Saúde

Com manobra de Heimlich, professora salva aluno engasgado em sala de aula

Share

Incidente que foi registrado em vídeo mostra como é importante que todos saibam aplicar a manobra de Heimlich e outros procedimentos que salvam vidas. Caso de aluno de 9 anos engasgado com tampinha em sala de aula se soma a outros que acontecem diariamente no Brasil e no mundo

O caso de um aluno de 9 anos que engasgou com uma tampinha de garrafa enquanto bebia água dentro da sala de aula repercutiu mundialmente nesta semana. O episódio, que aconteceu em Nova Jersey (EUA), foi registrado em vídeo e a criança acabou salva pela professora JaNeice Jenkins.

A educadora trabalha na rede pública e agiu rapidamente ao aplicar a manobra de Heimlich. “Eu vi que ele precisava de ajuda e simplesmente entrei em ação para ajudá-lo. Ele não conseguia respirar, seu rosto estava bem pálido, e ele tinha um olhar de desespero”, disse Jenkins à TV local.

A diretora da escola de ensino fundamental, Tracey Watkins, comentou a atitude da professora e disse que, se não fosse sua rapidez, a situação poderia ter tido um desfecho trágico. “Somos muito gratas e orgulhosas da professora Jenkins”, disse Watkins.

Manobra de Heimlich e contraindicações

A manobra de Heimlich foi inventada em 1974 pelo médico de mesmo sobrenome, Henry Heimlich, também nos Estados Unidos. A prática médica consiste em se colocar atrás da vítima de um sufocamento e provocar a expulsão do que está obstruindo a via aérea com uma forte pressão com as mãos na boca do estômago. O “abraço”, ou compressão abdominal, é repetido algumas vezes até que o objeto que impede a passagem de ar seja expelido.

Deve-se usar a manobra de Heimlich somente quando a obstrução das vias respiratórias é grave e potencialmente fatal. Se a pessoa em asfixia puder falar, tossir vigorosamente ou respirar apropriadamente, não é necessária a intervenção.

Crianças com menos de 1 ano devem receber apenas compressões de pressão moderada e percussão nas costas, ao invés da manobra. Pacientes obesos e mulheres no final da gravidez devem receber trações torácicas em vez de trações abdominais.

Salvamento em engasgos

Engasgos são comuns, principalmente em crianças, mas podem ser fatais. Saber realizar os primeiros-socorros adequados é fundamental para impedir que a criança sufoque.

O engasgo ocorre quando um alimento ou objeto toma um “caminho errado” durante a deglutição. De acordo com a médica Fernanda Dias, coordenadora de pediatria da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, os primeiros sinais que alertam para um engasgo são agitação, face vermelhada ou arroxeada, feição assustada e ausência de som. Se o socorro demorar, pode haver perda de consciência.

No vídeo da professora nos EUA, é possível ver a criança correndo agitada, de um lado para o outro, antes de pedir ajuda para a professora. Logo que ela percebe o ocorrido, ela realiza a manobra de Heimlich, indicada para esse tipo de situação, em crianças a partir de um ou dois anos, adolescentes e adultos.

“Em primeiro lugar, o adulto precisa manter a calma para entender o que está acontecendo. Se a criança estiver engasgada, o socorro adequado varia de acordo com a idade. Se for um bebê, a recomendação é virá-lo de bruços e dar tapas no meio das costas, de maneira vigorosa. Para crianças mais velhas ou adultos, utilizamos a manobra de Heimlich, que é a compressão do diafragma. Em hipótese alguma se deve enfiar o dedo na boca da criança porque existe o risco de empurrar ainda mais o objeto”, explica a médica Fernanda Dias.

Em outro episódio registrado em vídeo, um cliente é salvo por um funcionário de restaurante na Grécia: