Rede Globo

O Globo plano do reino de Ratanabá

Share

No reino de Ratanabá – ressuscitado como pauta pelo ator Sandro Rocha, que viralizou essa semana ao voltar a dizer que a Terra é plana, Corguinho é o paralelo 19 e há uma malha de campo eletromagnético ainda desconhecida –, cabe até o Globo

Imagem: reprodução

Moisés Mendes*, em seu Blog

Vejam os contrastes de dois títulos publicados este mês, em diferentes dias, na capa do Globo online. Abaixo, o primeiro título:

“Mundo – Governo argentino anuncia sanções severas e toma medidas para limitar protestos contra o plano de austeridade”.

E este é o segundo título:

“Aperto – Cuba anuncia medidas econômicas que aumentarão custo de vida”.

A palavra antes do primeiro título, e que no jornalismo chamamos de cartola ou chapéu, é Mundo. O pacote argentino está no que genericamente chamam de Mundo ou de Internacional e assim está resolvido.

Já as medidas cubanas têm a cartola Aperto, o que já as definem antes do título que vai resumir a notícia. Ao vago Mundo da notícia sobre a Argentina se contrapõe o Aperto da notícia sobre Cuba.

O governo argentino reage aos protestos com sanções severas porque fez um plano de austeridade, uma palavra bonita para o liberalismo e sempre assustadora para a população desprotegida.

O pacote cubano de correção de preços, como aperto que é, segundo o jornal, aumentará o custo de vida, coisa que não é nem mesmo sugerida no título sobre a Argentina.

O que se tem aqui são dois casos exemplares de como a grande mídia aderiu, sem escrúpulos, à tentação de fazer o jogo da extrema direita. Não mais apenas da direita, mas da extrema direita.

Ah, mas sempre foi assim. Sim, sempre foi assim, mas com modulações. Só que agora a Argentina não está, como os liberais brasileiros insistem em dizer, a caminho da implantação de medidas liberalizantes. A Argentina caminha de novo em direção ao autoritarismo político e de mercado.

O plano argentino de Javier Milei é fascista, antes de ser pretensamente liberalizante. É o mais cruel e criminoso conjunto de medidas já adotado contra a população argentina.

Foi na Argentina, e não em Cuba, que o pacote já provocou aumentos de até 100% nos preços dos alimentos. A gasolina subiu 30%. Os planos de saúde aumentaram 40%. A inflação, de 140% em 12 meses quando Milei assumiu, já está em 170%.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Os títulos do Globo não são casuais nem pontuais, são representativos do que os jornalões têm feito nos últimos anos e agora com mais fúria e intensidade desde a posse de Lula.

E assim caminha o jornalismo das corporações no Brasil. Folha, Estadão e Globo estão com outras turmas da direita.

As ideias de liberais com reputação inclusive entre as esquerdas, como Armínio Fraga, Paulo Malan e Luiz Carlos Mendonca de Barros, não contemplam mais as demandas das organizações de mídia preocupadas em sobreviver depois do desaparecimento do eleitor e do leitor de centro.

As turmas de Estadão, Folha e Globo agora são as mesmas de Paulo Guedes, Flavio Bolsonaro, Ricardo Salles, Romeu Zema, Fabrício Queiroz.

Os jornalões que enxergam só austeridade e não veem fascismo na Argentina já pertencem ao reino de Ratanabá. No reino de Ratanabá, o respeito aos contratos, tão caro ao liberalismo, já não vale mais nada.

No reino de Ratanabá – ressuscitado como pauta pelo ator Sandro Rocha, que viralizou essa semana ao voltar a dizer que a Terra é plana, Corguinho é o paralelo 19 e há uma malha de campo eletromagnético ainda desconhecida –, cabe até o Globo.

O jornalismo brasileiro dos jornalões vive nesse reino de Ratanabá, inventado pelos que beberam o chá de cogumelo da horta da extrema direita e potencializaram os delírios dos desorientados com o fim do tucanismo.

O Globo é uma circunferência no centro desse reino das alucinações bolsonaristas, mas não é um globo esférico. O Globo adaptou-se ao bolsonarismo e é plano como uma pizza.

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. É autor do livro de crônicas Todos querem ser Mujica (Editora Diadorim).

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: pragmatismopolitico@gmail.com