Esporte

Camisa da Argentina de Maradona é leiloada por valor recorde de 8,8 mi euros

Share

Jogador argentino usou a peça em jogo histórico contra a Inglaterra, durante a Copa do Mundo de 1986, no México

Maradona comemora gol diante da Inglaterra (Imagem: Picryl)

A camisa utilizada pelo ex-jogador de futebol argentino Diego Maradona na vitória por 2 a 1 de seu país sobre a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986, sediada no México, foi leiloada por 8,8 milhões de euros (cerca de R$ 46,5 milhões).

Segundo a Sotheby’s, casa de leilões que foi responsável pelo processo, a peça se tornou a camisa esportiva mais valiosa da história da instituição britânica. O recorde anterior foi estabelecido em 2019, quando um uniforme do New York Yankees usado por Babe Ruth foi comprado por cerca de 5,3 milhões de euros.

O leilão da histórica camisa da seleção da Argentina foi envolvido em muita polêmica. A Sotheby’s confirmou que a peça foi usada por Maradona nos dois gols marcados no duelo diante dos ingleses. A filha mais velha do ex-jogador, Dalma, contestou a informação ao dizer que o pai utilizou o uniforme durante a etapa inicial das quartas de final do Mundial do México e o trocou no intervalo.

Leia também: “Me pergunto se o povo seguirá me amando”, disse Maradona em última entrevista

A Sotheby’s, no entanto, não recuou e decidiu prosseguir normalmente com o leilão, tanto que emitiu um comunicado comprovando a autenticidade da peça. O uniforme ficou mais de 30 anos com Steve Hodge, mas o ex-meio-campista doou a camisa ao Museu Nacional do Futebol em Manchester.

Em um dos jogos mais marcantes da história das Copas do Mundo, Maradona ajudou a Argentina a eliminar a Inglaterra nas quartas de final ao marcar um gol de mão e outro depois de driblar meio time adversário. Ao final do jogo, questionado se tinha feito o gol com a mão, Maradona respondeu: “marquei um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus”.

O craque argentino morreu em 25 de novembro de 2020, aos 60 anos, vítima de uma parada cardíaca

Saiba mais: Maradona morreu no mesmo dia que o ídolo Fidel Castro

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook