Racismo não

Ana Maria pede desculpas e anuncia demissão de responsável por exibir macacos em matéria sobre racismo

Share

"Erro imperdoável". Ana Maria Braga chamou reportagem do caso de racismo sofrido pelos filhos de Giovanna Ewbank e foram exibidas imagens de macacos. Apresentadora ficou visivelmente constrangida e anunciou demissão: "Não faz mais parte da minha equipe"

A apresentadora Ana Maria Braga, da TV Globo, se desculpou e explicou nesta segunda-feira (1) o que ela classificou como “erro imperdoável” quando chamou uma matéria sobre caso de racismo contra os filhos de Giovana Ewbank e Bruno Gagliasso em Portugal.

Ao invés da reportagem específica sobre o caso, foram exibidas ao vivo imagens de macaco. Ficou evidente o constrangimento da apresentadora, que pediu a interrupção da transmissão. “Entrou um VT errado aí, a gente vai corrigir. É o VT da Giovanna, que fala da situação que ela passou”, disse Ana Maria.

Na sequência, a apresentadora exaltou Ewbank por sua atitude: “Sabe que eu fico tão atrapalhada com esse tipo de comportamento que a gente vê em certas pessoas e que é tão comum. […] O que a Giovanna falou, falou certo. Se fosse uma mãe preta, ela poderia ser tachada de louca. Então, parabéns, Giovanna, por sua reação. Você pôs a boca no trombone pelos seus filhos e por todas as pessoas pretas que sofrem discriminação. E é assim que tem que ser”, disse.

Ana Maria Braga se desculpou pelo erro em um vídeo publicado no Instagram após o programa: “Eu vim aqui para pedir desculpas pelo ocorrido hoje no nosso programa, enquanto falávamos do incidente horrível que aconteceu com as crianças da Giovanna e do Bruno lá em Portugal. Quando eu chamei a fala da Giovanna, apareceu uma imagem horrível, que não deveria ter acontecido. É uma falha imperdoável. E eu queria só dizer para vocês que eu venho me desculpar, e a pessoa responsável por isso já não faz mais parte da nossa equipe. Desculpa”.

Ela também se desculpou e explicou o erro no Twitter e anunciou que a profissional responsável foi demitida. “Sobre o VT que entrou errado enquanto eu falava de um caso de racismo no meu programa: nós já investigamos e descobrimos quem foi a responsável pelo erro, é o tipo de erro imperdoável e, por isso, ela não faz mais parte da minha equipe”.