Economia

Empregos: como fazer um bom portfólio e uma boa carta de apresentação?

Share

Desde o início de 2020 o mundo foi assolado de maneira alarmante por uma pandemia de escala global que tirou a vida de diversas pessoas e colocou em xeque a maneira que diversas atividades humanas eram realizadas.

Durante este período, as rotinas de trabalho foram alteradas de maneira drástica, o comércio foi fechado e as restrições sanitárias (severas mas necessárias) tiveram um grande impacto na economia de diversos países.

No Brasil, por exemplo, o mercado profissional foi seriamente comprometido, de maneira que muitos trabalhadores perderam seu trabalho e diversos jovens não conseguiram obter seu primeiro emprego.

Os impactos desta realidade na população foram extremamente severos, de maneira que a economia foi drasticamente impactada e, diversos economistas e estudiosos apontam que o auxílio emergencial foi o responsável por não permitir uma quebra maior no país.

O auxílio de 600 reais por mês, no início da pandemia em suas primeiras parcelas, foi o responsável primário para os desempregados conseguirem fazer suas compras e garantir suas necessidades básicas, injetando dinheiro na economia, desta forma.

Porém, praticamente 2 anos depois do início da pandemia o retorno à normalidade parece cada vez mais iminente, significando um retorno gradual da economia e a queda das taxas de desemprego também de maneira gradual.

Com isso, vários trabalhadores buscam retornar ao mercado de trabalho através da entrega de currículos de diferentes modelos, de textos de apresentação pessoal e até de cartas de apresentação para currículo profissional ou portfólio.

Neste quadro é essencial que analisemos juntos algumas dicas para o desenvolvimento de um portfólio profissional, de um bom currículo e até de um exemplo de carta de apresentação para emprego.

Como desenvolver um currículo simples para este retorno?

É importante ressaltar que com a pandemia, muitas pessoas não tiveram oportunidade de fazer atividades relacionadas à sua atuação profissional. Vários precisaram empreender, começar negócios caseiros e acabaram se distanciando de sua atuação.

Para isso, a melhor dica é desenvolver um currículo como se fosse novo, destacando todas as novas habilidades adquiridas neste período, juntamente com suas atuações prévias.

Com isso, o mais importante neste momento é ter uma boa definição de descrição pessoal, principalmente no que diz respeito à metas, objetivos, falhas e qualidades.

É sempre bom lembrar que nestes casos não é necessário colocar diversas competências e informações que não tenham relação com a vaga pretendida, sobretudo devido ao que comentamos anteriormente sobre a pandemia.

Logo, uma carta de apresentação simples pronta juntamente com suas metas, objetivos e competências deve ser de bom tamanho para retornar ao mercado profissional.

1. Informações Pessoais
2. Objetivo Profissional
3. Metas
4. Atividades Extracurriculares
5. Habilidades Interpessoais
6. Qualificações Profissionais

Com estes elementos associados à uma boa escrita, o currículo está em uma estrutura ideal para ser entregue em diversas empresas. Mas é sempre bom ressaltar que você deve adaptar seu currículo mediante à vaga pretendida.

Como visto anteriormente, não há necessidade de trazer informações desnecessárias para o currículo em uma determinada oportunidade de emprego. Por exemplo, se você está entregando um currículo para ser professor, não há porquê destacar suas habilidades de soldagem e marcenaria no currículo em questão.

Para quais casos o portfólio é mais indicado que o currículo?

Existe uma diferença substancial entre os portfólios e os currículos, e isso faz com que os portfólios sejam indicados para alguns tipos específicos de profissionais, como fotógrafos, artistas, músicos, designers e afins.

Isso ocorre pois o portfólio tem uma abordagem mais prática do que o currículo, que mostra títulos acadêmicos, experiências em empresas, domínio de idiomas e interesses.

No caso, o portfólio é responsável por retratar projetos já realizados pelos profissionais em questão, como os fotógrafos e designers. Para estes profissionais, o portfólio é a maior ferramenta na hora de obter uma oportunidade de emprego.

Portanto, diferentemente das dicas para escrever uma boa carta de apresentação ou um bom currículo, o portfólio possui seu formato próprio.

Quais as principais dicas para elaborar o portfólio?

De acordo com a plataforma Rock Content, voltada para design e outras profissões inseridas no meio digital, algumas das dicas mais preciosas para o desenvolvimento de um portfólio de boa qualidade são:

1. Definir um Objetivo
2. Escolha dos Principais Trabalhos
3. Se Apresente
4. Mantenha-o Simples
5. Faça um Portfólio Intuitivo
6. Opte pelo formato Impresso ou Digital

Atualmente, a maior parte dos artistas de várias vertentes apostam em um portfólio digital, de modo que podem o compartilhar com empresas de forma inteiramente digital, por email ou por drive, o que facilita o contato entre ambas as partes.

Para isso, há várias plataformas especializadas no desenvolvimento de portfólios, como a Behance e a Clippings, que possibilitam a criação de um portfólio simples e atrativo.

Lembrando sempre que um bom portfólio e um bom currículo muitas vezes é o primeiro passo em direção à uma nova oportunidade de emprego.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook