Redação Pragmatismo
Tragédia 21/Ago/2018 às 20:58 COMENTÁRIOS
Tragédia

Dentista se engasga com sanduíche em lanchonete e morre

Publicado em 21 Ago, 2018 às 20h58

Uma simples ida à lanchonete acabou em fatalidade nesta segunda-feira. Dentista de 37 anos morreu após engasgar com um pedaço do sanduíche de filé que comia. Socorristas explicam como agir em casos de engasgo, seja em adulto ou criança

Dentista engasga sanduíche morre águas claras

Uma simples ida à lanchonete acabou em fatalidade na madrugada desta segunda-feira (20/8) em Águas Claras (DF). O dentista Hamilton Monteiro, 37 anos, morreu após engasgar com um pedaço do sanduíche de filé que comia.

O caso aconteceu por volta da 0h30. O proprietário da clínica Odonto Sia estava na hamburgueria com o irmão, que não conseguiu ajudá-lo a retomar o ar.

Ao perceberam que não conseguiriam resolver o problema, o parente e funcionários do estabelecimento acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e quando os socorristas chegaram ao local, Hamilton já estava inconsciente.

Houve uma tentativa de reanimação, mas o dentista acabou morrendo no local. A causa da morte foi registrada como provável obstrução da via respiratória superior.

Amigos e parentes se reuniram às 13h desta terça-feira (21/8) no Crematório Jardim Metropolitano, em Valparaíso (GO), para se despedir do dentista, que deixa uma filha de 3 anos.

O dentista gostava de praticar esportes, como natação e caminhada e era muito próximo da família. Ele também era muito dedicado à carreira e a ações beneficentes, oferecendo tratamentos e próteses dentárias a pessoas de baixa renda.

Como agir em casos de engasgo

Em situações de engasgo, seja em adulto ou criança, é indicado ligar ao 193. Os telefonistas podem prestar orientações até a chegada dos socorristas.

O capitão Ronaldo Reis explica que, se a vítima adulta ainda estiver acordada, é indicado orientá-la a tossir com força para expelir o objeto. “Em um primeiro momento, é preciso bater com força nas costas da pessoa, de baixo para cima, para tentar expelir o que esteja obstruindo a garganta“, indica.

Caso não funcione, o segundo passo é posicionar-se atrás da vítima e abraçá-la com força, colocando as mãos na altura do abdômen.

“A pessoa deve fechar uma das mãos e segurá-la com a outra, fazendo um movimento vigoroso para expelir o ar que está nos pulmões do engasgado e, com isso, retirar o objeto. Sempre no sentido de baixo para cima, como se desenhasse uma vírgula“, explica o capitão.

Se a vítima ficar inconsciente, os presentes devem realizar manobras de reanimação até a chegada do socorro.

Leia também:
10 sinais que podem indicar infarto

Pedro Grigori, Correio Braziliense

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS