Educação

Material que diferencia ‘mentalidade rica’ e ‘pobre’ causa revolta em professores do Paraná

Share

Professores do Paraná receberam o material para utilizar com crianças de 11 anos. Em um dos trechos, o documento diz que as pessoas de "mentalidade pobre não levam a sério nem a matemática básica". Educadores se manifestam: "A violência de classe do material é imensa. Dizer para crianças que o pobre é responsável pela sua pobreza é de uma covardia gritante [...] A ilusão de que é possível sair da miséria por meio de mérito individual"

A Secretaria de Educação do Paraná está sendo acusada de promover estigmatização da pobreza ao abordar conteúdos sobre educação financeira com os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

O material de apoio sugere que os alunos aprendam ‘as principais diferenças entre pessoas de mentalidade rica e de mentalidade pobre’, apontando uma lista de características que, supostamente, permitiriam reconhecer cada um dos perfis.

Uma pessoa de ‘mentalidade rica’, conforme o material, assume os próprios erros, vê as adversidades como aprendizado, tem ânsia de aprender, planeja o futuro e faz o dinheiro trabalhar. Já alguém de ‘mentalidade pobre’ culpa os outros e o governo, vê as adversidades como insuperáveis, não planeja o futuro e trabalha pelo dinheiro.

Em um dos trechos, o documento diz que as pessoas de “mentalidade pobre não levam a sério nem a matemática básica”. Já as de mentalidade rica “levam a sério o dinheiro”.

“A pergunta mais importante que deve responder a si mesmo é: para onde a sua mentalidade financeira atual está te levando?”, diz ainda a peça de apoio.

“A violência de classe, econômica, cultural e social desse material é imensa. A responsabilização do pobre pela sua pobreza, ideologia sendo inculcada em crianças e adolescentes sem estruturas teóricas para enfrentar ou contrapor, diz Walkiria Olegário Mazeto, professora do Paraná.

O APP Sindicato, que representa os professores do Paraná, se manifestou: “Glorificação do dinheiro. Total ignorância sobre a realidade dos estudantes da escola pública. Redução da abissal desigualdade do País a uma questão de mérito individual. A ilusão de que é possível sair da miséria por meio da força de vontade. Ideologia de herdeiro, autoajuda barata e coach quântico substituindo as ciências sociais e o debate sobre as raízes da pobreza.”

Após professores denunciarem o material, o governo estadual informou que o conteúdo foi retirado da plataforma que disponibiliza referências para as aulas. O Paraná é governado por Ratinho Junior (PSD).