radical no quadro político. 
Leia também:
Sem voz, Lula seria como um Sansão sem cabelos. Sem Lula, não haveria Fernando Haddad. Sem contar os diagnósticos médico-políticos-morais, de que Lula foi castigado por sua vida desregrada. Zerado o jogo político, concluiu triunfante.
Num de seus discursos mais conhecidos, Lula bradava para a multidão: “Se cortarem um braço meu, vocês serão meu braço; se calarem a minha voz, vocês serão minha voz…”.
Qualquer tragédia com Lula o alçaria à condição de semideus, como foi com Vargas. O suicídio de Vargas pavimentou por dez anos as eleições de seus seguidores. É só imaginar o que seriam os comícios com a reprodução dos discursos de Lula. Haveria comoção geral.
A falta de Lula seria visível em outra ponta: é ele quem segura a peteca da radicalização. Quem seguraria suas hostes, em caso da sua falta? Seu grande feito político foi promover um pacto que envolveu os mais diversos setores do país, dos movimentos sociais e sindicais aos grandes grupos empresariais. E em nenhum momento ter cedido a esbirros autoritários, a represálias contra seus adversários – a não ser no campo do voto -, mesmo sofrendo ataques implacáveis.
Ouvindo os analistas radicais, lembrando-se da campanha passada, como seria o país caso Serra tivesse sido eleito? É um bom exercício. Não sobraria inteiro um adversário. Na fase Lula, há dois poderes se contrapondo: o do Estado e o da mídia e um presidente que nunca exorbitou de suas funções. No caso de Serra, haveria a junção desses dois poderes, em mãos absolutamente raivosas, vingativas.
Leia mais:
Ao fechar todos os canais de participação, Serra sentaria em cima de uma panela de pressão. Sem canais de expressão, muitos dos adversários ganhariam as ruas. Sem a mediação de Lula, não haveria como não resultar em confrontos. Seria uma longa noite de São Bartolomeu.
Essa teria sido a grande tragédia nacional, que provavelmente comprometeria 27 anos de luta pela consolidação democrática.

_-

Luis Nassif

Comentários

  1. Anginha Postado em 30/Oct/2011 às 13:26

    O que queremos é que ele faça o tratamento pelo SUS, só isto!!! Ele não é um cidadão comum? Pois então que entre na fila do SUS, quem sabe aibnda saia com vida depois de esperar por 3 ou 4 anos até ser atendido? Não foi ele quem disse que os senadores não aprovaram a CPMF pq não usam o SUS. Que ele dê o exemplo agora!

  2. nica lemos Postado em 30/Oct/2011 às 13:43

    E lamentavel que uma pessoa possa falar tantas coisas que nao sao verdaded!Ei,esta na CONSTITUIÇAO,todo o povo tem direitos a alimentaçao,moradia,assistencia hospitalar.Esse homem nao fez nada que nao estava dentro da Constituiçao.Agora,que o GOVERNO foi uma vergonha NACIONAL,isso sem duvida!E continua sendo!Lamento pela doença dele,mas perai,O BRASIL E MEU,E SEU E NOSSO e nao do PT E SUAS COLIGAÇOES

  3. Zeca Postado em 30/Oct/2011 às 16:34

    Gilberto Dimenstein teve uma atitude digna: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/999070-o-cancer-de-lula-me-envergonhou.shtml

  4. jorge seus amigos Postado em 30/Oct/2011 às 17:47

    ELE FOI A ESPERANÇA DE UM POVO! AQUI SE FAZ,AQUI SE PAGA!

  5. HORIOSVALDO DA SILVA Postado em 30/Oct/2011 às 22:26

    espero que o SUS tenha condições para tal também...só isso...isto é que DEEM CONDIÇÕES PARA O SUS...não o abandonem, e ou o SUCATEIAM, colocando péssimos administradores, gestores.ETC.e ao mesmo tempo não dão RECURSOS.ETC.PARA afundarem o SUS, algo que muitos que estão lá no CONGRESSO NACIONAL...trabalhem só para isto...AFUNDAR O SUS, USUÁRIOS SUS, PROFISSIONAIS SUS.etc.pois quanto menos condições o SUS ter, menos ainda terão os PLANOS DE SAÚDE, e enquanto o SUS foi pro fundo do poço, mais e mais BILIONÁRIOS ficaram ÁQUELES QUE LUCRAM MILIONARIAMENTE BILIONARIAMENTE COM A SAÚDE BRASILEIRA, como por exemplo:::
    -
    dono da amil confessa que enriqueceu explorando médicos
    -
    e se fazem o que fazem com os MÉDICOS, imagine o que fazem com as outras 17 áreas da saúde
    -
    http://saraiva13.blogspot.com/2011/09/dono-da-amil-confessa-que-enriqueceu.html
    -
    Revista FORBES traz 30 brasileiros com fortuna acima de US$ 1 bilhão; veja a lista completa dos bilionários brasileiros e pela primeira vez entra donos de PLANOS DE SAÚDE...
    -
    http://economia.ig.com.br/forbes+acrescenta+12+novos+brasileiros+a+lista+dos+bilionarios/n1238146321421.html
    -

  6. Marcel Angelo (Geleiras) Postado em 31/Oct/2011 às 11:34

    Nem esse site escapa
    ele ta parecendo o inimigo nacional, como se um presidente tivesse poderes nesse emaranhado que chamamos de política
    se ele se porta-se como chavez, no Brasil, teriamos um novo golpe de estado.
    O brasil é os EUA da América Latina
    Se a lei permitisse teríamos várias KKK

  7. Rogério Aparecido Clemente Postado em 31/Oct/2011 às 20:32

    Lula não vai se tratar no SUS. Ele tiraria o lugar de alguém que precisasse. Nem tem que ceder a pressão dos que o condenam.

    Lula fez o Brasil crescer e a burguesia se enfurece com isso, numa espécie de luta de classes inversa, onde as classes mais privilegiadas lutam pelo direito de terem mais privilégios do que o pobre. A frase "hoje qualquer miserável tem um carro" foi o grito de desabafo do burguês mimado que não consegue mais se sentir tão superior quanto antes. Para esses que se acham melhores do que os outros, so pq usam cueca de seda, Lula foi um opressor.

  8. meryll 77 Postado em 31/Oct/2011 às 23:23

    IRRETOCAVEL O TEXTO DE NASSIF. TEM A PERCEPÇÃO E A LUCIDEZ Q TODOS NOS GOSTARIAMOS DE TER. PARABENS. E PARABENS TB AO EX PRESIDENTE LULA, HOMEM FORTE E CORAJOSO.

  9. Rosi Postado em 01/Nov/2011 às 01:26

    O que quer que aconteça com ele o fará ainda maior, os comentários irados só mostram o quanto nosso povo precisa de educação e informação.

O e-mail não será publicado.