Esporte

Cinco esportes alternativos que promovem diferentes benefícios à saúde

Share

(Imagem:
Brendan Sapp | unsplash)

A busca por uma vida saudável e equilibrada muitas vezes leva o ser humano a explorar diferentes formas de atividade física e mental. Afinal, os benefícios que o movimento e o exercício do raciocínio proporcionam ao corpo, ao cérebro e às emoções são inestimáveis. Nessa jornada em direção ao bem-estar, as opções são tão variadas quanto os resultados que podem ser alcançados.

Mesmo sabendo que a prática regular de exercícios é fundamental e pode aumentar a expectativa de vida em pessoas de todos os perfis, muitos brasileiros optam por não manter uma rotina mais ativa por não gostarem das modalidades esportivas tradicionais, tampouco de irem à academia. No entanto, há uma lista de esportes alternativos que também promovem diversos benefícios à saúde e podem se tornar opções interessantes para o dia a dia.

Poker

Reconhecido internacionalmente, ao lado do xadrez, damas, bridge e go, como um dos cinco esportes da mente, o poker é uma modalidade que pode contribuir para a saúde de diversas maneiras, com uma abordagem especial no que tange às habilidades psicológicas e cognitivas do corpo humano. Portanto, trata-se de uma atividade essencial para exercitar o cérebro e promover o bem-estar físico e emocional.

Dentre os principais benefícios do jogo de cartas está o aprimoramento da capacidade de tomada de decisões, de competências matemáticas, controle emocional, melhora da concentração e do foco, alívio do estresse e até da socialização.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Além de poder ser disputada com baralho numa roda de amigos ou familiares, a modalidade está disponível online em diferentes sites e aplicativos, como a plataforma PokerStars, que promove eventos profissionais no mundo todo. Mais do que isso, a prática de partidas virtuais vem crescendo nos últimos anos também entre os jogadores iniciantes e amadores, com salas de jogos interativas e tecnologia de ponta.

Escalada indoor

Amplamente reconhecida como uma das atividades mais desafiadoras e gratificantes, a escalada indoor é muito mais do que apenas um esporte de aventura. É uma disciplina que oferece uma série de benefícios notáveis para a saúde. No campo físico, a modalidade é um verdadeiro teste para o corpo, fortalecendo grupos musculares que raramente são usados em atividades cotidianas e ajudando a melhorar a resistência e flexibilidade.

Imagem: Sabrina Wendl | unsplash

Por sua vez, o aspecto mental não pode ser subestimado: a escalada desafia a mente a resolver problemas complexos de maneira rápida e eficaz, e desenvolve a concentração e paciência. Os praticantes também experimentam uma sensação profunda de realização que aumenta a autoestima e a confiança. Completa e enriquecedora, pode ser praticada em espaços especializados ou paredes de escalada instaladas em centros recreativos, clubes e academias.

Frisbee

O frisbee é um esporte de equipe que envolve correr, lançar e pegar um disco voador. Pode-se afirmar, portanto, que é uma modalidade dinâmica e altamente colaborativa que oferece uma série de benefícios para a saúde, pois promove o condicionamento cardiovascular, a agilidade e a resistência, além de ser uma atividade social divertida.

Mais do que os aspectos aeróbicos que ajudam a melhorar a resistência cardiovascular e a queima de calorias, o frisbee promove a agilidade, coordenação e reflexos, bem como fortalece músculos e articulações. Para praticá-lo, basta ter em mãos um disco apropriado para executar as manobras e desafios do jogo e estar em um lugar com bastante espaço entre amigos e/ou familiares.

Pickleball

O pickleball é um esporte de raquete em ascensão que combina elementos do tênis, badminton, beach tennis e até do tênis de mesa. A modalidade surgiu nos Estados Unidos, onde virou uma febre popular, e vem se espalhando rapidamente por outros países, se tornando a aposta do verão no Brasil. Menos intensivo em termos de impacto nas articulações, o jogo se destaca por ser inclusivo e acessível para pessoas de todas as idades.

Na prática, o pickleball contribui para a melhora da aptidão cardiovascular, da agilidade e coordenação. Por exigir movimentos rápidos, ajuda também no raciocínio estratégico e na tomada de decisões sob pressão. Frequentemente jogado em duplas, também promove a interação social e o bem-estar emocional. Pode ser encontrado em academias de tênis, arenas de esportes de areia e clubes.

Tai Chi

Embora muitas vezes seja visto mais como uma prática do que um esporte, o Tai Chi é uma disciplina holística de origem chinesa que combina movimentos lentos e fluídos, capazes de promover benefícios à saúde física, mental e emocional. Seus exercícios de baixo impacto melhoram a flexibilidade, força muscular, equilíbrio e a coordenação.

Além disso, o Tai Chi tem uma forte ênfase na consciência corporal e na respiração controlada, o que pode reduzir o estresse, melhorar a qualidade do sono e promover o relaxamento. Ele também é conhecido por melhorar o foco mental, a concentração e a clareza emocional. A modalidade pode ser praticada individualmente ou em grupos, seja dentro de casa, centros de saúde, parques e outros espaços mais tranquilos.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: pragmatismopolitico@gmail.com