Lula

Lula recebe 10 pedidos para reuniões exclusivas na COP 27

Share

Lula é um dos nomes mais requisitados por líderes internacionais na COP 27: presidente eleito recebeu 10 solicitações para reuniões bilaterais. Pedidos foram feitos por EUA, Alemanha, China, presidente do Banco Mundial, secretário-geral da ONU e outros. "Em um dia terei mais conversas que Bolsonaro em 4 anos. Vocês não têm noção da expectativa que o Brasil está gerando no mundo. É tão grande que o Putin ligou, o Zelensky ligou", diz Lula

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá usar sua presença na COP 27 (Conferência das Partes sobre o Clima), no Egito, para anunciar a criação do cargo da Autoridade Nacional do Clima e apresentar um convite para que uma das próximas COP, possivelmente de 2025, aconteça no Brasil.

Lula é um dos nomes mais requisitados por líderes internacionais na COP 27 e já recebeu pelo menos 10 solicitações para reuniões bilaterais. Os pedidos foram feitos por países como Estados Unidos, Alemanha e China.

O atual presidente do Banco Mundial, David Malpass também quer um encontro bilateral com Lula, assim como Alok Sharma, que presidiu a COP 26. Também estão acertados encontros bilaterais com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e com o presidente do Egito, o general Abdul Fatah Al-Sisi.

A COP 27 acontece há uma semana, mas Lula só pôde viajar na segunda semana do encontro em função dos compromissos da transição de governo no Brasil.

Muito requisitado, é provável que Lula não consiga atender a todos os pedidos. Ele também deverá participar de três espaços na COP 27: o Brazilian Hub, o fórum dos governadores da Amazônia Legal e um terceiro evento em que fará um discurso para um público mais amplo.

“Estou viajando segunda-feira para o Egito e vou ter mais conversa com liderenças mundiais que o Bolsonaro teve em quatro anos porque uma das coisas que vamos fazer é recolocar o Brasil no centro da geopolítica internacional”, afirmou Lula.

“Vocês não tem noção da expectativa que o Brasil está gerando no mundo. É tão grande que o Putin ligou, o Zelensky ligou. Em um único dia recebi 26 telefonemas e talvez o Bolsonaro não tenha recebido nenhum”, disse Lula se referindo aos presidentes da Rússia e Ucrânia.

No mesmo avião de Lula devem estar Janja, o ex-chanceler Celso Amorim e Fernando Haddad. O ex-prefeito tinha uma viagem marcada com a mulher, Ana Estela, mas precisou adiar em função do convite para integrar a comitiva da COP 27.

As ex-ministras do Meio Ambiente Marina Silva e Izabella Teixeira já estão na COP 27, mas foram a convite da organização e de entidades. As duas são as mais cotadas para assumir o Ministério do Meio Ambiente.

A senadora Simone Tebet (MDB) foi convidada para participar da COP 27 e cogitou ir, mas desistiu, alegando dificuldades em conseguir voos e a necessidade de participar dos trabalhos da equipe de transição.

com informações de agências internacionais